sábado, 5 de março de 2016

A crise ganhou um novo componente. E ele veste farda e pilota tanques. Os generais querem que os civis encontrem uma saída sem precisar da intervenção militar.

A condução coercitiva de Lula para depor à procuradores da Lava-Jato não foi o fato que marcou a escalada preocupante da crise política que abala o país e ameaça derrubar o governo.
A crise ganhou um novo componente. Ele veste farda e tem porte de arma. Sua entrada em cena, ontem, foi o fato mais importante do dia em que o país quase parou, surpreso com o que acontecia em São Paulo.
Não é comum ver-se um ex-presidente da República, o primeiro operário entre nós a chegar ao poder, ser conduzido por agentes federais na condição de investigado em bilionário escândalo de corrupção.
Nunca antes na história deste país...
O episódio serviu para demonstrar a solidez de uma democracia reinaugurada por aqui há apenas 31 anos. A lei deve ser igual para todos. Um ex-presidente não merece tratamento especial.
O receio de que a ordem pública virasse desordem foi o que assustou os militares, levando-os a se manifestarem por meio dos canais disponíveis para isso. Há muito que eles não procediam assim.
Um batalhão do Exército, em São Paulo, foi posto de sobreaviso caso os protestos contra e a favor de Lula resultassem em violência, e as polícias militar e civil perdessem o controle da situação.
Geraldo Alckimin não foi o único governador avisado de que poderia contar com a ajuda do Exército se pedisse ou se a presidente da República a autorizasse.
Integrantes do Alto Comando do Exército telefonaram para os governadores dos Estados mais sujeitos a conflitos entre militantes políticos e os preveniram para a necessidade de manter a paz social.
O elenco de autoridades alcançadas pelos telefonemas de generais foi mais amplo. E incluiu ministros de Estado e líderes de partidos, de quase todos os partidos. Os do PT ficaram de fora.
A tensão entre os generais foi desatada quando militantes políticos se agrediram diante do prédio onde Lula mora em São Bernardo. E atingiu seu pico com o discurso de Rui Falcão, presidente do PT.
Enquanto Lula era interrogado na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, Falcão pregava a ida para as ruas dos adeptos do PT e a realização de manifestações ruidosas.
Foi um duro discurso, embora pronunciado no tom ameno que caracteriza as falas de Falcão. De imediato, as várias instâncias do partido começaram a se mobilizar em obediência à nova palavra de ordem.
Até então, a máquina do PT parecia inativa, perplexa. No twitter, por exemplo, os termos mais em uso se referiam à prisão de Lula. Nas horas seguintes, os termos mais populares passaram a ser “golpe” e “ruas”.
Os generais estão temerosos com a conjugação das crises política e econômica e com o que possa derivar disso. Cobram insistentemente aos seus interlocutores do meio civil para que encontrem uma saída.
Não sugerem a solução A, B ou C. Respeitada a Constituição, apoiarão qualquer uma – do entendimento em torno de Dilma ao impeachment ou à realização de novas eleições. Mas pedem pressa.
Por inviável, mas também por convicções democráticas, descartam intenções golpistas. Só não querem se ver convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem como previsto na Constituição. (Por Ricardo Noblat)

Lula diz palavrão em conversa com Dilma no dia em que foi alvo da PF: "Eles que enfiem no c... todo o processo!", queixou-se Lula irritado para Dilma.

"Eles que enfiem no c... todo o processo!", queixa-se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao telefone, irritado, em vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ). Do outro lado da linha, quem falava com o petista era a presidente Dilma, segundo Jandira.
O registro foi feito poucas horas depois de o petista ter sido levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor na Operação Aletheia, nova fase da Lava Jato que tem o ex-presidente como principal alvo. O diálogo entre Lula e Dilma, travado quando o ex-presidente estava no diretório estadual do PT em São Paulo, era provavelmente uma referência às investigações contra o petista.
"O Lula está neste momento conversando com a presidenta da República. E nós estamos aqui com ele. Ele está muito tranquilo, com muita coragem e com muita capacidade de guerrear, muito seguro das suas informações", afirma Jandira logo após o xingamento. Momentos depois, o ex-presidente fez um discurso inflamado para a militância do partido.
Além dos mandados de condução coercitiva, foram executadas ordens de busca e apreensão no apartamento em São Bernardo, nas casas dos filhos de Lula e no sítio em Atibaia que o petista frequenta. Os procedimentos foram parte da 24a fase da Lava Jato, batizada de Aletheia, que apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai favoreceram Lula por meio do sítio em Atibaia e o tríplex no Guarujá. O ex-presidente nega as acusações.
(com Folha de São Paulo) 

sexta-feira, 4 de março de 2016

PMDB filia a ex-prefeita de Piancó, Flávia Galdino e o deputado Jullys Roberto...

maranhao_galdinos
Flávia e Daniel ladeando o senador Zé Maranhão...
O PMDB da Paraíba anunciou na tarde desta sexta-feira, 4, a filiação da ex-prefeita de Piancó, por dois mandatos consecutivos, Flávia Galdino que tem o filho Daniel Galdino (PSD), pré-candidato a prefeito da cidade e que lidera todas as pesquisas já realizadas. 
Além dela, o PMDB filiou também o suplente de deputado estadual, Jullys Roberto, filho do ex-deputado Márcio Roberto, importante liderança na região de São Bento. A articulação foi feita pelo senador Zé Maranhão, presidente estadual do partido, junto a ex-prefeita e seu grupo político, além do presidente do PMDB Jovem, Dhiêgo Amaranto, que tem o interesse no lançamento de candidaturas de jovens em todo o estado.
Em 2014 a prefeita Flávia Galdino votou em Zé Maranhão para senador e em Manoel Júnior para deputado federal. O PMDB de Piancó tem em seus quadros o procurador de Justiça, Paulo Barbosa como maior símbolo que em várias eleições se portou como adversário de Flávia. Os dois podem estar aliados este ano.
O PMDB vem trabalhando junto a todos os diretórios municipais, filiando novas lideranças, assim como tradicionais, e fortalecendo a legenda com vistas as eleições municipais deste ano. O objetivo é manter o PMDB como o maior partido do Estado e se fortalecer para as disputas de 2018, quando o partido deve lançar candidato a presidente da República. (com Ascom)

Deputado Branco Mendes se reúne com presidente em exercício do TJ e reivindica melhorias para comarca de Coremas

Branco Mendes ladeado de José Ricardo Porto e Oswaldo Trigueiro
O deputado Branco Mendes (PEN) se reuniu nesta sexta-feira (4) com o presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), José Ricardo Porto, e com o coordenador das comarcas judiciárias no Estado, desembargador Oswaldo Trigueiro. Na ocasião, o parlamentar apresentou requerimentos de autoria própria, já aprovados na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que pedem a recuperação do fórum da Comarca de Coremas e a permanência de um juiz titular para atender as demandas da população que reclama da falta de agilidade nos julgamentos de processos.
O desembargador Oswaldo Trigueiro se comprometeu e disse que até o fim do mês deverá convocar os representantes das comarcas de Patos, jurisdição que pertence Coremas e manter diálogo para agilizar as demandas da cidade. “A população de Coremas me procurou e pediu que eu intermediasse uma solução para essa problemática no município com a falta de estrutura no fórum e principalmente a falta de juiz, espero que nosso pedido seja atendido, já que fomos muito bem atendidos por José Ricardo Porto e pelo desembargador Oswaldo Trigueiro”, destacou Branco Mendes.
Além dos requerimentos apresentados hoje ao Tribunal de Justiça, o deputado também requereu ao procurador Geral de Justiça, Bertrand Asfora, uma audiência para tratar sobre a falta de promotor em Coremas. “Em breve também irei me reunir com Bertrand Asfora e solicitar o envio de um promotor para Coremas”, afirmou o deputado.

