sábado, 4 de agosto de 2012

Confira artigo do Dr. Iasley Almeida - 'Itaporanga Politizada'

* Dr. Iasley Almeida
A cada dia tenho a certeza que Itaporanga está se tonando uma cidade politizada, onde os cidadãos passam a ter conhecimento e serem mais conscientes de seus direitos e deveres políticos.
Não confundamos Política com Politicagem. A Política é intrínseca a nossa vida em sociedade e consiste na organização, gestão e administração dos negócios e bens públicos. Sob uma ótica político-democrática é a atividade dos cidadãos para a escolha dos desígnios de seu município, estado ou país, seja exercendo sua capacidade eleitoral ativa, através do voto, seja se candidatando a um dos cargos que decidirão a concretização dos anseios sociais.
A Politicagem fundamenta-se em mecanismos vis de troca de favores e discussões pessoais sem qualquer preocupação com o povo e com o que é do povo. É a política mesquinha de interesses pessoais. 
Em uma política baseada em um espírito democrático não existe separação de grupos por instrumentos e inimigos. Pois o que se está em jogo é comando dos interesses e ideias de bens públicos em busca de uma situação ideal de convívio social, asseguradas as garantias primordiais do ser humano: a saúde, a educação, a segurança, o lazer, etc.
é hora de refletir. Decidir qual destino que cada um de nós quer para nosso município, decisão esta baseada em um juízo de satisfação coletiva e de se exigir o cumprimento dos nossos direitos assegurados por lei e pela Constituição Federal.
Em um processo de evolução político-social as vezes precisamos de renovação e oxigenação dos mecanismos propulsores da engrenagem pública. Destravar uma administração que não oferece ou não consegue oferecer os aparatos para concretização dos anseios da sociedade itaporanguense.
Basta apenas circular pelas ruas e bairros de Itaporanga e conversar com as pessoas para que possamos identificar as reivindicações mais prementes e escolher e implementar as medidas mais adequadas para solucioná-las.
* Delegado de Polícia Civil e Professor Universitário

Dr. Élio Ribeiro inaugurou comitê de campanha em Santana dos Garrotes

O candidato a prefeito Élio Ribeiro (PT) do município de Santana dos Garrotes, pela coligação 'Unidos Pela Força da Palavra', inaugurou seu comitê de campanha com uma grande festa. Candidatos a vereadores da coligação, líderes políticos locais, além de vários manifestantes favoráveis a candidatura de Dr. Élio e de seu vice José Paulo (PMDB), compareceram ao local do evento para prestigiarem a abertura oficial do comitê que servirá de apoio a coligação. 
Ao fazer uso da palavra, Dr. Élio agradeceu a presença de todos e disse que Santana dos Garrotes clama por mudança. "Vamos dar ao povo de Santana a mudança que a cidade precisa. Com o apoio de todos iremos fazer um governo voltado, principalmente, para os mais carentes", disse. (com Ascom)

foto 13
foto 9foto 2foto 6foto 181ELIO FALA
i

Reitora Marlene Alves denuncia retaliação do governador RC: “Ele está tentando inviabilizar a UEPB”

A reitora [itaporanguense] Marlene Alves (UEPB) está acusando o governador Ricardo Coutinho de "tentar inviabilizar a Universidade Estadual da Paraíba". Adiante, ela completa: "Mas, ele pode estar certo de uma coisa: nós vamos resistir. Ele não conseguiu nos intimidar. A UEPB é muito maior do que ele". Há dois dias, o governador acionou o Ministério Público contra a reitora, acusando de prática de improbidade e nepotismo em contratações.
Segundo Marlene, "todos os atos da UEPB são públicos, estão ao alcance da população e são absolutamente legais, nós nada temos a temer de um governador que não cumpre a Lei da Autonomia, não cumpre o orçamento da Instituição e não respeita a comunidade acadêmica". Adiante, rebate a acusação de prática de nepotismo: "Ele se refere ao meu esposo. Mas, ele precisa saber que meu esposo é concursado e foi eleito no voto chefe de departamento, não tem nada de nepotismo".
Na avaliação de Marlene, o governador decidiu acionar a UEPB junto ao Ministério Público, porque foi obrigado pela Justiça a publicar homologação dos dois concursos públicos realizados pela Instituição: "Nós precisamos impetrar três representações para que ele publicasse a homologação desses concursos. Nas duas primeiras ações, ele perdeu, mas não cumpriu, nessa última foi obrigado por causa de uma multa diária de R$ 1,5 mil".
Outra revelação: "O governador tentou, inclusive, anular o concurso, depois as contratações dos concursados. Não sabemos por que ele é contra concurso público na UEPB. Aliás, nós não sabemos por que ele é contra a Instituição, que tenta a todo custo inviabilizar. Essa sua perseguição é cruel e absolutamente irracional. Então, estamos determinados a reagir, porque estamos defendendo a legalidade e um patrimônio da Paraíba. Ele por vir do jeito que quiser". (com HelderMoura)

Justiça Eleitoral tem até amanhã para julgar registros de candidaturas

Os juízes eleitorais têm até este domingo (5) para julgar os pedidos de registros de candidaturas de políticos que pretendem disputar as eleições deste ano. O calendário eleitoral prevê que até amanhã, "todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões perante o juízo eleitoral". De acordo com o Sistema de Registro de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, 12.318 candidatos solicitaram registro de candidatura. Os candidatos que tiveram seus registros negados podem entrar com recursos contra as decisões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Prefeita Flávia Galdino mostra força mais uma vez e governo desfaz nomeação de Edvaldo Jr três dias após tê-lo nomeado para a SEAP

Não demorou mais que três para que o Governo do Estado desfizesse ato de nomeação do advogado Edvaldo leite de Caldas Júnior. Nomeado na última quarta-feira (1º) para a Chefia de Gabinete da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, o jovem acaba de ser exonerado por meio do AG 3.857 assinado pelo governador e publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial.
Ao saber da nomeação, a prefeita Flávia Galdino se impôs como liderança política e apoiadora do governo no município de Piancó ao exigir a exoneração do seu adversário político, filho do ex-prefeito Edvaldo Leite que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Sales Lima (Democratas). Isso sem falar que trata-se de um cargo que está instalado em João Pessoa. Imagina se fosse em Piancó.
Flávia deu uma maioria esmagadora de votos ao governador, quando das eleições de 2010, e, por isso, sabe como ninguém impor sua liderança seja para defender o Piancó ou até mesmo para manter e trocar ocupantes de cargos na estrutura administrativa estadual.
A gestora não engoliu nem admitiu que um adversário seja nomeado para cargo no estado sendo ela apoiadora do governo e tendo o partido do próprio uma candidata ao poder local. Mostrou força mais uma vez!

