sábado, 25 de julho de 2020

Leonardo Gadelha e Zé Célio deverão formar chapa de oposição: ‘Todos por Sousa’.

O ex-deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) é oficialmente pré-candidato a prefeito de Sousa. A decisão ocorreu após reunião neste sábado (25), na residência do médico José Célio de Figueiredo (PSC), que poderá ser o vice na chapa de oposição.
O ex-parlamentar compartilhou em suas redes sociais uma foto ao lado do ex-prefeito André Gadelha, que também participou do encontro. “Um por todos. Todos por Sousa”, escreveu.
De agora em diante, Leonardo Gadelha deverá iniciar o diálogo com outras lideranças de oposição à gestão do prefeito de Sousa Fábio Tyrone (Cidadania).

Com o reconhecimento da população e o apoio de importantes lideranças, o prefeito Dedé marca posição com base consolidada para reeleição em Santana dos Garrotes

No município de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, o prefeito José Paulo Filho (Cidadania) vai pavimentando sua caminhada em busca da reeleição em 15 de novembro com uma base forte e consolidada. Conta com apoios importantes nesse projeto, além do respaldo popular que reconhece o grande leque de obras e ações empreendidas por sua gestão em prol da coletividade.
Dedé, como é mais conhecido, tem o apoio integral nesse sentido do governador João Azevedo, seu companheiro de partido, do deputado federal Hugo Motta e o deputado estadual Nabor Wandeley, ambos do Republicanos. Ele manteve a chapa com atual vice-prefeito Zezito Morais (PT) e conquistou apoio da chapa concorrente nas eleições de 2016, formada por Adenir Soares e Vandeco. 
Dedé, ainda, conquistou o apoio dos ex-prefeitos: Carlinhos Soares, Zé Alencar, Élio Ribeio e Solon Bastos. A sua base de sustentação na câmara municipal conta com: Jaelson Araújo e os que concorrerão à reeleição para o cargo de Vereador: Neto Pinto, Tavin, Socorro Feitoza, Lucrécio Bezerra e Dedé Batista. 
Quanto aos pré-candidatos à uma vaga na câmara, ele terá apoio de um grande número de postulantes como: Lindoberto Costa, Júnior Passos, Marciel Virgulino, Nildo Lemos, Adriana Lau, Dedezinho e Josélio Beu. E, ainda, importantes lideranças políticas abraçaram o projeto de reeleição do prefeito Dedé, dentre as quais: Dr. Valeriano Azevedo, Dr. Antônio Bidô e Dr. Eduardo Batista. 
Realmente, um conjunto de lideranças muito forte que estarão na linha de frente pela reeleição do prefeito Dedé em Santana dos Garrotes, que vem passando por uma transformação significativa. É com esse leque de apoios e uma administração exitosa que a população tem reconhecido o trabalho em prol do desenvolvimento do município. 

TCU confirma contas irregulares de Cícero; Justiça decidirá sobre candidatura

O Tribunal de Contas da União (TCU) não tem data para julgar um recurso impetrado pela defesa do ex-prefeito Cícero Lucena (Progressistas) contra reprovação de conta referente à sua administração na Prefeitura de João Pessoa. Por meio de nota enviada à reportagem do Polêmica Paraíba, a corte informou que o ex-senador consta na lista de políticos com contas irregularidades para fins eleitorais.
A reportagem decidiu questionar o TCU depois do debate ocorrido na última semana sobre a real situação do ex-prefeito perante a corte de contas. Segundo informou o órgão, está em tramitação um recurso de revisão, no processo 015.688/2007-6, que rejeitou as contas de Cícero Lucena por irregularidades na aplicação de recursos federais repassados por meio de convênio para urbanização, na época em que ele foi prefeito da Capital.

Veja a nota do TCU:

Há um recurso de revisão em análise no processo 015.688/2007-6. Esse tipo de recurso não tem efeito suspensivo de acordo com o artigo 288 do regimento interno do TCU. Assim, a decisão de considerar as contas do responsável irregulares mantém-se válida no momento, apesar de poder ser alterada pelo recurso em análise quando ocorrer sua apreciação.
O responsável consta na Lista de responsáveis com contas julgadas irregulares em razão do processo 015.688/2007-6, que deu origem aos acórdãos 3121/2015 – Primeira Câmara, 2065/2016 – Primeira Câmara, 4165/2016 – Primeira Câmara, 10027/2017 – Primeira Câmara e 2799/2018 – Primeira Câmara.
O Tribunal não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao TCU cabe apresentar a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais.
Ao Tribunal de Contas da União compete, para fins de avaliação acerca da situação de inelegibilidade prevista na lei apresentar à Justiça Eleitoral no ano em que se realizar as eleições, a relação dos responsáveis que tiveram suas contas julgadas irregulares nos oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.

