sexta-feira, 31 de julho de 2015

Novo corte no orçamento tira R$ 4,6 bi do PAC e Ministério das Cidades sofre mais

O governo anunciou nesta quinta-feira, 30, a discriminação do novo corte orçamentário. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi o principal alvo da tesourada adicional dada pelo governo no orçamento deste ano. Foram contingenciados mais 4,66 bilhões de reais do programa, o que corresponde a 55% do contingenciamento feito nas despesas do Poder Executivo, que soma 8,47 bilhões de reais.
O corte atingiu ainda as emendas parlamentares e 327,1 milhões de reais foram congelados. O ministério mais atingido foi o da Cidades, com 1,32 bilhão de reais contingenciados. Com dois dos maiores orçamentos da Esplanada dos Ministérios, as pastas da Saúde e Educação também sofreram com o corte, perdendo 1,18 bilhão de reais e 1 bilhão de reais respectivamente. Segundo o Planejamento, os dois ministérios foram protegidos e o bloqueio ficou abaixo da média geral. "O bloqueio dos valores primou pela qualidade do gasto público, de modo que não houve um corte linear e alguns ministérios não foram contingenciados", informou nota do Ministério do Planejamento.
O Ministério dos Transportes terá um corte adicional de 875,6 milhões de reais. Integração Nacional perdeu 723,4 milhões de reais, a Fazenda, 409 milhões de reais e a Ciência e Tecnologia, 350 milhões de reais. Nos demais Poderes, a tesoura foi de 77 milhões no Poder Judiciário, 8 milhões no Ministério Público da União, 16 milhões no Legislativo e 2 milhões na Defensoria Pública da União, somando 125, 4 milhões de reais.
O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, disse mais cedo que o corte tentou preservar os ministérios da Saúde e Educação. "O corte é preponderante em custeio, preservando investimento no máximo possível", acrescentou.

Trócolli Júnior evita comentar denúncias contra Vené e Vital e espera investigação

O deputado estadual, Trócolli Júnior evitou comentar as denúncias contra os correligionários, o deputado federal Veneziano Vital do Rego e o ministro do TCU Vital do Rego Filho. 
“Avalio com preocupação, mas não faço prejulgamento de ninguém. Precisa ser apurado, o Ministério Público está apurando e após a decisão ou constatação do Ministério Público e da Justiça vou me pronunciar”, afirmou.
Trócolli afirmou que já viu muita denúncia infudada e fundada também e garantiu que não vai dar opinião antes de terminar esse procedimento. “Dar opinião sem ter denominador comum acho uma precipitação”, disse.

Não é especulação, não! Veneziano deve mesmo deixar o PMDB...

É tema central no Clã Vital do Rego a iminente saída do deputado federal Veneziano dos quadros do PMDB. O senador José Maranhão, presidente estadual da legenda, veio à público minimizar e dizer que se isso ocorrer, antes, o 'cabeludo' irá lhe comunicar.
O problema é que Veneziano esperava que o partido saísse em sua defesa quando pipocou na imprensa essa denúncia de desvio de R$ 10 milhões na Prefeitura de Campina Grande, quando era prefeito. Nenhuma nota foi emitida pelo partido. E chateado desde as eleições do ano passado quando foi obrigado a renunciar sua candidatura ao governo, pelo próprio partido, Vené diz não ter mais motivo para continuar no PMDB.
Realmente até hoje não está bem contada a história da retirada da candidatura do 'cabeludo'. E hoje não tem como se desviar das denúncias de desvio. Vai sair chamuscado. Entretanto, sem o apoio do partido e companheiros, Veneziano pensa mesmo em deixar o PMDB. Por muito menos ele, Vitalzinho [hoje ministro do TCU], sua mãe Nilda Gondim e cia deixaram o PDT. 

Vandeco lançado pré-candidato a prefeito de Santana dos Garrotes pela oposição

Em reunião essa semana, o oficial de justiça, Sebastião Oliveira de Paula (PSDB), mas conhecido por ‘Vandeco de Paula (foto)’, foi lançado como pré-candidato a prefeito em Santana dos Garrotes pela a oposição, nas eleições de 2016.
Vandeco de Paula manteve contato com os ex-prefeitos Zé Alencar (PSDB) e Dr. Carlinhos Soares (PSB), como também os médicos Valeriano Azevedo e Antônio Bidô. Todos foram unanime ao afirmar que o pré-candidato será mesmo Vandeco, porque segundo eles, é um nome que já se dispôs há anos e aglutina as maiores lideranças das oposições em Santana dos Garrotes.
Vandeco afirmou que vai continuar no PSDB, e que irá colocar gente de sua confiança no PTB para servir de opção para quem quiser mudar de legenda, com relação aos aliados que hoje tem filiação em outro partido. O oficial de justiça disse que já manteve contato com outras lideranças, como os cinco vereadores de oposição em Santana dos Garrotes. 
“Tivemos uma reunião esta semana com os ex-prefeitos, médicos, vereadores e lideranças. Queremos colocar fim nas especulações, a oposição terá candidato em Santana dos Garrotes, e meu nome estar sendo apoiado pela as principais lideranças das oposições”, adiantou. Vandeco ainda ressaltou que o nome de vice-prefeito será escolhido em janeiro de 2016, a pedidos dos dois ex-prefeitos. (com Ary Ramalho)

Em notícia falsa, já no fim da noite, Palácio do Planalto alardeia que governadores rejeitam impeachment

