sábado, 31 de agosto de 2013

Câmara fez homenagem a estudante itaporanguense que segue viagem pra Irlanda do Norte, para aprimorar graduação de Engenharia Civil...

O jovem Robson de Abrantes Gadelha, 20, estudante do 6º período do curso de Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi homenageado pela Câmara Municipal de Itaporanga, durante a sessão da última quinta-feira (29). Ele segue viagem na próxima quarta-feira (03/09) para a Irlanda do Norte, País que faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha [que ainda é integrado por Inglaterra, Escócia e País de Gales], aonde passará o período de um ano aprimorando sua graduação, dentro do programa Ciências sem Fronteiras - do Governo Federal. 
"É um orgulho muito grande para Itaporanga ver um filho galgando espaço na vida e dando um salto em sua formação. Trata-se de um jovem dedicado aos estudos, filho de uma família humilde e tradicional de nossa cidade...", discursou da tribuna o vereador Ricardo Pinto (PSDB), falando em nome da Casa. Robson é filho do mototaxista Antônio Modesto e da educadora Robinha [ambos foto abaixo] que, assim como os itaporanguenses, estão muito orgulhosos com o feito do rebento.
 
Robson estudou no Colégio Monteiro Lobato, de Itaporanga, e conseguiu êxito em todos os vestibulares que realizou decidindo-se por escolher o curso de Engenharia Civil, na UFCG - ao fim do processo que antecede o ingresso na universidade. A viagem e estadia na Irlanda do Norte será bancada pelo governo brasileiro. Portanto, só em estar entre os escolhidos para o programa custou muito estudo, dedicação e esforço próprio. E por falar a língua daquele país - o inglês - lhe rendeu vantagem. 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aécio grava guia do PSDB em Campina Grande e afirma: “Quem quer a candidatura de Cássio é o povo da Paraíba”...

aecio e cassioi
aecio e cassio
Direto de Campina Grande - De passagem nesta sexta-feira (30) por Campina, o senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB nas eleições de 2014, para gravar guia eleitoral do partido, falou sobre a pretensão da cúpula tucana de ter o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador da Paraíba no pleito estadual do próximo ano. Em contato com a imprensa, Aécio Neves disse que o povo paraibano quer a candidatura de Cássio.
Aécio acrescentou que gostaria que Cássio disputasse o governo, mas ressaltou que cabe ao senador tomar a decisão. Aécio disse também que Cássio será um dos principais coordenadores de sua campanha. “A candidatura de Cássio não é do PSDB, mas do povo da Paraíba. Seria ótimo  que ele fosse candidato, pois ele terá um papel vital na condução do nosso processo", afirmou.
Na entrevista, Cássio acompanhava o senador mineiro e agradeceu os elogios do colega de partido, mas mais uma vez desconversou sobre sua possível candidatura. Segundo ele, qualquer decisão sobre 2014, “só sai em 2014”. No entanto, revelou que a conjuntura nacional terá um peso em sua decisão sobre uma candidatura ao governo estadual.
Portanto, se você tinha alguma dúvida sobre a candidatura de Cássio a partir de agora passe a contar como líquida e certa. Diz Aécio: "Percebo, por onde estou andando, que quem quer a candidatura de Cássio a governador é o povo da Paraíba", e completa "...Então, quem haverá de seguir na contramão da vontade do povo?".

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Neném de Adahilton é eleito por unanimidade a presidência da Câmara de Itaporanga, para o biênio 2015/2016, após articulação da oposição...

O vereador Neném de Adahilton (PSB) acaba de ser eleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, para o biênio 2015/2016, após articulação da oposição que resultou na desistência da candidatura patrocinada pela bancada de situação, que tinha como candidato João Guimarães (PSC). 
A futura mesa diretora da Casa ficou assim formada: 
Neném de Adahilton - Presidente
Joaquim Salviano - Vice-presidente
Ricardo Pinto - 1º Secretário
Hélio Rodrigues - 2º Secretário
Sai de Itaporanga há poucos instantes, logo após o término da sessão, e assim que retornar de João Pessoa na tarde de hoje conto como foi os bastidores...


Reviravolta na eleição da mesa da Câmara de Itaporanga: Neném que foi preterido pela base faz acordo com Ricardo Pinto para ser o candidato da oposição, cuja chapa ainda conta com a presença de Hélio do Bar...

Preterido, ao meio-da de hoje, como candidato do grupo da situação na disputa pela Presidência da Câmara de Itaporanga, após reunião de emergência que contou com a participação do prefeito Audiberg Alves (PTB), quando foi substituído por João Guimarães (PSC), passando a ser seu candidato a vice-presidente, o vereador Neném de Adahilton (PSB) voltou a sonhar com a eleição para presidente da Casa.
Num acordo com a oposição, o socialista deixa o grupo da situação e passa agora a ser o candidato da oposição. Ou seja, o segundo 'currupi' dado na eleição que acontece logo mais à noite. Na verdade, uma resposta a atitude de João em deixar o grupo para ser o candidato do prefeito, este que perde o seu candidato pra oposição. As peças desse xadrez político ainda continuam a ser movimentadas.
Por hora, Neném que estava inscrito como vice de João passa agora a candidato a presidente numa chapa formada ainda por: Joaquim Salviano - como vice-presidente; Ricardo Pinto - 1º secretário; e Hélio do Bar - 2º secretário. No geral, dois votos da situação que passam a figurar na chapa de oposição. O que mostra uma turma nova dando um baile de negociação política...
Muita coisa ainda vai acontecer até às 19h30min, quando começa a sessão desta quinta-feira (29). Você pode assistir ao vivo a sessão pela TV RPSCOM...
Leia também: Após reunião com prefeito Berguim a base decide trocar Neném por João como candidato oficial à Presidência da Câmara de Itaporanga...

