quarta-feira, 14 de maio de 2014

Prestação de contas de 2012 do prefeito Tintim (Aguiar) e do ex-vereador Lídio Carneiro (Igaracy) estão na pauta de hoje do TCE...

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) apreciará logo mais, na manhã desta quarta-feira (14), a prestação de contas encaminhadas por diversos gestores, cujos processos [num total de 34] representam uma movimentação de recursos de aproximadamente R$ 410 milhões. Dentre as contas em análise estão a da Prefeitura Municipal de Aguiar e a da Câmara Municipal de Igaracy, relativas ao exercício de 2012, sob a gestão do prefeito Tintim e do ex-vereador-presidente da câmara igaracyense Lídio Carneiro.

Audiência pública será na sede da OAB-PB e Hervázio antecipa que Ricardo Coutinho vai à Justiça se contas forem rejeitadas...

Continua grande o moído envolvendo as contas do governador Ricardo Coutinho (PSB). Após os embates da semana passada, a Mesa Diretora resolveu adiar a audiência pública que seria realizada ontem na Assembléia Legislativa. A nova data será definida hoje (14), durante reunião da Comissão de Finanças e Orçamento. O local do evento também será modificado e deve passar para o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba, como adiantou o presidente da comissão, deputado Raniery Paulino (PMDB).
O líder do governo, Hervázio Bezerra (foto), disse que não teme a apreciação das contas, mas lembrou que, nos bastidores, deputados de oposição não falam em outra coisa a não ser na sua rejeição, decisão que deixaria o governador inelegível. "Já temos jurisprudência sobre o assunto, se isso (a rejeição das contas) acontecer, não afetará a candidatura à reeleição do governador porque não houve dolo nem prejuízo ao erário", sustentou.
Segundo o líder, a oposição está denunciando supostas irregularidades no Hospital de Trauma com base em relatório que nem apreciado pelo TCE foi ainda. "O relatório é preliminar, não tem validade jurídica", garantiu.

Nova chefe do núcleo de enfermagem do H.D.I é nomeada e confirmação de Ana Ivani como nova diretora geral deve sair nos próximos dias...

A edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do Estado traz publicado ato de nomeação de Georgina Carneiro Diniz para ocupar o cargo de provimento em comissão de Chefe do Núcleo de Enfermagem do Hospital Distrital de Itaporanga. A nomeação Georgina é uma indicação do diretor da AESA, Chico Lopes. Agora, aguarda-se para os próximos dias a nomeação de Ana Ivani Pinto Neves como a nova diretora geral do hospital. Ela já exerceu o cargo de secretário municipal da Saúde em Itaporanga, durante a segunda gestão Will Rodrigues (2000-2004).

Prefeitura de Nova Olinda anuncia Forró dos Balas e Forró Pegado para a tradicional festa São João...

Há exatos 30 (trinta) dias antecedentes ao evento, a Prefeitura Municipal de Nova Olinda divulgou a programa oficial do tradicional São João, antecipado da cidade. O evento que já tradição, há mais de duas décadas, atraindo turistas de toda região e do estado, será realizado nos dias 13 e 14 de junho com uma vasta programa e promete ser um dos mais animados festejos juninos do Vale do Piancó. Dentre as atrações que animarão a festa, estão Forró dos Balas e Forró Pegado. (com Ascom)

PT aposta no medo na propaganda de TV para conter queda de Dilma e Aécio Neves diz que o partido não se envergonha de assustar e ameaçar