Às 23h23 da noite passada, a Presidência da República  divulgou em seu blog uma ótima notícia para a inquilina do Palácio do Planalto:
“Os governadores das cinco regiões do país, que estiveram reunidos com a presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (30), em Brasília, fizeram uma defesa clara da democracia, do Estado de Direito e da manutenção do mandato legítimo da presidenta Dilma e dos eleitos em 2014. Na ocasião, os representantes dos 27 Estados brasileiros deixaram clara sua posição de unidade em favor da estabilidade política do país.”
Quem lê o texto fica com a impressão de que Dilma arrancara dos governadores que se reuniram com ela no Palácio da Alvorada, inclusive os de oposição, uma manifestação unânime contra o impeachment. O único problema é que essa notícia é falsa. A posição dos governadores sobre a higidez do mandato de Dilma não é unânime. E o tema não nem mesmo foi debatido no encontro dos executivos estaduais com a presidente.
Quem lê o texto fica com a impressão de que Dilma arrancara dos governadores que se reuniram com ela no Palácio da Alvorada, inclusive os de oposição, uma manifestação unânime contra o impeachment. O único problema é que essa notícia é falsa. A posição dos governadores sobre a higidez do mandato de Dilma não é unânime. E o tema não nem mesmo debatido no encontro dos executivos estaduais com a presidente.
A falsa notícia veiculada no blog do Planalto realça uma declaração feita pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em entrevista coletiva concedida após a reunião.
“Existe uma preocupação conjunta, em primeiro lugar, com a agenda política”, disse Dino. “Primeiro, a defesa clara e inequívoca da estabilidade institucional, da ordem democrática, do Estado de Direito e contra qualquer tipo de interrupção das regras constitucionais vigentes. Portanto, defendemos a manutenção do mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff.”
Dino tinha ao seu lado, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e outros quatro governdores: o paraibano Ricardo Coutinho (PSB), o goiano Marconi Perillo (PSDB), o catarinense Raimundo Colombo (PSD) e o paulista Geraldo Alckmin (PSDB). Incomodado, Alckmin desdisse Dino. Negou a suposta “preocupação conjunta” dos governadores com a permanência de Dilma na poltrona. O problema é que a negativa foi omitida no texto do Planalto.
Eis o governador tucano de São Paulo declarou e o blog do Planalto não registrou: “Isso não foi tema da reunião nem está em discussão. Não há nenhuma discussão em relação a isso [o mandato da presidente]. Nós defendemos o quê? Investigação, investigação, investigação e cumprir a Constituição. Nosso dever é cumprir a Constituição.”
Em vez de registrar a posição de Alckmin sobre o mandato presidencial, a pseudonotícia da Presidência mencionou-o noutro contexto: “Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou a posição favorável dos governadores em relação a um dos principais temas discutidos no encontro com a presidenta: a unificação em 4% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).”
Nesse ponto, o texto desinforma os leitores. A alteração do ICMS foi debatida na reunião. Mas não foi “um dos principais temas”. E não houve uma posição consensual dos governadores. A simpatia de Alckmin pela mudança não é endossada nem mesmo por companheiros de partido, como o goiano Marconi Perillo.
Ausente no debate do Alvorada, o tema do impeachment havia surgido numa reunião prévia. Sem a presença dos tucanos, que se encontraram na representação do governo do Paraná, os demais governadores debateram, num hotel próximo do Alvorada, os temas que tratariam com Dilma. Ali, Flávio Dino tentara convencer os colegas a divulgar uma manifestação conjunta contra o impeachment. Foi contestado pelo governado de Mato Grosso, Pedro Taques.
Em processo de rompimento com o PDT, Taques disse que não havia apenas governistas na sala. Recordou que passara pelo Senado como um senador “independente”. E declarou manter a mesmo posição como governador. Acrescentou: “do mesmo modo que não nos cabe discutir a Lava Jato, um caso da polícia, do Ministério Público e da Justiça, não seria adequado tratarmos de impeachment. Isso é uma pauta para a Câmara dos Deputados.” O assunto morreu.
Durante a reunião com Dilma, nem mesmo o apologista Dino se animou a mencionar o tema, só ressuscitado na entrevista coletiva que a notícia do Planalto falseou. Dilma ainda tentou empinar o tema por meio de indiretas. Como no trecho do seu discurso em que ela fez questão de recordar que seu mandato vai até 2018:
“Nós fomos eleitos na última maior mobilização democrática do país, que são as eleições. E, nessas eleições, nós assumimos compromissos perante o país e perante os nossos eleitores. E esses compromissos, expressos no plano de governo, eles dão um quadro que é o quadro que nós temos de desenvolver com todas ações, iniciativas, projetos. Enfim, realizando esse compromissos no horizonte, […] ao longo do nosso período de governo de quatro anos, portanto, até 2018.” (Por Josias de Souza)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Deputado Ricardo Barbosa tira licença pra se submeter a cirurgia para retirada de câncer de próstata e promete campanha de prevenção à doença

Em discurso emocionado na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) anunciou que fará cirurgia para retirada de câncer na próstata. O deputado destacou que mesmo com o volume de informações, muitos homem negligenciam os exames e prejudicam, muitas vezes, a saúde por vergonha ou medo.
“Estou acometido de uma enfermidade que exige tratamento cirúrgico a qual irei me submeter. Em agosto farei a cirurgia no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, de onde estou certo sairei curado e sem sequelas. Não sinto dor, mas quero merecer a força da fé dos que me acompanham. Como presidente da Comissão da Saúde tenho o dever de fazer esse alerta para os homens, pois o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país, perdendo apenas para o câncer de pulmão”, revelou o deputado socialista.
O deputado afirmou que não necessitará de licença médica. Embora os médicos tenham recomendado cautela, o deputado prometeu voltar aos trabalhos após o feriado de setembro e disse que pretende encampar uma campanha de prevenção ao câncer de próstata.

Ricardo Coutinho entrega dia 05 de agosto o Teatro do Centro de Convenções de João Pessoa, maior do Nordeste e o segundo do Brasil.

O governador Ricardo Coutinho entregará à população paraibana no próximo dia 5 de agosto o maior teatro do Nordeste e o segundo do Brasil, como parte das comemorações dos 430 anos de fundação da cidade de João Pessoa. Com área total de 11.763 m², A Pedra do Reino, nome dado ao teatro para homenagear o dramaturgo Ariano Suassuna, autor de obra homônima, tem capacidade para cerca de 3 mil pessoas. Com estrutura e acústica adequadas, o equipamento terá condições de receber grandes espetáculos nacionais e internacionais. Nessa etapa que conclui a obra do complexo do Centro de Convenções de JP foram investidos R$ 60 milhões.
A diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, afirmou que “um dos grandes feitos para esta obra, especificamente, foi o investimento em tecnologia. Os paraibanos não tenham dúvidas de que, no próximo dia 5 de agosto, aniversário de João Pessoa, vão ganhar um teatro com sonorização e iluminação cênicas de primeiro mundo. Para se ter ideia, os técnicos serão treinados durante oito dias para trabalhar com os equipamentos”, disse.
O teatro conta com uma área de 11.763 m², sendo 440 m² destinados ao fosso da orquestra, com desenho de forro para facilitar a propagação de som para palco e plateia. “É um diferencial que grandes teatros possuem. Porém, fomos além: esse fosso pode comportar a orquestra inteira, proporcionando ainda mais emoção ao público”, destacou Simone Guimarães, . “Foram investidos R$ 60 milhões que terão retorno garantido, seja do ponto de vista do turismo, da economia, mas também da autoestima do povo paraibano”, declarou.
De acordo com o gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena, a inauguração do Teatro A Pedra do Reino proporcionará à Paraíba entrar na rota dos grandes eventos nacionais e internacionais. “Até então a Paraíba estava sem ter condições de receber os grandes espetáculos, os grandes musicais, pelo simples fato de não ter um teatro com capacidade de comportar um número superior a 2,5 mil pessoas. A inauguração de ‘A Pedra do Reino’, que integra o complexo do Centro de Convenções, torna o Estado capaz de receber esses eventos e, assim, se desenvolver cultural e economicamente”, disse.

STJ proíbe contratação de temporários se houver concursados em cadastro de reserva

STJ terceirizados
Poderá ter consequências importantes na Paraíba a mais recente decisão do Superior Tribunal de Justiça. Conforme entendimento da 1ª Seção do STJ, a administração pública terá de contratar os concursados que estejam em cadastro de reserva, sempre que houver o surgimento posterior de vagas. A ideia é que passa a ser ilegal a contratação de temporários, essas circunstâncias.
Segundo a decisão, “existe direito público subjetivo de o concorrente aprovado em cadastro de reserva ser nomeado para cargo público quando, ocorrido o surgimento posterior de vagas”. A relatora da matéria, ministra Eliana Calmon (já aposentada), rejeitou entendimento de que STJ deveria se adequar à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que não reconheceu o direito à nomeação de candidato quando aprovado em cadastro de reserva.
Segundo o ministro Mauro Campbell, “a razão jurídica do direito à nomeação daqueles aprovados dentro do limite de vagas previsto em edital é a mesma daqueles do cadastro de reserva. Não é possível, com todas as vênias, admitir outra finalidade e outra razão de ser para a formação de cadastro de reserva se não for para que, uma hora ou outra durante o prazo de validade do certame, os candidatos deixem de ser reservas e passem a ser titulares de cargos públicos assim que surgirem as vagas”.

