sábado, 27 de julho de 2019

“Virão coisas que vão modificar a história todinha da Paraíba”, avalia o vice-prefeito de Campina Grande Enivaldo Ribeiro sobre eleições de 2020...

Resultado de imagem para enivaldo ribeiro cg
O vice-prefeito de Campina Grande e presidente do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro avaliou que as eleições de 2020 trarão novidades que modificarão definitivamente a história política do estado.
De acordo com ele, na política tudo é possível e que apesar do correr dos dias que fazem com que as eleições praticamente batam à porta, o momento é de deixar o barco navegar. Ele defende a cautela especialmente no que diz respeito as especulações de que sua filha, a senadora Daniella Ribeiro (Progressistas) possa vir a concorrer à Prefeitura de Campina Grande.
“Na política tudo é possível, não devemos dizer que não pode, mas aqui estão falando muito dela para prefeita. É deixar o barco navegar direitinho, para não tomar medidas precipitadas. Vai acontecer muita coisa, na minha impressão, na política paraibana. Vemos algumas coisas com certa surpresa, mas virão coisas que vão modificar a história todinha da Paraíba”, analisou. (com PBAgora)

Mamanguape: Prefeita Eunice Pessoa entrega neste sábado a pavimentação da Rua do Campo II, no distrito Pitanga da Estrada

Mamanguape: Prefeita Eunice Pessoa entrega neste sábado a pavimentação da Rua do Campo II, no distrito Pitanga da Estrada
A prefeita Eunice Pessoa dá início neste final de semana as inaugurações do maior programa de pavimentação de ruas da história de Mamanguape. Neste sábado (27), será entregue o calçamento da Rua do Campo II em Pitanga da Estrada. O evento terá início às 15h00 e apresentará uma realidade que muda para melhor a vida da população. Já no período da noite, a partir das 22h00, acontece a tradicional Festa de Santana de Pitanga da Estrada, com a Banda Cascavel e Luana Sá e Banda, com o apoio do vereador Carlito Filho (Lito de Pitanga).
Além da Rua do Campo II, em Pitanga da Estrada, também já foram concluídas a Rua Antônio Máximo (Gurguri), a Travessa Francisco Cleto (Centro), a Rua Antônio Mariz (Cidade Nova), a Rua Maria das Dores (Gurguri) e a entrada do distrito de Camaratuba. Outras ruas, como a Rua Escritor Lima Pinto (Campo), estão em andamento.

Mais ruas:

No início deste mês de julho, a prefeita Eunice Pessoa autorizou a licitação de mais um lote de ruas para pavimentação. O terceiro lote atenderá várias ruas em diferentes bairros e localidades do município.
Ruas que serão pavimentadas: Rua do Arame – Areal (Trechos 01 e 02), Rua Ambrosina do Carmo – Areal, Rua Cap. João Facundo – Vale Verde, Rua Dino Rangel de Farias – Condado, Rua Ernesto Lindolfo – Condado, Rua Luiz Pedro de Oliveira – Terra Nova, Rua Walfredo de Farias Cavalcante – Centro, Rua Adalgiso S. de Lima – Campo, Rua Fábio Barbosa Vaz – Campo (Trechos 01), Rua Maria do Livramento – Campo, Travessa Rodrigues de Carvalho – Centro, Rua Coronel Antônio Augusto – Campo e as Ruas Projetadas I e II – Vale Verde.

Tião Gomes recebe apoio de grupo de oposição em Algodão de Jandaíra e fortalece projeto para eleições 2020

Tião Gomes recebe apoio de grupo de oposição em Algodão de Jandaíra e fortalece projeto para eleições 2020
Todo grupo de oposição do município de Algodão de Jandaíra, no Agreste paraibano, declarou apoio ao deputado estadual Tião Gomes (Avante). Com diversas lideranças, o grupo está unido para fortalecer o projeto das eleições 2020 e terá em Tião Gomes um grande apoiador para conquistar o êxito nas urnas.
De acordo com o ex-prefeito da cidade, Humberto Santos que se reuniu quinta-feira (25) com o deputado e também com o ex-prefeito Isaac Rodrigues, o nome da oposição para disputar a prefeitura de Algodão de Jandaíra será divulgado muito em breve. “O nome escolhido para ser o cabeça de chapa vai depender da aceitação dentro do próprio grupo e do interesse da população, algo que deverá ser mostrado, mais à frente, em pesquisas e também no boca-a-boca do povo nas ruas”, disse.
Além de Humberto Santos e Isaac Rodrigues, o também ex-prefeito Poty, a atual vice-prefeita Simone de Isaac, a liderança política Flaviano Guedes, o ex-vice-prefeito, Cícero de Preto, o presidente da Câmara Municipal Saci, os demais vereadores Leandro Silva, Alexandre Rafael, Zezinho Coelho, Adão Batista e Rodrigo Luna integram os oposicionistas e mostram musculatura  para conquistar o mandato de prefeito ou prefeita da cidade.
O deputado Tião Gomes afirmou que o trabalho já começou e junto com o grupo irá lutar pelo projeto de abastecimento de água em Algodão, tendo em vista que a cidade é uma das poucas na Paraíba que sofre com o desabastecimento. (com Ascom)

MPF: dinheiro desviado do São João de Sousa serviu também para Tyrone comprar 200 caixas de “Assolan”

Resultado de imagem para assolan
Uma das revelações feitas pela investigação do Ministério Público Federal de Sousa, Sertão paraibano, para apurar as práticas de desvio de dinheiro, dano ao erário, enriquecimento ilícito e outros atos de improbidade administrativa contra prefeito Fábio Tyrone (PSB), foi o fato dele ter pago boletos de duas empresas de sua propriedade com os recursos repassados à Prefeitura pelo Ministério do Turismo para a realização do São João do ano de 210.
Entre os produtos fornecidos, um chama a atenção por ser expressamente citado na denúncia formulada pelo procurador federal Felipe Torres Vasconcelos. São 200 caixas do produto Assolan, fabricante de esponja de lã de aço, panos de limpeza e saponáceos. O assunto inclusive, virou “meme” nos aplicativos de mensagens durante a última semana. Nos documentos obtidos pelo MPF, constam pagamentos de boletos feitos às empresas fornecedoras à Somar e à Pau Brasil Gás, ambas de propriedade do atual gestor municipal. A soma do desvio ultrapassa o valor R$ 72 mil.
“Por estas razões, imputa-se à Fábio Tyrone Braga de Oliveira, Pau Brasil Comercial de Gás LT, Somar – Sociedade Mercantil de Alimentos e Representações LTDA., com a participação direta de Roberto Moura do Nascimento e da empresa Beto Produções, o desvio direto de R$ 72.284,11 (setenta e dois mil, duzentos e oitenta e quatro reais e onze centavos) em recursos federais transferidos para a execução do Convênio n. 1045/2010 (SIAFI 740402), importando em seu enriquecimento ilícito, na forma do art. 9º, I, da Lei n.º 8.429/1992”, diz outro trecho da denúncia. (com Levi)

Joca Claudino: pré-candidato a prefeito fecha parceria com a deputada Dra. Paula e deve se filiar ao PP

Joca Claudino: pré-candidato a prefeito fecha parceria com Dra. Paula e pode se filiar ao PP
O empresário e pré-candidato a prefeito de Joca Claudino, Rinaldo Cipriano (PV) se reuniu com a deputada estadual Dra. Paula e o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, ambos do Progressistas, e definiu praticamente sua filiação ao PP.
A reunião aconteceu em João Pessoa e as partes trataram sobre a organização da campanha municipal na cidade sertaneja. Para Rinaldo Cipriano, o reforço e a experiência de Dra Paula e José Aldemir somarão bastante.

Margareth Menezes anima Festival de Artes Jackson do Pandeiro, neste sábado em João Pessoa.

