sábado, 19 de julho de 2014

Cássio, Ruy e Santiago fecham a noite de hoje com o inovador e moderno encontro de mídias sociais 45, em Campina Grande.

Por sua vez, os candidatos da coligação 'A Vontade do Povo' fecham a noite deste sábado (19) com uma inovação nas campanhas políticas no Estado. O Encontro de Mídias Sociais 45, que é um comício moderno e inovador, virtual, destinado aos jovens que participam através das disponibilidades da internet interagindo com os candidatos Cássio (governador), Ruy (vice) e Santiago (senador).
O encontro acontece na pirâmide do Parque do Povo. "Vamos reconciliar o Governo e a Sociedade paraibana, para que possamos chegar a um ambiente de desenvolvimento. A minha candidatura não é minha, ninguém é candidato de si mesmo. A minha candidatura é uma vontade do povo", acaba de afirmar Cássio.
O encontro dispõe de uma estrutura digital de impressionar, com telões de led aonde os presentes e os internautas aparecem num enorme mosaico fazendo sabatina sobre diversos temas aos candidatos.
Cássio, Ruy e Santiago conversam com os jovens numa espécie de arena, montada sobre um tablado. 

Campanha de RC e Lucélio faz bandeiraço na orla de Tambaú, em JP...

Já indagorinha, na parte da noite, a campanha dos socialistas fizeram bandeiraço na orla da Capital, mais precisamente na Praia de Tambaú, onde puderam mostrar o acirramento que a campanha terá em João Pessoa. 
 

Ricardo e Lucélio estiveram reunidos com lideranças em Mamanguape

 
Os candidatos da coligação 'A Força do Trabalho', o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) e o candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT), estiveram durante o dia deste sábado (19) em encontro com lideranças locais na cidade de Mamanguape, onde foram recepcionados pela vice-prefeita Emília Brandão Mendes.
Um reunião foi realizada num ginásio de esporte da cidade, onde o governador convocou a militância para ganhar as ruas na defesa do seu projeto de reeleição.

Durante inauguração de comitê na cidade de Cuité, Cássio volta a atacar perseguição a servidores e pede um tempo de paz na Paraíba...

O primeiro discurso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato ao governo foi feito na tarde de hoje (19) na cidade de Cuité, onde ele conta com o apoio da prefeita Euda Venâncio e do ex-deputado Bado Venâncio, além dos vereadores da situação. Ele lembrou as ações que desenvolveu no Estado quando foi governador por duas vezes e disse que a Paraíba precisa de um tempo de paz, onde não haja espaço para práticas velhas como a perseguição a pequenos servidores públicos.
Cássio foi buscar uma história antiga para ilustrar sua fala e disse em Cuité que se lembrava de Dona Helena da última vez que esteve na cidade. "Dona Helena tinha 27 anos de serviços prestados ao governo da Paraíba na Secretaria de Educação. Foi demitida faltando um ano para se aposentar, já que ia juntar o tempo de serviço em outro órgão do Estado", disse o senador. Para ele, o que aconteceu na Paraíba nos últimos três anos e meio foi a volta às práticas do século passado, onde a perseguição era uma regra comum. "Talvez a Paraíba seja o único Estado da Federação onde isso ainda existe", afirmou.
 
O primeiro Comitê de campanha do senador, que é candidato da coligação 'A Vontade do Povo', na região do Curimataú, foi inaugurado na tarde de hoje em Cuité, com a presença de diversas lideranças capitaneadas pela prefeita Euda. Situado na Rua Caetano Dantas, 42, no centro da cidade, o comitê vai atender a população de toda a região que deseja obter informações e se envolver na campanha de Cássio.
Cássio agradeceu aos jovens que organizaram o comitê e garantiu que vai retribuir o carinho e o trabalho com muito trabalho pela Paraíba a partir de janeiro. "Digo isso porque nossa campanha vai ser vitoriosa", acredita o senador. Após a inauguração do comitê, Cássio foi visitar o Salão de Artesanato de Cuité, onde diversas peças de artistas locais estão expostas à visitação pública. 
Em seguida, Cássio fez uma visita ao Mercado de Cuité, onde se encontrou com diversos comerciantes e ouviu reivindicações da população local.

Candidatura de Wilson Santiago não empolga de jeito nenhum. E agora?

wstia
Nem precisa consultar as pesquisas. A candidatura de Wilson Santiago (PTB) ao Senado Federal não empolga de jeito nenhum. Por isso, partidos da coligação encabeçada pelo PSDB já procuram outros nomes para votar e partem em direção de José Maranhão, ex-governador e candidato do PMDB; e de Lucélio Cartaxo (PT), que integra a chapa à reeleição do Partido Socialista Brasileiro.
Contra o candidato Santiago  pesa queixas de quebra de compromisso da campanha passada. Por enquanto, o comando da campanha da coligação que Santiago integra não fala em mudança, tampouco trata o assunto como crise. Longe disso. No entanto, vai ser muito difícil o postulante ao Senado suportar a pressão dos aliados, ou ex-aliados. O PR do deputado federal Wellington Roberto já optou: esta fora.
O deputado Janduhy Carneiro (PTN) declarou que também não vota nele, alegando questões eleitorais nas áreas que atua politicamente, majoritariamente em Pombal, onde o parlamentar conta com o apoio do ex-deputado Dr. Verissinho. Acostumado a carregar postes, o candidato ao governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), não se pronunciou a respeito do caso Wilson Santiago. Normal, é preciso avaliar até aonde vai a insatisfação dos demais partidos aliados em relação ao candidato a senador na chapa dos tucanos.

Material de campanha do PMDB deixa de lado divulgação de Dilma

O senador Vitalzinho, candidato a governador pelo PMDB, iniciou as atividades de sua campanha nas ruas com adesivagem e panfletagem, porém, o candidato oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) na Paraíba "esqueceu" de levar o nome da candidata para as ruas. O material distribuído nas ruas fazia referência às candidaturas dele próprio e do ex-governador José Maranhão, para Senado.
A atividade de campanha da coligação 'Renovação de Verdade' aconteceu no encontra da Avenida Epitácio Pessoa com a Ruy Carneiro, em João Pessoa. De acordo com o material distribuído para a imprensa, o coordenador de campanha, Neto Franca, afirmou que "o objetivo de sair na frente com as ações da campanha PMDB-PT é fazer com que o pessoense entre no clima da campanha de Vital governador e Maranhão senador e perceba o empenho da militância logo de cara".
Seguindo a programação das atividades de campanha, neste final de semana a Juventude do PMDB programou atividades para várias cidades, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, com bandeiraços, panfletagem e adesivagem.

Ruy e Agra comandam adesivagem de Cássio e Wilson em João Pessoa

Ruy e Agra comandam adesivagem de Cássio e Wilson em João Pessoa agrariu
O deputado federal Ruy Carneiro, candidato a vice-governador na chapa do senador Cássio Cunha Lima, e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, candidato a suplente de senador de Wilson Santiago, comandaram evento de adesivagem e distribuição de material de propaganda dos candidatos da coligação 'A Vontade do Povo', neste sábado (19), nas proximidades do Busto de Tamandaré, na Capital.
Depois da atividade de campanha, Ruy Carneiro se mostrou entusiasmado: "Preciso agradecer a receptividade do povo de João Pessoa aos nossos candidatos, demonstrando o desejo de mudança com Cássio, Ruy e Wilson", destacou. Luciano Agra também se mostrava encantado com as manifestações de apoio dos pessoenses. Segundo ele, as ruas estão demonstrando que o paraibano "não aceita a forma autoritária do atual gestor estadual e deseja mudanças urgentes".
Ruy observou que, além da cordialidade e da boa receptividade, os eleitores de João Pessoa demonstram muita simpatia para com os candidatos da coligação 'A Vontade do Povo' com acenos e muitos se manifestaram gritando palavras de apoio ou buzinando. O ex-vice-governador José Lacerda também participou da atividade de campanha.