Fim de carreira para Adriano Galdino: Justiça comunica sua cassação à Assembléia Legislativa...

O último passo para a definitiva cassação do mandado do deputado estadual Adriano Galdino (PSB), condenado por crime de improbidade administrativa, mantendo a suspensão de seus direitos políticos por um período de três anos em face da contratação de servidores públicos sem concurso quando ele era prefeito de Pocinhos, acaba de ser dado pela Justiça.
Hoje, a Juíza de Direito da Comarca de Pocinhos, Alessandra Varandas P. M. de Oliveira Luna, comunicou oficialmente a decisão ao presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo, que deverá  chamar o suplente Assis Quintans para ocupar a vaga de Galdino, que igualmente será exonerado da secretaria de Estado que ocupa no Governo da Paraíba, em face dos direitos políticos suspensos.
Adriano Galdino foi condenado por improbidade administrativa em primeira instância e perdeu nas demais instâncias – Tribunal de Justiça e Superior Tribunal de Justiça. Ele apresentou Recurso Extraordinário a fim de levar o caso para a apreciação do Supremo Tribunal Federal. Na decisão do Ministro Fischer, no STJ, este alega que a interposição descabida de recursos, pretendendo, por vias transversas, a subida do Processo para o STF configura “Abuso no poder de recorrer”.
A decisão do STJ nos autos do Recurso Especial Nº 873.008 – PB transitou em julgado no dia 08 de fevereiro de 2012 e os autos foram remetidos para o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) desde o dia 15 de fevereiro de 2012. Seguindo o rito processual, coube ao Tribunal de Justiça da Paraíba comunicar a suspensão dos direitos políticos ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB, e à Assembleia Legislativa, que deverá extinguir o mandato do deputado.
Com a saída de Adriano Galdino (PSB), quem deverá assumir o mandato será o deputado Francisco de Assis Quintans (DEM), o primeiro suplente da coligação formalizada nas eleições de 2010. Adriano Galdino poderá ficar inelegível por um período de 11 anos, três anos da condenação por improbidade administrativa mais oito anos se incidir na Lei da Ficha Limpa. Assim, só poderia concorrer a uma nova eleição a partir de 2023.
O Recurso Especial Nº 873.008 – PB vinha tramitando no STJ desde agosto de 2006 e teve seu primeiro julgamento contrário ao deputado em setembro de 2010 durante a campanha eleitoral, mas o deputado conseguiu prolongar o seu trâmite por meio de vários recursos no STJ, os quais foram todos negados. No entanto, no dia 8 de fevereiro de 2012 a decisão transitou em julgado, não sendo mais possível recorrer. (Com Marcos Marinho)

Direção nacional do PPS destitui Gilma Germano e entrega comando do partido a Nonato Bandeira...

A direção nacional do PPS decretou intervenção no Diretório Estadual do Partido na Paraíba, destituiu a presidente deputada estadual Gilma Germano e nomeou Nonato Bandeira como interventor. O atual vice-prefeito de João Pessoa presidirá uma comissão provisória por ele indicada e coordenará a eleição do novo presidente, que certamente será ele. A queda de braço entre Nonato e a deputada Gilma já durava uns tempos. Nonato, que é vice do prefeito Luciano Cartaxo, queria levar o PPS para as bandas do PT/PMDB, enquanto Gilma teimava em levar a legenda para os lados do governador Ricardo Coutinho (PSB). Prevaleceu a tese de Nonato, não se sabe a que preço nem sob que condições. Gilma Germano com certeza não ficará na legenda.

Após reunião com prefeito Berguim a base decide trocar Neném por João como candidato oficial à Presidência da Câmara de Itaporanga...

Eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de Itaporanga sempre vem precedida de uma caixinha de surpresas e na que acontecerá logo mais à noite não é diferente. Pois o candidato favorito ao cargo de presidente, o vereador Neném de Adahilton (PSB) só conseguiu se segurar na posição até às 10h da manhã desta quinta-feira (29). Neném contava com o apoio da base de situação formada, além dele próprio, pelos vereadores Ubiaramr (PTB), Jailson de Zeca (PMDB), Hélio do Bar (PTB) e Ivanilto Palmeira (PTN), além de contar com a simpatia do próprio prefeito.
Mas faltava um voto para garantir o cargo. Para isso Neném dizia ter assegurado não um mais dois votos da bancada de oposição: Nel de Duvan (PSDB, já alinhado ao esquema oficial, e o de João Guimarães (PSC). Porém, numa reunião realizada ao meio-dia de hoje com a participação do prefeito Audiberg Alves (PTB) ficou explícito que iria acontecer um 'currupi' e a chapa oficial tenderia ao fracasso. A solução era a troca do candidato e foi o que aconteceu. Neném foi substituído por João.
E a chapa oficial que acaba de ser registrada é composta por: João Guimarães (foto)- Presidente; Neném de Adahilton - Vice-Presidente; Nel de Duvan - 1º Secretário; e Jailson de Zeca - 2º Secretário. Uma boa jogada no tabuleiro político, dado por João com a experiência do tio: Duvan, ex-vereador por cinco mandatos. No grosso, o primeiro 'currupi' já foi dado e a vítima foi Neném que até ontem dormiu presidente e acordou hoje fora do jogo.
Enquanto isso, a bancada de oposição até agora espia de camarote a movimentação. Neste momento seus membros estão reunidos lá na câmara para a definição do candidato, que tem tudo pra ser o decano Joaquim Salviano (PSDB). A chapa oposicionista será registrada às 17h, prazo limite dentro do regimento. De acordo com as informações que chegam, pelo menos, um voto da situação já está praticamente definido para sufragar o nome de Joaquim. Portanto, restando mais um pra fechar a questão.
A eleição é para o biênio 2015/2016 e até à noite muita coisa vai rolar. Você não pode perder a sessão desta noite, a partir das 19h30min, que é transmitida aqui pelo Blog...

