sábado, 28 de dezembro de 2013

Herculano diz que mesmo prefeitos apoiem candidatos de fora o povo saberá escolher e votar em filhos da terra na disputa pra deputado...

Foi bastante movimentado o radiofônico 'Titico Explica' de hoje, o último do ano de 2013, comandado pelo fundador da Rádio Boa Nova 87,9 FM, Dr. Titico Pedro, junto com o signatário do Blog [que apresenta o 'Show de Notícia - levado ao ar das 18h às 19h de segunda à sexta] na bancada, contou com a participação de Júnior Viriato, que apresenta 'Bom Dia Cidade' - levado ao ar das 8h às 9h de segunda à sexta, e, ainda, teve a presença do ex-vereador Herculano Pereira.  
Na oportunidade, o ex-parlamentar-mirim falou sobre diversos assuntos inerentes ao cotidiano dos itaporanguense, bem como, ao cenário político local/regional e conclamou a população a abraçar causa pela eleição de um deputado estadual que represente Itaporanga e o Vale do Piancó. "Não aceitaremos que paraquedistas venham aqui levem os votos e a região continue à mercê de ações importantes na saúde e educação, por exemplo, vamos levantar essa que deve ser a bandeira de todos nós", declarou.
Colocando-se, inclusive, como pré-candidato na disputa por uma vaga de deputado estadual, Herculano afirmou que tem construído sua candidatura junto ao povo, "que é o dono do voto". Ele pontuou que mesmo as lideranças políticas, como prefeitos, apoiando candidatos de outras regiões o povo saberá dá uma resposta. "O prefeito pode até votar em candidatos de fora, mas o povo é livre e vai escolher um nome que verdadeiramente represente Itaporanga e todo o Vale do Piancó".
Como há outros quatro nomes colocados como pré-candidatos ao cargo de deputado estadual, nas eleições de 2014, no caso o atual vereador Neném de Adahilton, o ex-vereador Toim da Loja e o jornalista Souza Neto, o ex-vereador Herculano disse que irá procurá-los para defender a tese de se fazer uma pesquisa e que o melhor colocado possa obter o apoio dos demais construindo, assim, uma única candidatura. "Eles tem todo direito de que quererem disputar as eleições, mas seria interessando que o mais votado numa pesquisa popular tivesse o apoio dos demais para fortalecermos ainda mais a nossa terra", disse.

Acossado pela alta reprovação popular o prefeito Audiberg decide sair de cena por alguns dias e passará o cargo para a vice Taís Rodrigues...

Acossado pelos altos índices de reprovação popular o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), decidiu que vai "mergulhar" por alguns dias - sair de cena pra ver se a poeira abaixa um pouco quanto às queixas da população com relação aos desmandos administrativos de sua gestão. Em verdade, o povo que um dia decidiu dar-lhe oportunidade ao cair no conto de que "renovar, era preciso" está desencantado com o estilo déspota imprimido na 'Rainha do Vale', desde janeiro passado. Só para se ter uma ideia da alta rejeição ao prefeito, um movimento popular agendado para o próximo dia 08 de janeiro pretende invadir a prefeitura caso o alcaide municipal não conceda audiência para debater demandas da comunidade Agrovila Jesua Cristo.
Audiberg deve transmitir o cargo, pelo menos por um período de 15 dias, à vice-prefeita Taís Rodrigues Torres Medeiros (PPS), filha da diretora do Hospital Distrital de Itaporanga - Wilka Rodrigues, logo após as festividades de emancipação política do município, no dia 09 de janeiro. Com isso, ao assumir a prefeitura Taís será a mais jovem prefeita da história - aos 24 anos de idade. Neta do ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), único a governar o município por dois mandato, essa bela moça, que faz o povo relembrar a beleza e elegância de sua avó - a ex-primeira dama Marisa Procópio, vai ascender ao cargo dez anos depois do segundo mandato de seu avô.
Audiberg até que preparou um presentinho de fim de ano pra população com o "pacote do mal", que objetivava reajustar impostos e criar novas taxas, devidamente rejeitado pela Câmara de Vereadores, mas nas ruas o que o povo deseja mesmo dele, como presente de ano novo, era sua renúncia. Ele optou por uma licença.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

13º BPM deu início hoje a Operação Reveillon no Vale do Piancó...