Justiça proíbe procuradores de viajar em voo de classe executiva...

A juíza Célia Regina Ody Bernardes, da 21ª Vara Federal de Brasília, atendeu nesta quarta-feira (29) pedido da Advocacia Geral da União (AGU) e proibiu o Ministério Público de adquirir passagens aéreas em classe executiva no caso de voos internacionais para procuradores da República. Ela suspendeu a aplicação do artigo 20 da portaria da Procuradoria Geral da República que disciplina o uso de passagens e diárias para integrantes do Ministério Público da União, que inclui procuradores do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal.
A magistrada entendeu que o benefício viola o princípio da moralidade. Ela afirmou que só pode haver emissão de passagem em classe executiva se houver "razões de segurança devidamente justificadas em regular processo administrativo". "O ato normativo impugnado é expressão do mais arcaico patrimonialismo, da privatização dos lucros e da socialização dos prejuízos, bem como da repugnante prática da autoconcessão de privilégios por parte das castas burocráticas às custas dos cidadãos pagadores de tributos. A parte autora tem razão quando afirma que os recursos utilizados para o pagamento de tal mordomia 'serão providos, de fato, pela população'", afirma a decisão.
Em vigor desde o ano passado, o artigo prevê emissão de passagem em classe executiva para procuradores e em classe econômica para servidores. No governo federal, um decreto alterado em 2000 prevê passagens em primeira classe (que é mais confortável do que classe executiva) para o presidente da República, vice, ministros e secretários de Estado, além dos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. O decreto prevê classe executiva para diplomatas, generais, presidentes de estatais e comissionados que acompanhem ministro de Estado.
Na ação apresentada, a Advocacia Geral da União afirmou que o benefício previsto na portaria "criou despesa sem a devida previsão e autorização orçamentária, o que somente pode ser feito mediante lei" e que a emissão das passagens "viola os princípios republicano (supremacia do interesse público sobre o interesse particular), da moralidade, da economicidade e da razoabilidade". A juíza concordou com os argumentos da União e  decidiu que, ao editar o artigo da portaria, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, "extrapolou os limites da atividade regulamentar". Ela destacou ainda que as passagens em classe executiva são cerca de seis vezes mais caras do que em classe econômica e enfatizou que é mais econômico pagar uma diária para o servidor descansar.
"Em uma hipotética viagem de Brasília a Nova Iorque, a passagem aérea na classe econômica custa R$ 2.497,00, enquanto que na classe executiva o mesmo trecho, na mesma data hipotética, custa R$ 12.628,00. É muito mais econômico pagar uma diária a mais para que o agente político/servidor público descanse um dia e uma noite no local de destino e esteja em condições ideais de descanso, ao custo de US$ 416,00, do que pagar uma passagem na classe executiva." (com G1) 

Procurador-geral de Justiça, Bertrand Ásfora vence eleição no MP com 133 votos

O procurador-geral de Justiça licenciado da Paraíba, Bertrand Ásfora, venceu a eleição do Ministério Público. Ele foi o mais votado e é o cabeça da lista tríplice com 133 votos. Quem também figura na lista é o promotor Ádrio Leite, com 113 votos, seguido de Carlos Romero, que obteve 109 sufrágios.
Hortêncio Neto chegou a marca dos 83 votos. O promotor João Geraldo, candidato independente, alcançou 46 votos. Amadeus Lopes foi o último colocado com 37 votos. (MaisPB)

Jeová Campos tira licença e Arthurzinho Cunha Lima assume vaga na Assembleia

O deputado Jeová Campos (PSB) protocola, na manhã desta quinta-feira, 30, pedido de licença por 121 dias na Assembleia Legislativa. O deputado está com problemas de saúde e irá se ausentar para realizar exames.
Com a saída do deputado do PSB, quem assume a vaga é o vereador pela cidade de Cabedelo, Arthur Cunha Lima Filho (foto). A posse de Arthurzinho acontece imediatamente após ser protocolada a licença de Jeová na Casa Epitácio Pessoa.
O primeiro suplente da coligação é o deputado Hervázio Bezerra, que já está no mandato. Nesse caso, o segundo suplente assume. Arthurzinho é filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Arthur Cunha Lima.

Gasolina fica mais cara nos postos da Paraíba a partir deste sábado...

A partir de 1º de agosto, o preço médio do litro da gasolina na Paraíba, sugerido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), deve subir para R$ 3,23. Neste valor já estão contidos os descontos de impostos, e o reajuste refere-se ao Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF). Contudo, há estabelecimentos no Estado que repassam o produto aos clientes com custo acima do limite estabelecido pelo Confaz, segundo mostrou o último levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). 
Conforme o último levantamento da ANP, em Campina Grande e em Sousa, no Sertão, o preço médio da gasolina é de R$ 3,35. Em Patos, também no Sertão, o valor médio do litro do combustível é R$ 3,34. Já em João Pessoa o custo é de R$ 3,11. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad, afirmou que os empresários não costumam adotar os valores sugeridos pelo Confaz. 
“Cada um adota o preço do combustível de acordo com sua realidade”, frisou. A gerente operacional de fiscalização da substituição tributária e do comércio exterior da Secretaria de Estado da Receita, Adriana Macedo, explicou que no PMPF do Confaz já estão incluídos tributos e despesas dos empresários como a folha de pagamento. Segundo ela, essa média serve de base para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Assembleia Legislativa cria medalha Poeta Ronaldo Cunha Lima...


alpb

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou na sessão ordinária desta quarta-feira (29) um total de 74 matérias. Os destaques foram dois requerimentos para realização de sessões especiais para debater o turismo na Paraíba e homenagear os 50 anos dos Profissionais de Administração no Brasil e a criação da Medalha Poeta Ronaldo Cunha Lima, comenda que vai ser concedida a artistas da cultura popular nordestina.
O presidente Adriano Galdino afirmou que, tanto Ronaldo Cunha Lima, quanto Wilson Braga conseguiram ao longo da vida fazer e manter amizades, e destacou que são únicos no cenário político paraibano na arte de fazer amigos. O autor do projeto de Resolução, deputado Bruno Cunha Lima, ressaltou na tribuna que a medalha fará mérito à cultura regional. A primeira medalha deverá ser concedida ao trio Os Três do Nordeste.

Polícia Militar prendeu agricultor em Ibiara por porte ilegal de arma...