FPF prorroga até terça prazo para o Cruzeiro se inscrever na 2ª divisão; Situação de abandono e penúria do estádio prejudica inscrição do time...

A Junta Administrativa que atualmente comanda a Federação Paraibana de Futebol (FPF), depois de perdoar as dívidas de todos os clubes, resolveu prorrogar até a próxima terça-feira (22) o prazo de inscrições para a 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, que se encerraria ontem. 11 clubes [dos 13 esperados] já se inscreveram de forma oficial na competição. Restando apenas o Flamengo Paraibano (de João Pessoa) e o Cruzeiro (de Itaporanga), que já manifestaram vontade em participar mas ainda não fizeram suas inscrições.
Apesar da prorrogação, a FPF confirmou a manutenção da data do Conselho Arbitral do certame para a próxima sexta-feira, às 16 na sede da entidade. Lá os times devem definir o sistema de disputa e é possível que ocorram algumas desistências na reunião. O Cruzeiro de Itaporanga ganha assim uma sobrevida no prazo para decidir oficialmente se vai participar do certame. Porém, o que está prejudicando a equipe itaporanguense de se inscrever é a situação de abandono e penúria à que o estádio 'O Zezão' foi relegada pela atual administração municipal, que tem a frente o prefeito Audiberg Alves (PTB).
Desde o ano passado que a população cobra uma solução e a gestão não tem conseguido condições de providenciar uma reforma no estádio. Mostrando assim sua incapacidade em solucionar problemas, como este. Por conta dessa inércia administrativa, a atua gestão pode penalizar o município e a região do Vale do Piancó pela ausência de representante no campeonato paraibano, caso o Cruzeiro não seja aceito no certame por não ter onde jogar as partidas em casa. 
Por enquanto, o litoral paraibano terá cinco representantes, dentre eles, três estreantes em competições profissionais: O Femar (de João Pessoa), famoso nos torneiros de categorias de base da Capital; o Spartak (também de João Pessoa); e o Lucena (de Lucena). Já o Miramar (de Cabedelo) e o Internacional (também de João Pessoa) voltam a disputar a segundona do Estadual. 
O único representante do Brejo é a Desportiva Guarabira, que nos últimos anos vem sempre figurando entre as divisões de acesso e principal. Da Borborema, o Serrano (de Serra Redonda), a Perilima (de Campina Grande) e o Picuiense (de Picuí) já garantiram suas inscrições e vão novamente jogar a 2ª divisão.
O Paraíba (de Cajazeiras) e o Nacional (de Pombal) são os representantes do Sertão que já se inscreveram oficialmente, que curiosamente não vai ter as presenças de Nacional e Esporte, os dois tradicionais times de Patos.
Leia também: 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Major Fábio revela bastidores do convite do PMDB para ocupar vicel e elenca motivos da rejeição...

 Major Fábio revela bastidores do convite do PMDB para ocupar vicel e elenca motivos da rejeição
O receio de ser “jogado na vala comum” da política, onde a incoerência reinaria, evitou que o deputado federal Major Fábio (PROS) ocupasse a vice na chapa do senador Vital do Rêgo (PMDB) na disputa pelo Governo da Paraíba. Pelo menos foi essa a justificativa do parlamentar para não aceitar o convite para ocupar a vice de Vitalzinho.
Major Fábio havia anunciado a renúncia da disputa pela reeleição para poder disputar o Governo da Paraíba, no entanto, em certo momento da pré-campanha chegou a ser anunciado como o vice na chapa do PMDB. Ele disse que temeu ser tachado como os políticos que ele tanto condena, que ora dizem uma coisa, ora fazem outra.
“Há mais de um ano eu disse que seria candidato ao Governo da Paraíba, na reta final para as coligações nós tivemos vários convites, recebi inclusive convites para disputar a reeleição para a Câmara Federal, mas eu já tinha dado a minha palavra e os últimos acontecimentos, os rompimentos, as aproximações dos outros partidos, as mudanças de discursos me motivaram a manter a minha palavra, a mostrar que eu não sou igual àqueles”, falou.
O parlamentar disse que entrou na política para poder dar esperança ao povo e não para ser incoerente. Indagado se temia ser jogado na vala comum, onde a maioria dos políticos está desacreditada, o deputado não titubeou e disse que sim. “Exatamente, temi ser jogado na vala comum, imaginei como é que eu ia olhar para os paraibanos, para os jovens depois de ter defendido uma candidatura e na reta final me aliar a outra, tenho compromisso com a juventude, com o povo, quero ser uma esperança e não mais um político no cenário”, disse.
Mesmo sem muitos recursos de campanha, o deputado disse que não vai desanimar. “Nossa campanha será humilde, mas será honesta e com transparência, os outros candidatos têm valores astronômicos para gastar, eu, por exemplo, fiz o meu jingle com a voz do meu filho, ele é o cantor e ficou um xote maravilhoso”, destacou.

Wilson Braga chega aos 83 anos de idade com a certeza que cumpriu seu papel na história...

A ex-primeira-dama Lúcia Braga (com Wilson e o editor) disputa vaga este ano
Ex-governador, ex-prefeito e ex-vereador de João Pessoa, ex-deputado federal e atual deputado estadual Wilson Braga chega hoje aos 83 anos de idade e é o último aniversário no exercício de um mandato outorgado pelo povo. Ao longo dessas últimas oito décadas Wilson pontificou como um dos homens mais bem influentes do Estado da Paraíba e pode se orgulhar de ser responsável pela implantação de uma série de benefícios que se não resolveram os problemas da população, mas contribuíram para minimizar a fome - e principalmente a sede - de milhares de cidadãos.
Foi durante o Governo de Wilson Braga que a Paraíba conheceu o ousado - e nunca igualado - Projeto Canaã, coordenador pelo ex-secretário de Recursos Hídricos - o ex-prefeito de Itaporanga José Silvino, que implantou o maior programa de açudagem em todas as regiões do Estado. Se hoje a seca é menos inclemente, em algumas áreas, isso se deve ao Canaã de Wilson Braga. E se não tivesse feito várias outras obras quando teve o poder maior do Estado ele passaria à história só por isso.
Mesmo sendo um político conservador soube percorrer os caminhos políticos convivendo com os diversos matizes ideológicos: da Arena da ditadura militar ao PDT de Leonel Brizola, passando por alianças com o PMDB e,posteriormente, com o outrora adversário Clã Cunha Lima. Em fevereiro, quando deixar a Assembléia Legislativa da Paraíba, Wilson Braga poderá se preparar para o aniversário de 84 anos com a certeza de que cumpriu seu papel na história. E os que não concordam que procurem fazer melhor. (com Paulo Santos)
Obs. Nas eleições deste ano, Wilson Braga lançou o nome da ex-primeira-dama do Estado e ex-deputada Lúcia Braga (PV) para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.  

Wellington Roberto revela conversas com Zé Maranhão e Lucélio para definir apoio ao Senado, descartando assim Santiago...

O deputado federal Wellington Roberto (PR) revelou que está em entendimentos com o ex-governador José Maranhão (PMDB) e Lucélio Cartaxo (PT) para definir qual será o candidato que apoiará para o Senado Federal. A recusa de apoiar Wilson Santiago (PTB) deve-se ao fato da disputa por bases eleitorais. "Meus apoiadores são muito corretos comigo no interior do Estado", disse Wellington. negando que tenha perdido bases. 
É que Santiago estaria tirando bases de Wellington em prol da candidatura do filho - o deputado federal Wilson Filho (PTB) - que é candidato à reeleição na mesma coligação que o presidente estadual do PR. Entretanto, Wellington Roberto afirmou não haver estremecimento com a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Juiz Gustavo Leite, natural do Vale do Piancó, assumiu ontem no TJPB em substituição ao desembargador Fred Coutinho...