Juíza impede novo ministro da Justiça de exercer cargo para o qual Dilma o nomeou

Em decisão liminar, a juíza federal Solange Salgado, de Brasília, decidiu que o novo ministro da Justiça, Wellington César (foto), não pode exercer o cargo para o qual acaba de ser nomeado por Dilma Rousseff.
Escolhido para substituir o petista José Eduardo Cardozo, que foi transferido para a Advocacia-Geral da União, Wellington é procurador na Bahia. E a Constituição proíbe os membros do Ministério Público de exercerem outras funções públicas, salvo professor.
Deve-se a decisão da juíza a uma ação movida pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), líder da oposição no Congresso. Ele argumentou que a nomeação do procurador para exercer cargo no Executivo é inconstitucional.
A proibição consta do artigo 128 da Constituição, que trata da abrangência do Ministério Público. O parágrafo 5º desse artigo anota que leis complementares da União e dos Estados estabelecerão as normas de funcionamento e as atribuições do Ministério Público, incluindo as “garantias” atribuídas aos seus membros e também as “vedações”.
As vedações estão enumeradas no item 2 desse parágrafo 5º. Na letra ‘D’ está escrito que é vedado aos procuradores “exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.” Cabe recurso da decisão da magistrada. (com Josias de Souza)

Vice-prefeito Antônio Henriques junta-se às oposições em Boa Ventura com os ex-prefeitos Dudu Pinto, Miguelzinho e Fábio Arruda; E o vereador Raimundo Celestino também decide romper com a prefeita Leonice Lopes...

Como informamos aqui, em primeira mão, semana passada, sobre o rompimento da prefeita Leonice Lopes (PSD) com o vice-prefeito Antônio Henriques (PSB) o assunto ainda está rendendo no vizinho município de Boa Ventura. Candidata a reeleição, Leonice conseguiu a adesão do vereador Júnior Guimarães que já trabalha para ser indicado candidato à vice-prefeito na chapa da gestora.
Informamos também, na ocasião, que a prefeita deveria ter uma baixa em sua base de apoio nos próximos dias. O fato se concretizou ontem (3), com a filiação do vereador Raimundo Celestino aos quadros do PSB, do vice-prefeito Antônio Henriques. Celestino estava filiado ao PSDB do ex-prefeito Dudu Pinto, mas era disputado também pela gestora que o queria filiado ao PSD. E segundo as informações recebidas pelo blog, esse teria sido o motivo do rompimento entre Leonice e Henriques. 
 
Agora, com o reforço do vice-prefeito Antônio Henriques as oposições ganharam musculatura para o embate eleitoral vindouro. Estarão unidos num mesmo palanque os ex-prefeitos Dudu Pinto (PSDB), Miguelzinho (PMDB), Fábio Arruda (PT do B) e o novo oposicionista, atual vice-prefeito Antônio Henriques. "Estamos unidos e vamos devolver a prefeitura ao povo boaventurense", disse um dos líderes das oposições.
 
Na tarde desta quinta-feira (3), a filiação de Celestino ao PSB contou com a presença do deputado estadual Jeová Campos e do ex-deputado Chico Lopes, que é vice-presidente estadual do partido. Não custa lembrar que as oposições contarão com o apoio do governador Ricardo Coutinho. 

Vereador Ostentação de Cuité tem o mandato cassado por excesso de faltas...

Marcos Vinícius Silva (PSB), que ficou conhecido como “Vereador Ostentação”, depois de exibir-se com maços de dinheiro e diálogos que seriam gastos com "quengas", teve o mandato de vereador declarado extinto pela Câmara Municipal de Cuité, na noite desta quinta-feira (03), após finalização de um processo parlamentar que comprovou o excesso de faltas do parlamentar nas sessões ordinárias do ano de 2015. O Vereador Ostentação faltou mais de 60% das sessões do ano passado. 
Segundo o Vereador Renan Furtado, Presidente da Comissão processante, foi observado toda a legislação sobre o assunto, especialmente, a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara Municipal, as Constituições Estadual e Federal e o Decreto Lei 201/67, que tratam do assunto, e que foi assegurado o devido processo legal, especialmente, o amplo direito de defesa e do contraditório. Foram anexados ao processo, diversas fotos do Vereador Vinicius, que mesmo faltando as sessões da Câmara, continuava ostentando uma vida de farras e bebedeiras, desprezando os seus eleitores e toda a comunidade Cuiteense.
Todo processo foi acompanhado pelo presidente da Câmara Evanuel Moreira, que lamentou ver um parlamentar eleito pelo povo para trabalhar, virar as costas para um mandato que muitos almejam e poucos conseguem. Quem Assume é o suplente Messias do PPS, um forte Aliado da Prefeita Euda Fabiana (PMDB). “Este vereador é o mesmo que ficou conhecido em toda à Paraíba, como vereador ostentação e agora será lembrado como Vereador gazeteiro e cassado”, destacou o ex-deputado Bado.
Título de vereador OSTENTAÇÃO
O socialista cassado hoje, virou notícia em toda Paraíba após aparecer em vídeo esnobando com notas e pacotes de dinheiro, contendo cédulas de R$ 50 e R$ 100, ao tempo em que insinua que é dinheiro para gastar com “quengas e putas”. A população do município, claro, demonstrou indignação, “uma afronta nesse período de crise que o País passa”. Atinge os que mais precisam. A população de Cuité começou logo a fazer uma comparação com a ex-prefeita Liciane Leite, de Bom Jardim-MA, presa recentemente e que passou a ser chamada de prefeita ostentação. 

Dilma pedalava enquanto PF cumpria mandado de condução coercitiva de Lula...

No dia em que a Polícia Federal deflagrou a 24ª fase da Operação Lava, cujo principal alvo é o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff saiu para pedalar às 6h da manhã, com faz habitualmente. Retornou ao Palácio da Alvorada pouco antes das 7 horas da manhã.
Dilma acabou de deixar o Alvorada em direção ao Palácio do Planalto, embora sua primeira agenda do dia esteja marcada apenas para as 10 horas. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner já está no Planalto e deve se reunir agora com Dilma. Desde cedo, as autoridades do governo estão a postos com a notícia de buscas em endereços e do mandado de condução coercitiva do ex-presidente.
Essa decisão da Polícia Federal, embora já viesse sendo desenhado há muitos dias, de certa forma surpreendeu o núcleo político do governo pelo fato de incluir a coerção da Lula para depoimento de esclarecimentos.
Com certeza, o fato vai tomar conta de todas as discussões políticas do governo e, de acordo, com um assessor palaciano é mais um ingrediente para elevar ainda mais a temperatura política, que já estava em alto grau ontem com a notícia da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS). O Planalto terminou o dia de ontem com a avaliação de que o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo tinha feita uma defesa enfática e bem-sucedida do governo no caso de Delcídio, mas reconheciam os estragos provocados contra o governo.
O governo sabe que todos esses elementos podem contribuir para reacender o debate do impeachment e a manifestação popular marcada para 13 de março está sendo vista como um momento decisivo para delinear o rumo desse processo. (com Cláudio Humberto)

Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot se reuniu durante horas preparando a 24ª fase da Operação Lava Jato...

