sábado, 16 de abril de 2011

Major Souza Neto se reúne com oficiais do 5º BPM para analisar índices de violência em João Pessoa

O Comandante do 5º BPM, major Souza Neto, realizou esta semana uma  reunião com todos os oficiais daquela unidade, para apresentar o estudo desenvolvido pela 3ª Seção, sobre estatísticas de crimes ocorridos nos últimos três meses. O objetivo da reunião, segundo o comandante, é mostrar a todos Oficiais do 5º BPM os bairros com maior incidência de crimes e de violência, incluindo como principais ocorrências, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. "Com tais informações, nossos Oficiais estão aptos para empregar nosso efetivo de serviço, nos locais com maior índice de criminalidade, e assim, ter o maior êxito na prevenção e no combate a criminalidade", disse o comandante. (Ascom)

Professores da rede estadual suspendem indicativo de greve para votar proposta apresentada pelo governo

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (15), os professores da rede estadual decidiram por suspender a greve que estava programada para começar segunda-feira. A categoria recebeu uma proposta do Governo e deveriam tomar uma decisão ainda nesta sexta, mas a oferta será remetida para as escolas de todo o Estado para análise.
A proposta oferecida pelo Estado foi um abono de vale transporte de R$ 60 para os funcionários de apoio apenas de João Pessoa e Campina Grande e uma bolsa desempenho, espécie de gratificação, de até R$ 230, não incluindo os professores aposentandos.
A polêmica se originou porque parte da proposta beneficiava apenas os funcionários de João Pessoa e Campina Grande e as outras regionais não estavam presentes na assembleia. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), Antônio Arruda, do dia 25 ao 28 de abril serão realizadas assembleias regionais para discutir o assunto e a assembleia-geral já está marcada para o dia 29.
O Sintep reivindica o reajuste do piso nacional, de 13,73%, o pagamento das gratificações dos servidores que não receberam em janeiro, a nomeação de professores concursados e a realização de novos concursos.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PGR devolve recurso ao STF e posse de Cássio pode acontecer nos próximos dias

Maior liderança política da Paraíba (e principal fiador da eleição de Ricardo Coutinho) o ex-governador Cássio já não consegue escapar do apelo dos paraibanos para que retorne a governar o Estado a partir de 2015.
 
A Procuradoria Geral da República acaba de enviar ao Supremo Tribunal Federal o Recurso Extraordinário interposto pelo senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) para garantir a sua posse no Senado Federal. O procurador Roberto Gurgel opinou em seu despacho pelo desprovimento do recurso.
Apesar da opinião do procurador - já esperada em função de seu voto favorável a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa - o ministro Joaquim Barbosa, relator da matéria, deve seguir o rito adotado em relação a outros acandidatos enquadrados pela lei.
Todos têm sido liberados para assumir seus cargos, apoiados por decisão do STF, proferida no último dia 22 de março, de que a lei não deve ser aplicada às eleições realizadas em 2010, por desrespeito ao artigo 16 da Constituição Federal, dispositivo que trata da anterioridade da lei eleitoral. 
A expectativa é que, de posse do parecer do procurador, o ministro profira seu voto na próxima semana, viabilizando a posse de Cássio, que tem criticado a demora na tramitação de seu recurso. Ele disse, numa solenidade hoje, que Wilson Santiago, que assumiu em seu lugar, exerce um mandato ilegítimo. 

Depois de reunião com RC, MST ocupa sede do Incra

Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) saíram de uma reunião no Palácio da Redenção com o governador Ricardo Coutinho, que durou até às 18h desta sexta-feira (15), e seguiram em marcha em direção à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no bairro Pedro Gondim, na Capital.
Segundo Paulo Sérgio, que está dirigindo o movimento, o governador garantiu que irá fazer reuniões com as Secretarias para resolver como os pedidos do grupo serão atendidas. A reivindicação é contra o Governo Federal. O grupo só desocupará o Incra quando Brasília liberar recursos para assentar 2,6 mil famílias que estão acampadas e dar infraestrutura ao assentamento já existente.
Essa ocupação faz parte do movimento “Abril Vermelho”, do MST, que acontece em todo o país, de 10 a 17 de abril. Paulo Sérgio explicou, ainda, que há outra reivindicações, além do assentamento das 2.600 famílias do MST na Paraíba. “Há acampamentos no Estado que já duram quase 10 anos e nunca tomaram uma providência. Ainda queremos melhor infraestrutura e crédito para essas famílias”, explicou.
Segundo Paulo Sérgio, ao todo, 600 pessoas estão, neste momento, no prédio do Incra. Mas, a assessoria de imprensa do Instituto informou que são apenas 300. Na última terça-feira, o MST já havia ocupado o local pedindo o assentamento imediato destas famílias.

Secretário de Cultura diz que Governo não vai apoiar eventos juninos com "Forró de Plástico"