Irmã Angélica faz parte da história de Itaporanga com missão de servir...

Considerada como a irmã Dulce do Sertão, a nossa querida irmã Angélica recebeu ontem a visita dos amigos professor João, professor Francisco Raimundo e da pedagoga Roberta Pereira. Por décadas vividas em Itaporanga, a irmã Angélica está com 86 anos de idade e residindo atualmente na cidade de Patos. Querida pelos itaporanguenses ela é uma referência do benemérito apostolado da Congregação das Missionárias Carmelitas, que está em Itaporanga desde o ano de 1946 - aonde está o Colégio Padre Diniz.
As Irmãs Carmelitas estão inseridas na história de Itaporanga pelos relevantes e significados trabalhos desenvolvidos nesta comunidade. O apostolado tem uma importância impar para a 'Rainha do Vale' diante da dedicação na missão de servir e ser servo de Deus. Seguindo e ensinando o Evangelho de Cristo. Nas imagens, abaixo, também aparecem as irmãs Auxiliadora e Cândida, esta última de Itaporanga. 
 
 

Apresentador Richard Rasmussen deve ser candidato a deputado federal pela Paraíba...

O PV (Partido Verde) na Paraíba está preparando uma surpresa para as eleições de 2014. É o lançamento da candidatura do apresentador de televisão Richard Rasmussen a deputado federal. Richard é hoje apresentador do programa Aventura Selvagem, no SBT, tendo realizado várias reportagens na Paraíba.
O famoso apresentador deve promover a transferência de seu domicílio e filiação partidária antes do final de setembro. Há uma informação de que Richard Rasmussen já teria um endereço certo em Cabedelo e outra de que ele estaria comprando um apartamento por aqui. Nos últimos meses, Richard Rasmussen foi visto várias vezes na Paraíba, sinais de que efetivamente estaria preparando sua candidatura a deputado federal pelo Estado.
Se confirmada a candidatura a uma vaga na Câmara Federal pela Paraíba, Richard Rasmussen vai saber agora que é uma verdadeira aventura selvagem. Enfrentar animais na selva vai parecer fichinha diante da luta pelo voto e o enfrentamento dos velhos esquemas políticos montados no Estado. (com Josival Pereira)

Pedro Cunha Lima, filho de Cássio, diz que campinense vota com Cássio ou Veneziano...

Quem tem tempo, não tem pressa. A expressão cabe como uma luva na situação vivida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que enfrenta pressão das ruas, de aliados e familiares, para ser candidato ao governo em 2014. Essa pressão somada a certos "deslizes" cometidos pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), apoiado por Cássio em 2010, já provocou mudança no foco do discurso de Cássio.
Antes, o tucano se matava de repetir que preferia manter a aliança com o PSB a disputar as eleições em faixa própria. Agora, Cássio diz apenas que é melhor deixar para o ano que vem a decisão sobre sua eventual candidatura. Entretanto, vai ganhando forma a pré-candidatura do senador. Não por acaso, fatores paralelos empurram o tucano nessa direção. 
O jovem advogado Pedro Cunha Lima, por exemplo, deu pistas do rompimento da aliança do tucano com o governador quando declarou que "nós campinenses somos muitos ansiosos e existe sim a tendência seja de votar com Cássio ou Veneziano". Em entrevista a Luís Torres, Pedro disse que o pai é elegível para 2014 e sobre a reedição de aliança com o PSB destaca que "só consigo vislumbrar no próximo ano".
Forte candidato a deputado federal, apesar de neófito no assunto, Pedro soltou o verbo e disse o que toda a Paraíba já sabe, mas nenhum aliado do governador tem coragem de dizer: "existe um clamor popular pedindo que Cássio seja candidato". Pedro foi além: previu que o pai não deixará de atender ao chamamento da população paraibana.
Sobre Ricardo Coutinho, não falou nada. Nem precisava.

Já tendo recebido cinco votos favoráveis prestação de contas de 2010 do ex-prefeito Djaci Brasileiro teve julgamento adiado após pedido de vistas

Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Informação que chega ao Blog dá conta de que mesmo com cinco votos favoráveis à sua aprovação a prestação das contas do ano de 2010 do ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), do município de Itaporanga, teve seu julgamento adiado para a sessão da próxima quarta-feira (04/09) devido pedido de vistas de um dos conselheiros, durante a sessão realizada hoje. Em sendo assim, o ex-prefeito segue na expectativa de ter suas contas de 2010 aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).  

