sábado, 15 de março de 2014

"Quem resolve eleição é o povo, não é máquina pública, pressão, ameaça e perseguição. Quem tentou fazer isso no passado recebeu a resposta do povo", diz o senador Cássio...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse, quando desembarcou ontem (14) em Campina Grande, que acha difícil uma aliança do seu partido com [o ex-aliado] Rômulo Gouveia (PSD) e o PMDB com vistas às eleições deste ano. "É praticamente impossível manter a aliança, considerando que Rômulo já tem vaga de senador garantida na chapa de Ricardo Coutinho", afirmou Cássio. 
Todavia, ele ressaltou que Rômulo continuará tendo sua amizade e respeito: "Estamos provavelmente nos distanciando politicamente, mas não vai interferir naquilo que é essencial às nossas relações como seres humanos", frisou. Quanto à possibilidade de aliança com o PMDB, ele disse que não há também expectativa de composição, embora preserve uma boa convivência com o senador Vitalzinho.
Cássio assinalou que, na democracia, é importante criar alternativas, a fim de permitir que a decisão soberana do povo seja a mais ampla possível. "Algumas pessoas equivocadamente acham que quem resolve a eleição é partido político, liderança política ou liderança, mas não é. Quem resolve eleição é o povo, não é máquina política, pressão, ameaça ou perseguição", disse. Segundo Cássio, quem tentou fazer isso no passado recebeu a resposta do povo da Paraíba. "Será com o nosso povo, com a nossa gente e aliados que o PSDB vai fazer e tomar a decisão sobre a candidatura própria muito brevemente", sustentou Cássio.
Enquanto o PSDB não bater o martelo sobre a candidatura, Cássio confirmou que vai continuar conversando com a população e as lideranças políticas. "Conversar, respeitar a opinião alheia e conviver com a crítica talvez sejam as minhas melhores características. Ruim é quem não escuta, quem não tolera crítica, quem impõe sua vontade e quando você não convive com o contraditório", destacou. 
Por fim, ele garantiu ter formação democrática, pois além de ouvir, sabe beijar e abraçar as pessoas com amor e fraternidade. "Eu não consigo ver o poder como um espaço para massacrar as pessoas, para você ser temido e não querido. eu prefiro ser querido a ser temido", concluiu Cássio. Frases com endereço certo: governador Ricardo Coutinho...

'Tucanos' com certa dificuldades de permanecer no meio dos 'girassóis'...

Informação que chega ao Blog diz que durante o encontro de filiados promovido ontem (14) em Itaporanga o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, detectou que alguns dos presentes no meio dos 'girassóis' jamais deixarão o ninho tucano. Num dos teste de prova o secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa, quase perdeu o chão, por exemplo, quando procuraram o amigo Aldeci Mangueira, ex-prefeito de Santana de Mangueira, que estava sentado na primeira fila [no Plenário da Câmara Municipal] e não o encontraram. Havia dado uma saidinha estratégica. 
O momento era de anunciar quem caminharia com o projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho. A cúpula do partido realizou o encontro para encostar os filiados da região na parede e saber qual o grau de confiabilidade do grupo para as eleições deste ano. E pelo visto vai dar trabalho. Todos ouviram que se quiserem continuar comandando os cargos em seus respectivos municípios deviam dizer naquele instante se estariam com o projeto de reeleger Ricardo. Nada mais natural para quem está no poder. No entanto, um belo tira-teima marcado pra outubro.

Depois do 'drible' dado na população de Conceição o governador também barra ambulância para Guarabira, denuncia o prefeito Zenóbio...

1896896_426928084120410_601337361_n (1)
Depois de ter dado um 'drible' na população de Conceição quando excluiu o município na distribuição de 36 ambulâncias, semana passada, e descumpriu a palavra empenhada em praça pública, no mês de outubro, de que o município ganharia uma ambulância, agora foi a vez de Guarabira de ser barrada.
Vereadores de Conceição dizem que a causa foi o fato do prefeito Nilson Lacerda ser do PSDB. Enquanto isso, Itaporanga, cujo prefeito Audiberg Alves (PTB) anunciou dias atrás apoio à reeleição do governador, foi contemplada. 
Agora é o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), marido da deputada estadual Léa (PSB), quem denuncia que seu município foi prejudicado pela mesma mudança de atuação governamental destinada à Conceição. Zenóbio cobra de Ricardo Coutinho a promessa feita de doar uma ambulância para a cidade. "A ambulância parece que sumiu do mapa!", afirmou Zenóbio. Ele denuncia ainda que seus aliados estão sendo perseguidos e diz: "Acredito que apoio não deve ser conquistado através de ameaça, de chibata, mas através do convencimento". 
Ou seja, o governador parece demonstrar o outra lado da moeda quando jura que as cidades são atendidas sem distinção partidária e sem cobrança de apoio político. Mas não é o que dizem os prefeitos que se sentem prejudicados por não anunciarem apoio ao governador.
Leia também: População de Conceição se revolta com governador por barrar entrega de ambulância ao município, prometida em praça pública ano passado...

"Consultas" deve consolidar Ruy como candidato ao senado na chapa de Cássio que atua no 'varejo', estratégia vitoriosa em 2002, 2006 e 2010...