Gilvan Pereira da Silva, 38 anos, residente no sítio Malhada, zona rural da cidade de Ibiara, foi preso por porte de arma. A prisão ocorreu, por volta das 21:30h, desta quarta-feira(29), no sítio Quitiliano, local onde ocorria um jogo de futebol.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, uma ligação ao Copom informava que o acusado assistia a uma partida de futebol e estaria armado de um revolver e uma arma branca. A guarnição de Ibiara foi até o local e constatou a veracidade da informação ao corrigir o agricultor.
Em seguida, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com as armas, para Delegacia de Polícia Civil da cidade de Itaporanga, onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

Durante troca de acusações em rádio, atual secretário estadual da Administração Penitenciária chama o ex-secretário de 'fraude, mentiroso, covarde e frouxo'

O secretário estadual da Administração Penitenciária, Wagner Dorta (de óculos na foto ao lado), e o ex-secretário, Walber Virgolino (de paletó), bateram boca, no início da tarde desta quarta-feira (29), no programa Correio Debate, da 98 FM, da cidade de João Pessoa. A discussão começou quando Dorta concedia entrevista em estúdio e disse ter recebido a secretaria um caos, com delegacias por todo Estado sucateadas.
Walber não gostou das críticas e participou do programa. O delegado disse que na sua gestão o sistema penitenciário paraibano era moralizado, não existia rebeliões, nem morria presos. Ele acusou Dorta de ter inveja de seu trabalho. Segundo Walber, Dorta sempre viveu na sua sombra, copiando suas ações e até os discursos. “Hoje a Administração Penitenciária vive do que fiz”, afirmou. “Esse rapaz aí é de minha turma de delegado e sempre viveu na minha cola, na minha sombra. Ele que ser o que eu sou. Até o discursos que e ele usa de moralizar é meu. Ele copia tudo meu”, acrescentou.
Na tréplica,  Dorta chamou Walber de fraude, mentiroso, covarde e frouxo. “Toda polícia conhece sua história. Você é a maior fraude da segurança pública da Paraíba. Você é um louco, você é um psicopata, você não é homem. Você com sua mania de crescer, de aparecer, de passar por cima de todo mundo e assumir o cargo de Cláudio Lima, o secretário de Segurança Pública. Todas estas operações você retira o nome da polícia militar. Então, você é um desmoralizado, você não é homem”, atacou. (MaisPB)

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bandidos fortemente armados explodem Bradesco e Correios em S.J. Lagoa Tapada, atiram em viatura da PM e fogem gritando: “Uiii”. Policiais do 13º BPM em diligência para localizar e prender bando que fugiu em direção à cidade de Coremas...

 
A população do Município de São José da Lagoa Tapada, no Sertão da Paraíba, viveu momentos de terror na madrugada desta quarta-feira (29). Um grupo de assaltantes fortemente armado arrombaram as agências do Bradesco e dos Correios.
Cerca de 10 criminosos chegaram ao local e conseguiram invadir a agência do Bradesco. Em seguida eles explodiram a agência dos Correios. Durante a fuga, os assaltantes ainda trocaram tiros com os policiais militares e a viatura teve os pneus furados. Após o confronto, os bandidos conseguiram fugir em direção à cidade de Coremas levando uma quantia em dinheiro não revelada. Eles colocaram grampos pela estrada, para impedir a ação policial.
Uma moradora que não quis revelar o nome, informou que escutou toda a ação dos acusados. “Eles cercaram a cidade. Estremeceu tudo, foram vários tiros. escutei quando eles realizaram vários disparos para o alto e fugiram gritando ui, ui”, disse ela. Policiais Militares de Sousa, Marizópolis, Nazarezinho, Coremas e de Cajazeiras foram acionadas e estão em diligências pela região com intuito de localizar e prender os bandidos. (com Diário do Sertão)

Meta do Pronatec: Presidente Dilma Rousseff promete dobrar o nada...

Isso é que é presidente eficiente! Dilma Rousseff informou nesta terça-feira (28) que o governo não fixará metas para o Pronatec Aprendiz. E anunciou, prenhe de boas intenções, que a meta inexistente será dobrada sempre que for atingida.
“Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta'', disse. Quer dizer: quando conseguir alcançar o nada, o governo proverá à clientela do Pronatec dois nadas.

Membros do MPPB elegem hoje lista tríplice para novo procurador-geral de Justiça

Candidatos à lista tríplice para procurador geral
Os promotores de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa, Amadeus Lopes Ferreira, Ádrio Nobre Leite, Carlos Romero Lauria Paulo Neto, [o atual procurador geral de Justiça] Bertrand de Araújo Asfora e Antônio Hortêncio Rocha Neto concorrem na eleição para lista tríplice de nomeação do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba para o biênio 2015/2017. Os membros do MPPB votam nesta quarta-feira (29), no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa.
A Procuradoria Geral de Justiça é um órgão executivo da administração superior do Ministério Público da Paraíba e é dirigida pelo procurador-geral de Justiça, nomeado pelo governador do Estado dentre os nomes que irão constar na lista tríplice escolhida pelos integrantes da carreira. O mandato do procurador-geral de Justiça é de dois anos, permitida uma recondução para mais dois anos, passando pelo mesmo processo de escolha.
A eleição ocorre trinta dias antes do término do mandato de procurador-geral de Justiça que estiver em curso. Após a definição da lista tríplice, a instituição tem um prazo de três dias para encaminhá-la ao governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), que terá um prazo de 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça.

Luciano Huck está em João Pessoa gravando quadro para o "Caldeirão do Huck"...

TAXI
O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, está em João Pessoa gravando para o seu programa, “Caldeirão do Huck”, o quadro “Vou de Táxi”. Luciano Huck foi fotografado na tarde desta quarta-feira (28), enquanto almoçava em um restaurante da Orla da Capital paraibana. Luciano posou para fotos com o chef do restaurante e elogiou a comida do local.
A capital paraibana foi escolhida pelo apresentador Luciano Huck para gravar o quadro “Vou de Taxi, nesta terça, 28. Huck escolheu o restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, um dos mais badalados de João Pessoa, para almoçar. O apresentador esteve no local e ficou encantado com o famoso “picadinho” preparado pelo chef Onildo Rocha, que fez questão de registrar a presença do global. 
Outro registro feito do apresentado na cidade, foi publicado pelo taxista Berg. “Primeiramente quero agradecer a Deus, depois a produção do Luciano Huck que nos localizou através do nosso site taxinaparaiba.com.br no google, e escolheu os nossos serviços para as gravações do quadro “Vou de Táxi” em João Pessoa”, revelou o taxista ao posar com Luciano Huck.
luciano foto 11169937_1037670989579051_6210778540452758741_n 

Prefeitura e demais órgãos públicos municipais de São José de Caiana terão água cortada por dívida com a Cagepa

O fornecimento de água para os estabelecimentos da Prefeitura Municipal de São José de Caiana, no Vale do Piancó, será suspenso a partir desta quarta-feira (29), é o que informou a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
A suspensão irá ocorrer por conta de uma dívida da prefeitura com o órgão que já teria ultrapassado R$ 23 mil. O corte será realizado por uma equipe da Cagepa do Alto Piranhas e pode ser acontecer em qualquer imóvel que esteja inscrito sobre o mesmo CNPJ no qual a prefeitura é cliente, exceto os de serviços essenciais.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot pede investigação contra Vital no STF

Depois das denúncias do ex-tesoureiro, Renan Trajano, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo, supostamente beneficiado com dinheiro desviado da Prefeitura de Campina Grande, é alvo de outra acusação. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot (foto), pediu ao Supremo Tribunal Federal prosseguimento de ação que investiga crime eleitoral envolvendo o então senador na eleição de 2012, quando o irmão, o atual deputado federal Veneziano Vital (PMDB), era prefeito do município.
No processo, Vital é acusado de ter participado de reunião de campanha da então candidata à prefeita do grupo, Tatiana Medeiros, na qual, segundo a acusação, pediu empenho e engajamento de cerca de 150 servidores da gestão municipal, em troca da preservação de seus empregos. A apuração, de acordo com o Ministério Público Federal, investigará eventual crime eleitoral. O artigo 229 do Código Eleitoral prevê pena de prisão de até quatro anos para quem oferece vantagens aos eleitores.

