sábado, 31 de agosto de 2019

PSB repudia regime de Maduro e deixa Foro de São Paulo, criado em 1990 pelo PT para congregar legendas e organizações esquerdistas da América Latina e Caribe

Imagem relacionada
Reunido em Brasília nesta sexta-feira, o diretório nacional do PSB aprovou resolução com duas decisões que rompem com um par de tabus da esquerda brasileira. Numa, tomou distância do governo ditatorial da Venezuela. Noutra, retirou-se do Foro de São Paulo, entidade criada em 1990, a partir de um seminário do PT, congregar legendas e organizações esquerdistas da América Latina e do Caribe. Participam da reunião da cúpula do PSB cerca de 130 filiados. A resolução foi aprovada por 85% dos presentes. O texto manifesta "repúdio às violações de direitos humanos praticadas pelo governo venezuelano." E informa que a legenda optou por "deixar de integrar o Foro de São Paulo, de cujos e do Caribe.
Participam da reunião da cúpula do PSB cerca de 130 filiados. A resolução foi aprovada por 85% dos presentes. O texto manifesta "repúdio às violações de direitos humanos praticadas pelo governo venezuelano." E informa que a legenda optou por "deixar de integrar o Foro de São Paulo, de cujos encontros o PSB já não participa há anos."
O PSB escorou sua decisão em relação à Venezuela no relatório da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet. Como que interessado em realçar que não realiza um voo solo, o partido recordou no seu texto que as violações descritas por Bachelet após visitar a Venezuela foram classificadas pelo ex-presidente do Uruguai Jose Mujica como práticas "típicas de regimes autoritários".
A resolução esmiuçou as preocupações do PSB quanto aos desdobramentos da encrenca venezuelana. Ecoando Bachelet, o partido anotou que sanções econômicas agravam a situação, impondo "sofrimento" ao povo venezuelano. Desaprova a ideia de "intervenção estrangeira". E atribui "importância" ao esforço da Noruega para mediar um acordo entre a ditadura de Maduro e a oposição venezuelana.

Ex-vereador Zé Queiroz anuncia apoio ao nome de Ricardo Pinto para prefeito de Itaporanga e buscarão construir coalizão das oposições em 2020

Zé Queiroz diz que aposta no nome de Ricardo para ser o próximo prefeito...
Aportou no final da tarde deste sábado (31), no blog, vindo lá de Itaporanga, no Vale do Piancó, o primeiro lance de parte das oposições local mirando a formação de uma chapa majoritária para a sucessão municipal. Ex-vereador por cinco mandatos consecutivos, tendo assumido a presidência da câmara local, o contabilista Zé Queiroz deu sinal de apoiamento ao nome do ex-vereador Ricardo Pinto à Prefeito de Itaporanga nas eleições de 2020. "Eu acredito no nome dele porque é decente e fará um ótimo governo, sendo prefeito", enfatizou Zé Queiroz ao lado do amigo.
Ricardo vem como se diz no jargão popular "comendo pelas beiradas", conversando e maturando sua pretensão de disputar o pleito eleitoral vindouro. Que é muito salutar para que o eleitor tenha opções de escolha. Ricardo disse que recebeu lisonjeado o anúncio do apoio de Queiroz e pontua que aliança demonstra maturidade política no campo oposicionista, que carece de um levante. "Itaporanga deve partir para uma nova era, um novo ciclo, de prosperidade de cidades inteligentes", diz Ricardo.
Ele explica que, além da construção de uma pré-candidatura a prefeito, tem atuado para formar uma coalizão que coloque o povo itaporanguense em primeiro lugar. O que se traduz em um levante aos filhos da terra para defender a 'Rainha do Vale'. "É muito importante que as pessoas se envolvam na política, não precisa ser candidato, mas perceba, participe, analise, e que a gente possa eleger pessoas que realmente tenham condições de trabalhar com dignidade pelo município", ressaltou. 
O encontro dos dois aconteceu na comunidade rural Boa Sorte. Inclusive o prefeitável tem feitos inúmeras visitas à zona rural do município levando sua mensagem.

Mikika Leitão, pai do deputado Felipe Leitão, é exonerado do cargo de assessor no Governo do Estado

Resultado de imagem para mikika e felipe leitão
O ex-deputado Ives Rocha Leitão, mais conhecido como Mikika Leitão, foi exonerado do cargo que ocupava na Secretaria de Estado do Governo. A portaria editada pela Secretaria de Administração, foi publicada na edição deste sábado (31) do Diário Oficial do Estado da Paraíba. Mikika ocupava o cargo de assessor para assuntos administrativos na Secretaria de Estado do Governo. De acordo com a portaria, a exoneração foi feita a pedido do próprio ex-deputado.
Natural do município de Sousa, no Sertão, Mikika ocupou o cargo de deputado estadual entre os anos de 2012 e 2013. Ele é pai do ex-vereador de João Pessoa e atual deputado estadual Felipe Leitão (DEM), integrante do chamado G-10 - grupo para-governista na Assembleia Legislativa. Felipe Leitão teve 27.117 votos nas eleições de 2018.

TCE-PB libera prefeituras a firmarem convênio para concurso público unificado

Resultado de imagem para pleno tce-pb
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) entrou em consenso para permitir que as prefeituras de municípios de uma determinada região possam se reunir através de convênio ou consórcio para realizar um concurso público unificado. Para isso, é necessário que seja demonstrada a existência de interesses comuns entre os participantes. O entendimento do TCE-PB foi tomado a partir da apreciação de uma consulta formulada pelo prefeito da cidade de Bernardino Batista. A matéria foi apreciada pelo Tribunal Pleno, sob a relatoria do conselheiro substituto Antônio Gomes Vieira Filho.
O voto do relator foi acompanhado, à unanimidade, pelos demais membros da Corte. O conselheiro propôs responder administrativamente, de acordo com o parecer da Consultoria Jurídica do TCE, na lavra do consultor José Francisco Valério Neto. O presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Alves Viana, explicou que, em casos dessa natureza deve ser observado o viés econômico e os interesses convergentes, observados os requisitos legais previstos na legislação que disciplina o concurso público.
Na consulta, o prefeito Gervásio Gomes dos Santos indaga a possibilidade de realização do certame público unificado, tendo em vista que a necessidade da prefeitura converge para o preenchimento de apenas um cargo, daí a pretensão de promover o concurso juntamente com outros municípios da região. No parecer, a Consultoria cita a regulamentação prevista na Lei nº 11.107/2005, que trata dos consórcios públicos, conforme destaca o Parágrafo 1º: Os consórcios públicos poderão realizar licitação da qual, nos termos do edital, decorram de contratos administrativos celebrados por órgãos ou entidades dos entes da Federação consorciados.

