sábado, 15 de abril de 2023

Radiotelescópio em construção no município de Aguiar, Vale do Piancó, foi tema na agenda de Lula com Xi Jinping, na China.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na China nesta semana incluiu discussões sobre um radiotelescópio que será instalado no município de Aguiar, região do Vale do Piancó, no interior da Paraíba.

A convite do presidente da China, Xi Jinping, o presidente do Brasil faz uma visita de Estado ao país asiático entre os dias 12 e 15 de abril de 2023, para percepções sobre as relações sino-brasileiras em todas as áreas de cooperação bilateral, bem como sobre temas internacionais e regionais de interesse comum.

Os líderes destacaram êxito do Programa Sino-Brasileiro de Satélites de Recursos Terrestres (CBERS), estabelecido em 1988, e renovaram o compromisso de fortalecer e expandir a cooperação bilateral para uso pacífico do espaço exterior, com ênfase no desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e em projetos com elementos de transferência de tecnologia.

Os dois apoiaram também o desenvolvimento do radiotelescópio BINGO, atualmente em construção na Paraíba, voltado a pesquisas sobre matéria escura.

Leia também: EM AGUIAR: Pesquisadores inauguram no início de 2023 o radiotelescópio Bingo com investimento de R$ 30 milhões

João Azevêdo destaca importância da construção do Radiotelescópio Bingo em Aguiar e diz que fará parceria para apoiar o projeto

Projeto BINGO

O radiotelescópio BINGO – acrônimo para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (em tradução livre, Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro) -, é também conhecido como “Diamante do Sertão”. Isso porque ele sairá de São Paulo, onde está sendo construído, para ser instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, a 257 km da capital da Paraíba, João Pessoa.

O objetivo principal do BINGO é explorar novas possibilidades na observação do universo a partir do céu brasileiro. “A proposta é estudar a energia escura e também o fenômeno Fast Radio Bursts [“rajadas rápidas de rádio”, em tradução livre], ainda pouco conhecido”, conta o coordenador. Assim, contribuirá com a visão do Hemisfério Sul para um trabalho sobre o fenômeno que já vem sendo realizado por meio do Chime (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) no Hemisfério Norte.

Saber o que as galáxias e seus aglomerados significam, como são suas estruturas e em que isso interfere na nossa própria posição no mundo e no universo, são algumas das motivações do BINGO.

O Projeto possui aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do Estado da Paraíba. Além disso, conta com pesquisadores estrangeiros que, em conjunto e à distância, pensam em soluções relacionadas à astrofísica, eletrônica empregada, ao projeto óptico, à construção das cornetas e construção civil.

Walber: Nilvan é importante, mas oposição tem que vencer

Depois do bate-rebate entre o vereador Carlos Henrique da Costa Santos, ou melhor Carlão Pelo Bem (PL) e o comunicador Nilvan Ferreira, o deputado estadual Walber Virgolino (PL), pivô em parte, disse ter ficado feliz por ser o “preferido” de Carlão para ser o candidato à prefeito de João Pessoa pelas oposições.

Em entrevista ao Correio Debate (98 FM), Walber deixou claro que Nilvan é fundamental para a debate eleitoral, assim como o deputado federal Cabo Gilberto (PL), o vereador Carlão, além do deputado federal Ruy Carneiro (PSC).

Defende a união das oposições, que Nilvan “pode falar o que quiser” e tem todo o direito de ser candidato. Mas, que “quer entrar para vencer”. E completou: “A oposição não pode perder. Temos que unir a oposição. Vamos conversar”.

Unir as oposições parece ser mais fácil do que decidir quem será o nome de consenso do grupo que estará nas urnas.

George Morais deve ser o escolhido de Vitor Hugo para sua sucessão em 2024

Nos últimos dias, o nome do deputado estadual George Morais (União Brasil) ganhou força junto ao prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, para sucedê-lo no próximo pleito. Segundo minha fonte, as vantagens são muitas.