Durval e Wellington agendam convenção do PL em João Pessoa para 4 de setembro

O vereador Durval Ferreira, presidente municipal do Partido Liberal em João Pessoa, se reuniu na manhã de hoje (23), com o presidente estadual, deputado federal Welligton Roberto. Durante a reunião, eles discutiram a atuação da legenda na próxima eleição, além de definir a data para a convenção do partido.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa, e ficou definido que iremos realizar a nossa convenção no dia 4 de setembro, quando iremos apresentar os nomes que irão representar o nosso partido nas eleições municipais de João Pessoa”, relatou o presidente municipal do PL Durval Ferreira.
Durante a reunião Durval demonstrou otimismo para pleito em João Pessoa e disse que a expectativa é fazer o maior número de vereadores. “Temos grandes nomes no nosso partido que podem representar com maestria a nossa capital. Esperamos fazer vários vereadores nessas eleições”, disse.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Depois da aliança em Guarabira, agora será em Patos só que o MDB é quem indicará Mirna Wanderley para vice de Dr. Érico, do Cidadania.

Mais uma aliança ente o Cidadania e o MDB está na bica pra ser anunciada. Desta vez, será em Patos.
Ontem (23), o governador João Azevedo anunciou a aliança entre os dois partidos em Guarabira, aonde o Cidadania indicará Beto Meireles vice na chapa a ser encabeçada pelo ex-governador Roberto Paulinho (MDB). De quebra, ainda tirou o líder da oposição na Assembleia Legislativa Raniery Paulino, que passou a ser base de situação. O senador José Maranhão, comandante do MDB na Paraíba, deu aval para aliança em todo o estado aonde for possível.
Nesta sexta-feira (24) a situação se inverte com o MDB indicando vice do Cidadania. A médica Mirna Noia Wanderley deve ser a indicada do MDB de Patos para a vice de Érico, após conversas iniciadas com o Cidadania na madrugada de hoje por orientação do governador João Azevedo. Mirna é a esposa do prefeito Dinaldinho (ambos na foto ao lado).

Governador nomeia Sávio Gomes é nomeado para comandar 9ª Gerência Regional de Saúde

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24) publicou a nomeação de Sávio Gomes de Albuquerque (foto) como novo Gerente da 9ª Regional de Saúde de Cajazeiras.
Após o governador atender ao pedido de demissão de Amélia Fonseca, o órgão estadual estava sem gerente há alguns meses.
Sávio que já foi gerente do mesmo órgão no governo Cássio Cunha Lima é ligado ao grupo do deputado estadual licenciado e Chefe de Governo Júnior Araújo (Avante) e dos ex-prefeitos Carlos Antônio e Denise Albuquerque.

João Azevedo flerta deputados para novas adesões e avança na articulação de olho no protagonismo do Cidadania

Estão cada vez mais robustas as articulações de João Azevêdo para que o Cidadania possa crescer ainda mais com representações importantes no processo eleitoral de cada município. Atento também a governabilidade, o chefe do executivo avança a passos largos para ter novo aliados dentro da bancada de sustentação na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Após a chegada de Raniery Paulino, informações dão conta que o governador já flerta outros parlamentares e nos próximos dias haverá de anunciar novas alianças e parceiros na politica.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

João Azevêdo confirma aliança com Roberto e Raniery Paulino e indica Beto Meireles vice em Guarabira

O governador João Azevêdo (Cidadania) formalizou, nesta quinta-feira (23), aliança política com o ex-governador Roberto Paulino e com o deputado estadual Raniery Paulino. Durante reunião ocorrida na tarde de hoje, ficou definido que o MDB indicará o candidato a prefeito de Guarabira, e o Cidadania apresentará o nome de Beto Meireles como candidato a vice-prefeito nas eleições deste ano.
O encontro aconteceu no Palácio da Redenção, com a presença também de Ronaldo Guerra que é presidente do Cidadania. O presidente do Cidadania de Guarabira, Célio Alves; o ex-prefeito de Guarabira, Josa da Padaria; e o vereador Renato Meireles também participaram da reunião que selou a aliança entre o Cidadania e o MDB no município.