Vital e Veneziano se defendem
Ouvido pela Folha de São Paulo, Vital do Rêgo, por outro lado, diz nunca ter sido notificado judicialmente para se pronunciar sobre as acusações. “Reuniões políticas são parte do exercício do mandato de todo parlamentar”, acrescentou o ex-senador. Já o deputado federal Veneziano (PMDB) informou desconhecimento da ação e a inexistência de qualquer notificação a respeito do inquérito, iniciado pela Polícia Federal.

terça-feira, 28 de julho de 2015

5º Curta Coremas começa oficialmente nesta quinta com programação variada...

Com o propósito de não apenas congregar realizadores do cinema, mas dar visibilidade à produção e estimular o consumo do audiovisual no Sertão, o Curta Coremas começa oficialmente nesta quinta-feira (30), com workshops, mostras competitivas e uma programação voltada especialmente para o público infantojuvenil. A cerimônia começa às 19h, no auditório do Colégio e Cursos Santa Rita de Cássia, em Coremas.
Dentre os curtas-metragens paraibanos selecionados, destaca-se a predominância de produções sertanejas, de municípios como Sousa, Patos e Catolé do Rocha. Já a mostra nacional traz filmes de São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros. Ao todo, foram selecionados 36 filmes, distribuídos pelas mostras Mãe D’Água (filmes paraibanos), Panorama Brasil (filmes nacionais), Rio Turbinas (com filmes curtíssimos) e Infantojuvenil.
“A mostra pras crianças e adolescentes é algo que construímos com muito carinho”, salienta Kennel Rógis, diretor geral do festival. “Levar cinema às novas gerações é acreditar que além de uma ação educativa, essas pessoas poderão crescer tendo a oportunidade de pensar audiovisual, de ver um filme interessante, levantar questionamentos e reflexões sobre os mais variados temas abordados nos curtas”, completa.
O festival recebeu mais de 400 inscrições, que passaram pela curadoria formada pelo crítico de cinema Edu Fernandes e pelo produtor cultural Leo Tabosa, além dos integrantes do Coletivo Turbina Cultural, de Coremas. As produções que não foram selecionadas serão utilizadas em sessões especiais do Turbina Cineclube, que será inaugurado logo após o término do Curta Coremas. Durante a programação, uma sessão especial será dedicada a duas produções convidadas: “Alguma Coisa na Vida”, dirigido pelo Coletivo Luís Eduardo Magalhães, da cidade do Extremo Oeste baiano, e “Sem Pena”, documentário paulistano de Eugênio Puppo, que retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente.
Com um cenário crescente de violência urbana é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando sensivelmente o exercício do direito de defesa de acusados de crimes. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil.
Na programação, também há espaço para atividades culturais, como a apresentação do grupo Nós’sarte, na quinta-feira (30), e uma performance da cantora Gitana Pimentel, com repertório de samba, no sábado (1), ambos às 21h30.

PC da PB em conjunto com polícia de Goiás prendeu hoje, naquele Estado, acusados de matar o sargento Da Silva, em Ibiara no mês de fevereiro passado...

Sargento da polícia militar é brutalmente assassinado, na zona rural de Ibiara
Sob a coordenação do delegado Glauber Fontes, uma equipe da polícia civil da Paraíba, em conjunto com e Polícia Civil da cidade de Flores do Goiás, no estado do Goiás, prendeu 4 membros da família “Guiné”. Eles são acusados de matar o sargento da PM, Pedro Marques da Silva (foto), que tinha nome de guerra "Da Silva". O crime ocorreu, no dia 17 de fevereiro, no sítio Malhada, de propriedade do militar, localizado no município de Ibiara. O policial tinha nome de guerra de “Da Silva” e residia na cidade de Ibiara.
De acordo com informações do delegado Glauber Fontes, a prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (28). Segundo ele, dois agentes da polícia civil da Paraíba, sob sua coordenação, seguiram na tarde desta segunda-feira (27), para a cidade de Flores do Goiás, onde na manhã de hoje efetuaram a prisão dos acusados. Foram presos Francisco Pereira de Lacerda (pai), Francisco Pereira de Lacerda Junior (filho), Adailton Lopes de Lima e Cicero Pereira de Lacerda. Eles foram presos sob um Mandado de Prisão, oriundo da Comarca da cidade de Conceição. 
Ainda de acordo com o delegado Glauber Fontes, todos serão trazidos para a Paraíba, o mais breve possível. Mais informações em instantes... (com Gilberto Ângelo/VPN)

Relembre o caso
De acordo com informação da polícia militar, na ocasião do fato, “Da Silva” estava na sua propriedade, quando quatro homens, usando uma caminhonete D-20 de cor vermelha e uma moto Broz chegaram e efetuaram vários tiros contra ele. O sargento ainda tentou escapar da morte, correndo e atravessando a pista, mas foi perseguido pelos seus algozes, que não paravam de atirar na sua direção. Sem forças, o militar caiu em uma ribanceira e morreu no local, depois de ser atingido por vários disparos. Em seguida, os assassinos fugiram do local.
O corpo foi encontrado, somente depois de uma hora, pela família que sentiu a falta do militar. Ao saber dos disparos, a família saiu procurando e encontrou o corpo sem vida.

Lei também: Sargento da PM, que comandava o Destacamento de Diamante, foi brutalmente assassinado na zona rural de Ibiara...

Com apoio de policiais do 3º BPM/Patos e dos estados vizinhos, guarnições do 13º BPM prendem acusados de envolvimento no assassinato do sargento 'Da Silva'...

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Prefeito Élio Ribeiro desiste de disputar reeleição e anuncia apoio, junto com o ex-prefeito Dr. Willame Teotônio, ao vice-prefeito Dedé de Zé Paulo como candidato da situação em Santana dos Garrotes.

 
Foto 1: Prefeito Élio Ribeiro, ex-prefeito Dr. Willame Teotônio e o vice-prefeito Dedé de Zé Paulo, que na foto seguinte aparece ao lado de Zezito Moraes. 
As eleições de 2016 começam a mobilizar o cenário político regional. Em Santana dos Garrotes, o atual prefeito Élio Ribeiro (PT) desistiu de disputar a reeleição e decidiu apoiar o nome de seu atual vice-prefeito José Paulo Filho (PMDB), mais conhecido como Dedé de Zé Paulo, como pré--candidato a prefeito tendo como companheiro de chapa (na vice) Zezito Moraes (PT).
Zezito Moraes é presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar) e tio do prefeito Élio Ribeiro. Segundo informações, as conversas já vinham sendo mantidas. No entanto, a definição ocorreu durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (27) com lideres políticos locais. Entre eles, o prefeito Élio Ribeiro, Elson Ribeiro, Williamson Teotônio, Manoel Teotônio e o ex-prefeito de Santana dos Garrotes Willame Teotônio que, consolidou e apoiou os nomes.
Segundo Clério Nunes (PSB), os dois nomes tem o aval do Governador Ricardo Coutinho e do presidente estadual do PSB Edvaldo Rosas. Com isso, resta agora o bloco da oposição definir sua chapa. (com ValeNewsPB)

Ex-governador Wilson Braga sela as pazes com a irmã Nice e podem ir pro PSB...