Este sábado é o dia da cantora baiana Margareth Menezes animar o Festival de Artes Jackson do Pandeiro, em João Pessoa.
A cantora é a atração principal da noite, que contará ainda com apresentações de Nathalia Bellar e Trio Dibuiá na Praça do Povo, no Espaço Cultural.
Os shows começam a partir das 20h.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Ex-candidato a vice-prefeito, Arlington Queiroz lança nome para Vereador pelo GI e reforça projeto de renovação nas eleições de 2020 em Itaporanga

Clique para ampliar: Ricardo Pinto, Ricardo Pereira e Arlington Queiroz...
Seguindo nas articulações dentro do planejamento estratégico elaborado visando disputa eleitoral de 2020 em Itaporanga, pretende aumentar bancada conquistada no pleito passado com a eleição no ano que vem de ao menos quatro Vereadores e construção de projeto viável que vise melhores condições de vida para a população, o Grupo Independente Renovador (GIR) prepara uma relação de novos e bons nomes para o embate. 
Considerado um celeiro de revelações, o Grupo, coordenado pelo jornalista Ricardo Pereira, planeja apresentar dois blocos de candidatos na disputa das 11 (onze) vagas de Vereador(a) com um leque de opções qualitativas com potencial para bem representar o itaporanguense na Câmara Municipal, a partir de 2021. Esse quantitativo já chega aos 32 nomes, atualmente, com vários outros ainda em conversações para serem inseridos ao grupo, único nos últimos pleitos a apresentar chapa completa.
Uma dessas opções que chega para reforçar o projeto pela renovação do quadro político local é o engenheiro Arlington Queiroz, foi candidato a vice-prefeito pela oposição em 2016 (chapa de Djaci Jr.) que com o apoio do Grupo obteve exatos 5.925 votos. Desta vez, Arlington decidiu lançar seu nome na disputa de Vereador - pelo Grupo. A decisão foi ratificada ao coordenador do Grupo em encontro anteontem realizado num restaurante da Capital, João Pessoa, que contou também com participação do empresário e ex-vereador Ricardo Pinto, pré-candidato à prefeito de Itaporanga.
"Decidi ser candidato a Vereador pelo GI por entender ser o grupo mais competitivo e por mostrar um planejamento robusto com nomes de qualidade e potencial para conquistar quatro cadeiras na Câmara. Ao mesmo tempo me identifico com a proposta de renovação do quadro político local empreendida pelo grupo, porque Itaporanga tem que sair do marasmo em que se encontra. Por isso, defendo a construção de um projeto viável comprometido com o município e o bem-estar do povo", afirmou o engenheiro defendendo candidatura de uma alternativa na disputa majoritária.
Empresário do ramo da construção civil, Arlington Queiroz tem pedigree político e entende do metiê da política. Seu irmão, contabilista Zé Queiroz exerceu o cargo de Vereador por seis mandatos consecutivos (de 1989 até 2012) e teve, ainda, a cunhada Cláudia Queiroz como Vereadora. Nas eleições de 2016, ele abdicou de concorrer à câmara (quando se projetava êxito na empreitada) em nome da missão de compor a chapa das oposições como candidato à vice-prefeito. Agora, retoma seu projeto inicial e diz estar preparado para enfrentar a batalha. 
"Estou pronto pra ajudar o grupo a eleger uma grande bancada na câmara, bem como, trabalhar com pés no chão para construir uma alternativa em quem se possa confiar. O povo de Itaporanga pede e necessita  de renovação do quadro político local que, infelizmente, tem deixado muito a desejar sem dar atenção devida aos que mais precisam, que é a parcela mais carente do município. É preciso agir e lutar por melhores dias", conlcuiu Arlington.
O coordenador do Grupo agradeceu a confiança do engenheiro e informou que mais novidades estão vindo por aí...

Romero exonera secretários investigados no Caso das Merendas e reforça convicção na inocência; Gildo Silveira assume a Educação e a Administração aguarda nome...

Resultado de imagem para prefeito romero rodrigues
O prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues recebeu, no início da tarde desta sexta-feira, 26, cartas dos secretários Paulo Roberto Diniz (Administração) e Iolanda Barbosa (Educação), colocando seus cargos à disposição. Romero acatou os pedidos, por compreender se tratar do caminho mais recomendável para que os ex-auxiliares se dediquem integralmente às suas defesas, ao mesmo tempo em que permite à gestão manter o ritmo de normalidade administrativa.
No caso da Educação, o prefeito disse que, desde esta quinta-feira, 25, já tomou providências para a gestão da Secretaria ficar sob a responsabilidade interina do secretário executivo Gildo Silveira, a quem delegou a missão de manter o ritmo administrativo da pasta, com prioridade no apoio às medidas emergenciais para a manutenção no fornecimento da merenda escolar nas unidades de ensino e na finalização de medidas para fechamento da folha de pessoal do setor.
Em relação à Secretaria de Administração, o prefeito disse que a indicação do nome do titular que substituirá Paulo Diniz não vai demorar. Ele avalia alternativas que se encaixem no perfil de excelência técnica do ex-secretário e acredita que essa solução terá rápido desfecho.

Reconhecimento
Lamentando as circunstâncias adversas que atingiram Iolanda Barbosa e Paulo Diniz, Romero Rodrigues fez questão de reafirmar sua convicção na inocência dos ex-secretários e agradecer, publicamente, pelos serviços prestados por mais de sete anos à cidade em sua gestão, com excelência no desempenho, dedicação extrema e resultados objetivos inquestionáveis.
Segundo o prefeito, pela trajetória de vida, qualidade técnica e virtudes éticas e profissionais dos dois ex-auxiliares – tendo a presunção de inocência como um princípio basilar perfeitamente aplicável, sem restrições, para Iolanda Barbosa e Paulo Diniz – os fatos recentes jamais teriam o poder de apagar ou macular a biografia de ambos. “Meu respeito e admiração por eles se mantém incólumes”, resumiu Romero.

Sem certeza do apoio de Cartaxo, Manoel Jr recorre ao MDB para aliança em 2020...

O hoje vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (Solidariedade) renunciou ao mandato de deputado federal, ainda em 2016, com o sonho de se tornar prefeito de João Pessoa, em 2018, diante da iminente possibilidade de o prefeito Luciano Cartaxo (PV) deixar o mandato para disputar o cargo de governador da Paraíba. As eleições estaduais chegaram e Júnior teve as pretensões frustradas. Cartaxo permaneceu no mandato. Insatisfeito, o vice disputou uma vaga na Câmara Federal, mas acabou abarcando uma derrota. Os dois se distanciaram politicamente, mas, em janeiro desse ano voltaram a aparecer juntos em solenidades.
Manoel Júnior começou a fazer o caminho de volta para tentar retomar o apoio de Cartaxo para ser o candidato do prefeito à sucessão municipal. Apesar dos acenos, o gestor, até agora não deu esperanças a Manoel Júnior. A última vez que os dois trataram sobre sucessão 2020, conforme informação do próprio Manoel Júnior, foi em fevereiro desse ano.
Agora, em julho, Manoel Júnior, ainda sem a certeza do apoio de Cartaxo para o próximo pleito, começa por si só a mexer os pauzinhos das articulações partidárias. Nesta sexta-feira (26) o vice-prefeito deu o primeiro passo – apareceu na convenção estadual do MDB e deixou em aberto uma possível aliança entre o partido que ele preside, o Solidariedade, e o partido que Zé Maranhão preside, o MDB. Este último  por muito tempo também foi morada do vice-prefeito, inclusive à época em que se elegeu vice-prefeito da Capital, em 2004 (com Ricardo Coutinho) e 2016 (com Luciano Cartaxo). Lá, Júnior não escondeu a intenção de querer marchar junto ao MDB no próximo pleito.
“Vim aqui, não só prestar a solidariedade de nosso partido, mas também dizer a Maranhão que temos embates futuros, (e) em 2020 e 2022 queremos (Solidariedade) estar juntos também com o MDB”, disse. Sobre a concretização dessa aproximação Júnior deu uma resposta retórica, acenando que a aliança é possível. “Quem sabe? Pensamos e agimos, dentro de um campo da política paraibana, na mesma sintonia”, ponderou. Júnior, todavia, não disse se pensa em disputar a prefeitura de Pedras de Fogo, cidade que o consolidou como político, ou se mira mesmo na Capital. Ele ressalta que ‘nesse momento não pensa na disputa’. Seu foco, por hora, é a construção do Solidariedade e seu “compromisso” com a gestão na capital paraibana.
Em tempo: se não conseguir se eleger em 2020, será a primeira vez, em mais de uma década, que Júnior ficará sem um mandato para chamar de seu. (com PB Agora)

Maranhão é reconduzido à presidência do MDB-PB e se diz “disposto” a enfrentar disputa pela PMJP em 2020

O senador José Maranhão, foi reconduzido à presidência do MDB da Paraíba em evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) em João Pessoa, na sede do partido, localizada no Centro da Capital. Maranhão destacou que o principal objetivo do partido é buscar filiações visando as eleições municipais do ano que vem.
“Nosso objetivo é ter candidatos em todos os municípios, mas claro é uma meta, não quer dizer que já esteja resolvido, mas temos tempo ainda e estamos com os quadros do partido abertos para novas lideranças. Estamos esperançosos que o partido dê um crescimento tanto quantitativo como qualitativo aqui em João Pessoa” revelou.
Questionado sobre a possibilidade de concorrer ele mesmo à PMJP, o senador disse que tem disposição, mas que gostaria de analisar os nomes que se apresentarem. “Disposição, enquanto estiver na política eu me considero [disposto] física, moral e politicamente com para enfrentar qualquer eleição” ressaltou.  

