sábado, 26 de março de 2011

Josias Tolentino recebe os parabéns pela colação de grau em Física pela UFRN

Josias ao lado da esposa Rosanne e dos filhos Joyce e Josias Filho
Neste instante, o blog tem o prazer de parabenizar o amigo professor Josias Tolentino, gerente da 7ª Gerência Regional de Educação, pelo sucesso obtido em mais uma etapa de sua vida. Josias, que já é formado em Licenciatura em História pelas FIP, agora, acaba de colar grau em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Resultado da sua garra, dedicação e, principalmente, força de vontade em sempre se superar com uma vasto curriculum. Trata-se de mais uma vitoria desse preparadíssimo professor, que não mede esforços em aumentar seus conhecimentos. Prova disso, é que ele não para, pois, no momento está cursando a segunda especialização em Gestão Pública Municipal pela UFPB. A primeira é Psicopedagogia, que está concluindo este ano.
A colação de grau de Josias aconteceu ontem (25) no auditório da UEPB em Campina Grande, numa bela cerimônia, envolta de muita emoção e alegrias, pois é a aprtir de então que muitos sonhos e projetos começam a tomar formas na sua vida. E Josias, além de um sonhador, é um perseverante e entusiasta quando o tema é a educação.
Portanto, nossos parabéns à Josias que um dia sonhou este momento e hoje pode vê-lo eternizado em sua mente, coração e singelas imagens.

PMDB vai reeditar encontrão da oposição e descarta punição a deputados dissidentes

Em reunião neste sábado as principais lideranças do PMDB decidiram promover encontros regionais em cidades pólos da Paraíba com o objetivo de fortalecer a legenda e a oposição ao governo Ricardo Coutinho (PSB). Na ocasião, o ex-governador José Maranhão foi proclamado pelo partido como um dos lideres principais da oposição no Estado.
“A oposição é grande, e tem outros partidos participando, mas fui convocado pelo meu partido, o PMDB para fazer parte desse processo e comandar a oposição no Estado”, disse o ex-governador. “Tenho a certeza de que esses encontros regionais servirão para fortalecer ainda mais a unidade do PMDB e dos partidos aliados em todo o Estado”, complementou.
Sobre os deputados estaduais dissidentes que aderiram à bancada de sustentação do Governo, ficou decidido que não haverá punição nesse primeiro momento. Dos três parlamentares, apenas Márcio Roberto, compareceu a reunião. O deputado Wilson Braga telefonou alegando problemas de saúde, já Doda de Tião não compareceu devido a um acidente de carro sofrido pelo seu sobrinho na noite deste sábado. (wscom)

Câmara de Vereadores aprova Projeto e municipaliza o trânsito no município de Itaporanga

Em sessão realizada na noite deste sábado (26) a Câmara Municipal de Itaporanga aprovou por 4 X 3, sem necessidade do voto minerva do presidente da Casa, o projeto enviado pelo Executivo Municipal em que estabelece, a partir de então, a Municipalização do Trânsito no âmbito do município. O projeto contou com os votos favoráveis de Zé Queiroz, Erivaldo Rufino, Lula da Farmácia e Duvan, sendo voto contrário: Saulo, Herculano e Zé Valeriano. A sessão foi conduzida pelo presidente Zeca da Encarnação, registrando a ausência apenas do vereador Zé Porcino.
O projeto obedece, em verdade, o que determina a Lei Federal 9.503 de 23/09/97 que institui o Código de Trânsito Brasileiro - CTB e prevê a divisão de responsabilidades para União, Estados e Municípios. Sendo a Prefeitura Municipal quem autoriza o uso do solo, ela é reponsável pelo trânsito que gera, portanto, o município para atuar nesta área deverá se integrar ao Sistema nacional de Trânsito criando um órgão executivo de trânsito de sua circunscrição e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Ou seja, este processo recebe o nome de Municipalização de Trânsito, que não é opção mas uma obrigação.
Assim será criada em Itaporanga, a Superintendência de Transportes e Trânsito que é responsável pelo planejamento, coordenação e execução das políticas de transporte e trânsito. O propósito da STTrans é assegurar a população mobilidade, acessibilidade, segurança, fluidez e conforto nos sistemas de transporte e trânsito, respaldado na competência, satisfação profissional e nos avanços tecnológicos, contribuindo para a qualidade de vida no município.
O órgão municipal executivo de trânsito, previsto no artigo 8º, do CTB e Resolução nº 296/08-Contran, deverá possuir uma estrutura que permita desenvolver atividades de engenharia de tráfego, fiscalização de trânsito, educação de trânsito e controle e análise de estatística. Junto a este órgão de trânsito, deve funcionar a JARI, órgão colegiado responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra penalidades impostas pelo órgão executivo de trânsito, em conformidade com a Resolução 233/07-Contran.
A municipalização do Trânsito envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Contran e ao disposto no CTB. Para que os municípios passem a fazer parte efetiva do Sistema Nacional de Trânsito - SNT, exercendo plenamente suas funções, é preciso criar os órgãos ou entidades executivos municipais de trânsito. Esta estrutura deve estar apta para executar as atividades de engenharia, educação para o trânsito, controle e análise de acidentes, operação e fiscalização de trânsito, e de apoio ao funcionamento da JARI.

Botafogo será julgado pelo STJD-CBF por escalado o atacante Edmundo no jogo contra o Caxias-RS

Segundo edital de convocação da Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Botafogo será julgado como incurso no artigo 214 do CBJD, referente ao jogo contra o Caxias-RS, pela Copa do Brasil.
Pelo artigo, o Botafogo terá incluído de maneira irregular um jogador para atuar. Segundo informou o comentarista Ivan Bezerra da Rádio Tabajara, o jogador seria o atacante itaporanguense Edmundo que fora punido por quatro jogos, quando atuava pelo Campinense, pela Série B e só pagou três.
O Caxias também será julgado na reunião que acontece segunda-feira (28). O time gaúcho atrasou no retorno para o segundo tempo e está incurso no artigo 206 do CBJD.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

Deputado Wilson Braga solicita ao Governo diversas ações para o município de Boa Ventura

O deputado estadual Wilson Braga (PMDB), por meio de requerimento encaminhado à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, solicitou, ontem, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) determine que a Suplan construa uma passarela, sobre o Rio Piancó, entre as cidades de Itaporanga e Boa Ventura, bem como uma caixa d'água e uma estação de tratamento no Conjunto Flávio Arruda, em Boa ventura, através da Cegepa.
A solicitação do deputado visa atender a apelos do ex-prefeito de Boa Ventura, Fábio Arruda (PMDB), que cita as comunidades de Pedro de Lã, Chatinha, Cabaceiras, Angicos, Barrocão, Cardoso, Tamanduá, lagoa Seca, Nazaré, Cambes, Antas, Emas e Alto dos Caboclos, como as mais prejudicadas pelas cheias do Rio Piancó, no acesso à cidade, em períodos invernosos.
Quanto aos serviços solicitados à Cagepa, Fábio fez ver, ao deputado Wilson Braga, que a população do Conjunto Flávio Arruda, sobretude idosos e crianças, vêm sendo afetados por doenças provenientes de água imprópria ao consumo humano, e enfatiza que, só com um sistema adutor, é que o problema poderá ser solucionado. (Ascom)