A 24ª fase da Operação Lava Jato, que se realiza nesta sexta-feira (4), foi precedida de uma grande mobilização de órgãos envolvidos, como Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal.
São tantas as pessoas envolvidas que a movimentação chegou a ser percebida, Nesta quinta-feira (3), por exemplo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se reuniu durante horas com os principais assessores, que foram inclusive orientados a deixar celulares em casa. A informação foi publicada na coluna do jornalista Claudio Humberto, do Diário do Poder.
A recomendação da PGR sobe celulares reforça a informação de que esses aparelhos, ainda que desligados, podem ser usados como verdadeiros microfones abertos. A Operação Alitheia, como foi batizada a 24ª fase da Lava Jato, mobiliza cerca de duzentos agentes federais e 33 analistas da Receita Federal nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

PF faz operação na casa de Lula e do filho Lulinha e leva ex-presidente para depor...

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (4) mandado de condução coercitiva do ex-presidente Lula e outros 43 mandados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, na 24ª fase da Operação Lava Jato. Mais de 200 agentes e 33 auditores da Receita Federal foram mobilizados neste operação, e um grupo deles cumpre mandados de busca no apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo.
Entre os crimes investigados nesta etapa estão corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras. Também são cumpridos mandados no Instituto Lula e no apartamento onde mora Fabio Luiz Lula da Silva, o controvertido "Lulinha", filho do ex-presidente. Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula e tesoureiro informal de Lula há anos, também foi conduzido a depor na PF por agentes federais.Além do ex-presidente Lula, o alvo principal, a ex-primeira dama Marisa Letícia, seus filhos Fábio Luiz, Sandro Luiz e Luiz Cláudio e o amigo Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula e seu tesoureiro pessoal, foram conduzidos coercitivamente para depor sob vara, esta manhã, em São Paulo.
A ação policial em desenvolvimento foi batizada de “Aletheia”, referência a expressão grega que significa “busca da verdade”. Às 6h50, policiais estavam em frente ao Instituto Lula, em São Paulo. São 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, quando a pessoa é conduzida sob vara para prestar depoimento na polícia.
 
Policiais federais entram no prédio aonde mora o ex-presidente Lula
 
 
Ex-presidente Lula é levado para a Delegacia [está no banco de trás do veículo acima] 
A operação foi deflagrada com base em investigações sobre a compra e reforma de um sítio em Atibaia frequentado pelo petista, o fato de sua mudança ter sido transportada para o local e a relação desses episódios com empreiteiras investigadas na Lava Jato, além da relação dele com um tríplex no Guarujá reformado pela OAS.
A Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou na 24ª fase nesta sexta-feira (4). Segundo a PF, a operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia.

Governador RC rebate Zé Maranhão e diz que não foi o PMDB que lhe deu a reeleição

O governador Ricardo Coutinho (PSB) certamente não iria deixar passa em branco, durante a filiação do deputado Gervásio Filho, no PSB, para rebater declarações do senador Zé Maranhão de que o PMDB foi o partido responsável por sua reeleição, como, aliás, o PT de Luciano e Lucélio Cartaxo, foram os responsáveis diretos para que ele passasse a barreira do primeiro turno, em 2014.
Há poucos dias, durante evento do PMDB em Cabedelo, Maranhão afirmou: “Nós demos a vitória a Ricardo Coutinho, então quem está em débito. É o PMDB ou o outro candidato?” No revide, RC mandou ver: “Alguém (referindo-se a Maranhão) disse por aí que um partido nos deu a vitória. Como vou dizer que foi um partido que me deu a vitória. Quem me deu a vitória foi o povo.”
E sobre um provável rompimento com o PMDB do senador Maranhão, o governador preferiu desconversar: “Essa pergunta tem que ser feita ao PMDB.” Já o senador Maranhão afirmou que não há rompimento do PMDB com o governador, mas que ele “está inteiramente livre se quiser romper”.

Vereador Hélio do Bar rompe com Audiberg Alves e entrega secretaria ocupada por irmão na gestão municipal em Itaporanga

O fato que gerou repercussão, nesta quinta-feira (3), foi, sem dúvidas, a saída do vereador Hélio do Bar dos quadros do PTB e, consequentemente, da base do prefeito Audiberg Alves (PTB). Seu irmão, Hermes, depois de decisão da família, acompanhou Hélio e entregou a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.
Hélio deixou o esquema oficial e se filiou ao PMDB para encampar o projeto do empresário Divaldo Dantas, que vai disputar a prefeitura de Itaporanga nas eleições de outubro vindouro. A saída de Hélio acontece depois de muita briga, literalmente, para ampliar espaços na gestão municipal com a conquista da secretaria.
Entretanto, a baixa mais simbólica na base do prefeito foi a saída do ex-vereador José Valeriano que há muitos vinha numa parceria com o prefeito. Líder do grupo à que pertence Hélio, Valeriano deixou a Procuradoria-Geral do Município. O prefeito, claro, não deve deixar por isso. Já prepara uma reação para logo. A população ainda está digerindo sobre os "motivos" que resultaram nesse rompimento.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Aplaudido, filho de Eduardo Campos ofusca Marina em evento da Rede, em BSB...

Em meio ao dia explosivo da notícia da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), a grande estrela do congresso do Rede Sustentabilidade, que acontece neste momento em Brasília, não foi sua fundadora Marina Silva, mas o jovem João Campos, de 22 anos. Ele é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e chefe de gabinete do atual chefe do Poder Executivo do seu Estado.
João Campos fez discurso considerado “de gente grande” e foi muito aplaudido. “Esse governo que foi democraticamente eleito pelo povo não representa mais o povo, e esse parlamento, que está aí também não tem cheiro do povo, não representa o trabalhador que tem de cuidar da sua família". Filiado ao PSB, que foi presidido por seu pai, João Campos recebeu o título de "filiado honorário" do Rede. 
A ex-senadora Marina Silva, que comanda o evento, comentou o escândalo provocado pelas revelações do senador Delcídio do Amaral, que foi Líder do Governo Dilma até há dez dias. “Eu achava que a política estava no fundo do poço, mas Estamos é um poço sem fundo. Quem deveria dar a solução para os problemas, está implicado neles. Que a justiça ajude agora  a política".
O governador Pernambuco, Paulo Câmara, compareceu ao congresso, mas seu colega do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também do PSB, não apareceu. Mandou mensagem dizendo que tinha outro compromisso. (com Cláudio Humberto)

Prefeito Audiberg Alves discute com o governador Ricardo Coutinho ações em prol de Itaporanga e recebe confirmação do apoio dele à sua reeleição...

