sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prefeitos saem de mãos 'abanando' durante encontro com Dilma que anunciou não ter como atender qualquer demanda apresentada este ano

Os prefeitos que estiveram anteontem com a presidente Dilma, em Brasília, saíram da conversa com as mãos 'inteiramente abanando', para usar uma expressão popular. A pestista anunciou que não tinha como atender qualquer das demandas apresentadas, até mesmo em áreas vitais como saúde, educação e mobilidade urbana.
Dilma foi além e alertou os interlocutores da Frente Nacional dos Prefeitos que se preparem para um grande corte nas verbas previstas no Orçamento Geral da União para este ano. Ela projetou a tesourada em aproximadamente 40%, justificando que 2015 é um período de 'vacas magras', e que a solução da União é efetuar integralmente o chamado ajuste fiscal. (Arimatea Souza)

PSDB Nacional decide instituir 'cláusula de desempenho' aos diretórios municipais

A direção nacional do PSDB decidiu instituir no partido o que foi denominado de 'cláusula de desempenho'. Ou seja, os diretórios municipais que não obtiverem pelo menos 6% dos votos válidos do respectivo Estado, porcentual equivalente à metade da média de desempenho nacional, terão suas direções obrigatoriamente renovadas. 
No caso dos diretórios estaduais, a renovação ocorrerá nas unidades federativas em que o PSDB tiver representação em menos de 10% das cidades. A direção 'tucana' estima que aproximadamente 30% dos diretórios municipais do partido sofrerão em breve troca de comando. Objetivamente, o 'festival' de intervenções ocorrerá principalmente na região Nordeste. (Arimatea Souza)

Ex-prefeitos Betão [Curral Velho] e Alexandre Braga [Conceição] são condenados pelo TJPB por improbidade administrativa; Dr. Odoniel (Diamante) foi absolvido...

O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por ato de improbidade administrativa. Sua condenação foi divulgada pelo TJ, fazendo parte do 1º lote de sentenças dos processos relacionados pela Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além de Veneziano, também estão na lista de condenados dois ex-prefeitos do Vale do Piancó: Manoel Felisberto Gomes Barbosa [Betão], ex-prefeito de Curral Velho, e Alexandre Braga Pegado, ex-prefeito de Conceição. Já o ex-prefeito Odoniel Mangueira (Diamante) foi absolvido. O lote foi divulgado na manhã desta sexta-feira (10), no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande.
Nesse lote constam ainda os nomes de mais 27 ex-prefeitos, condenados por ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública. O grupo especial de juízes e assessores julgou nesse primeiro trimestres 81 processos que estão relacionados abaixo com a identificação dos réus, suas sanções e os que foram condenados, e também os que foram absolvidos.
Para o Gestor da Meta, desembargador Leandro dos Santos, o trabalho desenvolvido pelo grupo especial de juízes vem atender a expectativa da sociedade com uma resposta ágil e rápida do Poder Judiciário em defesa do patrimônio público, contra a impunidade e afastando a morosidade judicial. A divulgação do próximo relatório será no dia 22 de maio, às 9h, no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande. (com Diego Teotônio)

Veja abaixo a relação dos ex-prefeitos que foram condenados e dos que foram absolvidos:

1. Francisco Sales Gaudêncio, ex-secretário de Educação do Estado
2. Rosilene Araújo Gomes, ex-presidente da FPF
3 Constantino Soares, ex- secretário de administração de Campina Grande
4. Luiz José Mamede de Lima, ex-prefeito de Serra Branca
5. Inácio Roberto de Lira Campos, ex-prefeito de Cacimba de Areia
6. Manoel Felisberto Gomes Barbosa, ex-prefeito de Curral Velho
7. José William Queiroga Gomes, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pombal
8. João Bosco Cavalcante, ex-prefeito de Serra Grande
9.Germano Lacerda da Cunha, ex-prefeito de Belém do Brejo do Cruz
10.João de Sousa Leite Filho, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Pombal
11. Denilton guedes Alves, ex-prefeito de Tenório
12. Josivaldo Matias de Sousa, ex-prefeita de Pirpirituba
13. Horácio newton Araújo Montenegro, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinha
14. André Avelino de Paiva Gadelha Neto, ex-vice prefeito de Sousa
15. Alexandre Braga Pegado, ex-prefeito de Conceição
16. Ruy Cezar de Vasconcelos Leite, Genésio Alves de Sousa Neto e Deodato Taumaturgo Borges, ex-diretores da Rádio Tabajara
17. Marcos Barros de Souza, Presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras
18. José de Arimateia Anastácio Rodrigues de Lima, ex-prefeito de Livramento
19. João Bosco Nonato Fernandes e Glória Geane de Oliveira Fernandes, ex-´prefeitos de Uiraúna
20. Severino Bento Raimundo, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo
21. José Célio Aristóteles, ex-prefeito de Vieirópolis
22. Veneziano Vital do Rego Segundo Neto, ex-prefeito de Campina Grande
23. Francisco Ferreira Sobrinho, ex-prefeita de Santa Cruz
24. João Batista Dias, ex-prefeito de Caldas Brandão
25. Francisco Gilson Mendes Luiz, ex-prefeito de Nazarezinho
26. Gilberto Muniz Dantas, ex-prefeito de Fagundes
27. Manoel Almeida de Andrade, ex-prefeito de Barra de Santana

Foram absolvidos, dentre outros:

01. Adriano Cezar Galdino de Araújo, ex-prefeito de Pocinhos
02. Carlos Antônio Araújo de Oliveira, ex-prefeito de Cajazeiras
03. José Francisco Régis, ex-prefeito de Cabedelo
04. Itamar Moreira Fernandes, ex-prefeito de Poço Dantas
05. Suzana Maria Rabelo Pereira Forte, ex-prefeita de Belém do Brejo do Cruz
06. Ricardo Cabral Leal, ex-diretor da Cagepa
07. Dinaldo Medeiros Wanderley, ex-prefeito de Patos
08. Evangelma Danta Pereira, ex-presidente da Câmara de Veredores de São Bento
09. Odoniel de Sousa Mangueira, ex-prefeito de Diamante
10. Oscar Ferreira de Melo Sobrinho, ex-prefeito de Barra de Santana

Ativistas protestam e jogam ovo em Eduardo Cunha durante sessão na ALPB e ele responsabiliza Estado, Anísio e Estela por protestos...