A Polícia Militar lançou, nesta sexta-feira (27), a Operação Réveillon, que vai reforçar a segurança em todo o Estado durante os festejos de fim do ano. Na cidade de Itaporanga e em toda a região do Vale do Piancó a Operação foi iniciada pelos homens do 13º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Major Jurandy. 
A "Operação Reveillon" consiste no incremento de policiais e guarnições extras para reforçar o policiamento nas áreas mais movimentadas. Check-points (blitsen) estão sendo realizadas para aumentar a fiscalização dos veículos e combater a criminalidade. As ações seguem até o dia primeiro de janeiro, quando vai ser iniciada a "Operação Verão".


 

Ricardo ressalta que vários aliados querem participar da majoritária do PSB e não garante vaga para o PSDB, de Cássio...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi entrevistado no programa Rede Verdade, na TV Arapuan, nesta sexta-feira (27) e falou sobre as perspectivas para as eleições estaduais em 2014. Natural candidato à reeleição, Ricardo oferece duas vagas na chapa majoritária, uma para vice-governador e outra para senador. O atual vice, Rômulo Gouveia (PSD), tem todo o direito de postular um espaço para si e ele se lançou como pré-candidato ao Senado.
“É um bom problema”, afirmou Ricardo, reconhecendo que a questão irá trazer algumas disputas entre os seus aliados, mas minimizou qualquer conseqüência que isso possa trazer. “É um bom sinal. Quando se tem muitos aliados fortes, é natural que haja muitos pretendentes para as poucas vagas”, colocou. A delicada aliança com o PSDB, assegurada apenas pela palavra do senado Cássio Cunha Lima (PSDB), foi coloca em questão no programa. Tem vaga para os tucanos nessa chapa? Ricardo não garantiu o espaço na chapa, mas também não se responsabilizou se por acaso os tucanos ficarem sem a vaga na majoritária.
“Não é uma decisão só minha. Não sou cacique. Temos outros aliados, temos o DEM, o PSD, vamos ouvir o que esses partidos têm a dizer. É preciso ouvir a opinião deles”, declarou. (com Pedro Callado)

Prefeito Audiberg pode fazer o que já existe nos bastidores e demitir a esposa e o irmão do vereador Neném de Adahilton...

O que vinha sendo assunto de bastidores e certeza nos corredores do Paço Municipal pode se concretizar nos próximos dias, como maneira de retaliação ao vereador Neném de Adahilton (foto). O prefeito Audiberg Alves (PTB), que segundo fontes, já confidenciava ao seu starf não ver a hora de afastar o socialista de sua gestão por não suportar sua "independência" providencia demissão da esposa e do irmão do vereador que, respectivamente, ocupam a direção da Escola Municipal Jacinta Chaves e a Secretaria Municipal da Infraestrutura e Urbanismo.
A gota d'água para Audiberg veio na manhã de hoje com o voto favorável do socialista pela derrubada do "pacote do mal", que o gestor enviou pra câmara pedindo aumento de impostos e criação de novas taxas. Em verdade, o prefeito já estava desejando tomar essa atitude há meses mas não tomara a iniciativa porque ainda precisava do vereador para aprovar essa matéria. Enquanto isso, a falta de autonomia foi a arma usada pelo prefeito contra o irmão/secretário do vereador.  Um 'capitão do mato', dizem, foi colocado lá na secretaria pra cortar as asas do secretário. 
Porém, o prefeito calculou errado. Ele preparou um bote, uma arapuca para Neném de Adahilton. Só que o vereador tem se mostrado ao longo do mandato sereno, correto e independente. Esquece, ainda, o prefeito que o secretário Silvério [Seinfra] praticamente paga para trabalhar e trabalha incansavelmente porque é um cara íntegro, gente de bem. Sem esquecer que a cidade conhece sua índole e seu caráter. O mesmo pode-se dizer de Alana. O resultado dessa novela ainda não sabemos. Mas, fontes dizem que o vereador pode se adiantar aos acontecimentos.  

Itaporanga: Oposição atende clamor da população e derrota proposta do prefeito Audiberg Alves para aumentar impostos e criar novas taxas...