Estátua de Padre Cícero está em processo de tombamento

Estátua de Padre Cícero está em processo de tombamento
Estátua de Padre Cícero está em processo de tombamento pelo Iphan, em Fortaleza

A estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte, centro de peregrinação no Nordeste, está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O mesmo Instituto abriu processo para registrar como bem imaterial as festas de Santo Antônio, em Barbalha, e as Romarias, em Juazeiro do Norte, ambas no Cariri cearense. Os três processos são acompanhados pelo Ministério Público Federal no Ceará. Neste sentido foi aberto um procedimento administrativo pelo procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol.
Para o procurador existe a necessidade de conservar a Estátua de Padre Cícero, monumento, construído em homenagem a um dos ícones da religião e política do Nordeste brasileiro e leva anualmente milhares de romeiros ao alto da colina do Horto, onde está a estátua que mede 27 metros de altura.
Sobre às celebrações de cunho religioso, Rafael Rayol destaca que o decreto 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro. Este decreto determina que este atos religiosos podem ser registradas no Livro de Registro das Celebrações, em que são inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.
A previsão é que o Iphan conclua os processos até o final do primeiro semestre de 2013. O processo mais aguardado é do tombamento da estátua que prevê ainda a preservação da Casa dos Milagres, próximo à Capela do Socorro, onde Padre Cícero foi enterrado. O Iphan e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão fazendo levantamentos para fundamentar os tombamentos.
(com Estadão)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amigos e colegas do SAMU/Piancó fazem festa surpresa para Neguinho Marinheiro pela passagem do seu aniversário

Uma singela festa surpresa foi organizada, na noite de ontem, pela equipe do SAMU/Piancó em comemoração a passagem de mais um aniversário do enfermeiro José Luiz - mais conhecido por Neguinho Marinheiro ou Neguinho do SAMU, como queiram. Seus colegadas de trabalho se reuniram, ornamentaram bolo e cantaram parabéns em clima de muita alegria e descontração.
Como estávamos lá presenciamos o momento e deixamos nosso abraço no aniversariante, amigo e parente. Erotildes Maria, sua irmã, era uma alegria contagiante. Quem esteve também presente fazendo questão de deixar o seu abraço foi a jovem e simpática Neguinha Tomaz, que concorre a Prefeitura de Piancó pela coligação 'Continuando em Boas Mãos', que recebe o apoio da prefeita [já reeleita] Flávia Galdino.
Neguinho Marinheiro é candidato ao cargo de Vereador pelo PSD, que faz parte da mesma coligação. Na oportunidade trocamos alguns minutos de prosa, abordamos temas diversas, em particular, claro, sobre política e a campanha propriamente dita. Confira, abaixo, momentos da comemoração da galera:
Galera animadíssima comemorando mais um aniversário de Neguinho... 
Abraços: Acima, o editor com Neguinho e Erotildes; abaixo, com a amiga [prefeitável] Neguinha Tomaz... 


Governador RC decide acionar reitora Marlene Alves, da UEPB, por improbidade junto ao Ministério Público

O governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu abrir mais outra frente de batalha contra a magnífica reitora da Universidade Estadual da Paraíba, a professora itaporanguense Marlene Alves. O procurador-geral Gilberto Carneiro acaba de de acionar a UEPB por improbidade administrativa junto ao Ministério Público Estadual. Na denúncia, a reitora é acusada pela Procuradoria por prática de nepotismo, contratação indevida e favorecimento de funcionários. A acusação já se encontra em poder do promotor Hebert Targino (Educação) em Campina Grande, a quem cabe encaminhar o processo.
Segundo a denúncia, os atos da reitora implicaram em um aumento significativo de despesas da instituição da ordem de R$ 37 milhões (aumento de 38% na folha de pessoal, entre 2008 e 2011), gastos sem a devida autorização do Poder Legislativo. Marlene Alves, já notificada pelo Ministério Público, terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa. O promotor já avisou em Campina que a reitora poderá responder por crime de improbidade, desobediência (caso não apresente sua defesa) e prevaricação.
Existe um contencioso entre o governador e a reitora, desde o início do ano passado. Marlene acusa Ricardo Coutinho de não repassar os recursos previstos na lei de autonomia da UEPB, uma diferença a menos que já estaria na casa dos R$ 120 milhões. De forma surpreendente, o Diário Oficial do Estado, na edição desta quinta-feira (3), trouxe a relação dos aprovados nos concursos públicos da UEPB, que há muito era cobrado pela reitora. As vagas são para o quadro técnico administrativo e para docente. (com HelderMoura)

Ex-prefeita Daguia, candidata a prefeita de Nova Olinda que teve registro indeferido pela justiça pede renúncia

candidata
A ex-prefeita de Nova Olinda Maria Galdino Irmã (Democratas), que disputava a prefeitura novamente pela coligação "De Volta ao Progresso" renunciou ontem (2) a sua candidatura devido ter tido sua postulação indeferida pela Juíza Eleitoral da 66ª Zona, Drª Luciana Rodrigues Lima, que acatou pedido do Ministério Público Eleitoral, representado pela promotora Drª Geovanna Patrícia de Queiroz Rego, com base na Lei de Inelegibilidade (Lei 64/1990).
A promotora alegou que o deferimento do pedido de registro de candidatura, exige-se que o candidato ao cargo eletivo preencha uma série de requisitos, tendo de perfazer todas as condições de elegibilidade, bem como não incidir em quaisquer das hipóteses de inelegibilidade. Maria Galdino, mais conhecida como Daguia, teve uma ação de investigação judicial (AIJE - Processo nº 08/2008) julgada procedente pelo Juízo da 66ª Zona Eleitoral em face da mesma, aplicando "a sanção de inelegibilidade aos impugnados Maria Galdino Irmã e João Pinto Ramalho para as eleições que se realizarem nos 3 (três) anos subsequentes à eleição em que se verificou (05/10/2008), fundamento do art. 22 da Lei complementar (LC 64/90)..."
Também se verificou "que a impugnada foi condenada por captação de sufrágio e abuso de poder econômico e político, com a decisão já transitada em julgado, amoldando-se o caso em apreço às causas de inelegibilidade insertas no art. 1º, I, "d" e "j" da Lei Complementar nº 04/90, razão que impõe o desacolhimento de seu registro de candidatura". Com a renúncia de Daguia, até agora, não se sabe se o Democratas irá indicar um substituto. (com catingueiraonline)