Secretário Estadual de Cultura quer impor seu "gosto"
Abaixo, você confere elogiado texto de Simone Duarte, publicado PBAgora: 
Alguém já se imaginou na época da ditadura, onde só se poderia fazer ou ouvir o que era ordenado pelos governantes? Alguém em sã consciência, ao menos, já leu sobre o assunto e conseguiu detectar o período caótico em que jornalistas, cantores, compositores e atores foram “convidados” a se retirarem do País? Pois bem, estaria o secretário de Cultura do Estado, Chico César com toda sua pompa, diferencial e potencial artístico fadado a impor à massa o que ela tem e deve ouvir?
Após justificar que o Governo Estadual não financiaria eventos juninos para Campina Grande e demais municípios do Estado, à exceção da Capital, porque não vai bancar bandas de “forró de plástico”, o secretário de Cultura do Estado parece ter deixado o “poder” lhe sucumbir os neurônios que no início da sua carreira pareciam funcionar tão bem.
De que maneira explicar que o povo só gosta de bandas de "Forró de Plástico"? Diferente da maioria, que não teve as mesmas oportunidades e sorte de galgar caminhos na arte que se traduzem em músicas e letras distintas, Chico César simplesmente generaliza e denomina como “Forró de plástico”, todos os artistas que se apresentam durante os festejos juninos.
Estariam as bandas de “Forró de plástico” agora fadadas a se “esconder” por trás de pseudônimos como fez por várias vezes o cantor Chico Buarque na época da ditadura, numa tentativa de driblar o gosto musical do secretário de Cultura?
E o que esperar de um artista que em uma única apresentação em 2008, durante a programação do Seis e Meia, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, atentar ao pudor dos presentes, baixando as calças e urinando no palco na frente de todos?
Sem esquecer ainda de mais duas saias justas que o mesmo Chico César, no auge de sua carreira como cantor, antes mesmo do de ser anunciado pelo mestre de cerimônias, no início do show, interrompeu-o e chegou ao palco abruptamente batucando um instrumento sem o mínimo respeito aos que ali estavam para lhe apresentar?
Ainda em outro dado momento, não se satisfazendo com tantas baixarias, fez alusão a ausência do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital (PMDB) no seu show e ironicamente se utilizou de um provérbio popular para o secretário de Educação do município, Flávio Romero que estava representando o chefe do executivo municipal e disparou: “O prefeito quando não vem, mas manda o secretário”, fazendo alusão ao dito popular: “Quando o diabo não vem, manda o secretário”.
Visivelmente constrangido, depois das piadas descomedidas de Chico César, o secretário de Educação do Município, Flávio Romero deixou o Teatro após a frase dúbia do que hoje se intitula como Secretário de Cultura do Estado.
Não gostar de determinado tipo de música não implica dizer que se possa impor a todos o que se gosta e se acredita como verdade única para falar e ouvir. É público e notório que o velho dito “gosto não se discute” deveria ser respeitado, já que Cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam o comportamento social.
Como secretário de Cultura do Estado, Chico César deveria entender como os valores da cultura se internalizam no povo e como eles conduzem suas emoções entre si. A avaliação do outro, é um grande desafio, desafio esse notadamente esquecido pelo titular da Pasta.
Nos cem dias do Governo Ricardo Coutinho, projetos de Cultura para o Estado deixaram de ser apresentados. Será que Chico César estava tão ocupado em impor a sua “cultura” ao povo e esqueceu-se de trabalhar para que esse mesmo povo possa fazer parte da tão sonhada e almejada “cultura” de uma minoria?
O secretário esquece-se também do aviso dado desde o início da sua gestão pelo governador Ricardo Coutinho que afirmou que só quem possui cargos provisórios por um período de quatro anos em sua administração são: ele e o seu vice-governador Rômulo Gouveia? “Se não der certo, a gente troca e digo isso sem problema algum”, frisou RC.
Chico César talvez também tenha esquecido que Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico, independente das suas imposições. Cultura é o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade e trata-se de esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais e, sobretudo sem imposições do que ele acha ou não correto para o povo.
Estaria Chico César cansado de viver a Cultura por não fazer tanto sucesso quanto as centenas e milhares de bandas de “Forró de plástico” que mesmo não agradando a alguns permanece no auge?
A censura e a repressão à produção cultural ditada pelo secretário de Cultura do Estado não pode se intensificar, porque geraria um “terrorismo cultural”, já que qualquer tipo de expressão cultural, seja recitada, cantada, escrita, representada, industrializada, plástico ou não representa a vontade e desejo de um povo.
Secretário, a Cultura não é algo que se impõe, mas um permanente processo de mudança, do qual talvez seja desconhecido da sua “cultura” e não é capaz de assumir a Pasta para criar projetos em prol da maioria.

CEM dias SEM cultura
Ditar gosto cultural não é a melhor escolha. Qualquer produção cultural local é mais que louvável, até porque trata-se de um resgate às origens, mas lembre-se que a Democracia é como o próprio nome sugere um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
Ditar o que o povo gosta ou não gosta vai além das prerrogativas dos Poderes Públicos e se bem lembrado se assemelha aos escândalos apócrifos de que foi vítima o governador Ricardo Coutinho ainda durante a campanha eleitoral.
Enfim, parodiando o filme "Tropa de Elite", peça para sair e aprenda a respeitar o povo, principalmente os que gostam do que o senhor denominou de “Forró de Plástico”.
Cultura se faz com democracia e não com ditadura!
E não esquecendo suas próprias composições, uma se destaca nesse mundo que vivemos que diz:

Sou tu sou ele
Nós todos e todos eles
Escravos do novo século
Obrigados ao desterro
Desterrados pela vida
Condenados ao inferno

Simone Duarte (PBAgora)

Secretário de Cultura diz que Governo não vai apoiar eventos juninos com "Forró de Plástico" - Parte II

