sábado, 8 de setembro de 2012

Cássio ainda esteve em Bonito de Santa Fé onde pediu voto para o ex-prefeito Sabino Dias, que é candidato à prefeitura daquele município.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) esteve na noite de ontem (7), ainda, na cidade de Bonito de Santa Fé onde participou de um encontro da coligação "Frente Popular Libertadora", que tem como candidato a prefeito Sabino Dias (PSD) e vice Sandoval Sula. Durante o encontro que aconteceu na residência de Sabino, o senador não perdeu a oportunidade para pedir voto para o candidato.
Cássio classificou Sabino como o melhor nome para governar o município e destacou a força que ele dará ao ex-prefeito, caso seja eleito, no Congresso Nacional no sentido de conseguir recursos para a administração a partir de 2013. "Voto em Campina Grande, mas eu peço o seu apoio para eleger Sabino Dias em 7 de outubro", disse Cássio.

Multidão lota comício de Nilson em Conceição com a presença de Cássio após percorrer avenidas da cidade em um grande arrastão

Multidão lotou comício de Nilson. Cássio (na foto) fala para o povo de Conceição
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), maior líder político da Paraíba, esteve na noite de ontem em Conceição, por volta das 20h, onde subiu no palanque e pediu voto para o candidato a prefeito Nilson Lacerda (PSDB). Em seguida, o senador dirigiu-se à cidade de Piancó para fazer o mesmo pela candidata Neguinha Tomaz (PSB), apoiada pela prefeita Flávia.
Aguardado em meio à muita dúvida de sua presença em Itaporanga, onde pediria à priori voto para o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), o senador decidiu cancelar esta parte da agenda. O motivo é que o ex-prefeito Will, seu amigo e aliado de longa data, tem uma neta como candidata a vice na chapa de Berguim (PTB), inviabilizando, neste primeiro momento, pelo menos, sua vinda à 'Rainha do Vale'.
Entretanto, o senador Cássio ao passar por Itaporanga [com destino á Piancó] abraçou alguém (?) que vai dar muito o que falar nos próximos dias. Por falar nisso, está pré-agendado sua vinda à Itaporanga para a semana que vem, quando finalmente se saberá se ele sobe no palanque de Djaci ou não. Enquanto isso, uma multidão esteve presente no comício de Nilson, em Conceição (na foto lá de cima). Já em Piancó, o pátio da rodoviária ficou pequeno para tanta gente.
Em Conceição o comício teve como tema: "O Grito da Libertação do Povo de Conceição". A concentração do grande evento aconteceu por volta das 19h, no pátio da Capela São Francisco no Bairro Novo Horizonte, que além da presença de Cássio contou com o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), do apresentador de TV Emerson Machado, do deputado estadual João Gonçalves (PSDB), do deputado Adriano Galdino (PSB) e do prefeito Dudu Pinto {Boa Ventura], que estava com o seu a prefeito candidato Miguelzinho (PMDB).
Nilson Lacerda estava acompanhado de sua companheira de chapa, candidata a vice Nena Diniz, do ex-prefeito João Deon e dos vereadores que compõe a coligação "Feita pelo Povo que Ama Conceição". Após a chegada de Cássio, vindo de Bonito de Santa Fé, o povão saiu em carreata com destino a Praça da Igreja Matriz, local do comício, anunciado com grande queima de fogos.

Cássio também sobe no palanque de Neguinha em Piancó e decide adiar evento em Itaporanga para não desagradar...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) passou pelo Vale do Piancó para cumprir compromissos de campanha e pedir voto e apoio à candidatos correligionários. O líder tucano esteve nas cidade de Piancó e Conceição, excluindo de sua agenda apenas a cidade de Itaporanga devido um conflito político já que tanto o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), candidato à reeleição, como o ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), que tem uma neta candidata a vice na chapa de Berguim (PTB), são seus aliados. Will, particularmente é um amigo de longa data e Cássio não poderia deixar de passar em sua casa estando ou passando por Itaporanga. Uma multidão presente nos eventos de Piancó e Conceição, na noite desta sexta-feira (7).
Diante disse, Cássio optou por se fazer presente em eventos políticos apenas nos municípios de Piancó e Conceição, onde subiu nos palanques de Neguinha Tomaz [candidata apoiada pela prefeita Flávia em Piancó] e Nilson Lacerda (PSDB, candidato à Prefeitura de Conceição. Em Piancó, inclusive, ele chegou de surpresa já que depois de uma batalha judicial foi possível a realização do comício da "Coligação Continuando em Boa Mãos". Cássio chegou em Conceição, por volta das 20h, onde após percorrer avenidas da cidade em carreata subiu no comício de Nilson Lacerda (PSDB). Chegou em Piancó já por volta das 22h, onde subiu no palanque de Neguinha.
Nos dois eventos os seguidores de Cássio foram ao delírio quando o senador pediu voto para seus candidatos. Cássio foi ciceroneado nos dois eventos pelo deputado estadual Adriano Galdino (PSB), atual Chefe de Governo do Estado, e que apoia tanto Nilson como Neguinha. O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) também esteve presente acompanhando Cássio. Agora, está na pré-agenda do senador o retorno ao Vale do Piancó para a próxima semana, quando deve participar de comícios em Itaporanga, Boa Ventura, Diamante e Olho D'água. 

Milhares de pessoas assistirão desfile do 7 de Setembro em Itaporanga e a passagem do 13º Batalhão de Polícia Militar foi um dos ponto alto

Porta Flâmula, seguida da Guarda da Bandeira, conduzida pelo Tenente Edimar
Milhares de pessoas lotaram toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga, para acompanhar o Desfile Cívico do 7 de Setembro. O 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado no município, deu início ao desfile por volta das 16h40min em homenagem a Independência do Brasil. Era grande a expectativa do público pelo desfile da Polícia Militar, que levou um grande número de militares e veículos/viaturas para a avenida.
Foi unânime entre o público a afirmação de que o ponto alto do desfile era a passagem da Polícia Militar. O 13º BPM participou do evento com os pelotões representando as várias modalidades de policiamento da unidade, tais como: Rádio Patrulhamento; Pelotão de Guardas; Companhia de Policiamento Especializado - ROTAM e Força Tática; e a Banda de Música do próprio Batalhão. Também teve destaque, o grupamento dos policiais da reserva, comandados pelo Tenente Rodrigues e a apresentação do grupamento motorizado, com todos os equipamentos e itens recém-adquiridos pelo Governo para o 13º BPM.
Major Jurandy, o prefeito Djaci Brasileiro e demais autoridades no palanque oficial do evento
De acordo com o Major Jurandy Monteiro, comandante do 13º BPM, o desfile deste ano foi um momento de felicidade, porque ofereceu a oportunidade de estar também mostrando a sociedade as novas viaturas e equipamentos adquiridos pelo Batalhão em 2012. "Só neste ano, o investimento do Governo do Estado em equipamentos para o 13º Batalhão foi em torno do R$ 800 mil", comentou o comandante. Confira a seguir algumas imagens do desfile: (com 13º BPM)
Público aguardando a passagem da tropa e a Bande Música do 13º BPM

