sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Enquanto o Vale do Piancó espera curso superior o reitor Thompson Mariz cogita instalar novo campus da UFCG em Campina Grande

E para quem esperava fechar 2010 com boa notícia quanto e educação superior no Vale do Piancó, a região continua sendo desprestigiada pela reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Eis que em entrevista concedida à Rádio Campina FM nesta quinta-feira (30), o reitor Thompson Mariz, disse que a instituição cogita para os próximos meses a instalação de outro campus sabem aonde? Em Campina Grande... que já tem muito.
Segundo ele, o objetivo do projeto é estimular a vocação de Campina Grande para outros setores. " Estamos pensando em um projeto para a educação, atrelado a um projeto de desenvolvimento. Queremos criar em Campina Grande um novo campus, fora da linha de Bodocongó, talvez no bairro das Malvinas, para instalar todo um conjunto de cursos ligados a produção de multimídia, com cursos de Cinema, Arte e Mídia, Fotografia e Desenho. Uma série de cursos voltados para a tecnologia da informação", destacou Mariz.
Ele acrescentou que “o projeto está quase pronto e em pouco tempo será apresentado aos Governos municipal, estadual e federal e aos demais órgãos interessados”.
Enquanto isso, o Vale continua esperando... esperando... esperando...

Maranhão raspa o tacho, não repassa duodécimo para UEPB e os professores ficam sem salários

Como bem disse o governador Ricardo Coutinho, Maranhão raspou o tacho para pagar os servidores estaduais e, por isso, comprometeu fornecedores e deixar de repassar o duodécimo para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) neste final de ano. Com isso, os professores e funcionários da instituição de ensino vão ficar sem receber os salários do mês de dezembro. Segundo a reitora Marlene Alves, a sorte é que a universidade já havia pago o décimo terceiro salário.
“A sorte é que já tínhamos em caixa o dinheiro para pagar o décimo terceiro dos servidores e professores. Infelizmente o governo do Estado não repassou o duodécimo deste mês e ficamos sem ter como honrar o salário de dezembro”, disse a reitora.
De acordo com a reitora, o repasse agora terá que ser feito pelo governo Ricardo Coutinho (PSB) a partir de janeiro. “Infelizmente o abacaxi vai ficar para o próximo governador. Só poderemos pagar os salários agora quando a UEPB receber o repasse de dezembro”, finalizou.

Ao entregar mais duas viaturas Dr. Steferson deixa legado positivo em passagem pela 6ª DRPC

 As duas novas viaturas são do tipo Fiesta 1.6
E como o delegado regional Dr. Steferson Nogueira prometera aí estão as duas viaturas que o mesmo conseguiu para aumentar a frota da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil sediada em Itaporanga. Somando com essas já são em torno de oito viaturas conseguidas pelo jovem delegado para a 6ª DRPC, durante sua passagem pela mesma. 
Dr. Steferson deixa um legado de conquistas e índices positivos no Vale do Piancó. Ao todo foram conquistadas oito viaturas para a 6ª DRPC, sendo: três caminhonetes (Ranger) cabine dupla, um rabecão implantando assim o Gemol-Itaporanga, duas viaturas descaracterizadas, além das duas viaturas entregues nesta quinta-feira (30). Que proporciona sucesso em diversas operações.
Sob seu comando o prédio sede da 6ª DRPC passou, recentemente, por completa reforma física, num investimento de R$ 15 mil, bem como, ganhou móveis novos para todas as salas, investimento da ordem de R$ 9 mil, depois de quase duas décadas. A sede agora tem alojamentos bem equipádos e todos os cômodos dispõe de ar-condicionado sprint, dentre outras melhorias.
Com Dr. Steferson a 6ª DRPC dobrou o número de delegados, assim como, todos os agentes foram contemplados com mais armamentos, coletes, dentre outros benefícios. Sem falar, como ele mesmo lembra, que acabou com a corrupção e a inércia operacional administrativa que existia na 6ª DRPC, com inquéritos parados e ocorrências sem investigação.
“Nesse período que estivemos à frente da 6ª DRPC temos a certeza que cumprimos a nossa missão. Saímos com a sensação de dever cumprido, tendo em vista o combate efetivo a criminalidade. A gente deseja sucesso à nova administração e, que possa dar continuidade e implementação a esse tipo de trabalho de segurança pública na região, em particular, a Itaporanga cidade que aprendemos a gostar e da qual me orgulho de tornar um filho”, ressaltou Dr. Steferson.
 Ao todo foram oito viaturas conquistadas para a 6ª DRPC por Dr. Steferson
Prédio sede da 6ª DRPC foi totalmente reformado
O Vale do Piancó dispõe de viatura (rabecão) unidade Gemol-Itaporanga

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Magníficos será principal atração dos festejos de emancipação política em Itaporanga no dia 09

O prefeito de Itaporanga, Dr. Djaci Brasileiro (PSDB), fechou semana passada a contratação da Banda Magníficos para abrilhantar os festejos alusivos aos 146 Anos de Emancipação Política do município, que acontecem no´dia 09 de janeiro vindouro. Além de Magníficos, as bandas Pegada Safada e Mulheres Apaixonadas completam o time de atrações da festa.
Durante todo o dia haverá vasta programa de inaugurações nos diversos bairros da cidade. Itaporanga chega aos 146 Anos num momento especial pelo resultados positivos obtidos pela atual administração. E a população merece todo esse festejo para comemorar importante data.
O Gabinete do Prefeito está ultimando os preparativos para a ocasião, os quais devemos divulgar já no dia 03 de janeiro.

Ricardo anuncia últimos nomes da equipe e agenda reunião para o próximo domingo

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta quinta-feira (30) os últimos nomes que irão compor o seu governo a partir de 2011.  O anúncio foi feito pelo twitter às 14h30. Para a Superintendência da SUDEMA a escolhida foi a arquiteta Rossana Honorato; Como diretor executivo do IPHAEP ficará Marco Antonio Coutinho, "também arquiteto e que, para registrar, não é meu parente, a não ser de fé e de luta", comentou Ricardo no twitter; Já para a Presidência da Fundac a  escolhida foi Cassandra Figueiredo.
Ricardo reúne seus secretários e auxiliares já no próximo domingo (2) com o objetivo de definir metas a serem alcançadas nos primeiros dias de governo, como, por exemplo, resolver os entraves com obras que estão paralisadas. O governador revelou que quer o retorno dos trabalhos em, no máximo, 45 dias. Segundo informações de pessoas ligadas ao governador, a reunião com os secretários e gestores da administração indireta acontece no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira, às 15h30.

Dr. Steferson consegue mais duas viaturas para a 6ª Delegacia Regional de PC sediada em Itaporanga

O delegado regional Steferson Nogueira (foto), da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil sediada em Itaporanga, em contato mantido ontem conosco informou que coneguiu mais duas viaturas para a 6ª DRPC. São do tipo Fiesta 1.6 (na foto abaixo), das que o governador José Maranhão fez entrega nesta terça-feira (28).
Com mais essa conquista Dr. Steferson marca com muita competência e eficiência sua passagem pela 6ª DRPC, tornando-se num dos melhores que o Vale do Piancó já viu. Pela sua determinação em dotar a região de um efetivo coeso, renovado e ativo no combate a criminalidade, bem como, disponibilizando para isso total estrutura de viaturas, equipamentos e armamentos.
Deu show de bola!