Pré-candidato em JP, Cícero Lucena anuncia José William como coordenador do Programa de Desenvolvimento Estratégico

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo Progressistas (PP), Cícero Lucena, apresentou na noite desta quarta-feira (22) o engenheiro José William Montenegro Leal, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa – Sinduscon-JP, como o coordenador do seu Programa de Desenvolvimento Estratégico. O anúncio aconteceu durante encontro com pré-candidatos a vereador da Capital pela legenda, no Hotel Sapucaia da Rede Nord, em Tambaú.
José William chegou a ter seu nome apontado como pré-candidato a prefeito da Capital este ano, mas decidiu participar da disputa como integrante do projeto que está sendo preparado pelo progressista Cícero Lucena.

Sobre Willian
O engenheiro tem mais de 30 anos de atuação no mercado da construção, é pessoense, atual vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), conselheiro da CNI, conselheiro CBIC, membro do Conselho da Administração do Sicoob-PB.

Aliança MDB e Cidadania leva Raniery Paulino a entregar liderança da oposição na AL, deve passar ser situação e pavimentar caminho do pai Roberto Paulinho para a prefeitura de Guarabira...

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) entregou nesta quinta-feira (23) a liderança da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A mudança está ligada ao processo eleitoral em Guarabira, uma vez que o ex-governador Roberto Paulino (MDB) terá o apoio do Cidadania, partido do governador João Azevêdo. Informa Dércio Alcântara.
O deputado de Guarabira também deve integrar a bancada de situação, aumentando o número de deputados que defendem a gestão de Azevêdo. A bancada de oposição na Casa deve se reunir nas próximas horas para definir quem assume a liderança com a saída de Raniery. 
Roberto Paulinho só tinha um adversário à altura em Guarabira que era o ex-deputado/ex-prefeito Zenóbio Toscano, que faleceu recentemente. O atual prefeito Marcus Diogo (PSDB), vice que assumiu com a morte de Zenóbio, não será páreo pra essa aliança.
O Cidadania, comandado em Guarabira pelo secretário estadual do OD Célio Alves, deve colocar o vice na chapa do ex-governador. 

Pesquisa Opinião: Bruno Cunha Lima e Inácio Falcão lideram disputa eleitoral em Campina Grande, aponta levantamento

O ex-deputado estadual e ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), lidera a disputa eleitoral na cidade com 15,8% das intenções de voto, conforme um levantamento do Instituto Opinião, divulgado nesta quarta-feira (22) pelo programa radiofônico Hora H  e pelo portal Mais PB.
O nome do aliado do prefeito Romero Rodrigues surge em primeiro lugar no cenário estimulado, quando os eleitores são apresentados a uma lista de pré-candidatos e questionados sobre em quem votariam se as eleições fossem hoje. Logo em seguida, aparece o deputado estadual Inácio Falcão (PC do B), com 14,3% das intenções de voto.
Levando em consideração a margem de erro, de 4 pontos percentuais, os dois primeiros colocados estão empatados tecnicamente dentro dessa margem.
A médica Tatiana Medeiros, pré-candidata do MDB, vem logo em seguida com 10,5% das intenções de voto.  A ex-secretária de Articulação Municipal do Governo do Estado, Ana Cláudia Vital (Podemos), tem 8% da preferência do eleitor.
Em seguida, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) surge com 7% das intenções de voto. O empresário Arthur Bolinha (PSL) tem 4,3% da preferência do eleitorado. Os pré-candidatos Lucas Ribeiro (Progressistas) e Fábio Maia (PSB) surgem com 1,5% das intenções de voto.
Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos são 24,%. Indecisos ou não sabem responder, 12,4%.

Dados técnicos

De acordo com o portal Mais PB, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB 03081/2020. O levantamento foi realizado nos últimos dias 14 e 15 de julho e ouviu 600 eleitores em 38 bairros da zona rural e três distritos.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimado é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total de amostra.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