Capitão Flaviano, comandante da Tropa, e o Grupamento da Reserva, comandado pelo Tenente Rodrigues

1º Pelotão de Rádio Patrulhamento, comandado pelo Tenente Joseph, e o 2º Pelotão

Pelotão ROTAM - Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas

Viaturas Rangers e viaturas Palio Weekend

NAE/OAB-PB defende campanha pelo voto limpo na Paraíba

Em todo e qualquer processo eleitoral o eleitor bem informado vota certo e não tem dúvidas da sua escolha democrática. A Eleição, por si só representa o momento em que o cidadão exterioriza o seu valor perante a sociedade, justo que os resultados e as conquistas dos benefícios de caráter constitucional em pró da comunidade como um todo, depende da escolha certa daqueles que deverão gerir os poderes executivo e legislativo por determinado tempo.
Tal premissa parte do princípio de que o sucesso da escolha certa cabe única e exclusivamente a cada eleitor que, individualmente, deve procurar alicerçar-se das informações precisas da conduta dos seus escolhidos, para quando sufragar o nome do mesmo não ser surpreendido com a desilusão de ter escolhido errado, na constatação de que o mesmo está descompromissado com a causa defendida nos palanques, e que está praticando com desenvoltura atos atentatórios em prejuízo da sociedade e que tipificam conduta de “ficha suja”.
É neste compasso que o Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, através do seu Presidente Léo Vieira, entende que a instituição OAB-PB compromissada com o dever de propiciar e garantir ao cidadão a capacidade de usufruir do seu direito de escolher o melhor candidato, vem se acostar ao interesse de todos trazendo maiores esclarecimentos sobre o que a legislação eleitoral lhes reserva, para que sejam observados os preceitos fundamentais da Lei da Ficha Limpa, e com isso evitar erros capazes de prestigiar candidatos inescrupulosos que não merecem a confiança do eleitor, por serem tipicamente verdadeiros “FICHAS SUJAS”.
Na percepção de Léo Vieira, presidente do NAE/OAB-PB, a própria Seccional da Paraíba, independentemente dos instrumentos de denúncia postados pela Justiça Eleitoral neste Estado, também deveria disponibilizar um serviço de telefone para receber denúncias de candidatos que, inadvertidamente, tentam comprar os votos dos eleitores.
Embora saibamos que Agentes da Policia Federal e Membros do Poder Judiciário Eleitoral já estão em campo pondo em prática os seus instrumentos legais para obstacular deslizes criminosos e salvaguardar o direito do cidadão, não se pode desprezar a necessária cooperação da própria sociedade que unida, poderá colaborar diretamente no sentido de obstar a prática de crimes eleitorais, antes mesmos que os maléficos candidatos “Ficha Suja” sejam eleitos, e com isso evitar a repetição de só puni-los e/ou condená-los, ou no curso do seu mandado ou, como costumeiramente com, maior agravante, após o cumprimento do mandato na sua integralidade.
"Léo Vieira alerta, ainda que é de bom alvitre atentar para o fato de que mesmo considerando que as atuações do Judiciário e da Policia Federal em desenvolvimento sejam fundamentais, para que as ações sejam mais eficazes também é necessário que o mesmo Judiciário seja substanciado pela sociedade para que possa agir com maior celeridade, reprimindo e punindo severamente aqueles que se utilizarem de atos atentatórios a dignidade da justiça, como é o caso da “compra de votos” para obter vantagem ilícita, em detrimento da mesma sociedade que através dos seus eleitores continuarão a sofrer o eterno desgaste em prejuízo de todos”, comentou. (com ascom)

Coronel Campos consegue restauração total de Fusca RP ano 1971 e apresenta relíquia durante desfile da PM em Catolé do Rocha

Fusca 0058 da PM é restaurada e ficará exposto no 12º BPM
Um grande sonho tido pelo coronel Campos, atual comandante do 12º BPM, em reformar uma viatura de Rádio Patrulha dos anos 70, foi realizado no decorrer desta semana. O Fusca 1971, que estava há muito tempo fora do quadro efetivo da corporação, teve suas primeiras restaurações ainda na cidade de Itaporanga. A primeira apresentação do fusquinha, depois da restauração, foi feita na manhã desta sexta-feira (7) na frente da Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, durante o desfile cívico do 7 de Setembro. 
De acordo com o coronel Campos, que já comandou o 13º BPM/Itaporanga, a "nova" viatura ficará exposta no pátio do 12º BPM onde terá cuidados especiais. A exposição do fusca atraiu centenas de curiosos. "O veículo não irá entra em ações de segurança como perseguição. O objetivo do carro 0058 da PM é ser exposto em eventos a exemplo desta data", comentou o coronel. (com diamanteonline)  

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Congresso em Foco: 'presidiários vivem nus no meio de fezes na Paraíba'

"Nem colchão, nem água potável. Um amontoado de 80 homens nus dividindo espaço numa cela com fezes flutuando em poças de água e urina. Entre eles, apenas uma bacia higiênica, esvaziada esporadicamente. Odor insuportável, umidade excessiva, pouca ventilação". Esse foi o cenário com o qual um grupo do Conselho Estadual de Direitos Humanos deparou na Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, em João Pessoa (PB), no último dia 28. Mas a violação aos direitos humanos no PB-1, como é mais conhecido o presídio, não parou aí.
Responsáveis por relatar as condições oferecidas pelo estado aos presos, os seis conselheiros - ele eles, a ouvidora de Segurança Pública da Paraíba, uma defensora pública, uma professora universitária e um padre - tiveram prisão anunciada pelo diretor do presídio. Detidos por três horas e ameaçados de serem conduzidos a uma delegacia de polícia, só foram liberadora após intervenção do Ministério Público, que apontou abuso nas detenções.
Dez dias depois do episódio, o major Sérgio Fonseca de Souza, responsável pelo presídio e pelas prisões, continua na direção do PB-1. Mas sob intenso fogo cruzado. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal abriram inquérito para apurar se ele cometeu os crimes de abuso de autoridade e cárcere privado ao deter os conselheiros. Pressionado, o governador Ricardo Coutinho (PSB), que mantém o major no cargo, criou uma comissão formada por representantes do governo, da sociedade civil e do próprio Conselho, que terá 30 dias para apresentar suas conclusões sobre o episódio. Os conselheiros defendem o afastamento do major do comando do presídio até o término das apurações. (com CongressoemFoco)