Direção da Correio do Vale faz confraternização e celebra conquistas junto com funcionários


A direção da Rádio Correio do Vale AM de Itaporanga promoveu, nesta quarta-feira (29), animada confraternização de fim de ano com todos os funcionários da emissora, afiliada do Sistema Correio de Comunicação, para festejar os resultados obtidos durante o ano.
A diretora Nena Martins celebrou as conquistas ao longo desses cinco meses em que está à frente da emissora desejando um feliz 2011, que todos possam realizar os seus sonhos e pediu palmas para os maiores merecedores: os funcionários e parceiros do grupo.
“Queremos fazer um momento especial, reunindo num grande momento de confraternização todos que fazem parte da família Correio do Vale, pois, a direção entende que todos são muito importantes para nossa empresa, e por isso, merecem estar juntos para festejarmos o encerramento de mais um ano”!.
A tradicional brincadeira do ‘amigo secreto’ marcou a confraternização de final de ano. Sem falar que a mesa estava farta...
Confira alguns momentos:
Foi bastante animada a brincadeira do 'amigo secreto', à exemplo, do momento acima em que Flávio José recebe presente de Naise.
 O secretário Chefe de Gabinete do município, Ricardo Pinto, prestigiou o evento
 
 Aqui um luta danada para se chegar no prato do editor...
Foi um momento descontraído e alegre para os funcionários da emissora que são verdadeiros vencedores... 

Ricardo diz que contratações da administração indireta terão que passar pelo crivo do governador

Ricardo Coutinho avisou, durante apresentação dos novos auxiliares em coletiva, que as contratações só vão acontecer com a sua autorização, principalmente na administração indireta onde, segundo ele, "gasta-se demais". O governador eleito disse que o pagamento da folha de pessoal será concentrado na Secretaria de Administração do Estado, comandada a partir de 2011 por Gilberto Carneiro. “Nenhum diretor da administração indireta poderá contratar ninguém, sem uma autorização do governador. Toda folha será centralizada na Secretaria da Administração. Tudo isso vai ter que passar por mim”, afirmou.
De acordo com Ricardo a administração indireta é a que mais gasta no estado. "Parece que a administração indireta tem vida própria, parece que é outro governo", frisou. O governador eleito enumerou quais serão as suas principais metas ao assumir o governo do estado em 2011. Para ele, pagar a folha de pessoal em dia, aos fornecedores do Executivo e investir em infraestrutura serão suas prioridades. "Nós temos três metas principais. A primeira é pagar a folha de pessoal em dia, a segunda pagar aos fornecedeores e a terceira investir em infraestrutura", destacou Ricardo.
Quanto ao secretários do governo Ricardo disse que eles terão 45 dias após assumirem os cargos para retomarem as obras que estão paralisadas no estado. "Vou formar força-tarefa com a secretaria do PAC, a Infraestrutura, o DER e a Suplan para dar agilidade na retomada das obras que estão paralisadas. Porque a Paraíba não pode fiar esperando que a crise passe. Então esses secretários terão 45 para destravar essas obras, passar tudo a limpo e deixá-las prontas para serem retomadas", ressaltou Ricardo.
E diante das dificuldades financeiras do Estado, alguns cargos não terão nomeações e serão acumulados por outros secretários. O objetivo é fazer economia e tentar manter o equilíbrio financeiro do estado. “Alguns cargos não serão preenchidos. Vou fazer junção de algumas funções para tentar manter o equilíbrio financeiro do estado”, revelou Ricardo Coutinho durante entrevista coletiva onde apresentou os indicados desta quarta-feira.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RC apresenta novos nomes e chega a 89 auxiliares

O governador diplomado Ricardo Coutinho (PSB) anunciou no início desta tarde, via Twitter, mais 17 nomes para compor seu secretariado a partir de 1º de janeiro de 2011. A principal novidade foi a indicação da jornalista Ruth Avelino para presidir a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). O adjunto será o ex-presidente da Funesc, Antonio Alcântara. O ex-deputado Ramalho Leite será o próximo superintendente do Jornal A União e a defensora pública Klébia Ludgerio coordenará o Procon Estadual.  Para a superintendência da Suplan, Ricardo convidou o engenheiro Orlando Soares, atual diretor técnico da Emlur.
Para comandar o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o indicado é o engenheiro Carlos Pereira de Carvalho.  O superintendente do IMEQ será o professor da UEPB, Krol Jânio. A Fundação Espaço Cultural (Funesc) será presidida por Lu Maia, atual coordenadora do Casarão 34 e a CDRM pelo engenheiro Geraldo Nobre, ex-diretor da Cagepa de Campina Grande. O pastor João Filho será o coordenador do Programa Estadual de Políticas de Combate às Drogas. O novo superintendente da ESPEP será o professor do Iesp, André Luis e o presidente da Empasa o agrônomo José Tavares Sobrinho. Para comandar a FAPESQ, Ricardo indicou o pesquisador e professor da UFPB, Claudio Furtado. Já o Ideme será dirigido por Mauro Nunes.
Para o Projeto Cooperar, foi anunciado o engenheiro Roberto Vital para a coordenação geral e o ex-prefeitos Monaci Marques (coordenador Administrativo) e Demarzinho (coordenador de Planejamento).
Confira abaixo os nomes de todos os auxiliares já anunciados até agora pelo governador diplomado:
Administração Direta
1. Livânia Farias (Procuradora Geral do Estado)
2. Wladimir Romaniuc Neto (Subprocurador Geral do Estado)
3. Raimundo Nonato Costa Bandeira (Secretário da Comunicação Institucional)
4. Walter Aguiar (Secretário Chefe de Governo)
5. Lúcio Flávio Vasconcelos (Secretário Executivo Chefe da Casa Civil)
6. Aracilba Alves da Rocha (Secretária de Finanças)
7. Bonifacio Rocha de Medeiros (Secretário Executivo de Finanças)
8. Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira (Secretário de Planejamento e Gestão)
9. Gilberto Carneiro da Gama (Secretário de Administração)
10. Luzemar da Costa Martins (Secretário da Controladoria Geral)
11. Valter Rodrigues Viana Júnior (Secretário Executivo da Controladoria Geral)
12. Mário Toscano de Brito Filho (Secretário de Saúde)
13. Waldson Dias de Souza (Secretário Executivo de Saúde)
14. Fernando Antônio Abath Luna Cardoso Cananéa (Secretário de Educação)
15. Márcia de Figueiredo Lucena Lira (Secretária Executiva de Educação)
16. Francisco César Gonçalves (Secretário de Cultura)
17. Maria Aparecida Ramos de Meneses (Secretária de Desenvolvimento Humano)
18. Edina Guedes Wanderley (Secretária Executiva de Desenvolvimento Humano)
19. Efraim Morais (Secretário de Infraestrutura)
20. João Azevedo Lins (Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia)
21. Fábio Agra Medeiros Nápoles (Secretário Executivo de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia)
22. Marenilson Batista (Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca)
23. Rômulo Araújo Montenegro (Secretário Executivo de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca)
24. Alexandre Eduardo (Secretário Executivo da Agricultura Familiar)
25. Renato Feliciano (Secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico)
26. Marcos José de Araújo Procópio (Secretário Executivo de Indústria e Comércio)
27. Iraê Lucena (Secretária das Mulheres e da Diversidade Humana)
28. Rubens Aquino Lins (Secretário da Receita)
29. Francisco Petrônio de Oliveira Rolim (Secretário Executivo da Receita)
30. Claudio Coelho Lima (Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social)
31. Raymundo José Araújo Silvany (Secretário Executivo da Segurança Pública e da Defesa Social)
32. Fábio Luciano de Araújo Maia (Secretário da Juventude, Esporte e Lazer)
33. José Alves Formiga (Secretário de Cidadania e Administração Penitenciária)
34. Dênis Soares (Secretário Executivo da Administração Penitenciária)
35. Adriano César Galdino de Araújo (Secretário de Interiorização das Ações do Governo)
36. Ricardo Barbosa (Secretário Executivo do PAC)
37. Otavio Gomes de Araújo (Defensor Público Geral)
38. Charles Gomes Pereira (Subdefensor Público Geral do Estado)
39. José Lacerda Neto (Coordenador de Articulação Política)
40. Coronel Euller de Assis Chaves (Comandante Geral da Polícia Militar)
41. Coronel Washington França da Silva (Subcomandante Geral da Polícia Militar)
42. Coronel Jair Carneiro de Barros (Comandante Geral do Corpo de Bombeiros)
43. Coronel Denis da Silva Nery (Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros)
44. Coronel Fernando Antônio Soares Chaves (Chefe da Casa Militar do Governador)
45. Severiano Pedro Nascimento Filho (Delegado Geral da Polícia Civil)
46. Humberto Jorge de Araújo Pontes (Diretor do Instituto de Polícia Científica)
47. Wagner Paiva de Gusmão Dorta (Delegado Regional de Polícia Civil da Segunda Região - Campina Grande)
48. Cristiano Jacques de Lima Araújo (Delegado Regional de Polícia Civil da Quinta Região - Patos)
49. Daniela Vicuuna (Secretária da Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana)