A tarde do último sábado (25), foi muito importante para o clã dos Braga. Frequentador assíduo do cafezinho no Manaíra Shopping, um passarinho bastante conhecido e que estava na mesa vizinha, contou-me, que Wilson e Lúcia Braga, estavam conversando demoradamente com o ex-assessor e amigo, Rui Galdino, quando alguém soprou no ouvido de Rui, dizendo que a irmã de Wilson, Nice Braga, que vive na cidade de Conceição, também estava pelo Shopping.
Não se sabe como, mas, dizem que Galdino, no seu estilo “The Flash” e bastante competente, articulou um encontro entre os dois irmãos, que estavam afastados por questões políticas. De repente, Nice, aparece no cafezinho, e faz uma grande surpresa a Wilson e Lúcia. Beijos, abraços, fotografias, boas conversas e muita emoção não faltaram naquele grande encontro. Telefonamos para Rui, e ele no seu estilo peculiar, nos informou que foi tudo realmente, uma grande e boa surpresa, pois, os irmãos, Wilson e Nice Braga, mereciam as pazes.
Com relação à demorada conversa entre Rui, Lúcia e Wilson, antes da chegada de Nice, poderemos ter novidades políticas em breve. Como Rui Galdino, é considerado por alguns, “assessor-secreto” do governador Ricardo, será que está articulando a filiação do casal Braga, para o PSB ? E por quê ? Aguardem … (Por Gutemberg Cardoso)

Ex-tesoureiro de Veneziano revela em matéria no jornal 'Folha de S. Paulo' esquema que desviou 10,3 milhões da PMCG...

O jornal ‘Folha de S.Paulo’ publicou em sua edição desta segunda-feira (27) entrevista-bomba com o ex-tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Rennan Trajano, onde ele detalha um esquema de desvio de recursos públicos da administração municipal em benefício da campanha do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grade, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), também é envolvido no escândalo, assim como o vereador Hercules Lafite (PSC), que era diretor na Secretaria de Finanças à época em que Veneziano foi prefeito. De acordo com Rennan, R$ 10,3 milhões da prefeitura campinense foram desviados para uma empreiteira de fachada. Ele também afirma ter levantado cerca de R$ 10 milhões junto a agiotas para as campanhas dos Vital do Rêgo.
O ex-tesoureiro revelou que fez a Veneziano e a firmas que atuavam nas campanhas da família. A JGR, segundo Rennan Farias, foi usada para desviar recursos do município à campanha ao Senado do atual ministro do TCU Vital do Rêgo. Segundo o escritório, os proprietários da JGR não são localizados há anos pelos próprios contadores, que tentam receber uma dívida antiga.
Outro endereço indicado em documentos da prefeitura é uma sala desativada há anos. Em outros dois endereços atribuídos à JGR estão um ambulatório e outro escritório de contabilidade.

Segue a matéria na íntegra:
O ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande (PB) Rennan Farias afirma que, em 2010, entregou dinheiro em espécie ao então candidato ao Senado Vital do Rêgo (PMDB-PB), hoje ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Segundo declaração feita para o TV Folha, ele diz que a verba foi desviada de um contrato de R$ 10,3 milhões da prefeitura com uma empreiteira que não executou os serviços.
“[Eu] deixava lá o pacote, ou a caixa, ou a sacola, a caixa de uísque [com o dinheiro desviado], depois ele [Vital do Rêgo] fazia toda a repartição e resolvia seus problemas de campanha”, diz.
Além dos desvios da prefeitura, ele afirma ter levantado cerca de R$ 10 milhões junto a agiotas para as campanhas dos Vital do Rêgo.
Diz ainda ter feito entregas também ao irmão do ministro, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a firmas que atuavam nas campanhas da família. Os dois negam as acusações.
No TCU, Vital será um dos nove ministros a analisar as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. Se rejeitadas, elas podem abrir caminho para um processo de impeachment no Congresso.
Na sede da empreiteira JGR registrada na Receita Federal funciona um escritório de contabilidade que atende diversas outras firmas. A empreiteira, porém, não tem funcionário ou maquinário lá.
A JGR, segundo Rennan Farias, foi usada para desviar recursos do município à campanha ao Senado do atual ministro do TCU Vital do Rêgo.
A empreiteira recebeu R$ 10,3 milhões da prefeitura. Segundo o escritório, os proprietários da JGR não são localizados há anos pelos próprios contadores, que tentam receber uma dívida antiga.
Outro endereço indicado em documentos da prefeitura é uma sala desativada há anos. Em outros dois endereços atribuídos à JGR estão um ambulatório e outro escritório de contabilidade.
A Folha tentou localizar em João Pessoa (PB) o homem que aparece nos documentos como dono da JGR, o comerciante Gilson Gonçalves da Silva. No endereço que ele apresentou à Junta Comercial como sua residência há um salão de beleza. A dona afirmou que um Gilson Silva trabalhou no local anos atrás, mas num quiosque que ficava na frente do imóvel, vendendo salgadinhos.
A reportagem localizou o empresário Eduardo Victor, dono da Compecc, firma que, segundo Rennan Farias, era destinatária dos cheques emitidos pela prefeitura.
Eduardo Victor negou o repasse de dinheiro e que sua empresa controle a JGR. Disse ter alugado “equipamentos” para a JGR. Segundo ele, Gilson Silva foi funcionário da Compecc “por uns cinco anos”. Victor diz ser amigo do ministro Vital do Rêgo.
Os balanços contábeis da JGR mostram um lucro líquido de 95% da receita total de 2009, ano em que fechou o contrato com a prefeitura. A empresa informou ter recebido R$ 1,67 milhão (86% provenientes da prefeitura), mas gastou apenas R$ 76 mil. O balanço de 2010 não está arquivado na Junta Comercial.
Documentação obtida pela Folha mostra que a JGR foi aberta, com outra denominação, pelo mesmo servidor da Prefeitura de Campina Grande, Roberto Carlos Cantalice de Medeiros, que posteriormente foi o responsável, na Secretaria de Obras, por “todo o processo de empenho” das obras denunciadas por Rennan Farias. Medeiros diz não ter feito nenhum contrato com a prefeitura até vender sua parte na JGR, por volta de 2007.