Greve de universidades federais vai continuar, diz Andes-SN

Após 78 dias de greve, estudantes das universidades federais do país continuam sem perspectiva de volta às aulas. Segundo a presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Marinalva Oliveira, a expectativa da categoria é “fortalecer a greve” e continuar “insistindo nas negociações”. “Nós acreditamos que ninguém vai voltar a trabalhar”, disse.
Das quatro entidades que representam os docentes federais de ensino superior, três se recusaram a firmar acordo com o governo. Apenas a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) aceitou a proposta, que prevê reajustes de 25% a 40% e redução do número de níveis decarreira de 17 para 13.
No entanto, a federação representa apenas sete universidades. Destas, uma não aderiu à greve. Das seis restantes, apenas uma, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, aceitou a oferta do governo. As demais seguem em paralisação.
Os representantes do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) também não concordaram com a nova oferta. Dados do Andes-SN e do Sinasefe apontam que a paralisação atinge 57 das 59 universidades federais, além de 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica. (com AgênciaBrasil)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Justiça indefere candidatura de Berguim devido inelegibilidade de Will; coligação tem até domingo para apresentar outro vice ou recorrer ao TRE e aguardar julgamento

Audiberg tem até domingo (5) para apresentar outro nome para compor sua chapa, ou, então, recorrer ao TRE e aguardar julgamento mas arriscando sua candidatura, já que a decisão poderá ser mantida. 
A juíza eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Drª Andréa Carla Nunes Galdino, indeferiu a candidatura da coligação 'Renovar, é Preciso' que tem como candidato a Prefeitura de Itaporanga o professor Audiberg Alves [Berguim, PTB]. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (2).
O motivo foi a impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral e acatada pela magistrada quanto a permanência do candidato a vice-prefeito, Will Rodrigues (PDT) que está inelegível, segundo o MPE, por duas razões: teve sua filiação partidária cancelada por duplicidade de filiação partidária e está na relação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de ex-gestores que tiveram contas reprovadas. Will teve um convênio, à época em que exerceu o segundo mandato [2001-2004] de prefeito em Itaporanga rejeitado pelo o TCE.
Berguim tem até o próximo domingo (5) para substituir Will por outro nome e ter o registro de sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, ou então recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e aguardar o julgamento mas pondo sua candidatura em risco já que a decisão poderá ser mantida. 
Enquanto isso, até o momento apenas as candidaturas do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), candidato à reeleição, e de Sousa Neto (PRB) estão aptas a disputa eleitoral já que ambas foram deferidas pela Justiça Eleitoral.
Leia também outras matérias exclusivas do Blog, do ano passado pra cá, que alertavam para isso:
Decisão judicial põe em xeque possíveis candidaturas do ex-prefeito Will e de seu neto Zé Armando, que tiveram título eleitoral cancelado; classe política aguarda desfecho final pra semana que vem
Exclusivo: ex-prefeito Will tem recurso indeferido pela Justiça Eleitoral que mantém cancelada filiação partidária impedindo sua permanência como candidato a vice de Audiberg; desfecho final será decido no TRE
Vereador Herculano Pereira tira o PPS do controle do ex-prefeito Will e já convoca filiados para convenção neste domingo quando pretende assumir diretório

Neste sábado serão inaugurados dois comitês da campanha de Alexandre Braga em Conceição

A coordenação de campanha do candidato a prefeito de Conceição Alexandre Braga (PDT), que tem como vice o advogado Dr. Cícero, programa para este sábado (4) a inauguração de dois comitês da coligação "Esperança que se Renova". O primeiro a ser inaugurado será o comitê central, que funcionará ao lado do Banco do Brasil, e o segundo - o comitê jovem, que funcionará em frente à casa de Alexandre.
O evento comerá às 9h da manhã com uma caminhada pela feira livre, que contará com a presença de Alexandre e Dr. Cícero, além de todos os candidatos a Vereador da referida coligação. Segundo a coordenação de campanha, após a caminhada os comitês serão inaugurados com a participação da militância. (com Ascom)

Secretário estadual da Educação diz que diretores que não cumprirem metas poderão ser exonerados

O secretário estadual da Educação, Harrison Targino, disse em entrevista concedida ao Polêmica Paraíba que os diretores de escolas que não cumprirem metas, também podem ser exonerados. "Agiremos quando for necessário intervir em qualquer escola pela necessidade do bem público", afirmou. O secretário disse ainda que não há caráter eleitoreiro nas exonerações: "Não há nenhuma política de demissões". 
Confira o áudio:

Mais de 5 mil sousenses vão às ruas declarar apoio a Lindolfo e Johanna em comício que contou com a presença do senador Cássio

Mais de cinco mil pessoas compareceram ao comício da Coligação Sousa Unida (Democratas, PDT, PTB, PSL, PTN, PPS, PSB, PSDB, PSD, PP, PV, PCdoB e PTdoB), na noite de ontem, no centro do município de Sousa. Os candidatos a prefeito Lindolfo Pires e a vice-prefeita Johanna Estrela chegaram ao local do evento de mãos dadas com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e com o prefeito Fábio Tyrone, além do ex-prefeito João Estrela. 
Presença ilustre no comício, o senador Cássio defendeu a continuidade das ações iniciadas por Tyrone em Sousa. Segundo ele, Lindolfo Pires dará continuidade ao que está funcionando bem e implantará ações inovadoras para o futuro da população do município. "Estamos todos aqui reunidos pelo verdadeiro amor a Sousa. Quem ama cuida, quem ama protege, e quem ama zela. E foi exatamente o que fez o prefeito Fábio Tyrone em Sousa, enquanto os nossos adversários fizeram o contrário", comentou Cássio. 
"É por isso que digo, afirmo e reafirmo que Sousa com Lindolfo eleito ficará ainda melhor", completou.

Cagepa é multada em R$ 500 mil pelo Tribunal Regional do Trabalho

O governo do estado alega que a Cagepa está quebrada e por isso precisa de um empréstimo de R$ 150 milhões para começar a se recuperar. O empréstimo é tema em discussão na Assembléia há pelo menos 2 meses por que a oposição não quer conceder a autorização. Para completar a Cagepa foi responsabilizada subsidiariamente pelo pagamento de quase meio milhão de reais em multa pelo descumprimento de decisão condenatória proferida contra a empresa Noroeste Severino Pires - ME, prestadora de serviços a Companhia.
A decisão foi do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, após analisar recursos da Cagepa contra Ação Civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba. A prestadora de serviços foi acionada pelo MPT por diversas irregularidades trabalhistas. A ação foi uma iniciativa do procurador do Trabalho José Caetano dos Santos Filho. Após esgotados todos os meios possíveis para a cobrança da dívida em relação à devedora principal, o MPT responsabilizou a Cagepa como devedora subsidiária que poderá, posteriormente, postular o ressarcimento dos prejuízos causados pela contratada.
Para o MPT, a administração pública, ao contratar empresas prestadoras de serviço, deve selecionar cautelosamente aquelas idôneas, já que está sujeita a arcar com o ônus de más escolhas. O procurador José Caetano lembra que o inadimplemento do empregador originário dos terceirizados faz surgir sobre a administração pública e responsabilidade subsidiária perante os créditos decorrentes da relação de emprego, "por ser o ente público o real beneficiário da força laboral dos obreiros". (com ascom)