Odon Bezerra estará no próximo dia 14 em Itaporanga para verificar local onde funcionará sede da subseção da OAB/PB-Vale do Piancó

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional da Paraíba (OAB-PB), programou uma série de visitas a cidades do interior do Estado, onde a instituição conta com subseções.
Ele começa o périplo por Cajazeiras, no dia 12 próximo, onde a OAB-PB está construindo a sede da subseção regional; depois, segue viagem para a cidade de Itaporanga (14/09), onde será instalada, brevemente, a subseção do Vale do Piancó, que funcionará na Avenida Deputado Soares Madruga [no 2ª andar do prédio de Iza Rodolfo].
Antes de seguir viagem a Itaporanga, porém, Odon Bezerra – no retorno da cidade de Cajazeiras – fará visita à subseção de Pombal (que fica na circunscrição de Sousa), para a entrega de novos equipamentos de informática; depois, visitará a subseção de Patos, que está passando por serviços de reforma (inclusive, com a construção de um auditório).
Ainda este mês, ele fará visita à cidade de Princesa Isabel, também no alto Sertão paraibano, já fazendo admissibilidade de instalação, a posteriori, de uma subseção que venha atender a toda a região. (com Ascom)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Liberada manifestações políticas em municípios da comarca de Piancó neste 7 de Setembro com a suspensão de portaria dos juízes eleitoras

Advogado piancoense Antonio Remígio da Silva Júnior ajuizou  Mandado de Segurança, com pedido de liminar, contra ato do Juiz eleitoral da 32ª. Zona, tendo como impetrante a Coligação "Emas para Todos Nós", e conseguiu obter Decisão Monocrática (Processo nº 165-07.2012.6.15.0000-Classe 22), onde se destaca a decisão do relator o Excelentíssimo Senhor Juiz Sylvio Pelico Porto Filho (TRE-PB), onde diz que "é clara, na medida em que permite aos candidatos, partidos políticos e coligações partidárias a realização de atos públicos, dentre os quais comícios, no período ali estabelecido, cujo término somente se encerra no dia 04 de outubro". Afirma ainda, que no caso da cidade de Emas-PB, "... não haverá qualquer ato cívico programado para o dia 07 de setembro...".
Ficou decidido o seguinte: "Observa-se que o impetrante pretende fazer valer o direito de manifestação política, no dia 07 de setembro de 2012, o que estaria sendo prejudicado pela Portaria nº 006/2012, expedida pelo magistrado da 32ª ZE".

Leia trechos da decisão judicial do 
Juiz Relator MÁRCIO ACCIOLY DE ANDRADE
Despacho
Decisão interlocutória em 06/09/2012 - MS Nº 16774 Exmo Juiz MÁRCIO ACCIOLY DE ANDRADE  
"Trata-se de Mandado de Segurança com pedido  liminar, impetrado pelo Promotor Eleitoral da 32ª Zona, em face de decisão do MM Juiz da 32ª Zona Eleitoral, que no dia 05 de setembro do corrente ano, em conjunto com a magistrada da circunscrição contínua, baixou a Portaria nº 06/2012, suspendendo qualquer tipo de propaganda de rua na região no dia 07 de setembro, inclusive realização de carreatas, passeatas, bandeiraços, etc, sob a justificativas de que todos os espaços públicos deveriam estar reservados às comemorações e aos desfiles cívicos.
Aduz que, em se dando cumprimento à citada portaria judicial, tem-se a violação do direito de manifestação política dos cidadãos, bem assim do direito de ir e vir das pessoas assegurados no inciso XV, do artigo 5º, da Constituição Federal
Sustenta que a liquidez e certeza do direito do impetrante, consiste na impossibilidade, por parte do juiz zonal, de extirpar, ainda que temporariamente, direitos fundamentais de natureza constitucionais.
Ademais, a liminar e a própria segurança pleiteadas, visam proteger o direito líquido e certo, ameaçado pelo ato coator, independentemente de sê-lo temporariamente.
Pede a concessão da liminar "inaudita altera pars do writ" suspendendo a execução do ato questionado para não permitir que autoridade coatora impeça a liberdade de manifestação política e o direito de ir e vir dos cidadãos da 32ª Zona Eleitoral no dia 07 de setembro do corrente ano.
No mérito, pede notificação da autoridade impetrada, e que seja julgado procedente o pedido para manter a medida concedida liminarmente, suspendendo definitivamente a eficácia da portaria 06/2012 e se impedindo, doravante, a edição de novo instrumento normativo com iguais ofensa a direitos e garantias fundamentais.

É o relatório.
Decido. 
No caso dos autos, o Juiz Eleitoral da 32ª Zona em conjunto com a Juíza Eleitoral da 66ª Zona baixaram a Portaria nº 06/2012 (fls. 08/09), determinando a suspensão de realização de qualquer tipo de propaganda de rua nos Municípios de Piancó, Olho D¿agua, Emas, Catingueira, Santa de Garrotes, Nova Olinda, Igaracy e Aguair, no dia 07 de setembro de 2012. 

As autoridades apontadas como coatoras, justificaram a sua decisão no fato de que, em decorrência do feriado da independência do Brasil, devem todos os espaços públicos ficarem destinados às comemorações e aos desfiles civis. Restou, assim, proibido todo tipo de propaganda de rua, não permitindo, também, colocação de cavaletes, placas ou cartazes nos logradouros públicos, nem realização de carreatas, passeatas, pit shop, bandeiraço, carros de som, etc, sob pena de apreensão.
Verifica-se que a medida se reveste de caráter drástico, extremo, porquanto fere, de forma cristalina, direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal, notadamente o "direito de ir e vir" , direito à liberdade de expressão e à livre manifestação de pensamento, contrariando, ainda, a Lei das Eleições (artigos 38 e 39).
Quanto a presença da fumaça do bom direito, esta resulta do próprio texto legal, na forma do art. 5º, inciso IV e 220, § 1º e 2º da Constituição Federal, c/c artigos 38 e 39 da Lei nº 9.504/979, que asseguram aos cidadãos os direitos ali estabelecidos.
De outro lado, o periculum in mora também está demonstrado de forma suficiente, haja vista que a suspensão da propaganda durante todo o dia 07 de setembro vindouro, a toda evidência, causará grandes prejuízos às Coligações envolvidas no pleito eleitoral.
Isso posto, defiro o pedido liminar para DETERMINAR AO JUIZ DA 32ª ZONA ELEITORAL E A JUÍZA DA 66ª ZONA ELEITORAL, A IMEDIATA SUSPENSÃO DA PORTARIA Nº 06/2012, a fim de que se permita o exercício da propaganda político-partidária no dia 07 de setembro próximo, em locais públicos e abertos dos Municípios abrangidos pela referida portaria, exceto nos lugares destinados aos desfiles comemorativos à Independência do nosso Brasil (sete de setembro).
Comunique-se imediatamente às autoridades impetradas (via fax ou e-mail), inclusive para que as mesmas prestem as Informações de estilo.
Intime-se a AGU, por seu representante legal neste Estado, para as providências que entender cabíveis."