João Azevêdo dá sinais de que diálogo do Cidadania deve ser com Cícero Lucena

O governador João Azevêdo deu sinais claros de que seu partido, o Cidadania, tenderá a dialogar com o pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), nas eleições deste ano, caso decida por firmar uma aliança e não ter uma candidatura própria na capital.
“É meio estranho ter quatro nomes, não consigo captar isso. O Progressistas decidiu apresentar um candidato [Cícero Lucena]. O PV [de Luciano Cartaxo] apresentou quatro nomes. Claro que uma coisa é tratar com o candidato, a outra com a liderança do partido. É preciso que sente e converse olho no olho e coloque as condições na mesa pra que entenda o projeto para João Pessoa”, falou o governador durante entrevista ao programa F5, da Rádio Pop FM.
O que João garantiu é que o Cidadania não ficará de fora da disputa principal este ano. “Está descartado ficar fora. Vamos com candidatura própria ou alianças. Existem alianças que não temos interesse. Entretanto, existe possibilidade. Política se faz conversando”, declarou.
Contudo, o governador informou que não conversou com ninguém, ainda, e que a decisão final deve sair em 15 dias. “Existe interlocução com determinados segmentos, mas não sentei com ninguém pra bater o martelo. Tenho certeza que vamos definir nos próximo 15 dias se vamos com candidatura própria ou aliança”, finalizou.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Moreira Filho lamenta morte de Pinto do Acordeon, com que cantou recentemente a música 'Rainha do Vale': "Sempre me tratava com carinho e quando me via gritava 'lá vem meu conterrâneo do Vale do Piancó". Veja

"O forro se veste de luto e todos os forrozeiros chora a morte de um de seus maiores expoente o cantor e compositor Pinto do acordeon. É grande as homenagens em rede sociais em forma de despedida a Pinto do acordeon que deixou um grande legado musical., o cantor e compositor itaporanguense queda amigo de Pinto diz que o forro autêntico fica mais pobre musicalmente e culturalmente toda vez que um grande mestre parte para outro plano espiritual., que foi o caso de Pinto do Acordeon que sempre me tratou com muito carinho e consideração., quando me via gritava de longe dizendo: lá vem meu conterrâneo do Vale do Pianco., é da quarta geração do forró é nosso forro tá garantido por mais ums 100 anos. É assim que quero me lembro desse que além de amigo foi um grande professor", falou o cantor itaporanguense Moreira Filho que se apresentou recentemente com Pinto do Acordeon cantando a música 'Rainha do Vale'.
Natural de Conceição, no Sertão do estado, Pinto do Acordeon ficou conhecido por participar de apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga. A carreira solo começou em 1976. Ele é autor e intérprete de várias canções que marcaram a cultura nordestina, como Neném Mulher, Paixão de Beata, Matuto Teimoso e Engenho Velho.
Além de artista, Pinto do Acordeon foi vereador de João Pessoa, em mandato que durou de 1993 a 1997. Em julho do ano passado, a obra de Pinto do Acordeon se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. Ainda em 2019, o artista recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba.
O corpo de Pinto do Acordeon será velado em João Pessoa, em um cemitério particular, e enterrado na cidade de Patos, no Sertão. A previsão é de que o corpo do artista chegue à capital paraibana por volta das 16h desta terça-feira (21).

Eleições 2020: Enquete aponta disputa acirrada entre Paulinho de Zié X Divaldo em Itaporanga; novo e ficha limpa, o nome do Cidadania vem forte pra vencer o prefeito

O resultado mostra que Paulinho de Zié é o nome das oposições com
potencial de reunir meios capaz de vencer o prefeito Divaldo
Nome novo, ficha limpa e ganhando visibilidade a cada dia, o empresário Paulinho de Zié, filiado ao partido Cidadania, é a surpresa positiva nas eleições deste ano em Itaporanga, no Vale do Piancó. Enquete do site enquetes.com.br e encerrada nesta segunda (20), que ficou no ar durante 48 horas, mostra cenário de disputa acirrada entre Paulinho de Zié e o prefeito Divaldo Dantas (DEM), que busca a reeleição. 
O resultado aponta para uma campanha com alto grau de indefinição na disputa pela prefeitura local, que é até típico em se tratando de Itaporanga - único município na Paraíba que nunca reelege prefeito. Essa virtude política tem a ver com a independência e altruísmo de um povo cansado de ser enrolado por gestores de plantão.
Paulinho de Zié e Divaldo tiveram 35% (de um total de 1.178 votos) cada um na votação. Até equipe de marquetagem do prefeito sabe que a tendência é cair. Enquanto um nome novo tem um caminho inteiro pela frente para caminhar e crescer. O ex-prefeito Audiberg Alves (PDT) teve 15%, cuja candidatura não tem empolgado os itaporanguenses. Já o atual presidente da câmara Neném de Adailton (Psol) ficou com 12%. 
Inteligente, o itaporanguense mostra que não quer continuar no erro presente, mas olhar para o futuro. E olhando para o futuro, das oposições emergiu um nome novo e qualificado para adentrar nos lares e poder olho no olho do cidadão comum pedir uma oportunidade para dar jeito aos desmandos que se sucedem em Itaporanga há várias gestões. 
O elemento novo no cenário eleitoral em Itaporanga vai tirando o favoritismo que se via meses atrás em outras praças partidárias. Paulinho de Zié, desde que se lançou na disputa há pouco mais de dois meses, faz movimentações para fortalecer seu palanque seguindo orientação do partido e da coordenação de campanha e nos próximos dias apresentará muitos reforços. Desde o ano passado, o município viu movimentações que alteraram cenário eleitoral constantemente.
O nome de Paulinho de Zié vem sendo inflado, sobretudo, nos meios empresarias e camadas mais desassistidas. Analisando friamente os números e apesar da enquete não possuir valor científico de pesquisa, um dado que chama a atenção é realmente o surgimento de uma opção nova que está sendo bem absorvida pela população, saturada dos políticos tradicionais e da velha política. 