programa do pt
Em uma investida que surpreendeu e foi vista pelos adversários como uma tentativa desesperada de estancar a queda da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de votos, o marqueteiro do PT, João Santana, produziu um vídeo plagiando o polêmico e criticado discurso do medo, usado pelo PSDB em 2002 na campanha de Serra contra Lula, tendo como protagonista a atriz Regina Duarte. Agora, com locução do ator Antônio Grassi, o filmete foi veiculado na noite desta terça-feira (13) e mostra famílias sendo expulsas do campo, trabalhadores perdendo o emprego e crianças, sem escola, lavando carros em semáforos. No final, aparece na tela um alerta contra a vota dos fantasmas do passado.
O filme do PT mostra o que seriam conquistas exclusivas do governo petista, com mães de famílias com filhos e acesso à escola e remédios, opostas a imagens de desempregados, com olhares tristes e assustados, desempregados e crianças passando fome nas ruas. Essas imagens são associadas aos "fantasmas do passado" que não poderiam retornar.  "Não podemos deixar que os fantasmas do passado voltem e levem tudo o que conseguimos" e "não podemos dar ouvidos a falsas promessas", diz o locutor, numa referência aos discursos de Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
O presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG) criticou a veiculação dos comerciais do PT que alerta o eleitor para os riscos de "voltar atrás". "É triste ver um partido que não se envergonha de assustar  ameaçar a população para tentar se manter no poder. Esse comercial é o retrato do que o PT s transformou e o espelho do fracasso de um governo que após 12 anos de mandato, só tem a oferecer medo e insegurança porque perdeu a capacidade de gerar confiança e esperança. Os brasileiros não merecem isso. É um ato de um governo que vive seus estertores", afirmou por meio de nota o líder tucano.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Santiago marca para próximo dia 20 data em que o PTB anunciará apoio

O ex-senador Wilson Santiago revelou hoje, em entrevista, que o PTB toma sua decisão até o dia 20 deste mês, sobre com quem vai se aliar para as eleições deste ano. "Já ouvimos mais de 70% da base do PTB e teremos até o dia 20 de maio para concluir as conversações com toda a base partidária para juntos decidirmos com a executiva do partido o que pensa o eleitor e as bases", disse.
Santiago ainda sonha em disputar uma vaga de senador, mas esfriou a potencialidade de ser na chapa encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), por conta de mudanças nos bastidores. Fez abrir canal de conversações com o ex-prefeito Veneziano (PMDB).

Dilma visita transposição em S. J. de Piranhas e confirma 3º eixo na PB, pelo Vale do Piancó; conquista do povo simbolizada na luta do Pe. Djacy.

Em visita de 20 minutos, Dilma diz que integração é fundamental para a convivência com a seca
A presidente Dilma Rousseff (PT), que neste momento sobrevoa o município de Cabrobó, em Pernambuco, esteve no final da manhã em São José de Caiana aonde visitou a construção do Túnel Concas 2, dentro das obras de integração de bacias do Rio São Francisco. Na oportunidade, ela confirmou que a Paraíba terá um terceiro eixo de entrada de água da Transposição pelo Vale do Piancó.
A presidente informou que até junho estará sendo licitado a obra que garantirá a chegada da água do Velho Chico ao Rio Piancó. Com a abertura do eixo no Rio Piancó, todas as cidades abastecidas pelo açude de Coremas serão beneficiadas, bem como, os demais municípios do Vale do Piancó. O projeto de Integração do São Francisco é o maior empreendimento de segurança hídrica do País e deve beneficiar 12 milhões de pessoas no Nordeste. 
 
"Quando a gente leva água para essa região, o que estamos garantindo é que seja possível conviver com a seca - uma vez que a seca vai acontecer, sempre acontece. Temos de criar as condições para que quando chegar, estejamos mais fortes  possamos perfeitamente conviver com ela. E isso significa água permanentemente", afirmou durante discurso em que comemorou o projeto, que já está 60% concluído e cuja previsão de término é 2015.
Na solenidade estavam presentes o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira; os senadores Inácio Arruda (CE) e Vitalzinho (PB); os governadores Cid Gomes (CE) e Ricardo Coutinho (PB); o ex-ministro das Cidades, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP); o deputado federal Wilson Filho (PTB); dentre outras autoridades.
Vale registrar a coragem, bravura e luta incansável de um grande nordestino em defesa dessa obra, ainda mais com um eixo no Vale do Piancó. O padre Djacy Brasileiro é um abnegado defensor dos nordestinos sofridos e não pode jamais ter sua jornada de lutas omitidas neste momento. Ao contrário, devemos saudar e festejar sua imensa contribuição para essa conquistas diante das inúmeras manifestações promovidas, muitas das vezes de forma solitária, mas sempre firme e avante. 
Quem não lembra a famosa cruz de latas, uma forma simples e criativa que o sacerdote levou para fincar na frente do Palácio do Planalto, durante o Governo Lula, implorando a defesa dos nordestinos e da transposição. Parabéns, Padre Djacy a conquista de um eixo para o Vale do Piancó tem suas digitais também...