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MMPB denuncia dez pessoas por fraudes de concursos que pode causar desdobramentos na nomeação de aprovados em Conceição

Um fato novo ocorrido nesta quarta-feira (28) pode causar reviravolta quanto nomeações de concursados no município de Conceição, cujo direito de assumir seus respectivos postos de trabalho tem sido possível através de decisões judiciais de primeiro grau. É que o Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou hoje dez pessoas acusadas de envolvimento em fraudes de concursos públicos no Estado, num esquema comandado pela Metta Concursos & Consultoria Ltda - empresa responsável pelo concurso realizado em Conceição.
No fim do ano passado, antes de deixar o cargo, a ex-prefeita Vani Braga (PMDB) fez a convocação de todos os candidatos aprovados em concurso realizado naquele ano, mais de 300 pessoas. Quando assumiu, o prefeito Nilson Lacerda (PSDB) instaurou sindicância para apurar possível fraude no certame e a peleja se arrasta até os dias atuais. Em 2012, foi deflagrada a operação 'Gabarito' que descobriu o esquema que prejudicou mais de 20 concursos, que foram suspensos ou anulados. Quatro pessoas já foram presas por participação no crime, dentre elas o dono da empresa que realizou as provas. 
Os denunciados respondem em liberdade, por fraudes em falsificação de documentos, licitações, estelionato e formação de quadrilha. A investigação do caso foi feita pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o MPPB, os responsáveis pela realização das provas beneficiaram a aprovação de determinados candidatos, indicados pelo Poder Executivo para ocuparem cargos públicos previstos no edital, forjando suas aprovações. 
Leia a matéria completa no Portal ASN

Chapa com Santiago (Senado) e Daniella (Vice) foi tema de reunião hoje entre RC e o ex-senador, que durou 4 horas em Brasília...

A união de Wilson Santiago e Ricardo Coutinho a partir de agora não poderá ser tratada como "segredo de estado” na Paraíba. Para quem conhece RC e Santiago, garante que o fato anda quase consumado, principalmente depois de um longo encontro entre o ex-senador e atual presidente estadual do PTB na Paraíba e o governador Ricardo Coutinho, hoje em Brasília.
O que une Santiago e Coutinho é a possibilidade , cada vez mais crescente, do Senador Cássio Cunha Lima disputar a próxima eleição de olho no Palácio da Redenção. Segundo a fonte, Ricardo ficou bastante irritado ao tomar conhecimento que até um suposto slogan da campanha do tucano para 2014 já rola solto nos bastidores. “A esperança está de volta. Cássio governador”.
Primeiro este colunista recebeu toda a informação do encontro de uma fonte que presenciou a primeira paquera na antessala do ministro Aguinaldo Ribeiro. De lá, foram para um Hotel da Capital Federal e ficaram trancados por mais de 4 horas. Conta a fonte que a conversa teve um articulador. Trata-se de Aguinaldo Ribeiro, Ministro das Cidades, que também anda com várias pulgas na orelha com essa onda Cássio, de novo, novamente e outra vez.
Para não restar dúvidas, liguei para Wilson Santiago e fui logo atirando:
Senador, como foi o encontro com Ricardo Coutinho ai em Brasília?
Boa noite Clilson, você tem um GPS? (respondeu sorrindo)
Wilson Santiago confirmou o encontro com Ricardo no ministério, disse que sentiu que Ricardo não quer dormir no ponto com a ideia de Cássio disputar a eleição em 2014. Santiago acredita que muita conversas deve rolar até dezembro e que ver "espaços" para formação um bloco alternativo na hipótese Cássio tomar qualquer decisão em direção aos boatos que toda Paraíba já comenta. Sobre o namoro político no hotel, preferiu desconversar e sorrir.
O encontro de Wilson e Ricardo, articulado por Aginaldo que avança na ideia dos Ribeiros terem Daniella com vice de Coutinho já em 2014, tendo Wilson Santiago na chapa como o senador do Mago. Isso tudo com o aval de Dilma, leia-se PT, já que no acordo e na conversa de hoje, o PT não sairia perdendo em nada, já que a engenharia desenhada, asseguraria a reeleição de Cartaxo em 2016.
Quem viver verá. (com Clilson Júnior)

Bancos amanhecem fechados em comemoração ao Dia do Bancário...

Todas as agências bancárias da Paraíba estarão fechadas nesta quarta-feira (28) devido às comemorações do Dia Nacional dos Bancários, que no Estado foi regulamentado através da lei nº 8.939 de outubro de 2009. Com isso, os pagamento das contas com vencimento hoje devem ser efetuadas nos caixas eletrônicos, através de débito em conta, nas casas lotéricas ou agências Pagfácil. As atividades bancárias voltam à normalidade nesta quinta-feira (29).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

TCE confirma informação do Blog e vai julgar amanhã contas de 2010 do ex-prefeito Djaci Brasileiro; corte também julga contas do ex-prefeito de Pedra Branca, Anchieta Nóia...

Como publicamos em postagem anterior o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acaba de confirmar para a sessão de amanhã (quarta) a análise da prestação de contas referente ao exercício financeiro do ano de 2010, do ex-prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB). Além das contas do ex-gestor itaporanguense, também está na pauta a prestação de contas do ano de 2010 do ex-prefeito de Pedra Branca, Anchieta Nóia (PTB). E ainda as contas de 2009 da Câmara  Municipal de Santa Inês.