Ricardo revela que há pessoas trabalhando para afastar João do projeto socialista: “Se houver retrocesso no projeto do PSB, me sentirei no dever de me pronunciar”

Em longa entrevista (mais de duas horas de duração) concedida terça-feira (24) em seu escritório de João Pessoa (no Bairro dos Estados) aos jornalistas Wellington Farias e Eloise Elane, do PB Agora, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) admite, pela primeira vez publicamente, distanciamento do governador João Azevêdo (PSB). 
Segundo Wellington Farias, o ex-governador disse que não tem nenhuma dúvida de que há pessoas operando no sentido de convencer João a se afastar do projeto socialista e se distanciar de sua influência. Ele garantiu ainda, que não tem sido consultado por Azevêdo sobre assuntos da gestão.
Questionado sobre qual conselho daria ao sucessor, Ricardo foi direto: “Que preserve os companheiros, aqueles que puseram a cara de fora". Ricardo afirmou que se houver qualquer retrocesso na forma de execução do "projeto”, se sentirá no dever de se pronunciar.
No encontro com o ex-governador, os entrevistadores perceberam que o Ricardo Coutinho de hoje divide as suas preocupações entre o plano estadual e o contexto da política brasileira, sobre a qual tem sido constantemente procurado para opinar. Sobre a expectativa dos que lhes fazem oposição, de que poderá até ser preso no desdobramento da Operação Calvário, o ex-governador da Paraíba reagiu, com muita tranquilidade: “Por justiça, jamais serei preso”.
Confira no link a seguir a íntegra da primeira parte da entrevista: Ricardo revela que há pessoas trabalhando para afastar João Azevedo do projeto socialista

Após receber relatório da diretora-geral com demandas, governo aumenta recursos do Hospital Regional de Itaporanga

Resultado de imagem para secretário geraldo medeiros e iara maysa
No último dia 10, do corrente mês, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Geraldo Medeiros esteve em Itaporanga num périplo administrativo e em visita ao Hospital Regional de Itaporanga (HRI) se reuniu com a diretora-geral Iara Maysa, em seu gabinete, que lhe passou relatório mostrando a necessidade e dificuldades enfrentadas pelo nosocômio. De pronto o secretário se comprometera com a diretora-geral a aumentar o repasse financeiro mensal do hospital em 50%, encaminhando a reivindicação. 
Foi o que aconteceu agora. Na edição de ontem (25) o Diário Oficial do Estado trouxe publicado o Decreto nº 39.321, assinado pelo governador João Azevedo, autorizando abertura de crédito suplementar no valor total de R$ 12.650.000,00 milhões para a Secretaria de Estado da Saúda, sendo que destes R$ 150.000,00 mil destinados para o hospital. “Agora, teremos R$ 50 mil a mais em relação aos R$ 100 mil que recebíamos, o que fará uma grande diferença”, celebrou Iara Maysa.
“Agradeço muito ao governador João Azevêdo e ao Dr Geraldo por essa atenção com nosso hospital, que será revertida em um atendimento cada vez mais eficiente e digno da população de Itaporanga e de toda a região”, complementa a diretora da unidade. Na reunião com o secretário, Iara Maysa mostrou dados estatísticos, relatórios e problemas cotidianos. "Dr Geraldo, de imediato, firmou o compromisso de aumentar o repasse. Como médico e ex-diretor de hospital, ele compreendeu a importância de atender meu apelo”, ressaltou ela.
Iara Maysa acrescentou que o secretário também prometeu a disponibilização de um carro administrativo e ainda que, na audiência deste ano do Orçamento Democrático Estadual, o governador João Azevêdo disse que fará a reforma do hospital, qualificando serviços como o de obstetrícia. 
Um comprometimento importante e essencial do governo, da secretaria e do hospital, com a melhora do atendimento hospitalar na cidade e região. Itaporanga só tem a ganhar!

Vereador Rodrigo Ramos nega adesão a Romero, mas admite que pode deixar o PDT.

Integrante da bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Rodrigo Ramos (PDT) admitiu a possibilidade de deixar o partido do deputado federal Damião Feliciano, mas garante que permanece na oposição ao prefeito Romero Rodrigues (PSD).
O vereador disse que espera a formação de um grupo para concorrer nas eleições proporcionais de 2020, mas pode buscar outra legenda para tentar à reeleição. "Com a nova legislação, temos que formar o coeficiente dentro do partido, se não formar, sairei sem nenhuma rusga", disse. Rodrigo disse que não se sente isolado dentro do PDT, mas que recebeu vários convites para ingressar em outros partidos.
Em entrevista concedida à Rádio Caturité, Rodrigo Ramos (PDT), criticou a punição do seu partido aos deputados que votaram à favor da reforma previdenciária. O vereador afirmou que tem recebido convite de outros partidos, mas acrescentou que, por hora, não tem o desejo e intenção de sair do partido, ao menos que ele seja obrigado a se filiar a outro partido por questões de legislação. Ele também negou uma aproximação política com o prefeito Romero.
"Eu fui eleito sozinho, não temos outros companheiros. O partido teve pouco voto na cidade, quase na sua totalidade na minha pessoa, se não formar [número de filiados], por questões de partido eu sairei. Nós acompanhamos Romero aqui no governo, sempre tenho votado junto com a oposição. Eu apenas não tenho feito ‘críticas por críticas’, e as pessoas confundem isso", afirmou.

Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprova Anteprojeto de Lei propondo criação de 40 cargos de assessor de Juiz do 1º Grau

Visando beneficiar o 1º Grau de jurisdição e incrementar a força de trabalho naquela instância, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, quarta-feira (24), por unanimidade, o anteprojeto de lei proposto pelo presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, para extinção de 100 cargos de provimento em comissão de Assistente de Administração (previstos no artigo 5º da Lei 8.223/2007) e criação de 40 cargos de Assessor de Gabinete de Juízo de Primeiro Grau, com atribuições previstas no artigo 1º da Lei nº 8.539/2008. O presidente adiantou que a medida não gera ônus financeiro ao TJPB, pois representa transferência de recursos do 2º para o 1º Grau. O documento seguirá para a Assembleia Legislativa do Estado.
O anteprojeto também prevê o incremento na remuneração do cargo de Assessor de Gabinete do Juízo, bem como da gratificação da função de confiança da Chefia de Cartório e da Chefia de Cartório da Vara Militar. De acordo com o presidente Márcio Murilo, a iniciativa busca valorizar e estimular os servidores ocupantes dos cargos, em virtudes das responsabilidades assumidas. Também é um passo rumo a uma equalização financeira gradativa entre os assessores dos Juízos do 1º e 2º Graus.
Os cargos de Assistente de Administração do 2º Grau já estavam desocupados desde gestões anteriores, precisando, somente, de extinção formal pela via legislativa, conforme justificou o presidente. A concepção da proposta foi iniciada na gestão passada, sob a Presidência do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, em atendimento a uma reivindicação da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e do Comitê de Priorização de 1º Grau.

Com presença do ex-senador Lindbergh Farias, PT-PB reconduz Jackson ao comando estadual e elege Giucélia Figueiredo na Capital

Deputados federal e estadual, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e demais filiados ao Partido do Trabalhadores na Paraíba (PT-PB) realizaram ontem (25), o Processo de Eleições Diretas (PED) e do 7º Congresso Estadual do Partido. O diretório da legenda no estado reconduziu o atual presidente Jackson Macêdo ao cargo, além de eleger Giucelia Figueiredo como presidente do diretório do PT na capital.
Participaram do evento os deputados Frei Anastácio e Anísio Maia; o vereador, Marcos Henriques; o Secretário do Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Luiz Couto e o ex-senador Lindbergh Farias (PT/RJ). Jackson Macêdo defendeu também que haja maturidade do pensamento do partido em relação às eleições de 2020 e, principalmente, em relação das eleições presidenciais. 
“Aqui na Paraíba todas as forças políticas entenderam que o enfrentamento ao governo Bolsonaro e as eleições de 2020, exigem a maturidade do PT para construir a unidade no discurso e nos preparar para os próximos desafios e também para chegarmos firmes em 2022 e eleger o próximo presidente do Brasil”, afirmou.