Em audiência realizada na Granja Santana, residência oficial do governador, na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), debateu junto ao governador Ricardo Coutinho (PSB) várias ações em prol do município. O assessor do gabinete governamental, Edvaldo Rosas participou do encontro e os três também conversaram sobre a política local e a disputa eleitoral vindoura.
Berguim diz que enquanto seus adversários 'procuram' apoios para a campanha eleitoral que se avizinha, ele vem levando diversos pleitos de interesse do município para a chancela do governo. Isso porque o próprio governador 'escancarou' as portas da administração estadual para que o gestor itaporanguense não tenha burocracia quando encampando tais pedidos.
Além da conversa administrativa uma pitada de política não faltou na mesa entre os três. Em conversa com o blog, o prefeito afirmou que está mantendo contatos com grupos políticos que possam somar forças junto à base de situação, no que se refere ao embate eleitoral vindouro. Berguim se mostra bastante tranquilo com o cenário que está se desenhando para as eleições de 2016. 
"Estamos acompanhado os fatos ocorridos e mantendo contatos com grupos importantes para formarmos uma coligação forte. Não hesitaremos um milímetro quando para defender e lutar pelo bem de Itaporanga", pontuou o prefeito. O governador reiterou apoio integral do PSB e governo ao projeto de reeleição do prefeito. A presença de Edvaldo Rosas confirma isso. "Meu candidato em Itaporanga é Berguim. Iremos trabalhar o máximo para reelegê-lo porque retribuímos os apoio que recebemos", diz o governador.

Audiberg festeja conquista de concessão fiscal junto ao governo em benefício do setor produtivo de Itaporanga, como o ramo têxtil.

O prefeito Audiberg Alves, ainda, esteve liderando comitiva de empresários, do ramo têxtil, de Itaporanga numa audiência em João Pessoa com o secretário Laplace Guedes, do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, para assinatura de termo em que o governo concede diminuição para pagamento de imposto que ficara em apenas 1%. 
Uma conquista significativa para o setor produtivo e empregador local. O que mostra que o gestor não tem descuidado de trabalhar em prol do desenvolvimento local, com foco em proporcionar a geração de mais empregos. Sem esquecer que tratar de uma importante concessão que as empresas estão recebendo. 
Audiberg se fez acompanhado, dentre outros, do empresário Marcone Costa e de Danielle Dantas, que até o mês de janeiro passado ocupava a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Itaporanga, tendo saído do cargo devido a candidatura de seu pai, empresário Divaldo Dantas (PMDB), ao cargo de prefeito nas eleições de outubro vindouro.
"Continuaremos trabalhando em prol do setor produtivo local, sem olhar à quem, mas com único objetivo de buscar o desenvolvimento não apenas de Itaporanga mas de todo o Vale do Piancó. Essa foi mais uma conquista que alcançamos junto ao Governo Ricardo Coutinho, à quem queremos agradecer muito pela atenção dispensada à nós", disse o prefeito ao blog. 

Deputado Zé Ademir confirma saída do PEN e ingresso no PP liderado por Aguinaldo: “Minha identidade com ele pesou!”

Após perder o ex-presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, o Partido Ecológico Nacional-PEN acaba sofrer mais uma baixa na sua bancada na Casa de Epitácio Pessoa. O deputado estadual José Aldemir afirmou nesta quinta (3) que está deixando o partido, após a legenda resolver aderir ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele revelou confirmou filiação ao Partido Progressista que é liderado pelo líder do partido na Câmara Aguinaldo Ribeiro
José Aldemir afirmou que recebeu diversos convites, entre eles: o PSDB do senador Cássio Cunha Lima, o PSD de Rômulo Gouveia e o PTB de Wilson Santiago, tendo aceitado o convite do PP. “Essa identidade minha com Aguinaldo, naturalmente pesou muito, o atendimento dele, a atenção que ele sempre teve, juntamente com seu pai Enivaldo Ribeiro que foi meu colega tanto aqui na Assembléia como na Câmara Federal”,.explicou.
Segundo Aldemir, a decisão foi tomada em conjunto com a sua base política. “Escutei e ouvi a sociedade, consultando meus amigos, a militância política e as lideranças da minha área de atuação, decidi me filiar ao PP”, enfatizou. José Aldemir confirmou que a sua filiação ao PP será realizada no dia 18 de março, às 10h em local a ser definido na Terra do Padre Rolim.
Por fim, o médico confirmou a pretensão de disputar o mandato de prefeito de Cajazeiras nas próximas eleições. “Sem dúvidas, há uma manifestação popular, estou ultimando esta avaliação e pretendo retribuir a confiança popular”, disse Zé Aldemir que assumirá o comando do diretório do Partido Progressista em Cajazeiras.

Em Piancó, empresário "João Bafafá" foi assaltado de forma violenta por dupla...

Em Piancó, empresário "Joao Bafafá" é assaltado de forma violenta
O empresário piancoense João dos Santos, conhecido por "João Bafafá", de 54 anos, foi assaltado, por volta do meio dia, desta quinta-feira(3)., em Piancó. De acordo com informações de Carlos Santos, (Carlinhos) que é filho de João Bafafá e estava com ele na loja. Dois homens armados, usando apenas boné e de cara limpa, ambos de aproximadamente 20 anos de idade, invadiram a loja de carros do empresário e anunciaram o assalto. 
Ainda segundo Carlos, ninguém reagiu ao assalto, mesmo assim os assaltantes foram violentos e deram coronhadas de revólver no rosto e na cabeça do empresário. Após o assalto, a dupla fugiu usando uma moto, que havia sido roubada no dia anterior em Piancó.  João Bafafá foi socorrido e está recebendo os primeiros socorros em uma clíninca particular. 
A polícia militar tenta localizar os assaltantes, que segundo informações foram vistos em direção a saída de Patos. Até o momento ninguém foi preso. (com Vale News PB)

Em delação, Delcídio acusa o ministro Vital do Rego de extorquir empresários para não depor na CPI da Petrobras, que era presidida por ele Congresso.