Cícero Lucena diz que faz um mês que não fala com Cássio e Ruy...

Caminhando pela orla da Capital na manhã de ontem (12), o senador Cícero Lucena respondeu a indagação de um transeunte que queria saber como estava a relação entre eles e o colega Cássio Cunha Lima. O curioso ouviu de um Cícero sorumbático a seguinte resposta: "Faz mais de um mês que não falo com Cássio e Ruy", retrucou sisudo.
Cícero estava na China, onde tem relações comerciais, e chegou de viagem no último sábado (10). Mas, tem evitado falar até o desfecho das articulações do tucanato sobre o destino dele nestas eleições. Ele retém a revolta e indignação gerado entre amigos e familiares, que não concordam com sua exclusão do pleito.
Seus familiares defendem o rompimento com o senador Cássio, entretanto, Cícero vai aguardar até as convenções para tomar uma decisão se aceita disputar um mandato de deputado federal, como defende a cúpula tucana, ou se rompe com o ninho e deixa a vida pública.
Até lá pretende manter-se em silêncio.

Veneziano festeja aliança com PT, descarta união com PSDB e revela consolidação de acordo com o PSC...

"Tudo está acontecendo no seu devido tempo, por isso, a aliança consolidada pelo PT no fim de semana é um grande reforço para esta nossa fase da pré-campanha, até porque vamos ampliar o número de partidos", declarou o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano (PMDB) entendimentos para compor com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Veneziano disse que tem conversado com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) no sentido de construir uma chapa competitiva e sem imposições, na base do diálogo. "Estamos próximos de anunciar uma nova composição com outro partido", revelando que pode ser o PSC do deputado Leonardo Gadelha.
"Nossa conversa com Leonardo é muito boa e deve ser consolidado acordo em breve", disse. 

Núcleo duro da campanha socialista já dá como certo que Rômulo não será o candidato a senador na chapa de Ricardo Coutinho...

Chega informação que o núcleo duro do governador Ricardo Coutinho (PSB), que se reuniu na noite desta segunda-feira (12) para traçar estratégia de campanha, já decidiu que o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) não será o candidato a senador na chapa de reeleição. A informação, de dentro do Palácio da Redenção, já reproduzida por Fabiano Gomes, dá conta de o núcleo de campanha do governador deixará para avisar Rômulo aos '45' do segundo tempo com intuito de convencê-lo a disputar à reeleição como vice-governador.
O 'Gordinho' já teria dito aos mais próximos que, caso não seja confirmado senador na chapa de Ricardo Coutinho, volta sem nenhuma imposição para o ninho tucano e apoiará a pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O próprio governador Ricardo Coutinho (PSB) tem dito que Rômulo é presença garantida em sua chapa, mas não assegura ser como candidato ao Senado. A tomada dessa decisão teria um motivo simples: pesquisas encomendadas pelo governo contataram que Rômulo não consegue colar sua imagem a de Ricardo em Campina, disputando a senatória.
Deste modo, constataram as pesquisas, Campina Grande votaria em Rômulo para o Senado e Cássio e Veneziano para o governo. Ou seja, o famoso voto camarão. 

Final de campeonato de futebol amador de Serra Grande será no dia 31...