Administração Indireta
50. Deusdete Queiroga (Presidente da Cagepa)
51. Jorge Gurgel (Diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa)
52. João Vicente (Diretor de Expansão da Cagepa)
53. Netovich Maia (Diretor Comercial da Cagepa)
54. Marco Túlio Zirpolli (Diretor de Operação e Manutenção da Cagepa)
55. Rodrigo Augusto de Carvalho Costa (Superintendente do Detran)
56. Flávio Moreira (Diretor Administrativo do Detran)
57. Zenóbio Toscano (Presidente da PBGás)
58. Emília Correia Lima (Presidente da Cehap)
59. Pastor Jutay Gomes (Presidente da Junta Comercial)
60. Ivanhoé Cunha Lima (Vice-presidente da Junta Comercial)
61. Maria da Luz (Presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores [antigo IPEP])
62. Nivaldo Magalhães (Superintendente do Interpa)
63. Ana Torres (Presidente da AESA) - Diretores: 64. André Giovani / 65. Chico Lopes / 66. Joacy Mendes
67. Denise Oliveira (Presidente da FAC
68. Beto Brasil (Diretor de Planejamento da FAC)
69. Damião Balduíno da Nóbrega (Diretor de Operações da FAC)
70. Giovane Medeiros (Superintendente da Emater)
71. Margarete Bezerra Cavalcanti (Presidente da Cinep)
72. José Bernardino (Diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep)
73. Flávio Sátiro Fernandes Filho (Presidente da Fundação Casa de José Américo)
74. Ruth Avelino (Presidente da PBTUR)
75. Antônio Alcântara (Vice-presidente da PBTUR)
76. Ramalho Leite (Superintendente do Jornal A União)
77. Klébia Ludgerio (Coordenadora do Procon)
78. Orlando Soares (Superintendente da Suplan)
79. Carlos Pereira de Carvalho (Superintendente do DER)
80. Krol Jânio (Superintendente do IMEQ)
81. Lu Maia (Presidente da Fundação Espaço Cultural)
82. Geraldo Nobre (Presidente da CDRM)
83. Pastor João Filho (Coordenador do Programa Estadual de Políticas de Combate às Drogas)
84. André Luís (Superintendente da ESPEP)
85. José Tavares Sobrinho (Presidente da Empasa)
86. Claudio Furtado (Superintendente da FAPESQ)
87. Roberto Vital (Coordenador Geral do Cooperar)
88. Monaci Marques (Coordenador Administrativo do Cooperar)
89. Demarzinho (Coordenador de Planejamento do Cooperar)

D.O coloca Idácio Souto a disposição da Prefeitura de Nova Olinda aonde ele é vice-prefeito

A edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial traz novas exonerações de auxiliares do Maranhão III, bem como diversos atos como que coloca o jornalista Idácio Souto, que é lotado na Emater, a disposição da Prefeitura de Nova Olinda, onde ele é vice-prefeito.

Ministério Público entra com ação na Justiça e pede nulidade da "PEC 300"