Publique-se, Registre-se e Cumpra-se. 
João Pessoa, 06 de setembro de 2012.

MÁRCIO ACCIOLY DE ANDRADE
Juiz Relator

(com Oblogdepiancó)

TRE indefere registro de candidatura do ex-prefeito Antônio Bastos à Prefeitura de Pedra Branca

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou, na manhã desta quinta-feira (06), mais 17 recursos de registro de candidatura (RRCs) para o pleito de 2012. Deste total, nove foram deferidos e oito foram indeferidos,  entre eles, Damísio Mangueira (Pedra Branca) e José Gomes (Caraúbas), ambos candidatos ao cargo de prefeito. 
Recursos DEFERIDOS:
Damísio Mangueira da Silva/ PREFEITO/ Triunfo
José Alberto Cartaxo Feitosa/ VICE-PREFEITO/ Triunfo
José Gomes Ferreira/ PREFEITO/ Caraúbas
Moises Bento da Silva/ VEREADOR/ Lucena
Pedro Torres Filho/ PREFEITO/ São Domingos do Cariri
Adriana Alves de Brito/ VEREADOR/ Livramento
Rubem Nóbrega/ Mendonça/VEREADOR/ Livramento
Antônia Bernadete da Silva/ VEREADOR/ João Pessoa
Maria José Matos Lisboa/ VEREADOR/ João Pessoa
Recursos INDEFERIDOS:
Antônio Bastos Sobrinho/ PREFEITO/ Pedra Branca
José Alvino de Lima/ VICE-PREFEITO/ Pedra Branca

Edilton Silva Nascimento/ VERADOR/ Areia
Josimar Marcelino Barbosa/ VICE-PREFEITO/ Caraúbas
Cláudia Arnaldo de Alencar Araújo/ PREFEITO/ Mataraca
Luiz José Mamede de Lima/ VICE-PREFEITO/ Serra Branca
Joanita Leal de Brito/ VEREADOR/ Boqueirão
Roberio Vieira Rufino/ VEREADOR/ São Vicente do Seridó


Novo corregedor do CNJ, Francisco Falcão, quer tirar 'meia dúzia de vagabundos' do Judiciário


"Eu não temo nada", disse Francisco Falcão 

Adotando um estilo mais discreto que o da ministra Eliana Calmon, o novo corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, que tomou posse na manhã desta quinta-feira, prometeu agir com "mão de ferro" quando houver corrupção e "meia dúzia de vagabundos" do Poder Judiciário. Sem criticar sua antecessora, Falcão disse que vai trabalhar em harmonia com o STF e garantiu que não quebrará o sigilo de magistrados. "Eu não temo nada. Meu trabalho será um trabalho todo direcionado para resgatar a boa imagem do Poder Judiciário. Tirar as maçãs podres que existem no Poder Judiciário", disse. "A maioria dos juízes é de pessoas boas, mas temos uma meia-dúzia de vagabundos que precisamos tirar do Judiciário. As maçãs podres é que precisamos retirar", acrescentou ele, pouco antes da cerimônia.
Falcão garantiu que a corregedoria não mudará com a saída de Eliana Calmon, que se classificou na sua saída do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como "duríssima" e "indiscreta" no combate à corrupção. "É uma missão que eu procurarei desempenhar com humildade e discrição, como deve se portar o verdadeiro magistrado, o que não significa tolerância à corrupção. Onde houver corrupção, a corregedoria agirá com mão de ferro", prometeu ele.
Durante seus dois anos como corregedora, Calmon sofreu críticas do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, e de associações de magistrados, que chegaram a acusá-la de quebrar sigilo de juízes e desembargadores. Sem julgar o trabalho da antecessora, Falcão disse que não cometerá crime no cargo ao ser questionado se seguirá o trabalho da ministra na investigação de evolução patrimonial de magistrados. "O que eu não vou é quebrar o sigilo de ninguém. Quebrar o sigilo é crime. Eu não vou dizer que houve. Eu não cometerei crime quebrando sigilo sem autorização judicial", afirmou.
"Nos Estados Unidos, como todos sabem, nenhuma autoridade tem sigilo. E eu defendo essa tese. Lamentavelmente, no Brasil, nós temos a nossa Constituição, que garante o sigilo. E nós temos que ser obedientes à Constituição. Temos que trabalhar para mudar essa mentalidade. O Brasil está mudando e acredito que, em pouco tempo, nós alcançaremos essa coisa do primeiro mundo", disse.