Justiça indefere candidaturas prefeito de Bastos (Pedra Branca), Odoniel (Diamante) e Miguelzinho (Boa Ventura); e de Duvan, Lula da Farmácia e Zé Armando que concorrem a Vereador em Itaporanga


Antônio Batos, Miguel Estanislau e Dr. Odoniel Mangueira
A juíza da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, Drª Andréa Carla Mendes Nunes Galdino, indeferiu várias candidaturas, dentre as quais, a dos prefeitáveis Miguel Estanislau (PMDB), Odoniel Mangueira (PSDB) e Antônio Bastos (PMDB) que concorrem, respectivamente, as Prefeituras de Boa Ventura, Diamante e Pedra Branca. 
A magistrada também indeferiu candidaturas de três [fortes] postulantes ao cargo de Vereador em Itaporanga: João Pereira de Sousa (Duvan, PSD) e Lula da Farmácia (PSDB), que concorrem à reeleição, e do jovem Zé Armando (PSB), neto do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Audiberg Alves (PTB), ainda em julgamento devido a problemas justamente com a postulação da vice.
O vereador Duvan, entretanto, já havia colocado o filho Emanuel [Nel] na disputa como seu substituto, ou seja, não esperou pela decisão da magistrada. Enquanto, Lula da Farmácia almeja conseguir uma liminar para permanecer como candidato, mas caso não consiga já está registrado o nome de Rossane [sua cunhada e esposa do professor Josias Tolentino, gerente da 7ª GRE] para lhe substituir.
A decisão foi publicada hoje (2) atendendo pedido da Promotora Eleitoral, Drª Jamille Cavalcante. Os candidatos podem recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas, antes, tem que conseguir liminar para continuar no embate.

Pagamento do Garantia Safra começa no dia 20 de agosto; agricultores de Emas, Igaracy, Pedra branca, Piancó e Santana dos Garrotes na lista

A partir do dia 20 de agosto, mais de 14 mil agricultores que aderiram ao programa Garantia Safra, em 32 municípios paraibanos, vão receber o benefício de R$ 680,00, dividido em cinco parcelas. Serão disponibilizados aproximadamente R$ 9,5 milhões de reais para amparar os agricultores que tiveram perdas em suas lavouras devido às estiagens. O pagamento é efetuado pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamentos dos programas do Governo Federal. Os agricultores que não possuem o cartão devem procurar uma agência da Caixa munidos dos documentos pessoais (CPF e RG) para receberem o dinheiro e solicitar o cartão.
Recebem o pagamento, a partir do dia 20 de agosto, os agricultores dos municípios de Água Branca, Alagoa Grande, Barra de Santa Rosa, Boa Vista, Cabaceiras, Caiçara, Emas, Gado Bravo, Igaracy, Juazeirinho, Junco do Seridó, Lagoa, Monteiro, Natuba, Nova Floresta, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Prata, Riachão Bacamarte, Santa Cecília, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São Bentinho, São João do Rio do Peixe, São José de Espinharas, São José de Princesa, Soledade, Sumé, Taperoá, Tenório e Vista Serrana.
O Garantia Safra é uma ação de garantia de renda para as famílias agricultoras que vivem em municípios da região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e municípios do Espírito Santo. Com ele, o agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo tem a garantia de receber o seguro, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção de feijão, milho, algodão, arroz ou mandioca.

Governador faz mudanças na cúpula da Secretaria de Segurança; o delegado Cristiano Jacques irá comandar o GOE

A edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial traz várias mudanças na cúpula da Secretaria de Segurança e Defesa Social. Raimundo José de Araújo Silvany foi exonerado da secretaria executiva e será substituído pelo delegado de carreira da Polícia Civil Jean Francisco Bezerra Nunes, que antes exercia o cargo de Gerente Executivo de Iteligência.
Severiano Pedro do nascimento, que era Delegado Geral da Polícia Civil será substituído pela delegada Ivanisa olímpio de Almeida e como adjunto assume André Luis Rabelo de Vasconcelos, que substitui o delegado Antônio Werginaud Correia Vaz. Já o Grupo de Operações Especiais (GOE) será comandado agora pelo delegado Cristiano Jacques de Lima Araújo, que exercia a Delegacia Regional de Patos.
Cristiano Jacques substitui o delegado Rodolfo Santa Cruz, que passa a ocupar o cargo de Gerente Executivo de Inteligência. Os delegados Marcos Paulo dos Anjos Vilela, Henry Fábio Bandeira Ribeiro vão assumir as Delegacias Regionais de Campina Grande e Patos. O delegado Everaldo Barbosa de Medeiros Filho a titularidade da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Pessoa da capital.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ARPB autoriza e água deve ficar 7,69% mais cara na Paraíba

As contas de água irão ficar 7,69% na Paraíba. Ainda não há data certa para o reajuste aparecer nas contas porque ainda precisa ser homologada pelo secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira e posteriormente publicado no Diário Oficial. O reajuste foi autorizado pela Agência de Regulação da Paraíba (ARPB) e é menor do que o que havia sido proposto pela Cagepa que era de 9,67%. No ano passado, o reajuste feito pela empresa foi de 16%.

CPI da Cagepa: Frei Anastácio divulga nomes de deputados favoráveis a instalaçao da comissão

O deputado estadual Frei Anastácio (PT) disse hoje (1º) que conseguiu 16 assinaturas a favor da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa para investigar a situação financeira e contábil da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa ). O requerimento agora segue para mesa diretora da Assembleia que vai decidir se a CPI vai ou não ser instalada.
 “Seriam necessárias apenas 12 assinaturas e conseguimos 16. Portanto, vamos agora pedir a instalação da CPI”, anunciou Frei Anastácio. O parlamentar argumenta que a comissão vai servir para revelar toda a situação da empresa. “Vamos saber sobre empréstimos, salários, gratificações, investimentos, compras de de equipamentos, contratações de comissionados, entre outros assuntos”, afirmou.
O parlamentar disse que as discussões em torno do empréstimo de R$ 150 milhões que a empresa está querendo, levantaram muitos questionamentos que precisam de respostas. "Um deles é a dívida das prefeituras e empresas privadas que chega a R$ 300 milhões, segundo a própria empresa. Por que nunca cobraram essas dívidas e foram deixando se acumular? Será que não foram cobradas porque se tratava de aliados dos governos de então", indagou.
"Queremos saber quem é quem nessa história. Quem afundou essa empresa. A Casa de Epitácio Pessoa não deve se furtar a esse debate. Ele é necessário", frisou. De acordo com Anastácio, assinaram o documento os seguintes deputados: Vituriano de Abreu, Arnando Monteiro, Janduhy Carneiro, Luciano Cartaxo, Gervásio Maia, Anísio Maia (assinou antes de se ausentar), Guilherme Almeida, Trocolli Jr., Raniery Paulino, Daniella Ribeiro, Francisca Motta, Toinho do Sopão, André Gadelha, Caio Roberto, Olenka Maranhão, além dele próprio.
"Vamos saber sobre empréstimos, salários, gratificações, investimentos, compras de equipamentos, contratações de comissionados, entre outros assuntos, prometeu o deputado.