Secretário Estadual de Cultura quer impor seu "gosto"
Abaixo, você confere elogiado texto do jornalista Rubens Nóbrega, publicado na edição de hoje do JP: 
A Estética Intolerante
A aventura humana na Terra oferece desde os primórdios, exemplos de manifestação intolerante, preconceituosa e repressiva que vira e mexe abatem-se sobre as mais belas expressões da arte.
A música, entre todas as formas de arte, talvez seja aquela que acumula maior contencioso que ao longo do tempo vem se materializando em perseguições, agressões e tentativas de eliminação, física mesmo, de seus mestres, praticantes e cultores.
A história da humanidade comporta formidável acervo de movimentos repressivos contra as artes e seus artistas, injustamente transformados em vítimas preferenciais da estética intolerante de elites perversas e totalitárias.
Embates desse nível e tipo podem ser encontrados por todo o decurso civilizatório, em todos os cantos da terra, das comunidades mais antigas e remotas aos mais modernosos e cults agentes da nova ordem na Paraíba.
Fui encontrar no Egito Antigo, entre 2635 e 2060 a. C., os primevos sinais de ataques à música e opressão dos músicos, então escravizados e tratados como seres humanos inferiores.
Como resultado do tratamento dispensado por nobres e dirigentes egípcios àqueles artistas, a cultura musical do país entrou em decadência e acentuou a perda de identidade em razão de sucessivas invasões consumadas por gregos e romanos.
A partir desse marco zero, com ajuda do Wikipédia e outros recursos da internet, tentei erigir um cronograma dessa história de música, gêneros musicais e músicos que vêm resistindo e sobrevivendo, apesar de tudo. Ficou assim, como segue.
• Idade Média. No século VI, quando mandava e desmandava a Igreja Católica, o papa Gregório I instituiu o canto gregoriano como modelo musical para toda a Europa e, consequentemente, para todo o resto do mundo colonizado. Durante aquele tempo, muitos que ousaram cantar ou tocar algo diferente do gosto musical de Sua Santidade puseram termo à vida nas chamas das fogueiras da Santa Inquisição.
• Século XVI. Mais uma vez, por questões sobrevindas na esteira da Reforma Religiosa ou da Contra Reforma, a Igreja Católica desenvolve novo movimento repressivo contra as artes e os artistas em pleno Renascimento, retomando a Inquisição com força e publicando o Index, o listão dos livros proibidos que aproveitadores e bajuladores de poderosos da época aproveitaram para estender a outras formas de arte, entre elas a música.
• De 1785 a 1829, candomblés e batuques africanos nas senzalas e quilombolas ‘da Bahia pra cima’ não raro foram reprimidos violentamente por autoridades coloniais ou donos de escravos que mandavam milicianos invadirem e destruirem os ambientes de culto dos negros. Faziam assim porque não gostavam do som, da dança e, sobretudo, da ameaça de rebeliões que intuiam quando constavam o entusiasmo e a ‘perigosa energia’ que emanavam de escravos ou libertos celebrando a vida através da música.
• Década de 30. Na União Soviética, Josef Stalin impõe uma estética oficial de Estado, fixando diretrizes formais, estilísticas e poéticas sob inspiração de um ‘realismo socialista’ contra o qual se bateram vanguardistas de primeira, mesmo marxistas e comunistas de primeira feito Pablo Picasso. Na Alemanha hitlerista, por seus escritos antissemitas e o caráter nacionalista de suas obras, o compositor Richard Wagner foi escolhido pelo próprio Füher como padrão estético musical do nazi-facismo, desprezando todas as demais linhas, tendências e gêneros da música clássica, que considerava indignas do supostamente apurado e elevado gosto do ditador.
• 1930-1945, no Brasil. Há registros de que nesse primeiro ano foi desencadeada em São Paulo uma brutal repressão aos sambistas pelas autoridades, que consideravam cantores, compositores e passistas não mais que vagabundos, merecedores de espancamentos e banimentos eternos por eliminação física. Durante o Estado Novo (1937-45), porém, o regime não apenas tolera como tira proveito e se apropria da arte dos compositores populares para admitir criações musicais que exaltassem o trabalhador devotado inteiramente ao trabalho e em total harmonia com a classe patronal.
• 1964-1985. Do golpe militar à redemocratização, o Brasil assistiu a mais atrabiliária e irascível repressão às artes e a seus artistas, sobretudo àqueles que optaram pelas criações da chamada ‘música de protesto’, de contestação ao regime, de conclamação à resistência das forças democráticas contra o obscurantismo que se instalou em março de 64. Muitas prisões, exílios e censuras depois, somente na segunda metade dos anos 80, nos estertores da ditadura, é que a liberdade voltou a abrir as suas asas sobre nós e nossos ídolos.
• 2011. Na Paraíba, o secretário de Estado da Cultura, o cantor e compositor Chico César, informa em entrevista concedida durante esta semana que o governo Ricardo Coutinho até admite ajudar financeiramente os festejos juninos de cidades que não especificou, mas deixa claro que tal apoio não será dado de forma alguma às prefeituras ou instituições que resolvam contratar bandas que tocam ‘forró de plástico’, ritmos ou estilos assemelhados.
Medo dessas coisas
O tema e a abordagem podem parecer desimportantes para alguns ou muitos que consideram perfeitamente aceitável, salutar, a atitude do secretário e sua rejeição a tudo o mais que não se enquadre no seu gosto ou estilo musical. Esses, tal e qual o doutor Chico César, não escondem que têm horror à música e aos espetáculos de grupos como Calcinha Preta, Aviões do Forró, Banda Encantos, Calypso e tantas outras que fazem enorme sucesso junto às camadas mais populares em todo o Nordeste.
Lamento dizer, embora tenha preferências musicais muito parecidas com as do secretário de Cultura (adoro as música de Chico César, por exemplo): o que ele disse é a mais legítima expressão do preconceito elitista que exclui, rejeita e busca aniquilar tudo que não se enquadra no seu padrão estético, na sua estética intolerante. E fico temeroso porque tal coisa parte de alguém que por sua história pessoal e trajetória artística deveria pugnar justamente pelo contrário. Mas... Fazer o quê? Talvez o medo de que a história se repita na Pequenina como tragédia não me deixe compreender esses valores e conceitos da Nova Paraíba.
Rubens Nóbrega

Primeira Dama Ana Cláudia diz que teatro municipal de CG será reinaugurado com show de Elba Ramalho

A primeira-dama de Canpina Grande, Ana Cláudia Oliveira da Nóbrega Vital do Rêgo (na ao lado, com o editor), inspecionou nesta sexta-feira (15), juntamente com Flávio Romero (secretário municipal de Educação) e a deputada federal Nilda Gondim (sua sogra), as obras, num investimento de R$ 2 milhões, que estão sendo realizadas no Teatro Municipal Severino Cabral, que será reinaugurado no próximo 28, com show da cantora paraibana Elba Ramalho.
Na avaliação da primeira-dama, Ana Cláudia, a história teatral de Campina Grande contará agora com um novo marco. “Aliás, podemos até dizer que os serviços realizados não representam apenas uma mera reforma. Trata-se de uma verdadeira reconstrução, pois, de fato, Campina Grande ganha um novo e moderno teatro”, destacou. (com Ascom)

Assessor do deputado Luiz Couto é espancado e acusa presidente de Câmara de São Mamede

