sábado, 24 de dezembro de 2022

Prefeito de Sousa diz que foi traído pelo PDT, avisa que não terá realinhamento, fala sobre mudanças de cargos e manda recado para Gilbertão: “Se o coração não aguentar, bote uma moela”

Quem acompanhou atentamente a fala do Prefeito Fábio Tyrone (PSB), em coletiva nesta sexta-feira (23), percebeu  que ele colocou as claras que comandará as ações administrativas do Governo no Município de Sousa sem qualquer interferência. Tyrone revelou que juntamente com o vice-prefeito Zenildo Oliveira estiveram em audiência com o governador João Azevedo, na Capital, que durou mais de 2:30h colocando as condições, politicas locais, após a ruptura de aliança com o grupo do ex-prefeito João Estrela.

Tyrone voltou a comentar sobre o rompimento político ocasionado em função da eleição do vereador Novinho de Carlão (PDT) para a presidência da Câmara, semana passada, e avisou aos ex-aliados que não terá reconciliação, ‘volta’ e nem realimento político. “Há um rompimento político, essa reunião aqui serve para isto, para dizer que não há volta, não há reconciliação não realimento político. A partir do momento que o PDT quebra um acordo e me trai, não tem volta, não tem como, infelizmente me cobre essa reação, então não vai ter realimento nenhum, porque havia um acordo e foi quebrado”, disse. 
O prefeito mandou recado curto e grosso para aqueles que hoje são seus adversários políticos e também para o pré-candidato a prefeito Gilbertão (Sem partido). “Se o coração não aguentar, bote uma moela. Eu não posso não amigo. Ou com dor, ou sem dor sangrando ou chorando, eu vou cumprir o meu oficio de líder da minha terra porque não fui nomeado líder, eu fui votado para ser líder”, finalizou. 

Tyrone pontou que sempre fez a política de grupo dividindo os “louros” com seus aliados, mas a partir de agora, “que fique bem claro que nós comandaremos as ações do Governo do Estado em Sousa. Eu não fugo desta responsabilidade”, assegurou. Dito isso, ele não escondeu a decepção que sofreu com seus aliados na eleição da nova mesa diretora câmara e chegou cravar novamente que neste instante assume inteiramente para si a condição de líder do grupo governista na condução de uma nova história que se forma agora com a restruturação governamental na atual gestão.

"A representação do Estado em Sousa se faz pela minha liderança. Não pode ser diferente. João (Governador) deixou isso muito patente. Eu não quero brigas. De mim nunca partiu uma ação de discórdia, sempre de concórdia. Eu fui, infelizmente, traído", asseverou. O Prefeito voltou a repetir, chamado de “acordo” firmando entre o PDT e PTB para que cada legenda presidisse um biênio no Legislativo Municipal, o que não teria ocorrido. 

"PTB cobrou de maneira democrática, republicana, que indicasse próximo nome. Então fui compelido a cobrar comprimento de acordo. Não cumpriram, estranhamente com uma poderosa “argumentação”, muito poder de persuasão, e não tivemos esse poder", esclareceu. Para Tyrone, suas “argumentações” junto a toda essa celeuma causada entre os aliados foram muito "miúdas", e “parcas”. “A gente não conseguiu. Perdemos”.

"Quebrou-se um acordo. Não foi eu que agiu para isso, eu estou reagindo. Já ia haver uma reforma (administrativa) anunciada em outubro, e enfatizada em novembro, vai haver uma maior no governo do estado, e no município", completou. Com relação a uma lista que estava sendo feita de possíveis aliados que ocupam cargos menores nos âmbitos administrativos  serem desligados de seus respectivos postos, Tyrone deixou dito que não vai agir “açodadamente”, “por vingança”.

"Não vou punir quem não merece, vou reformar. O Governo vai reflorir. Vamos fazer uma refazenda com amor no Coração, zelosos pelo que se tem de fazer com respeito as pessoas, esclareceu o Chefe do Executivo Municipal. A fala do Prefeito foi mais contundente sobre a reforma administrativa que terá início no dia 02 de janeiro, previsão para a sua conclusão no dia 16 essas ações vão acontecer, e assim completou Fábio Tyrone.