vitaldorego
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), ex-senador Vital do Rêgo Filho, foi acusado de praticar suposta extorsão a empresários para que eles não fossem convocados para depor na CPI da Petrobras, que a época era presidida pelo paraibano.
A denúncia foi feita pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) em delação premiada, que a IstoÉ teve acesso e publicou nesta quinta-feira (3). Segundo ele, os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Vital do Rego (PMDB-PB), além dos deputados Marco Maia (PT-RS) e Fernando Francischini (SD-PR), cobravam de empreiteiros para que eles não fossem convocados na CPI da Petrobras.
“A CPI obrigava Léo Pinheiro, Júlio Camargo e Ricardo Pessoa a jantarem todas as segundas-feiras em Brasília. O objetivo desses jantares era evitar que os empresários fossem convocados para depor na CPI. Os senadores Gim Argello, Vital do Rego e os deputados Marco Maia e Francischini cobravam pedágio para não convocar e evitar maiores investigações contra Léo Pinheiro, Júlio Camargo e Ricardo Pessoa.” De acordo com a publicação, pouco antes de deixar a prisão, no dia 19 de fevereiro, o Delcídio do Amaral fez um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. A delação ocupa cerca de 400 páginas e “formam o mais explosivo relato até agora revelado sobre o maior esquema de corrupção no Brasil – e outros escândalos que abalaram a República, como o mensalão”.
Segundo a matéria, com extraordinária riqueza de detalhes, o senador descreveu a ação decisiva da presidente Dilma Rousseff para manter na estatal os diretores comprometidos com o esquema do Petrolão e demonstrou que, do Palácio do Planalto, a presidente usou seu poder para evitar a punição de corruptos e corruptores, nomeando para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) um ministro que se comprometeu a votar pela soltura de empreiteiros já denunciados pela Lava Jato.
O senador Delcídio também afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha pleno conhecimento do propinoduto instalado na Petrobras e agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações – inclusive sendo o mandante do pagamento de dinheiro para tentar comprar o silêncio de testemunhas. O relato de Delcídio é devastador e complica de vez Dilma e Lula, pois trata-se de uma narrativa de quem não só testemunhou e esteve presente nas reuniões em que decisões nada republicanas foram tomadas, como participou ativamente de ilegalidades ali combinadas –a mando de Dilma e Lula, segundo ele.
Nos próximos dias, o ministro Teori Zavascki decidirá se homologa ou não a delação. O acordo só não foi sacramentado até agora por conta de uma cláusula de confidencialidade de seis meses exigida por Delcídio. Apesar de avalizada por procuradores da Lava Jato, a condição imposta pelo petista não foi aceita por Zavascki, que devolveu o processo à Procuradoria-Geral da República e concedeu um prazo até a próxima semana para exclusão da exigência. Para o senador, os seis meses eram o tempo necessário para ele conseguir escapar de um processo de cassação no Conselho de Ética do Senado. Agora, seus planos parecem comprometidos. (Com IstoÉ)

Acompanhado do governador RC, Gervásio assina ficha de filiação ao PSB e leva 32 vereadores de sua base para o partido, após saída do PMDB...

O deputado Gervásio Maia Filho sacramentou a sua saída dos quadros do PMDB e filiação no PSB na manhã desta quinta-feira (03) na Associação Paraibana de Imprensa (API), no Centro de João Pessoa. Marcada para as 10h, a coletiva de imprensa só teve início com a chegada de Gervásio às 11h40, acompanhado do governador Ricardo Coutinho, além de João Azevedo e do deputado Trócolli Júnior, que também pensa em deixar o PMDB, mas não deve ingressar no PSB. Trócolli disse que não anunciaria sua decisão hoje.
Dezenas de aliados já aguardavam no local. O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, disse que tanto Gervásio quanto o seu pai já têm história com o partido. "Você está vindo para um partido que mais cresceu na história do Brasil, um partido que sempre o respeitou e você está vindo pra casa", disse Edvaldo, acrescentando que o parlamentar traz para o PSB vários prefeitos e vereadores que o apoiam, em suas bases. 
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino (PSB) falou sobre a alegria em receber o deputado Gervásio Maia no PSB e afirmou que o deputado é um bom nome para pleitear qualquer cargo nas eleições de 2018. “Estamos felizes com a sua chegada. É um nome forte, de tradição na política paraibana e é um homem de competência. Ele chega ao PSB para engrandecer o partido e contribuir com sua sabedoria política e o PSB o recebe de braços abertos”, disse.
O deputado Hervázio Bezerra (PSB), também socialista, comemorou a incorporação de Gervásio “de carne e osso” ao projeto político socialista. Hervázio lamentou a forma como o deputado Gervásio perdeu o espaço dentro do PMDB e disse que a chegada do colega vai reforçar em particular o partido socialista na Capital paraibana. 
“Quando se falta espaço em um partido, a gente procura o melhor pra si. O PSB ganha um reforço importante, em todo o estado, e particularmente aqui na cidade de João Pessoa. A nossa bancada ganha um deputado competente, qualificado, sem nenhuma dúvida um dos expoentes hoje da nossa Assembleia, não é à toa que em 2017 será o nosso presidente, por muitos e muitos méritos”, disse Hervázio, destacando a qualificação do colega. 

quarta-feira, 2 de março de 2016

Em Itaporanga, secretário inspeciona andamento de obras no estádio 'O Zezão'...

Acompanhado do Ouvidor Municipal, Joserlândio Tolentino, o secretário de Esporte, Cultura e Turismo do município, Wellton Tomaz, estiveram visitando na manhã desta quarta-feira (2), as obras da reforma do Estádio José Barros Sobrinho – “O Zezão”.
 
O investimento na reforma do Estádio será de R$ 1.518.560,38. De acordo com o engenheiro de obras da Suplan - Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, Antônio Carlos, em sua última visita à Itaporanga no dia 14/01/2016, a obra não será finalizada antes do dia 1º de maio, data de início do tradicional torneio de futebol amador da região, o Poeirão. Contudo, o engenheiro garantiu que obra não irá atrapalhar a realização do tradicional torneio.
Segundo o secretário de Wellton Tomaz, de imediato serão construídos os vestiários, recuperação do gramado e pintura, e logo após o Poeirão a obra continuará normalmente.
A visita também serviu para analisar os ajustes que faltam para a utilização do campo quando a reforma for concluída, beneficiando a população Itaporanguense. Vale ressaltar, que todos os anos a Prefeitura Municipal de Itaporanga dá seu total apoio ao maior torneio futebolístico amador, e esse ano não será diferente, a equipe dirigente já está com toda programação em andamento para que esse ano “O Poeirão” seja sucesso novamente. (com Ascom/PMI)

Prefeitura retoma obras de reforma dae praças públicas na cidade de Itaporanga...

As obras de revitalização das praças João Pessoa e Frei Martinho, foram retomadas pela prefeitura nesta terça-feira, 1º de março.
De acordo com o prefeito Audiberg Alves, os recursos destas obras são repassados pelo governo federal através do Ministério do Turismo, cujo valor totaliza o montante de R$ 500.000,00, sendo que dessa quantia foram liberados e já estão em conta o R$ 250.000,00 e as obras foram iniciadas pela praça João Pessoa e logo em seguida acontecerá a reforma da praça Frei Martinho, que fica localizada por trás da Igreja Matriz.
O prefeito disse ainda que tem a expectativa de que as obras sejam concluídas até o final do mês de junho, entregando assim esses importantes espaços públicos de passeio e lazer à população. 
(com Ascom/PMI)

Deputado Gervásio Filho anuncia amanhã saída do PMDB e líder de RC diz que “não há mais o que esconder” sobre ingresso de Gervásio no PSB

O deputado estadual Gervásio Maia Filho agendou para a próxima segunda-feira (7) uma entrevista coletiva para amanhã, às 10h na Associação Paraibana de Imprensa (API), onde deve anunciar sua saída do PMDB, do senador Zé Maranhão, e entrada no PSB, do governador Ricardo Coutinho.
O líder do governo, deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) disse que “não há mais o que esconder” sobre o ingresso do deputado Gervásio Maia (PMDB) no ninho socialista. “Eu não conversei com Trócolli Junior. Conversei com Gervásio. Esse não tem mais o que esconder. Ele já pode até se filiar, sendo o governador Ricardo Coutinho o abonador da sua filiação”, disse Hervázio Bezerra.
O parlamentar não poupou elogios a Gervásio Maia.  “Nós torcemos, trabalhamos e acolhemos o deputado, por ser extremamente qualificado, jovem, mas de vários mandatos nesta casa.  O que aumenta e fortalece a nossa bancada sob o ponto de vista numérico e  de forma qualitativa”.
Hervázio Bezerra complementou: “Sem nenhum demérito aqueles que integram essa casa, que eu integro também. Mas classifico Gervásio Maia como um dos mais qualificados e competentes no Parlamento. E como se não bastante será o próximo presidente da Casa”. Gervásio será o próximo presidente da Assembleia Legislativa, biênio 2017/2018.