George repassaria as suas bases no interior do estado para Vitor Hugo disputar uma vaga na ALPB em 2026, e com o apoio do senador Efraim Filho, irmão de George.

Mais experiente e menos ambicioso que os demais concorrentes, a chance de George Morais se ‘abestalhar’ com o poder é menor, o que facilitaria a manutenção da aliança com Vitor Hugo, já que é uma tradição a criatura romper com o criador no primeiro ano de mandato. (com AllanKardec)


 

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Em reunião na CAGEPA, Deputado Gilbertinho solicita adutora para município de Vista Serrana

O deputado Gilbertinho (UB) participou de reunião com o diretor-presidente da CAGEPA, Marcus Vinicius, com objetivo de pleitear uma adutora para o município de Vista Serrana e demandas para os municípios de São Domingos e Bom Sucesso.

De acordo com o parlamentar, o pleito atende a uma série de pedidos da população e da Câmara Municipal que tem o anseio de melhorias no que diz respeito a distribuição de água para cidade. “Ao tomar conhecimento da real situação de Vista Serrana, nos sensibilizamos e prontamente, tomamos a iniciativa de procurar o Dr. Marcus Vinícius que nos recebeu e ao ouvir nosso pleito, prontamente se disponibilizou na resolução desta problemática”, afirmou.

Conforme dados apresentados pelo diretor presidente da CAGEPA, Vista Serrana juntamente com o Distrito de Sanharão fazem parte do sistema integrado de Paulista e tanto a estação de tratamento como a estação elevatória já foram projetadas para atender essas geolocalidades.

Ainda segundo Marcus Vinicius, já existe um projeto que possui em torno de 4,5 km de adutoras para realizar a interligação da estação de tratamento situada em Paulista à uma outra adutora que atende a região levando água tratada à toda a população nas respectivas localidades. “Esse projeto já foi desenvolvido pela nossa equipe, estamos na fase de discussões orçamentárias e financeiras junto ao Governo do Estado visando atender de uma forma ágil essas comunidades.

Empresário Paulo Maria tem nome lançado e ganha força para disputar Prefeitura de Emas pelas oposições, em 2024.

O nome de Paulo Alves de Maria (foto), de 49 anos, empresário do município de Emas, no Vale do Piancó, tem ganhado espaço entre o eleitorado ultimamente. Paulo Maria já começou as andanças pelo município. Segundo seu grupo político, a população da cidade tem comprado a ideia e visto em Paulo um nome forte para concorrer com o candidato da atual gestão.

No último sábado, 08, durante uma reunião, Paulo Maria recebeu os apoios dos ex-prefeitos, Zezinho Madruga e Segundo Madruga, além dos vereadores Saturnino Azevedo, Luiza e João da Pesca, como também do ex-vereador Totonho e da médica, Marie e de várias lideranças políticas do município de Emas. A reunião foi na fazenda Pendência do ex-prefeito, Zezinho Madruga.

Paulo Maria, embora nunca tenha disputado cargos públicos, tem mostrado sua visão para a cidade, ouvindo as demandas e necessidades da população. Além disso, Paulo tem despertado interesse em movimentos sociais que enxergam nele um candidato comprometido com as causas populares. Pelas andanças em Emas, é possível perceber que a cidade ainda precisa de mais investimentos em infraestrutura.

Para algumas lideranças do município, afirma que o empresário está pronto para enfrentar os desafios de uma campanha eleitoral e governar Emas com transparência, ética e compromisso com a população mais carentes. Nos próximos dias, o empresário deverá receber mais apoios em prol de sua pré-candidatura.

Quem é Paulo Maria

Paulo tem uma carreira exemplar. O empresário do ramo de Agro é nome forte a prefeito no próximo ano. Ele realiza há anos projetos sociais como, distribuição de alimentos, como peixes, leite e pão durante a Semana Santa. Paulo é filho natural de Emas e de maneira simples, agricultor cresceu na vida e no ramo empresarial, emprega dezenas de pessoas. É casado com Adjania Alves e tem 7 filhos.