Gustavo Leite Urquiza, o moço da foto, é Juiz de Direito, e juiz dos bons. Magistrado correto, equilibrado, humano, nas horas vagas toca um violão primoroso e, quando não está ao violão, participa de encontros informais com seus amigos do Manaíra Shopping,sem toga nenhuma,sem poder de magistrado e sem vaidades. O por que do registro?Simples, meu amigo: esse cara arretado, gente boa que nós queremos bem de graça e ainda damos o troco, é desembargador desde ontem, substituindo outro magistrado tampa de cruxe igual a ele, o dr. Fred Coutinho. 
E a gente se ufana orgulhoso ao ver um amigo do peito, um sertanejo do Vale do Piancó, trilhando os passos de outros do Piancó vindos e sentados nas cadeiras do Pleno do TJ esbanjando saber e justiça, a exemplo de Nilo Ramalho, Luiz Sílvio Ramalho e seu filho Luiz Sílvio  Ramalho Júnior, Coriolano Dias de Sá e outros que a cachola do juízo não lembra no momento, mas que nem por isso desmerecem o registro da história e o reconhecimento do povo paraibano. (com Tião Lucena)

Ricardo recebeu declaração de apoio de vereadores de Joca Claudino

 Vereadores do PSDB, PTB e PPS aderem à reeleição de RC
Vereadores do município de Joca Claudino aderiram a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). A declaração de apoio foi feita ontem (17), durante reunião entre os vereadores Erinaldo Silva (PPS), presidente da Câmara, Expedito Leite (PTB), Geraldo Feitosa (PSDB), Italo Freitas (PSDB) e Francisco Afonso (PTB), Ricardo Coutinho e o candidato a deputado estadual Jeová Campos (PSB). O vereador Expedito Leite afirmou que o grupo político está fechado com Ricardo para o governo e Jeová para deputado estadual. "Essa é uma decisão baseada no trabalho de um governo que realizou obras em todo o estado como estradas, adutoras que geraram empregos e ajudam a desenvolver o Estado. Hoje em dia ninguém vota por paixão. Vota pelo trabalho e em quem tem compromisso com o povo", declarou Expedito. O presidente da Câmara, vereador Erinaldo Silva, disse que essa é uma decisão com base na orientação do deputado Jeová Campos e num governo operoso em que a população vê e sente os efeitos de obras estruturantes. "Ricardo é um governador que trabalha para a coletividade", completou.

Cássio participa de Encontro de Mídias Sociais 45 neste sábado, em CG, e será sabatinado pela juventude ao lado de Ruy e Santiago...

A agenda do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo pela coligação 'A Vontade do Povo', deste final de semana, tem como destaque a realização do Mídias Sociais 45 (MS 45), evento qu tem como público-alvo a juventude. O encontro está programado para às 19h deste sábado, na Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande. 
De acordo com a coordenação de Mídias Sociais da campanha tucana, o encontro será uma oportunidade para que os candidatos Cássio, Ruy Carneiro (vice) e Wilson Santiago (senador), estabeleçam um contato direto com internautas, fazendo uso de modernas ferramentas da Web. O MS 45 prevê uma sabatina dos candidatos dando-se prioridade para a participação das pessoas através das ferramentas de conversação na internet.
O conceito do MS 45 é inovador para a Paraíba e pretende dividir a agenda de campanha entre o guia de TV e Rádio, eventos e Mídias Sociais. É a primeira vez que uma campanha majoritária dedica tempo e uma estratégia própria de internet. Cássio quer fazer uma campanha conectada com o internauta. O layout do evento foi concebido na ideia de arena, onde o candidato vai conversar com os seus seguidores das redes sociais abrindo diversos canais para interação com perguntas feitas pelos participantes presentes, pela internet através das tags #ms45 #euvoucomcassio, que serão exibidas num telão de led. Tudo será transmitido pela web no canal www.ms45.com/aovivo
Todo processo do evento foi planejado para ser interativo. Os internautas participantes das redes sociais de Cássio fazem uma inscrição e o seu avatar, de uma das suas redes, é capturado e publicado num mosaico que fica no link www.ms45.com.br/mosaico. Os inscritos e/ou seus amigos podem ver a foto e compartilhar o link. Esse mesmo mosaico será exibido no telão de led que é projetado para ter quatro frentes. Um evento similar já está agendado pela coligação 'A Vontade do Povo' também para João Pessoa, no próximo dia 26, no Domus Hall, em João Pessoa.

Ex-deputado federal por PE, cantor gospel Marco Antônio - O Negrão Abençoado disputa o cargo este ano na Paraíba...

O cantor gospel Marcos Antônio já foi deputado federal eleito por Pernambuco e agora tenta eleição para o mesmo cargo pela Paraíba. O artista continua fazendo shows e usa o mesmo nome de campanha nas apresentações pelo estado. 
Marco Antônio - O Negrão Abençoado (PTN), é candidato pela coligação 'A Vontade do Povo I', integrada ainda pelo PSDB, PTB, PMN, PR, PEN, PSD, PTdoB, SD, PRB, PSDC, PP, PSC, PPS e PTN, que apoia a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), ao governo. Veja o pedido de registro de candidatura do cantor divulgado pelo TSE.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Senado aprova lei que imprime status de postos de saúde às farmácias...

O Senado Federal aprovou ontem (16) o Projeto de Lei que obriga farmácias, drogarias e postos de dispensação de medicamentos a ter presença de farmacêuticos responsáveis durante todo o período de atendimento. A nova lei eleva à categoria de posto de saúde estabelecimentos que comercializem ou manipulem medicamentos industrializados, magistrais, oficinais e farmacopéicos, insumos farmacêuticos, cosméticos e produtos farmacêuticos e correlatos. O Projeto de Lei 41/1993 foi aprovado na Câmara dos Deputados no início de julho e, agora, de forma definitiva pelo Congresso Nacional. A partir da sanção presidencial e publicação no Diário Oficial, os estabelecimentos terão um ano para se ajustarem às novas regras.
“É uma vitória para a categoria, pois valoriza os profissionais e aumenta sua inserção no setor de saúde. É uma vitória também para a população, que contará com uma maior proteção e orientação ao buscar atendimento nas farmácias e drogarias”, afirma Gilda Almeida de Souza, farmacêutica e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU), que apoia a medida.
Para Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos), a aprovação do projeto de lei vai fortalecer o movimento de mudança de comportamento da população em relação aos medicamentos. “É preciso mudar essa sensação de que o medicamento é um produto comum. Medicamento é produto com uma característica específica e é necessário o suporte de um profissional qualificado para que possa ser ministrado com segurança”, afirma.
Para ele, a aprovação do projeto também produzirá impactos significativos no atendimento básico à população, uma vez que, a partir da sanção presidencial do texto, as farmácias terão uma posição mais fortalecida dentro do sistema de saúde brasileiro. “Além da orientação à população ao comprar medicamentos, o farmacêutico também poderá fazer outras coisas, como, por exemplo, medir a pressão do paciente, prática hoje proibida. Isso vai ter impacto no nosso sistema, pois são cerca de 80 mil estabelecimentos que poderão providenciar esse tipo de serviço, desviando o fluxo dos pronto-socorros e postos de saúde”, explica. Pelo novo texto, as farmácias também poderão comercializar e aplicar vacinas contra doenças de incidência local, aumentando o acesso da população a esse tipo de atenção. 