Numa grande festa, Vítor Hugo se filia ao Democratas, e assume vice-presidência estadual do partido na Paraíba

Em um Cabedelo Clube Lotado, Vítor Hugo se filiou ao Democratas e assumiu a vice-presidência do partido na Paraíba, numa grande festa da democracia, realizada neste sábado (31). Além do prefeito Cabedelense, os prefeitos de Caaporã, Kiko Monteiro, de Baía da Traição, Sérgio Costa, de Marcação, Eliselma Silva (Lili), e de Bom Sucesso, Pedro Caetano, também se filiaram ao partido.
O evento contou com as presenças do deputado federal Efraim Filho, do presidente estadual do DEM, Efraim Morais, do prefeito de Salvador-BA e presidente nacional da legenda, ACM Neto, do deputado Heráclito Fortes (DEM-PI), além de diversas lideranças locais, estatuais e nacionais.
Vítor Hugo chega ao Democratas como uma das revelações e maiores lideranças da Paraíba na nova geração, destacando-se pela eficiente e operosa gestão que faz à frente da Prefeitura de Cabedelo, sendo um dos mais bem avaliados prefeitos do Estado, com mais de 80% de aprovação da população. Recentemente, Vítor foi eleito em pleito suplementar, no último mês de março, com mais de 70% dos votos válidos, obtendo a maior votação da história polícia da cidade.
Responsável pelo convite feito a Vítor Hugo, o deputado federal Efraim Filho exaltou a chegada do mais novo filiado, destacando a força política e os números do governo exercido na cidade portuária. Efraim ressaltou a nova configuração de forças do Democratas no Estado, e diz que o partido largou na frente com vistas à corrida eleitoral que se avizinha.
O presidente nacional da legenda, o prefeito de Salvado (BA) ACM Neto, comemorou as novas filiações e destacou a força da legenda na Paraíba e a forma como está de organizando visando a próxima eleição.
 

Apresentador de TV e conterrâneo Bruno Pereira encontra-se com Silvio Santos em São Paulo realizando sonho de muitos brasileiros...

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Bruno Pereira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Bruno Pereira, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Bruno Pereira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna 
O conterrâneo valepiancoensse jornalista Bruno Pereira, de 23 anos, natural de Ibiara, mais jovem apresentador da TV paraibana (TV Correio, é funcionário do Sistema Correio de Comunicação) teve um momento que é sonhado por muitos em especial o profissional em comunicação que é estar ao lado do maior comunicador da televisão brasileira: Silvio Santos, o Senor Abravanel. Bruno encontra-se em São Paulo fazendo cursos de comunicação para se aprimorar mais ainda e visitando vários meios de comunicação. Bruno esteve no salão do cabeleiros oficial de Silvio Santos, Jassa.
Conheço Bruno de perto e sei o quanto foi mágica a alegria dele nesse momento. Bruno Pereira vem fazendo história no jornalismo paraibano ao ser incumbido de várias missões na TV e no Rádio através do Sistema Correio de Comunicação da Paraíba. Estávamos lá no começo da caminhada de Bruno, quando numa coletiva em Olho D'água, com o então prefeito Dr. Chico Carvalho, coordenada pelo dileto amigo piancoense Quinca Remígio, ele já se destacava nas perguntas. Confira clicando no link a seguir: Clique Aqui 
Dei carona à Bruno, no meu retorno à Itaporanga, de lá ele seguiria para Ibiara, e conversávamos que teria um futuro brilhante pela frente. Não deu outra. Está brilhando e muito. Parabéns, amigo!

Universitários de Pocinhos perdem dias de aulas por causa de ônibus quebrado e pedem solução imediata a prefeitura

Dezenas de alunos universitários da cidade de Pocinhos, no Agreste da Paraíba, estão sem ir às aulas há dias. Segundo os prejudicados, a prefeitura está colocando o mesmo veículo para “resolver o problema”, mas com vários defeitos. Nesta sexta-feira (30), eles perderam aula novamente porque o veículo parou de funcionar no meio da estrada. Os alunos cobram da Secretaria de Educação uma solução definitiva.
“O ônibus está quebrando direto sem nenhuma solução. Na noite de quinta-feira (29) quebrou, o secretário e Educação mandou um veículo com apenas 6 litros de óleo. Aí, o motorista teve que voltar pra cidade pra abastecer. Chegamos na UEPB às 19h30. Hoje de manhã (sexta-feira) mandaram o mesmo ônibus que tinha quebrado ontem. Só deu pra chegar até o km 21. Quem pôde, pagou uma passagem para ir estudar. Os outros voltaram e perderam aula mais uma vez”, relatou um dos alunos que pediu para não ser identificado.
Ele disse que cobram a resolução do problema por um grupo de WhatsApp, no qual o motorista e o secretário Júlio Cézar estão e explicam os problemas e soluções. O secretário postou um depoimento no grupo, dizendo que o problema havia sido resolvido, mas mandaram o ônibus com o mesmo problema, segundo os alunos. Veja a fala do secretário sobre o primeiro dia:
Júlio Cézar disse que, quinta-feira à noite, o ônibus queimou um fusível no caminho. “De imediato enviamos outro ônibus e mecânico. Infelizmente não houve tempo hábil… O mecânico e responsável pelo setor verificaram, foi consertado e testado ontem mesmo, tudo normal. Hoje apresentou a mesma coisa. Vou conversar com o responsável pelo veículo”, falou. 
Um dos alunos usuários do ônibus, que também não quis se identificar, informou que o problema é antigo. Outra aluna já detalha os outros problemas do mesmo veículo, que insistem em enviar. O caso virou um grande debate no grupo. Vejam o que eles falam:
Segundo Gabriel, estudante de Economia (UFCG), o problema é antigo mesmo, pois faz anos que existe outra situação ruim também para os alunos, a superlotação do veículo. “Há anos que esse ônibus dá problemas, primeiro com a superlotação, que faz muitos estudantes irem e voltarem em pé, numa condução super lotada. A solução que se espera é dispor de mais um ônibus. Ou então uma Van para os alunos da UFCG ou um micro ônibus para a UEPB, que tem bastante estudante, principalmente à noite”, declarou. (com Valdívia Costa)