Manifestantes protestam contra Eduardo Cunha em audiência pública na ALPB
Manifestantes dos movimentos sociais da Paraíba se reuniram na Assembléia Legislativa para protestar durante a visita do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Durante o protesto houve confusão com os seguranças e uma porta de vidro da Casa foi quebrada. 
Das galerias, já que a audiência é pública, os manifestantes protestavam contra as posições conservadoras de Cunha, que é evangélico e se mostrou contra, por exemplo, à criminalização da homofobia e submeteu proposta para criação do 'Dia do Orgulho Hétero'. Um vídeo publicado pelo Wscom, mostra o momento em que ativistas jogam ovos no presidente da Câmara Federal. Um dos ovos quase acerta o pé do deputado Eduardo Cunha. 
A sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), trataria reforma política e o pacto federativo brasileiro. Essas atividades integram o projeto 'Câmara Itinerante', que leva parlamentares a todas as regiões do país. 
Eduardo Cunha no Plenário da ALPB Manifestantes protestaram contra Eduardo Cunha
Eduardo Cunha culpou os deputados estaduais Anísio Maia (PT) e Estela Bezerra (PSB) pelos protestos de movimentos socais e sindicalista contra a sua pessoa. O presidente da Câmara dos Deputados também “responsabilizou o Governo do Estado pela falta de segurança no evento”.
Cunha disse que os protestos foram orquestrados por Anísio e Estela, que, segundo ele, não ligados aos movimentos e sindicatos. Cunha acusou Estela de proibir a presença e a entrada da Polícia Militar na Assembleia para fazer a segurança da sessão e dos demais parlamentares.
“É uma manifestação coordenada pelo deputado Anísio Maia, que trouxe os manifestantes da CUT para cá. Pela deputada Estela Bezerra do PSB, que parece que é ligada ao movimento LGBT. Esse dois parlamentares introduziram na Assembleia os manifestantes. Inclusive a deputada Estela impediu que a polícia viesse para dar a segurança requisitada pelo presidente da Assembleia. Acho muito estranho o Governo do Estado não ter garantido a segurança em um evento político de outra Casa, demostrando que aqui não se respeita, como Brasília respeita, a independência dos poderes”, afirmou.
Em frente à ALPB, a segurança foi reforçada com a presença de 20 homens da Polícia Militar. Acesso mesmo ao prédio do Legislativo estadual só com o crachá de imprensa ou de convidado especial. Militantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) puderam acompanhar os debates. Eles levaram faixas. Uma delas dizia: "Cunha a Paraíba repudia sua presença".
Depois de meia hora de interrupção, a audiência foi retomada com o discurso do deputado federal Danilo Fortes (PMDB-CE), sobre o pacto federativo. Ele defendeu a reforma política e condenou o uso de marqueteiros nas campanhas, "para vender políticos como se fossem sabonetes".
Eduardo Cunha deixou a ALPB pela garagem A tropa da PM foi chamada para conter tumulto
Outros deputados também falam, mas já sem a presença de Eduardo Cunha em plenário. o presidente da Câmara Federal saiu em um carro, cercado de seguranças, pela garagem da ALPB. Os manifestantes não viram quando Cunha seguiu para o aeroporto Castro Pinto. O presidente da Câmara segue para Natal (RN) num jatinho, onde às 14h participa também de outra audiência sobre os mesmos temas.  
Depois que o deputado deixou a Assembleia, 10 homens da tropa de choque se reuniram com assessores do gabinete militar da presidência dentro da garagem. Outros 10 esperavam do lado de fora. 

STF decide pela ilegalidade do pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores...

Seis ex-governadores da Paraíba que recebem pensão do Estado poderão perder o benefício com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ontem (9), acerca da ilegalidade do pagamento. A decisão foi tomada no julgamento cautelar da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4552, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A Ação contesta o artigo 305 da Constituição do Estado do Pará, onde está previsto que "cessada a investidura no cargo de governador, quem o tiver exercido em caráter permanente fará jus, a título de representação, a um subsídio mensal e vitalício igual à remuneração do cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado".
Para a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, os ex-governadores não são mais agentes público e, portanto, "não se pode cogitar de vinculação de categoria remuneratória, no caso, a de desembargador do TJ". Dessa forma, entende que o dispositivo questionado "estende em verdade o subsídio a quem não mais trabalha no Estado, e, por isso, não teria como nem porque ser remunerado".
Na Paraíba, a Constituição do Estado também assegura o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores, que também é alvo de questionamento no STF - cujo processo ainda não entrou em pauta para julgamento. Os ex-governadores paraibanos que recebem pensão são: Roberto Paulino, Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena, José Maranhão, Milton Cabral e Wilson Braga.  

Em Piancó, Vereadores aprovam atualização do piso professores e reajuste para os servidores municipais, além requerimento visando audiência pública para debater o convênio entre a Funasa e o Consórcio de Saúde para construção de casas...

A Câmara Municipal de Piancó realizou sessão ordinária na noite de ontem (9) tendo pela primeira vez neste ano contado com a presença de todos os parlamentares-mirins locais, à exceção do vereador Pedro Aureliano que justificou ausência através de atestado médico. A Mesa estava composta pelos vereadores: Pádua Leite (Presidente), Francisca de Paula e Antonio Azevedo.
 
Vários projetos de Lei foram votados e aprovados, a exemplos do Projeto de Lei Complementar nº 001/2015, de autoria do Poder Executivo, que "Atualiza o Piso Nacional dos Professores (...)"; Projeto de Lei Ordinária nº 003/2015, que "Concede Reajuste Salarial aos Servidores Municiais para adequação ao Piso Nacional (...)"; Projeto de Lei Ordinária n° 030/2014 que "Institui e Regulamenta o Conselho Tutelar (...)"; 
Também o Requerimento de Indicação n° 010/2015, de autoria do vereador Antonio Azevedo Xavier, requerendo "(...) O encaminhamento de solicitação ao Executivo Municipal, para que por intermédio dos órgãos competentes, se proceda a complementação do calçamento de ruas localizadas nos Bairros Piancozinho e Ouro Branco II"; Requerimento nº 011/2015 de autoria do vereador José Luiz, requerendo que "seja encaminhado ofício ao Governador do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado, solicitando a inclusão do município na próxima Caravana do Coração, a ser realizada pelo Governo do Estado"; Requerimento nº 016/2015 de autoria da vereadora Erilene Alves, onde "Requer Voto de Pesar pelo falecimento de Josefa Irismar Pedrosa (Iris) e Francisco Tomáz dos Santos (Tanta Tomaz); Requerimento nº 018/2015 de autoria do vereador Pádua Leite, onde "Requer a realização de Audiência Pública para discutir, apurar, deliberar e propor soluções para questão do Convênio EP nº 528/2008 firmado entre a Funasa e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó".
Estava presente à Sessão os seguintes parlamentares: Pádua Leite (Presidente da Mesa); Francisca de Paula, Antonio Azevedo Xavier (Hermógenes), José Luiz (Neguinho), José Bráulio Junior (Dr. Rato), Christanne Remígio, Erilene Alves, Emerson Justino, Guilherme Montenegro e Antonia Regina. (com Ascom)