2ª divisão do Paraibano poderá contar com 13 times, mas o Cruzeiro só participará se o estádio 'O Zezão' for reformado pela prefeitura...

 
O Campeonato Paraibano da 2ª Divisão desse ano pode ter um número recorde de times. Isso porque a Junta Administrativa que rege a Federação Paraibana de Futebol (FPF) perdoou as dívidas de todos os clubes. Oito clubes já entraram com a papelada necessária para a disputa da competição. Além disso, outros cinco clubes demonstraram interesse em disputar o certame. 
O número "inchado" de clubes se deve ao fato de não haver documentações oficiais comprovando as dívidas desses times. Portanto, os mesmos foram anistiados e tiveram suas dívidas perdoadas. Outra ação tomada foi a diminuição dos custos para inscrição de jogadores, pelos menos em 50%, disse Ariano Wanderley (membro da junta).
Os clubes que já entraram com a papelada, são: Desportiva Guarabira, Internacional (de Teixeira), Miramar (de Cabedelo), Paraíba (de Cajazeiras), Perilima (de Campina Grande), Picuiense (de Picuí), SC Lucena (de Lucena) e Spartak (de JP). 
Enquanto, os que já demonstraram interesse foram: Cruzeiro (de Itaporanga) se o estádio 'O Zezão' for reformado pela prefeitura; Flamengo (de João Pessoa), Leonel (de Campina Grande), Nacional (de Pombal) e Serrano (de Serra Redonda).
Desportistas e a população em geral, de Itaporanga tem reclamado bastante do estado de abandono em que se encontra àquela praça de esportes, bem como, a inércia da atual gestão municipal para providenciar a tão esperada reforma. Confira, abaixo, matéria sobre o caso: Tenente Edgley cobra reforma de estádio em Itaporanga prometida desde o mês de junho do ano passado...

Mesmo sob pressão para sair candidato a deputado federal, conversa com Aécio faz Cícero adiar anuncio de sua posição na eleição...

Agendada para esta quinta-feira (17), o senador Cícero Lucena (PSDB) decidiu adiar entrevista coletiva onde anunciaria sua decisão sobre o rumo que vai tomar nas eleições deste ano, já que foi preterido pelo partido na disputa pela reeleição. O senador revelou que uma conversa com o senador Aécio Neves (MG), candidato a Presidência da República, foi o motivo o adiamento do anúncio de sua posição. Cícero sofre pressão de parentes e aliados para ser candidato a deputado federal, mas pode também assumir uma coordenação da campanha de Aécio, no Nordeste.

Vereadores de Nova Olinda terão de devolver R$ 9.600,00, cada um...

Vereadores de Nova Olinda terão de devolver R$ 9.600
Cada um dos oito vereadores da Câmara Municipal de Nova Olinda terá de devolver a quantia de R$ 1.200,00 aos cofres públicos, que corresponde ao excesso de remuneração recebido em 2012. A decisão é do Tribunal de Contas do Estado ao julgar irregular a prestação de contas da vereadora Maria Eurides Lourenço Araújo, presidente do legislativo municipal.
Os vereadores terão o prazo de 60 dias para recolher os valores, que totalizam R$ 9.600,00. São eles: Clementino de Souza Neto, Francisco Cipriano dos Santos, Gilson Getúlio da Silva, João David Sobrinho, José David dos Santos, José Raimundo Neto, Maria Aparecida Custódio de Jesus Miguel e Sebastião Braz da Silva.
Já em relação à presidente da Câmara, Maria Eurides, foi imputado débito no valor de R$ 86.601,19, sendo R$ 3.156,00 referente ao excesso de remuneração recebido; e R$ 83.445,19, relativo a despesas insuficientemente comprovadas com serviços de reforma e ampliação da Câmara Municipal de Nova Olinda. O TCE também aplicou multa pessoal no valor de R$ 7.882,17.

Candidato à reeleição, governador Ricardo Coutinho mostra mágoa com prefeitos que estão aderindo à oposição...

Mesmo sendo o único candidato com mandato Executivo, o governador Ricardo Coutinho (PSB), aproveitou entrevista no município de Caiçara para criticar os prefeitos que vem aderindo a oposição e chegou a insinuar que a mudança de rumo estaria se dando em "um balcão de negócios". "É o povo que vai dizer se acha compatível esse tipo de comportamento se concorda com a política virar balcão de negócios ou o trabalho com ética", alfinetou.
Mostrando mágoa, Ricardo acusou adversários de não terem caráter. "Aqueles que são fracos até de caráter, eu não posso fazer nada, não posso falar por eles, o povo é quem vai dizer", alfinetou Ricardo em entrevista à imprensa no município de Caiçara. O candidato a reeleição reiterou ainda que não é cambalacheiro: "Eu não faço cambalacho na política", arrematou.

Cássio diz que "Paraíba precisa de um modelo eficiente de Educação".

cassio-inegibilidade
Já o candidato a governador pela coligação 'A Vontade do Povo', o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), está propondo um novo plano de Educação para o Estado. Segundo ele, é preciso construir um Estado Educador e democratizar o acesso às escolas, prezando-se pela qualidade pedagógica. Cássio afirmou que a Paraíba vive uma expressiva redução na oferta do ensino público: "A população assistiu ao fechamento de mais de 200 escolas da rede estadual nos últimos três anos, num profundo desrespeito ao princípio constitucional do direito de todos à educação", lamentou. 
O senador lembrou que, durante sua primeira gestão (2003-2006) a estratégia adotada foi a de abertura de novas matrículas. "Levamos o Ensino Médio para mais de 50 municípios nos quais não existia uma sala de aula sequer desta etapa da educação básica", comentou. De acordo com o tucano, a qualidade no setor é o maior desafio: "Não basta apenas garantir o acesso à escola, é preciso assegurar uma educação com qualidade, como preceitua a Constituição Federal. O estudo dos dados de rendimento escolar demonstra graves problemas de ineficiência na gestão educacional, por parte do governo", finalizou. 

Vitalzinho propõe criação de uma Câmara de Diálogo Permanente com servidores e o programa Contas Abertas...

vital sindifisco
Candidato a governador pela coligação 'Renovação de Verdade', o senador Vitalzinho (PMDB) afirmou que dentre suas propostas para a consolidação dos servidores públicos com o governo e com a sociedade, bem como a promoção da transparência das contas públicas, irá implantar a Câmara de Diálogo Permanente para atuar em parceria com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais, composto por representantes de 36 entidades, e o programa Contas Abertas.
Esta semana Vitalzinho anunciou a implantação em um governo seu, do turno único para o funcionalismo público estadual. A exceção, segundo el, será para os serviços essenciais, como Saúde, Segurança Pública e Educação. "A Câmara de Diálogo permanente com os servidores atuará em parceria com o programa Contas Abertas, para mostrar de forma transparente para os servidores, bem como à sociedade em geral, o que eu posso e não posso fazer, trazendo o funcionalismo público para ser parceiro do governo e não vítima do governo, como é atualmente", afirmou.

Municípios tiveram quatro anos mas nenhum ainda cumpriu a lei...

O prazo para que os municípios implantem os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e erradiquem os lixões é 2 de agosto de 2014. As prefeituras tiveram quatro anos para cumprir a lei 12.305/2010. Nenhum cumpriu ainda. O Ministério Público da PB 'pegou na mão' de 23 municípios para ensiná-los a implantar as políticas de destinação dos resíduos sólidos, para elaborar o plano, fazer diagnóstico, mobilização social, implantar coleta seletiva etc., numa parceria iniciada há mais de um ano. Uma das soluções cogitadas, inclusive pelo governo do Estado, que seria a criação de consórcios para os municípios implantarem conjuntamente os equipamentos, simplesmente não avançou. Para o MPPB, os municípios foram enganados pela promessa de dinheiro do governo federal, que não veio, nem vem.