Confira a Coluna Destaque Vale do Piancó, no JP

A seguir tópicos da coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (26) do Jornal da Paraíba, sob comando de Quinca Remígio:
Decisão - Com a decisão do Supremo sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa a partir das eleições de 2012, dois deputados com atuação no Vale podem voltar à Assembleia Legislativa: Carlos Dunga (PTB) e Dinaldo Wanderlei (PSDB).
A Brasília - A prefeita Flávia Serra Galdino viajou para Brasília, na companhia do advogado Remígio, depois da comemoração pela volta do senador Cássio Cunha Lima. Ela avisou que Piancó deverá ganhar em breve conquistas nas área da Saúde e Educação.
Euforia na Paraíba - A euforia dos prefeitos, vereadores, lideranças políticas e do povo tomou conta de algumas cidades após a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a ‘Ficha Limpa’. Notadamente, os eleitores de Cássio Cunha Lima. A festa ainda continua até o momento.
Pedra Branca - O prefeito Anchieta Noia tem motivos de sobra para comemorar. A primeira delas é a festa de emancipação do município que vai acontecer na próxima quarta-feira dia 30 de março. Com várias atrações, inaugurações e muita festa.
Pedra Branca II - O outro motivo da comemoração é a possível volta do deputado Carlos Dunga à Assembleia Legislativa. Anchieta, votou em Dunga e tem grande prestígio e uma larga amizade com o parlamentar. Anchieta foi só alegria quando soube da notícia.
Santiago - Os correligionários do senador Wilson Santiago ainda mantêm as esperanças de que ele possa permanecer no Senado, mesmo com a decisão do STF. Wilson Santiago já avisou aos prefeitos e lideranças políticas do Vale que não jogou a toalha.
Festa - A Rádio Conceição FM 91.1 vai realizar, amanhã, o primeiro Festival da Cachaça de Conceição. O evento acontecerá no Celeiro Campestre Clube e será animado pela banda Forró de Taipa. Haverá distribuição de cachaça para os participantes.
Piancó - Uma enquete realizada durante a semana passada, pela Rádio Nativa FM, para saber a opinião das pessoas sobre qual o melhor nome para prefeitura. As escolhidas foram: as vereadoras Cristiane Remígio e Francisca de Paula.
Piancó II - Definitivamente, o poder é das mulheres. A prefeita Flávia sabe que as preferidas para disputar sua sucessão são duas mulheres. O detalhe: as duas vereadoras que venceram a enquete são aliadas políticas. Isso é que é governar calmamente.

Professora diz que em Pedra Branca o piso pago é de R$ 699 mas não está especificado como vencimento

Por falar nisso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedra Branca (Sindispeb), em contato com o blog, envia resposta ao comentário de Geudiano, no post anterior, que se pronunciou a cerca da greve dos servidores em Pedra Branca, quando afirmara que lá já se paga o piso salarial de R$ 593,50.
De acordo com o Sindispeb não existe tal piso porque o art. 2º da Lei 11.738/08 § 4º, na composição da jornada de trabalho, observa-se o limite máximo de 2/3 (dois terço) da carga horária para o desempenho das atividades da interação com os educandos.
Ou seja, as atividades extracurriculares realizadas pelo professor ou as aulas de departamento devem ser concluídas na carga horária do professor no mínimo, assim a carga de um professor deve ser de 25 horas que equivale a R$ 738,72. O Sindispeb lembra que é este o valor que os grevistas estão reivindicando para professor inicial com o magistério podendo este crescer tanto no tempo de serviço como na sua formação, que não é o caso de Pedra Branca.
O Sindispeb afirma que lá se paga um valor de R$ 699,00 ao professor e desconsidera tanto o tempo de serviço como a formação. Além do mais este valor não está especificado como vencimento, pois o professor que for se aposentar terá perca. "Lutamos por um piso nacional de no mínimo 25 horas semanais, sendo vinte e cinco atividadesde casa", diz a professora Vanderly Silvino.
O Sindispeb ainda lembra que o calendário do ano letivo já está comprometido, pois foram cinco dias sem aulas: "Para os alunos é mais conveniente eles irem pra escola quando os grevistas reporem as aulas, por isso o Sindispeb anunciou em carro de som que os alunos não fossem às aulas, tendo que agora assistir aulas dadas por professores contratatados e depois ter que ir às aulas por mais tempo", conclui a professora.

Sai nomeações para 7ª Gerência de Saúde em Piancó

A edição deste sábado (26) do Diário Oficial trás a publicação do corpo administrativo da Sétima Gerência Regional de Saúde, sediada na cidade de Piancó, além da nova direção do Hemonúcleo daquela cidade e de um dos núcleos administrativos do Hospital de Aguiar. Confira:
Para a Sétima Gerência Regional de Saúde, foram nomeados:
Maria Neide Miguel da Silva - Chefe do Núcleo Técnico-Administrativo
Maria Jakelene Lopes da Silva - Chefe do Núcleo de Finanças
Iolanda Xavier de Oliveira - Chefe do Núcleo de Auditoria em Saúde
Wivyanne Dalva da Silva Graciane - Supervisora
Silvia Karine Alves Couto - Supervisora
Maria Iaponira de Sousa - Supervisora
Maria Márcia dos Santos Leite - Diretora do Hemonucleo de Piancó
Claudivania Pereira de Araújo Bento -  Chefe do Núcleo de Recursos Humanos do Hospital de Aguiar

Carlos Dunga comenta decisão do STF e parabeniza Pedra Branca pelos 47 anos de emancipação política

Em entrevista ao programa "Radar 91", nesta sexta-feira (25), levado ao ar pela rádio Conceição 91.1 e retransmitido por um pool de emissoras para o todo o Vale do Piancó, o suplente de senador e também de deputado estadual Carlos Dunga (PTB) falou, pela primeira vez sobre a decisão do Supremo tribunal Federal que poderá levá-lo devolta à Assembléia Legislativa.
Sabatinado pelos apresentadores Joaquim Franklin, F. Diassis e Salmir Ramalho, Dungão preferiu não criar expectativa a respeito do assunto. No entanto, quando indagado se ficara surpreso com a decisão do STF sobre a Ficha Limpa ele disse que "supreso mesmo fiquei com a minha derrota". 
Em um tom bastante elevado, Carlos Dunga afirmou que não é mais o Carlos Dunga de antigamente e foi direto ao ponto: "Muitos preferiram votar em quem doa sopa a quem já conseguiu centenas de benefícios para a Paraíba. Como tratores, equipamentos agrícolas, açudes, estradas e muito mais. E se eu passasse mais uma hora no programa o espaço não seria suficiente para falar o que já fiz".
No final, Carlos Dunga elogiou o formato do noticioso e parabenizou a cidade de Pedra Branca, já que estava sendo retrasmitido para todo o Vale do Piancó, pelos seus 47 anos de emancipação política, que acontece na próxima quarta-feira, e, ainda, mandou um grande abraço para o prefeito Anchieta Nóia, seu amigo-irmão, para o povo de Pedra Branca e lideranças políticas da região.

sexta-feira, 25 de março de 2011

MP da PB sofre intervenção do Conselho Nacional

O Conselho Nacional do Ministério Público determinou que todos os procedimentos administrativos do Ministério Público sejam distribuídos a membros do Conselho Nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (clique aqui e leia) e teve origem no caso do promotor paraibano Carlos Guilherme Santos Machado, que teve início em junho de 2009 e até hoje não foi concluído.
O relator do processo no Conselho Nacional, Cláudio Barros Silva, questiona o fato de que muitos resultados já estão inviabilizados por conta da prescrição de eventual sanção disciplinar. Acontece que nem a investigação contra Carlos Guilherme, nem dos excessos praticados pelos membros do MP durante a apuração do susposto crime tiveram conclusão. Clique para ler o processo de correição na íntegra
A publicação também determina que o procurador-geral de Justiça na Paraíba promova o necessário andamento e encerre as investigações e decida se vai instaurar ou não procedimento de investigação criminal contra os agentes do Ministério Público que teriam agido com excesso durante a apuração do suposto crime de Guilherme Santos.
O caso - Guilherme Santos, que atuava como promotor de Justiça do município de Cajazeiras, no Sertão, em junho de 2009, foi acusado de atirar contra o cunhado depois de uma discussão com a namorada. Ele também teria apontado uma arma para uma criança no meio da confusão. Após o desentendimento a moça teria partido com ele.
Leia a matéria completa no: Portal RPSCOM

CIB aprovou PSE para quatro municípios do Vale

Foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial a portaria nº 14/11, assinada pelo secretário estadual da Saúde Waldson Dias de Souza, em que a Comissão Intergestores Bipartite aprovou a implantação do Programa Saúde na Escolas - PSE, em 26 municípios, quatros dos quais no Vale do Piancó. Que são: Aguiar, Diamante, Santana dos Garrotes e Serra Grande.