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo Amador da cidade de Serra Grande, denominado 'Taça Nêgo D'água), promovido pela Prefeitura Municipal de Serra Grande, sob a organização de uma comissão encabeçada pelo vereador Sargento Anchieta, teve seu início no dia 08 do mês de março passado e que terá fim no próximo dia 31 deste mês de maio, já se encontra na fase final quando será disputado em duas partidas entre as equipes do Juventus X Força Jovem.
A primeira partida será realizada no próximo dia 24, às 15h30min, e a segunda, no dia 31, também às 15h30min, no estádio Beira Rio. Participaram do campeonato, ao todo, 08 equipes: Veteranos, real Silva, Esperas, Bragantino do Baixio dos Félix, Força Jovem e Juventus. Até o momento foram marcados 85 gols, com o ataque mais positivo sendo o do Juventus - que marcou 23 vezes, tendo à frente da artilharia o atleta Bastião, com 10 gols. Os goleiros menos vazados são Tanta e Dallas, respectivamente, do Bragantino e Força Jovem, além de Jorginho - do Juventus, com apenas 03 gols sofridos.
Após a final, às 22h, haverá festa dançante no União Clube Serra-grandense com a banda Jovem Guarda, de Big Boy. 

Câmara Municipal de São José de Caiana promove curso de capacitação e requerimento pedindo roço da PB-372 é atendido...

 
A Câmara Municipal de São José de Caiana realizou, semana passada, mais precisamente na última quinta-feira (8), um curso de capacitação destinado a vereadores, funcionários e convidados da Prefeitura Municipal e Sindicato dos Funcionários Públicos do Município, mostrando assim a preocupação do presidente da Casa, vereador Ronildo Moura (PSB), com a qualificação do Poder Legislativo-Mirim.
O presidente Ronildo também, atendendo requerimento da vereadora Neuzaí Paulo, encaminhou à direção da Residência Rodoviária do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), do Vale do Piancó, empenho no sentido de executar o roço da estrada que liga Itaporanga à São José de Caiana, que leva o nome do ex-prefeito Chico Dezim - sogro da vereadora, no que foi prontamente atendido, cujo resultado é melhorar a sinalização que já estava coberta pelo mato.
 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA D: audiência na quarta-feira sobre prestação de contas do Governo deve sinalizar se ALPB deixará governador inelegível

Audiência deve sinalizar se ALPB deixará RC inelegível
A próxima quarta-feira (14) poderá ser o DIA D na Assembleia Legislativa da Paraíba no que diz respeito ao futuro político do governador Ricardo Coutinho (PSB). A Casa tem o poder de deixar o socialista inelegível caso reprove as contas do gestor referente ao exercício de 2011. A Comissão de Orçamento, às 14 horas, fará uma audiência pública com a finalidade de discutir o processo. O debate vai acontecer antes dos deputados julgarem, em plenário, o mesmo balancete, aprovado no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado.
O requerimento solicitando a audiência é do deputado Caio Roberto (PR). Para o líder do Governo, Hervázio Bezerra, o ato é uma tentativa de boicote à reeleição do governador. Atualmente o governador tem minoria na Casa e poderá enfrentar problemas para garantir a aprovação das contas. Ricardo Coutinho, por sua vez, já avisou que irá recorrer ao judiciário caso tenha negado o direito de disputar o Governo.  

RC rechaça tese de unir oposições e diz que Cássio não tem credibilidade para defender o que não pratica

O governador Ricardo Coutinho (PSB) reagiu, nesta segunda-feira (12), a tese defendida pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que pregou essa semana a união das oposições na Paraíba a fim de tentar derrotar o projeto de reeleição do PSB. Para o governador, o tucano não tem credibilidade para sair em defesa de uma tese como esta, pois não consegue praticar o que defende na teoria.
“Para você falar alguma coisa, você precisa ter credibilidade nas suas palavras e quando as suas palavras não têm a devida credibilidade, fica difícil você afirmar algo, porque não tem eco na população, alfinetou. O rompimento de Cássio com o PSB, nos ’45 minutos do segundo tempo’ foi um dos argumentos usados pelo governador para rebater a tese da união das oposições no Estado.
“Como alguém pode falar em unidade, ou união, quando rompe uma aliança sem dizer a Paraíba porque rompeu e rompe na calada da noite, rompe aos 46 minutos do segundo tempo e já vinha nutrindo isso desde o ano passado, alguém assim não pode falar em união ou unidade”, completou. Com o discurso afiado, o governador continuou com as críticas à postura dos tucanos e lembrou que nos últimos três anos, o grupo só fez enfraquecer o governo, principalmente no que diz respeito aos aliados de Campina Grande.
“Eu faço um projeto político completamente diferente do tucano, eu sou correto, então como alguém pode falar em união, se todos os seus atos foram enfraquecer o governo ao longo dos três anos, a partir dos seus aliados em Campina Grande”, disparou, sem citar quais teriam sido os atos e os personagens que teriam enfraquecido o governo.
As declarações de Ricardo Coutinho foram concedidas em entrevista à imprensa, em Santa Rita, logo após a solenidade para a entrega de uma ambulância ao Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, no Centro da cidade e também de unidades habitacionais que vão beneficiar a população.