Governador RC nomeia Edvaldo Leite de Caldas Júnior para Chefia de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária

O advogado Edvaldo Leite de Caldas Júnior (foto) foi nomeada nesta quarta-feira (1º) pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), através do AG nº 3.803, para ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria  de Estado da Administração Penitenciária. Ele é filho do ex-prefeito de Piancó Edvaldo Leite de Caldas (PTB), que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa oposicionista encabeçada pelo empresário Sales Lima (Democratas), que disputa a Prefeitura local contra Wanderlãndia Tomaz [Neguinha, do PSB], apoiada pela a atual prefeita [já reeleita] Flávia Galdino.
Obs.: Nos desculpando pelo lapso, mas há também a candidatura do ex-vice-prefeito Antônio Dantas (PSDC) na disputa em Piancó.

Autorização para empréstimo da Cagepa não será votado hoje

O polêmico pedido de autorização do estado para avalizar empréstimo para a Cagepa não entoru na ordem do dia e portanto não será votado na sessão ordinária da Assembléia Legislativa desta quarta-feira (1º), como esperava o governo. O líder governista, Hervázio Bezerra (PSDB) protestou contra mais um adiamento, mas não convenceu a Mesa Diretora para que o projeto fosse votado hoje. 
Hervázio ainda apresentou três requerimentos pedindo a inclusão do projeto na pauta e solicitando a realização de sessão especial e audiência pública para discutir o projeto, mas não obteve êxito e os três pedidos foram indeferidos. "Na democracia ou se vence pelo convencimento ou pelo voto, eu tenho lutado insistentemente por isso", desabafou.
O líder disse ainda que jamais na história da Assembléia um pedido de empréstimo teve parecer contrário na Comissão de Orçamento. "Não podemos transformar uma matéria extremamente técnica em palanque político", frisou. Hervázio garantiu que o governo atendeu todos os pedidos da Comissão de Orçamento e dos deputados. (wscom)

Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail

Microsoft lança portal Outlook.com que substitui o Hotmail
A Microsoft lançou nesta terça-feira (31) o portal de e-mails Outlook.com, que substituirá o serviço Hotmail (clique aqui para acessar). O novo serviço, que une a parte Live.com e contatos do antigo Hotmail, bem como contatos do Messenger e arquivos do Skydrive, já está disponível para usuários brasileiros. Os endereços de e-mail do Hotmail dos usuários não serão alterados, a mudança ocorre apenas na página de acesso do serviço. Não haverá mudanças na senha do usuário, nos contatos, nas mensagens recebidas e enviadas, nas pastas de e-mails e em outros recursos utilizados e criados para uso no Hotmail.
Para atualizar sua conta, o usuário deve acessar o site www.outlook.com digitando seu endereço de e-mail e sua senha atuais. Em um teste feito pelo G1, usuários que possuem contas no Live.com já conseguem acessar o serviço visualizando o novo Outlook.com. Como novidade, também, haverá uma versão do Skype embutida no serviço, dispensando a instalação do programa no PC. Na prática, qualquer computador que o usuário acessar e que possui uma câmera poderá ser usado para usar o programa de videochamadas. O serviço ainda não está disponível e seu lançamento deve ocorrer nas próximas semanas.
O Hotmail tem 60 milhões de usuários no Brasil. Mundialmente são 360 milhões de usuários em 220 países. O Live.com era o portal de serviços da Microsoft em que o usuário podia acessar o Hotmai, o Office on-line, o Messenger e o Skydrive. Ao entrar no endereço do serviço, alguns usuários já são redirecionados ao Outlook.com.
O visual das páginas se assemelha ao do Windows 8, novo sistema operacional da companhia que será lançado no dia 26 de outubro. Além de acessar e-mails, o usuário pode conversar com os amigos, acessar contatos e o calendário. Arquivos que ficam no Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem da empresa, ficam na mesma área, permitindo serem compartilhados por e-mail. O Skydrive tem 7 GB de espaço de armazenamento gratuito para todos os usuários. (com G1)

Gervásio denuncia que Banco Gerador receberá 15% de multa se Cagepa liquidar o valor devido; empresa prepara novo aumento na conta de água

O deputado estadual Gervásio Maia fez novas denúncias, no programa Polêmica Paraíba desta terça-feira (31), sobre a Cagepa que podem prejudicar o pedido de empréstimo no valor de R$ 150 milhões com aval do Governo do Estado. Ele afirmou que só este ano a empresa contraiu um empréstimo de R$ 32 milhões junto ao banco Gerador. Segundo o parlamentar, o banco receberá além dos juros, 15% de multa se a Cagepa liquidar o valor devido.
Já o líder do governo, Hervázio Bezerra, contestou as observações de Gervásio e questiona o porque ele pede explicações da cláusula de apenas um dos bancos e porque não de todos os que concederam empréstimo à Cagepa nos governos passados e desafiou Gervásio e a oposição a ir à Cagepa dirimir dúvidas com a direção da empresa. Caso contrário, que votem o projeto.
O Banco Gerador tem sede em Pernambuco e é o único banco que realizou operações coma Cagepa já no governo Ricardo Coutinho. Durante o debate, Gervásio informou que a Cagepa já prepara um novo aumento na taxa de consumo. o pedido de aumento será de 9,75%, e já foi encaminhado à agência reguladora das águas.


Confira o áudio:
Confira o áudio:

Família Barros comemorou em grande estilo os 90 anos de sua matriarca - Antônia Henriques Barros