O Ministério Público da Paraíba entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, questionando a legalidade das leis nº 9.245, 9.246 e 9.247, conhecidas como PEC 300, que foram aprovadas e sancionadas em outubro deste ano. A ação civil pública foi impetrada na Comarca de Bayeux por ser o juízo plantonista neste recesso forense.
Na ação, há um pedido de liminar “para que sejam suspensos todos e quaisquer acréscimos remuneratórios e demais efeitos patrimoniais decorrentes das leis, que importem em aumento de despesas com pessoal”. No mérito, pede a declaração de nulidade plena das leis. As leis estabelecem aumento salarial para os policiais militares, civis, agentes de segurança penitenciária e técnicos penitenciários.
Segundo explicou o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho (foto acima), que assinou a ação, a Promotoria do Patrimônio Público da Capital foi provocado pela Associação da Polícia Civil acerca da isonimia dos salários em relação ao que foi feito no Estado de Sergipe. Diante da provocação, os promotores, que atuam no patrimônio público, entraram com pedido de informações junto ao Tribunal de Contas para que pudesse prestar informações acerca da possibilidade de se ter suporte a isonomia pretendida pelos policiais.
O resultado da consulta apontou graves irregularidades na edição das leis: a primeira ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 21, parágrafo único, por tratar-se de período vedado, e o segundo, a não previsão na Lei Orçamentária do Estado para 2011, que foi encaminhada para a Assembleia Legislativa e nem o lastro financeiro para os gastos.
“As informações que chegaram oriundas do Tribunal de Contas ao Ministério Público demonstraram uma irregularidade ainda mais gritante, ou seja, não só não era possível a isonomia, como não era possível que as leis fossem editadas nas condições como foram, por atingirem frontalmente duas situações: o artigo 21 da LRF, em seu parágrafo único, que é taxativo em dizer que todo ato que aumente despesa de pessoal, e que esse ato seja expedido nos 180 dias do término do mandato do gestor, é nulo de pleno direito. Paralelo a essa situação, ainda tivemos as informações de que o projeto de lei orçamentária (LOA) que foi encaminhado à Assembleia Legislativa não continha nenhuma previsão no orçamento de 2011. Isso quer dizer que a lei foi feita sem a previsão no orçamento nem com suporte financeiro, ou seja, essas leis jamais poderiam ter sido aprovadas e nem sancionadas”, observou Oswaldo Trigueiro Filho.
O procurador-geral de Justiça disse que a instituição também buscou averiguar se houve algum um tipo de remanejamento da apreciação do orçamento para o ano de 2011 do Estado, que pudesse fazer face ao custo das despesas, que são da ordem de R$ 240 milhões nos próximos 18 meses. Segundo as informações colhidas, não foi feito nenhum remanejamento e nenhuma modificação orçamentária, que pudesse viabilizar o aumento proposto.
“Pelo que vimos nas informações, não existe nenhum lastro que pudesse dar suporte as leis, ferindo o princípio da legalidade, junto a LRF. O Ministério Público, neste ponto, entende que a ordem jurídica foi conforntada, e que é dever constitucional do MP zelar pela legalidade. Por ser medida que tem repercussão, nós tivemos a cautela de buscar as informações técnicas oriunda do Tribunal de Contas, as informações da própria Assembleia Legislativa, bem como toda a documentação necessária, ou seja, o trâmite legislativo e o teor das mensagens que foram enviadas. Em nenhuma dessas tivemos a resposta que amparasse a legalidade do aumento”, observou.
Questão social - Oswaldo Trigueiro declarou que o Ministério Público é uma instituição que sabe e reconhece a importância de ter uma polícia bem remunerada, motivada, estimulada e que para isso é preciso ter salários dignos. No entanto, a instituição não pode iludir a classe policial com uma informação incorreta, permitindo uma ilegalidade. “A verdade é que não existia recursos, não existia orçamento, não existia perspectiva legal, e assim, cabe ao MP preservar a ordem jurídica e a legalidade.”
Para o procurador-geral de Justiça, é preciso que os policiais entendam a situação de que a lei que foi posta é absolutamente nula, pois assim diz taxativamente a LRF. Lembrou que o estado democrático de direito pede que a coisa pública seja tratada com transparência, lisura e verdade, e é isso que o Ministério Público está fazendo.
“Acho que a Polícia deve se organizar e abrir o espaço de diálogo com o novo condutor político do estado, que neste caso é o governador eleito. Acredito que interesse há interesse em organizar a segurança pública em nosso Estado, e o primeiro passo é ter as policias valorizadas, e o resgate da dignidade daqueles que fazem a segurança inicia pelos salários, mas que tais propostas venham baseadas num sentido de ordem jurídica e respeito a legalidade”, afirmou o procurador, propondo ao governador para que possa abrir um foro de discussões.
Ele garantiu que o próprio Ministério Público se propõe a estar presente nesse processo, para que, em uma mesa redonda com as Associações, com a representação política dos policiais, e com os próprios policiais, se possa discutir, de forma concreta, transparente e participativa, as novas leis de aumentos que possam ser cumpridas. (Ascom)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ricardo dá carta branca para cabar com corrupção no Detran: "Temos que acabar com as quadrilhas que se instalaram lá"

Depois de anunciar o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Carvalho, e o Policial Civil, Flávio Moreira, para compor os quadros do Detran o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) disse, no início da noite (28), que o órgão na Paraíba é um caso de polícia. Na ocasião, o socialista revelou que deu carta branca ao novo superintendente para acabar com a corrupção instalada no Detran.
“O Detran é um caso de polícia e por isso convidei os policiais para o órgão. Dei carta branca para eles atuarem contra a corrupção instalada no local. Temos que acabar com as quadrilhas que se instalaram lá”, revelou o governador.
Ricardo disse que orientou o novo superintendente Rodrigo Carvalho a também solicitar, se necessário, a ajuda da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Temos é que acabar com a corrupção que está entranhada no órgão”, frisou.

RC: Adriano Galdino na Interiorização, Fábio Maia na SEJEL e nomes para a segundo escalão. Confira

Com o anúncio de mais dois secretários no início da tarde desta terça-feira (28), o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) completou a lista de nomes dos auxiliares do primeiro escalão, que no seu governo vai contar com três pastas mais que na de José Maranhão (PMDB): Cultura, Mulheres e Diversidade Humana e Agricultura Famíliar, totalizando 24 secretarias de Estado. O novo secretário de Interiorização será o deputado estadual eleito Adriano Galdino (PSB), que abre vaga na Assembléia Legislativa para o suplente Francisco de Assis Quintans (DEM).
Já na pasta da Juventude, Esporte e Lazer fica o professor Fábio Maia, presidente do PSB em Campina Grande. A secretaria executiva de Indústria e Comércio será chefiada pelo empresário Marcos Procópio. Ricardo também começou a anunciar a equipe da administração indireta. A Fundação de Ação Comunitária (FAC) será presidida por Denise Oliveira, ex-secretária de Ação Social de Cajazeiras. Já o próximo presidente da Cagepa será Deusdete Queiroga Leitão. Os diretores serão Jorge Gurgel (ex-superintende da CEF), João Vicente, Netovich Maia e Marco Túlio (concunhado do ex-governador Cássio e sogro do vereador pessoense Bruno Farias).
A Emater será presidida pelo funcionário concursado da empresa, Giovane Medeiros. A Agência Executiva de Gestão das das Águas do Estado (Aesa) será presidida pela engenheira Ana Torres. Ainda neste órgão, vão compor a direção o engenheiro André Giovane, do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) de Sousa, ex-deputado itaporanguense Chico Lopes e Joacy Mendes. O atual deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), e integrante da equipe de transição, será o presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás). Na Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep), a presidente será a ex-superintendente do BNB, Margarete Bezerra e o diretor de desenvolvimento Economico será Jose Bernardino, que é presidente estadual do PPS.
O delegado da Policia Federal Rodrigo Carvalho vai assumir a superintedência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Já o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), que não conseguiu se reeleger nas últimas eleições, vai ser o secretário executivo do Programa de Aceleração Crescimento (PAC) na Paraíba. O Instituto de Assistencia à Saude dos Servidores será dirigido pela professora Maria da Luz, que é presidente estadual do PRO.
Já o Interpa será comandado por Nivaldo Magalhães, ex-presidente da Emater no Governo Cássio. A Junta Comercial será presidida pelo administrador de empresas, Jutay Gomes, o vice-presidente será Ivanhoé Cunha Lima, filho do ex-senador Ivandro Cunha Lima. E a atual secretária de Habitação Social da Prefeitura de João Pessoa, Emília Correia Lima, vai ser a presidente da Cehap.