Citado como alternativa pelo ministro das Cidades, Ricardo Marcelo admite disputar Governo do Estado em 2014

O deputado Ricardo Marcelo, presidente do PEN e da Assembleia Legislativa, admitiu hoje disputar um cargo majoritário nas eleições de 2014, incluindo o Governo do Estado. Marcelo disse que “se for a vontade dos partidos e do povo o PEN colocará um nome à disposição para a chapa majoritária”. Partindo desse princípio, ele se dispõe a encabeçar uma eventual chapa oposicionista. “Quem está na chuva é pra se molhar”, sustentou Marcelo.

Prestação de contas do ano de 2010 do ex-prefeito Djaci Brasileiro deve ser apreciada na sessão desta quarta-feira no TCE...

Após ter a prestação de contas do ano de 2009 aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e referendada pela Câmara Municipal, durante sessão no mês de maio passado, o ex-prefeito de Itaporanga, o médico Djaci Brasileiro (PSDB), deve ter mais uma prestação de contas sendo julgada pelo TCE durante a sessão desta quarta-feira (28). Trata-se da prestação de contas referente ao exercício financeiro do ano de 2010. 
O ex-prefeito (foto) está confiante na aprovação também das contas de 2010, assim como se deu quanto às contas de 2009. Porém, o perigo mesmo se encontra aqui embaixo, mais precisamente na Câmara Municipal. Pois, há uma movimentação intensa para que qualquer parecer técnico favorável seja reprovada pelos vereadores. A senha nessa direção se dá vinha eleição do vereador Neném de Adahilton (PSB) para a Presidência da Casa, cuja eleição acontece quinta-feira (29).
Resumo da ópera: Caso o socialista seja eleito mantém-se os seis votos que lhe elegeram e começa, então, a procura de mais um para, o que daria dois terços, se conseguir derrubar um parecer, caso seja favorável. Caso isso ocorra, o ex-prefeito ficaria inelegível para futuras eleitorais...

Expectativa para eleição da mesa diretora da Câmara de Itaporanga, que acontece quinta-feira, cujo favorito na disputa é Neném de Adahilton...

Se desenrola nos bastidores uma disputa eletrizante pela presidência da Câmara Municipal de Itaporanga, cuja eleição para o biênio 2015/2016 está marcada para acontecer nesta quinta-feira (29), durante a sessão ordinária. Uma candidatura posta, pelo menos publicamente, é a do vereador Neném de Adahilton (PSB) que diz contar com o apoio dos vereadores da base de situação. 
À preço de hoje ele estaria eleito já que dizem contar também com um voto da oposição colocando-se como favorito na disputa, além de contar com a simpatia do prefeito Audiberg Alves (PTB). Interlocutores da base, entretanto, deixaram escapar que nas reuniões, que teria contado com a participação do prefeito, o principal objetivo com a eleição de Neném, à Presidência da Casa, seria liquidar politicamente o ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) tornando-o inelegível.
Para isso, o grupo que se unirá para eleger Neném teria a missão de reprovar em plenário qualquer parecer técnico a ser emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, em caso de aprovação das contas referente à administração do ex-gestor. Pelo grupo de oposição, ainda não se apresentou publicamente nenhum candidato, embora, seja certo de que a turma irá registrar chapa. Porém, não se sabe publicamente qual o nome já que nenhum confirmou ter disposição para o embate.
Mas, que o caldo está fervendo nos bastidores há isso tá...

Sindicância sobre compras na Casa Civil é concluída mas Lúcio Flávio é relocado para o Gabinete do Governador...

O professor Lúcio Flávio acaba de ser exonerado da Casa Civil, através publicado na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial. Lúcio (foto) não aguentou o desgaste diante das denúncias de escândalo com gastança na Granja Santana, que viraram manchetes na mídia nacional. A Casa Civil até que instaurou sindicância para apurar os fatos, a partir de denúncia do Tribunal de Contas do Estado, mas extrato publicado na edição do último sábado do D.O não traz qualquer detalhe sobre o resultado e a sindicância sinaliza isentar o secretário. 
No início do ano, a revista Isto É trouxe extensa reportagem sob o inquietante título: "A primeira-dama e o 'maridão' - A ex-modelo Pâmela Bório e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, cultivam um estilo de vida extravagante. Mas quem paga a conta é o contribuinte". Na reportagem, a revista trouxe detalhes das extravagâncias da primeira-dama, supostamente com recursos públicos. Depois da publicação, a primeira-dama, o governador e a secretária Estelizabel (Secom) emitiram nota contestando a revista.
Houve intensa repercussão na Assembléia Legislativa. Vários deputados cobraram uma imediata investigação. E, logo depois, o Ministério Público decidiu entrar nas investigações. Lúcio Flávio, acionado pelo TCE, decidiu instaurar uma sindicância para apurar o escândalo. Após vários adiamentos, eis que finalmente os trabalhos foram concluídos e remetidos ao TCE. Mas, até onde se pode apurar, o secretário deverá ser isentado de culpa nas compras pela sindicância.
O TCE deverá, a partir de agora, se debruçar sobre a sindicância e acaberá ao conselheiro-relator Umberto Porto emitir seu parecer nos próximos dias, sobre as contas da Casa Civil no ano de 2011. Exonerado da Casa Civil, na mesma edição de hoje do D.O, Lúcio Flávio foi nomeado para a Chefia de Gabinete do Governador.