Durante encontro com empresários em João Pessoa, presidente do BNB destacou o investimento de R$ 1,4 bilhão de janeiro a julho, na Paraíba.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) investiu R$ 1,4 bilhão em crédito na economia paraibana, de janeiro a julho de 2019. O dado foi ressaltado pelo presidente da instituição, Romildo Rolim, em reunião com 120 empresários e representantes de instituições parceiras nesta sexta-feira, 30, em João Pessoa (PB). Ao destacar aumento de aplicações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), Romildo ressaltou que o BNB dispõe de crédito para atender todos os portes de clientes, contribuindo para o desenvolvimento e estímulo à competitividade do empresariado paraibano.
Clientes de Cajazeiras a João Pessoa acompanharam a rodada de negócios com exposição dos recursos aplicados no Estado e em toda área de atuação do BNB, região Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. “Essa foi a maior aplicação já realizada no Estado para o período e viemos para dizer que estamos à disposição do empresariado para novos projetos. Para este ano, temos R$ 27 bilhões do FNE e mais R$ 11 bilhões do microcrédito”, avaliou.
Romildo Rolim reforça o protagonismo de quem empreende e as parcerias para criar uma ambiência positiva para a economia. “Só conquistamos os resultados apresentados porque fazemos parcerias. O impacto de nosso trabalho como instituição financeira ocorre com a geração de emprego e de tributos por meio do número de empresas financiadas”, destacou. Participaram do evento, o superintendente do BNB na Paraíba, Wesley Maciel; a diretora de articulação institucional da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Denise Gadelha; e o secretário de Estado da Agricultura e Pesca (Sedap), Efraim Morais.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Lígia, Cartaxo e Maranhão prestigiam inauguração da nova sede Superintendência da Polícia Federal na Paraíba

 
Mesmo com a ausência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que cancelou a agenda na Paraíba no início da manhã, para tratar de assunto pessoal de urgência em Curitiba, a solenidade de inauguração  da nova sede da Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, localizada às margens da BR-230, no bairro João Agripino, foi bastante prestigiada, nesta sexta-feira (30). Estiveram presentes a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), em representação ao governador João Azevêdo (PSB); o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e o senador José Maranhão (MDB), entre outras autoridades.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, André Viana Andrade, a nova sede é uma conquista após 53 anos de história da PF na Paraíba. “Estamos conquistando a casa própria e firmamos mais um passo rumo a dias melhores para nós e para os paraibanos, com melhores condições de trabalho e de atendimento aos cidadãos”, declarou.
A nova sede da PF é composta de um prédio principal com seis pavimentos e dois anexos, com 140 salas, laboratórios para exames periciais, infraestrutura para pouso, refeitório, stand de tiro, equipamentos para atividades físicas e treinamento, auditório com 110 lugares e 2 mil metros quadrados de área verde. 
O novo espaço, instalado em um terreno de mais de 10 mil metros quadrados, tem área cedida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), moderniza a estrutura do órgão e melhora as condições de atendimento à população.

Hélio Tomaz mais um bom nome que confirma pré-candidatura Vereador no projeto do GI pela renovação política em Itaporanga nas eleições de 2020.

Ao lado de RP e do amigo Nel, Hélio Tomaz definiu disputar o pleito pelo GI
Mais um pré-candidato a Vereador em Itaporanga, para 2020, confirma permanência no projeto encampado pelo Grupo Independente Renovador (GIR) que busca a renovação do quadro político na 'Rainha do Vale'. Trata-se do professor Hélio Tomaz, servidor da rede estadual, que ao lado de outros abnegados guerreiros é co-fundador do Grupo junto com o jornalista Ricardo Pereira, coordenador do mesmo.
O Grupo já conta com pelo menos 36 pré-candidatos à câmara local, que serão divididos em dois blocos, com a pretensão de eleger ao menos quatro Vereadores em 2020, aumentando a bancada conquista em 2016.
Hélio Tomaz, que já foi candidato e tem atualmente uma filha (Tshazy) como suplente - ambos com boa votação, esteve anteontem em João Pessoa definindo com o jornalista sua participação nas eleições ano que vem. Disse estar preparado para desta vez conseguir se eleger: "Desta (2020) pode ter certeza que o GI terá um dos guerreiros que vem desde o início dessa luta eleito. Nunca sai daqui (GI) porque temos um presidente (Ricardo) que nos conduz muito bem", disse o professor.
Ao lado de RP e do amigo Nel, Hélio Tomaz definiu disputar o pleito pelo GI
Educador de competência, bom humor e carisma no trato com as pessoas, Hélio e o jornalista conversaram sobre diversos pontos do planejamento do projeto. O encontro aconteceu no bairro de Tambaú e continuaram a conversa, inclusive, em momento de descontração na praia com amigos. "Me sinto preparado e determinado para enfrentar a batalha de 2020", comentou.
O coordenador do Grupo agradeceu por mais uma vez o professor aceitar o desafio de lutar pela renovação política em Itaporanga encampando o projeto do GI. Que está construindo uma alternativa viável que possa defender anseios da população de Itaporanga. Ricardo revelou, ainda, que mais novidades estão vindo por aí...

“Se fosse hoje eu disputaria o Senado Federal sim”, desabafa Ricardo Coutinho...

Resultado de imagem para ricardo coutinho entrevista
Na Paraíba, Ricardo Coutinho já foi tudo que quis ser. Com a anuência do voto popular, claro. De vereador de João Pessoa a governador do Estado (por duas vezes). Por estratégia, não disputou o Senado em 2018, quando favoritíssimo, e praticamente carimbou o passaporte do companheiro de partido, Veneziano Vital (PSB). 
Decidiu permanecer no governo para garantir a vitória de João Azevedo e a continuidade do projeto. Mais um pouco e elegia Luiz Couto (PT) na segunda vaga ao Senado, conquistada por Daniella Ribeiro (PP).
Hoje (30) ele admitiu, pela primeira vez, que a vontade de hoje ser Senador da República: “Se fosse hoje eu disputaria o Senado Federal”. Segundo o socialista, a afirmação não se trata de um arrependimento, mas sim de uma análise do quadro atual  a fim de potencializar as discussões políticas no cenário nacional.
“Olha, eu acho que cada momento é um momento. Se fosse hoje as eleições eu iria disputá-la. Eu olho o cenário nacional, vejo as coisas acontecendo, vejo a necessidade de potencializar a discussão política dentro Senado. Eu percebo isso. Se fosse hoje, não é mais hoje evidentemente, portando não é uma questão de arrependimento, mas se fosse hoje, naquele quadro, eu disputaria o Senado sim e lutaria muito para representar o meu estado, o nosso povo no Senado Federal”, ressaltou.