O líder da situação tentou argumentar dizendo que o prefeito poderia fazer valer por decreto enquanto o vice-líder da oposição disparou: "Só Saddan Hussein e Fidel Castro governam pro decreto. Mande ele fazer essa lei sem passar pela câmara..."
E que como dizia o eloquente senador Ruy Carneiro: "Mais forte é o povo!". E o povo venceu a guerra enterrando, pelo menos durante o ano de 2014, o fatídico "pacote do mal" enviado à Câmara Municipal, como presente de fim ano, pelo prefeito Audiberg Alves (PTB) - que pretendia criar o Novo Código Tributário em Itaporanga através do Projeto de Lei Complementar nº 02/2013, que já passaria a valer a partir do próximo dia 1º de janeiro. Durante a segunda sessão extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira (27), convocada pelo alcaide municipal, após retirada de pauta na primeira, semana passada, por maioria de 7 a 4 os vereadores oposicionistas Jacklino Porcino, Izabelle Mendes, Ricardo Pinto, Ivanilto Palmeira, João Guimarães, Joaquim Salviano e, ainda, o vereador [por enquanto situacionista] Neném de Adahilton decidiram ficar ao lado do povo e reprovaram a matéria.
Com plenário cheio e clamando pela derrubada da matéria, tal como aconteceu durante toda a semana nas ruas e rádios da cidade, a sessão foi tensa e demorada, suspensa por duas vezes, em intervalos de dez minutos, para que as comissões de Redação e Justiça e a de Finanças e Orçamento pudessem dar seus, respectivos, pareceres à emendas apresentadas ao texto. Ao final prevaleu o bom senso e a representação correta em defesa dos anseios da população, por parte dos vereadores oposicionistas. Votaram à favor da matéria os vereadores da situação Ubiramar [que defendeu o projeto, como líder do prefeito], Hélio do Bar, Jailson de Zeca e Nel de Duvan. 
A defesa da liderança do prefeito não teve o efeito esperado nem convenceu o povo, que se portou desde o início contrário ao aumento de impostos e criação de novas taxas. Ao defender a aprovação do projeto o líder da situação afirmou, da tribuna, que o prefeito teria a prerrogativa de fazer valer o projeto através de decreto sem precisar da anuência da câmara, porém, segundo Ubiramar (foto ao lado), o prefeito "queria compartilhar" com o legislativo algo que é determinado por lei. "O prefeito pode fazê-lo por decreto ignorando o legislativo, mas ele preferiu chamar a responsabilidade e juntos regularizar o código tributário", disse. Vendo a arapuca armada pelo executivo os vereadores da oposição não caíram nem comeram corda e pagaram pra ver o executivo fazer valer tal lei, sem passar pelo crivo do legislativo.
O vereador Ivanilto Palmeira, da tribuna, desmanchou a tese defendida pelo líder da situação e, aplaudido pelo plenário, sepultou o projeto. Ele lembrou que vivemos numa democracia e o prefeito deve respeitar as prerrogativas do legislativo, jamais fazê-lo através de decreto. "Só [ditadores] Saddan Hussein e Fidel Castro governa por decreto. Manda ele fazer essa lei sem passar pela câmara. Decreto não é lei. O prefeito quer enfiar goela abaixo um projeto imoral como este, dentro de oito dias. Não sou contra o IPTU. O vereador Ubiramar quer enganar o povo e os demais vereadores. O que não pode é na véspera de natal se jogar isso aqui, sem discussão. Isso é ilegal? É não. Mas é imoral", pontuou.
Ivanilto disse que o prefeito deveria era providenciar o realinhamento e recadastramento dos imóveis, que já são mais de 10 mil casas na cidade e só há 5 mil cadastradas, fora os terrenos. "Hoje Itaporanga arrecada cerca de R$ 70 mil, mas se ele cobrasse os devedores o município arrecadaria perto de R$ 1 milhão. É vergonhoso um imóvel que vale R$ 100 mil pagar R$ 1 mil, se isso for aprovado, quando pelo código anterior pagaria R$ 300,00. Agora, como é que uma empresa que não paga IPTU tem contrato, sem licitação, com a prefeitura? Pois, quem não paga IPTU não pode celebrar contrato com a administração pública. E isso existe hoje em Itaporanga. É vergonhoso o pobre pagar IPTU enquanto a Caixa Econômica Federal, por exemplo, não paga nada. Isso é justo? Sempre tenho dito que a lei, nesse país, só vale pra pobre. Isso é uma falta de respeito e vergonha mandar um projeto com 180 páginas e em oito dias querer aprovar na surdina. Porque esse projeto ia ser aprovado na surdina, semana passada, se eu não pedisse a retirada de pauta e o presidente Jacklino não atendesse o pedido", declarou Ivanilto (foto abaixo).  
"Se nós não aprovarmos esse novo código tributário, contendo as isenções especificadas, aí cabe ao prefeito fazer por conta própria e ele pode não isentar ninguém. Se não aprovarmos isso hoje estaremos prejudicando várias categorias...", argumentou o líder da situação em sua última tentativa de ver aprovado o texto.  "Se o prefeito tivesse esse poder ele não mandaria o projeto pra câmara aprovar. Então, vamos derrotar esse código da vergonha. Jogue essa porcaria desse projeto no lixo, isso é uma vergonha", disparou Ivanilto. 
Logo depois, com a proclamação do resultado, o povo comemorou nas ruas e deu mais uma demonstração de repúdio aos desmandos administrativos que impera na atual gestão municipal em Itaporanga. Não à toa o atual prefeito termina o ano com 71,74% de reprovação popular. Índices de rejeição jamais alcançado por qualquer outro prefeito em toda história política de Itaporanga. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Em Itaporanga a população repudia aumento de impostos e vereador denuncia cooptação de votos em troca de empregos na prefeitura...