Deputados preferem Maranhão a votar em Santiago, para o Senado...

Realmente está causando preocupação essa onda dos aliados cassistas não quererem votar em Wilson Santiago (PTB), candidato ao Senado e companheiro de chapa do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Pelo menos, dois deputados já sinalizaram que devem apoiar o ex-governador José Maranhão (PMDB), também candidato a senador. 
Janduhy Carneiro (PTN) tem como base eleitoral o município de Pombal e ouviu do ex-deputado estadual Verissinho (PMDB), um dos principais cabos eleitorais: a decisão de apoiar o nome do ex-governador para o Senado. Então, como não havia disposição de Janduhy votar em Santiago ele já se antecipou e delcarou que irá votar em Maranhão.
Hoje, foi a vez do deputado Aníbal Marcolino (PEN) anunciar que tem encontro agendado com Maranhão para definir o apoio ao ex-governador.

José Maranhão recebe adesão de todos os vereadores de Bayeux...

O ex-governador José Maranhão (PMDB), candidato ao Senado, recebeu ontem (16) a declaração de apoio de todos os vereadores que compõe a Câmara Municipal de Bayeux. O grupo declarou adesão por unanimidade, independente das legendas às quais são filiados. Apenas Célia Domiciano (DEM) e Pr. Flávio (PRB) estiveram ausentes durante a visita ao ex-governador.
Quem conduziu o grupo, durante o encontro, foi o presidente da Casa, vereador Rony Alencar (PMN) e justificou a adesão: "José Maranhão tem uma vasta experiência como administrador, parlamentar e é homem público de reputação ilibada. Na primeira vez em que esteve no Senado, destinou recursos a todos os municípios da Paraíba. Portanto, a nossa escolha é uma decisão acertada, não só para Bayeux, como para todos os paraibanos", disse.
Os vereadores que declararam apoio foram: o presidente Rony Alencar (PMN), Noquinha (PTB), Orly Sales (SDD), Nildo de Inácio (PSDB), Júnior do Kipreço (PSD), Lucília de Bel (DEM), Cabo Rubens (PTB), Diana do Manguinhos (PPS), Wanderley do Mutirão (PSL), Netinho de Gegê (PP), Álvaro (PSD), Lico (PSB), Adriano do Táxi (PSL), Jefesserson Kita (PSB), Célia Domiciano (DEM) e Pr. Flávio (PRB).

Como publicado no início da semana o prefeito de Ibiara, Pedro Feitosa (PT) anunciou ontem adesão à candidatura de Cássio...

Como publicamos segunda-feira (14), após informação de Bruno Pereira, o prefeito de Ibiara, Pedro Feitosa (PT), anunciou publicamente ontem (16) adesão a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Pedro revelou que o acordo foi fechado semana passada, em reunião ocorrida na cidade de Campina Grande. Para deputado federal, o prefeito continua apoiando Hugo Motta (PMDB). Na cidade, o ex-prefeito Nailson Ramalho (PSDB), líder do bloco oposicionista, já havia anunciado apoio à Cássio.

Tião Gomes se aproxima do PMDB, fecha parceria com Veneziano e deixa ricardistas de “orelha em pé”...

Imagem da Internet
Nenhum deputado paraibano é mais ricardista que Tião Gomes (PSL). Ele brigou com Deus e o mundo para entregar seu partido ao governador, chegando a ser taxado muitas vezes de bajulador pela defesa intransigente da atual gestão. Mas, ultimamente Tião vem adotando uma postura que tem deixado os socialistas de "orelha em pé". 
O deputado decidiu se aproximar do PMDB e fechou "dobradinhas" com Veneziano, irmão do senador Vitalzinho (candidato ao governo), em vários municípios. A quem lhe questiona, Tião tem dito que os candidatos não estão seguindo as coligações partidárias, mas sim a vontade das lideranças políticas locais e dos eleitores. E não vê problema em votar em Veneziano, mesmo sendo aliado de Ricardo Coutinho.
Justificativa nada surpreendente para quem conhece o deputado, que já passou por vários partidos políticos e "serviu" a inúmeros governadores. 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pedido de impugnação da candidatura de Lucélio Cartaxo azeda mais ainda a relação entre PMDB e PT...

Na verdade, qualquer que seja o resultado, nesse quiproquó envolvendo PT, PMDB e PSB, o fato é que PT e PMDB dificilmente marcharão junto nessas eleições, tal o nível de animosidade que tem marcado a relação entre os dois partidos. A encrenca está apenas começando, pois no apagar das luzes do praz de impugnações, a coligação 'Renovação de Verdade', liderada pelo PMDB, impetrou um circunstanciado pedido de impugnação da candidatura de Lucélio Cartaxo a senador, pelo PT em aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho.
"O registro não pode ser deferido, tendo em vista que a indicação de seu nome para concorrer ao Senado jamais deveria ter ocorrido", diz os advogados do PMDB. Na argumentação, eles sustentam que o Diretório Estadual descumpriu "frontalmente as diretrizes firmadas pela Comissão Executiva Nacional do PT no tocante às coligações para o pleito de 2014 e quanto à indicação de candidaturas à chapa majoritária". Ou seja, é confusão das grandes...

terça-feira, 15 de julho de 2014

Sem coligação com o PT, deputado Raniery Paulino prevê dificuldade para o PMDB manter bancada, tendência é eleger metade da de 2010...

Sem uma coligação com o PT, na disputa proporcional, o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) reconheceu, hoje (15), que o PMDB terá dificuldades para eleger uma grande bancada na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. O motivo é o lançamento da coligação 'puro sangue', ou seja, sem partidos aliados no mesmo grupo. 
Raniery destacou a aliança nacional entre os dois partidos e a união nas eleições de 2010 na Paraíba, que ajudou o PT a eleger três deputados estaduais (Anísio Maia, Frei Anastácio e Luciano Cartaxo) e um federal (Luiz Couto), "formalizando uma bancada de oposição sólida com o PMDB, na Assembléia". 
"Dificuldades (para eleger deputados) existem e todos os partidos estão sentindo isso. Mas, ainda estamos na expectativa de formalizar a aliança com o PT. É uma aliança interessante, pois, se fizermos um checklist, percebe-se facilmente que o PMDB e o PT juntos têm mais convergências do que divergências", analisou.
"Além disso, me parece que a maioria do partido no interior do estado entende que o Governo do PSB foi nocivo ao PT e aquela campanha de 2010, em João Pessoa, apresentou rusgas insanáveis. Mas, eu respeito o posicionamento, afinal, se os quero (os petistas) próximos de nós, porque irei criticá-los", declarou.
A preocupação do parlamentar fundamenta-se na tendência do PMDB perder cadeiras, após o resultado das eleições deste ano, caso não consiga firmar aliança com o PT, via decisão judicial - que o TRE tem até o dia 5 de agosto para definir. Hoje o partido dispõe de três deputados federais (Manoel Júnior, Nilda Gondim e Hugo Motta) e cinco estaduais (Olenka Maranhão, Gervásio Maia, Márcio Roberto [que desistiu da reeleição e lançou o filho pelo PEN], Trocolli Júnior e o próprio Raniery Paulino). Em 2010, a coligação PMDB/PSC elegeu 12 deputados, sendo 8 do PMDB. 
Para o pleito deste ano foram registrados oito candidatos: Carlos Rafael, Gervásio Maia, Trocólli Júnior, Ivaldo Morais, Nabor, Olenka Maranhão, Raniery Paulino e Tatiana Medeiros. Já para a deputado federal foram registrados apenas três candidatos competitivos: Veneziano, Manoel Júnior e Hugo Motta. Vale ressaltar que tratam-se de campeões de votos, porém, em faixa própria a tendência é eleger quatro estaduais e apenas dois federais. 
Em 2010, Gervásio Maia [com 45.597 mil votos] foi o segundo mais votado da Paraíba; a atual prefeita de Patos, Francisca Motta (com 43.475 mil votos] foi a terceira colocada e hoje o candidato é seu genro, o ex-prefeito Nabor Wanderley; Trocólli Júnior [com 35.622 mil votos] foi o sétimo colocado; Olenka Maranhão [com 32.644 mil votos] foi a 14ª mais votado; Raniery Paulino [com 29.277 mil votos] foi eleito na 20ª posição; 
Naquela eleição, ainda foram eleitos pelo PMDB: André Gadelha (hoje prefeito de Sousa), Doda de Tião (hoje no PTB), Wilson Braga (hoje no PV), a suplente Iraê Lucena (hoje no PSDB), a suplente Mayenne-Van (não é candidata), o suplente Nivaldo Manoel (não é candidato), suplente Expedito Pereira (hoje prefeito de Bayeux), dentre outros candidatos. 
E isso numa coligação com o PSC, que saiu daquele pleito com quatro deputados eleitos (Arnaldo Monteiro, Guilherme Almeida, Carlos Batinga e Vituriano de Abreu).
Portanto, situação que preocupa e muito ao futuro do maior partido da Paraíba.