Os encontros para 'consultas' aos filiados que o PSDB inicia sexta-feira (21), em Patos, na realidade, objetiva uma solução caseira para a disputa pelo Senado com a consolidação do nome do deputado Ruy Carneiro como candidato na chapa de Cássio. Seguindo o mesmo caminho trilhado em 2006, quando os tucanos elegerem a chapa Cássio/Cícero.
O jornalista e articulista político Júnior Gurgel [A Palavra] menciona o tema de maneira bem colocada e Ruy poderia muito bem ter sucesso na empreitada já que o campo está em aberto e sem um nome favorito, ao contrário da disputa pelo governo - com Cássio bem colocado. A chapa caseira já partiria com os 40% destinado à Cássio, hoje.
Wilson Santiago (PTB) até que poderia ser o senador na chapa de Cássio, entretanto, ainda não concordou em transferir as bases do filho (Wilson Filho) para Cícero Lucena - condição colocada por Cássio. Wilson tem até junho pra aceitar, caso contrário, Cícero inverte os papéis com Ruy na disputa deste ano.
Confira o ensaio abaixo:
"As consultas que serão realizadas pelo PSDB-PB, em suas bases municipais, são algo semelhantes às antigas "prévias" do PT: mesmo que não resultassem em nenhuma mudança sobre o que a "nacional" já havia decidido, tinham o objetivo de cingir a legenda e fortalecer "nomes". Para o senador Cássio Cunha Lima,o processo cria uma "cortina de fumaça" que deixa imperceptível na visão do eleitorado as baixas sofridas no seu Exército, a partir do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).
São estilos distintos, em momentos diferentes. O PSDB resolveu mergulhar no "varejo", enquanto o PSB [leia-se Ricardo Coutinho] trabalha no "atacado". O resultado - apesar de imprevisível - em alguns momentos mostrou a Paraíba que a atual estratégia do senador Cássio Cunha Lima está correta. Executo-a com brilhantismo por duas vezes, e funcionou a contento. A primeira, quando foi candidato contra Roberto Paulino e a máquia "azeitada" de José Maranhão (2002). Diariamente o Palácio da Redenção recebia caravanas de adesistas, vindas dos mais distantes grotões do Estado: prefeitos, ex-prefeitos, vereadores... E ele próprio (Maranhão) candidato ao Senado da República, alavancando o nome de Roberto Paulino, conquistando apoios dos candidatos a Deputado Estadual e Federal. Cássio, no "varejo", consolidava seu nome percorrendo todo o Estado e durante três veze, nos noventa dias que antecederam o primeiro turno. Alcançou o objetivo por pouco. Ma, no segundo tempo da "contenda" inverteu atática: foi para o atacado, "vendendo" a expectativa de poder. Funcionou e venceu. A segunda tentativa, novamente sobre Maranhão há quatro anos, e com Ricardo Coutinho debaixo do braço. Elegeu Ricardo e se elegeu senador.
Como sentencia o adágio popular: "quem é cocho parte cedo". Mesmo estando na faixa dos 45% das preferências do eleitorado, e com vaga já garantida para o segundo turno, o senador tucano trabalha sob a premissa de uma vitória já em outubro. O fato do PMDB (nacional) ainda não ter se entendido com a Presidente Dilma Rousseff tem proporcionado ao PSDB avançar em muitos Estados, particularmente na Paraíba. Se postergar a decisão para junho próximo (período das convenções) a megaestrutura da Paraíba (PMDB/PT)pode ser comprometida, pelo tempo perdido e o espaço cedido. Todavia, só é possível se vislumbrar esta probabilidade "aloprante", de uma vitória em primeiro turno de Cássio Cunha Lima, após a Copa do Mundo e seus resultados nos campos políticos e esportivo.
Para o PSDB, o impacto do rompimento de sua aliança com o PSB foi bem menos danoso que o imaginado. Em Campina Grande, Cássio se fortaleceu ainda mais. O vice-governador Rômulo Gouveia "cochilou" no momento em que deveria estar atento. As exonerações estão sendo publicadas no Diário Oficial - sem tanta surpresa - pois paralelamente, e de forma voluntária, os "cassistas" estão entregando os cargos ao governador. Coisa também inesperada por Ricardo Coutinho, que ao perceber as "manobras" tucanas deveria ter fortalecido Rômulo Gouveia em Campina Grande para evitar um "estouro na boiada". A timidez do vice-governador o levou a se comportar do mesmo modo que se conduziu durante toda sua vida pública, como integrante do grupo Cunha Lima: aguardando ser "chamado" em nome da lealdade e gratidão. Esqueceu que seu companheiro de Governo [RC] defende um "pragmatismo", que não permite enxergar "política" sob este prisma.
Cada campanha escreve sua própria história. Todavia, seus finais sempre mostram que os vitoriosos são aqueles que andam mais, erram menos e gastam bem. Ao fazerem este exercício, estão permanentemente "agregando".
Escrevemos recentemente neste espaço que em quaisquer circunstâncias Rômulo Gouveia estaria eleito Senador da República. A conjuntura nos levava a analisar tudo que já descrevemos: em suas mãos, os destinos de Campina. Este era o enredo que supomos estar sendo "ensaiado". E nesta posição Ricardo Coutinho teria chances de alcançar o segundo turno, numa disputa renhida. Rômulo "puxaria" Ricardo na Rainha da Borborema. Sua eleição estaria consolidada. Ah! Esquecemos de mencionar que na chapa de Ricardo Coutinho terá que ter um vice de Campina Grande. Quem será? Desde 1960, a cidade decide (quando não elege) o Governador do Estado.
No pleito de 1998, Maranhão "puxou" Ney, que derrotou Buriti. Em 2002, Cássio puxou Efraim, que estava atrás (18%) de Wilson Braga [o favorito pra segunda vaga] e Buriti (ao lado de Maranhão), faltando apenas quinze dias para a realização do pleito. Cícero Lucena, com boa densidade eleitoral na Capital, ao chegar em Campina Grande - onde foi "puxado" por Cássio - consolidou sua vitória, derrotando Ney Suassuna, tido como um filho de Campina Grande.
Não precisa ser gênio para perceber que a campanha irá radicalizar-se. O candidato de Cássio, se não ocorrer mudanças (para isto está existindo "consultas" às bases) será Ruy Carneiro. Chegará ao Senado, no próximo cinco de outubro, quem alcançar 40% dos votos. Ruy já partirá com este percentual no lançamento de sua candidatura, vez que, na "chapa casada", quem votará em Cássio votará em Ruy. Ou porventura esqueceram de Wilson Braga em 1986? Chapa casada: Buriti (Governador), Humberto Lucena e Raimundo Lira (Senadores). Lira foi o mais votado que Humberto porque foi o segundo de Wilson Braga em muitos municípios do Estado."

Serra Grande recebe Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013...

O município de Serra Grande recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013, graças a um trabalho sério e muito dedicado desenvolvido pela atual gestão municipal, através da Secretaria da Educação, com a nutricionista Gericélia Andrande que faz o acompanhamento nas escolas. O prêmio é promovido pela ONG Ação Fome Zero, com apoio do Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o município obteve a 37ª colocação no Nordeste. 
O prefeito Jairo Halley (foto) ressaltou que esse é um prêmio que tem uma avaliação criteriosa e reconhece os méritos de sua equipe, que trabalha incansavelmente na melhoria da qualidade da merenda escolar. Ele disse que foi um dos únicos gestores da Paraíba que investiu na qualificação profissional, enviando equipe para participar de treinamento para aprender a cuidar melhor da alimentação dos alunos da rede municipal. (com Radar Sertanejo)
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Suênia Neves homenageia o saudoso ex-prefeito Antônio Porcino...

Se vivo fosse, o saudoso ex-prefeito Antônio Porcino completaria hoje 63 anos de idade. Fiel secretária e amiga, Suênia Neves envia ao Blog uma mensagem como forma de homenagear o amigo e lembrar a data.
"É, você faz 63 anos, sei que o céu está em festa pelo dia de hoje. 
Que falta que você faz ainda mais nos momentos de angustia, queria tanto poder te dar aquele abraço de Feliz Aniversário e poder te agradecer por tudo que você foi e é para mim.
Você não foi só um amigo, você é um anjo que de onde está me guia e me dá força para seguir em frente, mesmo com todos os problemas...
Que falta que você faz companheiro!!!
A saudade é imensa, se hoje algum motivo que me tira lágrimas dos olhos é lembrar de você me zuando, me dando bronca (das merdas que fazia), sinto orgulho de ter vivido uma vida ao seu lado, aprendi muito e a distância que temos hoje é passageira pois sei que breve nos reencontraremos!!!
Qualquer dia amigo a gente vai se encontrar...
Te amo meu amigo!!! Muita luz aonde você estiver!!! Siga seu caminho ao lado de Deus Pai!!!"

De. Suênia Neves

Governos totalitários: ‘Essa história de Governo de quero, posso e mando já não existe mais’, critica o senador Cássio Cunha Lima...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deu sinais do porquê de ter rompido com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Em recado direto para o ex-aliado, o senador abalou as estruturas do Palácio da Redenção: "Essa história do governo de quero, posso e mando já não existe mais", disse Cássio ao responder pergunta da repórter Mislene Santos.
O tucano condenou assim o que se chama de governos "totalitários". Disse Cássio: "As pessoas foram às ruas, inclusive não faz muito tempo, para mostrar exatamente que esse tipo de modelo de política nós não aceitamos mais". É verdade, só o governador que o tucano ajudou a eleger não percebeu isso ainda. 
E completou: "Na democracia chega um tempo que tem eleição e você tem que discutir eleição, e as pessoas se posicionam, e todo mundo tem liberdade plena de se posicionar. Já passou o tempo em que algumas pessoas se intitulavam dono da vontade alheia (...). A liberdade é talvez o maior bem que o ser humano tem e essa liberdade deve ser exercida de forma plena...". 
"... Sem restrições, adjetivações, com tolerância, capacidade de diálogo, com respeito ao contraditório e respeito a opinião divergente", concluiu o senador. Para bom entendedor, Cássio quis dizer o seguinte: todo poder tem limite. Ou seja, ele pode estar se referindo ao governador Ricardo Coutinho e a sua propalada forma de fazer política, considerada pela oposição personalista e centralizadora demais.
As declarações de Cássio foram feitas na noite de ontem (13) durante solenidade em comemoração ao centenário do ex-ministro e ex-governador José Agripino Filho.

Ex-prefeito de Monte Horebe foragido há 10 anos é preso, em JP...