Santa Luzia realiza etapa do Festival Quipauá de Cinema neste final de semana

O município de Santa Luzia sediará a segunda etapa do Festival Quipauá de Cinema, entre hoje (26) e domingo (28), com vasta programação composta por exibição de filmes e oficinas com os temas “Argumento e Roteiro” e “Iniciação ao Cinema de Ficção e Documentário”.
O evento é realizado pela Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (UFPB/CCTA), Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc), TV UFPB, Café Cultura Santa Luzia-PB e Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL), com o apoio da Academia Paraibana de Cinema.
A programação terá início nesta sexta-feira, às 20h, na sede do Café Cultura, localizada na Rua Quiezinho Fernandes, S/N. Na ocasião, serão exibidos os filmes ‘Lelê’, do cineasta e professor Carlos Downling; e ‘Cineasta da Terra’, de Manfredo Caldas, seguido de um debate sobre as obras com Emília Barreto e Carlos Downling.
No sábado (27), a programação iniciará às 9h, na sede do Café Cultura com as oficinas de “Argumento e Roteiro”, ministrada por Carlos Dowling e Emma Dantas e de “Cinema Documentário e de Ficção”, pela atriz e professora Zezita Matos e pelo professor João de Lima Gomes.
Já às 20h, na Praça Alcindo Leite, ocorrerá a exibição dos filmes ‘Lelê’, de Carlos Downling e ‘O Olhar de Zezita’, de Mercileide Ramos. Um debate sobre as obras, o professor universitário e cineasta João de Lima e com a atriz Zezita Matos, encerrará a segunda noite do festival.
No domingo (28), último dia de evento, a programação terá início às 9h, na sede do Café Cultura de Santa Luzia, contará com a realização de oficina sobre Argumento e Roteiro com Carlos Dowling e Emília Barreto.

Adriano Galdino reúne 17 prefeitos e 13 ex-prefeitos de sua base em audiência com João Azevêdo

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, reuniu nesta quinta-feira (25), 17 prefeitos e 13 líderes políticos em uma audiência com o governador João Azevêdo, em João Pessoa. O objetivo da reunião era que os prefeitos e líderes políticos apresentassem demandas de seus municípios e regiões ao chefe do Executivo estadual.
Galdino afirmou que a reunião foi uma conversa muito franca e honesta. “O governador atendeu a todos de uma forma muito educada, muito simples. Estou muito alegre, muito feliz em poder ser deputado e representar essas comunidades e por ter um governador sensível, amigo e que realmente escuta o povo”, observou.
Participaram da audiência os prefeitos: Adelson, de Areial; Adriano, de São Sebastião do Umbuzeiro; Ana Lorena, de Monteiro; Aron, de Itatuba; Berg Lima, de Bayeux; Célio, de São João do Tigre; Deusinho, de Olivedos; Dr. Lúcio, de Itabaiana; Jeferson, de São José dos Cordeiros; Josa, de Parai; Jurandi, de Taperoá; Nobinho, de Esperança; Severo, de São Sebastião de Lagoa de Roça; Segundo, de São José do Sabugi; Silvana, de Santo André; Silvano Dudú, de Caraúbas; e Tiago, de Cabaceiras.
E os ex-prefeitos e lideranças Aderaldo, de Soledade; Aristeu Chaves, de Camalaú; Chico Berto, de São Vicente do Seridó; Daniel e Chico Manoel, de Maturéia; Dr Francisco, de Caaporã; Gil Tito, de Riachão; Jairo, de Montadas; João Dantas, de Cuité de Mamanguape; José Arnaldo, de Amparo; José Pedro, de Fagundes; Marcos de Zuca, de Puxinanã; Venceslau, de Texeira; e Zepe, de Aroeiras.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Com placar 4 x 0, TRE mantém Ricardo Coutinho elegível para 2020...

Mais dois juízes eleitorais votaram para manter a elegibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), em sessão nesta quinta-feira (25). Com isso, são quatro votos a favor da elegibilidade de Ricardo, provável candidato a prefeito de João Pessoa em 2020.
O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) relativa ao programa Empreender-PB foi retomado hoje após uma semana parado. A apreciação da ação  teve início no último dia 11 de julho, quando o relator José Ricardo Porto votou pela manutenção dos direitos políticos do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), da atual vice-governadora Lígia Feliciano (PDT)
Hoje foi vez da juíza Michelini Jatobá votar. Ela seguiu o entendimento do relator e também proferiu voto pela elegibilidade de Ricardo Coutinho. A magistrada apenas aplicou sanções pecuniárias por conduta vedada à RC, Lígia, Waldson de Souza e Márcia Lucena. Na sequência, o juiz Paulo Camará também seguiu o voto do relator. O quarto a votar foi o juiz Paulo Camará, que também seguiu o relator pela improcedência da ação.
Na última quinta-feira (18), na sequência do julgamento, o juiz Antônio Carneiro acompanhou o voto do relator, Zeca Porto, e optou por manter a elegibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho e da vice-governadora Lígia Feliciano.

Entenda:

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 17 de dezembro de 2014. O ex-governador, a ex-vice-governadora Lígia Feliciano e outras cinco pessoas foram acionadas pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por abuso de poder político e econômico nas Eleições 2014.
A Aije foi fundamentada no que foi apurado nas investigações realizadas em oito procedimentos administrativos relacionados ao evento “Plenária de Cultura”; distribuição de kit escolar com frase alusiva ao Governo do Estado; nomeação e contratação de servidores; e uso do programa Empreender-PB.
De acordo com o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), entre as irregularidades no programa de crédito Empreender-PB identificadas durante a apuração, estão o “recebimento de benefícios por pessoas que não residiam na Paraíba, que não se enquadravam na filosofia do aludido programa ou com remuneração incompatível com o perfil exigido, menores de idade e pessoas falecidas”.

Tribunal de Justiça absorve em decisão definitiva o delegado Francisco Basílio da acusação de suposta participação em esquema extorsão na DRF da Capital

O Delegado de Classe Especial, da Polícia Civil da Paraíba, Francisco Basílio foi absolvido através de sentença definitiva do desembargador Joás de Brito, em decisão proferida nesta quarta-feira (24) no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, das acusações constantes nos autos que ele respondia desde o ano de 2013 por suposta participação em um esquema, comandado por policiais, que extorquia dinheiro de traficantes, revelado durante uma operação desencadeada na época pelo GOE, comandado pelo delegado Cristiano Jacques. O então secretário de Segurança era Cláudio Lima.
Dr. Basílio respondia à época pela Delegacia de Roubos e Furtas da Capital. "Hoje quero agradecer novamente a meu Deus,a meu defensor jurídico,a minha família e a muitos amigos e amigas conquistados com muito carinho. Agora posso respirar com alegria minha completa absolvição de um crime que nunca cometi. Obrigado meu DEUS. Só eu e minha família sabe das angústias e noites sem dormir. Agradeço o apoio que recebi de minha família e amigos", disse o delegado.
Por muito tempo Dr. Francisco Basílio foi titular da Delegacia de Itaporanga, bem como, titular da Delegacia Regional no Vale do Piancó. Para ver a decisão é só clicar nas imagens acima e ampliá-las.