clayton
Continua gerando polêmica e rendendo severas críticas da população a provável aprovação do pacote de reajuste de imposto [IPTU, ISS, ITBI, etc] e criação de novas taxas as quais serão analisadas e votadas em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Itaporanga. Convocada mais uma vez pelo prefeito Audiberg Alves (PTB), que quer ver aprovado o pacote que enviou pra câmara, a sessão promete ser bastante movimentada. 
A população ocupou programas de rádio na manhã de hoje para pedir aos vereadores que não aprovassem o aumento de impostos. O vereador Ivanilto Palmeira chegou até a denunciar possível cooptação de vereadores por parte do gestor em troca de empregos na prefeitura, artimanha que garantiria a aprovação da matéria. "Amanhã ou depois vocês vão ver irmã e/ou parentes de vereadores empregados na prefeitura como retribuição pelo voto dado à favor da matéria...", denunciou o edil sem citar nomes.
O vereador/presidente Jacklino Porcino declarou que a sociedade deve ir à câmara, participar e pressionar os vereadores para a defesa daquilo que ela deseja.
Comentários para este Post:
Blogger Eudinaildes Silva disse...
Não adianta falarmos que o nosso prefeito sempre vai encontrar uma maneira de fazer o que é bom para ele, porque a preocupação dele com o povo é zero, o Audiberg é um prefeito que veio para acabar de afundar itaporanga é um politico sem palavras que só sabe prometer com certeza esse vai ser o pior prefeito que itaporanga já teve mas outra eleição vai vir para ele pedir voto com a cara liza por politico é assim ele não faz nada e quanto é na eleição não tem vergonha de passar na casa do povo. Berguinho homem sem palavra
27 de dezembro de 2013 07:15
 Excluir

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Por falta de ação da prefeitura, esgoto invade casas no centro da cidade de Itaporanga...

Foto: Por falta de ação da prefeitura, esgoto invade casas no centro de cidade do Sertão
A população reclama de um grande esgoto no centro da cidade de Itaporanga, o que corresponde ao canal chique-chique, causando transtornos aos moradores. de acordo com os reclamantes, se esperava uma medida urgente da atual gestão, que tem a frente o prefeito Audiberg Alves, mas nada foi solucionado e a população continua padecendo.
Conforme moradores, o esgoto a céu aberto está tirando a tranquilidade das pessoas que residem neste local. Moradores relatam que já foram enviados vários pedidos para os órgãos competentes para que se resolva a situação, mas até o momento nada foi feito. "Não temos nem momentos de laser na própria casa, devido ao mau cheiro". Comentou a moradora.
Com a chegada das chuvas, o esgoto está alagando residências trazendo toda a contaminação para dentro das casas.  “Quando há chuvas não suportamos o descaso que vem ocorrendo conosco. As crianças ficam circulando encima da sujeira, inclusive temos uma vizinha que tem uma criança de um ano e seis meses. A catinga é insuportável que nós usamos um pano no nariz", Disse a moradora. (com PiancóPB)
 
 
Veja, abaixo, vídeos com declaração de moradores:

  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 

Ruas esburacadas no Alto das Neves, em Itaporanga, causam transtornos à moradores e motoristas...