Foi preso, no final da manhã desta sexta-feira (14), em João Pessoa, o ex-prefeito de Monte Horebe, José Dias Palitot, conhecido como “Zé Bodé”. Ele estava foragido desde 2004, quando foi condenado pela Justiça a sete anos de prisão em regime semi-aberto pela prática de vários crimes relacionados à gestão do município. A prisão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). O ex-prefeito foi levado à Central de Polícia de João Pessoa, onde deve permanecer até ser encaminhado à unidade prisional em que deverá cumprir a pena. A Promotoria de Justiça de Bonito de Santa Fé já requereu à Justiça a regressão de regime para que o ex-prefeito cumpra a pena em regime fechado.
Em 2001, o Ministério Público estadual denunciou José Dias Palitot, que foi prefeito de Monte Horebe entre 1996 e 2000, por diversos crimes praticados contra a administração pública no exercício financeiro de 1997. Dentre os crimes estão o superfaturamento de obras públicas, a realização de obras e serviços sem licitação e o desvio de dinheiro público em proveito próprio. O ex-prefeito também foi denunciado pelo pagamento de servidores públicos municipais com valores inferiores ao salário mínimo constitucional.
O promotor de Justiça de Bonito de Santa Fé, Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, destacou a importância da prisão do ex-gestor. “Trata-se de um mandado de prisão oriundo de condenação criminal. Ele já havia sido condenado e agora está, realmente, preso. A prisão de um gestor público é uma mensagem clara aos gestores de que os princípios constitucionais de probidade administrativa devem ser observados e que podem gerar sérias repercussões criminais”, argumentou.

Prefeito Audiberg Alves ultima contratação de empresa piancoense por R$ 320 mil para receber lixo de Itaporanga...

O prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) ratificou, no dia 7 deste mês, inexigibilidade de licitação objetivando a contratação da empresa piancoense Emlurpe (foto ao lado), do amigo empresário/advogado Remígio Júnior, para prestação de serviço de recebimento [em aterro sanitário localizado em Piancó] do lixo urbano de Itaporanga. O valor está orçado em R$ 320.000,00 mil até o dia 7 de março de 2015. Ou seja, por um período de um ano, cerca de R$ 26.600,00 por mês. 
Como se sabe a Lei nº 12.305/10 obriga todos os municípios brasileiros a desativarem seus lixões e aterros controlados até o dia 2 de agosto deste ano. Em Itaporanga, iniciou-se a construção de um aterro mas por problemas ambientais encontra-se paralisada e a prefeitura teve que continuar com lixão, foco de intensa reclamação popular desde as eleições de 2012. Para concluir a obra seriam necessário cerca de R$ 1 milhão, montante possível nesses menos de três que restam até o fim da gestão.
 
Ressalta-se que há um contrato em vigência celebrado, em dezembro do ano passado, para locação de área no Sítio São Pedro, que funciona como lixão (foto ao lado). Sua validade é de um ano, ou seja, de 06/12/13 até 06/12/14 no valor global de R$ 60.000,00 mil, sendo R$ 5.000,00 mensal. Contratando a empresa para esta finalidade, o do lixão deverá ser cancelado.
Questiona-se se haverá economia ou prejuízo para os cofres municipais. Se o contrato é apenas para recebimento do lixo, então, considera-se um valor alto, dizem vereadores. Haja vista, que a prefeitura continuaria gastando com recolhimento. Ano passado, diz relatório enviado ao Blog, a gestão gastou R$ 230.000,00 mil com o serviço completo, sendo R$ 173.000,00 com recolhimento. Assim, a conta ultrapassaria os R$ 500.000,00 mil, permanecendo esse modelo. Metade do necessário para conclusão do aterro sanitário. 
A Câmara Municipal já está de olho em mais essa licitação e faz o seu dever perante a população. No geral, todos os resíduos sólidos devem sim ser tratados em um aterro sanitário. A população é quem ganha. Só que essa questão não se discute. Dias atrás estivemos conferindo o trabalho na Emlurpe, a qual entendemos como importante para esse tipo de serviço que ameniza o impacto ambiental. 

Senador Cássio prestou homenagem ao ex-governador João Agripino...

 Personalidades durante a solenidade  Cássio_homenagem_JA_01
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) participou na noite (13) da homenagem que o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba promoveu em homenagem ao ex-ministro e ex-governador João Agripino Filho. Familiares e admiradores do homenageado lotaram as dependências do Hotel Tambaú, obra construída no seu governo. Ele foi ainda deputado federal, senador e governador, além de presidente do TCE-PB.
Na sua fala, Cássio destacou as qualidades do ex-governador e lembrou que "teve o privilégio de conhecê-lo", disse. João Agripino, segundo o senador paraibano, "era detentor da fala sempre vigorosa, de um homem forte, ético eque pautou sua vida pública pela correção e firmeza de posições, além de coragem de atitudes e gestos. Ele destacou o merecimento desta comemoração pois com toda justiça, foi homem que teve um grande poder de transformação".
O senador José Agripino Maia (DEM) sobrinho do homenageado rememorou os momentos de aprendizado vividos com o tio durante as férias que passava ao seu lado em Catolé do Rocha. 

Câmara aprova matéria que propõe auxílio funeral para famílias carentes em Itaporanga; "O objetivo é livrar a população de estar se humilhando em casa de vereador e prefeito nessa hora de dor", diz Ricardo Pinto...

Exatamente um ano atrás criticávamos a bancada de situação na Câmara Municipal de Itaporanga pela pequenez em reprovar matérias apresentadas pelo líder da oposição, cujo objetivo era tão somente sugerir ao executivo a tomada de medidas importantes, além de necessárias, em prol da população, tais como a extinção da cobrança de taxa pelo uso do trator para corte de terra, que é cobrado ao pequeno agricultor rural, bem como, a apresentação de projeto de lei instituindo um auxílio funeral, destinado em particular as famílias carentes quando da perda de um ente querido.
A base de situação, da época da sessão em que as matérias foram apresentadas pela primeira vez, foram de encontro aos anseios da coletividade e como estava em maioria na Casa achou por bem rejeitá-las, mesmo tendo que enfrentar grande desgaste. Desnecessário por sinal. Agora entendido por àqueles que agora decidiram corrigir o erro. Pois, na sessão da noite de ontem (13), a proposta de instituição de um auxílio funeral foi aprovada por unanimidade, assim como aconteceu com a extinção da taxa cobrada aos pequenos agricultores aprovada antes do carnaval.
O vereador Ricardo Pinto (PSDB), autor das duas proposituras, disse que o intuito é o de amenizar o sofrimento da camada mais necessitada de nossa comunidade. E não entendia como os colegas colocaram tal medida no meio da disputa política, que deve ficar à margem desse tipo de preocupação social. E o parlamentar-mirim tem razão quando coloca como sugestão ao executivo a elaboração de um projeto de lei e não pura e simplesmente requer o programa.
"Essa medida [projeto de lei criando um auxílio funeral] visa livrar a população, em particular, a mais carente de estar sempre se humilhando na casa de vereadores e até mesmo do prefeito em busca de uma ajuda tão necessária nessa hora de dor e sofrimento. Vejo, que o município deve destinar isso de maneira direta, transparente e sem humilhar ninguém. É um direito do cidadão", enfatizou Ricardo Pinto (foto acima).
De acordo com a propositura do tucano, as famílias a serem beneficiadas serão àquelas renda de até dois salários mínimas ou cadastradas no CadÚnico [Bolsa Família], com comprovação de residência no município e famílias dos servidores públicos municipais. E o vereador ainda aponta de onde sairão os recursos: do Fundo Municipal de Amparo à Pobreza [FUMAP] ou pelo próprio Fundo Municipal de Assistência Social [FMAS].
Portanto, são propostas de mais elevada importância já que os mais carentes em muitas vezes não tem como pagar tais despesas em momentos como estas.

Senador Cássio já está na Paraíba e dá prosseguimento à diálogos com forças políticas visando a disputa eleitoral vindoura...

O editor e o senador Cássio, durante encontro no Aeroporto João Suassuna em CG.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) já desembarcou na Paraíba, desde esta quinta-feira (13), e dá prosseguimento aos entendimentos com outras forças políticas visando a disputa eleitoral que se avizinha. Um das quais o ex-senador Wilson Santiago (PTB), cuja conversa deu uma brecada devido a sugestão de retirada da candidatura do deputado federal Wilson Filho [que tem reeleição garantida] como condição de garantia para presença do pai como candidato ao Senado na chapa do tucano.
Wilson reluta mas analisa a questão e ofertas também do governador Ricardo Coutinho (PSB), para ser seu companheiro - porém na condição de vice - permanecendo Wilson Filho como está. Cássio dá sinais de reação quando o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN) anuncia o apoio do partido e de seus seis deputados. 
Cássio abriu diálogo ainda com o Solidariedade, do deputado federal Benjamin Maranhão, e o PP, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro - que deixa o Ministério das Cidades na próxima segunda-feira (17). O PR, do deputado federal Wellington Roberto, também é outra legenda que está na mira do senador Cássio. Ou seja, a partir de agora as coisas tem a se encaixar já que o tempo se afunila. Na próxima semana, o PSDB inicia em Patos os encontros regionais do partido para formatação da campanha.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Igaracy: Funcionários de frigorífico frustram assalto a agência bancária ...