Pescadores de São José de Caiana receberam suas carteiras de associados na Colônia de Pescadores Z62...

 
Foi realizada no último final de semana na cidade de São José de Caiana, a entrega das carteiras aos associados da Colônia de Pescadores Z62, que tem como presidente o igaracyense Manoel Moleque. O evento contou ainda com a presença do Superintendente da Pesca na Paraíba, Samuel Coelho Lemos e de várias lideranças. Todos os associados receberam das mãos de Manoel, suas carteiras que é uma garantia da filiação na Colônia de Pescadores.
Segundo contato com Manoel Moleque por telefone, ele adiantou que já pretende instalar na cidade alguns cursos do PRONATEC, do governo federal e ainda está trabalhando para a inclusão de mais associados. “várias conquistas estão por vir, e com coragem e trabalho vou arrumar muitas coisas para Caiana”, disse. (com Hugo Carneiro)

Sinceridade: Ex-deputado Pedro Medeiros desiste de disputar mandato e revela 3 inelegibilidades "Estou liso, sem voto e com a saúde debilitada".

O ex-deputado estadual, Pedro Medeiros (PSDB), não disputará as eleições deste ano, como foi cogitado por ele mesmo até bem pouco tempo. Conhecido pelo seu jeito brincalhão, o ex-parlamentar disse que não concorrerá este ano por possuir três inelegibilidades. “Primeiro liso, sem voto, e a saúde, tive três AVC´s, e não posso forçar”, brincou.
O ex-parlamentar exerceu durante 24 anos ininterruptos de vida pública vários mandatos na Assembleia Legislativa, chegando a ser vice-presidente e 1º secretário da Casa. Em 2010, Pedro Medeiros obteve 11.057 votos e não conseguiu se reeleger.
Apesar de não disputar o atual pleito, Pedro Medeiros disse que não encerrará sua carreira política. Ele revelou que deverá concorrer nas próximas eleições como candidato a prefeito de uma das cidades que compõem suas bases no Cariri Paraibano.

Senador Cícero Lucena deve anunciar esta semana que será candidato a deputado federal, após atender pedido feito por Aécio Neves...

Cícero Lucena deverá assumir nova missão, revela fonte
O senador Cícero Lucena (PSDB), que não vai mais disputar à reeleição para o Senado Federal deve assumir um novo desafio para as eleições deste ano. E não é a coordenação da campanha do candidato à presidente da República Aécio Neves (PSDB) na região Nordeste.
Segundo uma fonte direto de Brasília, o tucano, conhecido também como “caboclinho” deve aceitar a missão de disputar um mandato de deputado federal e concorrer a uma das 12 vagas da Paraíba no Congresso Nacional.
Cícero, inclusive, já estaria contatando algumas bases em busca de apoios ao novo projeto político, mas também articulando um trabalho de convencimento familiar, já que seus parentes não digeriram a exclusão do nome dele da chapa de Cássio.
A decisão de Cícero de disputar um mandato de deputado federal seria em atendimento a um pedido feito pelo presidenciável Aécio Neves, que quer colocar panos quentes no clima do PSDB na Paraíba após a indicação do ex-senador Wilson Santiago (PTB) para ocupar o espaço na chapa majoritária.
A fonte confidenciou que Cícero estaria propenso a aceitar o novo desafio A fonte contou que ainda esta semana o senador emitirá um comunicado sobre o futuro político.

Presidente da Câmara de São José de Caiana, vereador Ronildo Moura sai em defesa de colega no episódio ocorrido em Pedra Branca...

O presidente da Câmara Municipal de São José de Caiana, vereador Ronildo Moura (PSB), entra em contato com o blog para fazer uma defesa do vereador Maiky Lamec (PTN), sue colega de parlamento, no episódio ocorrido com a Polícia Militar, durante os festejos de 'João Pedro' realizados na cidade de Pedra Branca, no último fim de semana.
Ronildo afirmou que o colega é uma pessoa de bem e que presta um grande serviço a sociedade caianense, com sua atuação exemplar na câmara e que acionará a assessoria jurídica da Casa para defendê-lo, pois "tenho certeza que tudo não passou de um agrande mal entendido", declarou.
De acordo com o Boletim de Ocorrências, registrado na Delegacia de Itaporanga, o vereador Maik Lamec teria desacatado os policiais quando estava com um carro em cima da praça local, com o som ligado.

Prefeito e 17 vereadores de Santa Rita anunciam apoio a Zé Maranhão, na disputa para o Senado Federal...

O prefeito de Santa Rita, Netinho de Várzea Nova (PR, na foto ao lado), e mais 17 vereadores anunciaram, na tarde desta terça-feira (15), o apoio político a candidatura do ex-governador José Maranhão (PMDB), para o Senado Federal. O peemedebista destacou a importância do apoio: "Considero muito importante o apoio do prefeito Netinho, já que sempre tive uma atuação, sem dúvidas, expressiva em Santa Rita. Nas últimas eleições pra o governo, venci no primeiro e no segundo turnos", ressaltou Maranhão. 

João Gonçalves contraria PSD e reafirma apoio a Ricardo Coutinho...

O deputado estadual João Gonçalves (PSD) declarou, nesta terça-feira (15), que continuará na base de sustentação do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), mesmo o seu partido – o PSD, tendo rompido politicamente com o governador Ricardo Coutinho (PSB), para apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
O deputado (de bigode e sorridente, na foto ao lado) disse que prefere não adentrar na questão, devido aos impedimentos legais, acarretados pela aliança do PSD com o PSDB, mas ressaltou que se pautará na atuação do governador para continuar apoiando sua gestão. 
Enganou-se quem pensou ver João Gonçalves na oposição ou quem achou que ele iria seguir o presidente do PSD, Rômulo Gouveia, no apoio a Cássio. Na volta do recesso parlamentar João foi logo declarando voto a Ricardo para deixar brecha para qualquer questionamento político-eleitoral. O deputado revelou aos jornalista que irá se reunir com Rômulo Gouveia para discutir a sua situação e participação nas eleições.

Nanicos registram 108 candidaturas a deputado estadual; Jutay, Janduhy, Genival, Nonato e Ariano entre mais cotados na disputa por duas vagas.