Prefeito Nilson Lacerda vai demitir servidores contratados e empossar os concursados em Conceição

O Prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB) falou a respeito da decisão da Magistrada de Conceição, Dra. Elza Pedrosa que decidiu favorável a integração ao serviço público municipal de 81 servidores aprovados no concurso público realizado pela administração passada. Nilson disse que a parti desta segunda-feira (26/08), vai preparar toda documentação e chamar os servidores, ao mesmo tempo terá que demitir os contratados pois a máquina não suporta e nem precisa de tantos servidores.
O Prefeito Nilson, admite até, que alguns serviços oferecidos pelo município serão interrompidos, em virtude de que alguns servidores terão que passar por um período de treinamento para assumir suas funções. Nilson Lacerda disse que vários motivos o levou a suspender o concurso, entre eles, a forma de licitação tipo pregão que não se adéqua, fortes rumores de fraude e a atitude da Prefeita Vani Braga em anular o concurso sob várias alegações, inclusive nos considerandos do seu ato, tecendo comentários comprometedores sobre a Metta Concursos, empresa responsável pelo certame em Conceição e depois do resultado das urnas, voltou atras, e nomeou todos os aprovados, no intuito de apenas tumultuar a sua administração.
Em sentença anterior a Magistrada da Comarca de Conceição, opinou que fica nas mãos do Prefeito Nilson Lacerda, a decisão de rever os atos administrativos. O que o Prefeito Nilson Lacerda vai fazer é um mistério, que poderá ser desvendado a qualquer momento. Uma consulta foi feita ao Tribunal de Contas do Estado para saber se a forma de licitação usada para a escolha da Empresa para aplicar o concurso foi legal e dependendo do resultado, isso poderá embasar a decisão do Prefeito. 
A Metta Concursos está envolvida em um grande escândalo de fraude em seus concursos em várias cidades da Paraíba, noticiado pela imprensa estadual e nacional, o que inclusive ensejou na prisão do seu proprietário. (com conceiçãoverdade)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vereador cobra prestação de R$ 42 mil mensal repassados à câmara, diz que Boa Ventura está abandonada, que há uma 'bandalheira' na gestão e que prefeito não governa, mas sim o ex: "Quem manda lá é Dudu Pinto".

O vereador Cícero Jacinto (PCdoB) concedeu entrevista hoje ao PB Notícias, noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior e a participação do advogado Dr. João Franco Filho, levado ao ar pela Pedra Bonita FM, quando falou sobre os fatos que resultou na confusão ocorrida durante sessão da Câmara Municipal de Boa Ventura, semana passada, e teceu duras críticas ao presidente da câmara, vereador Antônio Madalena (PSDB), ao vereador Júnior Guimarães (PTdoB), assim como, ao atual prefeito Miguel Estanislau Filho (PMDB) e ao ex-prefeito Dudu Pinto (PSDB). 
Micôca, como é mais conhecido o vereador 'comunista', reafirmou palavras ditas em entrevista ao Blog, na última quinta-feira (22), de que a confusão foi causada devido quebra da ordem dos oradores durante espaço destinado ao tema-livre naquela sessão. Segundo o edil, a confusão começou quando, após a fala de todos os oradores inscritos, foi dada palavra ao vereador Júnior Guimarães (PTdoB), que não usou seu tempo no início das inscrições, para defender a atual gestão das críticas do 'comunista' de que a saúde está abandonada no município, por falta de assistência à população.
Micôca, então, passou a protestar contra o feito e a Polícia Militar foi solicitada pelo presidente da câmara para retirá-lo do recinto. "O problema é que ele só faz o que o secretário manda. O presidente, por sinal, não tem a mínima capacidade de comandar a casa simplesmente por que é um analfabeto. Coloque um documento pra ele ler ou escrever que ele não sabe", disparou. Durante a entrevista, o vereador criticou também o fato tanto da Mesa Diretora como da Prefeitura não estarem prestando contas dos recursos públicos. "Por ordem do Tribunal de Contas, a gestão municipal enviou balancetes até o mês junho, entretanto, a documentação fica fechada numa sala sem acesso a nenhum dos vereadores", disse.
Para Micôca, a Mesa Diretora deve satisfação do destino que tem sido dado aos R$ 42 mil repassados mensalmente para o Poder Legislativo. "Após pagamento dos salários dos vereadores e custeio restam cerca de R$ 24 mil que devem ser prestados contas e a mesa não faz isso...", questiona. Quanto à atual gestão municipal, o vereador questiona o fato de não haver transparência com os recursos públicos municipais e afirma que há uma "bandalheira" no executivo municipal: "Pelo plenário da câmara não passa nada. Não tomamos conhecimento das licitações que mostram a bandalheira que estão fazendo com o dinheiro do povo. A saúde não funciona em Boa Ventura está abandonada. A assistência social é uma esculhambação. Enfim, todas as áreas estão em completo abandono. A única coisa que o prefeito fez até agora foi construir alguns quebra-molas que tem causado prejuízos aos proprietários de veículos", diz.
O vereador cita como exemplo da falta de assistência na área de saúde a ausência de médicos nos finais de semana. "É proibido ao povo de Boa Ventura adoecer nos fins de semana porque senão morre já que não há médicos na cidade. E falta de dinheiro não é porque entra todo dia... Dia desses, uma criança que tinha quebrado um braço teve que ser levada para Patos, mas pra retornar à Boa Ventura o médico solicitou uma ambulância e esta foi negada pela secretaria, apesar de estar estacionada na cidade", denuncia. "As crianças em Boa Ventura estão perambulando pelas ruas, expostas as drogas e a prostituição; o Conselho Tutelar nada pode fazer porque não tem estrutura pra agir; As crianças são transportadas em pau-de-arara, da zona rural pra cidade, além da locação de uma van enquanto os ônibus escolares que deveriam servi à elas estão parados...", faz mais denúncias.
Micôca ainda pontuou que a ocupação de cargos por parentes do ex-prefeito é enorme na atual gestão e diz que quem manda de verdade na administração é o ex-prefeito Dudu Pinto. "Miguelzinho não manda em nada. Não tem autonomia. O povo quando quer resolver alguma coisa e vai até a prefeitura quem está sentado na cadeira de prefeito não é Miguelzinho mas sim Dudu Pinto. Isso é uma vergonha!", dispara ao denunciar ausência do atual prefeito que, segundo ele, só vive em Brasília pagando advogados para lhe defender em ação na Justiça Eleitoral. "Ele não vive no município. Está gastando rios de dinheiro pagando advogados para sua defesa junto ao TSE que pode cassar seu mandato a qualquer momento".
Ainda, segundo Micôca, os servidores públicos municipais estão "com salários atrasados já faz três meses" e pede que o prefeito venha à emissora dizer o que tem feito em Boa Ventura. "Venha à rádio, senhor prefeito, dizer o que está fazendo porque o povo tá sofrendo. Pague o povo, senhor prefeito. Venha, mostre a cara e diga o que está fazendo...", disparou. Ao final, Micôca alerta que não vai se calar "perante os desmandos da atual gestão" e que o presidente da câmara busque se comportar como mediador dos debates: "Não adiante querer levar na tora porque todos os vereadores da oposição tem estudo e sabem o que estão fazendo. Ele é mediador e tem que sanar as crises e não fazer o que se fez...", concluiu. 