Conceição FM 91.1 e pool de emissoras levarão ao ar o Radar 91 informando com credibilidade e qualidade

O Vale do Piancó ganhará nos próximos dias um inovador projeto radiofônico envolvendo diversas emissoras de rádios, capitaneadas pela Conceição FM 91.1. Em verdade, trata-se de um programa de rádio-jornalismo em que a população da região terá à disposição o que se pode esperar de um bom jornalismo feito com credibilidade, eficiência, ética e caráter. Um empreendimento de Alexandre Braga.
O "Radar 91" estará no ar de segunda à sexta, a partir das 11h30, sendo apresentado pela banca de jornalistas do porte de Quinca Remígio, F. Diassis e Salmi Ramalho, ambos com larga experiência na área radiofônica. Tendo na técnica os trabalhos de Ricardo Dantas. O trio abordará tudo que estiver acontecendo no cenário político, cultural e econômico, sempre com um toque esclarecedor dos fatos, sem maquiagem ou manipulação erronea da notícia.
No "Radar 91" o ouvinte valepiancoense será respeitado ao máximo diante das matérias que ali forem apresentadas, porque será levado a cabo o dever de informar sem inventar. Isso tudo, contando com um editorial bem arrojado. O programa chegará aos ouvintes através de uma cadeia regional de, pelo menos, 15 emissoras.
Num primeiro momento, já em fase de experimento, o programa entrará em cadeia através das seguintes emissoras: Jovem Kennedy FM, da cidade de Emas; Pedra Branca FM, de Pedra Branca; Portal do Vale, de Boa Ventura; Ibiara FM, de Ibiara; Serviço de Som, de Santana Inês; Sistema Alternativo de Som, de Itaporanga; dentre outros.
A Conceição FM 91.1 também terá o programa transmitido via intenet, através de blogs/sites, como: o Catingueira.Net, o Blog Hugo Igaracy, Ary Ramalho.Com, o Blog 87 Notícias, o Blog de Ricardo Pereira, o Portal RPSCOM, dentre outros que serão contactados. Assim, configurando uma inovação ao valorizar estes espaços e os internautas.
Com correspondente em todas as cidades, o projeto levará ao público ouvinte a informação em tempo real e com a maior credibilidade. O lançamento oficial ocorrerá nos próximos 15 dias. Ganha o Vale do Piancó e principalmente a população desta região, pela qualidade da informação que passará a receber.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cássio sobre encontro com Maranhão-Veneziano “Vai chegar o momento de sentarmos todos juntos"

Após desembarcar no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, Cássio Cunha Lima (PSDB) falou da relação com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e nega categoricamente planos de ser candidato a governador em 2014. A reação do ex-governador foi em respostas às especulações dando conta que é inevitável um embate entre ele o governador visando o Palácio da Redenção.
Cássio mostrou estar determinado a manter a aliança firmada com Ricardo: “Vou continuar apoiando o governador”. “O sucesso de Ricardo é o sucesso da Paraíba”, justificou. Visivelmente descontente também com a onda de especulações sobre um possível “plano de aliança” com seus maiores rivais, após ser visto apertando a mão com José Maranhão, Cássio alegou que sua atitude não passou de um gesto de “cordialidade”.
“Nunca deixei de apertar a mão de Maranhão quando o encontrava em qualquer lugar. Essa não foi a primeira vez”, afirmou. Sobre o encontro com o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, Cássio garantiu que a audiência foi puramente administrativa, tendo como foco exclusivo a instalação da AACD na cidade.
Apesar da insistência em negar que houve algo de “político” na reunião, Cássio admitiu que vai se empenhar para consolidar uma parceria política permanente com o rival. “Vai chegar o momento em que vamos sentar com Veneziano, Cícero e todos os deputados federais para conversar, na presença do governador Ricardo”, declarou. (foto-parlamentopb)

Cássio desembarca em Campina Grande e dezenas de campinenses deixaram suas casas para recepcioná-lo

O ex-governador e futuro senador Cássio Cunha Lima (PSDB) desembarcou por volta das 17h10 no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, mas desde o meio da tarde que dezenas de campinenses aguardavam o tucano com direito a mini trio e comitiva de políticos. Prefeitos e vereadores da região também esperavam por Cássio, que assim que desembarcou, tentou conceder entrevista coletiva a imprensa, mas o tumulto causado pelos correligionários acabou atrapalhando. Cássio falou rapidamente, subiu em uma caminhoneta e e saiu em carreata pelas ruas da cidade.

Cássio diz que sua expectativa é de assumir o Senador em cerca de 30 dias

O ex-governador e futuro senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse hoje (24) que sua expectativa é de assumir a vaga no Congresso em no máximo 30 dias. Em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da Paraíba FM, ele afirmou que sua defesa vai entrar com um requerimento solicitando que o seu processo seja encaminhado imediatamente para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa, relator do seu caso. O tucano ganhou o direito de tomar posse após o Supremo Tribunal Federal decidir que a lei da Ficha Limpa não poderia ser aplicada nas eleições 2010.
“Acredito que devo tomar posse em no máximo 30 dias. O doutor Eduardo Alckmin (advogado) vai entrar com um requerimento para que o recurso que está no gabinete Procuradoria-geral da República possa seguir imediatamente para ministro Joaquim Barbosa. Acho que ele deve dar celeridade a esse julgamento”, disse Cássio.
O tucano adiantou que vai trabalhar pela união da bancada da Paraíba no Congresso. Ele disse que o momento é para os políticos esquecerem as divergências e trabalharem em prol do desenvolvimento do Estado. “Uma das minhas missões será tentar promover a distenção nas relações políticas, é possível unificar a nossa bancada no Senado e na Câmara em favor da Paraíba”, disse.
Cássio declarou que vai sugerir ao governador Ricardo Coutinho (PSB) que ele convoque uma reunião com todos os membros da bancada. “A palavra de ordem é unidade de trabalho, o momento é de convergência”, completou. Cássio também afirmou que não pensa em voltar a disputar o Governo do Estado em 2014. Ele garantiu que vai trabalhar pela projeto de reeleição de Ricardo. “Vou fazer o esforço possível para contribuir para que ele possa disputar e ser reeleito. Uma candidatura minha ao Governo, agora, seria um desserviço”, disse.
Por fim ele negou que tenha interesse em disputar a presidência do PSDB na Paraíba. Disse que pode assumir, mas isso tem que ser decidido em consenso. (paraiba1)

Para advogado de Wilson Santiago "caso ainda não está decidido"

Santiago ainda continua no Congresso através do filho, Wilson Filho que é deputado
A decisão desta quarta-feira (23) do Supremo Tribunal Federal (STF), de tornar válida a Lei da Ficha Limpa apenas para as próximas eleições, ainda vai dar muito o que falar. Os advogados do senador Wilson Santiago (PMDB), que deixará o Senado caso o ex-prefeito Cássio Cunha Lima (PSDB) assuma, afirmaram que “a parada ainda não está decidida”. Com a decisão do STF, a Lei da Ficha Limpa não vale para as eleições de 2010. Assim, Cássio, que foi o mais votado e não pôde assumir, por constar contra ele crimes contrários à Lei, poderia ter o direito de ser julgado monocraticamente e, em caso de absolvição, assumir a vaga no Senado.
Ouça a entrevista de Michel Saliba ao Polêmica Paraíba
No entanto, os advogados de Wilson Santiago, Torquato Jardim e Michel Saliba, acreditam que o caso de Cássio é diferente e não será julgado monocraticamente pelo relator Joaquim Barbosa. Torquato Jardim afirma que “o caso de Cássio tem outros agravantes”. “O caso dele não é só de Ficha Limpa, tem dupla condenação, caso de improbidade administrativa e reincidências”, afirmou Torquato.
Para o outro advogado de Wilson, Michel Saliba, como as acusações que pesam contra Cássio não são baseadas exclusivamente na Lei da Ficha Limpa, o julgamento deve acabar sendo debatido em plenário. “O que ficou decidido [na votação desta quarta, do STF] foi que as hipóteses que forem exclusivas da nova lei poderão ser decididas monocraticamente pelos ministros. Agora, o caso concreto de Cássio Cunha Lima não se resolve exclusivamente pela Lei da Ficha Limpa”, explicou Saliba.
Os advogados disseram, ainda, que o PMDB nacional apóia o recurso do atual senador e que Wilson Santiago permanece no Senado, como 2º vice-presidente da Casa até que haja uma decisão final do caso de Cássio. (paraiba1)