GENIVAL MATIAS, JANDUHY CARNEIRO E JUTAY MENEZES
O ex-deputado Genival Matias e os deputados Janduhy e Jutay....
A coligação 'A Vontade do Povo III', que reúne sete partidos (PT do B, PPS, PRB, PTN, PSDC, PMN e Solidariedade), é a que tem mais candidatos disputando uma vaga de deputado estadual. Ela registrou 108 candidaturas e a expectativa é que eleja dois deputados, de forma direta, e dispute a terceira vaga pela sobra de votos. 
Dentre os candidatos os mais cotados estão: os atuais deputados e candidatos à reeleição Pastor Jutahy (PRB) e Janduhy Carneiro (PTN); o ex-deputado Genival Matias (PT do B); o ex-deputado Ariano Fernandes (PPS); o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS); o médico Dr. Amércio Cabral (PPS); Berg Lima (PTN); Gilbran Asfora (PTN); o vereador campinense Inácio Falcão (PT do B); o vereador pessoense João Corujinha (PSDC); e o suplente de deputado estadual Monaci Marques (PPS)
Os demais postulantes registrados nessa coligação são os seguintes: 

Pelo PT do B - Jéssika, Raquel, Tereza Cristina, Lycia, Galego do Churrasco, Valdilene, Nosman Paulo, Ana Crisanto, Vanda de Olavo, Júlio César, Jhoannys Ferras Lima, Jonathan Soares, Iran Tomaz, Daniel Trigueiro, Fabiano, Bertrand Freire Medeiros, Levi Meira, Dr. Manoel Filho, Hermerson Caminhoneiro, Boy das Bateria, Marcus Camurça, Bruno, Irmão Marivaldo, Maria Lucas, Maia Jacqueline, Madalena Cabaleira, Willainy, Marília e Jane.

Pelo PPS - Ném dos Óculos, Manoel da Farmácia, Haydê Lapenda, Dr. Francisco, Nildo Barros, Cosmo Vasconcelos e O Leiturista Cláudio Rodrigues. 

Pelo PSDC - Sebastião Urtiga, Zico, Jader da Vox, Érica Matuta, Débora Daniele, Clenildo Costa, Ten Carlos Henrique e Amauri Almeida.

Pelo PMN - Tarcízio Moreira, Pedro Ruffo, Marina Moura, Dr. Mariano, Margela Nobre, Madja Medeiros, Pastor Luciano Breno, Kaique Henrique, Araújo Neto, Sgt Jorge, Coronel Guedes, Srg Ivaldo, Inaldo do Sacolão, Hélio Sousa, Gerana Xavier, Chico Chaves, Marcelo Elias, Ednaldo Correira, Pastor Cícero, Garcia da Metalúrgica e Alexandre Agra.

Pelo PRB - Vânia Agente de Saúde, Ricardo Lima, Marlene, Mara, Eduardo Felizardo, Lidiane, Nilda Manicure, Juscelino do Peixe, Alves da Flamengueira, Dr. Marinho, Sousa Neto, Guga, Graziela, Fernanda, Pastor Queiroga Camboim e Cláudio Marçal. 

Pelo PTN - Balduino, Paulo Nogueira, Nilda Vieira, Herculano Pereira, Gilson Candido e Emano Santos. 

Pelo Solidariedade - Rodrigo Ramos

Obs.: Dessa turma toda, quatro deles são do Vale do Piancó: Nosman Paulo (PT do B), Balduino (PTN), Herculano Pereira (PTN) e Sousa Neto (PRB).

Harrison diz respeitar o MPE, mas reafirma legitimidade da candidatura de Cássio esclarecendo de vez polêmica sobre primeiro e segundo turnos

O coordenador jurídico da coligação 'A Vontade do Povo', que tem o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato a governador, o advogado Harrison Targino (foto) recebeu a informação sobre o pedido de impugnação da candidatura do ex-governador tucano por parte do Ministério Público Eleitoral com serenidade. "Respeitamos a posição do MPE, mas temos a mais absoluta convicção de que, no devido tempo, a Justiça demonstrará que a tese da douta Procuradoria não se sustenta em relação à massa controvérsia relacionada ao primeiro e segundo turnos de uma eleição", destacou.
Para ele é perfeitamente normal que, no processo democrático, as instâncias se comportem de acordo com naturezas formais e é exatamente por isso que ele não tem dúvidas sobre a vitória, no âmbito da Justiça, da legitimidade da candidatura de Cássio. Segundo Harrison, a convicção do setor jurídico da campanha de Cássio se assenta no entendimento de que as condições de elegibilidade e inelegibilidade são aferidas para o primeiro turno, porque é nele que começa o processo da eleição. Que, a rigor, se dá em alguns casos para garantia do princípio majoritário.
"Ninguém é candidato ao segundo turno, tendo este um caráter meramente suplementar das eleições. Ou seja, ocorre só em alguns casos", observa o advogado e professor de Direito, lembrando que o segundo turno só pode acontecer nos estados, além dos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para Harrison, a referência das eleições em toda a Lei é sempre o primeiro turno como se percebe no artigo 1º da Lei 9.504 que estabelece o primeiro domingo de outubro como o dia das eleições. 
Portanto, não há duas eleições. "A votação do segundo turno apenas complementa o processo iniciado no primeiro turno, tanto que não existe novo registro de candidaturas e fica restrita apenas aos cargos executivos e limitados aos primeiros e segundo colocados do primeiro turno. É um complemento, e como tal, não seria a referência", comenta. Fica claro, portanto, de acordo com Targino, que a regra uniforme só pode se averiguar a elegibilidade no primeiro turno, sob pena de permitir-se julgar diferentemente situação similares.
Traduzindo, segundo ele: alguém considerado inelegível poderia ser eleito no primeiro turno e outra pessoa, com a mesma situação, não poderia ser eleita por ter segundo turno. Harrison reforça que o segundo turno não se trata de uma nova eleição, mas de uma mesma eleição que começou no primeiro turno. E para iss recorre ao próprio processo de cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima. Ele lembra que assim que julgou o Supremo Tribunal Federal (STF) ao analisar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 155-PB, que questionava a posse o segundo colocado como governador, apesar de a maioria dos votos ter sido anulada pela cassação do então governador.
O Supremo, então, decidiu que analisaria os votos tidos no primeiro turno, não anulando a eleição e mandando assumir o segundo colocado, José Maranhão. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Chapas de Ricardo, Cássio e Vital sofrem pedidos de impugnação no TRE

Até o início da tarde desta segunda (14), oito pedidos de impugnação de candidatura foram protocolados no TRE-PB. Quatro deles foram protocolados para contestar a coligação 'A Força do Trabalho', dois contra a coligação 'Renovação de Verdade' e dois contra o pedido de registro de candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo.
O candidato a governador Vital do Rêgo (PMDB), o candidato a senador José Maranhão (PMDB), o próprio PMDB e a coligação 'Renovação de Verdade', pediram a impugnação da coligação 'A Força do Trabalho', que tem como candidato à reeleição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e como candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT). Eles alegam que a direção nacional do PT determinou que a coligação da legenda será com o PMDB e não com o PSB. O PT e o PSB também ingressaram com pedidos de impugnação contra a coligação 'Renovação de Verdade', encabeçada pelo candidato Vital do Rêgo (PMDB). 
Já os candidatos a deputado estadual Maria da Luz (PRP) e Rafael de Lima e a coligação 'A Força do Trabalho' protocolaram no TRE-PB pedidos para impugnar o registro de candidatura de Cássio Cunha Lima. Além dos oito pedidos de impugnação, o TRE recebeu também três notícias de pedido de inelegibilidade, duas contra Cássio, impetradas por Sérgio Augusto Gomes da Silva e Demócrito Medeiros, e uma contra o deputado estadual José Paulo Viturino, interposta por Maurício José da Silva. 
A partir desta terça-feira (15), a Justiça Eleitoral dará início à comunicação dos candidatos impugnados que terão sete dias após a notificação para apresentarem defesa.