"Só quero apenas trabalhar prefeito": chora apavorado ambulante diante da ameaça de prisão feita por fiscais da prefeitura

Uma grande polêmica tomou conta da população de Itaporanga, na manhã desta quinta-feira (25), diante da ameaça feita por fiscais da Prefeitura local contra um ambulante que há cerca de 10 anos comercializa frutas e verduras no entorno do centro da cidade, com sua carroça de mão. 
Vanduir José de Almeida, de 57 anos, está apavorado desde a abordagem dos fiscais que ameaçaram confiscar todos os seus pertences e chamar a polícia caso para prendê-lo se não saísse do local, em cumprimento ao Código de Postura do Município. 
“Nós estamos lutando para sobreviver, trabalho aqui há quase dez anos, temos lutado muito, porém esse prefeito é que o mais tem perseguido a gente. Ai eu pergunto, vou viver do que?”, indagou Dudu como é mais conhecido na feira.
Os outros trabalhadores pedem que a prefeitura organize o serviço na área, mas não retire o único meio de vida de pais e mães de família. (com CVN)

Celulares de Bolsonaro também foram alvos de hackers presos pela Polícia Federal

Resultado de imagem para celular de bolsonaro
A Polícia Federal informou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que celulares utilizados pelo presidente Jair Bolsonaro também foram alvos de ataque do grupo de hackers preso na última terça-feira (23) em Operação Spoofing da Polícia Federal. 
A operação Spoofing, autorizada pelo juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, investiga invasão do celular do ministro Sérgio Moro, de um desembargador, um juiz federal e dois delegados da Polícia Federal. A operação foi deflagrada nesta terça-feira (23) nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto.
Por meio de nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que Bolsonaro foi devidamente comunicado sobre o fato por uma questão de segurança nacional. A nota não informa se os hackers conseguiram obter alguma informação dos aparelhos usados pelo presidente.
A Polícia Federal prendeu na terça-feira quatro pessoas, na Operação Spoofing, por suspeita de invasão no celulares de autoridades, entre as quais, o ministro da Justiça, Sérgio Moro. Foram presos:
Gustavo Henrique Elias Santos: era DJ e já foi preso por receptação e falsificação de documentos; foi preso em São Paulo
Suelen Priscila de Oliveira: mulher de Gustavo, não tinha passagem pela polícia; foi presa junto com o marido em São Paulo
Walter Delgatti Neto: conhecido como Vermelho, já foi preso por falsidade ideológica e por tráfico de drogas; foi preso em Ribeirão Preto pela PF
Danilo Cristiano Marques: foi preso em Araraquara e já teve condenação por roubo
A PF estima que cerca de 1 mil pessoas foram alvo dos supostos hackers. De acordo com a polícia, foi encontrado com um dos detidos uma conta do ministro da Economia, Paulo Guedes, no aplicativo de mensagens Telegram.
Os suspeitos prestaram depoimento à Polícia Federal e estão presos em Brasília. O advogado Ariovaldo Moreira, que representa o DJ Gustavo Henrique Elias Santos, disse que o cliente relatou à PF que que Vermelho desejava vender ao PT as mensagens que obteve de autoridades.
Após a divulgação das declarações do advogado, o PT emitiu nota na qual afirma que o inquérito que apura a atuação de supostos hackers para invadir o celular do ministro Sérgio Moro (Justiça) se tornou uma "armação" contra o partido.

Estela manda recado a colegas insatisfeitos no PSB: “Deputados sem convicção, ideologia socialista, devem se sentir à vontade para sair do PSB”

Resultado de imagem para deputada estela na cbn
“Acho que os deputados que não têm convicção, ideologia socialista, devem se sentir à vontade para sair”. A declaração é da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) ao tomar conhecimento da possibilidade de deputados socialistas mudarem de sigla com vistas às eleições 2020. As especulações surgiram após a executiva estadual do Avante ter feito convite para filiação ao presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), que, por sua vez, já avisou que permanecerá filiado ao jardim girassol.
Além de Adriano, a deputada Pollyana Dutra e o deputado Buba Germano andam insatisfeitos com o tratamento recebido atualmente no PSB mais, mais especificamente pela ala 'Ricardista' os chamados 'Coletivo Girassol' que é a raiz do grupo ligado ao ex-governador Ricardo Coutinho. Estela disse que não recebeu nenhum convite e mesmo se tivesse recebido não aceitaria em virtude de sua coerência política. Para ela, o PSB deve depurar essa movimentação.
“Eu soube do convite feito ao presidente pela imprensa e nem cheguei a conversar com ele sobre esse assunto. Eu espero que o PSB, um partido que governa o Estado da Paraíba, que elegeu oito deputados e que tem uma bancada grande, permaneça com os seus filiados, mas também acho que os deputados que não têm convicção, ideologia socialista, devem se sentir à vontade para sair. Mas acho que o PSB deva depurar isso”, destacou.
Indagada se esse aconselhamento seria dado ao próprio presidente Adriano Galdino, a deputada respondeu que só podia falar por ela. “Alias, estando na democracia representativa, eu naquela Casa falo só por mim e cada um deputado que fale por si só”, destacou. O PSB tem a maior bancada na Assembleia Legislativa, composta por oito deputados, são eles:

Adriano Galdino (Presidente da Assembleia Legislativa)
Estela Bezerra
Cida Ramos
Pollyana Dutra
Ricardo Barbosa
Buba Germano
Hervázio Bezerra (licenciado)
Jeová Campos

Zona Franca do Semiárido pronta para ser votada; Sousa e Cajazeiras beneficiadas numa iniciativa de Wilson Santiago...

Está pronta para a pauta do Plenário na Câmara Federal a proposta de emenda à Constituição (PEC 19/11) que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino, característica de área de livre comércio exportação e importação e de incentivos fiscais, pelo prazo 30 anos.
A iniciativa, nós paraibanos temos que reconhecer que parte de um Sertanejo de Poço Dantas, interior da Paraíba, Wilson Santiago (PTB). Várias audiências públicas foram realizadas tanto em Sousa como em Cajazeiras para debater-se o assunto, por muitos desconhecidos, e ainda incompreensível.
A proposta original previa uma zona franca com o ponto central na cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, e abrangia a área de um raio de 100 quilômetros. O deputado Gonzaga Patriota, Relator do Projeto apresentou texto alternativo, mantendo o ponto central paraibano, mas ampliando o raio para 250 quilômetros em torno e multiplicando os pontos:
"A gente deu uma estendida, que essa Zona Franca o ponto dela é na Paraíba. Eu consegui colocar um ponto em cada estado. Então, o estado de Pernambuco vai ter um ponto que é lá na cidade de Salgueiro; o estado do Ceará vai ter um ponto que é em Juazeiro do Norte..."
As outras cidades polo são Mossoró, no Rio Grande do Norte; Picos, no Piauí; Arapiraca, em Alagoas; Itabaiana, em Sergipe; Irecê, na Bahia; Montes Claros, em Minas Gerais; e Bacabeira, no Maranhão. Com as modificações, segundo o relator, o número de municípios beneficiados passa de 93 para 231.
O Deputado Wilson Santiago, autor desta propositura ressaltou que o seu Projeto vai abranger, e atingir principalmente também pequenos comerciantes que poderão se expandir, e tornarem grande empreendedores futuros. Quem ganha por certo é a Região de Sousa, Cajazeiras, cidades polos que serão diretamente beneficiadas com gerações de empregos e renda no Sertão da Paraíba.
A proposta de emenda à Constituição que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino será analisada pelo Plenário quando o presidente da Câmara e o Colégio de Líderes decidirem a data de sua votação. Para ser aprovada, são necessários 308 votos dos deputados, em dois turnos de votação. Se aprovada, segue para o Senado, onde também será submetida a dois turnos de votação. Temos que reconhecer a iniciativa do deputado paraibano, Wilson Santiago. 

Professor João Pereira recebe homenagens dos ouvintes de Itaporanga e região pelo seu aniversário e os 20 anos do programa "Luz no Vale - um canal de benção".

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo João DE Deus, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna
Quem esteve aniversariando ontem foi o Professor João Pereira que recebeu centenas de mensagens dos ouvintes nas rádios localizadas em Itaporanga e região, registrar também na Rádio Pop em João Pessoa através do programa de Malvino.
Em sua programação o dia inteiro (desde as primeiras horas da manhã com Marcos Venícius, passando pelo diretor Ailton Pedro, o programa de Júnior Veriato, ao meio-dia...) na Boa Nova FM foi dedicado ao professor, que é líder de audiência com o programa espiritual "Luz no Vale" - que chegou aos 20 anos de sucesso. Feito que não é pra qualquer um. 
Lá no início dessa jornada, em pouco tempo o professor se consolidou tornando canal de benção na vida de milhares de pessoas, levando mensagem de luz e paz através da Palavra de Deus. Esse sucesso se deve ao comprometimento e interação do "Profeta" com sua legião de ouvintes, bem diversificado ao englobar todos os credos. O programa "Luz no Vale" já faz parte da vida dos itaporanguenses e cidades circunvizinhas, que conseguiu um Feedback extraordinário. 
Com 55 anos de idade completados, 31 deles como professor da rede estadual de ensino e mais de duas décadas de intensa dedicação levando uma mensagem pacifica aos lares do Vale do Piancó, o professor João Pereira é uma das personalidades mais queridas na 'Rainha do Vale'. E que venham muito mais pela frente...