"Não sei se sangrando, eu fui instado a fazer. Eu estou fazendo em reação. O que houve na eleição da Câmara foi algo horrendo, nunca visto. Eu tentei. Os meus “argumentos” restaram inúteis. Eu não tive a força dos “argumentos” que eles usaram para quebrar o acordo no mês do natal, da concórdia, da confraternização", reclamou. 

Diante desta contenda administrativa posto no Governo Tyrone, com a revoada de vários importantes aliados, abriu-se oportunidade para outras personalidades que estariam foram deste arcabouço político, e agora, devem reagrupar no Governo Tyrone, e para tanto, essa fala ficou bem clara que “governo governa com aliados”. "Vai haver uma graúda reforma municipal, e estadual. Eu primeiro fui perguntar à João Azevedo, e levei Zenildo, e ele (Azevedo) me autorizou a dizer isso: vai haver uma reforma. Não vou falar sobre nomes, sobre cargos. Eu espero até o dia 16 de janeiro, anunciar isso.

Os cargos pertencentes ao Governo do Estado em Sousa que se podem mudar as direções, são eles:  Hospital Regional, Gerência do 10º Núcleo de Sousa, Gerencia do 10º Núcleo de Educação, e cargos setoriais com menores vultos no âmbito municipal, mas que todos passarão pelo crivo do chefe do Governo Municipal. 

Assista a fala com as explicações do Prefeito Tyrone:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Mikika Leitão “dá ré” e volta para os braços de Cícero

“Ninguém se perde na volta…”. O vereador Mikika Leitão (MDB) voltou para os braços do prefeito Cícero Lucena. Na noite dessa quinta-feira (22), em vídeo, anunciou que passa a integrar a base de sustentação na Câmara Municipal de João Pessoa.

Mikika rompeu com Cícero em agosto passado depois de dizer que a Prefeitura da Capital teria se transformado em “balcão de negócios” e que o prefeito estaria usando a máquina para eleger o filho, Mersinho Lucena, deputado federal. 

“Fui convidado pelo prefeito [Cícero] para retornar a base, eu aceitei, porque eu quero ajudar João Pessoa como eu sempre fiz. Eu estou sentindo que o prefeito vem fazendo um bom trabalho. E aceitei sem pedir nada em troca”, afirmou Mikika durante a festa de confraternização da Câmara Municipal.

Mikika apoiou o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) quarto colocado para o governo e Cícero, a reeleição do governador João Azevêdo (PSB).

Com adesão Eduardo Carneiro e Taciano, falta apenas Inácio Falcão e Hervázio para Adriano Galdino fechar unanimidade e continuar no comando da ALPB

Os deputados estaduais Eduardo Carneiro (SD) e Taciano Diniz (UB) acertaram apoio ao deputado Adriano Galdino (REP) para continuar na Presidência da Assembleia Legislativa. Galdino, assim, já contabiliza o apoio de 34 dos 36 deputados que irão compor a legislatura 2023/2026.  

Com o acordo, Eduardo acabou desistindo da disputa para o primeiro biênio e de quebra levou Taciano a retornar para a base de situação na ALPB, já que ele votou em Veneziano (1º turno) e Pedro Cunha Lima (2º turno) nas eleições recém-findas.  Nos últimos dias, Galdino já havia conseguido o apoio dos deputados Galego Souza, Drª Jane e Drª Paula, ambos do Progressistas, além de Gilbertino (UB). 

Até o momento resta apenas os deputados Inácio Falcão (PCdoB) e Hervázio Bezerra (PSB) que ainda não se entenderam com Adriano. Inicialmente, havia um acordo no Republicanos para Branco Mendes fosse o presidente no primeiro biênio (2023/2024), entretanto, rumores apontam para que Adriano Galdino venha a emplacar os dois biênios, ficando assim no total de oito anos como presidente da ALP - feito histórico. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Reunindo 10 vereadores, Lucas Ribeiro vai liderar a oposição em Campina Grande para a sucessão de 2024

O vice-governador eleito e diplomado Lucas Ribeiro (Progressistas) é quem deve liderar o bloco da oposição em Campina Grande rumo às eleições municipais de 2024. Ele promoveu um encontro com o bloco do qual participaram o presidente do PP na Paraíba, (seu avô) Enivaldo Ribeiro, 10 vereadores (confira a lista abaixo) e dois suplentes.