O assessor parlamentar do deputado federal Luiz Couto (PT), Robson Medeiros (foto), foi agredido na tarde desta sexta-feira (15) por três homens, na cidade de São Mamede, que teria, segundo ele, a participação do vereador Luiz Carlos, presidente da Câmara Municipal local, como um dos agressores. Segundo informações, o rapaz estava num telefone público, fazendo algumas ligações, quando foi cercado pelo trio. O vereador estaria acompanhado de dois amigos e iniciou o espaçamento.
O objetivo seria intimidar Robson Medeiros, que em nome do mandato do deputado petista tinha feito recentemente uma série de denúncias de corrupção contra o presidente do parlamento municipal. Após ser espancado, Robson foi até Patos a fim de fazer um exame de corpo e delito, mas como a Gerência de Medicina e Odontologia Legal do município estava sem médico ele se dirigiu a Campina Grande. Robson promete processar o vereador e os outros dois agressores, que não foram identificados pela reportagem.
Em seu Twitter, o assessor publicou uma foto sua, sob os dizeres: “Marcas de um ato covarde, violento. Embora ameaçado de morte, ainda estou vivo. Não calarão a minha voz”. Luiz Couto disse que entrou em contato com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e pediu garantias de vida ao seu assessor. O secretário mobilizou a PM da região para localizar o vereador e os dois colegas para tomar as medidas cabíveis.
“Vamos levar o caso adiante e processar esta gente. Não podemos aceitar que o assessor, estando na cidade a serviço de nosso mandato, seja covardemente agredido”, resumiu o parlamentar. (maispb)

Fatos & Fotos: Inauguração da luz em Boa Ventura

A imagem acima é do momento da inauguração da luz elétrica, vinda da hidrelétrica de Paulo Afonso (BA), no município vizinho de Boa Ventura, no ano de 1969. Até ali, como na maioria das cidades paraibanas, a luz era gerada por um motor a diesel. Festa de arromba, inesquecível, lembra Fábio Arruda (ex-prefeito). Aí no palanque o destaque é para Pedro Gondin, Djaci Arruda, Joao Agripino e Claudio Arruda. (comtiãolucena)

Wilson Braga diz que PEC de Anastácio sobre fim de aposentadoria para governadores é falta do que fazer

O ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PMDB) criticou o projeto do colega Frei Anastácio (PT) que prevê o fim das aposentadorias para governadores. O peemedebista disse que a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional “só mostra que o petista não tem o que fazer”.
“Esse projeto contra aposentadoria de governadores mostra que o deputado Frei Anastácio não tem o que fazer. Eu não acredito que esse projeto vá passar aqui pela Casa, pois muitos dos ex-governadores que já prestaram serviço ao estado continuam prestando serviço como deputados, por exemplo”, afirmou Braga.
O atual deputado estadual é um dos ex-governadores paraibanos beneficiados pela aposentadoria vitalícia paga aos ex-gestores. No entanto, o projeto não deve atingir Wilson Braga já que a lei não pode retroagir para prejudicar, conforme explicou o petista.

Em meio a crise interna, PT inicia encontros regionais pregando unidade; Em Itaporanga acontece no sábado

O Partido dos Trabalhadores na Paraíba realiza neste fim de semana uma série de encontros em diferentes cidades. Em meio a divisão interna da legenda, o presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, diz que medida é para que o partido esteja unificado nas eleições de 2012. Em 2010, oficialmente a legenda apoiou a candidatura de reeleição do ex-governador José Maranhão (PMDB), que tinha como vice Rodrigo Soares, mas outra ala do partido, capitaneada pelo deputado federal Luiz Couto defendeu a eleição de Ricardo Coutinho (PSB).
Em dezembro, o Diretório Estadual do partido decidiu que o PT faria oposição ao governo de Ricardo, mas a bancada petista na Assembleia Legislativa afirma que adota uma postura independente, nem é situação, nem oposição. Mais uma vez, a decisão oficial do partido não foi seguida e alguns filiados integram o governo de Ricardo que é defendido por Couto. Nas eleições municipais de 2012, o PT deve enfrentar dificuldade sobre as alianças. Em João Pessoa, por exemplo, o Diretório Municipal não acata a decisão da estadual sobre se posicionar contra os governos socialistas.
Em meio a crise interna, que semanalmente ganha os holofotes da imprensa, o partido começa a realizar encontros municipais e Rodrigo Soares fala de unidade. Ele diz que o PT está “se preparando para uma ação unificada em todo o estado, fortalecendo os diretórios municipais”. Sábado (16) e domingo (17) as plenárias regionais, com o tema “Paraíba em debate: debatendo nossos desafios”, nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e no Vale do Piancó.
No sábado pela manhã, o encontro começa às 08h30 na Câmara Municipal de Guarabira, no Brejo paraibano. Ainda no sábado, a partir das 14h30, o encontro será em Campina Grande, na sede de Câmara Municipal da cidade. Já no domingo, os encontro acontecerão em Cajazeiras e no Vale do Piancó. Em Cajazeiras, a partir das 08h30, Câmara Municipal.
À tarde, a partir das 14h30, na Câmara Municipal de Itaporanga, se reunirão diretorianos petistas dos municípios de Olho D´Água, Piancó, Aguiar, Igaracy, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca, Diamante, Ibiara, Curral Velho, Conceição, Serra Grande, São José de Caiana e Santana de Mangueira. (Ascom)

Prefeitos de Serra Grande e Bonito de Santa Fé, entre outros, elogiam postura do senador Vital do Rêgo