Planalto confirma presença de Dilma em São José de Piranhas para visitar obras de transposição do Rio São Francisco...

A presidente da República, Dilma Rousseff, estará nesta terça-feira (13), em São José de Piranhas, visitando as obras de revitalização do Rio São Francisco, no eixo Oeste seguindo de sobrevoo para Jati (CE) e Cabrobó (PE). 
O empreendimento, que faz parte do antigo lote 14 do Projeto, será o primeiro trecho de obra a ser inaugurado. O emboque do túnel fica localizado em São José de Piranhas e o desembarque fica na zona rural de Cajazeiras.
O investimento no lote foi de aproximadamente R$ 203,3 milhões, cujas obras estão com 60% de execução e previsão de conclusão em dezembro de 2015. Maior túnel da América Latina, o 'Cuncas I' terá 15, km de extensão

Luan [filho de Amazan] & Forró Estilizado conquista público e jurados e segue credenciado para estar na final do SuperStar

 
A classificação de Luan e Forró Estilizado, na madrugada de hoje, no SUPERSTAR da Rede Globo, após ter conquistado o público e jurados com a música "Esperando na Janela", imortalizada na voz de Gilberto Gil. Com 81%, eles tiraram a Macucos da disputa e seguem no jogo.
Na fase das audições, a banda ganhou o "Sim" de Ivete Sangalo com a canção "Jeito Carinhoso". A poucos segundos do fim da apresentação, então com pouco mais de 60% de índice, ganhou o "Sim" de Fábio Jr. e garantiu vaga nos Duelos com aprovação de 70%.
Resultado do repertório e desempenho mais solto de Luan, com seu forró moderno. A partir de agora, sua equipe, no particular, comandada por seu pai, o consagrado Amazan, apresentarão o que tem de melhor para continuar representando as novas gerações do forró.

Ao tentar transferir responsabilidade por conta do bloqueio de verbas da educação o prefeito Élio Ribeiro esquece que atual secretária é a mesma da época em que ocorreu as pendências...

No mínimo foi um ato falho da atual gestão municipal em Santana dos Garrotes querer minimizar estragos para o alunado do município, por conta de pendências geradas nos exercício de 2005 e 2006 que resultou no bloqueio de verbas para o transporte escolar (16 meses) e merenda (2 meses). 
Ao divulgar que a situação foi criada naquela ocasião, o prefeito Élio Ribeiro (PT) não observou (???) que a gestora responsável, na época, é a mesma de agora: a professora Ednalra Gouveia Teotônio (foto). A atual secretária municipal da Educação vem a ser esposa do ex-prefeito Willame Teotônio (PMDB), aliado de primeira hora do atual prefeito. 
Portanto, Élio Ribeiro deveria responsabilizar diretamente sua auxiliar ao tempo em que sua gestão também é co-responsável pela situação, desde quando nomeou e mantém a secretária que causou o estrago. (com palestinaonline.com)

Prefeito de Santana dos Garrotes diz que bloqueio de verbas pra merenda e transporte escolar deve-se a pendências geradas em 2005 e 2006...