Matriarca da Família Barros, Dona Antônia Henriques Barros comemorou semana passada seus 90 anos de vida bem vividos em grande festa na Casa de Festas Gracejo, em João Pessoa [aonde reside]. A família toda reunida recebeu convidados, familiares que moram distantes que prestigiaram esse importante momento. Dona Toinha Barros é um exemplo de mulher de fibra e guerreira, que com tantas dificuldades da época, ao lado do marido o ex-vice-prefeito de Itaporanga [fotógrafo] José Barros, criou seus filhos com muito carinho e amor e hoje estão aí com famílias constituídas e bem sucedidos.
Na oportunidade foi celebrada uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo Monsenhor João Eudes, quando foram lembrados diversos momentos que marcaram os 90 anos da aniversariante. Depois de receber as homenagens do marido, dos filhos e filhas, noras e genros, e netos, que se pronunciaram e cantaram durante a celebração, ela cortou o bolo e deu início a festa. Dona Toinha Barros prosseguiu um verdadeiro mandato de construir uma família com princípios e formação sólida, forjada no trabalho e na dedicação ao bem-estar coletivo.
Destacamos na trajetória de Dona Toinha um aspecto que certamente marcou a vida de muitas mães brasileiras que viveram esses 90 anos da nossa história. São os anos em que o Brasil vivencia a urbanização e a industrialização. A cidade passa a ser o horizonte de realização da sociedade brasileira, com os empregos nas fábricas que emergem nas regiões dinâmicas, a telefonia, o telégrafo, o transporte por via férrea e depois as grandes rodovias que cruzam o país de Sul a Norte e de Leste a Oeste.
Momento em que todos cantaram Parabéns...
A influência do rádio e depois da televisão, influenciaram as idéias, as aspirações de ser e de ter e os destinos dos jovens que passam a competir por um espaço físico nas cidades e por bens de consumo que simbolizam o sucesso numa sociedade capitalista emergente. Foram os 90 ano em que o Brasil reconfigurou, cem anos depois da Europa, a paisagem humana das suas zonas rurais. O ideário de educar os filhos e habitá-los para a vida nas cidades orientou as famílias camponesas que compartilhavam essa visão de progresso. 
Melhorar a vida dos filhos se tornou uma missão geracional. vencer pelos estudos, uma visão e uma estratégia de ascensão social pela inteligência individual e pela motivação coletiva. Famílias íntegras, unidas por valores sólidos e coesão interna foram as melhor sucedidas. A família de seu Zé Barros e Dona Toinha estava entre essas. Viveram a maior parte de suas vidas tendo a filosofia empresarial de trabalho, de gerenciamento do tempo e do conhecimento como um laboratório do que havia de mas avançado no sistema capitalista.
Momento do brinde: Dona Toinha com o marido Zé Barros e os filhos, que são em número de dez: Erasmo, Francisca, Lurdes, Eládio, Assis, Zeca, Maria do Carmo, Maria da Penha, Magna e Damião.
Nascida no Sítio Socorro, no município de Diamante, em 20/07/2012, Antônia Henriques Barros - filha de Pedro Henriques dos Santos e Maria Cândido Henrique. Nesses noventa anos, também tivemos o evento de uma ditadura militar de vinte anos e um movimento político nas entranhas da sociedade brasileira na luta pela democratização. Nesses 90 anos viramos o século XX e os acontecimentos na base do conhecimento e das tecnologias que transformam as sociedades rapidamente.
O Brasil mudou muito e nós com ele. Se vê diante do desafio de absorver as boas conquistas do progresso sem desfigurar suas características naturais e singulares. Continuamos querendo vencer pela educação, pela formação qualificada, por uma cultura de justiça e solidariedade. Nesse novo século, os ensinamentos das mulheres brasileiras como Dona Toinha Barros permanecem modernos e muito úteis para as novas gerações. 
José Barros e seus primos: Dr. Marleno Barros [ex-prefeito de Itaporanga], Dr. Osais Barros, Toinha Vieira, Nilma Franco e o filho Erasmo
 Seu José Barros e Dona Toinha com os sobrinhos
O casal com os netos: Renata, Lucas, Diogo, Maria Raquel, Felipe, Caroline, Pedro Henrique, Mayra e Itálo. 
A Missa em ação de Graças pelos 90 anos de vida de Dona Toinha foi celebrada pelo Monsenhor João Eudes

terça-feira, 31 de julho de 2012

Cagepa: Ricardo Marcelo reage e Mesa da AL emite nota pedindo explicações ao governo

Assembleia Legislativa aponta problemas em aval de empréstimo à Cagepa
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa da Paraíba divulgou Nota Oficial ao povo paraibano para prestar esclarecimentos sobre problemas identificados no Projeto de Lei de n 992/2012, que autoriza o Poder Executivo a prestar garantia num empréstimo contraído pela Cagepa. 
O documento lembra que no último dia 24 de maio o presidente da Cagepa, Desudete Queiroga, apresentou na 30ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos a informação de que a Companhia tinha uma arrecadação mensal de R$ 30 milhões, mas que precisaria de R$ 36 milhões para o seu funcionamento. Ou seja, um déficit mensal de R$ 6 milhões.
A informação é diferente da fornecida pela Diretoria Administrativa e Financeira, que aponta uma arrecadação média mensal acima de R$ 35 milhões pela companha em 2011. Já este ano a Cagepa registrou um crescimento de arrecadação e uma média mensa de faturamento de R$ 41 milhões. 
Outro problema detectado pela Comissão de Orçamento, segundo a nota, foi referente a taxa de juros que seria cobrada pela instituição bancária. No Projeto de Lei encaminhado à ALPB pelo Governo do Estado dizia que era de 0,8%. Depois que os deputados questionaram a taxa, o percentual foi reduzido para 0,5%. Isso representou uma economia anual de mais de R$ 8 milhões.
Por fim, a nota lembra que a Assembléia foi eleita para propor projetos e ações que visem o bem comum, mas também fiscalizar os atos do Executivo, primar para que o dinheiro público seja bem aplicado e zelar pelo patrimônio do povo paraibano; e pede que o Governo do estado encaminhe os esclarecimentos devidos para que os deputados apreciem a matéria e votem de acordo com as suas consciências e o interesse público.
NOTA AO POVO PARAIBANO
A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) vem através desta nota prestar esclarecimentos ao povo paraibano sobre Projeto de Lei Ordinária 992/2012 que autoriza o Estado da Paraíba a prestar garantia a um empréstimo para a Cagepa.
O Poder Legislativo tem o compromisso de fiscalizar a utilização dos recursos públicos e primar para que ele seja bem aplicado. Alguns pontos precisam ser explicados no que se refere às informações prestadas pelo Executivo ao Legislativo Estadual:
1. No dia 24 de maio deste ano o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, apresentou a informação na 30ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de que a Cagepa tinha uma arrecadação mensal de R$ 30 milhões, mas que precisaria de R$ 36 milhões para o seu funcionamento. Ou seja, um déficit mensal de R$ 6 milhões.
2. Documento da Diretoria Administrativa e Financeira aponta que esta informação não foi correta, uma vez que a média de arrecadação mensal da companhia em 2011 foi acima de R$ 35 milhões. Já este ano a Cagepa registrou um crescimento de arrecadação e uma média mensal de faturamento de R$ 41 milhões.
3. Outro problema detectado pela Comissão de Orçamento foi referente à taxa de juros que seria cobrada pela instituição bancária. No Projeto de Lei encaminhado à ALPB pelo Governo do Estado dizia que era de 0,8%. Este percentual seria superior as taxas oferecidas por outras cinco instituições bancárias, cujos valores apresentavam uma variação de 0,5% a 0,79%.
4. No último dia 23 de julho o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, encaminhou o ofício de número 366/2012/PRE ao presidente da Comissão de orçamento da Assembléia, deputado Gervásio Maia, informando que após negociação com a Caixa a taxa de juros foi reduzida para 0,5%. Ou seja, se os deputados não tivessem questionado esse item o povo paraibano pagaria uma taxa de juros superior as cobradas no mercado. Essa redução do percentual representou uma economia de mais de R$ 8 milhões por ano.
5. A Assembléia também cobrou explicações referente à cobrança dos débitos de devedores da Cagepa. A Diretoria forneceu infrmação apontando que tem R$ 300 milhões a receber e se comprometeu a colocar os inadimplentes em cadastros de restrições ao crédito. Sete meses já se passaram e nenhum nome foi colocado nos cadastros de restrições de crédito. E a dívida só faz aumentar.
6. A Assembléia foi eleita para propor projetos e ações que visem o bem comum,. mas também fiscalizar os atos do Executivo, primar para que o dinheiro público seja bem aplicado e zelar pelo patrimônio do povo paraibano. E a nossa empresa de água e saneamento é um patrimônio público que precisa ser preservado e bem cuidado. O Governo do Estado precisa encaminhar os esclarecimentos devidos a ALPB para que os deputados apreciem a matéria e votem de acordo com as suas consciências e o interesse público.
Paraíba, 31 de julho de 2012.
Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba

