sexta-feira, 13 de julho de 2018

Ex-prefeito André Gadelha contraria MDB e adere à pré-candidatura de Lucélio...

A pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ganhou adesão de mais uma importante liderança do Sertão paraibano. Na manhã desta sexta-feira (13), o ex-prefeito de Sousa, André Gadelha (MDB), anunciou apoio ao nome de Lucélio, destacando que a renovação na política e o diálogo estabelecido pelo candidato foram decisivos para mais esta união.
“Estamos juntos porque Lucélio tem representado uma nova forma de fazer política. Além da juventude e das suas novas ideias, tem experiência em gestão e está apoiado num modelo administrativo que tem dado certo em João Pessoa. Vamos unir forças na ‘Cidade Sorriso’ em prol dessa pré-candidatura, porque Lucélio é um sertanejo, que conhece nossa terra e poderá nos ajudar nas nossas principais dificuldades. Para nós, sousenses, voltar a ter um filho de Sousa na disputa é motivo de orgulho e engrandecimento”.
A decisão de André Gadelha contraria o seu partido, o MDB que tem como pré-candidato ao governo o senador José Maranhão. Além de André Gadelha, estiveram ao lado de Lucélio Cartaxo o senador e pré-candidato à reeeleição, Cássio Cunha Lima (PSDB), Luis Carlos Queiroga Gadelha, Luis Carlos Queiroga Gadelha Filho, Alessandro Gadelha e o vereador Cacá Gadelha.

Gleisi diz que compromisso do PT na Paraíba é com o PSB...

Gleisi PB Online - UM GIRASSOL NO JARDIM DO LULA: 'Queremos muito ter o governador Ricardo na campanha de Lula', diz Gleisi Hoffmann
Em entrevista nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, destacou que a aliança prioritária do partido no Estado com o PSB. Ela definiu que a definição se dá pelo compromisso do governador Ricardo Coutinho (PSB) em defesa de Lula. Gleisi sinalizou que  a aliança do PSB com partidos ‘golpistas’ não será levada em consideração na tomada de decisão. A senadora esteve reunida com a direção estadual do partido, além dos deputados da legenda: Luiz Couto (federal) e os estaduais Zé Paulo, Anísio Maia e Frei Anastácio.
“Nossa aliança prioritária aqui é com o PSB, com Ricardo Coutinho, temos um compromisso pelos posicionamentos políticos dele, historíocosm e porque ele tem importância nessa construção nacional como PSB . Nosso compromisso é com ele  e não pelos partidos que estão na composição com ele é o compromisso dele que queremos com o projeto de Lula, que ira mudar o Brasil”, disse. Ela ainda declarou que respeita o tempo do PSB, partido que possui discussão interna sobre o seu posicionamento nacional, e afirmou que o importante é a luta progressista pró-Lula dentro do partido. 
“O PSB tem seus prazos de discussão do posicionamento, é um partido em disputa, tem gente que defende a candidatura do Ciro, do Lula, a neutralidade. Entendemos que isso é uma característica do PSB , o que é importante é a disposição que esse setor mais progressista tem de fazer a defesa da candidatura do Lula internamente do PSB . Se a gente vai conseguir mais cedo u tarde não é relevante, o relevante é  o posicionamento”, definiu.

Lucélio firma aliança com PHS e número de partidos aliados chega a oito

O projeto defendido por Lucélio Cartaxo (PV) para governar a Paraíba recebeu a adesão do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (12), no Hotel Sapucaia, durante reunião do pré-candidato com dirigentes da sigla no Estado. “Iniciamos a nossa caminhada com um diálogo franco com a população e hoje representamos o projeto que mais cresce em todo Estado. Firmar essa aliança com o PHS mostra que estamos no melhor caminho, em sintonia com um futuro novo para a Paraíba”, disse Cartaxo, que agora tem o apoio de oito partidos.
O presidente estadual do PHS, Jedaias Nunes, referendou o nome de Lucélio como o mais preparado para governar o Estado. “Fizemos uma opção por um representante desta nova forma de fazer política, ficha limpa e comprometido com a Paraíba. Estamos certos que Lucélio chega para fazer um trabalho inovador, com resultados que irão refletir os interesses reais da população”, comentou. Além das lideranças do PHS, estiveram ao lado de Lucélio Cartaxo o presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, o presidente estadual do PTC, Fábio José Lins, o vice-presidente do PV,  Zennedy Bezerra, e o presidente estadual do PRTB, Fábio Carneiro. As outras siglas confirmadas na aliança de Lucélio são: PV, PSDB, PSD, SD, PRTB, DC, PTC. 