Vereador por Patos e irmão do prefeito de Conceição, Dr. Ivanês Lacerda anuncia pré-candidatura a deputado para representar o Vale do Piancó...

O Vale do Piancó ganha mais um pretenso candidato a representá-lo na Assembléia Legislativa, a partir de 2015. Exercendo o quatro mandato de vereador na cidade de Patos, Dr. Ivanês Lacerda (PSDB) confirmou ontem, durante entrevista à imprensa patoense, que pretende disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2014.
Ivanês é irmão do prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), e calcula poder montar um enorme palanque de apoios à sua pré-candidatura a partir da sua terra natal. Com isso somar uma base eleitoral bastante substancial, entre as regiões do Vale do Piancó e Vale das Espiranhas, para enfrentar a batalha. 
"Entrei na política à muito tempo e acho que estou preparado para entrar na disputa e representar Patos e a região do Vale do Piancó na Assembléia Legislativa. Tenho quatro mandatos de vereador e já tenho experiência acumulada para essa missão...", disse Dr. Ivanês. Como a região do Vale do Piancó está acéfola de representação política está aí uma opção para os valepianenses, ano que vem...

Áudio da postagem

 Ivanes Lacerda (pre candidatura a deputado estadual) - EN 26-08.mp3

Dr. João Paulo anuncia adesão ao grupo liderado pelo prefeito Jairo, em Serra Grande, que contará também com os dois vereadores do PTN...

O advogado João Paulo Brilhante (PTN), que disputou as eleições municipais ano passado e ficou em segundo lugar, em Serra Grande, anunciou adesão e apoio ao esquema do prefeito Jairo Halley (PSB). Dr. João Paulo justificou sua decisão dizendo que compreendeu o desejo do prefeito em trabalhar pelo município, o qual se assemelha ao dele, o que o levou a apoiar a gestão do gestor serragrandense.
O petenista avaliou a atual gestão municipal como sendo uma gestão de ações corretas e, sobretudo, corajosas que visam à melhoria para os munícipes. "Vamos aglutinar forças não só no campo político ao prefeito Jairo, mas também na esfera administrativa, pois temos objetivos em comum que são proporcionar o desenvolvimento do município e consequentemente elevarem a qualidade de vida da população serragrandensse", disse o advogado. 
A decisão de João Paulo conta com o total apoio de seus familiares e com esta decisão, juntam-se também ao grupo da situação o vereador Sargento Anchieta e a vereadora Dom, ambos do PTN.

Agência dos Correio de Piancó foi assaltada por dois elementos esta tarde

Bandidos assaltam mais uma agência dos Correios no Vale do Piancó
As informações dão conta que dois homens armados, em uma Honda Bross de cor vermelha, efetuaram um assalto por volta das 15h desta segunda-feira (26), a Agência dos Correios da cidade de Piancó-PB. A Agência fica situada na Praça João Galdino no centro da cidade, e no momento do assalto, um dos assaltantes se passou por cliente, rendendo o atendente de caixa. De acordo com as informações, o outro assaltante ficou fora da Agência dando cobertura. O crime durou cerda de dois minutos.
A Polícia Militar foi solicitada no local e já deram início às diligências para tentar identificar a autoria do crime. Ninguém ficou ferido. Esta é a quarta Agência assaltada no Vale do Piancó em menos de sessenta dias. A primeira foi a da cidade de Santana de Mangueira, seguindo de Catingueira, Coremas e agora Piancó. Estes crimes já estão sob investigação da Polícia Federal de Patos.