O resultado da enquete foi o seguinte: 

Divaldo Dantas : 35,99% (com 424 votos de um total de 1.178 votos)

Paulinho de Zié: 35,74% (com 421 votos de um total de 1.178 votos)

Audiberg Alves: 15,28% (com 180 votos de um total de 1.178 votos)

Neném de Adailton: 12,99% (com 153 votos de um total de 1.178 votos)

Paraíba de luto: Morre aos 72 anos Pinto do Acordeon...

Morreu na madrugada desta terça-feira (21), aos 72 anos o paraibano de Conceição Pinto do Acordeon. O cantor estava em São Paulo e lutava contra um câncer na bexiga. De acordo com informações, o corpo de Pinto do Acordeon deve chegar à Paraíba ainda nesta terça-feira (21), onde será velado e enterrado. 
Nas redes sociais, a morte de Pinto do Acordeon foi dita como " a partida de um grande mestre, de um grande pai, avô e amigo". "É com grande pesar que venho anunciar a partida de um grande mestre, de um grande pai, avô e amigo. O céu hoje recebe uma grande estrela, foi-se mestre Gonzaga, foi-se mestre Sivuca, foi-se mestre Domingos e agora o céu recebe esse grande ídolo, Pinto do Acordeon. Que estará eternizado em nossos corações e em sua grande obra. Descanse em paz"!
Ainda não há informações sobre o velório e enterro do cantor.
Pinto do Acordeon era natural de Conceição, no Vale do Piancó. Gravou seu primeiro LP em 1976 e na atualidade detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome (entre CDs e LPs), já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Um de seus sucessos, “Neném Mulher”, ficou consagrada na voz de Elba Ramalho e foi tema da telenovela Tieta.
Pinto foi eleito vereador de João Pessoa, capital da Paraíba, para exercer o mandato entre os anos de 1993 e 1997. Em setembro do ano passado a Secretaria de Estado da Cultura concedeu o título de "Mestre das Artes Canhoto da Paraíba" para o cantor Pinto do Acordeon.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Aliança PV/Cidadania em JP: Nome de Socorro Gadelha agrada governo do Estado [único aceito por João Azevedo] e Cartaxo não pode fazer objeções

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) lançou 4 opções de pré-candidatos e candidatas no tabuleiro eleitoral, mas o governo do Estado [vide governador João Azevedo] só simpatizou com uma; Socorro Gadelha.
Como a pré-candidatura de Socorro Gadelha foi lançada pelo próprio prefeito, ele nem poderá fazer objeção para concretizar a aliança com o Cidadania do governador João Azevedo. Se assim fizer, é porque Socorro nunca foi uma opção, servindo apenas de cortina de fumaça.
Além disso, Socorro Gadelha é muito ligada ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, comandante do PP, de quem foi secretária nacional do Minha Casa Minha Vida à época em que ele era ministro das Cidades, o que pode redundar numa tríplice aliança: PV/Cidadania/ PP. Socorro foi também secretária no governo Cássio, que poderia render ainda uma ponte com o PSDB.
Neste caso, uma chapa bastante forte na sucessão municipal em João Pessoa. 

Jacó Maciel deve assumir cadeira na AL com a efetivação de Anísio Maia

O segundo suplente de deputado, Jacó Maciel, deve assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba com a efetivação do deputado Anísio Maia (PT) na Casa devido a morte do deputado Genival Matias (Avante), ocorrida no domingo (19), e a licença do deputado Júnior Araújo que ocupa atualmente o cargo de chefe da Casa Civil do Governo do Estado.
Com a ida de Anísio Maia para o Poder Legislativo Estadual, Jacó passa a ser primeiro suplente da coligação Avante, PT e Pros, nas eleições de 2018. Jacó obteve 20.381 votos.