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) recebeu em seu gabinete em Brasília, prefeitos de diversos municípios paraibanos. Na pauta do encontro, estava o pagamento de obras em andamento; a solicitação para que os contratos em andamento não sejam cancelados pelo Governo Federal no decreto de inscrição de recursos em restos a pagar, o apoio do Senador para inclusão dos municípios no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre outros.
Participaram da reunião os seguintes prefeitos: o de Serra Branca, Eduardo Torreão; o de Soledade, José Gouveia; a de Bonito de Santa Fé, Alderi Cajú; o de Taperoá, Deoclício Filho; o de Mari Antônio da Silva; o de Maturéia, Daniel Wanderley; o de Mataraca, João da Silva; o de Amparo, João da Silva; o de Carrapateira, José Pereira; o de Santa Helena, Elair Brasileiro; o de Serra Grande, João Cavalcante; o de São João do Tigre, Eduardo Jorge, o de São José de Piranhas, Domingos Neto; o de Sapé, João Neto; o de Cruz do Espírito Santo, Rafael Júnior, o de São João do Rio do Peixe, Gomes Dantas, o de Cruz do Espírito Santo, Rafael Júnior; e o de Caraúbas, Severino da Silva.
Vital do Rêgo garantiu que irá trabalhar por todos os municípios da Paraíba. “Trabalharei incansavelmente pelos 223 municípios paraibanos. Meu gabinete será a extensão de todas as prefeituras da Paraíba”, destacou. Os prefeitos paraibanos ressaltaram o caráter republicano com que o Senador trata todos os municípios. “Vitalzinho está implantando um jeito de fazer política nunca antes visto”, afirmaram. (Ascom)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fatos & Fotos Históricas: Os dez mais da Sudene

1983 - Base Aérea de Fortaleza: dez governadores dos estados abrangidos pela SUDENE – Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Ceará, Minas, Maranhão, Bahia e Pernambuco – à espera do presidente João Figueiredo. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, com sede em Recife, era o órgão que coordenava os projetos de investimentos da região. E especialmente do flagelo da seca. Foi criada em 1959 por Juscelino Kubitschek e extinta em 2001 por Fernando Henrique Cardoso, quando este presidiu o Brasil. Foi recriada por Lula em 2007.
Como foiNem sempre uma fotografia é interessante pelo visual que apresenta. Muitas vezes, embora mal resolvida esteticamente, ganha relevo por seu próprio conteúdo. É o caso dessa aí, que encontrei dia desses revendo antigos arquivos. Hoje, depois de quase trinta anos, podemos conferir o destino de cada um desses senhores. Da esquerda para a direita: João Alves disputou duas vezes o governo, mas em ambas foi derrotado por Marcelo Deda; Divaldo Suruagy mereceu dois outros mandatos. No último teve de renunciar, acusado de má gestão. Abandonou a política; Agripino Maia está em seu terceiro mandato de senador; Hugo Napoleão também foi senador e agora é deputado. Wilson Braga representou a Paraíba na Câmara, em Brasília, e atualmente é deputado na Assembléia de João Pessoa. José Gonzaga Motta, o Totó, deixou o governo do Ceará e também se elegeu para uma cadeira de deputado federal, mas no ano passado não se candidatou novamente. Tancredo Neves deixou o Palácio da Liberdade para ser  presidente da República, mas faleceu sem subir a rampa do Planalto.  Luiz Rocha também morreu. João Durval é hoje um dos três representantes da Bahia no Senado. Já Roberto Magalhães foi prefeito de Recife e deputado federal. Em 2010, preferiu não disputar novo mandato. (OrlandoBrito)

Na verdade, governo nomeou uma peemedebista para a Chefia do Núcleo de A. Gestão Escolar da 7ª GRE

Em verdade, chega informação fidedigna ao blog, com relação à substituição ocorrida na Chefia do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar da 7ª Gerência Regional de Educação, o governo exonerou José Laelson , mesmo que seja indicado por Bonifácio Rocha (aliado do governador), e acabou por nomear a piancoense (e não de Conceição, como nos informaram) Ana Maria Amaro, que vem a ser militante do PMDB de Piancó.

Secretário de Administração anuncia reativação de GAE's e empréstimos consignados

O secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro da Gama (foto), anunciou ontem (13), o retorno das GAE’s (Gratificações por Atividades Especiais) que tinham sido cortadas logo no início deste ano, mudanças no sistema de empréstimos bancários consignados em folha e descartou a contratação de servidores concursados da área de Saúde e Polícia Civil.
Ele garante isso, mesmo sem dispor ainda de um balanço administrativo em termos numéricos feito nestes primeiros cem dias de governo, a respeito de quanto o Estado já economizou em termos de corte de gastos desnecessários feitos anteriormente, como pagamento de diárias em excesso, despesas enormes com combustíveis, contas de água, luz elétrica, telefone, cafezinho, locação de carros e aluguel de imóveis, entre outros itens considerados absolutamente supérfluos.
Falando especificamente em relação ao retorno das GAE’s, Carneiro informou que alguns valores já estão sendo reimplantadas nos contracheques de servidores que apresentam assiduidade e dedicação ao cargo. Ele explicou que estão recebendo GAE’s apenas os servidores que ganharam de volta suas gratificações por merecimento, assiduidade e dedicação ao emprego e não meramente por questões políticas. Gilberto revelou que sua equipe continua fazendo um levantamento detalhado desse quadro de gratificações e – gradativamente – estão sendo concedidos aumentos nos contracheques através desse tipo de vencimento extra.
Gilberto Carneiro anunciou que já estão plenamente liberados os empréstimos consignados para os servidores estaduais que assim o desejarem fazer ou renegociar as suas dívidas atuais (saldo devedor). Os pedidos formulados anteriormente já foram todos devidamente operacionalizados pela secretaria de Administração junto à rede bancária credenciada pelo governo do Estado.
Na semana passada, o sistema estava fora do ar, para permitir que fossem feitas adequações como os novos patamares de desconto, atualizações de valores salariais e cálculo de novas margens de desconto, principalmente no Banco do Brasil, que é o maior detentor das contas relacionadas à folha de pagamento do Estado, atualmente. Carneiro disse ainda que o Governo criou uma espécie de “trava de segurança” nos computadores para impedir o comprometimento dos salários dos funcionários num limite inaceitável em suas margens de consignação, como freqüentemente ocorria, em governos passados.
Os empréstimos estavam suspensos após a ocorrência de uma pane nos bancos credenciados, a exemplo do Santander (antigo ABN Real Bank) e Caixa Econômica Federal, entre outros. Agora, qualquer funcionário pode acessar o site do Governo do Estado na Internet – www.paraiba.pb.gov.br via Portal do Servidor, no link PB-Consig – e conferir quais são os bancos credenciados, porém o Poder Público não interfere na negociação do empréstimo, segundo fez questão de enfatizar o secretário.
Fonte: Giovenni Meireles