A reportagem do piancopb.com também esteve presente Itaporanga, no Bairro Alto das Neves, nesta ultima terça-feira (24), na cidade de Itaporanga, em plena véspera de Natal, e verificou in loco os transtornos causados devido as ruas daquele bairro estarem cheias de buracos, mais precisamente nas Ruas Deocleciano Pereira Neves e Manoel Inácio de Araújo. Os moradores reclamam muito e pede uma solução à Prefeitura Municipal para o caos em que se encontra o município. 
Os moradore dizem não aguentar mais a situação: "Pois, é de responsabilidade da prefeitura, que começou o serviço e o prefeito nem anda nas ruas olhando os serviços que são executados. [...] Uma bagaceira dessa não tem condições não. Começa o serviço e deixa, é muita irresponsabilidade... Eles fizeram um trabalho mal feito, jogaram mais areia do que cimento, e, por isso, temos esse resultado negativo de um dinheiro que foi jogado fora...", reclamou um moradora à reportagem. 
 
 
Veja, abaixo, vídeos com a situação e reclamação da população: 
  • Clique para ampliar 
  • Clique para ampliar 


Rádio Boa Nova reuniu direção e funcionários em confraternização...

A Rádio Boa Nova FM de Itaporanga reuniu, numa grande mesa, direção e funcionários, capitaneados pelo fundador Dr. Titico Pedro e o atual presidente Ailton Pedro, para a confraternização de fim de ano regada à um requintado jantar. O momento serviu para se comemorar as conquistas alcançadas durante 2013 e festejamos as muitas outras que virão por aí. O coordenador do campus do IFPB de Itaporanga, professor Ridelson Farias, esteve presente para abraçar os amigos da emissora. Dr. Titico e Ailton agradeceram à família Boa Nova e disseram que muitas novidades virão junto com 2014.


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

13º BPM empreende “Operação Boas Festas” no Vale do Piancó...

O 13º Batalhão de Polícia Militar, sediada em Itaporanga, empreende, desde semana passada, a ¨Operação Boas Festas¨ que tem sido realizada diariamente por policiais militares em pontos estratégicos, reforçando principalmente os centros comerciais das cidades do Vale do Piancó. A Operação segue até o próximo dia 27 e será sequenciada por outras duas novas operações: Réveillon e Verão.
De acordo com o major Jurandy Monteiro, comandante do 13º BPM, estão sendo empregados mais de 100 PMs como efetivo extra, sem prejuízo do policiamento ordinário e 35 viaturas. Estão sendo realizadas checagens (check point) a veículos e pessoas a fim de identificar possíveis suspeitos. 
Válido ressaltar, que como orientação de segurança, a Polícia Militar indica que as pessoas planejem as compras para evitar sair com grande somas em dinheiro e observem também as pessoas ao redor do deslocamento, quando saírem de estabelecimentos comerciais ou bancários. Prefiram andar em grupo e não estacionem o veículo em locais sem movimento. (com 13º BPM) 

Vereador Ronildo Moura parabeniza escolas estaduais de São José de Caiana pela conquista do 14º e 15º salários...

O presidente da Câmara Municipal de São José de Caiana, vereador Ronildo Moura (PSB), entra em contato para externar as felicitações e parabéns às escolas estaduais Otaviano Lopes da Silva e Isabel Lopes, pela apresentação de projetos que resultaram na conquista do 14º e 15º salário, mostrando que as diretoras, professores e funcionários tem compromisso com a Educação naquele município.

Enquete aponta rejeição de 71,74% ao primeiro ano da Gestão Audiberg Alves, no município de Itaporanga...