Vereador Márcio Rodão cobra funcionamento de Academia ao Ar Livre e instalação de Sala de Vacina no Conjunto Chagas Soares/Loteamento e Vila

Construída na gestão Berguim, academia (foto 1) do Chagas Soares está há três anos abandonada, enquanto, as demais na cidade funcionam a pleno vapor e vereador cobra responsabilidade da prefeitura. Clique nas imagens para ampliar.
O vereador Márcio Rodão cobrou, na sessão de ontem (29) na câmara municipal, que a prefeitura de Itaporanga coloque em funcionamento a Academia ao Ar Livre do Conjunto Chagas Soares/Loteamento Balduíno e Vila Mocó, construída pela gestão Audiberg Alves e que se encontra há mais de três anos sem funcionar e abandonada, com o mato já começando a tomar de conta. O requerimento foi aprovado por unanimidade na Casa.
"É inadmissível e vergonhoso que um equipamento tão importante para a prática de exercícios físicos esteja sem funcionar há mais de três anos, não servindo ao povo dessas localidades. Que, inclusive, não podem sentirem-se descriminados quando sabem que as outras duas academias existentes na cidade estão funcionando em pleno vapor. Por isso, pedimos a responsabilidade da prefeitura já que se trata de um equipamento público", pontuou Márcio da tribuna.
O vereador se referiu, em seu pronunciamento, as outras duas academias, também construídas na gestão anterior: uma na Rua José Inácio de Araújo, na entrada da cidade - às margens da BR-361, que leva o nome do médico e ex-vice-prefeito Dr. Joaquim Diniz, onde foram investidos R$ 81.124,17 mil; e uma outra construída na Praça Balduíno de Carvalho, cuja reforma teve investimento de R$ 35.459,31 mil dos recursos próprios do município.
“É preciso investir mais na qualidade de vida da população. Quem pratica atividade física regularmente está se prevenindo contra doenças ligadas ao sedentarismo”, explicou Márcio para embasar sua luta nessa causa. Ele afirmou ainda que essas academias são importantes, por ter objetivo de facilitar o acesso aos equipamentos de ginástica com uso livre e gratuito, por pessoas de todas as idades, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.
Outro importante requerimento do vereador, aprovado dia 22, também por unanimidade, se refere a um pedido para instalação de uma Sala de Vacina no Conjunto Chagas Soares/Loteamento Balduíno e Vila Mocó, por essas localidades formarem o aglomerado mais populoso do município. Esse pleito, segundo o parlamentar-mirim, beneficiaria também os moradores da zona rural, à exemplo dos sítios: Riachão, Favela, Emas, Cunha, Rebolão, São Pedro de Cima, Muquém, Caiçara e Pau D'árco.
"Uma sala de vacina no conjunto (Chagas Soares) facilitaria a vida de milhares de pessoas dessas localidades, que evitariam se deslocar até o outro lado extremo da cidade tendo que enfrentar o trânsito na rodovia que liga o conjunto à cidade, além de desafogar a sala de vacina que funciona na hospital infantil", explicou Márcio Rodão mostrando o quão importante é o pleito para amenizar o sofrimento de quem mora do conjunto em diante, nessa parte do município.
 
Gestão Audiberg Alves construiu as três academias ao ar livre existentes no município: uma na Praça Balduíno, às margens da BR-361 na entrada da cidade e uma terceira no Conjunto Chagas Soares (sem funcionar há quase três anos)

Investigação do GAECO revela que uma das operadoras da ORCRIM Girassol adquiriu quase meio milhão em bens; Veja!

 
O procedimento investigatório criminal do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate Contra o Crime Organizado), do Ministério Público da Paraíba, resultou na ação penal contra Maria Laura, operadora da ORCRIM Girassol e então assessora fantasma de Gilberto Carneiro, ex-procurador-geral do Estado. Clique nas imagens para ampliar.
Na linguagem popular, Maria Laura é considerada ‘peixe pequeno’ dentro da organização criminosa. Porém, ela sozinha adquiriu quase meio milhão de reais em imóveis e um automóvel para ocultar a origem ilícita do dinheiro desviado da Saúde nos governos do ex-governador Ricardo Coutinho.
Se uma simples ‘tarefeira’ adquiriu um patrimônio de quase meio milhão, quanto será que os líderes da organização criminosa desviaram desde 2011? Certamente muito mais dinheiro passou pelas mãos de Maria Laura, já que é impossível a investigação contabilizar os gastos do cotidiano em quase 8 anos. (com Alan Kardec)
 
 
Coordenado pelo promotor Dr. Octávio Paulo Neto, o Gaeco tem entre seus integrantes o promotor itaporanguense Dr. Romuldo Tadeu Dias e, também, os promotores Dr. Reynaldo di Lorenço Serpa Filho, que atua em Itaporanga, e Dr. Eduardo de Freitas Torres, que atuou na Promotoria de Itaporanga em 2005/2009.

Trabalho reconhecido pela população potencializa recondução de Adriana Freitas ao Conselho Tutelar em Bayeux, região metropolitana da Capital...