Vereador Jacklino Porcino cobra explicações sobre cancelamento da liberação de alvarás para construção no Loteamento Paullus, em Itaporanga.

Durante a sessão ordinária da noite passada, na Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador Jacklino Porcino (PMDB) trouxe à tribuna uma preocupação latente do comércio local e dos moradores do Loteamento Paullus. É que a prefeitura municipal, segundo o parlamentar-mirim, decidiu cancelar a liberação de alvarás destinados às construções de casas e prédios naquela localidade.
A decisão, de acordo com o edil, tem apavorado dezenas de moradores do loteamento e causado grande repercussão no comércio da cidade. "Com essa decisão cerca de 120 pais de famílias perdem postos de trabalho, perto de R$ 900 mil reais - que estavam sendo financiados pela Caixa Econômica Federal em cerca de nove imóveis - deixaram de circular no comércio local, que se vê às volta com a onda de desemprego, já que as vendas, principalmente no setor de construção, tiveram uma queda acima dos trinta porcento", disse o vereador.
Líder da bancada de oposição, Jacklino afirmou não entender porque o prefeito Audiberg Alves tomou tal medida, baseado num fato equivocado de que a localidade é de alagamento. Porém, o vereador mostrou da tribuna documentos de vários órgãos do município, tais como da Secretaria de Infraestutura e Urbanismo e da Defesa Civil, atestando que o loteamento está em perfeitas condições legais para obter os alvarás de construção. "O prefeito fez isso pra aquém? E porque não fez antes? Agora, há um loteamento pra ser lançado em breve e ninguém fala",pontuou.
Jacklino diz que recebeu delegações de comerciantes e dos moradores do loteamento para encampar essa luta. Ele asseverou que o povo precisa ser mais respeito e não tratado com desprezo: "Estamos vendo aí o prefeito gastando o dinheiro do povo comprando rádios, por exemplo, para calar a boca do povo. E a única rádio com um programa independente foi denunciada à Anatel porque não se rendeu aos caprichos do executivo, e encontra-se temporariamente fora do ar", concluiu.  

Governo do Estado tem 120 dias para demitir 'codificados' da Secretaria de Saúde

Com a publicação nessa quinta-feira (9) do acórdão do TC 00090/15, começa a correr o prazo de 120 dias dado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para que o governador Ricardo Coutinho adote as providências no sentido de demitir 9.460 servidores contratados sem concurso público para atuar na Secretaria de Saúde. 
Segundo auditoria do tribunal, foram contratados 1.923 prestadores de serviço, pagos pela Secretaria de Administração, e 7.537 servidores não efetivos, denominados de codificados, por meio de produtividade, pagos pela Secretaria de Saúde, sem contracheque e mediante apenas depósito bancário. 
Ao analisar o caso, o TCE decidiu julgar irregulares as contratações, ao mesmo tempo em que aplicou multa de R$ 6 mil ao ex-secretário Waldson de Souza (Saúde) e de R$ 4 mil a secretária Livânia Farias (Administração). O TCE decidiu também representar à procuradoria Geral de Justiça (Ministério Público) sobre os fatos apurados para as providências cabíveis. 

Ivanilto Palmeira critica "mentiras ditas" para renovar promessas em vão...

O vereador Ivanilto Palmeira, também na sessão da noite de ontem, da Câmara Municipal, fez duras críticas ao prefeito Audiberg Alves por conta do gasto do erário público com "mentiras" ditas em sites de sua assessoria. "O prefeito diz num blog, pago com o dinheiro do povo, que vai tentar arrumar recursos em Brasília para a construção de uma escola com 12 salas de aula, etc", 
"É uma mentira o que está escrito lá de que vai tentar arrumar recursos para construir uma escola se nem terreno a prefeitura tem", disse. "Essa mesma promessa já foi divulgada diversas vezes nos últimos dois anos", pontuou. E, ainda, cobrou mais atenção da edilidade municipal para com seus munícipes. 
Ivanilto agradeceu reconhecimento depois de ter distribuído mais de 1.000 kits escolares para alunos da rede municipal. 

Presidente da Câmara afirma que Itaporanga está de saco cheio com promessas e desafiou prefeito a mostrar como gasta cerca de R$ 1,8 milhão por mês

Já o presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, vereador Neném de Adailton, externou na sessão de ontem, com mais ênfase sua oposição ao que chamou "promessas vãs" do prefeito Audiberg Alves, ao responder indagação de Ivanilto Palmeira sobre possível aquisição de terreno no Loteamento Adailton Soares, no qual Neném tem vasta extensão de terra, para construção de escola no local.
"Desconheço a área que a prefeitura diz ter comprado para construir uma escola", declarou Neném. Com relação a iminência da prefeitura perder quase R$ 600 mil que seria destinado a construção de calçamento em quatro ruas da Bela Vista, Neném explicou que os recursos foram alocados pela gestão passada. E manda um duro recado ao prefeito.
"O que agente ver em Itaporanga é desmando e mais desmando, promessa e mais promessa. E de promessas a população está cheia. A prefeitura recebe quase R$ 1,8 mihão/mês e o prefeito tem de vir aqui dizer como tem gastado esse dinheiro. Eu, nas próximas sessões, irei dizer o que faço com os R$ 127 mil/mês que a câmara recebe. O prefeito tem de vir aqui dizer em que está gastando o dinheiro do povo", disse Neném. 
Ele se disse envergonhado de a prefeitura gasta quase R$ 100 mil com aluguel de casas para abrigar órgãos municipais. Para isso, ele pretende protocolar requerimento sugerindo a construção de um centro administrativo municipal para atenuar os gastos com locação de imoveis. 