Durante o fim de semana recém findo os dados de enquete, gerida e mantida pelo site enquentes.com.br, mostram que a gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB) vai de mal a pior. Em verdade, até o próprio gestor reconhece que este primeiro ano de mandato foi improdutivo, sem nada pra mostrar, com atraso de salários, etc. Não se sabe como o prefeito deixou que sua gestão chegasse à esse descontrole, simbolo de incapacidade e ineficiência. O prefeito não tem conseguido, apesar dos altos gastos [errôneos] com propaganda, fazer o povo acreditar nas fantasias ilusionistas de seu governo.
Pois bem, de acordo com os dados obtidos na enquete, que ficou no ar por três dias [20, 21 e 22], dá pra se fazer uma análise do grau de insatisfação dos populares que tem acesso à rede social. E mesmo sem valor científico ela mostra um cenário atualizado sobre a opinião popular com relação ao primeiro ano de gestão municipal em Itaporanga. A pergunta era a seguinte: ¨Qual sua avaliação sobre o primeiro ano da Gestão Berguim em Itaporanga?¨ e o internauta tinha à disposição cinco opções de resposta: Ótima, Boa, Regular, Ruim e Péssima.
No levantamento, a gestão Audiberg Alves foi rejeitada por 71,74%, ou seja, de cada 10 votos na enquete 7 o reprovam, sendo Péssima - 40,58%  e Ruim - 31,18% . 10,87% disseram ser Regular sua gestão e 17,39% a aprovam, sendo 13,04 como Ótima e 4,35% Boa. Esse levantamento mostrar nitidamente o humor do itaporanguense e/ou internauta que tem acompanhado as notícias sobre a atual gestão. E daí sai a impressão de que a imperícia em gestar o executivo municipal tem levado a cidade a uma crise administrativa, bem como, política pela falta de ações e promessas não cumpridas.
Outro ponto que tem rendido reclamação em massa no momento é sua determinação em aumentar os impostos, um presente de natal e fim de ano que o gestor dá a população. Porém, Audiberg deseja e pretende fazer muita coisas, mas saiu dos trilhos da competência administrativa. E, mesmo pagando muito por uma propaganda que não empolga a opinião pública, já que não vê o rendimento esperado dos milhares de reais dos cofres públicos gasto neste setor, Audiberg precisa se reencontrar e adequar as ações para voltar com a máquina aos trilhos. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Prefeito Audiberg Alves prepara revanche contra os vereadores, convoca sessão e quer aprovado aumento de impostos e criação de novas taxas...

Seguindo a velha lógica de que pode-se perder a batalha mas não a guerra, enquanto, esta existir, o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) prepara uma revanche contra vereadores depois ter engolido à seco a retirada de pauta, na última sexta-feira (20), durante sessão extraordinária, do projeto de lei que cria o Novo Código Tributário do Município. O gestor fez nova convocação aos vereadores para reexaminar a proposta em nova sessão extraordinária, previamente, agendada para a manhã da próxima sexta-feira (27). Informação exclusiva que o Blog acaba de receber.
Audiberg espera, agora, dar um golpe certeiro nos vereadores, principalmente, na Presidência da Casa por ter sido retirado de pauta na sessão passada. Como é sabido, o vereador Ivanilto Palmeira denunciou irregularidades de tramitação da matéria e pediu a retirada de pauta da mesma, pedido prontamente atendido pelo presidente Jacklino Porcino. O prefeito não aceita que o assunto seja analisado somente em 2014, pois sua vigência está para acontecer já a partir do próximo dia 1º de janeiro.  Então, como não foi votado a matéria pode ser apreciada até o último dia do ano, durante sessões extras.
De acordo com o texto enviado pelo prefeito à câmara, alguns impostos serão reajustados enquanto serão criados novas taxas. Para o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS-QN) é pretendida alíquota única de 5% diferente das três alíquotas existentes: 5%, 2,5% e 2%. Já com relação ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a matéria prevê alíquota única de 1% para os imóveis residenciais, contrariando os percentuais cobrados atualmente, que variam de 0,3% a 0,7%, dependendo do valor do imóvel. Em si, o IPTU será reajustado, da seguinte maneira: 1,5% para terrenos, 1% para imóveis residenciais, 2% para imóveis de uso especial (como instituições financeiras) e 1,5% para imóveis que abrigam indústria, comércio, etc.
Para o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é instituída alíquota de 3%, ao invés dos atuais 2,5%. No geral, o projeto prevê a implantação de seis taxas para a população pagar, dentre os quais a Taxa de Coleta de Resíduos (TCR); a Taxa de Fiscalização de Trânsito e Eventos; uma Taxa para Localização e Funcionamento de Atividades para exercução de obras; Remanejamento e Parcelamento do Solo; para Utilização dos Meio de Publicidade, além da Taxa de Serviços, Especifico e Divisíveis. 