Trocolly Junior também confirma saida do PMDB e discute comandar novo Partido

O ex-senador Wilson Santiago e Trócolli Jr ladeando o signatário do blog
Por falar nisso, o deputado estadual Trocolly Junior [na foto ao lado, com o ex-senador Wilson Santiago, o signatário do blog e demais amigos durante almoço em João Pessoa] também confirmou, nesta quarta-feira (2), que está deixando o PMDB para construir as condições de liderar e comandar novo partido no Estado, depois de diversas divergências com o comando partidário, em especial na questão da eleição em João Pessoa, uma vez que defende aliança com o candidato João Azevedo,do PSB.
Segundo ele, atual secretário estadual de Articulação Política, há uma necessidade de resolver definitivamente a escolha de uma sigla partidária que permita mais coerência com os projetos políticos: - Passei meses sendo paparicada, convencido de que a melhor opção era ir para apoiar o Governo Ricardo, algo que quando assumi passei a enfrentar dificuldades de posição de alguns por interesses contrariados, por isso me mantenho com minha coerência - frisou.
Trocolly Júnior explicou ainda que nos próximos dias anuncia oficialmente o partido que dirigirá no Estado.

Em Piancó, o líder da situação na câmara Pádua Leite admite que o prefeito Sales Lima "rouba" para aguentar o povo pedindo...

Em uma conversa gravada, o vereador piancoense Pádua Leite (PT), líder da situação na Câmara Municipal de Piancó, afirmou que o prefeito da cidade, Sales Lima (DEM), rouba dinheiro público. “Para a gente aguentar o povo de Piancó pedindo, pedindo, pedindo tem que guardar R$ 1 milhão. Prefeito Sales roubou e está roubando”, revelou o parlamentar.
Pádua Leite tentou justificar afirmando que o gestor “rouba” para poder alimentar  um “siclo vicioso” de distribuição de dinheiro em troca de votos. “É um ciclo vicioso, fulano só vota se der dinheiro ou se prometer emprego e para um prefeito ganhar em Piancó tem que gastar R$ 1 milhão, guardar mais R$ 1 milhão e se ajeitar com mais R$ 1 milhão.
Ainda de acordo com o parlamentar, o povo de Piancó não teria moral para cobrar honestidade dos políticos. (MaisPB)

terça-feira, 1 de março de 2016

Caravana da CNBB Regional Nordeste já começou a percorrer as obras do projeto de Integração do Rio São Francisco

O roteiro da caravana socioambiental dos bispos do Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2), começou nesta segunda-feira (29), por Caicó (RN), visitou a barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves, do Açude Açu, localizada no rio Piranhas, em Itajá, no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica, na comunidade Barra de Santana, no município de Jucurutu, ainda no Rio Grande do Norte e Caicó. À noite encerrou as ações do dia com a celebração de uma missa em Cajazeiras.
O presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, deputado estadual, Jeová Campos (PSB) e o deputado Galego de Sousa acompanharam a comitiva que contou ainda com as presenças dos bispos de Natal, Dom Jaime, Dom Mariano, de Mossoró, Dom Antônio Carlos, de Caicó e Dom José Luiz, de Pesqueira, além de representantes do Ministério da Integração Nacional, DNOCS, INCRA, da senadora Fátima Bezerra e outros bispos da CNBB NE.
Nesta terça-feira (01), a caravana cumpre agenda na Paraíba, onde passa pela Barragem Engenheiro Ávidos/Boqueirão e, em seguida, à Vila Produtiva Rural Cacaré, em São José de Piranhas, recém-inaugurada. Depois, segue para o reservatório de Jati, no Ceará, para conhecer as obras do reservatório de Jati e do canal Eixo Norte. Consta ainda da programação uma visita à vila rural produtiva Retiro. Na quarta-feira (02), a caravana segue para a cidade de Salgueiro (PE), onde permanece até o dia 03, quando serão encerradas as atividades, com uma missa celebrada na catedral da diocese de Salgueiro.
A iniciativa da CNBB tem o objetivo de refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade ao longo dos canais e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional. Para Jeová Campos, essa ação é importantíssima porque cria uma nova agenda em relação ao projeto da Transposição. “Com as obras praticamente concluídas, já que mais de 80% já estão prontas, as cidades que vão receber as águas limpas do São Francisco precisam estar preparadas e ainda há muito que se fazer. Essa caravana vai se voltar para essa nova agenda, assim como a Frente Parlamentar da Água da ALPB”, destaca o parlamentar.

Servidores ocupam AL e paralisam atividades; Adriano Galdino destaca que a Casa está cumprido o Regimento Interno e destino da MP 242 será decidido pela maioria

Adriano Galdino recebeu comissão formada por servidores insatisfeitos 
A ocupação da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pelos servidores públicos estaduais insatisfeitos com a Medida Provisória 242 prejudicou a realização da sessão ordinária da Casa, nesta terça-feira (1º), bem como as reuniões das comissões especiais.  A manifestação teve início na tarde de ontem, após o término da Audiência Pública realizada para discutir o congelamento dos salários.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), disse que acha um absurdo os servidores se acharem no direito de atrapalhar os trabalhos da Assembleia, até porque a matéria não é de autoria do Legislativo. "Se eles queriam fazer um protesto, o endereço deveria ser outro", avaliou Galdino, dizendo que espera bom senso dos manifestantes para que os trabalhos da Casa não sejam prejudicados. 
Adriano Galdino disse que a ALPB está cumprido o que manda o Regimento Interno da Casa e que  a maioria  dos deputados é quem decidir o destino da Medida Provisória 242. Se vai ser aprovada ou reprovada. O presidente recebeu uma comissão formada por servidores públicos do estado insatisfeitos, nesta terça-feira (1º), mas não conseguiu avançar nas negociações. 
A matéria suspende o reajuste anual do funcionalismo público estadual da Paraíba precisa ser votada no plenário da Assembleia Legislativa do estado (ALPB) até a próxima semana. A matéria, encaminhada pelo Governo do Estado, está tramitando na Casa em caráter de urgência e relevância desde o último dia 24 (quarta-feira).
Ainda ontem, o governador Ricardo Coutinho afirmou  que a Medida Provisória 242 que suspende os efeitos da data-base dos servidores deve ter efeito temporário.