Vice-prefeito de Campina até o dia 31 deste mês, Lucas se reuniu com o bloco de oposição ao prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), nesta quarta-feira (21), para avaliar as ações em 2022 e projetar 2023, ano pré-eleitoral. Também estiveram presentes os secretários estaduais Valéria Aragão, João Paulo Freire e o ex-vereador Joia Germano.

Estiveram presentes no encontro:

Vereadores: Eva Gouveia (PSD), Jô Oliveira (PCdoB), Valéria Aragão (PTB), Renan Maracajá (REP), Anderson Pila (PTB), Dr. Olímpio (UNIÃO), Dona Fatima (Podemos),Rostand Paraíba (PP), Severino da Prestação (PTB) e Émerson do GS (PP)

Suplentes: Pimentel Filho (PSD) – assume em definitivo dia 1º de fevereiro com a posse de Sargento Neto na Assembleia Legislativa - e Bruno Faustino (PTB)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Operação “Mar do Sertão”, liderada pela Polícia Federal, está nas ruas e cumpre mandados de prisão nas cidades de Coremas, Itaporanga, Piancó, Patos e Bayeux.

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal do estado da Paraíba, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 21/12, a Operação Mar do Sertão. Foram cumpridos dezesseis mandados de prisão preventiva e quinze mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Coremas, na região do Vale do Piancó.

Os alvos estão localizados nas cidades paraibanas de Coremas, Itaporanga, Piancó, Patos e Bayeux. Haverá também cumprimento de mandados em 5 estabelecimentos penais diferentes, localizados nas cidades de Coremas, Patos, Sousa, Itabaiana e Cajazeiras.

A investigação tem como objetivo apurar a prática do tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes, cometidos por afiliados a facções criminosas nas cidades que integram a região do Vale do Piancó/PB.

Mais de sessenta policiais participaram da operação, que ganhou este nome em razão de o Açude Coremas-Mãe D’água, localizado no município de Coremas, principal local da investigação, ser conhecido como “mar do sertão” em razão de seu extenso espelho d’água.

Haverá coletiva para imprensa às 10:30h na Superintendência Regional, localizada no João Agripino.

A turma não brinca em serviço: no embalo da PEC, que 'abraça' o orçamento secreto, deputados aumentam próprios salários de R$ 33,7 mil para R$ 46,4 mil o que terá efeito cascata para funcionalismo federal...

Antes da votação da PEC da Transição, a Câmara Federal aprovou, na noite desta terça-feira (20), um projeto que aumenta os salários do presidente da República, do vice-presidente, de deputados, senadores e ministros de estado. Logo em seguida, o Senado confirmou a decisão. A proposta segue para o Senado, que pode analisar o texto antes do recesso parlamentar, na próxima sexta-feira (23).

Conforme o projeto, os parlamentares que atualmente recebem R$ 33,7 mil, e a cúpula do Executivo, que têm salário de R$ 30,9 mil mensais, ganharão um aumento escalonado, chegando a R$ 46,4 mil em fevereiro de 2025.

O reajuste será concedido da seguinte forma:

R$ 39.293,32 a partir de 1º de janeiro de 2023;

R$ 41.650,92 a partir de 1° de abril de 2023;

R$ 44.008,52 a partir de 1° de fevereiro de 2024;

R$ 46.366,19, a partir de 1º de fevereiro de 2025.

Segundo o relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), a inflação acumulada desde 2016, quando ocorreu a última revisão, é de aproximadamente 60%, o que justifica o aumento dos salários. Atualmente, ministro do Supremo recebem R$ 39.293,32, mas um projeto já tramita na Câmara para elevar os vencimentos para R$ 46.366,19, um aumento de 18%.