Com o sonho de poder ajudar ainda mais as famílias do seu município, colocou o seu nome à disposição da população para disputar no próximo ano a prefeitura de sua cidade. Hoje seu nome é muito aceito pela a população. Ele já conta com os apoios dos ex-prefeitos, Segundo e Zezinho Madruga, presidente da câmara municipal, Saturnino Azevedo e outros vereadores, que estão apoiando esse projeto e de mãos dadas levar o melhor para a população de Emas. (com Ascom)

terça-feira, 11 de abril de 2023

João Azevêdo nomeia Lindolfo Pires novo secretário de Esporte e Lazer

O suplente de deputado estadual Lindolfo Pires (Progressistas) foi nomeado secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), de acordo com portaria publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda no DOE de hoje, consta a exoneração de José Freire da Costa, o 'Zezinho Botafogo', ex-presidente do Belo.

De acordo com conteúdo publicado no Diário Oficial, a exoneração do ex-dirigente se deu "a pedido". Com a mudança, Zezinho deve retornar para a Câmara de João Pessoa, onde atuava como vereador até ser 'convocado' para atuar na Sejel em abril de 2022. 

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Com aumento do seu agrupamento, professor Irmão Oseas prepara o terreno para disputar com força vaga de vereador em Itaporanga

O município de Itaporanga, Vale do Piancó, terá em 2024 um pleito eleitoral bastante acirrado não só quanto à disputa majoritária, mas também com relação a briga pelas 11(onze) cadeiras na câmara local. E um dos que estarão enfrentando a parada será o amigo professor Irmão Oseas (foto). Irá tentar pela segunda vez conquistar uma vaga, já que em 2020 ele ficou na segunda suplência quando obteve 322 votos. Por sinal, um boa votação.

Em contato conosco neste fim de semana, professor Irmão Oseas revelou uma tendência forte de aumento em seu agrupamento político com a chegada de "alguns empresários e profissionais liberais de grande envergadura na nossa sociedade, o que nos alegra muito", disse. Integrante situação hoje, ele tem forte consolidação no segmento evangélico e boa penetração no setor educacional, mostrando que tem trabalhado bem para manter esse cenário. 

Mas, para chegar ao êxito pretendido que é a eleição como Vereador sabe que deve cerrar fileiras num grupo de candidatos do mesmo tamanho, com o mesmo potencial, até para se firmar numa chapa com equilíbrio na disputa. Haja vista, que disputar em chapas com "grandões" não tem sentido, além de ser perda de tempo e desgaste. Manter a fidelidade do eleitor cristão e seguir nesse linha é o que tem em mente o abnegado professor que até mês passado estava à frente da diretoria administrativa do HDI. 

Professor Irmão Oseas está ciente do desafio que o aguarda em 2024, até como bom articulador e conhecedor dos meandros da política. Ele trabalha para dar o passo certo na direção correta e, para isso, tem pavimentado o caminho em pedra firme.  Tenho dito!

REP deixa aliança com PP-PL e se une ao PSD, MDB, Podemos e PSC formando maior força política da câmara com 142 deputados que terá Hugo Motta como líder

Cinco partidos de centro e de direita criaram formalmente na Câmara dos Deputados o maior bloco partidário da Casa, com 142 deputados, causando um racha no 'Centrão' que desafia o poder do presidente Arthur Lira (PP). 

Até então integrante do tripé que sustentou Bolsonaro no poder, junto com o PP e o PL, o Republicanos aderiu agora ao MDB, PSD, Podemos e PSC formando a maior força política da Casa, que juntas detém seis ministério no Governo Lula. A movimentação tem reflexos não só no dia a dia das votações no Congresso, como também na montagem da base de Lula e na sucessão de Lira em fevereiro de 2025.

Arthur Lira até uma foto em suas redes sociais com líderes dos partidos e parabenizando a formação do bloco, dizendo que é salutar para a democracia. A união do Republicanos com os governistas PSD, MDB, Podemos e PSC, em verdade, teve como objetivo formal fazer frente às articulações de Lira que pretendia formar uma federação entre PP e União Brasil, chegando a 108 deputados, o que acabou não ocorrendo e sepultada semana passada. 