Júlio Rafael é reeleito superintende do Sebrae-PB

Júlio Rafael foi reeleito para a superintendência do Sebrae com 7 votos do Conselho Deliberativo. O seu adversário, o advogado Anselmo Castilho (cabdidato do governador José Maranhão), recebeu 2 votos. Dentre os 13 votos do Conselho, 4 foram de abstenção. O Superintendente reeleito disse que a eleição teve "muito calor e pouco fogo", Júlio Rafael chegou à sede do Sebrae por volta das nove horas da manhã, o candidato Anselmo Castilho não compareceu ao Sebrae para acompanhar as eleições.
O superintendente afirmou que o orçamento para 2011 é de R$ 37,5 milhões e que será possível trabalhar com esse valor e cumprir as novas propostas que foram colocadas durante a campanha. Desse valor, R$  27,4 milhões são originados de empresas privadas como contribuição social, o restante do valor são convênios, serviços prestados pelo Sebrae e saldos anteriores.
O Presidente do Conselho Deliberativo, Mário Borba, foi reeleito por unanimidade, entaizando que é a sua terceira eleição para a Presidência do Conselho e que as eleições foram adiadas para que houvesse uma campanha sem partidarismo dentro do Sebrae. Mário Borba agradeceu aos conselheiros, que participam das decisões da Instituição, e que a nova eleição só fará com que o Sebrae cresça cada vez mais.
Júlio Rafale recebeu voto dos seguintes órgãos: Fecomércio, UFPB, Sebrae Nacional, Femip, Faepa, Fapesp e BB. Os órgãos que votaram em Anselmo Castilho, foram: Secretária de Turismo e Sudene. Já os órgãos que se abstiveram, foram: BNB, Fiep, CEF e Federação das Asssociações Comerciais.

Nova Olinda: Ducarmo celebra um ano de gestão

Uma missa de Ação de Graças será celebrada, na tarde do próximo dia 02 de jeneiro, para assinalar a passagem do primeiro ano administrativo da promotora aposentada Maria Ducarmo Silva (PSDB) à frente da Prefeitura Municipal de Nova Olinda.
A cerimônia religiosa será celebrada pelo padre Joãozinho, vigário da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, a partir das 16h, e terá a presença de secretários e servidores municipais, vereadores e personalidades especialmente convidadas, tanto de Nova Olinda quanto de cidades vizinhas.
Ducarmo assumiu os destinos administrativos de Nova Olinda, tendo o jornalista Idácio Souto, como vice, em função do afastamento, em definitivo, da ex-prefeita Maria D'Aguia, por práticas de irregularidades administrativas, e já se mostra interessada em concorrer ao pleito eleitoral de 2012, como candidadta a prefeita do município. (Ascom)

TJ mantém liminar que suspendeu as promoções de oficiais e praças para novos batalhões, dente eles o 13º BPM sediado em Itaporanga

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior, indeferiu o pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado de suspensão da liminar concedida pelo Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Aluizio Bezerra Filho, que suspendeu atos de provimentos mediante promoção ou nomeação de oficiais e praças para os postos ou cargos do 9º Batalhão, com sede em Picuí; do 11º Batalhão, com sede em Monteiro; do 13º Batalhão com sede em Itaporanga; do Batalhão da polícia Ambiental e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviária, previsto para o dia 25 de dezembro de 2010.
No seu pedido de suspensão, o Procurador Renovato Ferreira de Sousa Júnior alegou “que os recursos necessários à execução da efetivação dos atos correrão à conta do Tesouro Estadual, consignados no orçamento do Estado, estando o Poder Executivo autorizado a proceder ao escalonamento na liberação dos recursos pertinentes à medida que os órgãos forem ativados e as vagas previstas forem devidamente preenchidas”, e ao final, pediu a suspensão da liminar.
O desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior no seu despacho ressaltou que “a realização do ato importará aumento de despesa com gasto de pessoal e, como bem advertiu a r. decisão, a despesa total de pessoal do Executivo atingiu o percentual de 54.98% (cinqüenta e quatro vírgula noventa e oito por cento), ou seja, 5.98% (cinco vírgula noventa e oito por cento) acima do limite máximo permitido para o Executivo Estadual, de modo que o retorno a situação anterior, nesta hipótese, aparenta-se mais traumático do que a suspensão das promoções até decisão final”.
Por fim, o presidente do Tribunal de Justiça deduz que “percebe-se que o requerente não se desincumbiu do ônus de demonstrar os requisitos ensejadores da apreciação do pedido de suspensão, quais sejam: manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade, e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”. E, ao término, conclui: Isto posto, indefiro o pedido de suspensão. A decisão é datada de 22 de dezembro e foi processado sob o nº 999.2010.000906-0/001.
No último dia 16 de dezembro o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Aluizio Bezerra Filho, concedeu medida liminar em ação popular suspendendo os atos de promoção e nomeação de oficiais e praças para os Batalhões criados ou ativados pelo Decreto nº 31.778, de 12 de novembro de 2010, editado pelo Governador José Maranhão, que resultava na criação de 256 postos de oficiais e 3.348 postos de praças, a um custo estimado na ordem de R$ 4 mil.
De acordo com o Relatório de Gestão Fiscal, publicado no DOE de 30 de setembro de 2010 a despesa total de pessoal, confrontando-se com a Receita Corrente Liquida atingiu o percentual de 54,98% (cinqüenta e quatro vírgula noventa e oito por cento), ou seja 5,98% (cinco vírgula noventa e oito por cento) acima do limite máximo para o Poder Executivo.
A decisão do juiz Aluizio Bezerra, que estava substituindo a 5ª Vara da Fazenda Pública, argumentou que há vedação expressa de aumento do limite de pessoal quando a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, sendo vedado ao Poder ou órgão a alteração de estruturação de carreira que implique aumento de despesa.
Outro fundamento é que a própria Lei de Responsabilidade Fiscal declara nulos os atos expedidos no período anterior aos 180 dias do término do mandato do governador que resultem em aumento de pessoal.

Maranhão só não paga a folha de dezembro se não quiser. Estado recebeu R$ 250 milhões de repasses do FPE durante o mês

O Estado da Paraíba já recebeu no mês de dezembro de repasses do governo federal, através do Fundo de Participação dos Estados (FPE), a quantia de R$ 200.756.222.79 milhões. No mês de novembro deste ano o governo da Paraíba recebeu de FPE a quantia de R$ 213.592.405,04. Isso foi o suficiente para o governo do Estado garantir o pagamento dos servidores em novembro.
Para a arrecadação de dezembro estava estimado um acréscimo de 6 por cento com relação a arrecadação de novembro. Esta estimativa, antes de 6 por cento, no dia 20 de dezembro já estava em 17 por cento, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os dados da STN estão disponibilizados no site do Banco do Brasil no endereço www.bb.com.br e podem ser acessados por qualquer cidadão que quiser.

Assim, em dezembro, quando fechar o mês no dia 30, o Estado da Paraíba terá recebido R$ 249.903.113,90 milhões. Isso se for mantida a expectativa de aumento de 17 por cento com relação a novembro. (Giropb)

Ricardo anuncia novos nomes de secretários e inicia indicação do segundo escalão do Governo

Já o governador eleito Ricardo Coutinho anuncia nesta terça-feira (28) novos nomes de secretários e inicia a formar o segundo escalão do Governo. O anúncio será feito pelo twitter a partir das 13h e às 15h o socialista recebe a imprensa para apresentar os indicados. “Pretendo formar o governo até a próxima sexta-feira. Os entendimentos estão avançados e muita coisa já está adiantada”, frisou o governador eleito.
A expectativa é que Ricardo Coutinho anuncie os nomes dos responsáveis por órgãos como a Cagepa, Cehap, DER, Emater, FAC, Interpa, Ipep, PBGás, PBPrev, Procon, PBTur, Sudema, Suplan e Detran. Do primeiro escalão, o governador deve anunciar hoje os novos secretários de Interiorização; Juventude, Esporte e Lazer; Acompanhamento da Gestão Governamental e o Escritório de Representação do Governo em Brasília.