Será inaugurado amanhã uma Locadora de Mulher em Cajazeiras e a novidade deixa a cidade em polvorosa

A inauguração de um bar, prevista para amanhã (25), está gerando muita polêmica na cidade de Cajazeiras. Isso porque o empreendimento, segundo os seus proprietários, também funcionará como uma "locadora de mulher". Desde quando começou a ser anunciado o início das atividades do "empreendimento", a população passou a manifestar sua opinião a respeito do negócio e até mesmo a Câmara Municipal entrou na dicussão sobre o assunto.
Alguns vereadores, a exemplo do presidente da Câmara, Marcos Barros (DEM), e do colega de bancada, Moacir Menezes (DEM), se posicionaram contra o novo negócio na cidade. Moacir chamou atenção para o problema da prostituição e do tráfico de drogas, uma vez que, segundo o parlamentar, esse tipo de negócio pode facilitar essas práticas ilícitas. Na tribuna da Casa, ele disse que é preciso saber o que existe por trás de tudo e alertou os colegas para os problemas futuros que este comércio pode gerar no município.
O parlamentar convocou a sociedade organizada para tomar uma posição e afirmou que, se preciso, irá acionar o Ministério Público para que haja uma investigação sobre o que está buscando se implantar em Cajazeiras. "Debatemos nessa Casa o combate às drogas e precisamos agora, também, combater a prostituição", disse Moacir. O presidente da Câmara apoia o colega vereador no caso em questão.
Já para o vereador Severino Dantas (PT), o nome do estabelecimento (locadora de mulher) já é um desrespeito e uma afronta às mulheres de Cajazeiras. Pivô da polêmica, a dona do estabelecimento, Carla Simone Braga, afirmou que não vê nenhum problema em abrir um tipo de negócio que já é comum em toda a Região Nordeste. "Não vim causar transtornos, nem afrontar a sociedade de Cajazeiras", disse, negando a existência de mulheres com menos de 18 anos no "negócio". (ONorte)

Resultado do STF muda quadro na ALPB; Dinaldo Wanderley e Carlos Dunga devem assumir mandatos

Além de modificar o cenário político nacional, a Lei Ficha Limpa também vai afetar o quadro de legisladores da Paraíba.Com a não aplicação da Lei Ficha Limpa para 2010 devem chegar na Assembleia Legislativa Dinaldo Wanderley (PSDB) e Carlos Dunga (PTB). Os votos de Bado Venâncio deverão ser validados, mas ele não assume vaga na AL.
A mudança mais certa é a entrada de Dinaldo Wanderley (PSDB), que foi eleito, mas barrado pelo Ficha Limpa. E a saída de Genival Matias (PT do B), que foi eleito apenas em razão do coeficiente eleitoral da sua coligação.
Com a soma dos votos de Bado e a chegada de Dinaldo, na recontagem, Dunga assumiria no lugar de Genival Matias, e Domiciano Cabral (DEM) perde a titularidade e passará a ser o 1º suplente.  

Fez-se Justiça! Cássio C. Lima é o senador da Paraíba

Justiça Divina! Esta é a maior do que todos os julgamentos dos homens e a esperança do povo paraibano era de que a justiça seria feita para corrigir o erro dos homens, quando não permitiram que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) assumisse o mandato de Senador no último dia 1º de fevereiro.
Sem dúvidas, o constrangimento foi geral diante da força do voto proferido pelo recém empossado ministro Luiz Fux. Que teve coragem de dizer que o Supremo Tribunal Federal não deveria, jamais, desrespeitar a Constituição Federal, a Carta Magna do nosso país. Por isso, o voto pela impossibilidade da Lei da Ficha Limpa ser aplicada nas eleições de 2010, em nome do respeito ao artigo 16, que fixa: lei que altera a regra eleitoral só pode ser usada a partir do ano seguinte.
“O candidato não podem saber o que é proibido ou não no ano da eleição, como cachorros que só sabem o que estão fazendo de errado quando levando uma tacada de beisebol nas costas”, declarou o ministro.“Isso não é só o que exige a Constituição Federal, mas a Doutrina e a Jurisprudência adotada por esta Casa”, declarou Fux, para uma platéia de ministros calados e absortos.
Neste caso, Cássio já pode se prepara para tomar posse no Senado Federal, valeu a pena conter a revolta e esperar a volta. O governador Ricardo Coutinho (PSB) comemorou o voto de Fux: “Fez-se justiça. Uma lei não pode retroagir para prejudicar. Isso é a base do estado de direito. Cassio Senador, no voto e na lei. Parabéns”, disse Ricardo.
Já Cassio foi ao twitter e comemorou a posição do ministro Luiz Fux: "Louvado seja Deus! Sem palavras para agradecer. peço desculpas por não poder responder neste instante. Saberei honrar esse mandato", disse.

STF nega aplicação imediata da Ficha Limpa; Cássio vai assumir mandato no Senado

Na noite desta quarta-feira (23) o Supremo Tribunal Federal decidiu, por seis votos a cinco, pela não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições 2010. Portanto, a decisão abre caminho para que Cássio Cunha Lima assuma o Senado Federal. Logo que foi iniciada a discussão, os ministros já decidiram a definição desta quarta, sobre o caso de Leonídio Henrique, candidato a deputado estadual pelo estado de Minas Gerais, valerá também para outros processos semelhantes.
A candidatura de Cássio ao Senado foi barrada com base na nova lei por conta de uma cassação sofrida no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Assim, Wilson Santiago, o 3º candidato ao Senado mais votado, que foi empossado no lugar do tucano até que a decisão final sobre o caso fosse tomada, deve deixar o cargo com essa decisão. O voto do novo ministro Luiz Fux era a grande expectativa para desempatar a votação anterior e, em um voto que durou cerca de 1h, o ministro foi contra a aplicação da lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. “No ano em que a lei entra em vigor, não pode ela alterar qualquer fase do processo eleitoral", diz Luiz Fux. "Surpresa e segurança jurídica não combinam", acrescenta o ministro.
O relator, ministro Gilmar Mendes também votou contra a aplicação da lei nas eleições 2010. Os dois ministros consideraram muito perigoso o fato de se alterar as regras de uma lei no meio de um processo eleitoral e também questionou a lei como um todo. Para Mendes, não é porque a lei foi criada a partir de uma vontade popular que ela será "boa". No fim, a votação ficou assim: os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Dias Toffoli, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso foram contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Já Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie e Ayres Britto eram a favor.
O processo do candidato mineiro questionava que a Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada às eleições de 2010, em obediência ao princípio da anterioridade da lei eleitoral, previsto no art. 16 da CF. Sustenta ainda, que a decisão que barrou sua candidatura violou o art. 5º LVIII, bem como os artigos 15, V, e 37, § 4º, todos da Constituição Federal. Os argumentos são os mesmos usados pela defesa de Cássio.
Demais processos
Outra decisão tomada é a de que os demais processos semelhantes poderão ser decididos monocraticamente levando em conta a decisão desta quarta-feira. Tramitam no STF 30 recursos que atacam a Lei da Ficha Limpa. Com isso, a composição do Congresso Nacional deve ser alterada, porque políticos que concorreram sem registro e obtiveram votos suficientes para se eleger poderão reivindicar os mandatos para os quais foram eleitos.
Nesses casos, a Justiça Eleitoral terá de refazer o cálculo dos votos do legislativo para ver quem deve deixar o cargo e quem terá o direito de assumir. No caso de Cássio, que entrará, e de Wilson Santiago, que perderá o cargo de senador, uma outra eleição, esta no Senado, deverá acontecer já que Santiago ocupa a 2ª Vice-Presidência da casa.