Já a PEC da Transição vai “abraçar” o chamado orçamento secreto, declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Os R$ 19,4 bilhões reservados agora serão destinados metade para as emendas individuais impositivas e outra parte para o orçamento geral do governo federal. 

O acordo foi selado com aval dos integrantes do futuro governo, entre eles Fernando Haddad (PT), em reunião hoje na residência do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). “A PEC que vamos aprovar hoje na Câmara, que já foi aprovada no Senado, terá um artigo novo dizendo que R$ 9,7 bilhões, a metade do RP9 [emendas do orçamento secreto], que são R$ 19,4 bilhões de reais, serão transformados em emendas individuais impositivas, RP6, da Câmara e Senado”, informou o relator do orçamento, senador Marcelo Castro (PP-PI). 

E completou: “A outra metade, os outros R$ 9,7 bilhões serão em RP2, ou seja, vão para o orçamento normal do Governo Federal nas áreas que o governo federal julgar serem convenientes”.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

UFPB, Cofen e Funetec assinam contrato para implantar programa de especialização para técnicos em enfermagem

Os 5 cursos oferecidos serão gratuitos, na modalidade a distância e têm previsão de início em março de 2023

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou na tarde desta segunda-feira (19) contrato com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) para a implantação do Programa Pós-técnico de Enfermagem/Cofen, com a execução do projeto sob a responsabilidade do  Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da UFPB (CPT-ETS).

Serão oferecidos inicialmente 5 cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em: Cuidado do idoso na perspectiva de saúde coletiva, Cuidados técnicos ao paciente crítico, Cuidado crítico ao paciente neonatal, Centro cirúrgico e instrumentação cirúrgica e Urgência e emergência. O valor global do convênio é de R$ 30 milhões, que serão geridos pela Funetec. A partir da assinatura do convênio o próximo passo será a seleção e capacitação da equipe que atuará no programa.

O evento de assinatura do contrato aconteceu no auditório do curso de Fonoaudiologia localizado no Centro de Ciências da Saúde e contou com a presença do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia; da Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira; da Diretora da CPT-ETS, Profa. Soraya Adriano; da Presidente do Cofen e docente da UFPB Betânia Maria dos Santos; do  Diretor da Funetec, Epitácio Brito; da representante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Servidores do SUS, Mariluce de Sá; do Diretor do  Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides Braga; do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, James dos Santos; e do Assessor especial da presidência do COFEN, Robson Oliveira.

Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento da UFPB, Prof. Paulo de Tarso, a Diretora do Centro de Educação, Profa. Adriana Diniz; o Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Lucídio Cabral; o Diretor do Centro de Energias Renováveis, Prof. Euler Macedo; a Superintendente de Tecnologia da Informação Camila Vital; a Superintendente de Ensino a Distância, Profa. Raissa Paulino; representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de membros da comunidade acadêmica da UFPB.

O objeto do contrato trata-se da primeira especialização pós-técnica de nível médio em enfermagem do Cofen, no Brasil. Por meio do convênio a maior categoria profissional da enfermagem brasileira, quase 1,5 milhão de profissionais, terá acesso a 10 mil vagas por ano na especialização pós-técnico nível médio, que terá carga horária de 300 horas. O contrato prevê a oferta do Programa Pós-tec por 5 anos, totalizando 50 mil vagas para a capacitação ofertada e financiada pelo Cofen, e executada pela UFPB no formato a distância, com algumas atividades práticas presenciais.

A iniciativa busca qualificar os profissionais de nível médio com formação técnica em enfermagem para uma prática especializada, que contribua para a melhoria da assistência e a democratização do acesso à atualização profissional. O objetivo é que o programa produza efeitos positivos diretos na saúde coletiva e contribua com o aumento da autonomia da categoria, agregando qualidade, produtividade e competitividade ao trabalho dos técnicos de enfermagem na rede de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do Programa e Diretora do CTP-ETS, Profa. Soraya Adriano, agradeceu ao Cofen pela confiança depositada na UFPB para a realização do Pós-Tec, que está sendo montado em articulação com todos os Conselhos Regionais de Enfermagem. De acordo com a docente, por meio da articulação com a Superintendência de Educação a Distância (Sead) e da Superintendência de Tecnologia da informação (STI), a UFPB já detém a patente de criação do modelo Moodle do Programa Pós-Tec que vai permitir a realização dos cursos pela internet.