heliorib
Em sua recente viagem à Brasília, semana passada, precisamente no último dia 06, o prefeito de Santana dos Garrotes Élio Ribeiro (PT) constatou que o bloqueio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar tem ocorrido devido a irregularidades na prestação de contas da Secretaria Municipal da Educação, nos anos de 2005 e 2006.
As irregularidades na prestação de contas provocaram o bloqueio da verba do Programa Nacional de Transporte Escolar e o município está há 16 (dezesseis) meses sem receber essa verba. A merenda escolar é mais um setor afetado, pelo mesmo motivo, e o repasse de verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar está bloqueado há 2 (dois) meses.
Segundo a assessoria do prefeito, os bloqueios afetam diretamente a Educação, uma das áreas essenciais na administração pública. No entanto, os estudantes da rede municipal de ensino não estão sendo prejudicados, pois a gestão "não tem medido esforços e vem utilizando recursos próprios para garantir trasporte e educação para suas crianças".
Para Élio (foto), "a gestão vem mostrando seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, através da responsabilidade com a Educação". (com Ascom) 

Cássio acredita na compreensão de Cícero para disputar uma vaga de deputado federal e propõe união das oposições para "pacificar" a PB...

Mesmo o senador Cícero Lucena não abrindo mão de disputar à reeleição, o senador Cássio Cunha Lima ainda acredita em uma mudança de posicionamento do tucano, para andamento do processo de composição da chapa do PSDB. Segundo Cássio, o cenário político caminha para que Cícero seja candidato a deputado federal, fato que fortaleceria a aliança com outros partidos. 
Em relação à aliança com o PTB, do ex-senador Wilson Santiago, Cássio disse que não há nenhuma decisão tomada. "Até porque estamos ainda dentro de um esforço de tentar apresentar esse ambiente onde possamos escolher duas forças de oposição ao governo, dentro do projeto de amplificação da Paraíba, mas infelizmente não prosperou". Cássio tem proposto "a construção de uma ambiência onde se tente, mais uma vez pacifica a Paraíba". 
Conforme seu relato, os tucanos se esforçaram para concretizar esse projeto em 2010, mas a forma o estilo como o governador Ricardo Coutinho (PSB) operou, segundo ele, não contribui. "Tem confronto e briga por todo lado. Com as instituições, com a Assembléia Legislativa, com o Ministério Público, com o Tribunal de Justiça, com sindicatos, com a UEPB, com prestadores de serviços", lamentou o tucano.

Ruy diz que não há nada de concreto sobre especulada aliança entre PSDB e PMDB, apesar de contato nesse sentido já ter sido feito...

Realmente, há algo no ar, além de aviões. O presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro disse nesta segunda-feira (12), com relação às especulações sobre uma composição com o PMDB, que não existe nada de concreto, mas um contato já foi feito neste sentido. Ruy revelou que vota no ex-prefeito Veneziano (PMDB), caso o senador Cássio (PSDB) não esteja no segundo turno na disputa pelo governo.

Por que Cássio e Maranhão usam a mesma linguagem e afinam o discurso da unidade das oposições?

A política da Paraíba é mesmo pródiga em acontecimentos inusitados.
O mais recente deles é a repentina unidade de discurso entre os dois grandes adversários da política estadual nos últimos 16 anos - o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o ex-governador José Maranhão (PMDB). Eles duelam desde o episódio do Campestre Clube de Campina Grande, em 1998. Pois não é que ambos estão pregando a unidade das oposições contra o governador Ricardo Coutinho.
O senador Cássio Cunha Lima amanheceu a sexta-feira com o discurso da unidade das oposições afiado. Concedeu três ou quatro entrevistas em emissoras de rádio da Capital sem no mesmo tom. No mesmo dia, o ex-governador José Maranhão, também em entrevistas na Capital, pregou a unidade das oposições contra o governador Ricardo Coutinho, embora ressaltando que estava falando em tese. Mas também disse que não via problemas em conversar com o senador Cássio Cunha Lima. Perceba-se ainda que os dois - Cássio e Maranhão - também defenderam um governo de paz, usando a mesma palavra em suas entrevistas.
Coincidência?
Não. Nenhuma coincidência. Na verdade, Cássio e Maranhão estão afiando o discurso. São muitas as conversas de bastidores, sobretudo em Brasília, para tornar possível a união entre PSDB e PMDB para a disputa das eleições deste ano. Como sempre ocorre na política da Paraíba, o que parecia impossível tem muita probabilidade de se tornar fato real, que é a aliança de adversários ferrenhos para a disputa do poder estadual. Há muito mais mistério do que se imagina no fato de Cássio e Maranhão, de repente, estarem usando a mesma linguagem. (com Josival Pereira)

domingo, 11 de maio de 2014

Após reuniões entre Cássio e Vitalzinho cresce entendimento para aliança entre PSDB e PMDB, com objetivo de liquidar a fatura no 1º turno...