Em Bayeux, aqui na Região Metropolitana da Capital, João Pessoa, a mobilização é grande pela recondução da conselheira tutelar Adriana Pereira de Freitas para mais um mandato (quadriênio 2020/2023) no Conselho Tutelar local. Com muita competência e capacidade, Adriana tem feito um trabalho elogiado pela população da "francesa" cidade paraibana. Tem prestado serviço à comunidade com comprometimento. 
Se o trabalho no Conselho Tutelar já é "barra pesada" em municípios do interior, imaginem numa região de elevados índices de criminalidade. Muito difícil atuar com todo tipo de situações pelo caminho. Então, só mesmo pessoas comprometidas, de coragem e paixão para servir tem a aptidão para atuar nessa desgastante função, porém, gratificante pelos resultados positivos. 
Adriana concorre à recondução pra mais um mandato no Setor 2, Jardim Aeroporto e Alto da Bela Vista, no município de Bayeux. Com trunfo, ela tem o respaldo e reconhecimento da população por enfrentar se titubear as situações que surgem garantindo o cumprimento dos diretos da criança e do adolescente.
Um interessante projeto que o Conselho Tutelar desenvolveu lá foi o "Promotoria em Domicílio" realizado pelo Ministério Público, através da Promotoria de Infância e Juventude local, que constatou em suas visitas situação das mais variadas possíveis cujo objetivo era ver as necessidades das famílias, dar orientações e realizar os encaminhamentos para autoridades competentes. Adriana tem feito essa inserção na defesa dos direitos de toda a família, além das crianças e dos adolescentes.

"Estou pronto para servir com responsabilidade na função", diz Woshington de Luiz da Verdura - boa opção para o Conselho Tutelar em Itaporanga.

No próximo dia 6 de outubro acontece em todo Brasil eleição unificada dos(as) Conselheiros(as) Tutelares. Em Itaporanga, no Vale do Piancó, Paraíba, a turma já está em campo e a população analisando os nomes. Conheço a grande maioria das opções, vamos abordar algumas a partir de hoje.
Dentre os candidatos(as), a grata satisfação em ver o nome do amigo Woshington filho dos guerreiros Luiz da Verdura e Netinha Cordão. Vizinho de longo tempo, vi crescer junto ali na Rua Dandão Severino (nossas famílias eram vizinhas, tempos depois eles se mudaram lá para a Benjamim Constant - no Alto do Madeiro), uma pessoa responsável que muito pode contribuir na área desempenhando um papel importante.
Claro que tenho minha irmã Roberta, como candidata, conselheira tutelar em várias oportunidades com serviço prestado e reconhecido pela população por ser uma pessoa compromissada com a causa. Washington, assim como Roberta, é mais uma excelente opção para essa importante, perigosa e complexa função. Quem pretende ser conselheiro tutelar só pega "brita", como diz a gíria, muita "barra pesada", tem que ter coragem e estômago para situações inesperadas, muitas vezes dolorosas de se presenciar. Já fui em várias diligências, você talvez não tenha noção do que é ver uma criança estuprada, por exemplo,
"Estou pronto pra dar minha contribuição se a população assim entender, escolhendo meu nome, zelando pelo compromisso que temos que ter nessa função", comentou Woshington. Pois, o principal propósito é o de zelar pela garantia e defesa desses sujeitos: crianças e adolescentes, conforme estabelecido em lei. Pois atuam diretamente com eles e suas famílias, o que lhes confere uma grande responsabilidade e exige muita compreensão sobre os direitos deles. Woshington, também conhecido como "Woshington da Mauriti" ou "Woshington do Estrela de Emas", sabe desses desafios e tem a vontade de servir. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Para baratear gás de cozinha, governo acaba diferenciação de preços dos botijões - que custa R$ 23,00 nas refinarias e chega para consumidor a R$ 75,00 ou R$ 90,00

O governo aprovou, nesta quinta-feira, o fim da diferenciação de preços de gás de cozinha (GLP), com validade daqui a seis meses. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), colegiado de ministros presidido pelo ministro de Minas e Energia. A novidade faz parte da estratégia do governo de baratear o preço do gás e fazer isso chegar aos consumidores.
Hoje, o botijão residencial de até 13 quilos (72% do mercado nacional) tem subsídio cruzado. Quem consome acima de 13 quilos acaba pagando mais. Isso não significa, porém, que o preço seja mais baixo para os vasilhames menores. A avaliação do governo é que essa política encarece outros produtos e envases para compensar perdas.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirma que o botijão de 13 quilos na refinaria custa R$ 23. Para o consumidor, ele chega a R$ 90. Segundo o ministro, o preço nas refinarias ou na importação cairá para até R$ 16. O ministério anunciou a revogação de uma resolução de 2005 que criou a política de diferenciação de preços, numa tentativa de baratear o gás de cozinha para consumidores de baixa renda.
Um estudo do Ministério da Economia aponta que essa política é “ineficaz, ineficiente e pouco transparente”. Além disso, barra a entrada de novos agentes no mercado. Ao acabar com a diferenciação, o governo espera atrair novos agentes para o setor. A ideia é que a possibilidade de obter lucro aumente a competição e, consequentemente, reduza os preços finais ao consumidor.
Atualmente, o fornecimento de GLP é dominado pela Petrobras. O segmento de distribuição é concentrado em quatro empresas. O Ministério da Economia avalia que o fim da diferenciação de preços não terá impacto sobre os consumidores. O argumento é que o preço praticado no Brasil hoje é 40% maior que no mercado internacional.
Segundo o MME, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) deverá reforçar as ações de monitoramento dos preços praticados pelos agentes econômicos.

Justiça Federal determina redução de salário de Zé Maranhão de R$ 57 mil para R$ 33,7 mil

Resultado de imagem para senador maranhão
A Justiça Federal da Paraíba determinou a redução da remuneração mensal do senador José Maranhão (MDB), que acumula R$ 57 mil por mês, computando pensão de ex-governador (23,5 mil) com o salário de senador (33,7 mil). Ele receberá agora R$ 33,7 mil.
A decisão liminar é decorrente de ação do Ministério Público Federal, que considera abusiva lesão ao erário. A decisão foi do juiz Bruno Teixeira de Paiva. Maranhão acumula os dois valores desde 2015, quando assumiu no Senado. De lá até outubro de 2018, quando foi ajuizada a ação, ele recebeu ilegalmente, segundo a decisão judicial, mais de R$ 1 milhão. Parte na ação, a União pode requerer de volta esse montante.
Pela decisão, o Senado terá que reduzir o salário de Maranhão. Caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cumprir a sentença. Na ação, o senador argumenta que o acúmulo não é ilegal por se tratar de duas fontes pagadoras distintas.

Helton René manda indireta para irmãos Cartaxo: “Só pra constar, estou aqui, viu?".