Trabalhadores da cidade de Igaracy frustaram na madrugada de hoje (13) um assalto a agência local do Bradesco. De acordo com informações, quatro homens chegaram arrombar a agência bancária, mas não levaram o dinheiro, pois os funcionários de um frigorífico vizinho chegaram no momento da ação criminosa. Indignados por não conseguirem concluir o assalto, os acusados tomaram as chaves do proprietário do frigorífico e inda, secaram os pneus das viaturas das policias de Igaracy e Aguiar, para não serem perseguidos pela Polícia.
O caso aconteceu por volta das 3h. Após serem acionados por um vigia os policiais de Igaracy avisaram da ocorrência ao Copom do 13º BPM/Itaporanga, que encaminhou várias viaturas para o local, sob o comando do 1º Tenente Luciano.
O bando abriu a porta de vido da frente da agência, e, já estava tentando abrir o caxa eletrônico, quando o proprietário chegou para abrir o estabelecimento. Por alguns instantes, o comerciante ficou sob custódia dos bandidos, que determinaram que permanecesse calado e de cabeça baixa. Nesse momento a Polícia já havia sido acionada e ao tomarem conhecimento da chegada da PM, os criminosos fugiram antes e levaram a chave do carro do comerciantes,q e foi jogada posteriormente encontrada, a poucos metros do local. "Mesmo sem viatura, que estava com pneu vazios, os PMs foram a pé para o local e, isso fez com que os bandidos fugissem diversas equipes dupla ainda empreendem  buscas pelo paralelo.

Prefeito Nilson Lacerda entrega novas instalações da Escola Profº. José Raimundo de Sousa Neto, que recebeu investimento de R$ 148 mil...

Em solenidade bastante prestigiada, na noite desta quarta-feira (12), o prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado da vice-prefeita Nena Diniz, do ex-prefeito João Deon, do secretário municipal da Educação Fidelis Mangueira, dentre outros auxiliares, vereadores e lideranças políticas, fez a entrega da nova Escola Professor José Raimundo de Sousa Neto, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima, que passou por completa reforma e teve sua estrutura ampliada. 
Foram construídas três novas salas de aula, novos sanitários, cozinha, refeitório e cisterna. Toda a madeira e telhada da escola também foi substituída por um novo forro de PVC com nova iluminação e rede elétrica. Todas as salas de aula foram refrigeradas e a escola ganhou também uma sala de informática, com 10 computadores com acesso à internet. Ainda, uma TV de 42", um refrigerador vertical duplex, um refrigerador horizontal, bem como novas carteiras, cadeiras e mesas para os professores. 



O prefeito Nilson Lacerda, além da vice-prefeita e do secretário da Educação, falou à população e disse o quanto sentia-se feliz por estar entregando uma ação de imensa importância para o município, cumprindo assim com a palavra empenhada e o compromisso firmado em destinar atenção à melhoria da Educação. Foram investidos R$ 148 mil oriundos de recursos próprios na obra que teve início em dezembro passado.
A população compareceu em massa e festejou mais essa ação da atual gestão municipal. O educandário tem cerca de 200 alunos, da educação infantil ao quinto ano, nos dois turnos - sendo que no da noite funciona duas turmas do EJA - Educação de Jovens e Adultos. 

Cássio chega e reage: Bancada Cassista na AL vai reunir 14 deputados...

Após anúncio dos deputados Carlos Dunga (PTB) e Iraê Lucena (PSDB) de deixarem a base do governo para fundar a bancada cassista, na Assembléia Legislativa, e consequentemente apoio à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo, esse caminho será seguido por vários outros parlamentares.
A bancada cassista deverá ser maioria e já se fala em uma composição de 14 (quatorze) deputados. Especula-se que alem de Iraê  e Dunga, se juntarão ao bloco os deputados: João Henrique (DEM), Guilherme Almeida (PSC), Domiciano Cabral (DEM), Jutay Menezes (PRB), Antônio Mineral (PSDB), Branco Mendes (PEN), Léa Toscano (PSB), Vituriano de Abreu (PSC), Toinho do Sopão (PEN), Ricardo Marcelo (PEN) - presidente da Assembléia e do PEN... 
E mais: José Aldemir (PEN), Janduhy Carneiro (PTN) e Daniela Ribeiro (PP). Além desses, os suplentes de deputado Assis Quintans (DEM) e Vital Costa (PP). A se confirmar, o governo ficará um anão político perante a nova bancada ainda em formação, até porque também o PMDB terá o seu bloco aliado ao PT, também a oposição. (com Marcone Ferreira)

quarta-feira, 12 de março de 2014

13 cidades, 4 do Vale do Piancó, ainda não atingiram meta da biometria e quem não regularizar situação até dia 21 terá título cancelado...

Na reta final do recadastramento biométrico, pelo menos 13 das 19 cidades paraibanas que estão participando do processo ainda não cumpriram o percentual mínimo de 80% estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do TRE, desembargador Saulo Benevides, mostrou-se preocupado com a situação e disse que vai cobrar mais empenho dos juízes eleitorais. “Vou pedir o empenho dos juízes eleitorais e massificar o chamamento da população para comparecer nestes últimos 10 dias para ver se a gente atende o maior número possível de eleitores”, afirmou.
Quem não regularizar a situação até o dia 21 deste mês terá o título cancelado. Os 13 municípios que não cumpriram ainda a meta são João Pessoa 349.721 eleitores (72,9%), Campina Grande 206.532 (73,9%), Mamanguape 21.590 (68,2%), Caiçara 4.579 (73,7%), Catingueira 3.201 (77,3%) Cuité de Mamanguape 4.640 (75,4%), Igaracy 4.022 (70,6%), Itapororoca 9.590 (76,3%), Logradouro 2.210 (71,5%), Mataraca 4.638 (72,3%), Nova Olinda 3.287 (64,2%), Olho d'Água 4.589 (69,3%) e Serra da Raiz 1.914 (76,1%). Conforme o TSE, o total de eleitores cadastrados nos 19 municípios chega a 659.035, o que representa 73,58% no universo de 895.659.
Ontem, o município de Lagoa Seca, no Agreste, chegou a 15.679 eleitores cadastrados, o que representa 80,52%, no universo de 19.472 votantes. Agora, são seis cidades que atingiram a meta do cadastramento, que é de 80%. Além de Lagoa Seca, atingiram a meta as cidades de Aguiar 3.712 (80,42%), Boa Vista 4.796 (87,7%), Capim 3.636 (81,6%), Emas 2.330 (83,5%) e Massaranduba 8.369 (82,8%).

Nora e neto processam Wilson Braga para ele não retomar rádio e justiça mantém indeferimento de liminar...

A empresária Jussara Braga e o filho Tiago processaram o próprio sogro e avô, ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PV) para que o mesmo se abstenha de retomar na condição de sócio majoritário a Rádio Sanhauá 1.280 AM, mas o juiz de direito m substituição da 4ª Vara da Capital, Alexandre Targino, manteve o indeferimento da liminar, ação de nº 0040022-62.2013.815.2001, por não terem restado evidenciados nenhum fundado receio de dano irreparável nem estarem satisfeitas as condições necessárias à concessão da medida. 
Na Ação de obrigação de não fazer, eles pedem,em tom de intimidação, que caso Wilson Braga insista em retomar o controle da Sanhauá, sejam enviados, ofícios aos presidentes do TRE e da Assembléia Legislativa, ao Procurador Geral Regional da Paraíba e ao primeiro suplente do PEN, "para que os mesmos tomem providências cabíveis" por julgarem não ser-lhe permitido ser proprietário de veículo de comunicação. "Além da Sanhauá, agora ameaçam também cassar-me o mandato, mas não conseguirão,pois provarei na Justiça minha legítima propriedade", afirmou Wilson.