PSB estadual diz que não houve convite para Nosman e que o partido em Itaporanga está muito bem sob o comando de Virgulino Leite

Em contato esta noite com o blog o amigo Clério Marcos Nunes, pessoa de confiança do presidente estadual do PSB Edvaldo Rosas, afirma que não houve nenhum convite ao advogado Nosman Paulo para que este pudesse assumir o comando do PSB em Itaporanga. De acordo com Clério, o partido está muito comandado na 'Rainha do Vale' e assim vai permanecer, sob os cuidados do agropecuarista Virgulino Leite. no último domingo, Nosman havia dito que tinha declinado do convite feito por Chico Lopes e Edvaldo Rosas para assumir a sigla em Itaporanga.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Correios abrem concurso com 113 vagas para Paraíba, dentre elas pra Itaporanga; inscrições começam hoje

Os Correios abriram concurso público para 113 vagas na Paraíba nos cargos de atendente comercial e carteiro, sendo distribuídas entre João Pessoa, Patos, Pombal, Soledade, Sousa, Sumé, Campina Grande, Guarabira e Itaporanga.
O salário base é de R$ 807,29. Os aprovados terão direito a vale-alimentação/refeição, vale-transporte, auxílio creche ou auxílio babá, auxílio para filhos dependentes portadores de deficiência física, assistência médica e odontológica e plano de previdência complementar, além de plano de cargos, carreiras e salários estruturado e possibilidade de desenvolvimento profissional.
As inscrições podem ser feitas a partir das 10h desta quarta-feira (23) às 23h59 de 5 de abril através do site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de inscrição é de R$ 32,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 13 de abril. A seleção terá prova objetiva para todos os cargos e avaliação da capacidade física laboral (teste de barra fixa, teste de corrida de 12 minutos e testes de dinamometria) para carteiro e operador de triagem e transbordo.
A prova objetiva será realizada nas cidades que constam no edital, de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição. Com duração de 3h30, será na data provável de 15 de maio, no período da tarde.

Professores de Pedra Branca deflagraram greve; classe reivindica o piso e plano de cargos e salários

 
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedra Branca (SIMDISPEB) informa que após reunião com seu assessor jurídico, advogado Paulo César Conserva, que os servidores decidiram entrar em greve. Eles reivindicam o Piso Salarial e o plano de cargos e salário do magistério, o qual foi dado um prazo de três dias, após a entrega de um ofício para encaminhado ao prefeito Anchieta Nóia.
O objetivo do ofício é chamar o prefeito para negociar com a categoria, no entanto, segundo o sindicato, o mesmo não foi atendido nesta segunda-feira (21), data anteriormente programa. Diante disso, os servidores venceram o 'medo' e foram às ruas para anunciar a greve, munidos de carro de som e faixas. Os professores continuam parados até agora, pois, nenhum canal de diálogo foi aberto.
O SIMDISPEB afirma ao blog que há ameaças de que os paredistas terão o ponto cortados, além de desconto em seus salários. "O que queremos é o cumprimento da lei", diz a presidente Vanderly Silvino.
Comentários: Geudiano de disse...Caros internaltas deste Blog Se vcs não sabem, os professores de Pedra Branca recebem hoje mais do que o piso Nacional que é de 593,50 para as 20 horas trabalhada,hoje eles recebem 699,00 e o Prefeito Anchiêta Noia disse que o plano de Cargos e Salários do Magistério Público Municipal ja foi combinado com o Sindicato,que logo após a homologação do Concurso Público Municipal irá continuar as discussões para a conclusão do plano,para que nenhum professor venha a ter algum tipo de perda. o Prefeito Anchiêta Noia comunica aos alunos e pais de alunos,que as aulas não estão suspensas,esta havendo aula na rede municipal,pois a greve de alguns professores não tem fundamento.afirmou o Prefeito de Pedra Branca Anchiêta Noia. Abraços Geudo.

Já está nas mãos de assinantes, leitores e anunciantes a mais nova edição da Coluna Correio Vale do Piancó

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23) a nova edição da Coluna Correio Vale do Piancó, publicada no Jornal Correio da Paraíba, já se encontra-se em mãos dos assinantes, anunciantes de leitores. Aonde você tem tudo sobre a sociedade regional, novidades da semana... E você também pode participar desses momentos mostrando à paraíba seu evento, marca, produto, etc, apenas entrando em contato conosco pelo telefone (83) 9993-2237.
Nesta edição, todo brilho e beleza da Gata (Musa da Semana) Olívia Galdino, estudante de Direito. Na parte da sociedade, as personalidades que acontecem e fazem acontecer na socieadade regional. Por essas e muito mais é que a coluna imprime charme, informação de qualidade e credibilidade ao períodico que mais vende em todo o estado. Você anunciante não pode ficar de fora. Ligue agora mesmo! 
A Coluna Correio do Vale do Piancó, sucesso em todo estado, responsabilidade de Gutemberg Cardoso, tendo como redatores: Joelma Alves, Kátia Pinheiro e Ricardo Pereira. Compre já o seu exemplar e tenha uma ótima leitura. Para ampliar é só clicar em cima da imagem e depois dar outro clique para aumentar ainda mais...
Confira mais detalhes no: RPSVips

Coronel Chaves é tido como ótimo 'diplomata' que o governo dispõe em seus quadros

O editor do blog manteve animada conversa com o coronel Fernando Chaves, Secretário Chefe da Casa Militar do Governador, em seu gabinete no Palácio da Redenção, a qual contou ainda com a participação do vereador Erivaldo Rufino (PSDB) e do capitão Terceiro. O comandante Chaves é uma das figuras mais caristmáticas e receptivas que conhecemos, por isso, tem sido, em muitos casos, excelente 'diplomata' nas relações entre governo e militares. Um exemplo foi os recentes diálogos mantidos com os líderes paredistas da PM, resultando no fim da paralisação feita no início da gestão e, conseguente, composição de uma comissão para se buscar alternativas para um programa de reajuste para os militares. Mesmo com vários secretários, a participação do comandante Chaves foi elogiada pelos líderes do movimento. Ou seja, ganha o governo e população paraibana.


Cássio Cunha Lima e Zé Maranhão se encontram no aeroporto e se cumprimentam; mas tucano diz "Não confundam civilidade com aproximação política"

As rixas políticas entre José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) parecem que estão ficando no passado. Um ouvinte do Jornal Correio da Manhã, 98FM, ancorado pelos radialistas Samuka Duarte e Emerson Machado, disse que na madrugada desta terça-feira (22), os ex-governadores se cumprimentaram num clima cordial no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux.
Conforme relato, o ex-governador Cássio Cunha Lima - ao perceber presença de Maranhão no aeroporto - tomou a iniciativa de cumprimentá-lo. O aperto de mão entre os dois foi presenciado por diversas pessoas. Após o cumprimento, Cássio embarcou rumo a Brasília. Cássio estava acompanhado dos deputados federais Ruy Carneiro e Luiz Couto. Ele deve acompanhar amanhã na capital federal a sessão do Supremo Tribunal Federal que decidirá a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições 2010.
Entretanto, Cássio comentou em seu microblog no Twitter o gesto que teve quando tomou a iniciativa de cumprimentar José Maranhão. “Um gesto de civilidade e política, o que sempre tive, virou manchete. Apenas cumprimentei Maranhão hoje no aeroporto. Como sempre fiz”, postou Cunha Lima.
Também na rede, Cunha Lima – que vai acompanhar amanhã o julgamento sobre a validade da Lei Ficha Limpa nas eleições 2010 – comentou: “Continuarei lutando para que a política paraibana evolua. Confundir civilidade e educação com aproximação política é o retrato do atraso”. (portalcorreio)

Conhecendo os bastidores do programa Polêmica PB

O signatário do blog esteve, nesta terça-feira (22), conhecendo os novíssimos estúdios da Paraíba FM 101.7, que faz parte do Sistema Paraíba de Comunicação, e conferindo os trabalhos de Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira, que estão dando show de bola e, logo logo, alcançará a liderança no horário: 12h às 15h, com o Programa "Polêmica Paraíba". Composto ainda, dentre outros importantes profissionais, de Verônica Guerra, produtora, e Joelma. O que podemos conferir o retorno dos bons debates para o rádio.

terça-feira, 22 de março de 2011

Ex-secretário Finanças diz que dívida apresentada por Governo Ricardo Coutinho não existe