Veneziano diz que RC pratica "Bullying Político" contra prefeitos...

O ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato a governador pelo PMDB, Veneziano Vital, criticou a forma de fazer política e administrar o estado do governador Ricardo Coutinho (PSB). De acordo com Veneziano, Ricardo pratica ¨Bullying Político¨contra prefeitos do interior do Estado. A prática, segundo Veneziano, se dá quando o governador exige que prefeitos anunciem apoio ao seu projeto de reeleição e posem para foto ao seu lado, para só assim, terem convênios liberados.
¨Ricardo Coutinho pratica um bullying político. ele constrange os prefeitos e tenta cooptá-los usando da verba estatal para forçar os prefeitos a anunciar apoio político ao seu projeto de se manter no poder. Ele usa da relação desigual de poder para conseguir, à força, apoios à sua tentativa de reeleição¨, afirmou. Ele disse que tem recebido diariamente relatos de prefeitos que tem sido praticamente obrigados a posar para fotografias com Ricardo Coutinho, em nome da formalização de um convênio, que significa uma promessa de se conseguir algum recurso para o município. ¨Nós sabemos como tem sido esse processo¨, relatou.
Veneziano disse que muitos prefeitos tem sido cooptados de forma acintosa, sob ameaças. ¨Temos companheiros até mesmo do PMDB, que nos fazem relatos de que, para ficar na dependência de um mísero convênio, são obrigados a anunciar um suposto apoio, mas que chegam para mim e dizem: Veneziano, não se preocupe, fui obrigado a anunciar apoio, se não o meu município ficaria fora das promessas de Ricardo¨. ¨No meu governo, prefeito nenhum vai precisar se humilhar para receber um convênio de R$ 50 mil¨, declarou Veneziano. (com wscom)

Tenente Edgley: ¨Ouvintes ficam impedidos de questionar deputado federal em Itaporanga...‏¨

Meus amigos o programa do nosso amigo Cláudio Nepó foi marcado hoje pela entrevista do deputado federal Wilson Filho, que deitou e rolou dando uma de bonzinho como se já tivesse feito alguma coisa por esta cidade, sem sequer ser incomodado por ninguém já que os telefones não foram abertos aos ouvintes que são tão propagados como o motivo de existência de qualquer meio de comunicação, e além do mais, deixando claro que quer o apoio do prefeito Audiberg Alves para as eleições do próximo ano, e que no dia nove de janeiro estará aqui para pedir votos ao povão que com certeza lotarão a Avenida Getúlio Vargas.
Não foi só isso não, seria também entrevistado o prefeito Audiberg Alves, e estranhamente esse desistiu segundo ele por ceder o espaço ao deputado, mais como ouvinte quase que diário deste programa já me acostumei, a saber, o tempo de programa que é geralmente de 11h00min, às 13h00min, e mesmo depois da entrevista do deputado teria tempo de sobra para o prefeito, até porque o vereador Ubiramar fez uso do espaço durante um bom tempo, inclusive com participação do vereador Ivanilto que ligou de João Pessoa fazendo intervenção sobre alguns impostos que serão votados pela câmara. 
O motivo pelo qual o prefeito desistiu não sei, nem me interessa, acho também que foi desagradável, pois tempo ele tinha de sobra, só acho que o ouvinte foi desrespeitado quando lhe foi negado o direito de fazer perguntas ao deputado Wilson Filho, já que este é deputado federal e tem obrigação de ouvir o povo e não de ficar conversando besteira num programa de rádio durante muito tempo só bajulando prefeito, vereador e quem quer que seja sem que o cidadão que lhe elegeu tenha o direito de lhe fazer uma pergunta. 
Acho, no entanto que o Dr. Titico Pedro não percebeu isso ou tomou conhecimento desse momento, pois sei que é um homem muito sério e jamais deixaria que o seu ouvinte fosse tão desrespeitado assim. Deixo aqui um alerta ao povo desta cidade um alerta a todo cidadão Itaporanguense: TOMEM CUIDADO COM OS PARAQUEDISTAS QUE JÁ COMEÇARAM A CHEGAR, e pode ter certeza que do dia 9 de janeiro até o dia 1 de maio, o rojão é esse, e com certeza não será a última vez que isso acontecerá em um programa de rádio que, aliás, é uma prática de muitas emissoras de rádio por todo Brasil não só de Itaporanga, e acho até que é um direito liberar telefone ou não, só é preciso que nós ouvintes fiquemos de olho, pois isso não passa de manobras.