Aprovados em concurso de 2008 da Polícia Civil cobram nomeação...

concursados da PC manifestação02
Candidatos aprovados em concurso público realizado em 2008 saíram às ruas de João Pessoa, nesta quarta-feira (12), para pedir que o governo convoque os 911 aprovados. 600 pessoas ainda aguardam o curso de formação. "Esses aprovados estão dentro das vagas e aguardando o curso de formação na academia de polícia. A nomeação precisa acontecer até 30 de junho, o prazo já foi prorrogado por dois anos. O que queremos é a conclusão do concurso. Já tentamos diálogo com o governo mas não foi dado um prazo", afirmou Emanoel Ribeiro, que foi um dos aprovados no concurso, e, de acordo com ele, nem o primeiro colocado foi convocado. 
Não se entende como o governador Ricardo Coutinho (PSB) resiste em nomear os concursados da Polícia Civil, inclusive, há uma recomendação da Justiça para que os aprovados sejam nomeados já que há um déficit de mais de cinco mil (segundo o próprio RC) policiais civis no Estado. Diz o governo que não promove a nomeação dos concursados (e aprovados) por conta das limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal em 49% das receitas estaduais. Porém, se há limites dessa ordem, por que lançou recentemente concurso para a Polícia Militar?
Foi o próprio RC que fez o anúncio durante a reabertura dos trabalhos legislativos, em fevereiro passado. Segundo o coronel Euler, comandante da PM, o concurso previsto para abril deve oferecer 600 vagas para a corporação. No mínimo é uma contradição do governador. (Confira as declarações do governador em http://glo.bo/1bqb0gH).

PSDB inicia por Patos encontros para definir posição do partido...

A Comissão Executiva Estadual do PSDB confirmou que realiza no próximo dia 21, à 9h30, na cidade de Patos a primeira reunião partidária que visa discutir o posicionamento do partido para as eleições deste ano. A reunião contará com representantes partidários de 39 municípios polarizados pela 'Morada do Sol', e é o primeiro da série de eventos que o partido realizará em todas as regiões do Estado. 
A reunião será dividida em dois momentos sendo o primeiro com os filiados, nas dependências do Hotel JK, e o segundo uma entrevista coletiva, que terá um espaço exclusivo para os profissionais de imprensa na Associação Comercial de Patos - por volta das 11h30. No dia 24 de março será a vez de Guarabira sediar a reunião da Executiva do PSDB, com as cidades polarizadas pela 'Rainha do Brejo', e no dia 29 será a vez da cidade de Mamanguape sediar o encontro.

TJ instaura ação penal contra prefeito de Aguiar por contratar prestadores sem concurso; o de Itaporanga ainda não cumpriu decisão do TJ, vem contratando demasiadamente e também pode ser acionado...

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (12), recebeu denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual contra o prefeito Manoel Batista Guedes Filho [conhecido como Tintin], do município de Aguiar. Ele está sendo acusado, em tese, de ter admitido servidores públicos contra expressas disposições de lei. A instauração penal ocorreu sem decreto de prisão preventiva e sem o afastamento do cargo. O caso tem como relator o juiz convocado José Guedes Cavalcanti Neto. A denúncia do MP foi recebida à unanimidade pelos demais membros do colegiado.
Conforme relatório, o gestor, no período de 2009 a 2012, admitiu pessoal para exercer funções na administração município sob o pátio de supostas situações de necessidade temporária de excepcional interesse público, fazendo-o sistematicamente e reiteradamente. A defesa do prefeito alegou que das 16 admissões, sete delas, não feriram a Lei municipal, já que não houve o decurso do lapso superior a 12 meses ininterruptos, e que as demais contratações, foram estendidas por 15 meses, sendo perfeitamente justificadas diante da continuidade da prestação do serviço público.
Em seu voto, o juiz ressalta que a Lei municipal nº 248/1993, que autoriza e regulamenta a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária do excepcional interesse público teriam sido ilegalmente prorrogadas. "Haja vista que somente a contratação por tempo determinado de 06 meses, admitida uma prorrogação por igual período, caso houvesse necessidade, tudo referente ao ano civil e dentro do respectivo exercício financeiro, para os casos em espécie", ressaltou o relator. 
Ainda segundo magistrado, seria prematuro a rejeição da notícia-crime, antes de todas as provas que serão colacionadas durante o sumário da culpa pela acusação e defesa. "Em outras palavras, o recebimento da denúncia constitui mero juízo de admissibilidade, sendo impertinente, agora, o cotejo de provas, até porque, havendo indícios suficientes da tipicidade e da prática dos delitos capitulados na exordial, impõe-se a deflagração da perseguição criminal para que os fatos nela narrados venham a ser apurados sob o crivo do contraditório, permitindo-se ao noticiante, na busca de verdade real, fazer prova da acusação que imputa à noticiada, e a este se defender dos ilícitos imputados", conclui.
Este caso assemelha-se a situação do prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), que vem empurrando com a barriga decisão do Tribunal de Justiça que declarou, abril do ano passado, inconstitucional Lei municipal para contratação por excepcional interesse público e determinou à atual gestão, num prazo de 180 dias, a realização de concurso público. O período foi encerrado em outubro do ano passado e o MP deve acionar o gestor com ação idêntica. O gestor ainda não cumpriu a determinação e tem contratado demasiadamente prestadores sem concurso.

PSDB X PSB: Ronaldo Filho parte para ataque e afirma que natureza de Ricardo Coutinho é a do confronto...

Definitivamente o clima entre tucanos e socialistas é de disputa. Na manhã de hoje (12) o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Filho (PsDB) teve de deixar a fidalguia de lado para criticar a postura personalista do governador Ricardo Coutinho (PSB), por ter não ter convidado o Conselho de Segurança de Campina Grande para reunião de monitoramento dos órgãos de segurança do Estado, realizada sexta-feira passada, na sede do 2º BPM. Momentos antes, o coordenador de Comunicação do município José Araújo já havia lançado farpas no governador.
Nitidamente partindo para o ataque, Ronaldinho que preside o conselho, afirmou que, se estivesse no lugar do governador teria agido de forma diferente e deu a entender que interpretou o gesto do socialista como uma 'politicagem'. "Se eu fosse o governador e tivesse uma cidade que tivesse um conselho sério, onde desde o início ninguém ouviu falar de politicagem, eu teria chamado, pois só as policias não conseguem resolver o problema da segurança púbica. Na hora em que o conselho participa, o nosso interesse é de colaborar e não de apontar culpado, pois ninguém está aqui para fazer isso, o que a gente quer é somar", argumentou.
Ronaldinho disse não saber avaliar se a postura do governador tem alguma relação com o rompimento entre o PSB e PSDB. Para ele tal comportamento é reflexo do estilo político de Ricardo, classificado por ele como centralizador. "Mesmo quando as elações estavam em plena harmonia, hoje não estão tão harmoniosas, esse é o estilo dele (Ricardo), se confronta com a classe médica, com o Ministério Público, com a Polícia Militar. Ele gosta disso, ele foi forjado nessa coisa, é o ambiente que ele vice", ressaltou.

Deputada Iraê Lucena acaba de deixar base do governo RC e anuncia apoio à candidatura de Cássio...

Depois do deputado Carlos Dunga (PTB), que ontem deixou a base aliada do governo, hoje foi a vez da deputada Iraê Lucena (PSDB) anunciar que não faz mais parte da bancada governista na Assembléia Legislativa. A declaração da deputada foi feita durante sessão desta quarta-feira (12). 
Ele disse que segue a orientação do partido pela candidatura de Cássio ao governo: "Sou a favor que o partido tenha candidatura própria porque isso fortalece a legenda. Cássio ainda não disse que é candidato, mas se for vou seguir a orientação do partido",declarou Iraê. O líder do governo lamentou a saída de Iraê da base e afirmou que já sabe quais os demais deputados que deixarão base, levando o governo a ter dificuldades de aprovar matérias de seu interesse a partir de agora.
Na campanha de 2010, Iraê Lucena que havia votado em Zé Maranhão (PMDB), no primeiro turno, decidiu apoiar Ricardo Coutinho (PSB) após uma conversa com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

terça-feira, 11 de março de 2014

População de Conceição se revolta com governador por barrar entrega de ambulância ao município, prometida em praça pública ano passado...