Vereador de CG, Alexandre do Sindicato sinaliza possível filiação ao PSL

Membro da bancada governista em Campina Grande, o vereador Alexandre do Sindicato (PHS) admitiu a possibilidade de sua filiação ao PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que em conversa com o deputado Julian Lemos, presidente estadual do partido, já abordou sobre a importância de estar com base estruturada em Campina Grande.
"O melhor caminho que o PSL tem que adotar é o caminho que fará uma legenda forte e ampla na Câmara de Vereadores. Não se justifica, em hipótese nenhuma, que o partido do presidente da República não consiga na segunda maior cidade do Estado, a cidade que derrotou Lula, Dilma e Haddad, não consiga ter um vereador ou mais", afirmou.

Parada cardíaca causa morte do advogado e suplente de senador Roosevelt Vita...

Capturar 82 - Parada cardíaca causa morte de Roosevelt Vita; velório acontece no Parque das Acácias
Luto no mundo jurídico da Paraíba e do Brasil. Morreu na noite desta quarta-feira (24) o renomado advogado e procurador do Estado aposentado, Roosevelt Vita, de 74 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Memorial São Francisco, mas não resistiu a uma parada cardíaca. 
Segundo familiares, o velório se acontecerá no Parque das Acácias, mesmo local do sepultamento, que está previsto para esta quinta-feira (25), às 16h. Roosevelt Vitta estava há algum tempo convivendo com os efeitos de um câncer. Anteriormente, ele conseguiu se recuperar após passar alguns dias em coma na mesma unidade hospitalar.
Roosevelt Vitta tem uma grande militância no direito eleitoral, era filiado ao MDB e chegou a ocupar vários cargos em administrações estaduais, auxiliando os ex-governadores Ivan Bichara, Antônio Mariz e José Maranhão. Atualmente ele era segundo-suplente de José Maranhão no Senado Federal.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Prefeitos da PB discutem alternativas para os Regimes Próprios de Previdência

Prefeitos, secretários e servidores de prefeituras paraibanas discutiram nesta quarta-feira (24), durante mais uma edição do CNM Qualifica, em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), em João Pessoa, alternativas para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Uma dessas alternativas, segundo o atuário e especialista em Previdência, Mário Ratts, é a busca de outras fontes de receita, como por exemplo, a recuperação de dívida ativa.
“As despesas dos municípios com a Previdência própria crescem a todo tempo devido ao aumento do número de servidores com idades próximas da aposentadoria. Dessa forma, entendemos que uma das formas para sanar esses déficits é a busca de outras fontes de financiamento, como ativos que os municípios possam ter. Então isso tudo depende de cada município, mas é bom entender que para manter os Institutos Próprios de Previdência com saúde financeira, é preciso gestão”, explicou Mário Ratts, um dos palestrantes e integrantes da Confederação Nacional de Municípios.
Para Wesley Lins, advogado especialista em Previdência Social, as discussões contribuem para que os gestores possam se atualizar para uma nova visão e gestão previdenciária. “Quando falamos em Previdência, falamos em equilíbrio das contas e para isso é preciso manter os pés no chão e focar na gestão. Hoje ainda vale a pena ter os regimes próprios, pois apesar das dificuldades temos exemplos que deram certo”, disse.
O presidente da Famup, George Coelho, disse que a discussão é fundamental para os gestores, principalmente diante das propostas apresentadas pelo Governo Federal para uma nova Previdência. “É muito bom ver que os gestores paraibanos estão aqui em busca do conhecimento e da atualização. Essa discussão do CNM Qualifica nos colocará em um patamar mais avançado para as defesas que teremos que fazer pelos nossos municípios”, afirmou.
Seminário – Durante o CNM Qualifica, foi anunciado a realização do Seminário Pesquisa e Inovações realizado pela Famup e o IBGE voltado para os gestores paraibanos. As discussões sobre pesquisas e dados sobre os municípios acontece no dia 28 de agosto no Hotel Manaíra, em João Pessoa.

Julian Lemos pra Ricardo Coutinho: “Vou fazer de tudo para acabar com esse projeto corrupto do PSB na Paraíba”.

O deputado federal, Julian Lemos (PSL), fez uma avaliação das eleições municipais em João Pessoa, no próximo ano, numa eventual candidatura do ex-governador, Ricardo Coutinho (PSB), para Prefeitura da capital. Lemos referendou que o PSL terá candidatura própria e não tem nenhum receio de uma disputa envolvendo o socialista.
“Ricardo é forte, mas ele não é Deus. Essa cidade não pertence a Ricardo Coutinho. João Pessoa nem a Paraíba tem dono. Eu creio que assim como as tempestades tem fim, este governo socialista corrupto um dia acaba na Paraíba, e eu farei de tudo para acabar com ele”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda, que Ricardo trabalha na incompetência do ex-governador. “Não é que ele seja imbatível, é que os concorrentes são muito ruins. Ricardo até ontem não tinha concorrente. Ele sabe falar, tem sangue nos olhos, mas pode achar um com sangue nos olhos também. Veja o exemplo de Jair Bolsonaro. Eu sou uma espécie de Davi, tenho ausência de medo”, concluiu. 

“Tem que aprender a nadar, correr e caçar, porque aquilo ali é uma selva”, avalia o deputado Julian Lemos sobre o Congresso Nacional...

Resultado de imagem para deputado julian mendes entrevista
O deputado federal Julian Lemos (PSL) realizou um breve resumo do seu mandato nesses primeiros meses de atuação no Congresso Nacional e declarou que o que aprendeu é que esses meses iniciais, para um parlamentar de primeiro mandato como ele, são de adaptação.
Ele destacou que isso sobretudo diz respeito a entender como a Casa funciona não só no sentido da atividade parlamentar em si, já que revelou ter observado que para muito deputados os interesses próprios vem em primeiro lugar, antes mesmo do que os interesses da população que os elegeu. Fato que Julian rechaçou. Ele comparou inclusive a Câmara Federal a uma selva.
“Como todo mundo sabe é o meu primeiro mandato, então você chega nos primeiros meses e se adapta, aquilo ali é uma escola e você dentro de seis meses tem que aprender a nadar, correr e a caçar, porque aquilo ali é uma selva. As pessoas buscam seus próprios interesses outros tem sentimento republicano, mas o que pesa dentro do Congresso Nacional são interesses pessoais que são inclusive muito fortes. Confesso que na sua grande maioria, quando a gente fala em povo é algo secundário, primeiro é grupo, primeiro é meu às vezes eu me sinto em um verdadeiro teatro” pontuou.

Presidente do TJPB determina sequestro de R$ 2 milhões de 18 municípios para pagamento de precatórios

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Márcio Murilo da Cunha Ramos determinou o sequestro de R$ 2.014.906,82 de 18 municípios paraibanos . O sequestro seria para o pagamento de precatórios vencidos de janeiro a maio deste ano e, em alguns casos, de dois anos (2018 e 2019). Com a publicação da nova lista no Diário da Justiça eletrônico desta terça-feira (23), subiu para 54 o número de municípios com recursos bloqueados em menos de dois meses. Os valores somam a R$ 6,626 milhões.
O desembargador acolheu parecer ofertado pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPB/Precatórios, Gustavo Procópio, em consonância com os termos da Resolução nº 115/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), c/c artigo 104, inciso I do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), e em harmonia com o Ministério Público estadual.
As dívidas, que variam entre R$ 21.118,92 (São João do Tigre) e R$ 308.859,06 (Piancó), serão parceladas de três a sete vezes, dependendo dos valores, em respeito ao princípio da razoabilidade e para não inviabilizar a Administração Pública na prestação dos serviços básicos para a população.
O presidente do TJPB ordenou, ainda, que o sequestro continue nos meses subsequentes aos do parcelamento, em caso de não efetivação do pagamento, até a quitação integral da dívida. Ele determinou, nos despachos, que sejam feitos sequestros das parcelas vincendas de 2019. Todo o procedimento ocorrerá através da plataforma digital do Banco Central (BacenJud).