A semana inicia como o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a fechou: com articulações de bastidores que caminham para um alinhamento político entre o PSDB e o PMDB. Altas fontes confirmaram neste domingo (10) que os entendimentos entre núcleos das pré-campanhas do senador Cássio e do ex-prefeito Veneziano foram retomados visando avaliar e encaminhar proposta de composição dos peemedebistas com o tucanato. 
Inclusive, colocando na mesa a proposta dada por Cássio, em março passado, ao senador Vitalzinho (PMDB), guru e coordenador da campanha do irmão, da possibilidade de chapa tendo Cássio, candidato ao Governo, com Veneziano, ao Senado. 
Esse entendimento foi colocado de lado pelo senador Vitalzinho, de março pra cá, porque ele propôs como condição para o PMDB aceitar, que Veneziano fosse o candidato em caso de Cássio não ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral. Porém, eles retomaram as conversas e já há partidos aliados das duas campanhas defendendo a união.
Sem falar no próprio ex-governador José Maranhão, que endossou neste fim de semana a sugestão de Cássio para união das oposições. O objetivo desse novo e surpreendente cenário seria liquidar a fatura no primeiro turno. À preço de hoje as duas candidaturas, de Cássio e Vené, continuam postas, inclusive, o próprio senador Cássio revelou que o PSDB fará sua convenção no dia 30 de junho.

Ex-prefeito [por duas vez] de Pedra Branca vive em condições precárias e família pede ao poder público um pouco de compaixão...

Ex-vereador, ex-vice-prefeito e prefeito de Pedra Branca, por duas vezes, na década de oitenta, o Senhor José de Sousa Jó, hoje com 85 anos, tem uma velhice precária, angustiante e sofrível, praticamente sozinho num quarto [na sua casa em Pedra Branca] sem as mínimas condições de conforto para um idoso, ainda mais para alguém que no passado deu sua contribuição ao andamento administrativo do município que começava a se desenvolver. O blog recebeu essa denúncia/informação do seu irmão Antônio de Sousa Sobrinho [que mora em Itaporanga e, hoje, esteve em Pedra Branca visitando-o], que junto com ele comandou os destinos do município por tempo razoável.
Antônio ficou chocado, indignado e revoltado, com a situação desumana como vive o irmão. Ele pede ao poder público local um pouco de atenção, de compaixão, para este caso. Zé de Sousa, como é mais conhecido, tem como alento a companhia, parte do dia, de um neto [que precisa ausentar-se no período da tarde e noite para estudar]. O que recebe como aposentadoria, não dá pra sobreviver dignamente, nem para comprar um colchão que seja mais confortável do que o farrapo de espuma que serve pra deitar o corpo já cansado da vida.
No quarto da casa, aonde decisões importantes para o município já foram tomadas, Zé de Sousa tem à sua disposição, além de uma cama já gasta apenas um outro móvel surrado pelo tempo, além de cadeira com estofado já gasto. Nem ao menos um ventilador para amenizar o calor, ele dispõe. Vive há alguns anos com catarata, que causou a perca da maior parte de sua visão, além de estar quase moco. Gasta a maior parte do que recebe com remédios. Paga R$ 200,00 a uma pessoa para fazer as refeições, e mais não lhe sobra. Mas, o mais angustiante para ele deve é a solidão.
Por conta dessa situação, seu irmão procurou a redação do blog para solicitar apoio dos poderes públicos, já que o Estatuto do Idoso garante o direito a um mínimo de dignidade para se viver a velhice. A Secretaria Municipal da Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso  devem tomar alguma providência. É o mínimo que se pode fazer por um idoso, ainda mais por alguém que um dia já foi Prefeito do Município. O Ministério Público deve intervir e, em não sendo atendido, agir de acordo com os ditames legais. Não somente para este caso, mas para todos quanto existir nessa semelhança.
Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase. Dentre as alterações que conduzem o idoso à dependência destaca-se aquelas relacionadas ao adoecimento, as quais, por suas características de cronicidade, geram situações que necessitam da presença de outrem por longos períodos, sendo, nestas ocasiões, a família a principal fonte de cuidados. E quando a família assim não puder o poder público tem a obrigação de intervir e fazer sua parte, como reza a nossa Carta Magna. Esta é uma estrutura universal e qualquer sociedade humana se forma pela combinação destas relações.
Muitas vezes completamente impotentes frente à magnitude do problema, nada parece sensibilizar as autoridades emissoras de políticas sociais no sentido de programar a articulação de sistemas de suporte aos idosos dependentes e aos seus cuidadores, por meio de serviços já existentes. É um erro considerar que, por estarem nas casas de suas famílias e terem uma pessoa cuidando deles, os idosos frágeis e dependentes não estariam necessitados de formas sistemáticas de apoio, demonstrações de cuidados físicos e visitas de profissionais de saúde e de amparo social.
O caso que se apresenta é uma situação à qual o poder público não pode se omitir. Deve agir e cuidar!