“É uma proposta realmente ousada, mas graças à ajuda da Reitoria, Pró-reitoria de Planejamento e também da Diretora do Centro de Educação, que nos ajudou que fôssemos mais rápidos nessa propositura, vamos chegar no interior onde as pessoas não têm condições de pagar uma capacitação, a cidades distantes dos grandes centros, diminuir o número de infrações por parte dos profissionais técnicos e evitar a ocorrência de iatrogenia, como é o desejo da presidência do Cofen ao criar esse programa”, disse a docente.

A Presidente do Cofen, Profa. Betânia dos Santos, disse acreditar que a UFPB executará o Programa com zelo, responsabilidade e competência. “Damos início a um projeto inovador e há muito tempo desejado, e nada mais especial que estarmos aqui na UFPB assinando esse contrato que vai permitir que esse sonho seja realizado. Essas 5 especializações foram escolhidas por meio dos processos éticos, pudemos identificar as áreas com maior casos de falhas e por isso queremos capacitar, qualificar, para que o profissional atenda de forma mais segura na assistência”, explicou.

Ingresso de Gilbertinho na base de João é bom para Itaporanga e grupo do deputado pode indicar a vice da situação, em 2024., que e é bastante forte. Saiba quem...

Eleito pela oposição, o deputado estadual Gilbertinho (UB) anunciou na tarde desta terça-feira (20) adesão a base do governador João Azevedo (PSB). Gilbertinho, em audiência com o governador, afirmou que teve a garantia do Governo para realizar ações em benefício do Sertão paraibano.

“Tivemos a garantia do governador João Azevêdo, que serão realizadas ações em benefício de nossa região como também ao nosso estado da Paraíba. Assim diante dos nossos compromissos firmados, estarei fazendo base de sustentação do governo na Casa Epitácio Pessoa,” disse.

Essa aliança será muito boa para Itaporanga e Vale do Piancó, além da região de Pombal maior base de seu reduto eleitoral. Viabilizará a obtenção de muitas ações/obras que fortalece a região. Em Itaporanga, onde tem raízes, ele foi muito bem votado (terceiro colocado) com 896 votos. 

De acordo informação que chega ao blog, já se fala em Itaporanga que é grande perspectiva do seu grupo político, formado por familiares, como o ex-vereador/presidente da câmara, Lula da Farmácia, Bebé de Zé Neto, etc, quanto a possibilidade de indicar nome para compor a chapa da situação em 2024. 

O prefeito Divaldo Dantas (UB), no segundo mandato, deve lançar a sobrinha e atual Chefe de Gabinete, Calina Dantas, como sua sucessora. E o grupo de Gilbertinho tem à disposição um nome fortíssimo para compor a chapa como vice-prefeita: a médica Lwilka Tolentino. Calina faz elogiável trabalho na Chefia de Gabinete, assim como, fez à frente da Secretaria de Assistência Social.

Lwilka é nome de 'luxo', qualificado, forte, que foi fundamental (como candidata a vice-prefeita) para o bom desempenho da campanha de Naura de Berguinho, em 2020.  Lula da Farmácia, aliás, tem tido a presença constante do prefeito em sua residência oportunidade em que a política é servida como prato principal.

Divaldo sabe a força que essa chapa representa. Acontecendo desmonta a oposição que perderia várias lideranças. Só não acontecerá se o atual vice-prefeito, Djaci Jr., for mantido na chapa ampliando mais ainda a base.

Aguardemos os acontecimentos.