Há poucos dias o presidente nacional do Republicanos, deputado federal e bispo da igreja Universal, Marcos Pereira (SP) afirmava em entrevista na Folha de S. Paulo que inexistia possibilidade de a legenda passar a integrar a base de apoio ao governo Lula. Na edição deste domingo (9), 'O Globo' noticiou que o Republicanos tem se aproximado do governo Lula, ao mesmo tempo em que tem se distanciado das siglas com as quais caminhou nos últimos quatros anos: PP e PL. 

O líder do partido na Câmara Federal, Hugo Motta, está negociando postos no governo. Ele pleiteia a indicação de um 'afilhado' político para o comando da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasp) na Paraíba - cargo ainda a ser criado. "Essa postura de independência nos dá tranquilidade para dialogar com o governo em algumas pautas, como o arcabouço fiscal. Ninguém é irresponsável de ficar contra. Está no estatuto do partido a responsabilidade com as contas públicas", argumentou Hugo Motta em entrevista ao jornal.  

Jackson anuncia que 30 cargos federais na PB serão nomeados para indicados de deputados que votaram em Bolsonaro: "Lula precisa deles pra governar".

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo segue orientação da direção nacional da sigla que defende a atração de lideranças com mandato que possa ajudar o presidente Lula na aprovação de seus projetos no Congresso em troca de cargos federais. Jackson previu que nos próximos dias cerca de 30 novos cargos federais na Paraíba devem ser nomeados pelo Governo Federal, sendo alguns de parlamentares que votaram com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Questionado sobre essa previsão, Jackson respondeu: “São deputados que fizeram campanha contra Lula, mas que, nesse momento, estão arrependidos de terem votado em Bolsonaro. Isso é importante, porque Lula sabe que não consegue governar sozinho”, disse o petista paraibano, destacando que isso é uma questão de estratégia na busca de governabilidade. “Essa ocupação, tanto aqui na Paraíba quanto em outros estados, segue uma questão lógica de governabilidade. Demonstra que o governo se preocupa com a relação com a Câmara dos Deputados e com o Congresso Nacional”, afirmou.

Recentemente Jackson disse a imprensa paraibana que todos os parlamentares eleitos que quiserem acompanhar Lula nos eventos, são bem-vindos. “Logicamente, que os deputados da Paraíba que quiserem acompanhar serão muito bem-vindos”, comentou.

domingo, 9 de abril de 2023

A liderança ‘pavimentada’ de Chico Mendes e Luiz Claudino em São João do Rio do Peixe

O deputado estadual Chico Mendes (PSB) está pavimentando com muita solidez sua atuação parlamentar no Alto Sertão, alcançando até mesmo municípios em que não foi votado em 2022, como é o exemplo de São João do Rio do Peixe, cidade administrada por Luiz Claudino, pré-candidato natural à reeleição em 2024.

A união político-administrativa de Chico e Luiz é sinônimo de durabilidade e fortalece a base do líder do Governo na região de Cajazeiras. Um dos primeiros benefícios para a cidade, conquistado pelo deputado em apenas três meses de mandato foi a liberação do Governo do Estado de um aditivo para início da obra de asfaltamento de ruas e avenidas do município, fruto da atuação parlamentar de Chico Mendes junto ao governador João Azevêdo.

Sensível a causa municipalista, com experiência no Executivo, como ex-prefeito de São José de Piranhas, o deputado é um elo entre o executivo municipal e estadual e sua voz ecoa na Assembleia Legislativa da Paraíba. A liderança de Chico Mendes provada na eleição de 2022, se confirma na sua atuação como deputado. A pavimentação do deputado seguirá outras rotas e alcançará outros municípios e grupos políticos que almejam desenvolvimento.

Prefeitura de Cabaceiras investe mais de R$ 700 mil no arraial da Festa do Bode Rei

A Prefeitura de Cabaceiras, no Cariri, já começou projetar toda estrutura da Festa do Bode Rei, edição de 2023. Esse ano, o evento vai acontecer de 02 a 04 de junho. 