Cássio é ovacionado em solenidade em Monteiro mas não fala sobre 2014

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi ovacionado, esta tarde, na cidade de Monteiro, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Transposição do Rio São Francisco, na Paraíba, pelo eixo leste. Quando entrou no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, onde ocorre o evento, o senador foi festejado pelos presentes sendo muito aplaudido. 
Além de Cássio, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o governador Ricardo Coutinho (PSB), participam da solenidade. Esta é a primeira vez que Cássio e Ricardo se encontram publicamente, após as especulações em torno de possível candidatura do tucano a governador em 2014 ganharem força nos bastidores da política paraibana.
Cássio evitou falar com a imprensa, provavelmente para não tratar das questões envolvendo 2014...

Aguinaldo Ribeiro reúne líderes e anuncia fortalecimento do 'blocão' com o ingresso do PTB e PEN, grupo que deve ter candidato a governador...

O ministro das Cidades, deputado federal licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP), reuniu na manhã desta segunda-feira (26), em sua residência, em João Pessoa, líderes do 'Blocão' para anunciar o ingresso do PEN e do PTB no grupo. Lá estavam o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), o ex-senador Wilson Santiago (PTB), o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT), o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra (PEN), a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), o ex-deputado Enivaldo Ribeiro (PP), o presidente estadual do PSC Marcondes Gadelha (PSC) e, ainda, o deputado federal Wilson Filho (PTB).
O ministro disse que o ingresso do PEN e do PTB representa o fortalecimento do projeto iniciado com a aliança firmada no ano passado. Quanto a definição de nomes que irão compor a chapa majoritária nas eleições do próximo ano, ele disse que "os nomes serão definidos num segundo momento, mas eu tenho certeza de que o blocão irá oferecer à Paraíba uma alternativa concreta para que ela possa optar se quer ainda continuar naquilo que já conhece ou se ela quer reagir".
"Este projeto quer discutir o estado dentro de um cíclico virtuoso, tirando-o desta mesmice, com viés de discussão com a sociedade como um todo", defendeu o ministro. Já Ricardo Marcelo avaliou o encontro como positivo e disse que o PEN está aberto para o diálogo com todos os partidos e lideranças, pois quer colaborar para a construção de um projeto que tenha como objetivo promover o desenvolvimento da Paraíba.
"A política é a arte de dialogar, conviver e respeitar as diferenças e dentro do PEN exercitamos muito bem isso. Em comum, nós temos essa vontade de fazer política de forma responsável e colaborar para a construção de um Estado com mais justiça social e igualdade de oportunidades", disse o presidente da Assembléia Legislativa.
Além do PTB e do PEN, o 'blocão' é formado pelo PP, PT e PSC...

Confira as Manchetes de Capa desta segunda-feira do Portal ASN...

Acesse já [através do link a seguir] o Portal ASN e confira muito mais...
ECONOMIA & EMPREGOS:

Número de motos já é maior do que o de carros no Norte e Nordeste








CULTURA & SOCIEDADE:

Mostra Cultural da Escola Maria Nazaré em Piancó foi sucesso








POLICIAL:

Pernambucanos são presos acusados de homicídio em Igaracy








ESPORTE: 

Torneio de Futebol Society marca festa do Dia do Soldado, no Vale








CIDADES: 

Prefeito Jairo entrega instrumentos musicais e funda banda filarmônica








POLÍTICA: 

Procurador diz que Governo da PB tem “comportamento corrupto”

Senador Cássio ¨foge¨de entrevista em CZ e jornalista diz: ¨Ele não pode mais negar candidatura¨...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) desmarcou por duas vezes entrevista para o programa “Trem das Onze” da Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, apresentado pelo jornalista cajazeirense Fernando Caldeira. A assessoria de Cássio desmarcou a entrevista deste domingo (25) uma hora antes de iniciar o programa informando que o Senador estava afônico, e desapontado, Caldeira afirmou que era “uma desculpa esfarrapada”.
Chateado, o jornalista criticou o Senador e declarou que Cássio está fugindo da imprensa porque já não quer mais negar que haverá racha com o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), para lançamento de sua candidatura a Governo do Estado no próximo ano. Segundo Caldeira, o Senador negava contundentemente o desejo de voltar a governar a Paraíba, mas depois de toda imprensa deixar claro os anseios do tucano, ele está fugindo da mídia para não criar conflitos com Ricardo Coutinho prematuramente.
“Será uma estratagema de Cássio para não mais negar uma candidatura?” Indagou o cajazeirense. Desapontado, Caldeira declarou que o Senador tem se tornado um homem sem palavra. “Infelizmente o gesto de Cássio desaponta os seus admiradores”. O jornalista disse ainda, que esta pode ser uma prova certa de que Cássio será candidato a Governo em 2014 para desespero da bandeira “girassol”.
Ouça áudio da Rádio Alto Piranhas! (com Diário do Sertão)