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Esse “monte de gente da mesma família” não é bom, avalia Enivaldo sobre chapa de Lucélio; Quanto à João, foi taxativo "só tem um defeito: ser o candidato de RC".

ribeiro
O vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP) ao ponderar sobre “o monte de gente da mesma família ” na chapa formada pela oposição, para as disputas eleitorais ao Governo do Estado este ano, chegou a conclusão que não sabe até que ponto isso pode ser bom. “É um negócio muito complicado, porque você vai ter um monte de gente da mesma família candidato, não sei até que ponto isso é bom, é uma coisa que é necessário analisar”, declarou.
As observações de Enivaldo, se dão pelo falo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), não satisfeito em lançar o nome do irmão gêmeo Lucélio Cartaxo (PV), ao lado da esposa do prefeito de Campina Grande, Micheline Rodrigues (PSDB), agora resolveu anunciar o nome da primeira dama da Capital, Maísa Cartaxo (PV), para também disputar as eleições deste ano.
Conhecido pela sinceridade, o presidente estadual do PP, revelou ao repórter Maurílio Júnior, da Rádio Arapuan FM, nesta quarta-feira (11), a dificuldade de se reaproximar, politicamente, com o governador Ricardo Coutinho (PSB). Questionado sobre a pré-candidatura de João Azevêdo (PSB), Enivaldo foi taxativo: “Eu já disse a ele  (Azevêdo), pessoalmente, que só tinha um defeito: ser o candidato do governador. Um defeito para mim”, declarou.

Maranhão ao pé do ouvido com o senador Cássio e os deputados Hugo e Damião...

ze-huggo ze-cassioo
O blog registra conversas do senador José Maranhão com presidentes de partidos na Paraíba, a exemplo dos deputados federais Hugo Motta (PRB) e Damião Feliciano (PDT), além da principal liderança do PSDB, senador Cássio Cunha Lima.
Maranhão se movimenta para fechar até a próxima semana a chapa majoritária que irá encabeçar como pré-candidato a governador pelo MDB, para chegar na convenção de 5 de agosto com a composição pronta para ser homologada.
A dificuldade pode ser o fechamento das alianças proporcionais, assunto que vem sendo tratado pessoalmente por Maranhão e, ainda, o deputado Wellington Roberto, presidente do PR e principal articular da campanha do emedebista. Maranhão fechou as conversas de ontem (11) com o senador Cássio. Se vão dar resultado o tempo vai dizer. (Fotos: Cristiano Rodrigues)

Ivonete Ludgério: "Enquanto o prefeito (Romero) estiver no grupo, meu voto é dele (Lucélio)".

Resultado de imagem para ivonete ludgério
"Enquanto o prefeito estiver no grupo, meu voto é dele (de Lucélio)". A condição é da presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSD), que em entrevista nesta quarta-feira (11) avisou que só apoia o irmão do prefeito de João Pessoa, o pré-candidato Lucélio Cartaxo (PV), por causa do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), que já se posicionou a favor do nome. 
“Meu voto é do grupo político ao qual pertenço. Eu voto em Lucélio por causa de Romero Rodrigues. Enquanto o prefeito estiver no grupo, meu voto é dele", explicou Ivonete que é esposa do deputado estadual [mais votado em 2014] Manoel Ludgério (PSD). Romero Rodrigues deve trocar o PSDB pelo PSD, logo depois das eleições deste ano.
Como o pré-candidato a vice-governador da Paraíba na chapa do MDB, Bruno Roberto (PR), é noivo da filha de Ivonete, Ana Ludgério, especulou-se que a família também poderia mudar de lado e aderir a José Maranhão (MDB), mas Ivonete descartou essa hipótese, ratificando ser fiel a Romero. "Nós respeitamos a posição de Bruno Roberto e Caio Roberto e eles respeitam a nossa. Já minha filha está liberada para votar no noivo”, explicou a presidente da CMJP.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

José Maranhão: criaram um monstro… e ele vai devorar todo mundo! – Por Adriana Bezerra

Resultado de imagem para josé maranhão
O senador José Maranhão corre “risco” sério, e cada dia mais palpável, de ser o novo (de novo) governador da Paraíba. Será seu quarto mandato. Bailando Estado afora, praticamente sozinho, ele colhe os frutos de seu recall. E leva vantagem diante de seus potenciais adversários, inéditos no jogo eleitoral.
Muitos lances levaram Zé ao favoritismo. O principal deles se materializou com a sequência de jogadas de toalha dos titulares. Sem Romero nem Cartaxo, o veterano Maranhão entra em campo como dono da bola. Uma “pelota” que lhe deram, de mão beijada, num erro de estratégia já devidamente capitulado.
Entender o equívoco, porém, não traz alívio. A oposição se fragmentou. Mas todos podem ruir junto. Juravam que o octogenário não teria fôlego. E bateria fatalmente em seu teto em determinado momento da partida eleitoral. Não calcularam, porém, que o tal teto (algo em torno de 30%) já o garantiria o segundo turno. De onde ele tem amplas chances de sair vencedor.
Os criadores perderam o controle sobre a criatura (Dr Victor deveria saber que a fábula sempre se repete em favor de Frankenstein). Criaram um monstro. E ele dá sinais de que tem apetite, e estômago, para devorar todo mundo!