A entrevista do ex-secretário foi testemunhada também pelo signatário do blog
O ex-secretário de Finanças do Estado, Marcos Ubiratan, afirmou nesta terça-feira (22) que os números apresentados pela gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB) com relação as dívidas deixadas por José Maranhão (PMDB) são inverídicos. Segundo Ubiratan, o saldo negativo que Ricardo diz que encontrou é incompatível com o orçamento da Paraíba. A declaração do antigo auxiliar foi dada em entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da Paraíba FM, apresentado por Gutemberg Cardoso e Gilvan Ferreira..
Ubiratan garantiu que o rombo de R$ 1,3 bilhão que o secretariado de Ricardo diz ter encontrado não tem compatibilidade com a capacidade orçamentária do Poder Executivo. Ele disse ainda que se o Estado deixasse de pagar os R$ 415 milhões, que afirma ter como dívida fundada, perderia repasses federais. “Esses números são incompatíveis com o orçamento da Paraíba. E os 415 milhões de débitos que o governo diz que Maranhão deixou para pagar também não existe. Pois, se ele deixasse de pagar ele teria suspensão dos repasses federais. Eu desafio que alguém prove isso”, afirmou Ubiratan.
Indagado se achava que Ricardo estava mentindo ele desconversou e não quis culpar o governador sobre o suposto erro nos números. “ Isso é coisa de assessor apressado querendo aparecer”, disse. Ele disse ainda que diferentemente do que o governo vem pregando o Estado não está quebrado. O ex-secretário ponderou inclusive que o executivo conseguiu uma boa arrecadação nos primeiros meses do ano. “É possível que ele já tenha conseguido fazer caixa”, acrescentou.
Marcos Ubiratan também comentou a polêmica dos supostos funcionários fantasmas do governo de José Maranhão. Ele disse que desconhecer a irregularidade, pois quem elabora a folha de pagamento é a secretaria de Administração. No entanto, ele defendeu a apuração do caso. “Eu só creio na existência desses defuntos se forem pessoas que faleceram nos últimos meses. Agora se existe tem que corrigir e identificar as pessoas que se beneficiaram de forma ilegal”, disse. (paraiba1)

Genival Matias garante ao signatário do blog empenho na luta pela instalação de Campus da UFCG no Vale

Deputado Genival, o editor do blog e o prefeito Bevilacqua
Em périplo na Capital, o signatário do blog foi recebido calorosamente na Assembléia Legislativa pelos irmãos Genival e Bevilacqua Matias, respectivamente, deputado estadual e prefeito do município de Juazeirinho. Os dois garantiram que projetos em prol do Vale do Piancó, à exemplo, da expansão universitária constam, a partir de agora, da sua agenda de debates e lutas.
Na oportunidade, pedimos ao deputado que juntasse força na defesa de um Campus da Univversidade Federal de Campina Grande (UFCG) para a região, a ser instalada em Itaporanga. Genival Matias disse que iria encaminhar requerimentos para o Ministério da Educação solicitando o pleito e fazer várias intervenções nesse sentido, por se tratar de uma luta que visa o desenvolvimento do Vale do Piancó.

Caminhão-pipa tomba na BR-361 próximo a cidade de Piancó deixando uma vítima fatal

Um acidente deixou uma vítima fatal morto na BR-361, a 2 km do município de Piancó. Um caminhão-pipa Mercedes Benz 1113, placa de Agrestina-PE: KFZ 4843, tombou no meio da pista por volta de 12h30, deixando o condutor e o passageiro em estado grave. Os dois foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, porém o condutor morreu no caminho.
Segundo informações da Polícia Militar, o acidente pode ter sido causado por sonolência do condutor, Adailton Manoel da Silva, natural de Boa Ventura, já que o trecho onde o fato aconteceu era uma reta que não oferecia grandes perigos. O passageiro não foi identificado, pois estava sem documento no momento.
O caminhão-pipa, que era locado ao Exército Brasileiro, vinha de Itaporanga levando água para o município de Nova Olinda. Uma perícia ainda será realizada para confirmar a versão da Polícia e as autoridades vão esperar que o passageiro acorde para ouvir o que houve. A Polícia Rodoviária Federal foi enviada ao local. (com Joaquim Franklin)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeito Djaci espera que um dia o governo reconheça o trabalho feito na hora da necessidade

Ricardo Coutinho tanto na hora de pedir voto em Itaporanga quanto no discruso de posse ressaltou que "[...] ao meu lado estarão as forças políticas aliadas". Ora, e porque teria que ser diferente se assim como em todo o interior do estado, em Itaporanga o povo votou na mudança, mas não era só do Chefe do Executivo e sim dos Chefes de Órgãos também. Pois se fosse para estes permanecerem, então, não seria necessário trocar o governador. 
O prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro, demonstrou descontentamento com o que ele falou de “falta de prestígio” na indicação de aliados para os cargos do Governo do Estado naquele município. Segundo ele, os cargos são ocupados em geral por pessoas de outros municípios e não por representantes de Itaporanga. Ele também afirma desconhecer quem estejam fazendo as indicações.
“Não sabemos quem são essas lideranças que estão indicando. Não sei quem é esse mágico. Porque nós indicamos um nome e sai outro”, disparou o tucano. O prefeito contou que procurou o governador para tratar do assunto, mas Ricardo Coutinho (PSB) mandou conversar com o secretário de Governo, Walter Aguiar, no sentido de “corrigir as distorções”. Para ele, a conversa surtiu efeitos contrários.
“Mudou para pior. Porque depois veio uma enxurrada de nomeações de pessoas divergentes da gente. O que nos deixa certo e convicto de que não vale a pena ir falar de novo”, disse. Apesar de ter seus anseios contrariados, Djaci Brasileiro disse que não pretende deixar a base do governador Ricardo Coutinho. Ele disse que vai esperar que um dia o Governo “reconheça o trabalho que foi feito na hora da necessidade”.
“É muito bom depois do prato feito e construído você chegar e encher o estômago. Quero ver na hora de trazer a comida para a mesa”, comparou. (maispb)

Prefeito Djaci Brasileiro manifesta indignação devido nomeação de adversários para cargos em Itaporanga

Djaci trabalhou para Ricardo Coutinho durante toda a campanha mas não tem tido seu potencial eleitoral reconhecido pelo Governo, que em Itaporanga está abarrotado de maranhistas... que rasgavam dinheiro para reeleger José Maranhão.
A enxurrada de adversários ferrenhos, maranhistas de carteirinha, sendo nomeados para cargos no Vale do Piancó tem causado insatisfação nos prefeitos da região. Um deles é o de Itaporanga, Djaci Brasileiro (PSDB), que até agora não foi prestigiado à altura do seu potencial eleitoral na divisão do bolo. Djaci foi um dos coordenadores da campanha de Ricardo Coutinho na região sendo responsável, no 2º turno, pela adesão à campanha dos "girassóis" de vários prefeitos e vereadores.
À exemplo de: Luiz Carnaúba (prefeito de Curral Velho), Celino Farias (prefeito de Igaracy)... E de vereadores, como: Lula da Farmácia, Zé Porcino, Duvan, Zé Porcino, Zé Queiroz, todos de Itaporanga, e, ainda, Damião, de Aguiar. Em Itaporanga, por exemplo, o governador Ricardo Coutinho sagrou-se vencedor, no 2º turno, em todas as urnas e não se pode omitir o peso político do prefeito nesse desfecho.
Djaci manteve demorada reunião com o governador semanas atrás, na Granja Santana, de onde saiu com assinatura do próprio Ricardo Coutinho autorizando nomeação de indicados seus. Como os atos não foram publicados, semana passada houve outra rodada e, então, ficou definido a publicação das nomeações para esta semana.
Pois bem, na edição desta segunda-feira (21) o Jornal Correio da Paraíba publicou na página A4, na coluna de Eron Cid, relato de como o Governo não consegue reproduzir o que está assinado pelo governador. Confira, abaixo, o texto na íntegra:
Mais Embaixo
Ao mesmo tempo em que contabiliza adesões e ampliação de base parlamentar na Assembléia Legislativa, com perspectivas de aumento de apoios nos próximos dias, a articulação do Governo não consegue reproduzir essa avassaladora tendência no alicerce político municipal. em coro, prefeitos aliados reclamam da falta de prestígio. Muitos se sentem complemente ignorados e já não escondem a insatisfação.
Esse é o caso do x-deputado Djaci Brasileiro, prefeito de Itaporanga, a principal cidade do Vale do Piancó. Ele manifestou indignação à coluna por considerar que as nomeações de adversários e desconhecidos em cargos na cidade é uma afronta às lideranças do município que apoiaram o governador no momento crucial da campanha.
"Indicamos um e sai outro". resumiu o prefeito nitidamente magoado com o tratamento dispensado. Na cidade, segundo Djaci, os novos nomeados são de outros municípios da região e os poucos oriundos de Itaporanga são notáveis adversários do prefeito e ostensivos apoiadores da candidatura do ex-governador José Maranhão.
É até compreensível que certas distorções e desencontros aconteçam devido à demanda de pleitos, mas o prefeito itaporanguense garante que levou o problema ao Governo e aguardou uma solução do secretário Walter Aguiar. resultado: "Ele mudou. Pra pior. Veio uma enxurrada de outros adversários", desabafou o gestor.
O grito de Djaci não é isolado. Outros prefeitos fazem queixas semelhantes. Quem apóia um projeto na hora mais incerta e não vê reciprocidade no instante certo, guarda frustação. A estratégia do Governo não pode descuidar desse arenoso terreno.