Diário Oficial desta terça-feira traz exoneração de secretariado do Governo Maranhão III

O Diário Oficial desta terça-feira (28) traz a exoneração de todos os secretários e assessores especiais do Governo Maranhão III. Foram publicados cerca de 60 atos de exoneração de todos os secretários, adjuntos, executivos, diretores de estatais, fundações, empresas de economia mista, autarquias e outros ocupantes de cargos de assessoria direta do governador José Maranhão (PMDB), assim como igual número de designações correspondentes ao fato desses mesmos auxiliares ficarem respondendo interinamente por suas funções, embora afastados legalmente de suas atividades, até que essas pastas sejam entregues oficialmente aos sucessores, nomeados pelo governador a ser empossado, Ricardo Coutinho.
Dentre os secretários exonerados pelo governador José Maranhão estão: Idácio Souto (Assessor Particular do Governador), Assis Costa (Interiorização), Roosevelt Vita (Controladoria Geral do Estado), Jarlon Cabral (Casa Militar), Nailton Ramalho (Receita), Antônio Fernandes Neto (Administração), Bruno Roberto (Desenvolvimento Agropecuário), Gustavo Gominho (Segurança Pública), Marcos Ubiratan (Finanças), Edísio Souto (Procuradoria Geral do Estado), Osman Cartaxo (Planejamento e Gestão), Lena Guimarães (Comunicação Social), Francisco Sarmento (Recursos Hídricos), Coronel Wilde Monteiro (Comando da Polícia Militar), dentre outros.
Clique aqui para acessar o Diário Oficial de hoje.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Correio contrata Samuka e Emerson pra comandar horário que era de Marcelo José e Lenilson Guedes no rádio e o de Ruy Dantas na TV

O superintendente do Sistema Correio de Comunicação, Alexandre Jubert, anunciou esta tarde (27) Samuka Duarte e Emerson Machado como novos contratados da empresa. A estreia deles acontecerá na próxima segunda-feira (3) na 98 FM (das 06h às 08h) e na TV Correio (das 12h às 13).
O apresentador Samuka Duarte traz em seu curriculum passagens pelas TV's Miramar e Tambaú; e ainda, pelas rádios Líder FM (100.5 FM), Liberdade (99 FM); Arapuan (95 FM). Já Emerson Machado, acompanhou Samuka nas TV's Miramar e Tambaú; e, também na rádio Arapuan FM (95 FM).
A dupla vai comandar o horário das 6h às 8h, espaço capitaneado por Marcelo José e pelo desembargador honorário Lenílson Guedes. Já na TV, eles comandarão o programa Correio Verdade que vinha sendo apresentado pelo jornalista Ruy Dantas.

Ricardo diz que Estado está na ilegalidade: “Todas gratificações imorais e ilegais serão cortadas”

O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) afirmou, durante apresentação de mais nomes para compor primeiro escalão, que seu governo terá como meta principal a criação de uma base que sustente a geração futura. Para ele, é preciso pensar a Paraíba para uma ou duas gerações a frente, mesmo que inicialmente as obras não sejam visíveis. “Precisamos criar bases para uma geração futura. Ficaremos para a história se pensarmos na geração futura. Pensar adiante significa pensar com generosidade, mesmo que essas obras não apareçam imediatamente, porque se preocupa muito em aparecer e não se faz nada que garanta o futuro”, argumentou Ricardo.
O futuro governador ressaltou que é preciso ter como meta pensar nas próximas duas gerações. “É preciso pensar a Paraíba daqui a uma ou duas gerações a frente. Essa é a nossa meta. Precisamos ter clareza para garantir que as necessidades futuras sejam preenchidas”, frisou. Ricardo Coutinho (PSB) informou também que irá cortar "todas as gratificações ilegais ou imorais". Segundo ele, o Estado não pode ficar esperando que a receita do Executivo aumente para conseguir estabilizar as finanças do governo. "Eu não posso ter isso e ficar esperando que a receita aumente e correr o risco do estado perder até o repasse que já tem. Nós temos aí prestadores de serviços recebendo gratificações e isso é ilegal. Prestador de serviço não pode receber gratificações. Toda gratificação que for ilegal ou imoral será cortada", enfatizou.
Ricardo disse que ao assumir que pode deixar o pagamento do mês de dezembro dos servidores do estado para janeiro o governador José Maranhão (PMDB) assume que a situação da Paraíba é crítica. O futuro gestor informou que tem o compromisso de contratar os concursados mas que só poderá fazer isso quando o Executivo se equilibrar financeiramente. “Eu tenho compromisso com concursados, mas o estado só pode contratar com equilíbrio financeiro. O governo não tem como pagar. Está explícito que o estado não tem como pagar e que a PEC 300 foi uma farsa. Não tinha dinheiro nem previsto na LOA (Lei orçamentária Anual) e nem tem dinheiro no caixa. O equilíbrio financeiro do estado é algo inegociável", afirmou Ricardo.
O futuro governador questionou os reajustes aprovados pelo atual governo. "Se não tem dinheiro para pagar a folha de dezembro como vai pagar esses reajustes?", indagou o socialista acrescentando que "se o governo conseguir pagar a folha vai estar raspando o tacho". (politicapb)

Ricardo prestigia partidos aliados e busca em seus quadros componentes técnicos para o Governo


Dr. Fábio Agra durante visita ao editor
Ao anunciar novos nomes para o primeiro escalão nesta segunda-feira (27) o governador eleito e diplomado Ricardo Coutinho prestigia assim os partidos aliados que o levou a vitória nas últimas eleições. Mesmo prestigiando e honrando compromissos com os partidos aliados Ricardo levou, claro, em conta componentes técnicos para a escolha. Assin, o presidente estadual do DEM e senador Efraim Morais será o novo secretário estadual da Infraestrutura; o deputado federal Damião Feliciano e presidente estadual do PDT teve seu filho, Renato Feliciano, anunciado para ocupar a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Para a Secretária do Meio-ambiente, Recursos Hidricos, Ciencia e Tecnologia, foi indicado João Azevedo Lins e como Executivo Ricardo escolheu Fabio Agra Medeiros, professor da UEPB e presidente estadual do PTN. Fábio Agra foi secretário do Governo Cássio e é um dos mais gabaritados para a função.
Graduado em Agronomia pela UFPB, Fábio Agra possui especialização em Gestão Pública pela UEPB; Mestre em Engenharia Agrícola pela UFPB e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFCG. Foi chefe de Divisão de Recursos Hídricos da Prefeitura de Campina Grande (1993-1995); Diretor de Recursos Hídricos da Prefeitura de Campina Grande (1996-1998); Diretor de Abastecimento da Prefeitura de Campina Grande (1999-2000); Coordenador do Complexo de Produção de Mudas e Piscicultura de Campina Grande (2001-2004); Secretário Executivo da Pecuária do Estado (2006-2009); Coordenador Estadual do Projeto Tilápia Paraíba (2007-2009) e Professor das Disciplinas Aquicultura, Tecnologias para o Semi Árido e Viveiricultura – UEPB. Atualmente é professor Licenciado da UEPB; Diretor Adjunto da Escola Agrícola Assis Chateaubriand – UEPB e Vice Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB).
Ex-deputado Dênis, Chefe de Gabinete da PMI Ricardo Pinto e o editor
O ex-deputado e presidente estadual do PV, Sargento Dênis Soares, foi anunciado para a secretaria Executiva da Secretaria de Administração Penitenciária, onde o titular é o advogado José Alves Formiga, atendendo a indicação do prefeito de Sousa Tyrone e do deputado estadual Lindolfo Pires.
Dênis Soares é Bacharel em Direito pelo Unipê, doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Foi deputado estadual por dois mandatos, onde exerceu a presidência da Comissão Permanente de Segurança Pública. É presidente estadual do Partido Verde e presidente da Associação das Praças da Polícia e Bombeiros Militares (Aspra).
Portanto, Ricardo dá o tom da batuta pessoal honrando compromissos com os partidos aliados sem privilegiar uns em detrimento de outros.