Hugo Motta diz que já prepara o partido para 2024 de olho na disputa de 2026 quando deve disputar o Senado e/ou Governo

Deputado federal mais votado este ano e diplomado, Hugo Motta disse na noite passada (19), no Frente a Frente, da TV Arapuan, que já iniciou o planejamento do Republicanos, o qual preside no Estado, para a disputa municipal de 2024 com foco no resultado que vai balizar o partido para o embate de 2026, quando pretende disputar uma das vagas ao Senado e/ou até mesmo o Governo.  

"Estamos preparando o partido para que disputemos a prefeitura em 150 municípios, que com certeza, vai sedimentar a nossa participação na eleição majoritária de 2026", disse. Hugo Motta é fortíssimo candidato a uma das vagas de senador, enquanto, Adriano Galdino, presidente da ALPB, pode disputar o Governo, em 2026.  Devem contar com apoio do senador eleito Efraim Filho (UB), no acordo com o Republicanos. 

O Republicanos saiu das eleições deste ano como a maior força política do Estado, ao eleger as maiores bancadas: três deputados federais e oito deputados estaduais. Sobre disputa em João Pessoa e Campina, Hugo disse que montará comissão afim de decidir o rumo que será traçado. Na Capital, por exemplo, o partido possui dois vereadores e apoiou a eleição de Cícero Lucena (Progressistas), em 2020. 

Novo líder do Republicanos na Câmara dos Deputado, Hugo Motta criticou a articulação do presidente eleito Lula (PT) para a aprovação de uma PEC que permite gastar cerca de R$ 200 bilhões fora do tetoe disse que não dará 'cheque em branco' ao futuro governo. “Vamos ter um amplo diálogo com o governo, mas não estamos barganhando nada para fazer parte do governo”, observou.

Diplomado para segundo mandato, João Azevêdo fará reforma administrativa em janeiro

O governador João Azevêdo (PSB) confirmou para janeiro reforma administrativa para composição do seu segundo mandato. Durante solenidade de diplomação, realizada nesta segunda-feira (19), o socialista lembrou que, a partir do próximo ano, será iniciado um novo governo.

“As reformas [administrativas] acontecerão e, por mais que seja um governo de continuidade, são dois mandatos diferentes. Primeiro, esse precisa ser concluído, fechar toda a contabilidade, para que a gente possa iniciar o novo mandato”, explicou. João não adiantou quais secretarias terão o comando alterado.

Advogada Kiu é nomeada por Bolsonaro para compor o TRE-PB no vaga de juíza eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou, nesta terça (20), a advogada Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) para vaga de juíza eleitoral, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).  No mês de março deste ano, durante sessão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB), os desembargadores, escolheram a lista tríplice para a indicação de membro titular, na categoria jurista, do TRE-PB. A vaga foi aberta pelo fim do biênio do juiz Arthur Fialho, que se encerrou em outubro deste ano.

Na ocasião, 17 nomes de advogados estiveram na disputa para formação da lista tríplice. A advogada Kiu obteve 14 votos e integrou a lista tríplice juntamente com os advogados Felipe Souto (14 votos) e Hermano Gadelha de Sá (11 votos). Após 37 anos a vaga titular de jurista do TRE/PB voltará a ser ocupada por uma mulher advogada. Antes de Kiu, Maria do Livramento Bezerra ocupou a vaga titular, categoria jurista, de 22/11/1983 a 22/11/1985.

Maria Cristina Paiva Santiago é advogada desde 1992, Professora do Centro Universitário de João Pessoa, Doutora em Direito Civil. É filha do já falecido procurador do Estado Sindulfo Santiago e da professora Maria das Graças Paiva Santiago. Tem dois filhos: Maria Thereza e Matheus.

Além de ter ocupado a presidência do IBDFAM na Paraíba, em 2021, Kiu representou o ineditismo de ser a primeira mulher a disputar a eleição da OAB Paraíba nos 90 anos de história da entidade. Na ocasião, Kiu e apoiadores fizeram uma campanha pautada pela defesa das instituições democráticas, valorização da advocacia e contra a influência de partidos políticos na entidade.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Republicanos vai indicar Márcio Roberto, Raniery Paulino e Silvia Benjamin, para o governo João II...