Lideranças, população e eleitores que votaram em RC sentem-se indignados com a enxurrada de maranhistas sendo nomeados para cargos no Vale do Piancó

Apesar dos inúmeros pedidos por uma análise mais criteriosa do blog a cerca das nomeações para cargos estaduais em Itaporanga, o que já motivou breve comentário nosso dias atrás, reservo-me ao direito de aguardar o desenrolar dos acontecimentos, pelo menos até a próxima, para entender qual a real intenção do Governo. Isso porque, hoje recebi de muitos interlocutores tanto do Palácio da Redenção quanto de várias Secretarias de que o que está acontecendo em Itaporanga deva ser reconsiderado, ou seja, desfeito ainda esta semana.
O caso é que o governador Ricardo Coutinho (PSB) já tomou conhecimento de que seus auxiliares estão despejando uma enxurrada de adversários ferrenhos, maranhistas de carteirinha, nas repartições instaladas em Itaporanga, o que tem provocado indignação da população e, principalmente, da classe política que o apoiou em 2010. Sem falar nos milhares de eleitores seus que hoje estão sentindo-se frutados pela confiança depositada no projeto dos "girassóis".
Quem fizer uma pesquisa de canto a canto no Vale do Piancó encontrará insatisfação nas lideranças políticas que apoiaram Ricardo Coutinho em 2010. Por um motivo simples: o governador despacha lista de indicados alinhados com o governo para os cargos estaduais e quando se saber seus auxiliares, secretários e presidentes de órgãos, tem nomeado ou mantido maranhistas de carteirinhas, adversários ferrenhos, para o cargo.
Dizem esses interlocutores que o governador já sabe dessa contradição e ordenou que a mesma fosse desfeita. Só não se sabe quando ele será obedecido?????? Em todo caso, dizem as lideranças: "vamos depositar mais um pouquinho de confiança e aguardar!!!!"

Jason Soares assume próximos dias o PTC-Itaporanga visando reestruturá-lo para as eleições de 2012

O Partido Trabalhista Cristão que teve seu comando na Paraíba renovado recentemente, passando a ser controlado agora por Alberto Magno (ex-presidente do PSDC), também terá o mesmo destino em Itaporanga. Jason Soares de Lima, que estava no controle do PSDC em Itaporanga, agora, vai comandar o PTC local e informou ao blog, na manhã desta segunda-feira (21), que já está montando a Comissão Provisória na 'Rainha do Vale'.
Ele afirma que da comissão antiga apenas o comerciante Chico do Mogi, que até então respondia pelo partido em Itaporanga, e Souza Neto serão convidados para permanecer nos seus quadros. "Convidarei Chico do Mogi e Souza Neto para permanecer no partido, se assim entenderem, porque somente os dois nos interessa para reestruturarmos a legenda em Itaporanga, agora, claro, sob o meu comando", disse.
Soares foi candidato a vereador nas eleições municipais de 2008 e já começa a procurar outras legendas para tratar dos preparativos quanto ao pleito vindouro.

Márcio Rodão vai assumir titularidade do mandato de vereador com licença de Duvan por 121 dias

O vereador Duvan Pereira (PMDB) solicitou à Câmara Municipal de Itaporanga licença do mandato por um período de 121 dias, a partir do próximo dia 1º de abril. Com a saída de Duvan quem assume a titularidade do mandato será o suplente Márcio Rodão (PMDB), que é ex-vereador e filho do também ex-vereador Dé Rodão, ambos primos de Duvan.

domingo, 20 de março de 2011

Professores da rede estadual paralisam suas atividades nesta terça e quarta

Os professores da rede estadual de ensino vão paralisar suas atividades nos próximos dias 22 (terça-feira) e 23 (quarta-feira). O objetivo é pressionar o Governo a atender às reivindicações da categoria quanto ao pagamento do Piso Salarial retroativo ao mês de janeiro, assim como o pagamento das progressões horizontais e de todos os prestadores de serviço, além da realização de concurso público para contratação do quadro necessário à Secretaria de Educação.
A escolha da data foi feita estrategicamente para que haja tempo suficiente de mobilização da categoria e também para que se possa mostrar a falta de estrutura das escolas da rede estadual, já que muitas sequer conseguiram iniciar o ano letivo. Também foi considerado o período de carnaval, em que a mídia está voltada para os festejos, fazendo com que o movimento não tivesse a devida visibilidade.
Também já está agendada uma assembleia geral com indicativo de greve para o dia 25 de março onde serão avaliados os dois dias de paralisação e caso não haja uma resposta satisfatória por parte da gestão estadual será deflagrado o movimento paredista por tempo indeterminado. (clickpb)

Nosman retorna para explicar que nomeação apontada por Matias se refere ao Porto de Cabedelo; ele revela como foi o processo de nomeações para Itaporanga

Nosman Paulo acaba de entrar em contato com o blog para enfatizar mais uma vez suas explicações à cerca da polêmica criada com o deputado Genival Matias (PT do B), quanto à sua nomeação e indicações feitas para cargos em Itaporanga. O advogado questiona à quem estaria interessando a criação de um "atrito" entre ele e o deputado, ao mesmo, que informa saber quem teria iniciado o caso.
Nessa nova intervenção, Nosman, que conversou indagorinha por telefone com Genival, reafirma manter com ele uma relação amistosa. Concorda com a força do apoio da sigla, que o deputado está bem articulado junto ao Palácio e que tem peso. Mesmo assim, rebate que sua nomeação e indicações sejam 100% exclusivas do partido. "Primeiro porque (o partido) nem sabia da relação que levei para o Governo", disse.
Nosman esclarece que o aval dado por Genival Matias e Lindolfo Pires diz respeito ao pleito encampado por ele para ser diretor do Porto de Cabedelo e não para ser assessor do gabinete do governador. Sem possibilidade de ir para o Porto, teria sido surgerido a Presidência da Lotep ou uma diretoria no Detran, tendo, ao final, o governador Ricardo Coutinho tomado a decisão de levá-lo para seu gabinete.
"Nesta questão do Porto, Cássio queria Nepomuceno, Rômulo indicou um irmão e eu estava sendo indicado pelo partido... o apoio de Lindolfo foi devido este estar, na ocasião, atrás de apoio para a disputa na AL, por isso o endosso, já que Genival seira um voto pró. Porém, Ricardo Coutinho disse que iria indicar um amigo (de Jaguaribe) e que eu iria trabalhar junto com ele no gabinete, por ser esta uma função política", comenta ao enfatizar: "Esta é a pura verdade!".
Já com relação às indicações feitas para cargos em Itaporanga, Nosman nos revelou que todos os líderes políticos da terra estava fazendo suas respectivas listas que, chegando ao Palácio da Redenção, resultou na quebra do acordo feito para a proporcionalidade do tamanho do bolo de cada um. "Para as secretarias de escolas, em torno de nove vagas, por exemplo, Herculano (vereador) levou nove nomes, Chico Lopes em nome do PSB de Itaporanga levou mais nove, Djaci (prefeito) levou outros nove e eu tive, também, que levar minha lista. Não sei nem como dela foram nomeados alguns nomes", explica ao afirma ter indicado a manutenção de Everaldo Figueiredo (Detran) e Farias (Vigilância Sanitária). 
O advogado, por fim, diz que a desarticulação do conjunto de apoiadores do governo em Itaporanga tem servido para que líderes de outras cidades penetrem nos cargos instalados na 'Rainha do Vale': "Agora, esse moído todo está servindo para que Adriano Galdino (secretário de interiorização) e outros deputados entrem no jogo e tenham suas indicações nomeadas para Itaporanga, deixando todos nós sem espaço na cidade", concluiu.