APLP alerta para o rejuste do Piso Salarial dos professores estadual a partir de janeiro

E o magistério estadual já se mobiliza para o cumprimento da Lei nº 11.738 de julho de 2008, que estabelece o Piso Salarial Nacional da categoria. Quem informa é o presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena da Paraíba, professor Francisco Fernandes. Em seu Artigo 5º a Lei determina a atualização do Piso, anualmente, no mês de janeiro.
É do conhecimento público que o Piso Salarial Nacional dos professores foi adequado e implantado no Estado da Paraíba a partir da Lei Estadual de nº 8.178, de dezembro de 2008. De acordo com Francisco Fernandes, a APLP aguarda tão somente a posse do novo governador Ricardo Coutinho para o encaminhamento dessa importante e inadiável questão.

Campanha feita por conselheiros tutelares distribui cestas básicas a famílias carentes em Itaporanga

Na última sexta-feira (24), véspera de Natal, o Conselho Tutelar de Itaporanga distribuiu mais de 150 cestas básicas a dezenas de famílias carentes no município. Resultado da campanha "Natal feliz" promovida pelos conselheiros Roberta, Leo e Júnior, no último dia 12 quando percorreram ruas da cidade pedindo alimentos de porta em porta. Tudo com o intuito de oferecer um Natal sem fome, digno e mais feliz as familias em situação de vulnerabilidade social.
A campanha liderada por Júnior, Roberta e Leo foi sucesso
Para atingir esse objetivo a campanha contou com o apoio da Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria de Assistência Social, de colaboradores, empresários e voluntários, que buscam despertar na população o espírito de solidariedade e mobilizá-la a fazer doações. Na ocasião os três conselheiros contaram com o apoio, ainda, de Jociere, Milena, Márcio, bem como, do signatário do blog que de microfone em punho percorreu diversas ruas levando a mensagem de solidariedade da campanha.
As cestas entregues garantirá a essas famílias um Natal melhor, bem como a entrada de um novo ano com maior esperança. “Estamos gratos em ter proporcionado um Natal diferente para essas famílias. Nada disso seria possível sem a colaboração e solidariedade dos itaporanguenses. Pois, a comunidade se engajou e se ajudou. É disso que precisamo: caridade, solidariedade e compaixão em nossos corações, ou seja, de mais atenção ao próximo, principalmente, com os mais necessitados", disse a conselheira Roberta Pereira.
A distribuição aconteceu na Sede do próprio Conselho Tutelar 
Dentre os apoiadores da campanha podemos registrar: o Jardim Mágico da Criança (Tia Dena), Colégio Diocesano Dom João da Mata, Colégio Monteiro Lobato (Tia Kal), Instituto Educacional Santa Mônica (Tia Laura), Instituto Maria de Lourdes (Tia Gil), Colégio Batista de Itaporanga, Itatex (Divaldo Dantas e funcionários), Dantex (Djalma Dantas e funcionários), Limpotex (Neném e funcionários), MC Flanelas, Supermercado Nova Vida (Zé Pequeno), Armazém Paraíba, Paraíba Calçados (todos os funcionários), Antônio Garapa e, ainda, Robério Turismo que arrecadou em São Paulo com amigos de Itaporanga uma boa ajuda para a campanha.

Ricardo anuncia Livânia vai para PGE, Efraim na Infraestrutura e Renato Feliciano Turismo, confira

Mais nomes da equipe que vão compor o primeiro escalão do governo de Ricardo Coutinho (PSB) foram anunciados na tarde desta segunda-feira (27). Até a semana passada, 14 secretários e auxiliares diretos do socialista haviam sido divulgados, agora esse número sobe para 21.
A conclusão da equipe de secretários deve acontecer ainda esta semana. O anúncio de hoje trouxe surpresas com o nome de Livânia Farias (foto ao lado) para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Livânia foi coordenadora financeira da campanha de Ricardo.
Resta ainda ao governador eleito, definir os responsáveis pelas autarquias do Estado, que são os nomes da administração indireta, ainda não indicados. Compõem o segundo escalão da Paraíba: Aesa, Agevisa, Cagepa, Cehap, Cinep, Codata, DER, Detran, Docas, Emater, Emepa, Empasa, Espep, FAC, Fapesq, Funad, Funecap, Ideme, Imeq, Interpa, Ipep, Jucep, Lotep, PBGás, PBPrev, PBTur, Procon, Sudema e Suplan.
Confira os nomes anunciados:
- Procuradora Geral do Estado será Livânia Farias e o Subprocurador do Estado será Wladmir Romaniuc Neto;
- Secretário do Meio-ambiente, Recursos Hidricos e da Ciencia e Tecnologia será João Azevedo Lins, ex-secretario de infraestrutura da PMJP;
- Secretário Executivo do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos será Fabio Agra Medeiros, professor da UEPB;
- Secretário de Estado da Infraestrutura será o senador Efraim Morais (DEM);
- Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuaria e da Pesca será Marenilson Batista, pesquisador da Embrapa. A indicação é do deputado federal Luiz Couto (PT);
- Secretário Executivo da Agricultura Familiar (nova) será o professor Alexandre Eduardo, da UFPB de Bananeiras;
- Secretário Executivo da Agricultura e Pecuaria será Romulo Araujo Montenegro;
- Secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Economico será o suplente de vereador em Campina Grande, Renato Feliciano, filho do deputado fedetal, Damião Feliciano. (PDT) A indicação é do PDT;
- O Secretário de Estado da Cidadania e da Administração Penitenciária será o atual presidente da OAB, em Sousa, José Alves Formiga;
- O Secretário Executivo da Administração Penitenciária será o Sargento Dênis Soares.

Maranhão revela que não há dinheiro e salário de dezembro pode ficar para Ricardo pagar

Para quem achava que o governo "Maranhão III" termina de forma melancolica a coisa pode ser pior do que se imagina. Pois o governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB), pode herdar o pagamento da folha de dezembro para pagar em janeiro de 2011. A péssima notícia para o funcionalismo e para o futuro governante, foi dada pelo próprio governador José Maranhão (PMDB), na manhã desta segunda-feira (27) após solenidade no Palácio da Redenção.
Maranhão admitiu que o pagamento pode não ser feito dentro do mês trabalhado e em dois dias, como vem fazendo desde que assumiu o governo em fevereiro do ano passado. “O caixa está baixo e eu não posso garantir que vou pagar dezembro dentro do mês”, disse. A informação do governado, vem de encontro ao que vem declarando o secretário de Finanças, Marcus Ubiratan, que garantiu que o pagamento será feito nos dias 29 e 30 do corrente mês.
Em resumo, isso demonstra o total desequilibrio financeiro do Estado deixado por Maranhão.