Governador João Azevêdo dá o último adeus e presta homenagem a Genival Matias

O governador João Azevêdo compareceu ao velório do deputado estadual Genival Matias na manhã desta segunda-feira (20) na Asembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), onde deu o último adeus ao deputado estadual que faleceu nesse domingo (19) em Pernambuco após sofrer um AVC Hemorrágico.
João ressaltou a amizade que tinha com Genival e diz que a Paraíba sofre uma grande perda com a partida do deputado. “Na verdade a Paraíba perde um jovem político que tinha uma capacidade acima de tudo de articulação, com espírito de conciliação e união que foi o que norteou a sua vida e eu pessoalmente perco um amigo que esteve este tempo todo compartilhando conosco os caminhos que a paraíba precisa tomar em termos de política. São fatalidades que não dá pra nossa compreensão tão pequena de ser humano entender. Mas Deus sabe o que efetivamente faz e traça pra cada um. Momento de extrema tristeza para todos nós, a falta que Genival vai fazer não só para sua família que sofre com essa grande perda, mas enquanto político, espírito renovador, de construção. O Avante é um partido que ele construiu com toda a sua força, ou seja é um momento de muita dor para todos nós” lamentou o governador.
O corpo de Genival foi veleado na manhã desta segunda-feira (20) na ALPB sob clima de bastante comoção.

Velório do deputado Genival Matias acontece até às 10h na ALPB, depois segue para Juazeirinho onde prossegue o velório e ocorre o sepultamento nesta terça-feira...

O corpo do deputado estadual Genival Matias está sendo velado desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20) no Hall principal da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O corpo dele chegou ao Aeroporto Castro Pinto por volta da meia-noite. Em seguida, o corpo será levado para Juazeirinho, no Seridó, onde o velório terá continuidade no ginásio de esportes da escola Marechal Almeida Barreto.
O parlamentar faleceu aos 53 anos, nesse domingo (19), no estado de Pernambuco após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. Em um clima de dor e comoção, familiares, amigos, colegas de trabalho e correligionários se reúnem para dar o último adeus a Genival.
A ALPB segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com a disponibilização de dispensers de álcool em gel, tapetes sanitizantes e aferição de temperatura. Também só poderá permanecer no local os familiares do deputado e amigos próximos. As demais pessoas, que quiserem prestar a última homenagem a Genival, apenas poderão passar pela hall da Casa, entrando pela entrada principal e saindo pelo acesso à Assembleia da avenida Duque de Caxias.

Sobre a morte 

Genival, que também é vice-presidente da Assembleia, teve um AVC hemorrágio, apontou a perícia, neste domingo (19) enquanto pilotava um jet-ski em direção a uma ilha no litoral pernambucano.
Uma tentativa de resgate foi feita pelo deputado Felipe Leitão e amigos que estavam junto a Genival no momento, mas ele não resistiu.

Luto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto de sete dias e suspendeu as atividades por mesmo período, por conta do falecimento de Genival Matias, que estava em seu terceiro mandato e ocupava a 1ª vice-presidência do Poder Legislativo Paraibano. 
O governador João Azevedo, o presidente das ALPB Adriano Galdino e diversas autoridades prestaram homenagens ao parlamentar. “Neste momento de dor para toda a família, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Genival, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, disse o presidente da ALPB, Adriano Galdino.
Genival tornou-se deputado estadual em 2010, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), foi reeleito em 2014 e chegou ao terceiro mandato em 2018 com 26.777 votos, pelo Avante, partido que ocupava a presidência estadual.
Empresário do ramo da mineração e da construção civil, herdou a política de seu pai, o juiz federal Genival Matias, que foi vice-prefeito de Juazeirinho, no Seridó paraibano. Era irmão do atual prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, e pai da vice-prefeita Anna Vigínia.

domingo, 19 de julho de 2020

Decretado luto de sete dias e suspensão das atividades na ALPB devido a morte de Genival Matias; Corpo será velado no Salão Nobre da AL e sepultado em Juazeirinho