Confira a lista de municípios:

Piancó R$ 308.859,06
Cuité R$ 242.029,10
Massaranduba R$ 234.796,75
Mari R$ 159.026,70
Itabaiana R$ 158.681,35
Rio Tinto R$ 156.380,04
Riacho dos Cavalos R$ 95.609,93
Triunfo R$ 90.078,55
Santa Cruz R$ 74.199,80
Condado R$ 69.915,90
Diamante R$ 67.419,20
Natuba R$ 66.577,55
Olho D’Água R$ 66.511,20
Prata R$ 58.650,95
Serra Grande R$ 53.574,00
Coremas R$ 53.262,32
Vista Serrana R$ 38.215,50
São J. do Tigre R$ 21.118,92

Polícia Federal deflagra operações Feudo e Famintos contra fraudes em licitações em prefeituras da Paraíba

A Polícia Federal na Paraíba deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 24, as Operações Famintos e Feudo, para combater fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos, corrupção e organização criminosa. Entre os alvos da PF, está a Prefeitura de Monteiro, por suspeita de desvios de recursos da merenda escolar. 
As operações, que são realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal – MPF/PB e com a Controladoria-Geral da União – CGU/PB, contam com a participação de 260 policiais federais e 16 auditores da CGU. Considerando as duas Operações, estão sendo cumpridos 67 mandados busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, bem como de 17 mandados de prisão, nas cidades paraibanas de João Pessoa, Campina Grande, Massaranduba, Lagoa Seca, Serra Redonda, Monteiro e Zabelê.
As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela Justiça Federal de Campina Grande. A primeira investigação visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande/PB, nos anos de 2013 até 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Por seu turno, a segunda investigação também apura delitos relacionados a licitações fraudadas e contratações irregulares, mas, dessa feita, no Município de Monteiro, envolvendo empresas que fornecem merenda escolar. Foi estipulado o bloqueio de bens e valores na ordem de R$ 13,5 milhões de reais, como uma estimativa preliminar do dano. 

Crimes - Os investigados responderão, de acordo com suas condutas, pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas, somadas, poderão ultrapassar 20 (vinte) anos de reclusão.

Nome da operação - O nome da operação Famintos é uma alusão à voracidade demonstrada pelos investigados em direcionar as contratações para o grupo criminoso. Já o nome Feudo remete ao vínculo familiar entre os integrantes do grupo criminoso atuante em Monteiro. 

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Presidente do PSC/PB, Marcondes Gadelha já articula partido para as eleições 2020

Resultado de imagem para marcondes gadelha entrevista
Em entrevista concedida à Rádio Caturité FM, o ex-senador e presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), Marcondes Gadelha, afirmou que não há mais o interesse em concorrer às eleições, mas declarou que o partido ao qual preside, já trabalha visando às eleições municipais previstas para o próximo ano. Na entrevista, Marcondes Gadelha afirmou que já dialoga com políticos de todo o estado, para que assim o partido possa trabalhar por diversos municípios.
"Eu continuo como presidente do partido aqui na Paraíba, e vice-presidente do nacional. Tenho uma vida muito intensa nessa área. Estou me preparando para orientar a campanha de prefeito no próximo ano. São 223 municípios e nós vamos procurar participar no maior número possível. Estou recebendo lideranças de todo o estado, estou interagindo com praticamente todos os municípios, para que o PSC tenha uma presença muito forte no próximo ano", afirmou.

MDB convoca Convenção Estadual para eleição de presidente na Paraíba sexta-feira

Resultado de imagem para josé maranhão presidente do mdb
O senador e presidente estadual do MDB na Paraíba, José Maranhão, convocou para a próxima sexta-feira (26), a Convenção Estadual do partido. As informações partidárias são de que Maranhão está indo mais uma vez para a reeleição, que já seria consenso na agremiação. A eleição começa às 9h e termina às 13h. Participam da convocação todos os membros, parlamentares, delegados titulares e suplentes das secções municipais, prefeitos e outros filiados. A reunião irá acontecer na sede do partido.
O atual mandato de presidente do partido na Paraíba termina no final deste mês, segundo informou a direção do MDB. O presidente eleito na Convenção desta sexta-feira fica no cargo até julho de 2021. Além da escolha do presidente na Paraíba, também será realizada a eleição para os delegados da executiva nacional, e na pauta também estarão os destinos do MDB para a eleição municipal que acontece no ano que vem, e novos filiados para o partido. De adordo com o Tesoureiro do MDB, Antônio de Souza, há conversas com nomes de peso para ingressarem no partido, 
"Essa próxima eleição, principalmente para vereador, eles não vão se arriscar ficar em uma legenda pequena. Nós temos vereadores de cidades grandes, inclusive de João pessoa que está vindo. Mas a turma fica esperando a janela", explicou Antônio de Souza, referindo-se à mudança que acabou com as coligações. "Agora não tem mais coligação, agora é voto majoritário, quem tiver mais, entra", frisou, lembrando que a janela acontece entre 5 de março de 2020 a 4 de abril.  
O Tesoureiro da legenda também confirmou que MDB deve ter candidatura própria em João Pessoa, Campina Grande, assim como em outras grandes cidades da Paraíba. "Não tem nem perigo de não ser candidatura própria em João Pessoa e Campina Grande", disse.

Estudantes e professores lotam UFPB em Assembleia Universitária contra o projeto de Bolsonaro 'Future-se'

Deputados, Professores, estudantes e pesquisadores lotaram, na tarde desta segunda-feira (22), as dependências da Universidade Federal da Paraíba para uma reunião convocada pela reitora da UFPB, Margareth Diniz. A Assembleia Universitária que acontece no Centro de Vivência, discutiu o futuro da instituição com o projeto aprovado pela MEC 'Future-se'. 
Segundo informações preliminares, a maioria dos presentes é contrário ao projeto. Segundo eles, será mais um ataque direto à Constituição Federal de 1988, pois ataca a Autonomia Universitária e a educação pública.  De acordo com a Aduf e entidades ligadas a educação, haverá greve geral no dia 13 de agosto contra esse projeto e a Reforma da Previdência. 
A reitora Margareth Diniz apresentou o programa e depois abriu para a participação das representações acadêmicas e da sociedade civil. O presidente da Associação dos Docentes da UFPB, Cristiano Bonneau; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba, Geralda Vítor e a deputada estadual Cida Ramos (PSB) foram algumas das pessoas que se posicionarem contrários a proposta do governo Bolsonaro. 
Essa foi a primeira assembleia de uma série que será realizada em cada um dos centros para apresentar o programa. Depois, será aberto um fórum para decidir se a UFPB adere ao não ao Future-se.
Future-se – A minuta do projeto de lei do programa Future-se, criado pelo Ministério da Educação para mudar a autonomia financeira das universidades e institutos federais, pretende mudar trechos de 17 leis atualmente em vigor. A lista inclui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; o Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal; a lei que trata dos fundos constitucionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; as regras para isenção tributária de importações e as regras de deduções do imposto de renda.
O “rascunho” do projeto de lei tem 18 páginas e, segundo o MEC, ainda pode ser alterado de acordo com as contribuições recebidas na consulta pública, que está aberta até 15 de agosto. O MEC prevê enviar o projeto de lei ao Congresso no início de setembro.
Segundo o projeto de lei, o programa segue sendo opcional, e as reitorias que aderirem ao Future-se serão obrigadas a: Trabalhar com a organização social a ser contratada pelo MEC em todos os três eixos: gestão, governança e empreendedorismo; pesquisa e inovação, e internacionalização; Aderir ao Sistema de Governança a ser indicado pelo MEC – os detalhes não constam no texto; Adotar programa de integridade, mapeamento e gestão de riscos e controle interno, além de submeter-se a auditoria externa.
O texto define que a falha na manutenção desses requisitos pode resultar na exclusão do programa e na “aplicação de penalidades” – a punição não é descrita no texto. Na apresentação do Future-se, o ministro Abraham Weintraub já tinha adiantado que a adesão seria “tudo ou nada”, e que o MEC seria rígido com metas de desempenho.

Adriano Galdino recebe convite de Genival Matias pra se filiar ao Avante...