Ricardo anuncia mais secretários às 13h noTwitter

O governador diplomado Ricardo Coutinho (PSB) volta a anunciar os nomes de mais alguns de seus auxiliares nesta segunda-feira (27), às 13h através do Twitter. Às 15h o socialista reúne a imprensa no escritório de transição, em Mangabeira, para apresentar todos os indicados. As primeiras informações eram de que o anúncio aconteceria às 10h, mas o horário foi modificado. De acordo com a assessoria a mudança ocorreu para que Ricardo Coutinho pudesse ter mais tempo para conversar com os novos secretários escolhidos.
Dentre as pastas da administração direta cujos titulares ainda não foram anunciados, restam Procuradoria Geral do Estado e as secretarias de Infraestrutura; Cidadania e Administração Penitenciária; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente; Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Juventude, Esporte e Lazer; Interiorização da Ação do Governo e Articulação Governamental (esta última situada em Brasília).
Já os gestores que irão estar à frente dos órgãos que fazem parte da administração indireta ainda não foram indicados. As pastas são: Aesa, Agevisa, Cagepa, Cehap, Cinep, Codata, DER, Detran, Docas, Emater, Emepa, Empasa, Espep, FAC, Fapesq, Funad, Funecap, Ideme, Imeq, Interpa, Ipep, Jucep, Lotep, PBGás, PBPrev, PBTur, Procon, Sudema e Suplan.
Ricardo Coutinho já anunciou 14 auxiliares do chamado primeiro escalão do Governo (sendo 11 secretarias e mais a Controladoria Geral do Estado, Defensoria Pública e o Comando da Polícia Militar). O governador diplomado também anunciou alguns membros da equipe de segurança pública.
Confira os indicados até agora (Secretarias): Secretaria Chefe de Governo – Walter Aguiar
Secretaria de Finanças - Aracilba Rocha / Bonifácio Rocha (Executivo)
Secretaria de Planejamento e Gestão - Gustavo Nogueira
Secretaria da Receita - Rubens Aquino / Petrônio Rolim
Secretaria da Comunicação Institucional - Nonato Bandeira
Secretaria de Segurança Pública - Claudio Lima /Raymundo Silvany (Executivo)
Secretaria da Saúde - Mário Toscano/ Waldson de Souza (Executivo)
Secretaria da Educação - Fernando Abath Cananéa / Márcia Lucena (Executiva)
Secretaria de Des. Humano - Cida Ramos/ Edina Wanderley (Executiva)
Secretaria de Mulheres e Diversidade Humana - Iraê Lucena
Secretaria da Cultura - Chico César
Defensoria Pública - Otávio Gomes de Araújo / Charles Pereira (Subdefensor)
Controladoria Geral - Luzemar Martins / Walter Viana Júnior (Executivo)
Comando da PM - Cel. Euller Chaves / Cel. Washington Silva (subcomandante)

Outros auxiliares indicados:
Coordenação de Articulação Política do Governador - José Lacerda Neto
Secretaria Executiva da Casa Civil – Lúcio Flávio Vasconcelos
Secretaria Executiva Chefe da Casa Militar - Cel Fernando Antônio Soares Chaves
Geral do Corpo de Bombeiros - Cel Jair Carneiro /Denis Nery (Subcomandante)
Delegado Geral da Policia Civil - Severiano Pedro Nascimento.
Instituto de Polícia Científica - Humberto Jorge de Araújo Pontes
Gerência Executiva de Polícia Civil Metropolitana- Daniela Vicuuna
Delegado Regional de PC da 2ª Região (CG) - Dr. Wagner Paiva de Gusmão Dorta
Delegado Regional de PC da 5ª Região (Patos) - Dr. Cristiano Jacques de Lima. 

domingo, 26 de dezembro de 2010

Gaudêncio e Margarete abrem portas da fazenda para comemorar formatura de Gaudêncio Filho

Gaudêncio Filho agradecendo presença dos amigos
Este foi um domingo de festança na Fazenda do Clã Mendes. O casal Gaudêncio (secretário municipal de Saúde) e Margarete Mendes abriram os portões da fazenda para festejar junto com os amigos e convidados a formatura de Gaudêncio Filho, no curso de medicina, em grande estilo. Gaudencinho termina uma etapa para entrar na realidade. "Hoje somos orgulho para aqueles que estiveram ao nosso lado desde o início. Agradeçõ a Deus pela oportunidade me dada, aos meus pais pelo suporte e pelas condições de realizar meu sonho. A minha familia por estar sempre ao meu lado e aos meus amigos por sempre me manterem vigilante, por nunca me deixar dasanimar. A batalha está só começando. E que venham os desafios!", disse o novo médico do pedaço.
Foi comemorado ainda o aniversário de Isabele, irmã de Gaudencinho. A festa foi recheada de gente bonita, muita animação (ao som da banda Pegada Safada) e o gostinho de vitória do formando. Detalhe para a banda que não deixou ninguém parado e fez os convidados se esbaldarem até altas horas. Os pais estavam com motivos de sobra para comemorar, sentimento de contentamento por um filho que além de dedicado aos estudos, sempre foi motivo de orgulho, juntamente com os irmãs Isabela e Camila que completam a “big family”.
O orgulho era claro e evidente nos olhos de Gaudêncio e Margarete. O evento, para eles, tinha um sabor diferente. De coragem e também de ousadia. Por enfrentar muitos desafios nesta jornada e destinar aos filhos tudo de melhor que pudessem. Em sua fala, Gaudêncio agradeceu a presença dos amigos e revelou ser àquele um momento importante e especial. "Eu e Margarete estamos muito felizes com a presença de vocês que formam a nossa segunda familia. Hoje é um dia feliz pra agente pela conquista de Gaudencinho. Muito obrigado!".
 Gaudêncio Filho com os pais e a noiva
A festa contou com a presença do ex-vereador campinense Renato Feliciano que vieo a Itaporanga prestigiar o amigo Gaudencinho. Renato é filho do deputado federal Damião Feliciano. Destaque ainda para o secretário Chefe de Gabinete Ricardo Pinto; José Joaquim (secretário de Administração e Finanças); Domingos Marques (Infra-Estrutura) e Cirame Pinto (Executiva), bem como do vereador Erivaldo Rufino e dos ex-vereadores Joaquim Salvinao e Jarilene Gonçalves. Em fim, parabéns ao formando e que este seja o primeiro passo para uma carreira brilhante com a nova profissão.
Abaixo, você confere alguns momentos da festa: 
 Renato Feliciano com a família do amigo Gaudêncio Filho
 
 
 O editor, Margarete, Renato Feliciano, Isabele e Reglison
 
 
 
 

  
 
 
 
 

 
 
 
 
 Pegada Safada deu show para o brilho da festa de Gaudêncio Filho