 
O vereador licenciado e secretário do PROCON-JP, Helton René, usou as redes sociais para mandar um recado para os irmão Cartaxo. De acordo com a indireta de Helton, uma pesquisa eleitoral foi realizada e descobriram o óbvio.
A indireta de Helton René já repercute há tempos nos bastidores. Muitos comentam que o prefeito Luciano Cartaxo e Lucélio são fechados demais e não dialogam com a base – nem com secretários – sobre a sucessão municipal e demais decisões políticas importantes.
Será que o prefeito quer mesmo eleger um sucessor? Estou começando a acreditar que não.

Pré-candidato bolsonarista, Orlando Villar deverá ser o próximo reitor da UFPB

Atual pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e pré-candidato a reitor da UFPB, o professor Orlando Vilar é o favorito para suceder Margareth Diniz. É que Orlando sequer precisa ser o mais votado na eleição, já que o presidente Jair Bolsonaro quebrou a tradição de indicar o primeiro lugar da lista tríplice, como sempre aconteceu nos governos do PT.
Orlando só precisa figurar entre os três mais votados na eleição, pois contaria com a simpatia de bolsonaristas paraibanos (inclusive parlamentares) que bancariam a escolha junto ao presidente. No entanto, é preciso destacar que Orlando não é um qualquer e tem voto e prestígio na comunidade acadêmica. O professor disputou a eleição para reitor em 2004, vencendo o primeiro turno. Porém, foi derrotado no segundo turno por uma diferença de 1% para Rômulo Polari, que contara com o apoio do atual reitor à época.
As eleições devem ocorrer entre abril e maio de 2020 e já começa a movimentar os bastidores da política na UFPB. Fontes informaram que a atual reitora tentou convencer o professor Luciano Mariz (CCJ) a ser candidato, mas sem sucesso. O plano B de Margareth seria Aluísio Souto, atual pró-reitor de Administração. Mas a opção estaria causando mal-estar no grupo por se tratar de um ‘cristão novo’. A vice-reitora Bernardina Freire também pode disputar a eleição, mas tudo indica que ela deverá romper com o grupo da atual reitora Margareth Diniz nas próximas semanas.
Na chapa de Orlando Villar, figuram como favoritos para vice-reitor os nomes de João Euclides (diretor do CCS) e Rosimar de Castro (H.U). No campo da esquerda, a candidatura mais provável é da professora Mônica Nóbrega (CCHLA), mas sem a mínima perspectiva de sucesso, já que Bolsonaro tem entendimento definido sobre eleições nas universidades federais.

TJPB decide que Justiça Comum defina sobre vaga que era de Eduardo Carneiro na Câmara de JP e suplente Marcílio Ferreira assumirá ao invés de Carlão do Cristo...

A Câmara de João Pessoa se livrou do pepino, pois a decisão sobre o suplente que assumir a vaga do hoje deputado Eduardo Carneiro caberá à Justiça Comum. Assim decidiu o Pleno do TJ nesta quarta-feira (28) por maioria. 7 desembargadores seguiram integralmente o voto do relator, Des. Leandro dos Santos. Divergiram os desembargadores Joás de Brito e Arnóbio Alves, tendo como abstenção o desembargador José Aurélio.
A decisão, de antemão, deverá beneficiar o suplente Marcílio Ferreira e não Carlão do Cristo. O entendimento é de obediência ao Art. 112, Parágrafo Único, da Lei Eleitoral, que fala da necessidade de o titular do mandato ter atingido a cláusula de desempenho para que possa ser empossado. Neste sentido, o legislativo da capital estava correto quando tratou do tema no começo do ano (fevereiro), opinando que caberia à Justiça Comum decidir sobre o 27ª vereador.
Logo após a saída de Eduardo Carneiro (que se elegeu deputado em 2018), o presidente da Câmara de João Pessoa, João Corujinha, convocou o primeiro suplente Carlão do Cristo (da coligação de Eduardo Carneiro) para assumir a vaga de vereador. No entanto, Carlão foi impedido de assumir o cargo por uma decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, Gutemberg Cardoso.
O juiz atendeu um pleito formulado pelo suplente Marcílio Ferreira através de uma medida judicial. Marcílio acionou a Justiça com base na cláusula de barreira, estabelecida pela Reforma Eleitoral que vigora desde 2016. A norma estabelece a necessidade de 10% do quociente eleitoral para que se possa ocupar o cargo. Isso significa que o suplente teria que alcançar pelo menos 1.419 votos, já que o quociente foi de 14.193 votos. Carlão do Cristo alcançou somente 1.269 sufrágios.
Primeiro suplente da coligação PRB/PMN, Marcílio Ferreira obteve 2.169 votos nas eleições de 2016 e, portanto, fica com a vaga de Vereador na Câmara Municipal da Capital.

Com receita de R$ 782 milhões em 2018, a Cagepa é listada pelo Valor Econômico no ranking das maiores empresas

Resultado de imagem para cagepa
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é a única empresa pública paraibana a figurar no ranking ‘Valor 1000’, elaborado pelo jornal Valor Econômico, que mostra os resultados contábeis e financeiros das mil maiores empresas brasileiras em 2018. Na relação com empresas privadas e públicas dos mais variados ramos de atividade, a companhia está em 660º lugar. Entre as companhias de saneamento listadas, a Cagepa aparece em 11ª melhor do Brasil, com crescimento na receita líquida e no lucro líquido.
O ranking foi elaborado a partir de demonstrações contábeis das companhias e utilizou 18 indicadores para classificar as empresas. Em comparação com o ranking do ano anterior, a Cagepa apresenta um aumento de 10% na receita líquida, saltando de R$ 710 milhões no ano de 2017 para R$ 782 milhões em 2018. O crescimento do lucro líquido foi ainda mais expressivo: em 2017, a companhia registrava R$ 65 milhões e passou para R$ 109 milhões em 2018, o que representa um aumento de mais de 67% em apenas um ano.