INSS vai pagar reajuste ou atrasado a 2,7 milhões de segurados

O INSS formalizou a revisão do pagamento de benefícios  por incapacidade (aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença) de aproximadamente 2,7 milhões de segurados, concedidos entre 1999 e 2009. Serão reajustados os benefícios de cerca de 491 mil segurados ativos e pagos os atrasados a aproximadamente 2,3 milhões, que já tiveram o benefício cessado. O pagamento será feito automaticamente.
A correção é resultado de uma mudança no regulamento da Previdência Social, segundo o Decreto 3.048/1999. Os benefícios foram calculados erradamente. O reajuste e os atrasados terão impacto de cerca de R$ 56 milhões por mês nas contas da Previdência – aproximadamente R$ 728 milhões por ano até 2022. O acordo entre o INSS e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) foi formalizado ontem (5), na Justiça Federal de São Paulo.
Os pagamentos das diferenças começarão a ser feitos a partir de janeiro de 2013. Segurados com mais de 60 anos receberão a partir de fevereiro, independentemente do valor. Os beneficiários entre 45 e 59 anos vão receber entre 2014 e 2016, sendo valores até R$ 6 mil, em abril de 2014; de R$ 6 mil a R$19 mil, em abril de 2015; e acima de R$ 19 mil, em abril de 2016. No caso dos segurados com até 45 anos, as quantias de até R$ 6 mil serão pagas em abril de 2016; de R$ 6 mil a R$ 15 mil, em abril de 2017; e acima de R$ 15 mil, em abril de 2018.
Os atrasados de segurados com o benefício cessado, mas que tem direito, receberão no período de 2019 a 2022. Quem tem mais de 60 anos, o pagamento será a partir de abril de 2019, independentemente do valor. De 46 a 59 anos, em abril de 2020. Com até 45 anos e direito a até R$ 6 mil, receberá em abril de 2012, e acima de R$ 6 mil, em abril de 2022.
Doentes terminais e segurados com HIV ou câncer terão prioridade no pagamento, não será levado em consideração a idade ou a quantia atrasada nesses casos. (com AgênciaBrasil)

Polícia Militar realiza operação nômade no município de Diamante

Policiais militares do 13º BPM realizaram na manhã desta quinta-feira (6) mais uma edição da Operação Nômade, desta vez na cidade de Diamante. A operação é desenvolvida simultaneamente em toda a Paraíba desde o início deste ano e tem como objetivo intensificar a prevenção e repressão de práticas delituosas, apreender entorpecentes e objetos ilícitos, além de cumprir mandado de prisão.
Na operação que foi comandada pelo Tenente Edimar Matias, com o auxílio do agente de trânsito Roberto Inácio, foram apreendidos várias motos por estarem em situações irregulares. Do outro lado, o novo comandante do destacamento local, o 3º Sargente Nildo Araújo, esteve em algumas escolas municipais palestrando sobre suas metas de trabalho, onde expôs aos alunos e professores toda sua logística que será usada no município. Ficou marcada para o próximo dia 11 uma palestra geral, quando pela manhã ele irá visitar a Escola Municipal Mestre Mandu e a tarde, será a vez da Escola Estadual Adilina de Sousa. (com Diamanteonline)

Senador Cássio adia vinda à Itaporanga mas mantém presença em evento político de Nilson Lacerda no município de Conceição

Em contato mantido minutos atrás com o o Blog, o Gabinete do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) informou que a vinda do líder tucano à cidade de Itaporanga foi adiada. Cássio havia agendado pesença numa série de eventos políticos de correligionários seus nesta sexta-feira (7), no Vale do Piancó. De acordo com a agenda os compromissos políticos de apoio às candidaturas no Vale do Piancó só será mantido na cidade de Conceição, onde o senador participa de comício em apoio a candidatura do tucano Nilson Lacerda. 
Cássio desembarca por volta das 17h30min, participa de evento e pede voto para Nilson e, sem seguida, segue para o município de Bonito de Santa Fé, onde prestigia evento do ex-prefeito Sabino Dias (Democratas), candidato a prefeito; depois, passa por Monte Horebe, São José de Piranhas e, por último, em Cajazeiras, onde participa de grande comício em apoio a candidatura do ex-prefeito Carlos Antônio.
Um curto-circuito 'político' poderia acontecer na cidade de Itaporanga com a presença de Cássio já que tanto o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que concorre à reeleição, como o ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), que tem uma neta como vice na chapa de Audiberg Alves (PTB), são seus aliados políticos. Havia, inclusive, a premissa de Cássio passar primeiro na casa de Will, diante da sua amizade de longa data com o líder tucano, para depois seguir pra casa do prefeito. Quando em ambas seria calorosamente recepcionado.
Por enquanto, a presença de Cássio em Itaporanga ficou pra depois... 

Justiça Eleitoral determina suspensão de qualquer ato político durante o 7 de Setembro nos municípios que compõe a comarca de Piancó

Os Juízes Eleitorais coordenadores da Propaganda Eleitoral nas Zonas Eleitorais: 32ª [Piancó] e 66ª [Santana dos Garrotes], respectivamente, o Dr. José Milton Barros de Araújo e a Drª Luciana Rodrigues de Lima, determinaram a suspensão de qualquer tipo de propaganda de rua nos municípios de Piancó, Olho D'água, Emas, Catingueira, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Igaracy e Aguiar, nesta sexta-feira 7 de setembro, em decorrência do feriado da Independência do Brasil. De acordo com os Juízes, não será aceita qualquer comunicação para realização de propaganda de rua, nem será permitido a colocação de placas ou cartazes nos logradouros públicos, nem realização de carreatas, passeatas, bandeiraço, carros de som, etc... sob pena de apreensão.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

i

Catingueira: Odir diz que lamenta encenação do prefeito Edivan Félix

“Aquela encenação foi mais um ato vergonhoso promovido pelo prefeito, que vem baixando o nível da campanha. Pura invenção para tentar atrair holofotes. Ninguém viu qualquer tipo de arma naquele local”. Essa foi a afirmação do candidato da oposição em Catingueira, Odir Pereira Borges (PSL), se referindo ao prefeito Edivan Félix (PR).
Este, em comício realizado no último final de semana naquela cidade pela coligação que tenta eleger seu sobrinho, Albino Félix (PR), teria bradado ao microfone que havia gente com arma de fogo e poderia tentar contra sua vida. 
As eleições estão bastante acirradas este ano no município de Catingueira. Após dois mandatos seguidos como prefeito, o atual, Edivan Félix, tenta emplacar seu jovem sobrinho Albino na cadeira de prefeito. Uma grande frente formada por vários partidos lutam para alijar da política Edivan, que patrocinou uma série de irregularidades em sua gestão, o que teria manchado bastante a imagem da cidade. Mas não será uma tarefa fácil.  Sua forma de governar, com clientelismo, fez de Edivan bastante popular, apesar que a oposição vem trabalhando a questão do voto consciente, que beneficie não o particular, mas o coletivo. 
Par Odir, à população não interessa esse tipo de debate, e sim das idéias, das propostas para tirar o município da lama em que se encontra, sendo constantemente manchete nas páginas policiais. Odir, juntamente com uma série de lideranças de Catingueira, que se afastaram de Edivan Félix pelos sucessivos escândalos envolvendo o prefeito, por desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, vem sendo as presas prediletas para as críticas de Edivan Félix, que está concluindo seu segundo mandato consecutivo. (com Marcos Eugênio)