Após assumir articulação política do governo, Temer deixa presidência do PMDB...

Depois de assumir a articulação política do governo, o vice-presidente Michel Temer decidiu deixar a presidência do PMDB. Em seu lugar, quem deve ficar no posto é o senador Valdir Raupp (RO), que é um dos políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato.
Os dois conversaram nesta quinta-feira, 9, para acertar os detalhes da transição. Segundo a assessoria de Temer, o vice-presidente avaliou que seria melhor deixar o comando do PMDB para não acumular as duas funções, já que atuar na coordenação política vai tomar grande parte do seu tempo.
O fato de ser um dos investigados pelo STF fez com que Raupp hesitasse em assumir o posto. Ele, no entanto, era o quadro natural, já que ocupa a primeira vice-presidência do partido. Caso não aceitasse, o nome mais cotado era o do senador Romero Jucá (RR), que também está na lista dos investigados pelos desvios na Petrobrás.
Na terça-feira, Dilma decidiu que o vice acumularia também as atribuições da Secretaria de Relações Institucionais. Antes disso, ela havia convidado o ministro Eliseu Padilha, que recusou o convite. (com Exame)

Divulgado resultado preliminar do concurso da prefeitura de Catingueira...

A empresa Contemax, responsável pela realização do concurso público da prefeitura municipal de Catingueira, divulgou no início desta semana o “resultado preliminar” do certame.
O concurso foi realizado no último dia 22 de fevereiro e ofereceu 67 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários chegaram a R$ 1.206,81 mil.
Os candidatos foram submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e alguns, ainda, à avaliação de títulos, prova prática ou curso de qualificação básica.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reforma de Centro Médico em Itaporanga proporciona a população atendimento de melhor qualidade e aos profissionais de saúde melhores condições de trabalho

Já está em pleno funcionamento o Centro Médico 'Dr. Manoel Medeiros Maia', localizado no bairro Bela Vista, na cidade de Itaporanga, após passar por ampla reforma em suas instalações e receber equipamentos novos e modernos para um melhor conforto e qualidade dos serviços prestados à população, que devem ser ampliados.
Desde sua fundação, há décadas, conhecido como 'Hospital Infantil', o centro médico recebeu investimento da ordem de pouco mais de R$ 120 mil que reformularam sua estrutura e seu jeito de servir com um cuidado necessário atendimentos preventivos, auxílio, acompanhamento e tratamento médicos de crianças e mães itaporanguenses.
Estivemos visitando a unidade de saúde, esta semana, conferindo in loco as melhorias ali executadas pela prefeitura municipal. A reforma tornou o centro médico num espaço acolhedor com ambientes climatizados para bem atender o público de faixas etárias diferentes, em especial o infantil, com pediatras, vacinação e clínico geral.
Há tempos que aquela unidade de saúde merecia uma intervenção profunda e completa em sua estrutura física. Foi trocado o piso, melhorado a parte elétrica e hidráulica, recebeu pintura nova, sinalização de salas e ambientes, decente sala de recepção, sala de atendimento médico climatizadas, novas cadeiras e, a melhor parte da reforma, a construção em anexo ao prédio principal de uma sala de vacinação totalmente climatizada e adaptada para proporcionar um ambiente lúdico-infantil, num amplo espaço.
Em verdade, a nova sala de vacinação é uma caso à parte pois com a brinquedoteca, televisão, etc, deixa a criança bem mais descontraída e à vontade nessa hora, além de ajudar os pais na calma que os filhos precisam para passar pelo momento. Enfim, os ambientes estão aprovados e os profissionais que lá atuam também, conferido da maneira cordial e carinhosa como fomos recebidos. E lá abraçamos amigos e amigas profissionais da área de saúde.
 
A estrutura da unidade é composta de vários consultórios de clínica médica e de especialidades, sala para vacina e atendimentos básicos, como verificação de pressão arterial, curativos, pesagem e um espaço destinado à nebulização, sala de baciloscopia, sala de esterilização, laboratório, almoxarifado, banheiros, etc. Com a reforma, todos os serviços oferecidos à comunidade foram revitalizados e a população continua contando com a assistência, além de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.
As melhorias executadas no Centro Médico 'Dr. Manoel Medeiros Maia' merecem elogios pela humanização lá empreendida, visando, como frisei, um melhor atendimento e que busque sempre a qualidade de bem servir à comunidade. Ressalte-se a equipe de especialistas encarregada disso: Dr. Tico [Ultrassonografia]; Drª Herotildes [Geriatria]; Drª Karol [Psiquiatria]; Dr.Leonardo Cabral [Pediatria]; e Drª Larissa [Obstetrícia].
Na parte de Clínica Médica Geral: Dr. Azif, Dr. Lisboa e Dr. Geneton. E, ainda, o atendimento de planejamento familiar e pré-natal cuja responsabilidade é da enfermeira Joseane Ferreira. A unidade de saúde tem como diretora administrativa Drª Maria Alice Brunet. No geral, um bom trabalho desenvolvido no local pela atual gestão da Secretaria Municipal da Saúde.
Mesmo com alguns reparos ainda por finalizar, em poucos ambientes, e equipamentos por montar em algumas salas, o Centro Médico ou 'Hospital Infantil' está revigorado para prestar um bom serviço à comunidade. Reforma esta que faz parte da reestruturação da rede municipal de saúde beneficiando a população com um atendimento primário de melhor qualidade e proporcionando aos profissionais de saúde melhorias das condições de trabalho.

Polícia Civil faz busca e apreensão em empresa de concurso público, de Conceição, para confrontar material com denúncias relacionadas à alguns concursos...