Demonstrações de carinho e apoio marcam primeira carreata da coligação 'O Marco de Um Tempo Novo' liderada pelo PTN em Itaporanga

A carreata inaugural da coligação "O Marco de Um Tempo Novo!" liderada pelo PTN, composta ainda pelo PV-PMN-PR-PCdoB-PSL e PTdoB, tomou conta das principais avenidas de Itaporanga, na manhã do último sábado (28). Durante todo o trajeto, os candidatos ao cargo de Vereador receberam manifestações de carinho dos que acompanhavam de carro, moto, bicicleta ou mesmo dos que preferiram ficar em casa, mas não deixaram de participar, fazendo questão de aparecer nas portas, calçadas e sacadas para acenar em apoio.
O ponto alto da carreada foi na passagem pela feira livre da cidade, onde os candidatos foram saudados pelos feirantes e populares, muitos  dos quais da zona rural. Uma grande queima de fogos anunciou, ao término da carreata, a inauguração do Comitê de Campanha do bloco liderado pelo PTN. A confiança na eleição de uma bancada petenista é a maior razão da aliança firmada entre os partidos e a boa receptividade da população para com as propostas do PTN.
Em verdade, uma avaliação positiva foi o que a população externou durante a passagem da PTN em sua primeira carreata na 'Rainha do Vale'. Mesmo diante das dificuldades para a realização da mesma que fora feita com parcos recursos estruturais, dentre os quais a utilização de carro de som, entre outros.
Obs.: Não foi possível o registro fotográfico da carreata em si, pois estávamos tão ocupados com a organização da mesma que esquecemos do principal, só sendo possível algumas imagens no Comitê, já ao  final da carreata. Mesmo assim, foi sucesso. A população aprovou! 
Agradecemos a Reglison Mangueira pela disponibilidade do seu carro-som, a Antônio Modesto pelo apoio logístico e a Marcus Venícius pela animação... 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

UEPB abriu inscrições para vestibular 2013 com oferta de 5,2 mil vagas

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual da Paraíba começam hoje. Este ano, a UEPB está oferecendo 5,2 mil vagas, sendo que 50% serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os outros 50% serão para candidato que optarem pela cota de inclusão e pela cota universal. As inscrições prosseguirão até o dia 15 de agosto e a Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) espera que sejam inscritos mais de 30 candidatos somente no vestibular tradicional, que está ofertando 2.856 vagas. As provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro nos oito campi da instituição.
Já os alunos que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enen) poderão se cadastrar as vagas oferecidas ao Sisu, após a divulgação do resultado do exame. "Para que os alunos não se confundam, as inscrições que começam na segunda-feira se referem às vagas do vestibular tradicional da UEPB. São um total de duas mil e oitocentos e cinquenta e seis vagas distribuídas nos 41 cursos de graduação que a UEPB oferece. Lembramos também o estudante que está inscrito no Enen, também pode concorrer às vagas do vestibular tradicional", explicou a presidente da Comvest, Ana Alice Rodrigues Sobreira.
Segunda ela, das 5,2 mil vagas ofertadas no Vestibular 2013, representa um aumento de quase 35% em relação ao total oferecido no ano passado, quando foram ofertadas 3.858. Ana Alice explicou que as inscrições que terão início nesta segunda-feira são para os estudantes que desejam concorrer as 2.856 vagas do vestibular tradicional. Ela disse que ao todo, mais de 23 mil conseguiram isenção da taxa. Os candidatos que não foram contemplados com o benefício terão que pagar uma taxa de R$ 90. 
A reitora da UEPB Marlene Alves afirmou que a ideia é até 2015 aderir 100% ao Sisu, acabando com o vestibular tradicional. Ela disse que a forma de adesão será gradativa até o vestibular de 2015: "Ano passado foi oferecido 25% do total de vagas, esse ano ampliamos para 50%, no vestibular de 2014 deve aumentar para 75% até que em 2015 deve-se fechar com 100% do total de vagas. Essa adesão tem que acontecer de forma gradativa, porque a UEPB tem o o vestibular tradicional e não podemos acabar com ele de uma hora pra outra. Estamos optando pelos Sisu porque representa também uma forma segura e democrática para acesso do estudante ao ensino superior", frisou a reitora.

Livânia farias diz que Estado vai demitir mais agentes penitenciários

A secretaria estadual da Administração, Livânia Farias, revelou, nesta segunda-feira (30), que não existe a menor possibilidade do Estado recontratar os 348 agentes penitenciários, prestadores de serviço, que foram exonerados no início deste mês. A declaração da secretaria foi feita durante entrevista ao programa Polêmica Paraíba, da 101 FM.
Livânia revelou ainda que mais agentes serão admitidos até setembro, pois o Estado não pode contratar os agentes aprovados em concursos público e manter, nos mesmos cargos os, prestadores de serviço. "Isso é que estamos fazendo é por determinação judicial, devido uma ação dos concursados, e por orientação do Ministério Público Estadual (MPPB), que não quer que o Estado mantenha nenhum agente comissionado", disse.
"Já chamamos mais de 1.000 concursados, na última sexta-feira mesma chamamos 142, daqui a uns 15 dias vamos chamar mais 180. Então, até setembro todos os prestadores vão sair", acrescentou. A secretária finalizou dizendo que já conversou com dois representantes dos agentes comissionados e eles entenderam o posicionamento do Estado.