Depois de prometer em praça pública (foto ao lado), no mês de outubro passado quando participou das celebrações por ocasião da emancipação política do município, que se o Estado só tivesse uma ambulância esta seria para Conceição, e quebrar a palavra ontem (10), quando entregou 36 ambulâncias à municípios - três dos quais da própria região do Vale do Piancó: Aguiar, Itaporanga e São José de Caiana, o governador Ricardo Coutinho (PSB) colhe a partir de hoje o repúdio de toda a população local. 
Foram entregues 36 ambulâncias iguais a esta destinada a cidade de Itaporanga
É que a ambulância já estava prevista para Conceição e seria entregue ontem, no entanto, com o fato do prefeito Nilson Lacerda pertencer aos quadros do PSDB - que tem o senador Cássio como candidato ao governo - o governador decidiu excluir o município desse benefício. Decisão esta que surpreendeu à toda Conceição, haja vista, que o prefeito ainda nem anunciou sua decisão sobre quem apoiar nas eleições vindoura. 
Conceição foi uma das cidades da região que deu grande margem de maioria ao governador em 2010. Pelo visto a população, agora, já sabe a resposta que dará ao governador quando este retornar à praça pública de lá novamente. Enquanto isso, o governador tem preferido se enganar com apoios duvidosos de profissionais em se pendurar em cargos públicos...

Ricardo Marcelo anuncia apoio do PEN - que tem maior bancada na AL - a Cássio e diz que Agra é bom nome para vice na chapa do tucano...

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo - que também é presidente estadual do PEN - anunciou na abertura dos trabalhos o apoio do seu partido, que tem a maior bancada na Casa, a candidatura do senador Cássio (PSDB) ao governo. Ricardo Marcelo já avisou que os deputados da sigla terão que seguir as orientações da legenda e votar em bloco na Casa. Ele disse que não há mais "essa história de bancada independente".
Marcelo também defendeu o nome do ex-prefeito Luciano Agra (de João Pessoa) para compor a chapa do tucano como candidato a vice-governador e recomendou aos parlamentares responsabilidade com as proximidades do período eleitoral. "O momento é tentador, mas vamos nos conter de forma responsável. Aqui não é lugar de promoção e divulgação de candidaturas próprias. É preciso ter cautela e paciência e respeitar a legislação eleitoral", disse.
Além do próprio Ricardo Marcelo, a bancada do PEN é composta por Aníbal Marcolino, Branco Mendes, Edmilson Soares, José Aldemir e Toinho do Sopão. Ele afirmou ainda que após esvaziar a pauta sobre a apreciação dos vetos do governador Ricardo Coutinho (PSB) a projetos de deputados, deverá colocar para apreciação do plenário projetos polêmicos, a exemplo do fim do voto secreto.

Deputado Hervázio Bezerra, líder do governo, teme reprovação de contas do governador na AL tornando-o inelegível...

A Assembléia Legislativa voltou na manhã de hoje (11) às suas atividades e a bancada governista já começa a se desfazer, com o rompimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Porém, o pior está por vir. O líder do governo na Casa, deputado Hervázio Bezerra (foto) disse que está existindo um boicote para votar as contas de Ricardo. "Eu já via que existia uma manobra desde o ano passado para a oposição ganhar musculatura e com uma possível candidatura do senador Cássio, reprovar as contas do governador, tonando o mesmo inelegível", avaliou.
E como isso pode acontecer? O jornalista Rubéns Nóbrega relata muito bem como, em sua coluna na edição de hoje do Jornal a Paraíba. Diz ele que, reforçada e revigora pelo mui provável ingresso da bancada cassista no campo da oposição [como de fato já está acontecendo], ganha força na Casa a expectativa em torno de uma eventual reprovação das contas de Ricardo Coutinho em função de gravíssimas irregularidades no exercício de 2012 apontadas por auditoria do TCE e corroboradas pelo MP que atua junto ao órgão.
Apesar de ano passado a maioria dos conselheiros do TCE ter se manifestado favoravelmente à aprovação daquela prestação de contas, os achados de auditoria e a opinião do MP dariam à maioria oposicionista na Assembléia tanto os motivos legais como a motivação política para reprovar o que fez o governo. Uma decisão contrário ao governador em tese daria argumento jurídico consistente para torná-lo inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa. Evidente que um desfecho desse nível deflagaria uma batalha judicial demorada e complexa, capaz de bater no Supremo Tribunal Federal (STF). 
Até lá, razoável imaginar que Ricardo Coutinho tenha que se valer de uma liminar da Justiça Eleitoral para continuar no cargo e tentar a reeleição. De qualquer forma e sorte, é preciso considerar - ou não esquecer - que no caso do governador a competência para aprovar ou desaprovar contas do mandachuva é do Legislativo, não do TCE. O Tribunal apenas recomenda ao Parlamento uma decisão nessa ou naquela direção. Já dentro da Assembléia, sobre aprovação ou reprovação de contas do governador o que vale é o parecer da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, conforme estabelece o art. 218 do Regimento Interno da Casa.
O mesmo Regimento prevê no artigo seguinte, o 219: uma vez publicado o parecer da Comissão de Acompanhamento, as contas do governador serão incluídas na pauta da Ordem do Dia para discussão e votação. Em turno único. Com um detalhe importantíssimo consignado no § 1º do dispositivo: no plenário, a decisão dar-se-á por voto secreto da maioria simples, ou seja, a maioria dos deputados presentes no momento da votação. Atualmente, segundo cálculos do deputado Hervázio Bezerra a base de sustentação ao governo está 'orçada' em 15 votos. Placar que não garante vida ao governo. 

Carlos Dunga se desliga da bancada do governo para apoiar Cássio...

O deputado estadual Carlos Dunga (PTB) acaba de anunciar, instantes atrás durante o retorno dos trabalhos legislativos, que não faz mais parte da bancada do governo na Assembléia Legislativa e fundou um novo bloco na Casa, a bancada Cassista, formada por seguidores do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Dunga disse que votou em Ricardo Coutinho (PSB), nas eleições de 2010, a pedido de Cássio e com a decisão do PSDB de entregar os cargos no governo, o que significa o rompimento e com a eminente candidatura do tucano ao governo, Dunga afirmou que não poderia tomar outra decisão, se não antecipar seu voto em Cássio e também deixar o governo.
"Deixo o meu carinho a todos os colegas, mas a minha decisão política já foi tomada. Fica registrado nos anais dessa Casa que o deputado Carlos Dunga não vota no candidato do PSB e sim de orientação do PSDB. Quanto a cargos, deixo a disposição para que sejam exonerados, caso seja o desejo, desde que não sofram nenhum tipo de retaliação", frisou. 
Carlos Dunga acredita que a bancada Cassista deve receber novas adesões, mas espera que cada deputado se pronuncie, assim como ele. (Ascom)

Vereadores Ricardo Pinto, Neném de Adahilton e João Guimarães falam de suas ações no 'Show de Notícias' e recebem elogios da população...