A polícia Civil, sob o comando do delegado Cristiano Santana, cumpriu na tarde desta quinta-feira (9), um Mandado de busca e apreensão na empresa IATC, antiga Real Concursos, responsável por realização de concursos públicos em algumas cidades da região do Vale do Piancó. Documentos da empresa, quatro CPU’s, um computador e um notebook foram apreendidos, durante a ação. O mandado é oriundo da justiça de Piancó.
O proprietário da empresa, Ênio Alves, que demonstrava tranquilidade, compareceu à delegacia de Polícia Civil da cidade de Conceição e prestou alguns esclarecimentos ao delegado. Em seguida, ele assinou o termo de responsabilidade sobre os documentos e foi liberado. De acordo com o delegado Cristiano Teixeira, o procedimento é somente de averiguação de material, para que sejam confrontados com as denúncias relacionadas a alguns concursos públicos realizados pela empresa.
Todo material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Itaporanga para averiguação. (com VPN)

Vereador conclui distribuição de 1.080 kits escolares para alunos e professores da rede municipal de ensino em Itaporanga

O vereador Ivanito Palmeira concluiu ontem [na escola Justina Emília, que recebeu mais de 250 kits] a entrega, prometida mês passado, de 1.080 kits escolares destinados aos alunos e professores da rede municipal em Itaporanga. O parlamentar-mirim percorreu unidades tanto da zona urbana como da rural, tendo atendido solicitação dos professores para também serem beneficiados.
Trata-se de uma ação parlamentar louvável que, segundo o edil, teria custado perto de R$ 25 mil custeados com recursos próprios. Ele decidiu fazer essa distribuição depois de saber que a prefeitura iniciara o ano letivo sem destinar kits escolares ao alunado municipal. Ivanilto prometeu que no próximo ano irá distribuir cerca de 2.000 kits, contemplando assim todo alunado e professores da rede municipal. 
O kit escolar distribuído aos alunos é composto por: Mochila; 1 caderno espiral de 10 matérias grande; 1 caderno desenho 40 páginas grande; 1 caderno brochura pequeno; 1 caixa de lápis de pintura; cola; tesoura; régua; lápis grafite e de tinta; 1 caixa de lápis contorno; tabuada; etc. 
Já com relação ao kit distribuído aos professores, contém itens básicos usados pelo docente na sala de aula, como: lápis recarregável para quadro branco; grampeador; caixa de grampos; lápis multi-cores; pasta escarcela; corretivo;  etc.
"Fiz a minha parte e sinto-me bastante satisfeito em ver o sorriso dessas crianças que são de famílias carentes onde os pais não tem condições de comprar o material escolar", disse o vereador Ivanilto Palmeira.
 
 
 
 
 

Ratos soltos no plenário da CPI da Petrobrás tumultuaram sessão com depoimento de tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Ratos foram soltos no início da sessão da CPI da Petrobras que ouve o tesoureiro do PT
Considerado o principal depoimento realizado até agora pela CPI da Petrobrás na Câmara, a fala do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, começou em meio a um tumulto e bate-boca entre parlamentares. Antes de Vaccari iniciar sua exposição com tom professoral, sobre doações partidárias, deputados da oposição articularam uma confusão para marcar a chegada do petista à CPI.
Logo após a entrada de Vaccari, na oitiva desta quinta-feira (9), cercado por seu advogado e uma dezena de parlamentares petistas para demonstrar força e apoio interno, um homem abriu uma caixa e seis ratos no plenário da CPI. O ato irritou os petistas. O homem foi levado por agentes da Polícia Legislativa. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), pediu que os envolvidos sejam identificados. 
O deputado Jorge Solla (PT-BA) acusou o deputado delegado Waldir (PSDB-GO) de ser o responsável pelo episódio. O tucano reagiu e eles bateram boca: "Acabei de ser acusado e quero que ele prove isso. Não estou armado aqui. Vou processar ele. Gostaria de estar com algema para prender bandidos aqui". Os dois trocaram gritos de "bandido é você". 
Vaccari está sendo processado por lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal é é apontado pelos delatores do esquema de desvio de dinheiro da Petrobrás como arrecadador de propinas de empresas contratadas pela estatal. Ontem, Vaccari conseguiu no STF que pudesse não responder a perguntas na comissão. O receio dos petistas era de que algum deputado tentasse dar voz de prisão ao tesoureiro do PT. (com Folha)

Começa hoje a XI festa de Santo Expedito, comunidade Maria Soares, em Conceição

A tradicional festa do Padroeiro Santo Expedito, da comunidade Maria Soares, na cidade de Conceição, terá início nesta quinta-feira (9). Serão dez dias de novenas, programação esportiva, com passeio ciclístico, torneio esportivo, além de uma programação sócio-cultural com forró pé de serra, seresta dançante e uma grande festa no pátio da comunidade, que celebra a XI festa do padroeiro.
A abertura da festa ocorrerá, a partir das 19h, onde acontecerá a Procissão Luminosa, com a imagem peregrina do Santo Expedito, saindo do pátio do senhor Manoel Honório, que fica próximo ao grupo escolar Maria Soares, em direção à capela do padroeiro. A procissão terá a participação da banda filarmônica Zeca Ramalho.
Logo após a chegada da imagem na capela será celebrada uma Santa Missa solene, com bênção do Santíssimo Sacramento e o hasteamento da bandeira da festa. O tema da festa está em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2015, que é uma convocação da Igreja Católico do Brasil, para os cristãos vivenciem a fé, o serviço e o diálogo com as outras igrejas e com a sociedade em geral.

Notas de Brasília: Dilma pede a Temer que agilize nomeações para acalmar aliados

Tinta na caneta - Depois de segurar por mais de três meses a entrega de cargos de segundo escalão, a presidente Dilma Rousseff (PT) orientou Michel Temer a definir o quanto antes a distribuição de espaço no governo para acalmar a base aliada no Congresso. O vice-presidente vai mapear as siglas que já ocupam postos de comando, receber as demandas e cobrar fidelidade dos dirigentes das legendas que compõem a coalizão. Auxiliares de Temer estimam que ele terá um quadro pronto em pouco mais de dez dias.

República - Temer se reúne nesta quinta-feira (9) com o ex-presidente Lula e na próxima semana com Fernando Henrique Cardoso. As conversas, sobre reforma política, já estavam na agenda do vice, mas ganharam novo peso.

Teste de fogo - Em conversa até 3h da quarta-feira no Palácio do Jaburu, Temer avisou a aliados que tentará costurar uma declaração de apoio formal das bancadas do PMDB ao ajuste fiscal.

Nem aí - À revelia do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) protocolou na terça-feira a PEC que dá independência ao Banco Central e cria mandatos para seus diretores.

Hora extra - Temer já escalou Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Henrique Eduardo Alves, que deve ir para o Turismo, para auxiliarem-no na negociação com o Congresso.