Mãezona!!!!!

Prefeitura de Igaracy gastou em 2013 quase R$ 18 mil com manutenção de um carro avaliado em pouco mais R$ 8 mil...

Mais uma denúncia de irregularidade deixa a gestão da prefeita Deusinha (PSB) em cenário negativo perante a população e a opinião pública. Segundo o blogigaracyverdade, durante todo o ano passado o único carro da Secretaria Municipal da Saúde que rodou foi um Corsa (foto), de cor preta, com adesivo de identificação da pasta que gastou quase R$ 18.000,00 mil com peças e manutenção desse veículo. Porém, o mesmo ainda continua em péssima condição de uso. Diz o editor do blog, que a Câmara Municipal após tomar conhecimento do fato deveria averiguar esse gasto, já que o valor de mercado do veículo, no momento, não chega nem à R$ 9.000,00 mil. 
Situação constrangedora, pois ano passado o bloghuigaracy divulgou imagens de ambulâncias do município abandonadas, no meio do mato, uma das quais podendo ainda servir à população. Pergunta-se na cidade se é justo se gastar R$ 18 mil gastos com peças e manutenção do corsa, que vale pouco mais de R$ 8 mil? (com igaracyverdade)

Veja diz que Aguinaldo Ribeiro vai declarar apoio a Cássio e trabalha pra que o PP feche aliança nacional com o PSDB e indique o vice de Aécio...

O ex-ministro das Cidades e deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) deve anunciar nesta semana rompimento com o PT e apoio à pré-candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), para o governo da Paraíba, conforme publicação da revista Veja desta semana.
De acordo com a matéria, o ex-ministro era um dos maiores defensores da aliança nacional do PP com o PT, mas começou a trabalhar para que seu partido feche com o PSDB e indique o vice do senador e presidenciável Aécio Neves (MG).

Cássio revela que a convenção do PSDB acontecerá no dia 30 de junho...

Cássio foi recebido ontem em Monteiro por lideranças
O senador e pré-candidato ao governo Cássio Cunha Lima (PSDB) revelou que o partido fará sua convenção estadual no dia 30 de junho, mas ainda sem local definido. Ele disse que até lá segue conversando com as demais siglas para a formação da chapa que concorrerá ao pleito vindouro. Cássio disse que os nomes que comporão a chapa só serão definidos no prazo final e lembrou que os nomes dos candidatos a vice-governador e senador deverão vir de outras legendas, tendo em vista a inviabilidade eleitoral de escolher dois nomes do próprio partido. "Estamos conversando com os demais partidos, construindo esse arco de alianças para poder oferecer ao povo paraibano um projeto que consiga promover a reconciliação do governo com a sociedade", pontuou.