Genival Matias reafirma o aval para nomeação de Nosman que contou até com endosso de Lindolfo

Logo após ler declarações de Nosman Paulo, ao blog, sobre a "partenidade" de sua nomeação e indicações para cargos em Itaporanga, o deputado estadual Genival Matias (PT do B) manteve contato conosco para reafirmar que o advogado itaporanguense, e 2º suplente de deputado, pediu à ele aval para concretizar sua nomeação: "(Nosman) pediu à mim aval para sua nomeação, inclusive, na oportunidade até o deputado Lindolfo Pires também endosou o pedido", disse Matias.
Genival diz que o pedido aconteceu quando esteve em audiência (foto acima), que durou duas horas, com o governador Ricardo Coutinho, quando se encontrava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, vereador Zé Ricardo (PT). "Pode perguntar a Lindolfo (Pires), que é meu amigo, se ele não deu aval para nomeação de Nosman. Na ocasião, estava ao lado de Zé Ricardo que é amigo há vinte anos do governador e foi ele quem me levou a apoiar Ricardo Coutinho", disse.
A audiência aconteceu numa sexta-feira, dia 14 de janeiro, e Genival reafirma mais uma vez que Lindolfo também endossou o ato de nomeação de Nosman, que foi publicado na edição do dia 10 de fevereiro do Diário Oficial. O deputado enfatiza que é amigo do colega Lindolfo Pires, líder do Governo na Assembléia Legislativa, bem como do prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB), e que já sabe que as indicações apresentadas por Nosman estaria causando mal estar em Itaporanga.
"Você (o editor) sabe que Nosman não votou em Ricardo Coutinho... Sou amigo tanto de Lindolfo quanto de Djaci e, como responsável pela nomeação e indicações (apresentadas por Nosman), haveremos de entrar num consenso em prol de todos", concluiu Genival.

Tião diz que discussão com Aníbal Marcolino será na Justiça e insiste: PSL pedirá mandato do deputado

O presidente estadual do PSL, deputado estadual Tião Gomes (foto), afirmou neste domingo que não vai mais polemizar com o deputado Aníbal Marcolino sobre a crise no partido, e que Dr. Aníbal cria factoides dobre sua adesão ao governo Ricardo Coutinho.
“Gosto muito de Aníbal, mas o problema dele a partir de agora é que direção nacional do partido, que vai pedir o seu mandato na Justiça. Quanto às suas acusações contra mim, a cerca do meu posicionamento em relação ao governo, ele que apresente provas, não fique criando factoides”, disse Tião.
Aníbal provocou crise no seu partido e na Assembleia ao retirar seu nome do bloco governista na composição dos blocos partidários para a formação das comissões permanentes da casa. O PSL só tem dois deputados: Tião e o próprio Aníbal. Com a saída de Aníbal do bloco, ele se desfez, o que causou parte dos problemas da base governista para formar maioria na Assembleia. (JoãoCosta)

Nosman revela que recusou convite para assumir a presidência municipal do PSB em Itaporanga

Ainda na conversa com Nosman Paulo ele me revelou que foi convidado para assumir o PSB em Itaporanga, partido do governador Ricardo Coutinho e presidido atualmente por Edvaldo Rosas, mas que não aceitou porque é vice-presidente estadual do PT do B, o qual já está articulando a montagem de cerca de vinte comissões provissórias no Vale do Piancó e região de Bonito de Santa Fé.
"Fui sondado por Edvaldo (Rosas, que é presidente estadual do PSB) e Chico Lopes (itaporanguense e diretor da AESA) para assumir o partido em Itaporanga, no entanto, declinei porque estou bem situado (no PT do B), inclusive montando comissões em vinte municípios do Vale e região de Bonito", afirmou. Revelação que pode ter causado ciúmes na cúpula do PT do B.

Nosman diz que sua nomeação e indicações que fizera são fruto da linha direta que tem com o governador

O advogado e segundo suplente de deputado estadual Nosman Paulo (PT do B), em conversa mantida com o blog na manhã deste domingo (20), esclereceu alguns pontos sobre informação da nota publicada ontem dando conta de que o deputado estadual Genival Matias (PT do B) teria sido o responsável pela sua nomeação como assessor de gabinete do governador e, ainda, pelas indicações que fez para a estrutura administrativa estadual em Itaporanga.
Nosman diz que reconhece a força do partido, mas que sua nomeação foi um decisão unicamente tomada pelo próprio governador. "Me dou muito bem (com Genival) mas foi o próprio Ricardo Coutinho que decidiu me nomear para seu gabinete. Lembrando que nosso pleito era para o Porto de Cabedelo, o que não foi possível", comentou. Ele diz que o partido tem sua influência mas não foi 100% de exclusiva.
O itaporanguense, que votou em José Maranhão no 1º turno em 2010, afirma que não tem nenhum atrito com o deputado e que ao decidir apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho, no 2º turno, buscou levar consigo o apoio também por inteiro do seu partido - o PT do B. Por isso, fez uma ponte entre Genival e Ricardo Coutinho.
Nosman observou até uma passagem dias atrás que teria ocorrido entre ele, Genival e Fábio Carneiro ( responsável pelos despachos para o interior): "Estava conversando com Genival quando Fábio (Carneiro) ia passando e lhe perguntei se não teria sido resolvido pendências (nomeações) minhas. Neste instante, Fábio respondeu: 'tenha calma você já está prestigiado, pois, não saiu ainda nem as nomeações (em Juazeirinho) de Genival".
Nosman concluiu dizendo que tem livre trânsito no Palácio da Redenção porque lhe foi dado pelo próprio governador ao nomeá-lo assessor de gabinete e que trabalhará para que o resultado desse prestígio seja transformado em ações de várias montas para Itaporanga e o Vale do Piancó.

PMDB adia reunião marcada pra este fim de semana; partido pode perder deputados: Wilson Braga, Doda de Tião e Márcio Roberto para novas siglas

Foi adiada, para daqui a dez dias, reunião agendada para este fim de semana, onde o ex-governador José Maranhão pretendia resolver crise no PMDB, após três deputados estaduais da legenda decidirem esquecer a posição política do partido e compor o grupo de apoio ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Há muita expectativa sobre quais motivos levaram ao cancelamento da reunião e porque permanecerá assim por exatos dez dias.   
A lavagem de roupa suja teria sido agravada com a informação de que o PMDB pode perder até quatro deputados estaduais para novas legendas que estão sendo criadas, segunda-feira (21) a do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab - PSD -  e a que está sendo lançada hoje (20), em Salvador - PDB. Com isso os parlamentares peemedebistas devem estar migrando para um desses novos partidos, que devem formar na base aliada dos governos federal e também em níveis estaduais.
Os deputados que o PMDB deve perder são: Wilson Braga, Doda de Tião e Márcio Roberto já bem acolhidos no governo Ricardo Coutinho (PSB). Trócolli Júnior e/ou Gervásio Maia seriam os próximos a sair. “Se não reagirmos, a nossa bancada na Assembleia será esvaziada”, disse o deputado André Gadelha, recém escolhido líder da bancada de oposição. "Pelo jeito só vai ficar Olenka (Maranhão – sobrinha do ex-governador José Maranhão)”, brincou um outro deputado peemedebista.
A migração para um novo partido não implicaria uma ameaça de expulsão da legenda, em caso de formulado um processo por infidelidade partidária. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já se pronunciou a respeito do assunto”, disse um parlamentar do PMDB que está doidinho para migrar para a base do governo.