Concílio 1 - José Eduardo Cardozo (Ministro da Justiça) consultou [o presidente] Ricardo Lewandowski sobre nomes para a vaga no STF.

Concílio 2 - Segundo auxiliares de Dilma, o presidente da corte manteve a lista com os advogados Luiz Fachin e Marcus Vinicius Coêlho (OAB) e os ministros Luis Salomão e Benedito Gonçalves, do STJ. Incluiu ainda Heleno Torres, menos cotado. (com Painel/Folha)

Com Dilma isolada, o PMDB comanda Congresso e Planalto, governo e oposição...

No dia [ontem] em que o PMDB assumiu o comando político do governo, a Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da terceirização do trabalho por 324 votos a favor, 137 votos contra e duas abstenções. 
Foi um massacre e mais um troféu para o presidente da Casa, Eduardo Cunha, aquele que cumpre o que promete com uma consistência só equiparável a de Joaquim Levy hoje em Brasília.
O PT tanto encolheu que o PMDB parece hegemônico. Comanda o Congresso e o Planalto, o governo e a oposição. Dilma, neófita na política, passou o primeiro mandato sem fazer política. Perdeu uma chance enorme de ganhar capacidades que agora, na mega crise que gestou, lhe faltam.
Sem Lula e só com parte do PT e seus satélites, a presidente não consegue controlar Temer, Renan e Cunha. Parece controlada por eles. Como disparou o ex-governador petista Tarso Genro em seu Twitter: "É constatação sobre decisão da Presidenta: PT está fora das decisões principais de governo. Que são as de corte político e econômico".
Na economia, a iniciativa é toda de Joaquim Levy. Seu ajuste fiscal é a única coisa que está funcionando no governo. E sua visão da economia é muito diferente da de Dilma.
Colocando nesses termos, quem está governando o país? E isso é bom ou ruim? A tolerância brasileira é nossa maior virtude e nosso pior defeito. Seu poder acomodatício nessas horas nos serve bem.
O PT ganhou a eleição daquele jeito, mas o mesmo eleitorado instalou uma maioria conservadora no Congresso. Aliás, um perfil muito mais representativo do pensamento dos eleitores como atestam as pesquisas de opinião.
A terceirização será seguida por outras agendas conservadoras, do centro à direita, para onde, democraticamente, tende o Legislativo. Acuado pela Lava Jato e a ineficiência política de Dilma, o governo petista promove (ou deixa que promovam) mais uma vez, sem admitir, a agenda que supostamente combate. E isso tem um enorme valor.
Pagando o custo de Dilma 1, podemos em Dilma 2 estar testemunhando o começo de um longo governo de acomodação. Ou não. O cenário segue incerto, mas como a incerteza perdura, é uma incerteza conhecida. O dólar ainda pode disparar, mas voltou a R$ 3.
Essa acomodação é necessária. É a saída. Um caminho vai surgindo. Dilma em sua solidão de segundo mandato, "lame duck" ("pato manco", como os americanos chamam governantes enfraquecidos no final de seus mandatos) ao completar cem dias de governo, um recorde mundial no presidencialismo, pode criar seu legado por omissão, na linha Itamar Franco. Sem demérito algum, muito pelo contrário.
Quem vê que errou e muda é melhor do que quem acerta da primeira vez. Mas isso é ser otimista, e, no Brasil, o otimismo tem perna curta. (com Sérgio Malbergier)

Câmara dos Deputados aprovou ontem texto-base do projeto sobre terceirização...

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o texto-base do Projeto de Lei 4330/04, que regulamenta os contratos de terceirização no setor privado e para as empresas públicas, de economia mista, suas subsidiárias e controladas na União, nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e 2 abstenções.
Um acordo de procedimentos entre os partidos deixou a votação dos destaques para a próxima terça-feira (14), quando pontos polêmicos deverão ser decididos em votações separadas. O substitutivo apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), que relatou a matéria em Plenário em nome das comissões, manteve, por exemplo, a possibilidade de a terceirização ocorrer em relação a qualquer das atividades da empresa.
O texto não usa os termos atividade-fim ou atividade-meio, permitindo a terceirização de todos os setores de uma empresa. Os opositores do projeto argumentam que isso provocará a precarização dos direitos trabalhistas e dos salários.

Retenção antecipada - A pedido do Ministério da Fazenda, o relator incluiu no texto a obrigação de a empresa contratante fazer o recolhimento antecipado de parte dos tributos devidos pela contratada. Deverão ser recolhidos 1,5% de Imposto de Renda na fonte ou alíquota menor prevista na legislação tributária; 1% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 0,65% do PIS/Pasep; e 3% da Cofins.

Atividade econômica - O texto votado nesta quarta-feira prevê que, quando o contrato de terceirização for entre empresas que pertençam à mesma categoria econômica, os empregados da contratada envolvidos no contrato serão representados pelo mesmo sindicato dos empregados da contratante, observados os respectivos acordos e convenções coletivas de trabalho.

Proibição de sócios - Segundo a redação aprovada, não poderão atuar como empresas contratadas na terceirização aquelas cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado da contratante ou tenha relação de pessoalidade, subordinação e habitualidade. Também não poderão ser sócios ou titulares aqueles que tenham trabalhado na empresa contratante ou prestado serviços a ela nos últimos dois anos, exceto se forem aposentados.

Responsabilidade - Quanto à responsabilidade da empresa contratante do serviço terceirizado, ela será solidária ou subsidiária em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada. Se a contratante fiscalizar o recolhimento e pagamento dessas obrigações, exigindo sua comprovação, a responsabilidade será subsidiária. Nesse caso, a contratante somente poderá ser acionada na Justiça pelo recebimento dos direitos se a contratada não puder pagá-los após ter sido processada. A responsabilidade será solidária se a contratante não comprovar que fiscalizou os pagamentos. Nesse caso, as duas empresas responderão perante a Justiça pelos direitos trabalhistas e previdenciários.