Tenente Edgley

Novo Mapa Turístico Brasileiro contempla 137 municípios paraibanos, 13 deles do Vale do Piancó...

Caminhada Trilha Alto da Serra, entre os municípios Pedra Branca e Nova Olinda
O novo Mapa Turístico Brasileiro, divulgado semana passada, traz em sua configuração, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país. 
Na Paraíba, além dos tradicionais destinos como Baía da Traição, Cabedelo, Cabaceiras e João Pessoa, por exemplo, outros municípios passam a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro. Ele traz a Paraíba dividida em 10 regiões: Agreste, Cariri, Litoral Norte, Litoral Sul, Seridó e Curimataú, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e Zona da Mata; totalizando 137 municípios contemplados.
A região do Vale do Piancó ficou inserida no chamado Vale das Águas e contemplou os seguintes municípios: Aguiar, Catingueira, Coremas, Curral Velho, Emas, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D` água, Pedra Branca, Piancó, Santana dos Garrotes e Serra Grande. O Vale das Águas, ainda, compreende os municípios de Água Branca, Carrapateira, Juru, Monte Horebe e Princesa Isabel. 
Pelo novo Mapa, o Nordeste foi dividido em 81 regiões com 820 municípios contemplados. Todos esses municípios passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso, o número diminuiu de 3.635 para 3.345. De acordo com o Ministério do Turismo, a reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.
Acesse o novo Mapa do Turismo Brasileiro aqui.

Agradecendo convites, mensagens, presentes e lembrancinhas enviados...

Por falar nas festividades de natal e fim de ano, quero agradecer as inúmeras mensagens, lembrancinhas e presentes, que tem sido nos enviado pelos amigos. Presentes que enchem os olhos. À exemplo de cada vinho saboroso. Chique no último, como se diz. Mas, o que nos alegra mesmo é sentir o calor da amizade sempre enraizada e a cada dia mais firme. Inclusive, vamos tentar mágica para poder estar em todas as confraternizações e jantares aos quais temos convite em mãos. Vamos fazer o possível. 
Em nome dos amigos, agradecer atenção do casal de amigos Jacklino Porcino e Jadcely Serafim; do compadre Ricardo Pinto e Diane; do vice-governador Rômulo Gouveia - pela lembrança; do deputado Trócolli Júnior; do prefeito Ailton; do ex-prefeito Djaci; vereador João Guimarães; dentre tantos amigos.

Com simplicidade mas muita dedicação e empenho Ridelson Farias vai garantindo a realização do ensino superior em Itaporanga...

Com satisfação imensa recebemos na tarde de hoje (23) a visita do amigo Ridelson Farias, professor coordenador dos trabalhos de implantação do campus do IFPB na cidade de Itaporanga, cujas obras estão em ritmo bem avançado. Ridelson veio nos deixar um presente de natal/fim de ano, numa demonstração mútua de felicidade pelas conquistas alcançadas, após vencido obstáculos e atropelos. 
Em verdade, esse competente profissional, preocupado com o desenvolvimento de sua [nossa] terra, é o que podemos traduzir de abnegado defensor de um mundo melhor para as próximas gerações. Visionário, sonhador, batalhador, trabalhador, mas, acima de tudo, realizador. Sua simplicidade é muito maior do que sua vaidade quando se coloca a educação na frente dos projetos. Ridelson sabe que faz história e que na história do município deverá ser registrado diante dos frutos do seu empenho em prol do progresso da cidade, e porquê não dizer da região.
Progresso sim. É com atenção destinada à área de educação que uma comunidade/sociedade pode seguir pra frente. Sabe àquela história do cara certo, no momento certo e no lugar certo? Assim está Ridelson. Profissional de alto nível, que preza pela correção e zelo com a coisa pública, um servidor público ético e apaixonado pelo que faz. Basta um dedo de prosa pra sentir isso dele. No mais, basta sabermos que a caminhada é longa, mas a vitória é certa. Itaporanga vai sim triunfar e o desenvolvimento da região continuar a proporcionar.