UFPB: Consuni não homologa 2º turno da eleição e Magareth Diniz promete recorrer na justiça

Após muito bate-boca, a maioria dos membros do Conselho Superior Universitário da Universidade Federal da Paraíba (Consuni) decidiu pela não homologação do segundo turno da eleição para reitor da UFPB. No total foram 22 votos favoráveis a decisão do relator Antônio Eustáquio Rezende, 16 pela validação da eleição e uma abstenção.
De acordo com o relator, além do segundo turno ter ocorrido por determinação da Justiça, o que estaria ferindo a autonomia da instituição, a quantidade de abstenções foi muito alta. Apesar da conclusão, Antônio Eustáquio, considerou o processo eleitoral correto, o que serviu como ponto de contestação entre os presentes.
Para Margareth Diniz, candidata vencedora do processo eleitoral, "estamos em um Estado de Direito Democrático, e cabe recurso da decisão do Consuni. Será comunicado ao tribunal Regional Federal da 5ª Região, em recife, sobre o que foi definido aqui. Temos que fazer valer o desejo da maioria". Ela destacou que a decisão do Consuni não é soberana e será contestada na justiça.
Professores, estudantes e servidores favoráveis à candidata, ocuparam a Reitoria e contestaram as justificativas dadas pelos membros do Consuni que votaram contra a candidata Margareth. Para o professor Antônio Luiz, membro do Consuni, o resultadofoi motivado pela inclusão de membros no conselho escolhidos pelo reitor Rômulo Polari, chamados de 'conselheiros biônicos'.
Na opinião de Lúcia Guerra, essa foi uma "vitória da autonomia da UFPB. A decisão do TRF poderá ser derrubada e o Consuni tomou a medida correta. Fiquei muito satisfeita com o resultado". Ao término da reunião, o reitor Rômulo Polari explicou que até o dia 31 de agosto acontecerá uma reunião com membros do Cosuni e Consepe para que sejam escolhidos os três nomes que irão compor a lista tríplice.
Segundo o reitor, essa lista poderá ser formada com nomes dos candidatos que fizeram parte do pleito, como também por outros nomes que não estavam presentes no processo eleitoral. (wscom)
Eu, Ricardo Pereira, proprietário deste Blog, venho por meio desta reconhecer e tornar público que errei e cometi uma grande injustiça com o ex-deputado Chico Lopes ao publicar duas matérias difamatórias, caluniosas e injuriosas em setembro do ano de 2011.
Reconheço que o ex-deputado Chico Lopes tem um passado político e pessoal limpo e sem nenhum envolvimento que manche sua pessoa. Por isso vou cumprir a seguinte decisão judicial do processo nº 021.2011.970.415-9:
1. Publicar esta matéria durante 30 dias, sempre na página principal, permitindo que todos tenham conhecimento do meu erro em acusar o ex-deputado de forma injusta;
2. Também por decisão judicial me comprometo em não mais publicar matéria injuriosa, caluniosa e difamante contra o ex-deputado Chico Lopes;
3. Por sugestão do ex-deputado Chico Lopes, a multa imputada ao dono deste Blog, no valor de R$ 1.000,00, será revertida em benefício para a Fundação Napoleão Laureano de Combate ao Câncer da Paraíba, dividido em 05 parcelas iguais e sucessivas, sendo a primeira paga até o dia 02 de agosto de 2012, sendo os valores depositados na Agência nº 0011-6, conta nº 61.433-5, Banco do Brasil. 
Itaporanga, 30 de julho de 2012.

MAIS UM: depois de PSD e do PEN, TSE é comunicado de reunião que marca início de um novo partido, o PDP

Começar com transparência e buscar respeitar o princípio da publicidade na forma constitucional - foi com essa finalidade que a Comissão Organizadora Nacional do novo partido político, leia-se: Democratas Progressistas - Partido Democrata Progressista - PDP, encaminhou ofício no último dia (17) a ministra Cármem Lúcia Antunes Rocha, presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A comunicação à Justiça Eleitoral foi feita através de ofício - protocolo nº 15420/2012. O documento encontra-se na Secretaria Geral da Presidência do TSE.
"Embora não seja obrigatório por lei efetuar tal comunicação da reunião dos membros fundadores. Mesmo assim, comunicamos. Será da própria natureza dos democratas progressistas, antes de tudo, a transparência dos seus atos", garantiu Ronaldo Nóbrega Medeiros, membro fundador dos democratas progressistas. A reunião do início do novo partido político, acontece neste dia 31 de julho de 2012, às 10 horas no SRTVS Qd. 701 Sala 717 - Ed. Assis Chateubriand - Brasília. Estando na pauta - ata de fundação, estatuto e programa partidário e outros assuntos.
Indagado, o membro fundados dos democratas progressistas, Ronaldo Nóbrega. Por que a criação de um novo partido? "Porque estamos convencidos de que assim procedendo, iremos fazer nossa parte para um partido no sentido de tornar mais sérias, mais confiáveis, a atuação política partidária, que há de ser muito diferente dos partidos atuais", disse.
Ele ainda falou: "um partido político, não pode ser apenas uma opção, é necessário que seja uma rede de idéias para eleitores (e garantir) a participação nas decisões", finalizou Ronaldo Nóbrega. Em todo o país os democratas progressistas terão que possuir mais de 480 mil assinaturas de apoiadores para garantir seu registro na Justiça Eleitoral e assim participar das eleições de 2014. (Redação com PDP Nacional)

Fantástico mostra como quadrilha agia em 30 municípios paraibanos; prefeitos embolsaram R$ 60 milhões em eventos superfaturados

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu na noite deste domingo (29) uma longa reportagem sobre prefeitos paraibanos presos pela Polícia Federal durante a operação 'Pão & Circo', acusados de desviar R$ 60 milhões dos cofres públicos. A quadrilha agia em 30 cidades paraibanas e em mais três estados do Nordeste. O foco era o dinheiro de festas populares, como Carnaval e São João. 

Festa marca comemoração do aniversário de 70 anos de Aglaê Paiva

Aglaê estava muito feliz ao lado dos filhos e com a presença do amigos neste importante momento.

Aconteceu na noite deste sábado (28), nos salões do Atlântida Esporte Clube, linda festa em comemoração ao aniversário de 70 anos de idade de Aglaê Paiva, que ao lado dos filhos,  netos e amigos bridou com muita alegria a chegada neste estágio da vida. Com seu jeito único de ser, Aglaê é uma espécie de professora/mãe, conselheira e amiga, que soube conduzir seus rebentos: Érica, Jaildes, Tarciano e Erickson, a formação profissional que ambos desfrutam hoje.
A festa, que teve a assinatura do Buffet da Rose, estava esplendida refletindo toda uma magia encantadora reluzente entre seus convidados. Uma festa típica de quem soube sonhar, buscar, acreditar e realizar seus sonhos. Os filhos estão aí para provar isso. Mãe e avó dedicada, criou-os compartilhando experiências, Aglaê tem amor pela vida e pelas pessoas em sua volta, uma dedicação que de forma muito peculiar dá um exemplo de vida. Parabéns!