Professores paralisam atividades e 400 mil alunos ficam sem aulas na PB

Professores paralisam atividades na Paraíba
Cerca de 17 mil professores da rede estadual de ensino na Paraíba paralisam as atividades nesta quarta (5) e quinta-feira (6). Pelos dados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), 400 mil estudantes vão ficar sem aulas. Por conta do feriado da sexta-feira (7 de setembro), as escolas voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (10).
A Secretaria de Estado da Educação não divulgou nenhuma nota oficial sobre a paralisação até a manhã desta quarta-feira. O coordenador geral do Sintep-PB, Carlos Belarmino, explicou que esse é um movimento nacional e a pauta de reivindicações inclui a aplicação da Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008,e que não é cumprida em 10 estados, e o investimento de 10% na Educação dentro do plano do governo federal. Segundo o sindicato, o salário de um professor da rede estadual é R$ 1.038 e o piso nacional prevê a remuneração no valor de R$ 1.451.
“Estamos cobrando além do piso nacional o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração em relação as progressões”, disse Carlos Belarmino. Ele disse que na pauta local, existem mais reivindicações. “Também queremos a jornada de 30 horas semanais para os funcionários das escolas, concursos públicos para todos os segmentos das escolas sendo desde a merendeira até o professor. Queremos o serviço de orientação escolar com psicólogos, assistente social, supervisor escolar e orientador”, explicou o coordenador geral do Sintep-PB.
Os professores também reivindicam mais segurança e maior gratificação para os diretores. “A gratificação na Paraíba é uma das mais baixas do país. Ela varia entre R$ 250 e R$ 300 quando a média nacional fica algo em torno de R$ 500 a R$ 3 mil”, finalizou. Nesta quarta-feira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte) realiza, em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, em Brasília. São esperados 10 mil trabalhadores na Esplanada dos Ministérios.
Na Paraíba, os professores devem participar da Marcha dos Excluídos na quinta-feira em João Pessoa. Também está marcada uma reunião no Ministério Público para discutir sobre a Lei Nacional do Piso do Magistério.

Justiça Eleitoral começa segunda fase da campanha de esclarecimento sobre eleições

Justiça Eleitoral começa segunda fase da campanha de esclarecimento sobre eleições


"Não vendo o meu voto": uma das peças publicitárias da Campanha Eleições Limpas
Campanha sugere que o voto consciente é o responsável pelos rumos da política e a solução para os problemas do país
Campanha sugere que o voto consciente é o responsável pelos rumos da política e a solução para os problemas do país
Em busca do voto consciente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa hoje (5) a segunda fase da campanha de esclarecimento sobre as eleições municipais de outubro. A segunda etapa tem como tema a compra  de votos e será veiculada nas emissoras de rádio e televisão de manhã, no horário do almoço, à tarde e à noite. O objetivo é mostrar ao eleitor a importância da participação nas eleições e de evitar a troca de votos por vantagens.
Na propaganda, a Justiça Eleitoral alerta que quem vende seu voto ganha dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha menciona também a acessibilidade. De acordo com a propaganda, os eleitores com necessidades especiais votarão, sem dificuldade, pois serão dadas as condições necessárias. Na campanha, serão abordadas ainda as questões sobre horário, comportamento no dia da eleição, a ordem em que o eleitor deve escolher seu candidato na urna e os documentos que poderão ser apresentados nomomento de se identificar para votar.
A segunda etapa da campanha, promovida pela Justiça Eleitoral, faz parte do tema Valorize seu Voto. Vote pela sua Cidade. Vote Limpo. A ideia, segundo o TSE, é incentivar a participação consciente dos eleitores em outubro – o primeiro e o segundo turno ocorrerão nos dias 7 e 28, respectivamente. Na campanha, a Justiça Eleitoral destaca a liberdade de escolha do eleitor para votar em candidatos com a ficha limpa. No total, são oito vídeos que têm como personagens um mecânico, um palhaço e uma idosa. Há também vídeos sobre a conquista do voto, explicações sobre a urna eletrônica, a acessibilidade, orientações sobre como votar e informações sobre a compra de votos.
A Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar a chamada “colinha” no dia das eleições, na qual devem estar os nomes e os números dos candidatos escolhidos. No primeiro turno, serão escolhidos prefeito e vereador. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno, quando o mais votado não atinge a marca de 50% mais um dos votos.

Gervásio acusa governo de usar R$ 5 milhões da saúde para aeronave


Secretário de Planejamento negou diminuição nos recursos das Saúde, conforme questionou Gervásio Maia

O deputado Gervásio Maia (PMDB) denunciou que o Governo do Estado usou recursos da saúde, previstos no empréstimo do BNDES, para a compra de uma aeronave. O empréstimo, no valor total de R$ 287,3 milhões, foi aprovado em junho de 2010, no governo de José Maranhão. Para a área da saúde, foram destinados R$ 20,7 milhões, para a construção e conclusão dos hospitais de Mamanguape, Cacimba de Dentro e Catolé do Rocha.
Gervasinho disse que o atual governo alterou por completo o plano de aplicação dos recursos, perdendo a saúde quase R$ 5 milhões. No novo plano, o governo destina uma verba de R$ 5 milhões para a compra de uma aeronave, que o parlamentar acredita ter sido tirada da área da saúde. “Nós queremos saber a razão da diminuição desses recursos, tirando da saúde e colocando para a compra de aeronave. O que significa isso?”, questiona o parlamentar. Do total de R$ 20,7 milhões da saúde, o governo Ricardo Coutinho remanejou R$ 16.393.900,34. Os recursos foram destinados para a construção do hospital de Mamanguape (R$ 9.500.000,00) e do hospital metropolitano de Santa Rita (R$ 6.893.900,32). Ficaram de fora dos investimentos os hospitais de Cacimba de Dentro e Catolé do Rocha, que seriam beneficiados com quase R$ 10 milhões no plano anterior.
O secretário de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, explicou que cada governo tem suas prioridades. Ele negou que tenha havido diminuição nos investimentos da saúde. “O governo Ricardo está colocando R$ 78 milhões na saúde”, disse o secretário, lembrando dos recursos que serão alocados para o setor por ocasião dos novos empréstimos (BNDES e Proinvest) firmados pelo governo do Estado, que somam mais de R$ 1 bilhão, para investimentos em diversas áreas.
No que diz respeito ao empréstimo do BNDES do governo Maranhão, o secretário revelou que o governo priorizou os setores onde tinham as maiores demandas, como os hospitais de Santa Rita e de Mamanguape. Ele negou que os recursos da saúde tenham sido usados para compra de uma aeronave, embora no novo plano esteja prevista a compra do equipamento. Segundo ele, os recursos da saúde foram destinados parte para o Centro de Convenções e outra para o setor de habitação. “Cada governo tem que orientar sua política de investimento na linha do que ele achar que mais lhe interessa”, afirmou Gustavo Nogueira. (com JP)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mudança de roteiro: senador Cássio não participará mais de comício mas será recepcionado na casa do prefeito Djaci onde grava áudio para o guia