7ª Gerência Regional de Saúde realiza reunião com municípios do Vale do Piancó para debater a PPI

A regionalização da assistência aos pacientes, uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi tema de debates, ontem (13), no Plenário da Câmara Municipal de Piancó, durante reunião de secretários municipais da Saúde, trabalhadores e usuários do SUS no Vale do Piancó. O evento foi aberto pelo Gerente da 7ª Regional de Saúde, Antônio Leite (foto), visa conhecer com mais detalhes a Programação Pactuada Integrada (PPI), desenvolvida na região.
As discussões prosseguiram com as apresentações dos serviços prestados pelos municípios de Piancó, Itaporanga e Conceição, sugestões e esclarecimentos de dúvidas sobre os dois programas, reforçando um dos pilares do SUS, o controle social. Na oportunidade a prefeita de Piancó, Flávia Galdino, ressaltou a importância do atendimento regionalizado para a consolidação dos princípios do SUS e lembrou da grande extensão geográfica do Vale do Piancó, com 20 municípios, permeados de diferenças sociais, econêmicas e culturais.
"O trabalho do Estado agora é de integração para desarmar conflitos  interesses entre os municípios, estabelecendo um pacto solidário de atenção à saúde. O fato de um equipamento estar no município não significa que seja de propriedade dos municípes. Estamos com um mamógrafo, um desintometro e vários outros equipamentos, e esses servirão a todos, indistintamente", disse a prefeita. 
Acesso Garantido
O desafio de regionalização, considerado crucial pelo Gerente da 7ª Regional de Saúde, é uma das prioridades da região do governador Ricardo Coutinho, a PPI planeja o destino de recursos federais e estaduais para a execução dos serviços de saúde de média e alta complexidade, desde consultas especializadas até cirurgias, por meio de um pacto solidário entre gestores municipais. O objetivo é melhorar o acesso dos paciente a todos os serviçoes de saúde, e terá um ajuste em maio do ano em curso. A intenção é evitar que os usuários precisem viajar grandes distâncias em busca de atendimento.
Outros Eventos
Até o prazo final para o ajuste da PPI, outras reuniões serão realizadas. Gerentes executivos da Secretaria Estadua de Saúde estarão participando dos próximos encontros, dando o suporte necessário para que as reuniões fluam positivamente. (Ascom)

Itaporanga: Nomeados diretores eleitos para escolas

Foram publicados na edição de terça-feira (12), do Diário Oficial, os atos assinados pelo governador Ricardo Coutinho nomeando os diretores(as) e vice-diretores(as) eleitos para escolas estaduais sediadas em Itaporanga, por um período de 02 (dois) anos. À exceção da EEEFM Adalgisa Teodulo da Fonseca, onde a atual diretora está no cargo há mais de uma década, nas demais houve rodízio em suas direções. Ressaltando, mesmo assim, que todos foram reconduzidos por meio de eleições diretas. Vejam os nomes:
Valmira Herculano Caiana - Diretora da EEEFM Adalgisa Teodulo da Fonseca
Alfrânia Ananias de Sousa - Vice-Diretora da EEEFM Adalgisa Teodulo da Fonseca
Paulo Henrique - Diretor da ENE Prof. Francelino de Alencar Neves
Francisca Luzia Viana Nunes - Vice-Diretor da ENE Prof. Francelino de Alencar Neves
Jacineide Estrela Diniz Figueiredo - Diretor da EEEF Padre Diniz
Ednalda Soares de Figueiredo - Vice-Diretor da EEEF Padre Diniz
Lúcia Maria Alves Barreiro - Diretor da EEEF Profª Terezinha Gomes da Silva
Vanderlucy Bido Batisa Souza - Diretor da EEEF Simeão Leal
Helena Araújo Holanda - Vice-Diretora da EEEF Simeão Leal

Nomeado recentemente para 7ª GRE é substituido

O governo começou a fazer as devidas correções com relação as nomeações que estão sendo feitas para os cargos comissionados em Itaporanga, muitos deles sem nenhuma ligação com as 'demandas' apresentadas pelas lideranças locais. É o caso de José Laelson Justino dos Santos, nomeado recentemente para o cargo de Chefe do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar da 7ª Gerência Regional de Educação, indicado pelo suplente de deputado Bonifácio Rocha, lá de Patos. Para o seu lugar, a edição do Diário Oficial desta quarta-feira (13) trouxe a nomeação de Ana Maria Amaro Silva Gervazio, indicada, segundo informções, por Nilson Lacerda, ex-candidato a prefeito de Conceição.  

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Poema "A droga é uma droga" de Nicário Palmeira é selecionado e publicado pelo Jornal Mundo Jovem

É com imensa satisfação que o blog informa aos seus assíduos leitores a escolha pela Revista/Jornal Mundo Jovem de um dos versos de autoria do itaporanguense Nicário Palmeira Honorato, cabo Honorato, para ser publicado em seu portal, um dos mais respeitado no meio acadêmico e estudantil em todo o país. Trata-se do poema: "A droga é uma droga", que você confere, abaixo,  além de apreciar o talento desse valoroso sertanejo. Orgulho para a cultura nordestina, paraibana e itaporanguense.  