Portal Mais Emprego do MTE tem mais de 7,7 mil vagas de trabalho só na Paraíba

A partir desta quarta-feira (8), o mais novo sistema de divulgação de vagas de emprego através da internet implementado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Portal mais Emprego, está disponibilizando 7.787 vagas para a Paraíba. Acesse aqui o portal. Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, conforme o MTE, o trabalhador precisa ter idade acima de 14 anos, informar o número da documentação necessária, a exemplo da Identidade, Carteira de Trabalho, PIS ou Pasep ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).
Outras informações necessárias são seu perfil, a formação acadêmica, cursos realizados, suas pretensões e experiências profissionais com ou sem comprovação. O campo pretensão profissional é onde o trabalhador preenche com as vagas que deseja concorrer, informando até seis cargos desejados. Já o empregador, para se cadastrar no Portal Mais Emprego e disponibilizar vagas, ele precisa fazer um login de acesso com o número de identificação registrado. É necessário ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI (Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Caso o empregador já tenha comparecido a uma Agência do Sine, o cadastro já estará preenchido, então será necessário apenas verificar se as informações precisam de atualização. O cadastro está dividido em cinco etapas, para que seja informados a identificação, contatos, principais atividades da empresa e o período que mais efetua contratações.
Também é necessário selecionar a agência do Sine que ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas que a empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o acompanhamento do preenchimento da vaga. Para sanar alguma dúvida, o MTE orienta o trabalhador ou o empregador procurar uma agência de atendimento do Sine mais próxima.

O portal - O Portal Mais Emprego oferece meios de pesquisa às vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem que precise sair de casa até o posto mais próximo. O interessado ao emprego poderá se candidatar e ainda obter informações sobre o andamento do seguro desemprego, abono salarial e obter informações sobre cursos para qualificação profissional.

Acompanhado de Hugo Motta, Nilson Lacerda foi recebido pelo presidente do FNDE com quem tratou de entraves em obras e pediu mais escolas para Conceição

O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB) encontra-se em Brasília em busca de alocar mais recursos e ações para seus munícipes. Acompanhado do deputado federal Hugo Motta (PMDB), presidente da CPI da Petrobrás, o prefeito foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan.
Durante a reunião, o deputado e o prefeito empreenderam esforços no sentido de se buscar solução para entraves existentes na construção de uma creche e o pagamento final da quadra da escola Raimunda Leite, além de pediram construção de novas escolas no município. Foi o próprio deputado quem postar a notícia em sua página no face. 

Diretoria do Atlântida Clube define data do sorteio, valor da inscrição e premiação do Poeirão 2015; Campeão e vice ganharão uma moto, além de outros prêmios...

O primeiro sorteio do Poeirão 2015 será realizado no dia 29 de abril, às 16h, no Atlântida Esporte Clube. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Paulo Pereira, nesta quarta-feira (08). O dirigente ainda confirmou o valor da inscrição. 
"Iremos realizar dois sorteios. O primeiro vai ser no dia 29 e o segundo na semana seguinte. Definimos que o valor da inscrição será R$ 220 reais, o mesmo do ano passado", declarou o presidente do sodalício.
Paulo Pereira informou que os times que se inscreverem após o primeiro sorteio terão que pagar uma taxa de R$ 280 reias. Já os times que desfilarem no dia 01 de maio terão um desconto de R$ 50,00. (com Pré-Temporada)

Confira a premiação do Poeirão 2015:
Campeão: 1 moto Honda Fan 125 cc 0km, R$ 2 mil, 1 bicicleta, 12 pares de chuteiras, 1 capacete, 1 troféu e medalhas.
Vice-campeão: 1 moto Honda Pop 0km, 1 bicicleta, 12 pares de chuteiras, 1 capacete, 1 troféu e medalhas.
3º Lugar: R$ 1.000,00, 1 bicicleta e 1 troféu.
4º Lugar: R$ 500,00 e 1 troféu.
5º Lugar: R$ 300,00 e 1 troféu.
Do 6º ao 10º lugar: R$ 100,00 e 1 troféu.
Do 11º ao 40º lugar: 1 troféu.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Veneziano diz que Congresso deve aprovar eleições gerais, fim da reeleição e das coligações proporcionais...

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) destacou, durante entrevista concedida em Campina Grande no último final de semana, que alguns pontos terão maior facilidade de serem aprovados, quando da votação dos itens que compõem a Reforma Política, atualmente em debate no Congresso Nacional. Segundo ele, são pontos que estão tendo, nos debates, um consenso quase geral entre os parlamentares.
Dentre esses itens Veneziano citou a realização de eleições gerais, para todos os cargos em disputa atualmente no Brasil, como forma de promover economia de recursos utilizados pela justiça Eleitoral para realizar um pleito. Ele também citou o fim da reeleição e o fim das coligações proporcionais. 
“Mas há alguns pontos de conflito, aonde, dificilmente, nós haveremos de ter votos suficientes para passar. São temas que, por serem constitucionais, requerem quoruns qualificados de três quintos, ou seja, 108 votos dos parlamentares. Um desses pontos é o financiamento público ou o financiamento público e privado, misto, no caso”. (com Carlos Magno)
Veja trecho da entrevista, concedida ao jornalista Ubiratan Cirne, no programa Caturité nos Municípios, da Rádio Caturité:

Conceição: Internauta flagra momento em que raio cai e foto vira febre rede social

Um internauta conseguiu fotografar uma imagem impressionante no momento exato, em que um raio caia na cidade de Conceição. A imagem foi feita, no final da tarde desta quarta-feira (8), justamente, quando o céu anunciava a chegada de uma chuva na região.
Logo após a postagem em uma rede social, a foto se espalhou por vários grupos de whatsApp e recebeu elogio de vários internauta, pela beleza e encanto da imagem vislumbrada por todos. (com VPN)
Momento em que o raio cai (Foto reprodução: Adelmo Kehrle)

Deputado Edmilson Soares é escolhido novo presidente do PEN cuja provisória tem mandato 'tampão' exercido pelo advogado Thiago Rodrigues...