Informação checada na noite desta terça-feira [direto da Capital] dá conta de que não mais haverá o comício da coligação "Para Itaporanga Seguir Avançando", agendado para a próxima sexta-feira (7) em Itaporanga, quando subiria ao mesmo o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para pedir voto e apoio para o prefeito [candidato à reeleição] Djaci Brasileiro (PSDB). Houve mudança de roteiro e o senador, na verdade, estará em Itaporanga entre às 18h e 19h mas na residência do prefeito, oportunidade em que gravará um áudio para ser exibido no programa do Guia Eleitoral, de segunda-feira (10).
O motivo seria o desfile do 7 de setembro, que em Itaporanga costuma se estender até, pelo menos, às 21h. E como o povo estará na Avenida Getúlio Vargas assistindo ao evento não teria condições de ser realizado um comício no mesmo horário, mesmo que em outro ponto da cidade [como foi pré-agendado na manhã de hoje]. Inclusive, já foi desfeita até a locação do palco que seria montado para o comício. O prefeito Djaci Brasileiro que se encontra em João Pessoa retorna na manhã desta quarta-feira (5) à Itaporanga, quando terá uma audiência para tratar da liberação do antigo Matadouro Público, que encontra-se ainda interditado por ordem da Justiça local.
À priori o que nos foi passado direto de João Pessoa, esta noite, é que o senador Cássio estará sim na sexta-feira (7) no Vale do Piancó e deve, então, participar primeiramente de evento na cidade de Piancó, no final da tarde, em apoio à candidatura de Neguinha Tomaz (PSB); em seguida passa pela residência do prefeito Djaci em Itaporanga, entre às 18h e 19h; depois, segue para Boa Ventura para evento do candidato Miguelzinho (PMDB), que é apoiado pelo prefeito Dudu Pinto (PSDB); e, por último, segue para Conceição onde participará de evento do candidato Nilson Lacerda (PSDB).  

TRE libera candidatura do vereador Duvan mas ele deve manter nome do filho [Nel] na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Itaporanga

O vereador [por sete mandatos consecutivos] João Pereira de Sousa, mais conhecido como Duvan (PSDB), desde que teve seu registro de candidatura indeferido em primeira instância não pensou duas vezes e retirou-se da disputa por mais um mandato na Câmara Municipal de Itaporanga. Decidiu colocar ao crivo do eleitor a candidatura do seu filho, o enfermeiro Emanoel [PSDB, Nel de Duvan], temendo a manutenção da decisão pela corte superior. No entanto, ele não acreditava que pudesse dar certo o pedido de revisão da decisão. 
Pois bem, o registro de candidatura de Duvan foi deferido pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), no início da noite desta terça-feira (4). Mas, apesar da comemoração, que lhe outorga conduta ilibada com relação ao tempo em que presidiu o legislativo-mirim local, Duvan (a foto ao lado de Nel) não deverá retornar à disputa mas sim, segundo informações chegadas ao Blog, manterá a candidatura do filho, que é candidato pela coliga "Para Itaporanga Seguir Avançando".

Veja artigo do advogado Demir Cabral sobre o ato histórico que o PTN promoveu em Itaporanga durante comício que lotou centro da cidade

SE ME DISSESSEM, NÃO ACREDITARIA.
Mas eu assisti, vi, ouvi e não me surpreendi. Sábado, dia 01 de setembro de 2012, estive na Avenida Getúlio Vargas e, lá, assisti a mais completa demonstração de brasilidade, de civismo e de prática da verdadeira e pura democracia. Vi um comício, realizado, pelo P.T.N. de Itaporanga (PB). Não era aquele comício pomposo, alegórico e cheio de apetrechos, que, em muitas das vezes, só alegram os olhares das pessoas, mas não influenciam a mente e o coração de quem assiste a reuniões dessa natureza.
Ouvi os discursos do Presidente e dos candidatos do Partido. E, aí, me veio a surpresa. No palanque, só estavam os candidatos ao cargo de Vereador do partido. Os candidatos ao cargo de Prefeito de Itaporanga (PB) estavam presentes, mas no meio das pessoas e do público que ouviam, atentamente, os discursos proferidos.
E, de novo, me veio a surpresa, quando o Presidente PTNista deixou, nas suas palavras, claro e evidente que o Partido não tinha candidato a Prefeito e os seus candidatos ao cargo de Vereador estavam livres para votar, de acordo com suas consciências, em qualquer um dos três candidatos a Prefeito de nossa cidade. E os candidatos a Vereador PTNista, apesar de se sentirem liberados, pelo Partido, não manifestaram, em momento algum, a sua preferência, com relação ao apoio ao candidato A, B, ou C.
Esse comportamento inédito da turma do PTN me fez acreditar que a história política de Itaporanga, a partir daquele instante, começava a dar os primeiros passos para a mudança. Fez-me ver que o campo político se fertilizava e se preparava para receber as novas lideranças, que surgiam do meio dos jovens, antes, desacreditados e tidos como desinteressados pela política, mas que, ali, naquele momento, estavam provando o contrário: que estão aptos, preparados e prontos para exercer qualquer cargo, não só no Poder Legislativo, mas, também, nos Poderes Executivo e Judiciário.
Parabéns, Senhor Presidente do PTN de Itaporanga. Parabéns candidatos PTNistas. Parabéns, também, aos candidatos a Prefeito que, independente de cor partidária e de apoio político, se fizeram presentes a esse ato de prática e exercício da verdadeira democracia.
Esse gesto de vocês, na abertura da "Semana da Pátria", mostrou a Itaporanga, à Paraíba e ao Brasil que é possível e mais saudável se fazer política, sem pressão, sem perseguição, sem desperdício e sem gastos exorbitantes, deixando a escolha dos candidatos, única e exclusivamente, a cargo da consciência e da vontade livre e soberana do povo. 
É assim que se faz e se pratica a DEMOCRACIA.

Demir Cabral - Advogado. 