O Republicanos já resolveu o destino de Márcio Roberto (foto), que teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sábado (17). Ele será indicado para compor o segundo mandato do governador João Azevêdo (PSB). “Se hoje o Republicanos tem 8 deputados estaduais, ele colaborou para eleger a maior bancada. Márcio é uma prioridade para o partido", disse o deputado federal Hugo Motta, presidente estadual da legenda. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, confirmou, durante a diplomação dos eleitos, que indicação de Márcio Roberto para o governo João II, bem como, os nomes dos suplentes Ramiery Paulino (federal) e Sílvia Benjamin (estadual). 

“Tomando café com o presidente Hugo veio a ideia de contemplarmos Márcio Roberto em uma secretaria, mas as demais pastas ainda não conversamos. A tendência nossa é indicar aqueles deputados que estão eleitos ou suplentes. Pessoas que tenham capacidade intelectual”, disse.

Gilmar Mendes decide, na noite deste domingo, manter pagamento do Bolsa Família em R$ 600 fora do teto de gastos e salva Lula da chantagem de Lira/'Centrão' por cargos no governo para aprovar PEC

Em meio à chantagem que o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), e o 'Centrão' fazem em cima do presidente Lula (PT) para conseguir cargos no novo governo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto) decidiu na noite deste domingo (18) autorizar a retirada de recursos para pagamento de benefícios de renda mínima do teto de gastos. A decisão facilitará, portanto, que o governo eleito de Luiz pague o Bolsa Família de R$ 600.

Gilmar acatou pedido da Rede Sustentabilidade, que argumentava que o valor se enquadra no “mínimo existencial” defendido pela Constituição para o povo brasileiro. O ministro fixou que o espaço para pagar o benefício pode ser garantido por meio de abertura de crédito extraordinário.

A decisão chega em um momento de dificuldades do governo eleito para aprovar a chamada PEC da Transição na Câmara dos Deputados. Além da verba para o pagamento do auxílio, a proposta também pretende recompor o orçamento de diferentes ministérios, fora do teto de gastos.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) celebrou o entendimento do ministro nas redes sociais. “Uma vitória contra a fome e a favor da dignidade de TODOS os brasileiros!”, escreveu. A decisão ocorreu em um mandado de injunção que trata da renda universal. E assim o Brasil ganhou um programa de renda básica universal. (com Ascom Randolfe Rodrigues)

domingo, 18 de dezembro de 2022

TSE cassa registro de Márcio Roberto e determina posse de Bosco Carneiro Jr.; Silvia Benjamin e Alexandre de Zezé serão diplomados suplentes do Republicanos

Com a decisão, tomada neste sábado (17), e a proclamação do resultado do julgamento, divulgada hoje (18), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o registro de candidatura do deputado estadual eleito Márcio Roberto, que obteve 40.909 votos, o até então primeiro suplente João Bosco Carneiro Júnior, que teve 21.066 votos, será diplomado amanhã (19) como titular do mandato pelo Republicanos. 

De acordo com a decisão do TSE, os votos obtidos por Márcio Roberto não foram anulados continuam no partido mesmo com sua cassação. Com isso, Silvia Benjamin (teve 19.401 votos), esposa do prefeito Adelson (da cidade de Areial), e Alexandre de Zezé (teve 18.582 votos), filho do prefeito Zé (da cidade de Santa Luzia), passam agora, respectivamente, a primeira e o segundo suplente que serão diplomados também nesta segunda pelo TRE-PB. 

Márcio Roberto, que é ex-deputado, confirmou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão do TSE na tentativa de reaver o mandato. 

Confira o texto da proclamação do resultado:

“O Tribunal, por unanimidade, deu provimento ao recurso ordinário para indeferir o registro de Márcio Roberto da Silva ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022, determinando-se, ainda, que os votos a ele atribuídos sejam contados em favor da respectiva legenda e haja imediata comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, nos termos do voto do Relator. Votaram com o Relator os Ministros: Raul Araújo, Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes (Presidente). Acórdão publicado em sessão. Composição: Ministros Alexandre de Moraes (Presidente), Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Carlos Horbach”