Resultado de imagem para adriano galdino e genival matias
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB) recebeu hoje (22) convite formal do deputado estadual Genival Matias, presidente estadual do Avante, para se filiar ao partido. "O Avante está de portas abertas para ele", pontua Matias.
Vice-presidente da ALPB, Genival Matias é amigo pessoal e foi um dos principais articuladores da eleição de Adriano Galdino para comandar a 'Casa de Epitácio Pessoa' até fevereiro de 2023. Por causa dessa movimentação audaciosa, Galdino tem se sentido excluído de reuniões do PSB. Recentemente, a deputada Pollyanna Dutra ressaltou que ela e Adriano estão sendo tratados como se não fossem do PSB.
Caso Adriano aceite o convite de se filiar ao Avante, Genival avalia que outros deputados também seguirão o presidente e o partido passará a ter a maior bancada.

Ex-prefeitável Bolinha se reúne com o deputado federal Julian Lemos e conversam sobre candidatura em Campina Grande

O empresário e ex-candidato a prefeito de Campina Grande Artur Bolinha (Sem partido) manteve uma reunião com o deputado federal Julian Lemos (PSL) na sexta-feira (19). Na postagem feita pelo empresário, as conversas giraram em torno da atuação de Julian no Congresso, mas também foi abordada a política local de Campina Grande.
Há alguns dias em entrevistas de rádio Artur Bolinha manifestou o interesse de voltar a disputar a prefeitura de Campina Grande em 2020. Ele também já tinha admitido a possibilidade de ingressar no PSL, que é o partido do presidente Jair Bolsonaro.

domingo, 21 de julho de 2019

Líderes da oposição em Sousa realizam reunião visando a sucessão municipal...

Na noite da última sexta-feira (19), as lideranças da oposição na cidade de Sousa se reuniram no auditório do Hotel Vó Ita na terra dos dinossauros para traçar uma estratégia viável para as eleições de 2020. A ideia é elaborar uma pauta que vá ao encontro de dias melhores para a cidade sorriso. 
O encontro teve as presenças dos ex-deputados federais, Leonardo Gadelha e Marcondes Gadelha (Ambos do PSC), do ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (sem partido), da vereadora Bruna Veras (PROS), vereador Flamarion Batista (PL), Cacá Gadelha (PSDB), Ananias Vieira (MDB), ex-vereadores Lafayette Gadelha (PT), Dede Veras (PSDB), e da filha do ex-prefeito Salomão, Miryam Gadelha além de suplentes e lideranças políticas.
A reunião teve como pauta principal as eleições de 2020. De acordo com os integrantes da oposição sousense, o grupo vem se fortalecendo e montando estratégias para o pleito vindouro na cidade de Sousa. Por fim, o grupo de oposição começa a se articular sobre questões de partidos, candidatos e coligações. (com Everton Rodrigues)

Romero prestigia filiação ao PSD de Karla Pimentel, pré-candidata no Conde...

Foto: Ascom
O prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, presidente estadual do PSD, prestigiou a filiação ao partido, na noite deste sábado, 26, da advogada Karla Pimentel, pré-candidata em 2020 à Prefeitura do Conde, no litoral Sul da Paraíba. A festa partidária foi realizada no Restaurante Gurugy, no distrito de Jacumã, cujo espaço interno ficou superlotado pelas presenças de lideranças, aliados e simpatizantes.
Romero chegou ao restaurante em Jacumã na companhia da secretária de Assistência Social de Campina Grande, ex-deputada e vice-presidente estadual do PSD, Eva Gouveia. Já no local, Romero foi recebido por um grupo de importantes lideranças regionais: o prefeito de Cruz do Espirito Santo, Pedrito Gomes; o ex-prefeito Aluísio Régis; a ex-prefeita Tatiana Correia; a ex-vice-prefeita Sandra Ribeiro; o deputado estadual Cabo Gilberto; o presidente do Clube dos Oficiais, Coronel Francisco; Morgana Macena, membro do PSL na Paraíba, entre outros aliados.
Foto: Ascom
Em seu discurso, Romero Rodrigues prestou homenagem ao ex-deputado federal e ex-presidente do PSD na Paraíba, Rômulo Gouveia; destacou as qualidades técnica, empresarial e política de Karla, apontando-a como uma das jovens lideranças estaduais em ascensão e que qualifica ainda mais os quadros do PSD da Paraíba. A advogada e ex-secretária municipal de várias pastas do Conde deixou o PSL, após reunião com o prefeito campinense, mas destaca que se mantém na base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, a exemplo de Romero.
Para Romero, com chances reais e consideráveis de vitória nas urnas do Conde no próximo ano, Karla Pimentel pode contar com sua presença na campanha e observou ser a advogada representante de uma nova geração de políticos com condições de realizar uma obra administrativa voltada para os que mais precisam, priorizando a justiça social e o desenvolvimento econômico e turístico do Conde, dando um basta ao atual padrão desastroso da gestão de Márcia Lucena (PSD).
O prefeito campinense também se colocou à disposição para ajudar o município, através de Karla, junto ao governo federal, aproveitando a boa relação que construiu junto ao presidente Bolsonaro.

Nos corredores dos tribunais, sobram especulações sobre suposta delação de Roberto Santiago

Quem andou pelos corredores do Judiciário paraibano, nesta semana, certamente ouviu muito sobre a operação Xeque-Mate. Em meio a movimentações de advogados para tentar o relaxamento das prisões do ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e outros quatro réus, muito se falou da situação do empresário Roberto Santiago. Há quem diga, e até aposte, que há uma movimentação sólida de pessoas próximas a ele para convencê-lo a colaborar com a Justiça. O entendimento é que, sem isso, dificilmente o empresário conseguirá deixar a prisão. E por um motivo simples: todos os que buscaram algum nível de acordo de delação premiada até o momento apontaram o empresário como um dos “cabeças” organização criminosa. Leto, por exemplo, mesmo sem os benefícios da delação, seguiu o roteiro.
As conversas com o empresário em seguido o roteiro de que as evidências que pesam contra ele são muito fortes. O celular de Roberto apreendido pela Polícia Federal rendeu 39 mil páginas de diálogos, sendo muitos deles comprometedores. Quem teve acesso aos dados fala em mensagens pouco republicanas trocadas, por exemplo, com dirigentes do Banco do Nordeste. Da instituição financeira veio o dinheiro a juros subsidiados para reformas no Shopping Manaíra e a construção do Shopping Mangabeira. As conversas com fiscais de contrato são as mais graves, com supostos acordos de propina. Nestes casos há pedidos abertos de dinheiro para “agilizar” a liberação da burocracia.
O empresário, conhecido por uma carreira sólida no ramo empresarial, tem tentado, sem sucesso, habeas corpus em diferentes instâncias da Justiça. Apesar dos apelos de pessoas próximas, ele tem resistido a fazer colaboração premiada. Para um eventual fechamento de colaboração, há quem fale na necessidade da indicação, por parte do empresário, de nomes de pessoas envolvidas em crimes e ainda o pagamento de uma multa. Os valores podem alcançar a casa de uma dezena de milhões. Os números não são conclusivos. As conversas entre advogados, promotores, polícia federal e o empresário tem andado mesmo assim. São três meses desde que o empresário foi preso pela Polícia Federal. Atualmente, ele está na Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em Mangabeira.
Nesta sexta-feira, a juíza Hygina Josita Simões de Almeida negou a conversão das prisões preventivas em medidas diversas da prisão para cinco réus. Além de Leto Viana, continuam presos Leila Maria Viana do Amaral, Antônio Bezerra do Vale Filho, Lúcio José do Nascimento Araújo e Tércio de Figueiredo Dornelas Filho. Todos prestaram depoimento recentemente em juízo e confirmaram as acusações formuladas pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. A magistrada entendeu que como eles respondem a outros processos, ainda podem interferir nas investigações. No seu depoimento à Polícia Federal e à Justiça, Leto Viana apontou Roberto Santiago como responsável pela compra do mandato de Luceninha, em 2013.

Denúncia

Os acusados, segundo as denúncias, integravam uma organização criminosa no Município de Cabedelo que teria sido responsável por vários episódios criminosos, dentre eles a compra e venda do mandato do ex-prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha) e a sua consequente renúncia ao cargo; irregularidades na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, com contratação de servidores fantasmas; e esquema de recebimento de dinheiro desviado do salário dos servidores municipais.
Constam ainda nas acusações outras irregularidades, como o financiamento de campanha de vereadores; atos de corrupção envolvendo a avaliação, doação e permuta de terrenos pertencentes ao erário municipal, que beneficiava diversas empresas, bem como ações ilícitas para impedir a construção do Shopping Pátio Intermares, com a distribuição de valores ilícitos para vereadores, com atuação pessoal de Leto Viana. (com Suetoni S. Maior)