A entrevista, na TV UOL, pode ser acessada pelo link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1660682-ministro-do-tcu-e-acusado-de-receber-dinheiro-desviado.shtml

Ministério Público recomenda investigação por uso eleitoreiro em disputa pelos Conselhos Tutelares, nos município da Paraíba.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer evitar interferências políticas nas eleições para a escolha de conselheiros tutelares no estado da Paraíba. Para isso a Corregedoria Geral do Ministério Público paraibano expediu uma recomendação para que todas as Promotorias de Justiça no estado fiscalizem as eleições deste ano. O processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares, nos 223 municípios da Paraíba, acontecerá já no mês de outubro.
“Em algumas cidades do interior, a disputa costuma ser marcada pela tentativa de interferências política e partidária”, ressalta o corregedor-geral do MPPB, procurador de Justiça Luciano de Almeida Maracajá. O pleito está marcado para o 4 de outubro em todas as cidades brasileiras, como estabelece a Lei Federal 12.696, de 2012, que prevê uma eleição unificada para conselheiros tutelares no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.
A Recomendação 02/2015 alerta os promotores de Justiça para a necessidade de investigar denúncias que surgirem durante o processo eleitoral e acompanharem de perto as eleições em todo o estado, já que o Ministério Público é o órgão responsável por “ações para a eficaz e efetiva implementação das normas relativas à eleição unificada dos conselheiros tutelares”.
O corregedor-geral adianta que já há denúncias, mesmo faltando mais de dois meses para as eleições, de interferências políticas no processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros em várias cidades do estado. Ele ainda lembra que, em alguns casos, os candidatos procuram ocupar as vagas com o objetivo de ascender politicamente nos municípios e conquistar vagas no Poder Legislativo e em outros órgãos das administrações municipais.
“Como nós temos muitas cidades pequenas na Paraíba, isso se torna muito evidente. Quem ocupa o cargo de conselheiro tutelar geralmente vê nisso uma oportunidade para dar início a uma carreira política; quando, na verdade, essas pessoas deveriam estar preocupadas em prestar um bom serviço à comunidade”, completa o corregedor.

Rênio recebeu lideranças durante festa da padroeira de Santana dos Garrotes...

O presidente da Câmara de Santana dos Garrotes, vereador Rênio Macedo (PMDB) ofereceu recepção à amigos e correligionários no último sábado (25) durante os festejos de Nossa Senhora Santana - padroeira do município. Vários lideranças locais estiveram na recepção.
Dentre os presentes destaque para o ex-senador e ex-deputado federal Marcondes Gadelha (PSC), o deputado estadual Renato Gadelha (PSC), além de diversos vereadores dos municípios vizinhos, à exemplo do itaporanguense Jacklino Porcino (PMDB) e igaracyenses Damião Clementino e Rivaldo Araújo.
Rênio tem sido uma liderança requisitada pela população local para disputar a sucessão municipal do ano que vem. Com uma avaliação positiva do seu desempenho à frente do comando da câmara local, o vereador é um forte nome para a disputa e pode contar com o apoio de toda a oposição - que tem o ex-prefeito Zé Alencar (PSDB) como um de seus líderes. Falando nisso, Rênio ainda marcou confraternizou-se com Zé Alencar, o deputado estadual Dinaldinho (PSDB) e Vandeco.
 
 
Marcondes, Renato e Dinaldinho abraçando Rênio e Vandeco - provável chapa das oposições ano que vem...
 

A espinhosa missão de Vital pra relatar pedaladas fiscais do Governo Dilma, no TCU

Vital Filho no TCU
O ministro Vital Filho (Tribunal de Contas da União) terá uma missão espinhosa para se desincumbir nas próximas semanas. Ele foi escolhido relator de recurso do Governo Dilma Rousseff, no caso das chamadas pedaladas fiscais. Nesta quarta-feira (dia 22), o advogado geral da União, Luís Inácio Adams, protocolou a defesa do Governo.
Como se sabe, o TCU questionou, por unanimidade, operações realizadas pelo Governo Dilma, com indícios de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orçamentária Anual na sua prestação de contas de 2014, conforme o ministro José Múcio. Em sua defesa, o Governo alega que realizou operações regulares e que outros Governos também fizeram o mesmo.
Dentre os questionamentos do relator, o ministro Augusto Nardes, constam o atraso de repasses para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil referentes a despesas com programas do governo como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, o seguro-desemprego e o abono salarial, o que configuraria operação de crédito, o que é vedado pela legislação brasileira.
Vital, como se sabe, era um dos principais aliados do Governo Dilma no Senado, e foi nomeado pela presidente.

Vídeo mostra momento em que vaqueiro e cavalo sofrem descarga elétrica durante corrida de vaquejada na região de Cajazeiras

Um cavalo morreu eletrocutado durante uma vaquejada na Zona Rural da cidade de São João do Rio do Peixe. O fato ocorreu num Parque de Vaquejada bastante conhecido e tradicional na realização desse esporte. Uma pessoa estava gravando o momento em que os vaqueiros tentavam derrubar o boi, quando um dos cavaleiros parou e pegou na cerca do parque, que estaria energizada.
O acidente ocorreu na semana passada, mas somente neste domingo (26), o vídeo vazou na internet. O cavaleiro ficou se debatendo e foi arrastado do local com muita dificuldade por duas pessoas que estavam dentro do parque.
O cavalo não teve a mesma sorte. Foi retirado do local um pouco depois e acabou morrendo. O local se encheu rapidamente de gente na tentativa de ajudar os acidentados. O rapaz sofreu uma forte descarga elétrica, mas sobreviveu. Veja, abaixo, o momento do acidente:

Polícia apreende duas armas de fogo durante operação no Vale do Piancó...

Neste sábado (25), policiais militares do 13º Batalhão, durante a realização da Operação Nômade, apreenderam mais duas armas de fogo e fizeram as prisões dos acusados por porte ilegal de arma. A primeira apreensão ocorreu por volta das 15h, em um sítio localizado na área do 13º BPM. O acusado, Cícero Henrique da Silva, de 64 anos, se encontrava portando uma espingarda de fabricação caseira. Foi constatado também, durante a abordagem policial, que já existia contra o acusado um mandado de prisão em aberto, da Comarca de Santana dos Garrotes.
Durante a noite, enquanto realizavam a Operação Nômade na saída para a cidade de Cajazeirinhas, policiais militares abordaram um grupo de jovens e constataram que Cícero Morais da Silva, de 24 anos, se encontrava portando um revólver calibre 38 com cinco munições. Cícero confessou ser o proprietário da arma.
Foi constatado também pela Polícia Militar que Cícero estava há seis meses em liberdade condicional, pois responde por tráfico de drogas na comarca de Coremas. Ambos os acusados foram conduzidos para a delegacia que atende à área. (com 13º BPM)

Acidente na noite de sábado com ônibus deixa cinco pessoas feridas em Sousa...

Acidente com ônibus deixa cinco pessoas feridas em Sousa, no Sertão da PB
Um acidente registrado na noite de sábado (25), com um ônibus de linha interestadual da empresa Progresso, deixou pelo menos cinco pessoas feridas na BR 230, em Sousa, no Sertão paraibano. O motorista perdeu o controle do veículo e saiu da pista, vindo a tombar o ônibus.
De acordo com informações da Polícia, o acidente aconteceu por volta das 21h30 no sentido que liga Sousa a Cajazeiras. O ônibus seguia de Iguatu, no Ceará, para o Recife, em Pernambuco. O ônibus tombou após o motorista tentar desviar de uma moto que estava com o farol desligado trafegando na pista. Ele tentou desviar do motociclista e saiu da pista descendo um barrando.
As cinco pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Sousa, mas tiveram apenas ferimentos leves. Cerca de 20 pessoas viajavam no ônibus. Além do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também esteve no local prestando socorro às vítimas. O motociclista fugiu do local do acidente.