Uma das novidades na estrutura da festa é ampliação do arraial popular, um dos principais locais do evento, que recebe trios de forró e artistas que animam o evento e é ponto de parada de turistas para dançar aquele forrozinho.

A gestão do prefeito Tiago Castro está investindo R$ 700 mil em toda ampliação do evento que vai ganhar uma estrutura metálica, garantindo mais comodidade e conforto.

Veja o vídeo:

Prefeito Serginho Lima (Baía da Traição) consegue nova adesão ao seu grupo político na cidade de Capim

Prefeito de Baía da Traição, Serginho Lima, seu pai e ex-prefeito de Capim, Sérgio Lima e sua mãe, Valéria Lima, receberam, na tarde deste sábado (08), mais um importante apoio na cidade de Capim. A liderança política do Distrito de Olho D’água, Dinda anunciou sua adesão ao grupo político da família Lima.

Nas redes sociais, Serginho Lima divulgou o encontro com Dinda e comemorou a nova adesão ao seu grupo político. “Com muita alegria recebemos o apoio do amigo Dinda, liderança forte do distrito de olho d’água ao grupo Lima na cidade de Capim! Seguimos fortalecendo nossas bases na cidade”, escreveu Serginho Lima, nas redes sociais.

Essa é a segunda adesão que Serginho Lima articulou e foi decisivo. No fim do mês de março, o vereador, Daniel Paulino anunciou seu rompimento com o atual prefeito Tiago Lisboa e apoio ao grupo do atual prefeito de Baía da Traição e Clã Lima.

Wilson Filho se recupera bem após cirurgia em São Paulo para retirada de tumor no fêmur; ele recebeu visita dos colegas Gilbertinho e Tião Gomes neste sábado

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) realizou procedimento cirúrgico em São Paulo, essa semana, para retirada de um tumor maligno no fêmur, descoberto em janeiro. A cirurgia foi realizada com sucesso. 

Uma biópsia feita apontou a necessidade da cirurgia. A lesão, segundo Wilson Filho, foi constatada há quatro anos, mas só agora se desenvolveu e se transformou em tumor. “Foi Deus que guiou o profissional que fez o exame de imagem no meu joelho, que não tinha nada a ver, e acabou achando essa situação”, disse.

O deputado se recupera bem da cirurgia, realizada em São Paulo. Neste sábado (8), os deputados Tião Gomes (PSB) e Gilbertinho (União Brasil) visitaram Wilson Filho. O parlamentar se licenciou das atividades na Assembleia e a suplente Silvia Benjamim (Republicanos) assume a vaga nesta segunda (10).

Prefeita Anna Lorena já está em busca de um sucessor para 2024

Recém-chegada ao PSB pelas mãos do governador João Azevêdo, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, já está em busca do sucessor. Dois nomes são cotados: Ana Paula Morato (secretária de Saúde) e o ex-candidato a prefeito Conrado de Oliveira. Ana Paula tem ganhado destaque ao lado da prefeita nos últimos tempos. Mas, é tida como nome técnico, não é política. Já Conrado concorreu contra Anna Lorena nas eleições municipais de 2016.

Pela oposição, um nome está posto, o do atual vice-prefeito Celecileno Alves, que rompeu com a prefeita e se uniu ao grupo da ex-deputada federal Edna Henrique. Ele já avisou que a pré-candidatura é para valer. Edna, que concorreu à Prefeitura em 2020 como vice na chapa encabeçada pela filha Michelle Henrique, também é lembrada. Pode se unir e formar chapa única com Celecileno. Se não for possível, a oposição terá dois nomes na disputa em 2024.

Na metade do segundo mandato, Anna Lorena tem a gestão bem avaliada e conta com o “guarda-chuva” do PSB e de João. O partido quer se fortalecer em 2024 já pensando em 2026. Mas, precisa trabalhar um nome competitivo para se manter entre as principais lideranças do Cariri paraibano.