Fonte: Adriana Bezerra

Câmara dos Deputados aprova aumento no piso de agentes comunitários de saúde e endemias

Câmara aprova aumento no piso de agentes de saúde e endemias
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (11) a medida provisória (MP) que estabeleceu aumento de cerca de 50% no piso salarial de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias. Com a aprovação, o texto seguirá para o Senado. Por se tratar de MP, a medida já entrou em vigor assim que foi publicada pelo governo, mas, para virar uma lei em definitivo, precisa ser aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República.
Originalmente, a MP previa o piso salarial em R$ 1.014. No entanto, durante a tramitação, o valor foi alterado para R$ 1.550, obedecendo ao seguinte escalonamento:
R$ 1.250,00 em 1º de janeiro de 2019;
R$ 1.400,00 em 1º de janeiro de 2020;
R$ 1.550,00 em 1º de janeiro de 2021.
O texto da MP torna "essencial e obrigatória" a presença dos agentes na Estratégia de Saúde da Família e na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental. O projeto ainda estabelece que, a cada dois anos, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias passarão por cursos de aperfeiçoamento. Durante a análise do projeto, pelo plenário da Câmara, agentes comunitários ocuparam as galerias da Câmara e aplaudiram a aprovação.

Câmara aprova gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (10) a isenção do pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 8,9 millhões de famílias devem ser beneficiadas. A medida foi aprovada durante a votação do projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras.
O texto-base da proposta já havia sido aprovado na semana passada, mas os deputados ainda precisavam analisar os destaques (possíveis mudanças ao texto original) para concluir a votação. Durante a análise dos destaques, os deputados modificaram as regras da chamada Tarifa Social. Pela proposta, serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz as famílias: com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo; e que consumirem até 70 kwh/mês.
O texto define, ainda, que o pagamento caberá à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). As famílias beneficiadas com a medida deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo. Durante a sessão, os partidos de oposição defenderam que o consumo fosse de até 80 kwh/mês, mas a base governista defendeu 50 kwh/mês. Diante disso, houve um acordo e os parlamentares chegaram ao consumo de 70 kwh/mês.
Atualmente, os descontos para famílias de baixa renda são calculados com base no consumo, que vai de 30 kwh/mês a 220 kwh/mês. O desconto varia de 10% a 65%. Pela lei atualmente em vigor, somente indígenas e quilombolas cujas famílias são consideradas de baixa renda têm direito ao desconto de 100% na conta de luz. Com a conclusão da votação do projeto, nesta terça, o texto seguirá para votação no Senado e, em seguida, para sanção presidencial.
Durante a análise da proposta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), alertou os parlamentares sobre a necessidade de ser feito um estudo sobre o impacto da medida nas contas públicas. “Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no orçamento do governo. Se alguém deixará de pagar a conta, outra pessoa vai pagar”, disse Maia.
Em resposta, o deputado Julio Lopes (PP-RJ), relator do projeto, afirmou que não haverá acréscimo de despesas e que a emenda já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “A própria Aneel concordou que não haveria qualquer acréscimo de despesa porque o consumo de todos será monitorado. Hoje, os quatro níveis da tarifa social de energia não são monitorados”, afirmou.
Após a aprovação do projeto, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, publicou uma mensagem no Twitter na qual afirmou que 14 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com a privatização das distribuidoras:

Irrigação
Também na noite desta terça, os deputados aprovaram uma medida provisória (MP) que impede áreas que integram Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) de serem retomadas pelo governo caso estejam dadas em garantia como hipoteca a algum banco oficial responsável por financiar o agricultor.
Neste caso, a retomada ficará a cargo da instituição financeira, a quem caberá comunicar o poder público da existência do crédito hipotecário. Um trecho polêmico adicionado ao texto ainda altera um dispositivo da Política Nacional de Irrigação.
Pela nova redação, o governo não poderá declarar quais obras de infraestrutura de irrigação, que provoquem alterações em curso de água ou retirada de vegetação em área de preservação permanente (APP), poderão ser consideradas de utilidade pública para efeito de licenciamento ambiental.
Por se tratar de uma medida provisória, as regras já estão em vigor temporariamente. Porém, para passar a valer definitivamente, a MP ainda precisa ser aprovada no Senado até 24 de julho, quando perderá a validade.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Após emplacar filho na vice, WR também coordenará campanha de Maranhão...

O deputado federal Wellington Roberto (PR) será o coordenador da campanha do senador José Maranhão (MDB) a governador da Paraíba. Wellington se afastou politicamente do governador Ricardo Coutinho (PSB) em janeiro e tem sido um dos mais fiéis aliados de Maranhão nas últimas eleições, além de ser um forte líder municipalista.
Bom de voto, politicamente articulado e craque em montar estrutura de campanha, o presidente estadual do PR paraibano, foi anunciado nesta terça-feira (10) pelo pré-candidato a vice-governador Bruno Roberto (PR). 
As informações são do jornalista Ytalo Kubitschek