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto de sete dias e suspendeu as atividades por mesmo período, por conta do falecimento do deputado Genival Matias, ocorrido neste domingo em Pernambuco, após sofrer mal súbito vindo e cair de um Jet ski. Genival estava no seu terceiro mandato e atualmente era vice-presidente da ALPB.
O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, disse estar extremamente consternado com falecimento prematuro de Genival, um irmão que a vida pública lhe deu. Galdino também prestou solidariedade aos familiares e amigos.
“Neste momento de dor para toda a família, nos solidarizamos com os familiares e amigos de Genival, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, disse o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

O corpo do deputado estadual Genival Matias (Avante) será sepultado na cidade de Juazeirinho, onde o prefeito Bevilacqua Matias é seu irmão e a vice-prefeita Anna Virgínia sua filha. Ainda estão vendo a possibilidade do corpo ser velado no salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba, com a presença restrita de familiares e amigos em razão da pandemia do covid.
O corpo de Matias foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Recife para passar por necropsia e os médicos legistas identificarem a verdadeira causa da morte.

Felipe Leitão conta detalhes do momento da morte de Genival Matias e relata tentativa de reanimação

O deputado estadual Felipe Leitão relatou, neste domingo (19), detalhes da fatalidade que levou a óbito o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Genival Matias, após sofrer um mal súbito no litoral pernambucano.
Felipe relatou que saiu da costa em um jet-ski, ao lado de Genival, que seguia em outro veículo do mesmo tipo, em direção a uma ilha. Em certo momento, Genival decidiu voltar à costa: “aí eu continuei seguindo, depois eu disse ‘vou voltar com ele’, quando eu voltei eu olhei e ele veio caindo e sofreu um mal súbito, acho que um infarto, caiu sozinho”.
Leitão disse que pulou para resgatar Genival: “peguei ele pelos cabelos, coloquei em cima do jet-ski, depois veio a lancha, mas ele já estava desfalecido”, disse.
Uma tentativa de reanimação foi feita em cima da lancha, por marinheiros, disse o deputado.  Ele ainda confirmou que o seu pai, Mikika Leitão, estava na lancha, e em nenhum momento correu perigo de morte.
Logo após, Genival ainda foi encaminhado para um hospital de Recife. O corpo seguiu para o IML, antes de ser liberado para voltar à Paraíba.

João Azevêdo e autoridades demonstram pesar pela morte de Genival Matias...

Logo após a confirmação da morte do deputado federal Genival Matias, 53 aos, diversas autoridades começaram a demonstrar pesar pelo falecimento precoce do político.

João Azevêdo

O governador João Azevêdo lamentou, com profundo pesar, a morte prematura do vice-presidente da Assembleia Legislativa, Genival Matias, ocorrida neste domingo (19). O chefe do executivo paraibano decretou, ainda, luto oficial de três dias.
“Que neste momento de luto e tristeza, Deus possa confortar sua família e aliviar a dor de todos os que gozaram do seu convívio”, lamentou João Azevêdo.

Senador Veneziano Vital 

“De certo como eu, muitos paraibanos estão ainda perplexos diante da notícia, que há poucas horas soubemos, da morte do deputado Genival Matias. E eu quero aqui registrar o meu mais profundo pesar, pelos laços profundos de amizade e vínculos, muito mais do que relações políticas, se deram com relações familiares com Genival e seus entes, uma figura muito distinta. Isso eu falo do lado pessoal, pois também tem o lado politico, como um grande articulador que sempre serviu ao povo do Cariri e de outras localidades. Eu quero aqui transmitir minhas condolências”, disse Veneziano em trecho do vídeo.

Luciano Cartaxo

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lamentou o falecimento precoce do deputado estadual, Genival Matias. Vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e presidente estadual do Partido Avante, ele sofreu um mal súbito, vindo a falecer, em Recife.

“Lamentamos o falecimento de Genival Matias, um parlamentar que vinha exercendo um bom trabalho em defesa dos interesses do paraibanos, e que nos deixou neste domingo de forma inesperada e precoce. Desejamos serenidade à família e amigos, pedindo a Deus que conforte seus corações e dê forças para superar a perda”, declarou.

Aguinaldo Ribeiro

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro vem a público manifestar o seu profundo pesar pelo falecimento precoce de Genival Matias, presidente estadual do Avante e também deputado estadual da Paraíba.
“Lamentamos profundamente o falecimento de um político tão jovem e atuante. Que Deus possa confortar familiares e amigos nesse momento de dor e dê forças para superar a perda inesperada”, declarou.

Deputado Wilson Filho 

“Hoje perco um grande amigo, um companheiro de Parlamento. Rogo a Deus para que conforte os familiares e os amigos e o acolha em um bom lugar”, lamentou.