Pleno do TRE-PB rejeita por unanimidade recurso e indefere registro de candidatura do vereador Lula da Farmácia, em Itaporanga.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acaba de indeferir, em sessão realizada no início da tarde desta terça-feira (4), o registro de candidatura do vereador Luiz Alberto Tolentino (PSDB), conhecido como Lula da Farmácia, que concorria à reeleição pela coligação 'Para Itaporanga Seguir Avançando' na disputa por uma vaga na Câmara.
Lula da Farmácia teve seu registro negado em primeira instância, mas decidiu recorrer ao tribunal. O vereador aparecia entre os gestores considerados inelegíveis em lista do TCE-PB. O relator do processo foi o desembargador José Di Lorenzo Serpa, que rejeitou a arguição de inconstitucionalidade da redação dada pela lei Complementar 135/2010, acompanhado por unanimidade em voto da corte pelo desprovimento do recurso.
A família do vereador, agora, analisa a possibilidade de substituí-lo pelo nome de Rossane, cunha de Lula e esposa do professor Josias Tolentino [gerente da 7ª Gerência de Educação], registrada entre os candidatos da coligação como reserva para este momento. 

Coligação "Continuando em Boas Mãos" realiza caminhada na feira livre de Piancó em apoio a candidata Neguinha Tomaz

(Imagem: Cláudio Tomaz)
A Coligação "Continuando em Boas Mãos (PSB, PSD e PDT)", realizou na manhã de ontem (03) das 10:00h ao meio-dia uma caminhada pela feira livre na cidade de Piancó. A candidata Neguinha Tomaz (PSB) e seu vice Zé Geraldo (PSB), que se faziam acompanhar da prefeita Flávia Galdino (PSB) e de candidatos a vereadores além de simpatizantes, usaram os microfones do carro-de-som e falaram aos feirantes e agricultores que ali se encontravam. A mobilização é uma das ações da agenda de campanha da candidata da coligação Continuando em Boas Mãos e, segundo pessoas próximas, as visitas serão repetidas outras vezes.
Com a proximidade do pleito eleitoral as coligações estão instensificando suas mobilizações na intensão de convencer o eleitor que ainda está indeciso. (com Oblogdepianco)

Deputados acabam de adiar votação de projeto de previdência da Paraíba

Foi adiada a apreciação do projeto 1.127, de origem do Governo do Estado, que dispõe sobre os planos de custeio e de benefícios do regime próprio de Previdência Social do Estado da Paraíba e cria o Fundo Previdenciário Capitalizado. A análise do texto deveria ter se dado hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, mas ficou prejudicada pela apresentação de um requerimento de Raniery Paulino (PMDB) indicando a realização de uma audiência pública para discutir as mudanças previstas na matéria. A maioria dos membros da Comissão ainda entendeu que não havia caráter de urgência na tramitação do projeto, como apontou o executivo. A relatora, Léa Toscano (PSB), também opinou pelo adiamento da votação do texto.

Governo do Estado quer tirar 11% dos proventos dos aposentados

De uma única vez, o governador Ricardo Coutinho (PSB) pretende tirar o leite e o pão da boca dos pensionistas e inativos do Estado. Mandou um projeto de lei para a Assembléia Legislativa em que altera regras do Sistema de Previdência do Estado. Pra resumir: o aposentado que tem um filho deficiente e se esse servidor pensionista vier a falecer ele (filho) ficará automaticamente sem a pensão, conforme a regra desse momento.
A oposição promete reagir contra o projeto, alegando que o aposentado não é responsável pelos "desmandos" do atual governo estadual. O deputado Hervázio Bezerra (PSDB), líder do governo, tentou minimizar: "É uma matéria técnica e o Estado apenas está tentando se adequar a uma lei federal". Para o deputado Trócolli Júnior, "o governo poderá provocar um caos com um projeto que tira dos contracheques dos aposentados os parcos salários que já recebem".
Você está lembrado das 30 mil demissões de servidores, da perseguição aos professores, policiais militares, agentes fiscais, pessoal do antigo IPEP...? Então, veja a penúltima: os aposentados terão uma redução de 11% em seus proventos. É muita sacanagem. (Marcone Ferreira)
i

Coligação "Por Amor a Santana" promove arrastão e comício em apoio a Dr. Carlinhos, no município de Santana de Mangueira

Aconteceu no último fim de semana o primeiro grande arrastão da coligação “Por Amor a Santana“, encabeçada por Dr. Carlinhos Soares (PSB), que ao lado dos candidatos a vereadores levou uma multidão para as ruas em um grande arrastão pelas ruas de Santana dos Garrotes. A concentração começou às 18hs no conjunto Zé Mariz em frente ao bar do Milton de amaigozo, de onde toda a militância e simpatizantes saíram a pé percorrendo as principais ruas da cidade, finalizando o movimento em frente comitê central. Dr. Carlinhos fez questão de percorrer na linha de frente ao lado da esposa.
Ao caminhar, o socialista ia cumprimentando e pedindo votos aos amigos. Há menos de 40 dias das eleições, Dr. Carlinhos disse que está satisfeito com a adesão de cada vez mais pessoas na campanha. “Hoje é um dia especial para a nossa campanha, pois simboliza a caminhada do “BEM e a caminhada da FÈ” e daqui que estamos dando o início à caminhada rumo à vitória no dia sete de outubro”, afirmou Dr. Carlinhos.
O arrastão do “BEM já uma forma de apoio e demonstração de preferência da população. No final do arrastão Dr. Carlinhos usou o microfone e foi sucinto. O candidato a prefeito disse que nunca tinha visto uma mobilização de uma militância tão bem engajada como a do 40 em Santana dos Garrotes. Dr. Carlinhos criticou os adversários por fazer campanha suja vindo a denegrir nossa imagem, e “disse não aceito esse jogo sujo”, disse ele em poucas palavras. (com Ascom)

Senador Cássio confirma presença em comício na próxima sexta-feira do prefeito Djaci Brasileiro, em Itaporanga.

Aguardado com muita expectativa em Itaporanga, durante a presente campanha municipal, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou para a próxima sexta-feira (7) vinda à 'Rainha do Vale' para pedir voto e apoio ao candidato do seu partido: o prefeito Djaci Brasileiro, que concorre à reeleição. Estava, inclusive, agendada uma carreata para o sábado (8), entretanto, com a confirmação, na noite desta segunda-feira (3), da vinda de Cássio o prefeito realizará um comício para recepcionar o maior líder político da Paraíba. O comício será na Avenida Manoel Medeiros Maia, por volta das 20h, nas proximidades do Hotel Canaã, pois a Avenida Getúlio Vargas não poderá servir de palco para o evento neste dia devido o desfile do 7 de Setembro.