Adriano Galdino vai devolver todos os funcionários do estado que estão á disposição da Assembléia

Resultado de imagem para adriano galdino
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (PSB), anunciou nesta quarta-feira (28) que vai devolver ao Estado todos os funcionários que estão cedidos ao Poder Legislativo. A medida atende a exigência do Ministério Público da Paraíba com base em decreto do Governo e tem como objetivo a contenção de despesas.
Galdino explicou que, caso a Assembleia pretenda permanecer com o funcionário estadual cedido, tem que arcar com o custo da remuneração. “Estamos devolvendo todos os funcionários do Estado cedidos à Assembleia”, anunciou o presidente. Ouça o áudio
O decreto estadual, que disciplina os atos de cessão e afastamentos de servidores, é de 17 de fevereiro de 2017. “Esse decreto estava tranquilo, só que o Ministério Público está pedindo cumprimento. Esse decreto diz que qualquer funcionário que for cedido pelo Estado para a Assembleia quem tem que pagar os custos totais é a Assembleia. Desde 2017 que é assim, só que não estava sendo obedecido esse decreto. Agora, o Governo do Estado, por pressão do Ministério Público, está nos solicitando a devolução de todos os funcionários”, disse Adriano Galdino, esclarecendo que a Assembleia não tem condições financeiras de manter os servidores na Casa.
Ele ainda informou os deputados que, caso queiram manter alguém, será na cota dos seus gabinetes.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Em reunião com ministros do Governo Bolsonaro, João Azevedo consegue estaleiro que vai injetar R$ 3,5 bilhões na economia da Paraíba

As reuniões entre o governador João Azevêdo (PSB) e ministros do Governo Federal, articuladas pela bancada paraibana, não estão rendendo apenas a conquista de garantias para a Paraíba, mas provocando também uma aproximação administrativa do governador paraibano com Jair Bolsonaro (PSL), o que pode significar um passo em direção ao consenso político após as rusgas entre o presidente e governadores do Nordeste.
Somente nesta quarta-feira (28), João Azevedo participou de reuniões com os ministros Marcos César Pontes, da Ciência e Tecnologia, Paulo Guedes, da economia, e com o embaixador Norberto Moretti, secretário de Política Comercial e Econômica do Itamaraty. O governo da Paraíba assegurou, dentre outras iniciativas, a inclusão do estaleiro para reparos navais, no município de Lucena, no portfólio de projetos de interesse do país. A obra já havia sido anunciada pelo governador João Azevêdo e agora ganha a adesão do governo Bolsonaro. A instalação do estaleiro deve injetar, inicialmente, R$ 3,5 bilhões na economia do Estado e gerar cerca de seis mil empregos.
O chefe do Executivo estadual fez uma avaliação positiva dos encontros realizados na Capital Federal. “Foram três audiências extremamente produtivas e tivemos a oportunidade de, juntamente com as empresas IMC YY e McQuilling, apresentar um projeto redentor para toda a região e importante para o Brasil. A partir de agora, nós estamos sinalizando para os investidores e para o mundo que essa é uma ação que ultrapassa os limites da Paraíba e tem o interesse do Governo Federal no sentido de fazer com que esse empreendimento saia, definitivamente, do papel e possa surtir os efeitos esperados na economia do Estado, do Nordeste e do país”, pontuou o governador.
Além da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e do prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro, acompanhou o governador parte da bancada federal: o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e os deputados federais Hugo Motta (PRB), Wilson Santiago (PTB) e Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada, responsável maior pelas articulações com o Planalto. Também esteve com o governador o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB).
O governo João Azevedo também foi representado pelos secretários Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Gilmar Martins (secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Maria Suely Santiago (secretária de Representação Institucional); Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional); Fábio Andrade (procurador-geral do Estado) e Gilmara Temóteo (presidente da Docas).
O governo Bolsonaro abriu as portas, literalmente, para o governo paraibano. Trata-se de uma sinalização clara de aproximação entre os entes estadual e federal, senão na seara política partidária, mas certamente no âmbito administrativo, o que já é muito significativo no atual contexto político e econômico. A postura de João Azevêdo frente à nota técnica do governo federal sobre as obras da transposição do rio São Francisco, recentemente, já havia sido um indicativo da costura de uma nova relação entre o Palácio da Redenção e o Palácio do Planalto.

Oficial de Justiça é condenado por crime de exploração sexual de menor de 18 anos e perde o cargo

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve a perda do cargo do oficial de justiça Jailson Andrade de Sousa, pelo crime de exploração sexual de menor de 18 anos. Além da exploração sexual, Jailson Andrade também foi denunciado por possuir e armazenar pornografia envolvendo adolescentes. A decisão ocorreu nesta terça-feira (27), sob relatoria do desembargador e presidente Ricardo Vital de Almeida.
Jailson Andrade foi denunciado pelo Ministério Público sob a acusação de ter explorado  sexualmente adolescente que contava com 14 anos de idade a época dos fatos, induzindo-o e atraindo-o à prática de atos libidinosos, efetivamente consumados, em troca de presentes e dinheiro.
Segundo os autos, o apelante também contracenou em várias dessas fotografias pornográficas, principalmente com exibição explicita dos órgãos genitais dos menores de idade. Os fatos foram descobertos em 23 de maio de 2012, quando a mãe do adolescente procurou a Promotoria de Defesa e do Adolescente da Comarca de Itabaiana.  
Após a instrução processual, o apelante foi condenado pela prática dos crimes previstos nos artigos 218-B, § 2º, I, do Código Penal (pena de seis anos de reclusão), artigo 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (4 anos e seis meses de reclusão), 241- B do ECA (um ano e seis meses de reclusão). A juíza sentenciante Shirley Abrantes Moreira Regis, da 2ª Vara da Comarca de Itabaiana, aplicou a regra do concurso material (artigo 69 do CP), totalizando uma pena de 12 anos de reclusão.
Inconformado com a condenação, a defesa de Jailson Andrade interpôs Apelação Criminal (nº 0002162-78.2012.815.0381), alegando, no mérito, que não restou evidenciada  a prática do crime tipificado no artigo 218-B, § 2º, I, do CP, sob o fundamento de que não houve exploração sexual. Disse que o menor já tinha vivência sexual anterior, não existindo prova da efetiva corrupção do mesmo. Afirmou, também, que não ocorreu o tipo penal do artigo 240 do ECA, já que todas as pessoas registradas nas fotografias e vídeos seriam maiores de idade. Em relação ao delito do artigo 241-B do ECA, aduziu que não tinha como saber se eram menores ou não os indivíduos que estavam nas fotos e gravações.
Ao analisar os argumentos da defesa, o relator deu provimento parcial ao apelo, tão somente para reduzir a pena do artigo 240 do ECA para dois anos e seis meses de reclusão. De ofício, declarou extinta a punibilidade do apelante quanto ao crime do artigo 241-B do ECA, face a prescrição da pretensão punitiva na modalidade intercorrente. Afastou, de ofício, a desfavorabilidade da modular “consequências do crime” em relação ao delito do artigo 218-B, § 2º, I, do CP, mas sem alteração da pena imposta a esta conduta. No total, a pena aplicada ao acusado somou oito anos e seis meses de reclusão. Sobre a pena de perda do cargo público, o desembargador Ricardo Vital destacou que nesse ponto não há que se falar em reforma da sentença.
“Mantêm-se a pena de perda do cargo por ter sido apresentado argumento sólido para justificar sua aplicação, uma vez que a julgadora, de maneira expressa, considera as penas aplicadas ao réu e, em seguida, invoca o teor do artigo 92, I, ‘b’, do CP”, arrematou o relator. Da decisão cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça, embora tenham cumprimento as penas privativas de liberdade, com a decisão colegiada da Câmara Criminal do TJPB.