Durará pouco tempo a permanência do advogado Thiago Rodrigues de Medeiros, neto do ex-prefeito de Itaporanga Will Rodrigues, na presidência estadual do PEN - indicado pela base de apoio ao governo. Como informamos em março passado, o deputado estadual Edmilson Soares será o novo presidente do PEN na Paraíba. Com isso, o também deputado Branco Mendes deve ficar com a presidência do partido em João Pessoa.
A determinação foi do presidente nacional do partido, Adilson Barroso, e deve ser efetivada na visita dele ao estado daqui a 60 dias. De acordo com Edmilson Soares, existe uma determinação nacional que os dois deputados paraibanos deveriam assumir definitivamente os diretórios do partido no estado e Capital. “Estamos esperando mais 60 dias, que o nosso presidente vai estar na Paraíba onde vamos vamos resolver definitivamente”, diz.
Outro ponto definido foi que o partido deve ficar na base de sustentação do governador Ricardo Coutinho (PSB). O responsável provisório pelo diretório, Thiago Rodrigues Medeiros, ex-presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico da Paraíba (Lifesa), durante a gestão Ricardo Coutinho I, já encaminhou um comunicado para a Assembleia Legislativa (AL).
Quanto aos dissidentes, Soares afirmou que ainda será feito um estudo a ser feito posteriormente. “O princípio fundamental de tudo é conversarmos e vermos os pontos de divergência, respeitando as posições de pessoas que chegaram no PEN no início de tudo”, diz lembrando os deputados Ricardo Marcelo, ex-presidente da Assembleia e ex-presidente do PEN e o deputado Zé Aldemir que até fez declarações sobre deixar o partido, mas acabou desistindo por medo de perder o mandato e as bases.

Foi adiada a visita da Frente Parlamentar das Águas em Patos e Piancó...

A reunião da Frente Parlamentar das Águas que iria acontecer nesta quinta-feira (09), em Patos, e sexta-feira (10), em Piancó foi adiada.  A informação foi confirmada pelo deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), que iria participar das visitações aos mananciais da região de Patos e do Vale do Piancó.
De acordo com o parlamentar, uma nova data será definida e divulgada para que os deputados que integram a comissãos deem seguimento ao evento. O adiamento ocorreu devido à vinda do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) à Assembleia Legislativa da Paraíba com o projeto Câmara Itinerante. 

Detran-PB suspende mais de 300 carteiras de motorista em menos de três meses

Desde janeiro até a última sexta-feira (27), 319 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa na Paraíba, uma média de quatro ocorrências por dia. A maioria foi de carteiras de motoristas dirigindo sob a influência do álcool.
No ano passado, 1.164 CNHs foram suspensas pelo acúmulo de 20 pontos ou por infrações em que a carteira é apreendida imediatamente. Além de dirigir sob a influência do álcool, os principais casos de suspensão na Paraíba foram de carteiras vencidas, habilitação para veículo diferente do autorizado e motociclistas sem uso do capacete, considerado um equipamento de segurança obrigatório para trafegar sobre duas rodas.
Nos casos de suspensão por acúmulo de 20 pontos em menos de um ano, o motorista é notificado e caberá a ele entregar a CNH ao Detran-PB. O motorista será obrigado a participar do Curso de Reciclagem a ser realizado nas autoescolas credenciadas e em 30 horas de aulas terá noções de Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal. 
O tempo de suspensão varia de um mês a um ano, determinado pelo órgão ou pelo tipo de infração; no caso de dirigir sob efeito de álcool, por exemplo, é de um ano. Se for flagrado dirigindo com a carteira suspensa, o motorista terá a CNH cassada e ficará obrigatoriamente dois anos sem poder dirigir.

UNIP de Piancó realizou colação de grau de sua primeira turma de Bacharelado em Serviço Social num momento histórico para a região...

Registramos com enorme apreço a realização da solenidade de colação de grau para 27 Formandos de Bacharelado em Serviço Social, pela UNIP - Universidade Paulista Interativa, através do Pólo Presencial de Piancó. Uma data memorável já que trata-se da primeira turma da área formada pela UNIP que fincou-se no Vale do Piancó com bases sólidas.
A graduação de Serviço Social é uma das 10 mais procuradas em todo o país de acordo com o Censo da Educação Superior 2013, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em setembro de 2014. Recentemente figurou, também, entre as 10 mais procuradas no ProUni (Programa Universidade para Todos) e entre as 15 mais procuradas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2015. É, portanto, um curso que tem uma demanda muito grande. 
O evento histórico aconteceu no último dia 02/04, no Fórum Cível da Comarca de Piancó, e contou com as presenças do Diretor Geral dos Polos de Itaporanga e Piancó, o Professor Dr. Antonio Leite de Caldas; o Docente Supervisor Sandro Gonçalves Souza; além das coordenadoras de polo Drª. Maria José Queiroz, Profª Helliany Kenya  e Coordenador Regional  Profº Cícero Paulino, além dos Tutores Presenciais Profº Danilo Mesquita e Profº  Moisés Assis. 
Na ocasião, representando o Magnífico  Reitor da UNIP Profº  João Carlos Di Gênio, o Profº Antonio Leite saldou as autoridades, convidadas e familiares presentes e proferiu sua fala dizendo da grande satisfação de poder estar contribuindo para o desenvolvimento pleno da região do vale do Piancó e fazendo história, quando meados da década passada recebeu, do conselho deliberativo da UNIP-SP, o convite expresso para atuar como Parceiro responsável pala a implantação dos Polos Presenciais da UNIP no vale do Piancó, inicialmente com sede  no município de Piancó e, posteriormente, no município de  Itaporanga, onde  aguarda  visita do MEC para funcionamento.  
Iniciou os trabalhos com a oferta de doze cursos de graduação e hoje, já conta com uma grade de 26 (vinte e seis) Cursos de Graduação e 22 de Pós- graduação nos dois polos da região. Seguidamente parabenizou os formandos e seus familiares pelo triunfo conseguido e seguiu para o local do baile de formatura, que culminou com um jantar comemorativo oferecido aos formandos, convidados e familiares.
Os assistentes sociais que a UNIP entrega à sociedade estão aptos a vencer diferentes tipos de desafios relacionados à realidade social. São muitos os desafios que nos deparamos no mercado de trabalho, principalmente nos dias de hoje, em que há uma busca constante por profissionais cada vez mais qualificados e capacitados. Assim, a UNIP prepara seus alunos para atenderem a essa realidade, incentivando-os a formação continuada. Saber relacionar a teoria e prática também é muito importante para atuação do assistente social, uma vez que lida com a dinâmica social e pessoal do indivíduo.
O Serviço Social é uma profissão em ascensão e vem conquistando grande espaço no mercado de trabalho, o que faz com que o assistente social seja cada vez mais requisitado para atuar tanto no setor público como no privado.
Agradecemos envaidecidos convite nos entregue pela coordenação da UNIP, para a solenidade...