O programa 'Show de Notícias' na noite de ontem (10), apresentado pelo signatário do Blog - com participação do professor João - transmitido pela Rádio Boa Nova FM e levado ao ar de segunda à sexta-feira - das 18h à 19h, esteve bastante movimentado e contou com as presenças dos vereadores Ricardo Pinto (PSDB), Neném de Adahilton (PSB) e João Guimarães (PSC), além do advogado Neto Ferreira. A conturbada e despreparada gestão municipal e os rumos da política local com a disputa eleitoral vindoura além de proposituras apresentadas pelos edis foram alguns dos temas tratados durante o noticioso.
Com maior uso do tempo, já que chegou bem antes dos demais, o vereador tucano falou sobre a importância dos projetos e requerimentos discutidos e aprovados em plenário. O mais recente diz respeito à extinção da raxa que a prefeitura cobra dos pequenos agricultores pra uso de trator para o corte de terra. A população aplaudiu essa importante iniciativa beneficiando diretamente o homem do campo. "Essa propositura teve o objetivo de apoiar essa camada da população que vence batalhas em prol do desenvolvimento regional", disse.
Vários ouvintes participaram elogiando a atuação dos mesmos e tecendo críticas com relação à ineficiência registrada na atual gestão municipal, em particular, diante da ausência de ações, falta de medicamentos e montanhas de lixo que que está encobrindo as ruas da cidade. O vereador Neném de Adahilton explicou de maneira breve os benefícios que uma propositura sua com relação à farmácia básica do município trará à população. "A Câmara deve apreciar esta semana esse requerimento e é muito importante que a população esteja presente para saber o que está sendo votado", pontou.
Por sua vez, João Guimarães disse que a reforma do antigo matadouro já foi concluída e, agora, os comerciantes aguardam que a Justiça libere o equipamento para diminuir um pouco os transtornos que vinha sendo causado. Entretanto, deixou claro que continua lutando em prol da construção de um novo matadouro com amplas condições de atender a demanda. "Esperamos que a Justiça libere o mais rápido possível o antigo matadouro para que assim a gente possa abater nosso gado aqui no município", disse.  
Quanto ao advogado Neto Ferreira tratou da política e enfatizou que todos os atores políticos ainda espera as definições que estão para acontecer e, a partir daí começar pra valer mais um embate no município. Ele afirmou que o grupo político ao qual pertence continua unido e irá apoiar nomes independentemente do cenário local, no sentido de fortalecer mais ainda o projeto desse agrupamento. "Somos um grupo coeso e mostraremos mais uma vez nossa representação, nestas eleições", disse. 

TRE-PB ratifica entendimento pela diplomação de Leonice Lopes...

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) ratificou por unanimidade, em sessão na tarde de ontem (10), o mandato de Leonice Lopes (PSDC) no cargo de prefeita de Boa Ventura, nos autos do RCED nº 7560, confirmando assim o entendimento já pacificado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que afastou do cargo, no ano passado, o então prefeito Miguel Estanislau (PMDB).
A decisão do TRE-PB confirma aplicação do código eleitoral no caso tendo em vista que não haveria ilegalidade para expedição do diploma dos atuais gestores, posto que não houve, no resultado eleitoral de 2012, percentual superior a 50% dos votos válidos, o que à época representou apenas 42%, vindo a ser declarado eleito o peemedebista, entretanto, com indeferimento de sua candidatura, naturalmente assumiria o segundo colocado no pleito, o que foi prontamente declarado em 2013 pelo TSE quando determinou que o juiz procedesse a posse do segundo colocado, o que veio ocorrer em 24 de outubro passado. 

Prefeito Allan Feliphe emite nota sobre incêndio rádio Pedra Branca FM

 
O prefeito de Pedra Branca, Allan Feliphe Bastos (PR), emitiu Nota à imprensa nesta segunda-feira em que expressa a versão oficial do Executivo Municipal local com relação ao incêndio ocorrido no último sábado (8) que destruiu totalmente os estúdios da Rádio Pedra Branca FM. O diretor da emissora disse que o incêndio teria sido praticado por conotação política, motivado por críticas feitas na emissora à falhas da administração municipal. Por conta disso, com a grande repercussão que caso ganhou na imprensa, o gestor se viu abrigado a expressar versão oficial sobre o caso. (clique na imagem acima para ampliá-la e poder ler o texto)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Homem encontrado pelas ruas de Fortaleza é natural de Catingueira e tem familiares em Piancó, que já viajaram para trazê-lo de volta...

Após postar uma informação pelas redes sociais sobre um senhor que se dizia ex-vereador de Piancó por dois mandatos, que tem filhos promotores de Justiça, delegados de polícia e parentes de médicos e juízes, a reportagem do Vale News PB resolveu investigar a história do homem que procurava sua família. O senhor José Ferreira do Nascimento (foto) tem entre 53 e 54 anos, é natural da cidade de Catingueira, foi casado, pai de dez filhos e residiu por muito tempo na cidade de Patos, aonde trabalhou como pedreiro.
No entanto, ele resolveu buscar alternativas de emprego e desde que saiu de casa há quinze anos não mantinha contato com a família e praticamente todas as informações que ele transmitiu não foram verdadeiras. Mesmo assim para a surpresa de todos a informações de ontem (9), advinda de Fortaleza (CE) através da missionária Euzeni Pereira, foi compartilhada através das redes sociais por centenas de pessoas.
Os irmãos de José Ferreira, da cidade de Piancó, entre eles, a assistente social Ana Lúcia Ferreira do Nascimento de Caldas, o reconheceram e novamente se renovou as esperanças do reencontro. Na manhã de hoje (10), por volta das 11h, dois irmãos já viajaram para Fortaleza na tentativa de trazer de volta o irmão para Piancó, aonde ele tem nove irmãos.
A expectativa é grande e algumas emissoras de rádio e televisão, além de sites de notícias de Fortaleza, se mobilizaram para encontrar pelas ruas do Bairro Serrinha notícias sobre o senhor José Ferreira do Nascimento. Seus familiares informaram que sempre tentaram encontrá-lo, porém, as buscas foram em vão. A família agradece a todas as pessoas que ajudaram e continuam ajudando nesse reencontro. (com Vale News PB)

Cícero entra em clima de campanha, alfineta Rômulo e diz que Agra é bem-vindo à aliança com a candidatura de Cássio...

O senador Cícero Lucena (PSDB) não engoliu a decisão do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que após 30 anos caminhando ao lado do grupo Cunha Lima, optou por apoiar a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O tucano partiu para o ataque e alfinetou indiretamente o 'Gordinho', ao criticar políticos paraibanos que assumiram comandos de legendas para 'barganhar' espaços na chapa majoritária. "Eu recebi convites para presidir partidos, mas não aceitei, e eu não levo tempo de televisão", disparou.
Árduo defensor da pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a governador, Cícero disse que "virou a página" ao comentar a decisão de seu colega de partido, que em 2010, decidiu abraçar a campanha de Ricardo Coutinho. "O momento é outro. Claro que Cássio estabeleceu um momento político movido pela angústia de ter sido cassado e ter a chance de não deixar Maranhão retornar ao governo, mesmo sacrificando o partido e um companheiro como eu". 
O tucano também revelou que muitos dos que declaram apoio à reeleição de Ricardo já se encostaram no ombro de Cássio para lamentar o tratamento dispensado a eles pelo governador. Cícero ainda enalteceu o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), cotado para ser vice na chapa tucana, por ter tido a coragem de romper com o governador Ricardo Coutinho. "Teremos o prazer de estarmos juntos", disse.

Eduardo Cunha deflagra 'tocais' na guerra contra a presidente Dilma e o deputado paraibano Hugo Motta está bem no centro do furacão...