A droga é uma droga

A droga é hoje em dia
Um mal que desgraça o mundo
Destruindo muitas vidas
Num abismo que é profundo
Siga bem esse conselho
Fique longe desse espelho
Desse mundo tão imundo
É uma vida muito triste
Não queira a conhecer
É um mundo muito sujo
E não tem nenhum prazer
Você nunca vai pra frente
Ela arranca sua mente
Até ver você morrer
Não caia na tentação
Desse mundo sem amor
Não entre nesse caminho
Que só causa muita dor
Droga não lhe dá prazer
Droga só lhe faz sofrer
Droga só lhe traz terror
É um vício condenado
Um mundo de ilusão
Uma vida de pecado
Sem amor e sem paixão
É um mundo agoniado
Que lhe deixa abandonado
Sem direito a ter perdão
Aos jovens eu aconselho
É um beco sem saída
A droga não leva a nada
A não ser a sua vida
Acaba com seu querer
Usa todo o seu poder
Depois lhe consome a vida

Diga não a toda droga
Toda droga diga não
Não esqueça que a droga
É um mundo sem perdão
Não caia nessa cilada
Não deixe que essa danada
Leve você pro caixão
Viva bem a sua vida
Sem a droga procurar
Seja uma pessoa linda
Não deixe ela lhe pegar
Preste bem muita atenção
Escute com o coração
Fuja dela sem parar
Um caminho que só traz
Muita dor no coração
E que a cada vez mais
Cresce nesse mundo cão
Causando muito abandono
Sofrimento e desengano
Na vida do cidadão
Hoje a luta é constante
Pra acabar esse mal
A droga é uma consoante
Que destrói sua moral
Olhe bem à sua frente
Tome um rumo diferente
Leve uma vida normal
Cuidar das nossas crianças
Dando boa educação
Garantir nosso futuro
Essa é a nossa missão
Um dia vamos vencer
Ver a droga padecer
Pro bem dos nossos irmãos
Aos nossos governantes
Peço um pouco de atenção
Pra vencer essa batalha
É preciso educação
Ajudando o nosso povo
Vamos vencer esse jogo
Ser um país campeão
Essa é a minha ajuda
Minha contribuição
Espero que esses meus versos
Abra bem seu coração
Ilumine seu caminho
Lhe mostre bem direitinho
Como às drogas dizer não.

Nicário Palmeira Honorato
Itaporanga - PB -

domingo, 10 de abril de 2011

Porcino critica recomendação do MP e vai denunciar o promotor Dr. Eduardo Freitas ao CNJ: "Ele vai ver o que é bom pra tosse. Pensa que é o dono do mundo?"

Exercitando um de seus estilos mais peculiares: de "metraladora verbal", o ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino (PMDB), durante entrevista a Rádio Pedra Bonita FM, na última sexta-feira (8), resolveu disparar críticas contra a 'Recomendação nº 02/11' encaminhada à Prefeitura Municipal de Itaporanga pelo Ministério Público. Assinada pelo promotor Dr. Eduardo de Freitas Torres, a peça recomenda fiscalização, controle e regulamentação das atividades de bares, restaurantes  similares, para coibir os abusos na utilização de espaços destinados ao passeio público, tais como canteiros, calçadas, praças, ruas e avenidas.
O que poderá acarretar na aplicação de multa aos infratores, apreensão de objetos que se encontrem impedindo a livre circulação de pessoas e/ou veículos, até interditar os estabelecimentos. O mesmo foi solicitado em relação a construtores diante dos entulhos que se espalham pela cidade, com as construções. Logo no início de sua fala, Porcino disse que os donos de bares não podem ser prejudicados por um ato impessado e estúpido. "Tem alguns promotores que parece que carregam o 'Rei na Barriga'", disparou.
De acordo com o peemedebista, a função do Ministério Público "é ficalizar a lei podendo até solicitar algumas coisas mas jamais impor regras". Porcino afirmou que a Câmara de Vereadores pode aprovar uma lei autorizando que se instale, em dias específicos, cadeiras na frente dos bares e, daí por diante, o Ministério Público passará a ser fiscal dessa lei e não impositor de regras. "Nenhum promotor tem poder pra fazer isso. Quem pode é um juiz ou um prefeito, por decreto", comentou.
O ex-prefeito lembrou de uma passagem, durante sua gestão, no ano de 2005, quando tentou 'expulsar' aos berros uma promotora de justiça, da comarca local, por ela ter colocado uma mesa na avenida Getúlio Vargas, durante a festa de São Pedro, ocasião em que isso foi proibido pelo próprio. "Me recordo que numa festa de São Pedro, instalei camarotes (na avenida) e uma promotora achou por bem instalar-se (com sua mesa) onde estava proibido. Quando me disseram cheguei lá transtornado e disse que ela estava se arrogando... Pois, como fical da lei ela deveria fiscalizar o cumprimento daquilo que eu determinei", disse. O fato rendeu matéria, à época, no Jornal Gazeta do Vale.
E para demonstrar mais do estilo que gosta de passar ao povo de Itaporanga, o ex-prefeito relatou um fato incomum, segundo ele, ocorrido no Estado do Amazonas: "Recentemente liguei pra o Conselho Nacional de Justiça e disse: 'Ministro esse bandido desse juiz, que recebe do erário público, não está de plantão... pois, estou precisando de uma liminar aqui e o senhor (?) por favor ligue pra esse cachorro pra ele vir trabalhar. Ele (o ministro) ligou pro cara (o juiz), que saiu cagando e concedeu a liminar sem nem ler o ato", relatou Porcino, ao completar (pasmem!): "Já coloquei mais de trinta juizes na cadeia...".
Porcino fez esse relato seguido da afirmação de que a 'Recomendação' assinada pelo promotor Dr. Eduardo Freitas, da Comarca de Itaporanga, não passa de um "abuso de autoridade". Inclusive, o ex-prefeito chegou ao ponto de ameaçar o promotor junto ao Conselho Nacional do Ministério Público: "Pega o nome desse camarada aí... Que eu vou denunciar, semana que vem, a Corregedoria do Ministério Público e se não funcionar o denunciarei ao Conselho Nacional de Justiça. Ele vai ver o que é bom pra tosse. Ele pensa que é o dono do mundo?", disparou.
O ex-prefeito concluiu o assunto dizendo que não permitiria que as "pessoas que nós pagamos pra fiscalizar as lei queiram impor regras com atos puramente personalistas, de quem quer aparecer...".
Com a palavra o Dr. Eduardo de Freitas, Promtor de Justiça da Comarca de Itaporanga.
Leia também:   Recomendação do MP à P.M de Itaporanga fecha o cerco a ocupação de calçadas, canteiros e vias
Comentários:
Mauricio disse... Já estou acostumado com tantas bizarrices e demagogias excretadas pelos representantes políticos de nossa querida Itaporanga. É uma pena o humilde povo se deixar levar por declarações desses fanfarrões do erário. Só a educação para resolver esse problema e eliminar com essa praga que nos assola.