MPE pede impugnação do registro de 14 candidatos as eleições deste ano

No último dia do pedido de impugnação contra candidaturas as eleições deste ano, o Ministério Público Eleitoral ingressou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) nesta segunda (14) com 14 pedidos. Foram acionados, dentre eles, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que postula o governo da Paraíba; o deputado federal Wilson Santiago Filho (PTB), Raoni Mendes (PDT), Lúcia Braga (PV) e outros 10 impugnados.
lista
As ações tiveram como base contas rejeitadas, condenação criminal, representação por excesso de doação, não atingimento de idade mínima para o cargo, além de prática de abuso do poder político e econômico, bem como conduta vedada. O procurador regional eleitoral Rodolfo Alves da Silva já havia advertido sobre a lista durante entrevista a TV Arapuan, hoje.

PT nacional reforça no TRE-PB pedido de anulação de aliança com PSB

A novela envolvendo a aliança entre o PT e o PSB para as eleições estaduais deste ano teve um novo capítulo, nesta segunda-feira (14), com a direção nacional protocolando um novo documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) pedindo a anulação do ato da legenda na Paraíba. O documento, assinado pelo presidente nacional Ruy Falcão, é datado da ultima sexta-feira (11).

Apesar de decidir pela aliança com o governador  Ricardo Coutinho (PSB), inclusive indicando Lucélio Cartaxo (PT) como candidato a senador na chapa majoritária do PSB, resolução nacional, do dia 26 de julho, determina aliança com o PMDB na Paraíba.

No documento, a comissão executiva nacional do PT afirma que resolve anular a deliberação do diretório regional, visando assegurar a soberania da resolução do dia 26 de junho. A comissão executiva informar também que a coligação com o PMDB, se resume apenas ao pleito majoritário, ficando o PT livre para se coligar ou não na proporcional (deputados estaduais e federais). 

Certidão emitida pelo TSE mostra Cássio quite com a Justiça Eleitoral

Certidão expedida pelo Tribunal Superior Eleitoral mostra que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) está até esta data (14/07) quite com a Justiça Eleitoral. A falta de quitação eleitoral é uma das causas de inelegibilidade no ato de registro da candidatura. E este foi um dos motivos que levaram dois candidatos a impugnarem a candidatura de Cássio ao Governo do Estado.
Os pedidos foram apresentados por Maria da Luz Silva e Rafael de Lima Rodrigues, ambos candidatos a deputado estadual. Eles argumentam que Cássio não teria efetuado o pagamento de uma multa eleitoral no valor de R$ 100 mil, decorrente da cassação do mandato de governador na eleição de 2006.
O advogado Harrison Targino, que atua em defesa do senador Cássio, explica que o Código Eleitoral exige o pagamento 30 dias após o trânsito em julgado e o caso da cassação transitou em 18 de junho. "Se você for ao TRE tentar pagar não tem como. Lá a declaração oficial é que Cássio não deve. O processo nem chegou lá", afirmou.
A jurisprudência do TSE diz que "se no momento do pedido de registro o candidato estava munido de quitação eleitoral, porque ausente qualquer mácula no seu cadastro, inclusive sequer tendo sido citado para o pagamento da última multa questionada, conforme reconhecido na própria sentença, não há que se falar em falta de quitação eleitoral". (com JP)

Prefeito de Ibiara Pedro Feitosa, do PT, acerta adesão à candidatura do senador Cássio e deve anunciá-la publicamente nos próximos dias...

O prefeito Pedro Feitosa (PT) decidiu aderir à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e deve anunciar publicamente sua decisão nos próximos dias. Informa o blogueiro Bruno Pereira.
O gestor petista vinha apoiando a candidatura do PMDB, inclusive, participando ativamente dos encontros regionais e recepções que o então pré-candidato Veneziano fez ao Vale do Piancó, no primeiro semestre. 
Uma dessas recepções, ocorrida em Itaporanga, organizada pelo presidente da câmara local, vereador Jacklino Porcino (PMDB), em janeiro durante festividades de aniversário da cidade. 

TCE arquiva mais uma denúncia contra o presidente da Câmara de Olho D'água, vereador Isaac de Carvalho...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) arquivou outra denúncia contra o vereador/presidente Isaac de Carvalho Veras (no centro da foto ao lado), do Câmara Municipal de Olho D'água, que havia sido protocolada mais uma vez pelo vereador Amâncio Pires de Almeida, que acusava a câmara pela locação de veículo e abastecimento de combustível irregular.
Após ouvir o denunciante, o acusado, testemunhas e apurar o caso,os técnicos do TCE comprovaram que os fatos não existem e nunca existiram. Eles concluíram que outra vez o vereador Amâncio Pires fez acusações infundadas. Ao receber a notícia de mais um arquivamento de denúncia contra a câmara. Isaac se mostrou tranquilho, no entanto, pretende acionar sua assessoria jurídica. 
"Paciência tem limite", disse Isaac. O vereador Amâncio Pires já denunciou inúmeras vezes a gestão de Isaac, sendo que todas foram arquivadas. Até o momento todas as contas da Casa, sob a presidência de Isaac de Carvalho, foram aprovadas pelo TCE-PB. (com Ascom) 

Com 7 min e 13 seg, PSDB terá o maior tempo de Rádio e na TV...

Tendo por base dados publicados pelo Jornal Correio, a coligação "A Vontade do Povo" encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que conta com o apoio de 14 partidos (PMN, PRB, PTB, PTN, SD, PSD, PT do B, PPS, PSDC, PTC, PEN, PSC e PR) terá o maior tempo de guia eleitoral na televisão. A coligação do tucano terá 7 minutos e 13 segundos de tempo de rádio e TV, para apresentar suas propostas aos eleitores paraibanos.
Já o governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), se manter o apoio do PT, terá 5 minutos e 49 segundos, devido a sua coligação incluir, também: PDT, PRP, PSL, PPL, PC do B, PHS, DEM, PRTB e PV. Se o PSB perder a coligação com o PT, ficará apenas com 3 minutos e 32 segundos.
Já a coligação "Renovação de Verdade", encabeçada pelo senador Vital do Rego (PMDB), terá 3 minutos e 5 segundos, entretanto, caso conte com o PT terá 5 minutos e 23 segundos. O TRE-PB tem até o dia 5 de agosto para decidir se o PT permanece com o PSB ou se fica com o PMDB.
O candidato Tárcio Teixeira (PSol) terá 1 minutos e 12 segundos; Antônio Radical (PSTU) contará com 1 minuto e 7 segundos; e Major Fábio (Pros) disponibilizará de 1 minuto e 35 segundos. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa dia 19 de agosto.

domingo, 13 de julho de 2014

Ricardo Coutinho prestigiou festividades em Várzea, na noite de ontem, e Desterro, nesta madrugada...

 
Candidato à reeleição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) - acompanhado da candidata a vice Lígia Feliciano (PDT) e do candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT), esteve na noite deste sábado (12) no município de Várzea e foram recebidos pelo prefeito José Ivaldo de Morais, o Galeguinho (DEM), e pelo ex-prefeito Valdemar Marinho, o Demarzinho (DEM), que mesmo adversários apoiam Ricardo. 
O ex-senador Efraim Morais e os deputados federais Efraim Filho (DEM) e Damião Feliciano (PDT) também estiveram acompanhando o governador durante as festividade de João Pedro, realizadas no município. Já na madruga deste domingo (13), o governador e comitiva se dirigiram para o município de Desterro para prestigiar o tradicional João Pedro local. Lá foram recebidos pela prefeita Rosangela Leite e correligionários.