Após reunião entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB), neste domingo (9), cujo pauta era acalmar os ânimos dos deputados peemedebistas, o que se viu nesta segunda-feira (10) foi o contrário: aumentou o acirramento dos ânimos do PMDB. Pois, Dilma além de se negar a dar um sexto ministério à legenda tomou a decisão de tentar isolar o líder do partido na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ) que imediatamente devolveu o recado dizendo que ao tentar isolá-lo a presidente estaria isolando mesmo era a bancada. 
E para mostrar que tem gás pro embate com a presidente, o líder peemedebista (foto ao lado, aonde aparece em segundo plano outro deputado paraibano Manoel Júnior) prepara a partir desta terça-feira (11) uma série de emboscadas para o Governo no Legislativo, como: 1) aprovação de uma comissão para investigar negócios da Petrobrás; 2) a convocação em série de ministros e presidentes de bancos públicos para prestar esclarecimentos na Câmara; e 3) a derrubada do projeto de lei que institui o marco civil da internet, uma das prioridades de Dilma. Eduardo Cunha diz que chegou a hora do PMDB falar no painel de votação da Câmara. Na opinião dele, a linguagem do painel é a única que o Palácio do Planalto entende.
Eduardo Cunha formou um 'blocão' na Câmara com oito partidos, que compreende 250 votos, capaz de engessar o Governo. E pra começar prometem aprovar proposta do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), que prevê a criação de uma comissão de deputados para investigar, em diligências externas, denúncias de que funcionários da Petrobrás receberam propinas milionárias de uma empresa holandesa de locação de plataformas petrolíferas, a SBM Offshore. Esse será o primeiro item da pauta da sessão desta terça-feira (11). O governo já pressiona líderes dos partidos que aderiram ao 'blocão' a desembarcar da iniciativa, que atrapalhará a campanha de reeleição de Dilma. 
A segunda emboscada, em avançado estágio de elaboração, terá como palco a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, cujo presidente é o deputado paraibano Hugo Motta (PMDB, na foto ao lado) - o mais jovem do País. Ligado ao senador Vital do Rêgo (que recusou no fim de semana o Ministério do Turismo, ofertado por Dilma), mantém com o líder Eduardo Cunha uma relação do tipo unha e cutícula. Vários requerimentos protocolados por deputados oposicionistas com convocação de ministros e figurões do primeiro escalão do governo devem ser aprovados. São eles:
1. ONGs companheiras: convocação dos ministros Manoel Dias (Trabalho), Gilberto Carvalho (Secretaria - Geral da Presidência) e Jorge Hage (CGU), para prestar esclarecimentos sobre desvio de verbas pública em convênios firmados pela pasta do Trabalho com ONGs. A proposta é do deputado Fernando Francischini (PR), líder do Solidariedade.
2. Médicos cubanos: convocação do ministro Arthur Chioro (Saúde), para responder a indagações sobre a subremuneração dos profissionais importados de Cuba para trabalhar no programa Mais Medicos. A iniciativa e do líder do DEM, Mendonça Filho (PE). 
3. Sem-terra, mas com dinheiro: Convocação dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e do BNDES, Luciano Coutinho, para explica por que os dois bancos estatais financiaram evento do MST que acabou numa pancadaria defronte do Planalto, da qual 30 policiais saíram feridos. Nos dois casos, os requerimentos foram apresentados pelo deputado Alexandre Leite (DEM-SP).
4. Petropropinas: Convocação da presidente da Petrobrás, Graça Foster, para explicar à comissão as providências adotadas no caso da suspeita de recebimento de propinas da holandesa SBM Offshore. proposta do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).
5. PAC e emendas: Convocação dos ministros Miriam Belchior (Planejamento), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Aldo Rebelo (Esporte), para esclarecer, entre outros pontos, atrasos na execução de obras com verbas do PAC e de emendas de parlamentares, além de contratos firmados pelo Esporte num programa chamado 'Segundo Tempo'. Os requerimentos são dos deputados Carlos Brandão (PSDB-MA) - os dois primeiros - e João Arruda (PMDB-PR) - o terceiro.
Esse é o cenário de guerra que o líder peemedebista Eduardo Cunha prepara para enfrentar a presidente Dilma, a partir desta terça-feira (11). Inclusive, Cunha que passou o Carnaval em Roma deu uma declaração que demonstra o quanto se dispõe a ajudar a riscar o fósforo na relação com a presidente: "Fui aprender como Nero incendiou a cidade".

Prefeito de Conceição Nilson Lacerda vistoria conclusão da reforma e ampliação de escola e assina 4ª-feira ordem de serviços para várias obras.

O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado o secretário municipal da Educação Fidelis Mangueira e o presidente da Câmara de Vereadores - vereador Marcílio Lacerda (PSDB), juntamente com outras lideranças, visitaram na manhã deste domingo (9) o estágio de conclusão da reforma e ampliação da Escola Professor José Raimundo de Sousa Neto, cujas obras se dão com construção de três novas salas de aula, novos sanitários, cozinha, refeitório e cisterna. 
Toda a madeira e telhada da escola também está sendo substituída por um novo forro de PVC com nova iluminação e rede elétrica. Todas as salas de aula já foram refrigeradas e a escola ganhará também uma sala de informática, com 10 computadores com acesso à internet. O prefeito estará entregando nos próximos dias uma TV de 42", um refrigerador vertical duplex, um refrigerador horizontal, bem como novas carteiras, cadeiras e mesas para os professores. 
O educandário tem cerca de 200 alunos, da educação infantil ao quinto ano, nos dois turnos - sendo que no turno da noite funciona duas turmas do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Nilson aproveitou a ocasião para convidar toda a população de Conceição para grande evento que marcará a entrega da reforma e ampliação da escola, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima, que vai ser realizada no próximo dia 12 - às 19h. 
Nesse mesmo dia, o prefeito irá assinar a ordem de serviço para início da construção da Praça de Alimentação, a Praça do Distrito do Videl, Reforma e Ampliação das Unidades Básicas de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima, do Sítio Saco da Ingazeira e do Povoado de Mata Grande. (Da Redação com Ascom)

domingo, 9 de março de 2014

Vereadores criticam prefeita Marcília Mangueira por enviar namorado no lugar de secretário para falar sobre cobranças na área de saúde...

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Diamante, realizada neste sábado (8), foi polêmica e marcada por muitas cobranças à administração municipal por parte dos vereadores. Uma delas diz respeito a competência e capacidade do secretário municipal da Saúde, Marcílio Mangueira (irmão da prefeita Marcília) por não ter comparecido à Casa para debater as deficiências na área de Saúde. Em seu lugar a gestora enviou um enfermeiro - que é seu namorado - criticam os vereadores.
Quem iniciou a 'cruzada' parlamentar em direção ao executivo municipal foi o vereador/presidente Alan Deivid (PT). Ele disse, antes, durante seu pronunciamento que ao longo da atual legislatura o trabalho da Casa tem contribuído para o desenvolvimento do município "porque esse é o dever de um vereador fiscalizar e representar dignamente o povo". Criticam o fato da gestora está confundindo o público com o privado.
Alan (foto ao lado) cobrou da atual gestão municipal com relação ao PMAQ dos profissionais da Saúde, votado e aprovado no mês de outubro do ano passo e até os dias atuais ainda não foi pago aos servidores. O presidente também questionou o porque que as máquinas recebidas do Governo Federal até hoje não fez nenhum trabalho e continuam do mesmo jeito de quando chegaram. "Enquanto isso, as estradas vicinais do município estão abandonadas", disse. Alan apresentou, na oportunidade, o propositura nº 05/2014 requerendo da administração municipal a reforma e manutenção da quadra de esportes 'Geovani Mangueira', "que se não bastasse a história que aquela quadra está prestes a causar grave acidente ao ponto de desmoronar por cima de alguém", pontuou.
O vereador Detinho (PSB) fez um aparte ao pronunciamento de Alan e questionou o porquê que o secretário municipal da Saúde, Marcílio Mangueira [irmão da prefeita], não teria ido a Casa quando foi solicitado e enviou o enfermeiro Erickson Paiva [namorado da prefeita]. "Quem tem que vir é ele [Marcílio], que é o secretário", disse. Fazendo também um aparte, o vereador coronel Fonseca respondeu à Detinho dizendo que ele não havia comparecido porque ele não tem conhecimento de causa: "Como é que ele [Marcílio] vem [à Casa] se ele não sabe o que dizer", afirmou. Neste caso, melhor que a prefeita trocasse o titular da pasta já que não viu no irmão segurança capaz de enfrentar o parlamento-mirim.
Já o vereador Edvan (PSD) reforçou cobranças com relação ao PMAQ dos profissionais da Saúde e disse que este projeto tinha chegado à Casa para "ser rejeitado". "Mas como foi aprovado não correspondeu aos interesses da gestão municipal", disse. Edvan fez cobranças, ainda, com relação a Agricultura, cuja proposta orçamentária de R$ 1,5 milhão, aprovada pela Câmara, não foi colocada em prática. "Não se vê um plano de trabalho já que os agricultores não tiveram nem ajuda para o corte de terra, que era o mínimo que a gestão podia proporcionar ao pequeno agricultor", pontou.
Comentários para este post:
Evilania Venceslau disse...
Boa tarde Ricardo gostaria de informar que não é só com a câmara legislativa de Diamante que a prefeita confunde o pessoal com o privado, sou ex mulher do atual namorado da mesma, cujo pagamento da pensão é feito de acordo com seus vencimentos, porém nunca foi feito reajuste no pagamento da pensão, a dois anos recebo a mesma quantidade, acredito eu que isso é um abuso de autoridade