Bateu pino e feio: Com rejeição do povo, Divaldo tenta iludir dizendo que demissão de Rosália é "boato" mas passa por mentiroso quando a própria Xirlene afirma ter aceitado convite do prefeito...

Pino foi feito pra ser batido e não é primeira vez que o prefeito de Itaporanga, Divaldo (sem partido), bateu pino. Ele fez isso em abril (Prefeito bate pino) quando foi na casa do ex-prefeito Djaci tentar acordo político e, depois que noticiamos o fato procurou desmentir. O povo não acredita, a cidade é pequena e sabe do ocorre. Ali o prefeito acabou confirmando a informação que o blog havia dado, publicando fatos.
A demissão da competente secretária Rosália (Saúde) foi definida quinta-feira (22), mas só seria comunicada nesta semana. Ele recebeu uma indicação caseira pela diamantense Xirlene Souza, fez o convite e ela aceitou. A moça passou o final de semana se preparando. Nossa fonte nos informou na sexta-feira (23) e esperamos o desenrolar diante da reação da "base". Não deu outra. O estopim saiu como rastro de pólvora e assim que Blog do Ricardo Pereira publicou o fato, a repercussão foi tremendamente negativa. A população já revoltada com o gestor, estourou. Ao lado e abaixo, você confere algumas mensagens (das várias que temos) da farmacêutica em conversa alegre com o convite que o prefeito havia lhe feito. Ela não sabia que o prefeito iria voltar atrás nesta quarta-feira (28), após pressão.
Assim que souberam do fato e foram comunicados pelo próprio prefeito (que agora tentar iludir o povo dizendo que não sabia de nada), vereadores, em solidariedade ao vereador Duvan, que ainda estão perto do gestor ameaçaram romper caso Rosália fosse demitida, como de fato foi (não foi de direito, porque segurou-se publicação da portaria que seria hoje). Na manhã de hoje (28), durante explosiva discussão, foi sugerido até o nome da competente Josinalva Ferreira, esposa do advogado Carlinhos Ferreira, mãe do ex-procurador do município Ramon Ferreira, para amenizar os ânimos e substituir Xirlene na troca por Rosália. Não houve consenso. A corda estava arrebentando-se
Ao ser emparedado, não restou outra opção ao prefeito senão fingir que não estava sabendo de nada desde ontem, quando publicamos a matéria. Alguém em sã consciência (fora àqueles que recebem pra bajular o alcaide) acredita numa tolice dessa? Claro que não. O prefeito passou quase 24 horas para tentar desmentir o fato: bateu pino e feio. Da outra vez em abril passado, ele passou dois dias pra bater pino tentando desmentir e quando o fez acabou confirmando a informação do blog.
Pra saber, nosso trabalho é esse: o de informar os acontecimentos. Repito a dizer que acredito dez vez mais em nossas fontes, que aliás estão bem do lado do prefeito. Vejam alguns pontos: "Ela (Rosália) na verdade pediu exoneração, pelo que soube", disse um auxiliar do homem. "Pelo que me disse (Divaldo) ela (Shirlene) irá atuar como auxiliar de Rosália", ponderou outro. A própria Xirlene em mensagem (na imagem acima) afirma que recebeu e aceitou o convite: "[...] Por isso aceitei ser gestora da pasta da Saúde. Sei muito bem o que me espera. Mas, darei de conta confiando em Deus", afirmou.
Ela diz que Itaporanga "é uma cidade a mais complicada de lhe dar" e externa que as "pessoas estão acostumadas com a velha política". Ou seja, o prefeito Divaldo acabou plantando uma nota falsa para tentar desmentir uma informação verídica que ele mesmo decidiu e, depois, bateu pino. Além de ter feito a farmacêutica e a secretária passar enorme constrangimento. Isso faz parte no negócio da política: se você não puder com pote, não invete de segurar a rodilha!

Leia também: Prefeito Divaldo demite secretária da Saúde e causa alvoroço na "base" que prevê grande estrago; Substituta deve vir de Diamante...

Exclusivo: Chama-se Xirlene Souza a diamantense que será nova secretária da Saúde em Itaporanga...

Com demissão de Rosália da Secretaria da Saúde em Itaporanga, atenções se voltam agora para o vereador Duvan que teria feito indicação; Outros dizem que seguem ele se houver rompimento com o prefeito...

IBGE: População estimada do Brasil é 210 milhões de habitantes; Itaporanga chega no máximo aos 25 mil/hab...

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (28), a população estimada de estados e municípios. De acordo com os dados, o Brasil tem 210.147.125 milhões de pessoas. A Paraíba tem 4.018.127 milhões de pessoas. São Paulo com 45.919.049 milhões e o que possui menos pessoas é Roraima com 605.761 mil. 
O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 3,0 milhões de habitantes cada). Dezessete municípios brasileiros têm população superior a 1 milhão de pessoas e, juntos, eles somam 45,7 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil. Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro de menor população, 786 habitantes, seguido de Borá (SP), com 836 habitantes, e Araguainha (MT), com 956 habitantes.
As estimativas da população residente para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2018, foram calculadas com base na Projeção de População (Revisão 2018) divulgada em 25/07/2018. Essa revisão incorporou os imigrantes venezuelanos no estado de Roraima, dos quais 99% estavam concentrados nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.