Rifado de cargos na CEF e no BB Zé Maranhão teria recusado agora cargo na Embratur, diz a Folha

O PMDB vem tentando emplacar o ex-governador José Maranhão (PMDB) no governo da presidente Dilma Roussef (PT), mas até o momento a empreitada não tem tido sucesso. Já foi tentado um cargo numa das vice-presidências da Caixa Econômica Federal e numa das diretorias no Banco do Brasil. Agora o ex-governador foi citado como um dos cotados para assumir a presidência da Embratur. Contudo, segundo informações divulgadas neste domingo (10), a Folha de S. Paulo, na coluna Painel, assinada pela jornalista Renata Lo Prete, informou que o cargo não interessou ao ex-governador e o PMDB.

Nota do Blog

O signatário do blog deve retornar as postar e atualizar matérias a partir da próxima quarta-feira (13), término do tempo que reservou para tratar de assuntos pessoais, tendo que ausentar-se temporariamente. Ele encontra-se em João Pessoa, nesta segunda e terça, retornando somente na quarta. Até lá continuaremos fazendo o possível para informar da maneira mais agil, clara e eficiente a você internauta que merece todo nosso respeito e que nos devolve através de uma audiência estupenda. 
Equipe da Redação  

A população de Itaporanga terá acesso em breve ao Projeto "Indústria do Conhecimento"

Instalado em sete cidades paraibanas (João Pessoa, Campina, Patos, Sousa, Guarabira, Santa Rita e Cajazeiras), o projeto "Indústria do Conhecimento" vai começar a funcionar também, nas próximas semanas, na cidade de Itaporanga, fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Social da Indústria (SESI). O projeto realiza aproximadamente 100 mil atendimentos por ano na Paraíba. Além de Itaporanga, outros dez municípios pólos deverão ser contemplados com unidades.
Tratando-se de um modelo usado nacionalmente, as Unidades SESI "Indústria do Conhecimento" funcionam como centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca, Internet, curso de informática, concurso de poesia e sarau, onde os usuários têm a oportunidade de acesso gratuito à informação e à apropriação do conhecimento. A partir do segundo semestre deste ano, as casas da leitura também servirão de base para a implantação de um projeto de educação à distância.
O ambiente da "Indústria do Conhecimento" é projetado para facilitar a acessibilidade física, com boas condições para leitura e estudo, além de acesso a tecnologias em horários adequados para os usuários. Em Itaporanga, a unidade já está em fase de conclusão e localizar-se-á na Praça que fica em frente ao Terminal Rodoviário, e vai dispor de 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 1.300 títulos impressos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis.
A "Industria do conhecimento" vai agir no fortalecimento da base educacional dos jovens, já que, no futuro, a biblioteca ainda vai oferecer cursos de curta duração, como informática, inglês, e de empreendedorismo. Um caminho certo na busca de crescimento duradouro e sustentado, galgado no conhecimento, instrumento necessário para o desenvolvimento de um município. Para o prefeito Djaci Brasileiro, o projeto é uma grande contribuição para um dos pilares de sua Gestão, que é valorização da Educação.
"Aceitamos de imediato a parceria com o SESI, pois nosso intuito é criar mais espaços de incentivo a leitura otimizando, ainda mais, o serviço de educação em Itaporanga", disse o prefeito. Na parceria o SESI entrega toda a estrutura pronta a Prefeitura que será responsável pela gestão e funcionamento da unidade, cedendo profissionais para serem monitores no local. Com isso, cumpre-se o papel social para melhorar a educação e a qualidade de vida da população local. Isso porque a qualificação dos cidadãos depende de uma boa educação básica, do acesso à cultura e à leitura. (fotos ilustrativas)

Em nota a Aduepb protesta contra o atraso de salários dos professores aposentados da Universidade Estadual

A Aduepb (Asssociação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba), distribuiu nota protestando contra o atraso no pagamento dos professores da Universidade Estadual da Paraíba. Segundo a diretoria da entidade, desde o dia 31 de março que os professores(as) aposentados(as) da UEPB aguardavam o pagamento dos salários, isto devido a determinação do Governo do Estado de fazer o pagamento nessa data. Isto não aconteceu com os(as) docentes aposentados(as) da UEPB.
Devido as dificuldades de comunicação com os setores responsáveis da Universidade, bem como da PBprev e do Banco, os(as) docentes liderados(as) pela ADUEPB, ocuparam as dependências da Agência Bancária, no último dia 05, na ocasião também estavam presentes professores(as) substitutos(as) que da mesma forma até então não haviam recebido os seus salários, o objetivo foi exigir o pagamento imediato dos proventos de todos e externar o constrangimento que estavam passando.
Conforme a nota, o Santander fez a liberação dos saques e pagamentos. A justificativa do banco foi a mudança do Sistema Operacional da Folha de Processamento de Dados e alteração das matrículas dos(as) servidores(as) feita pela UEPB e PBprev. A ADUEPB e os(as) Docentes aposentados(as), bem como os(as) substitutos, não aceitaram as desculpas apresentadas, tanto pelo banco, como também pela PBprev e UEPB.
“Assim, a entidade exige que estas instituições justifiquem o atraso do pagamento deste mês dos servidores(as). Esperamos que fatos desta natureza não mais aconteçam, pois contrário tomaremos medidas radicais, que passam por ações jurídicas, por danos financeiros e constrangimento, até a possibilidade de paralisações das atividades por tempo indeterminado. Exigimos respeito ao(a) servidor(a) público(a)!”, conclui a nota.