Tovar Correia Lima

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) lamentou o falecimento prematuro do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Genival Matias, ocorrido neste domingo (19) em decorrência de um mal súbito. Segundo o parlamentar, Genival deixa o seu legado dentro da política paraibana.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de um amigo, um colega de parlamento. Neste momento de tanta dor, peço a Deus conforto para amigos e familiares de Genival e externo o meu sentimento de pesar por essa partida prematura”, disse Tovar.

Camila Toscano

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) lamentou o falecimento do colega de Parlamento e vice-presidente da Casa Epitácio Pessoa, Genival Matias. Ele morreu em decorrência de um mal súbito neste domingo (19), no litoral pernambucano.

A parlamentar externou sentimento de pesar pelo falecimento de Genival. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do nosso vice-presidente. Que Deus traga conforto para amenizar a dor da família e amigos”, disse.

Eduardo Carneiro

“Hoje o dia está mais triste com a notícia do falecimento de Genival Matias. Peço ao bom Deus força e conforto à família para superar este momento de tanta dor”. A fala é do deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) ao lamentar o falecimento do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Genival Matias, ocorrido neste domingo (19).

Eduardo afirmou que Genival era um homem de diálogo, agregador, que era admirado pela sua trajetória como político e como empresário. “Recebi com muita tristeza a notícia da morte precoce deste amigo que a Assembleia me deu. Neste momento, externo votos de pesar a família por essa grande perda”, destacou.

Adriano emite nota sobre o falecimento de Genival Matias e presta solidariedade aos familiares e amigos

A ALPB publicou uma nota para comunicar o Falecimento do vice-presidente da Casa 'Epitácio Pessoa', Genival Matias, na tarde deste domingo (19), Adriano Galdino, presidente da Assembleia diz que Genival era um irmão que a vida pública lhe deu., e presta solidariedade aos familiares. 

Confira na íntegra: 

É com profundo pesar que a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vem a público comunicar o falecimento do deputado estadual Genival Matias, vice-presidente da Casa Epitácio Pessoa. De acordo com as primeiras informações, o deputado estava em um passeio de jet ski em Pernambuco e sofreu um mal súbito vindo a óbito.
Ainda segundo informações preliminares não se tratou de um acidente como já se especula e também não há outras vítimas.
O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, disse está extremamente consternado com falecimento prematuro de Genival, um irmão que a vida pública lhe deu. Galdino também prestou solidariedade aos familiares e amigos.

Deputado Genival Matias morre após sofrer mal súbito em passeio de jet-ski, em PE; deputado Felipe Leitão e seu pai Mikika estavam no passeio, mas passam bem...

O deputado Estadual, Genival Matias (Avante), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa, morreu por volta das 10h30 deste domingo (19) após ter um mal súbito durante passeio marítimo na praia de Serranbi, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Genival tinha 53 anos e estava com a família e amigos.
Genival passeava de jet-ski em companhia do também deputado Felipe Leitão, que seguia em outro jet ski junto com pai e ex-deputado Mikika Leitão, e uma lancha os acompanhava. De repente, Felipe notou que Genival começava a amolecer em cima do jet-ski e, de repente, caiu na água. Imediatamente, ele foi retirado pois estava usando colete salva vidas. 
Em seguida, o colocaram na lancha e seguiram para um hospital em Recife enquanto tentavam reanimar o deputado, mas ele já chegou morto. Genival é irmão do prefeito Bevilacqua Matias e pai da vice-prefeita Anna Virgínia Matias, ambos do município de Juazeirinho. 
O prefeito Bevilacqua está no Recife tratando do traslado do corpo do irmão para o sepultamento. Bevilacqua disse trata-se de grande perda, para a família, Juazeirinho e toda a Paraíba, pois Genival era uma homem bastante inteligente e de um espírito público impar. Com a morte de Genival, quem assume sua cadeira na ALPB é o suplente Anisio Maia ((PT).
Além de membro da Mesa Diretora, Genival Matias compunha a Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência. Empresário do ramo da mineração e da construção civil, Matias herdou a política de seu pai, o juiz federal Genival Matias, que foi vice-prefeito de Juazeirinho, no Seridó paraibano. O parlamentar também era presidente estadual do partido Avante. Ele deixa esposa e seis filhos.
Por ironia do destino, antes de morrer, Genival fez uma última postagem no seu perfil, no Facebook, lamentando a morte do engenheiro, Marcos Túlio, vítima da Covid-19.