Diário Oficial traz na edição de hoje MP que altera pagamento de precatórios na PB

diario oficial
O Diário Oficial desta terça-feira (1º) trouxe Medida Provisória nº 244/2016, assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), alterando a Lei Estadual 10.495, de 17 de julho de 2015, que institui a Câmara de Conciliação de Precatórios e dispõe sobre a celebração de acordos e transações em ações judiciais consolidadas no regime de precatórios do Estado e de sua administração indireta.
De acordo com a MP, será depositado 50% (cinquenta por cento) do montante total dos repasses ao Tribunal de Justiça da Paraíba, na conta vinculada de que trata o caput deste artigo, destinado ao pagamento dos acordos diretos. A medida entra em vigor hoje e estabelece que o percentual é aplicável a todos os repasses realizados a partir de 1º de janeiro de 2016.

Deputado Aguinaldo Ribeiro irá comandar maior bloco parlamentar da Câmara

Depois de ser aclamado o novo líder do Partido Progressista na Câmara dos Deputados no último dia 24, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro irá liderar outra grande bancada, o maior bloco parlamentar da Casa, formado pelo PP, PTB, PSC e PHS. De acordo com Aguinaldo, a escolha do seu nome foi feita em consenso, já que ele é o líder do PP, que possui 42 parlamentares, sendo desta forma a maior bancada dessas quatro siglas. 
"Nós temos uma bancada importante, o PP é hoje a quarta bancada da Câmara dos Deputados e nós comandaremos a partir de março a liderança do maior bloco parlamentar da Câmara que é formado pelo PP, PTB, PSC e PHS. São quatro partidos que nós vamos comandar nessa liderança onde fomos indicados com o consenso dos nossos parlamentares, porque como o PP é o que tem o maior número de deputados, vai comandar a bancada do bloco que tem mais de 70 deputados que estarão sob nosso comando lá em Brasília" declarou.
Outros dois paraibanos compõe o bloco que será comandado por Aguinaldo Ribeiro, são eles: Marcondes Gadelha (PSC) e Wilson Filho (PTB). Quarta maior bancada da Câmara, com 42 parlamentares, o PP ainda aguarda a adesão de mais oito deputados aos quadros do partido até o fechamento da janela partidária.

Prisão de João Santana derrubou Eduardo Cardozo do Ministério da Justiça...

A prisão do marqueteiro, amigo e conselheiro João Santana desencadeou uma série de fatos que provocou a saída de José Eduardo Cardozo do cargo de ministro da Justiça. Primeiro, o ex-presidente Lula foi muito duro com Dilma, exigindo a cabeça dele pela enésima vez. E pesaram principalmente os gritos e palavrões da presidente, tão logo ela soube da 23ª fase da Operação Lava Jato.
A prisão de João Santana fez Dilma e sobretudo Lula terem a certeza de que não estão blindados da investigação na Lava Jato. Para exigir a cabeça de José Eduardo Cardozo, Lula alegou o que deveria merecer elogios: o ministro “não controlava” a Polícia Federal. Enquanto pressionava Dilma para demitir Cardozo, Lula liberava facções “lulistas” a articular o isolamento de Dilma no PT.
A pressão contra Cardozo e os ataques nos bastidores do PT fizeram Dilma arrumar a viagem ao Chile, para evitar o aniversário do PT. (com Cláudio Humberto)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Tucanos revelam que irão analisar chapa proporcional e vice de Cartaxo, em JP...

Com carta branca do senador Cássio Cunha Lima, os vereadores do PSDB de João Pessoa passam a buscar a formação de uma chapa que beneficie o partido na disputa proporcional. Além disso, os tucanos irão buscar garantir a vaga de vice na disputa majoritária. A decisão saiu numa reunião realizada na manhã desta segunda-feira (29) que contou com a participação do senador Cássio Cunha Lima, o ex-senador Cícero Lucena e sua esposa a ex-vice-governadora Lauremília Lucena, além dos vereadores.
Pela manhã também foi anunciada pelo ex-deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do PSDB, sua desistência em disputar a prefeitura de João Pessoa, nas eleições de outubro vindouro. Ruy vinha marcando a segunda posição nas pesquisas até aqui feitas. A composição com o PSD do prefeito Luciano Cartaxo teria Lauremília indicada a vice-prefeita.
O vereador Luis Flávio disse que os acordos partidários a partir de agora serão realizados pelos diretórios estadual e municipal. “O PSDB vai atrás da vice e de uma boa coligação para a bancada de vereadores. A negociação passa pelo programa do partido e será delegada às presidências estadual e municipal com o aval de Cássio”, disse.
Já a vereadora Eliza Virgínia reafirmou sua torcida pela aliança com o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), mas não descartou uma composição com outros pré-candidatos. ” Torço por isso, é uma das primeiras opções do partido, mas também não descartamos as outras. A partir do momento que fecharmos uma aliança com umas das legendas que estão propostas, vai ser mais interessante, mais facilitada essa aliança para proporcional”, opinou.
O vereador Marcus Vinícius, atual secretário municipal da Comunicação, é o articulador da provável aliança PSDB/PSD.


TCE recomenda que DER promova reintegração de faixas de domínios das estradas

TCE-PB recomenda que DER promova reintegração das faixas de domínios das estradas
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por sugestão do conselheiro Arnóbio Viana (foto), quando do julgamento da prestação de contas, relativa ao exercício de 2014, enviará recomendação ao atual gestor do Departamento de Estradas de Rodagem, Carlos Pereira de Carvalho, para que adote providências a fim de promover a reintegração de posse da faixa de domínio das estradas estaduais, sob pena de irregularidades das contas futuras. As contas de 2014 do DER foram aprovadas com ressalvas, no último dia 24/02.
Segundo o conselheiro, as rodovias estão sendo invadidas pela ação dos proprietários rurais, comprometendo a segurança do tráfego de veículos. “As faixas de terras, em questão, já foram indenizadas e pagas pelo Estado, sendo, portanto, patrimônio público. O DER, ao não reivindicar a posse dessas terras, está sendo conivente e infringindo a legislação “, finalizou Arnóbio Viana.
Faixa de Domínio – Define-se como “Faixa de Domínio” a base física sobre a qual assenta uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, obras-de-arte, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa do recuo.
Conforme o Art. 50 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de faixas laterais de domínio e das áreas adjacentes às estradas e rodovias obedecerá às condições de segurança do trânsito estabelecidas pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Escolas municipais da zona rural em Itaporanga ganham pontos de internet...

A Prefeitura de Municipal de Itaporanga, através da Secretaria de Municipal de Educação e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está beneficiando seis unidades escolares na zona rural do município com a instalação de internet.
As escolas beneficiadas são: Escola Josino Ricarte – Sítio Lagoinha, Escola Joaquim Martins – Capim Grosso dos Martins, Escola Joaquim Gomes – Sítio São Pedro, Escola José Bernardino – Cravoeiro, Escola Severino Leite – Sítio São João e Escola Serapião – localizado no sítio Belorizonte.
A chegada da internet nas comunidades beneficiará a todo comunidade escolar que ganham mais uma ferramenta de enriquecimento pedagógico para pesquisas e outras atividades como explica a secretária de educação Josilene Gonçalves de Brito, “A internet vai facilitar muito não só pela questão das pesquisas, mais também pelos benefícios que a internet pode proporcionar.”, disse.
Essa é mais uma importante conquista do governo Audiberg Alves, que se somam as demais já realizadas pela educação municipal, que não para apenas na busca de melhorias para as escolas, mas também para os servidores e a classe estudantil. (com Ascom/PMI)

Colisão entre trem e ônibus deixa mortos e muitos feridos em Santa Rita...