Bilhete da “Al Caeda” com ordem para matar preso encontrado na cadeia de São José de Piranhas

Um bilhete com ordem da “Al Caeda” para matar um presidiário foi interceptado pelo diretor da cadeia de São José de Piranhas antes que fosse entregue a um preso em uma das celas da unidade prisional. O fato ocorreu por volta das 15h deste sábado (26).
De acordo com o boletim de ocorrência, o bilhete fragmentado em três partes com a ordem de execução foi entregue por um mototaxista dentro de uma embalagem de macarrão instantâneo, junto com uma quantidade de maconha.
Segundo a Polícia, o material encontrado pelo agente penitenciário durante a revista era para ser entregue ao presidiário conhecido por Ciê, o qual seria repassado para outro detento de nome Luiz Lavô, que seria o escolhido matar o presidiário Marcelo Ceará.
O delegado de plantão, Ivaldo Pedro de Araújo Dias, apurou com os policiais civis que Marcelo Ceará, enquanto estava recolhido do presídio de Cabedelo-PB, delatou integrantes do grupo criminoso “Al Caeda” na grande João Pessoa. A partir daí ele não parou de receber ameaças de morte da facção.
O delegado deu início às investigações para identificar e punir o remetente e os envolvidos na ação. (com Dida Gonçalves)

Com conselheiro a menos, TCE recorre a "jeitinho" para manter os julgamentos...

Com um conselheiro a menos na sua composição, o Tribunal de Contas do Estado adotou o sistema de rodízio entre os conselheiros substitutos, até que o governador Ricardo Coutinho (PSB) defina o novo membro dentre os nomes que compõem a lista tríplice entregue no dia 22 de abril pelo conselheiro-presidente Arthur Cunha Lima. Nenhuma justificativa foi dada pelo governador para não ter escolhido até agora o nome daquele que vai preencher a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Umberto Porto.
O rodízio é previsto na Lei Orgânica do TCE e no regimento interno. O texto diz que em caso de vacância do cargo de conselheiro, o presidente do tribunal convocará auditor para exercer as funções inerentes ao cargo vago, até novo provimento, assegurando-se a todos igual oportunidade de substituição. Atualmente o cargo vago está sendo ocupado pelo conselheiro substituto Oscar Mamede, que é autor de um mandado de segurança, impetrado no Tribunal de Justiça, questionando a escolha da lista tríplice.
Com a aposentadoria de Umberto Porto, o Tribunal de Contas se reuniu no dia 16 de abril para escolha da lista tríplice. Os escolhidos foram os conselheiros substitutos Marcos Antônio da Costa (6 votos), Antônio Gomes Vieira Filho (5 votos) e Antônio Cláudio Silva Santos (4 votos). Também estava concorrendo o conselheiro substituto Oscar Mamede. Após a escolha, o presidente do tribunal, Arthur Cunha Lima, tratou de entregar a lista tríplice ao governador Ricardo Coutinho, a quem compete definir o nome do novo conselheiro.

Sem Prazo - Já se passaram três meses que o documento foi entregue ao governador. No entanto, ele não tem prazo para fazer a escolha do novo conselheiro, mas a demora tem causado estranheza entre os membros da Corte de Contas, considerando que nunca na história do tribunal um governador demorou tanto para escolher um conselheiro.
Historicamente, o prazo máximo para o governador nomear é de 15 dias, depois da escolha do conselheiro. Dos atuais membros do tribunal, apenas um foi nomeado na gestão de Ricardo Coutinho e mesmo assim em tempo recorde. O nomeado foi o conselheiro André Carlo Torres, oriundo do Ministério Público de Contas, que encabeçou a lista tríplice definida pelo tribunal. A lista foi entregue ao governador no dia 23 de janeiro de 2012 e a publicação do ato indicando o seu nome saiu no dia 31 de janeiro. Depois da sabatina na Assembleia, ele foi nomeado no dia 14 de fevereiro.
O Tribunal de Contas do Estado é composto de sete conselheiros. A Lei Orgânica do TCE dispõe que os conselheiros, em suas ausências e impedimentos por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal, serão substituídos, mediante convocação pelos auditores. Em caso de vacância de cargo de conselheiro, o presidente do tribunal convocará auditor para exercer as funções inerentes ao cargo vago, até novo provimento.

Série D: Campinense bate Serra Talhada em casa e dispara na liderança Grupo A-3

SÉRIE D: Campinense bate Serra Talhada em casa e dispara na liderança do Grupo A-3
Com gol de Felipe Ramon, que saiu do banco no segundo tempo, o Campinense bateu o Serra Talhada por 1 a 0 neste domingo (26), no Amigão, e disparou na liderança do Grupo A-3 da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida teve validade pela terceira rodada da quarta divisão nacional.
Em um jogo disputado, a Raposa conseguiu um importante resultado, já que agora é o líder da chave com sete pontos, quatro a mais que o próprio Serra, que está no segundo posto. No próximo sábado, o Rubro-Negro vai até o litoral sul de Alagoas para encarar o Coruripe, atual terceiro colocado do grupo, com dois pontos.
Quem saiu ainda mais feliz de campo neste domingo foi o goleiro Glédson. Contando os dois últimos jogos do Paraibano e depois de três pelejas da Série D, o arqueiro raposeiro está há cinco partidas sem ser vazado.

Bota supera gramado encharcado, vence o América-RN e se aproxima do G4...

Em domingo (26) de muita chuva na capital paraibana, Botafogo-PB e América-RN se enfrentaram pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Pelo lado do Belo, Ramiro Sousa estreiou no comando técnico da equipe após a saída de Roberto Fonseca. A vitória representava a chance de se distanciar da zona de rebaixamento e se aproximar do G-4 do Grupo A, já que o América-RN é um adversário direto pela zona de classificação. Para o Mecão, o objetivo era se consolidar no G-4 da competição e subir na tabela.
Com o gramado muito encharcado e cheio de poças, o Almeidão não foi um palco propício para uma partida de futebol. Ainda mais se levar em conta as dimensões do campo, que são as máximas permitidas pela Fifa. Com isso, a bola precisava percorrer uma distância bem maior e muitas vezes ficava presa no gramado. Os jogadores de ambas as equipes sofreram muito para jogar.
Com o resultado positivo, o Botafogo-PB pulou para 7ª posição, com 12 pontos, dois a menos que o 4° colocado, o próprio América-RN, que estacionou nos 14 pontos. Na 10ª rodada, o Mecão enfrenta o Águia-PA na sexta-feira (31), na Arena das Dunas e o Belo pega o Salgueiro no domingo (02), no Cornélio de Barros.

Polícia Civil apreendeu 470 aparelhos celulares sem nota fiscal em Coremas

A Polícia Civil da Paraíba apreendeu 470 celulares de diversas marcas e outros produtos eletrônicos sem nota fiscal na cidade Coremas. A ação policial aconteceu sexta-feira (24) e todo o material estava sob poder de Francisco Sales Querubino Neves, 55, conhecido como ‘Sales Modesto’.
De acordo com os policiais que realizaram o trabalho, a apreensão se deu durante levantamentos de rotina realizados na cidade, quando foi observada uma movimentação estranha próximo ao veículo em que Sales Modesto estava no momento em que a viatura se aproximou. Segundo os policiais, ele é investigado por crimes contra a economia popular em vários estados desde o ano de 1997 e já foi processado seis vezes pelo mesmo crime.
Contra Sales Modesto foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia de Coremas. Já o material apreendido seguiu para o fórum da cidade.