 
Uma tragédia se abateu sobre o município de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, na tarde desta segunda-feira (29). Um acidente envolvendo um trem e um ônibus, no distrito de Várzea Nova, teria deixado pelo menos três pessoas mortas e muitas feridas.
Viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda não informou o motivo da colisão.
Por volta das 17h, a assessoria de imprensa da  CBTU divulgou uma nota por meio das redes sociais, onde “lamenta o acidente ocorrido na PN de Várzea Nova no Município de Santa Rita, e vai abrir uma sindicância para apurar os fatos”.
“Até agora, de acordo com testemunhas no local, o trem vinha no sentido João Pessoa/Santa Rita, às 15:30, apitou várias vezes, inclusive freou, mas o ônibus estava em cima da linha do trem e houve a colisão. De acordo com dados da Polícia Civil, até agora são seis feridos e três mortes”, acrescenta a nota.

OAB acesso à investigação sobre marqueteiro de Dilma para discutir impeachment

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao juiz Sérgio Moro acesso às investigações da 23ª fase da Lava Jato, chamada Acarajé e que levou à prisão de João Santana, marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula (2006) e Dilma (2010 e 2014). O conselho da OAB quer analisar a viabilidade do impeachment da presidente - que está em pauta na Câmara dos Deputados desde o ano passado.
A iniciativa do conselheiro Erick Venâncio Lima do Nascimento faz parte dos trabalhos da comissão interna criada pela entidade em outubro do ano passado para analisar as possibilidades de afastamento de Dilma do ponto de vista jurídico. Em novembro de 2015 o colegiado decidiu, por três votos a dois, recomendar ao Conselho Federal da Ordem que não endossasse o pedido de afastamento da presidente com base na reprovação das contas do governo federal em 2014 pelo Tribunal de Contas da União.
Depois do parecer e diante da nova etapa da Lava Jato, a comissão interna decidiu dar continuidade aos trabalhos e pediu informações ao juiz federal responsável pela operação no Paraná. Deflagrada na segunda-feira, 22, a Acarajé levou para a prisão João Santana e sua mulher e sócia Mônica Moura pelo fato de o casal ter recebido ao menos US$ 7,5 milhões em uma conta não declarada no exterior entre 2012 e 2014.
O rastreamento do dinheiro mostrou que parte dos repasses foram feitos pela empreiteira Odebrecht no exterior e parte pelo lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propinas no esquema de corrupção na estatal petrolífera.

Após cinco dias sem comer, estudante em greve na UFPB desmaia de fome...

UFPB
Um dos quatro estudantes que estão fazendo greve de fome na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou mal e desmaiou neste domingo (28). Em nota postada nas redes sociais, os líderes do movimento informaram que um dos grevistas, chamado Marcos, sofreu uma queda de pressão causada pelo baixo nível de glicose por estar há mais de 120 horas sem se alimentar.
Acorrentados na entrada da reitoria da UFPB desde o último dia 23, os estudantes estão fazendo greve de fome em protesto ao resultado da seleção do auxílio moradia, um recurso de R$ 550,00 pago mensalmente pela universidade para ajudar alunos de baixa renda a se manter em João Pessoa.
Auto-proclamados independentes, “por conta e risco”, sem contar com apoio explícito do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPB) ou de movimentos como o ‘Levante Popular da Juventude’, eles reclamam da demora no anúncio do resultado do auxílio moradia, que durou mais de um ano, e principalmente o número de vagas, que seria insuficiente e não atenderia minimamente a demanda de estudantes.
De acordo com o estudante Felipe Bezerra, um dos líderes do movimento, houve caso de estudante que passou duas semanas dormindo na rodoviária e teve de trancar o curso e ir embora por não ter condições de se manter na capital paraibana.
Apesar do valor pago ser considerado baixo, a quantidade de bolsas de auxílio-moradia, 150, é a principal reivindicação dos estudantes. De acordo com eles, esse número nem chega próximo da necessidade real, levando em conta que a seleção via Enem/Sisu aumentou consideravelmente o número de estudantes vindos de outros estados e de cidades do interior.

PM desarticula quadrilha, prende 3, apreende 3 menores e recupera 2 motos, em Nova Olinda.

Uma ação do destacamento da polícia militar da cidade de Nova Olinda, com o apoio da Força Tática do 13º Batalhão de Polícia Militar, desarticulou uma quadrilha e recuperou duas motos, que estavam sendo desmanchadas no sítio Várzea da Cruz, zona rural da cidade de Nova Olinda. Três pessoas foram presas e três menores apreendidos, durante a ação da polícia, que ocorreu, por volta das 17h, deste domingo(28).
De acordo com informações do Sargento F. Pinto, que comandou toda a ação, os acusados efetuaram o roubo de duas motocicletas neste domingo e estavam desmanchando os veículos na propriedade, quando foram surpreendidos pela polícia militar. Os maiores, identificados por ‘Jacobino’, ‘Nenen Prego’ e ‘Tico de Antonio’ foram presos em flagrantes, enquanto os menores foram apreendidos.
Os acusados acabaram confessando outros roubos e entregaram vários objetos, entre eles, computadores, um roteador e dois aparelhos de notbook, que haviam sido roubados em um colégio da cidade. Todos eles foram levados para a delegacia de polícia civil da cidade de Piancó, onde serão autuados em flagrantes. (com VPN)

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Homem é alvejado com um tiro de espingarda, na comunidade Cachoeira dos Carvalhos, em Conceição.

Homem é alvejado com um tiro de espingarda, na comunidade Cachoeira dos Carvalhos, em Conceição
Francisco Rodrigues da Silva, 42 anos, foi alvejado com um tiro de espingarda, no início da noite deste sábado (27). O fato ocorreu no bar de Tiquim Acena, na comunidade Cachoeira dos Carvalhos, em Conceição.
De acordo com informações de populares, que residem na comunidade, a vítima estava bebendo no bar de Tiquim Acena e teria ido fazer necessidades fisiológicas por detrás do estabelecimento comercial, quando o acusado, identificado como Tico de Adauto, que estava escondido no escuro, efetuou um disparo de espingarda contra ele. O tiro acertou a região da barriga, bem como o braço e ombro.
Uma unidade do Serviço de Atendimento Movél de Urgência-Samu foi acionada e prestou os primeiros socorros à vítima no local. Em seguida, ela foi levada para o hospital Caçula Leite, de onde foi transferida para o hospital Regional de Patos, em decorrência da gravidade dos ferimentos.Segundo familiares do homem baleado, ele saiu consciente do hospital, queixando-se somente de pequenas dores na barriga.
A polícia militar foi acionada e fez diligências na residência do acusado, na mesma comunidade, mas até o fechamento desta matéria, ele não havia sido preso. Ainda de acordo com informações de moradores da comunidade, o acusado havia discutido com o dono do estabelecimento, no último domingo(20) e prometido voltar ao local para resolver a situação.
Os moradores acreditam que o homem teria retornado ao local para atirar no dono do bar, mas efetuou os disparos contra a vítima, por tê-la confundido, em decorrência da escuridão do local. (com VPN)