sábado, 9 de outubro de 2021

Prefeito Chico Mendes diz que sua pré-candidatura à deputado estadual será efetivada até o fim de outubro

Chico Mendes, prefeito de São José de Piranhas, revelou na manhã deste sábado (9) que até o fim do mês de outubro lançará oficialmente a sua pré-candidatura à deputado estadual. A revelação ocorreu em entrevista à Rádio Poço Dantas FM comandado pelos radialistas F. Dunga, João Andrade e Vicentinho Almeida. Informa Resenha Política.                                                           

Chico Mendes terá o apoio do deputado estadual Jeová Campos, que obteve 31.017 votos em 2018 e anunciou desistência em concorrer à reeleição. “Reuniremos os amigos, companheiros de caminhada e lideranças políticas de toda região para efetivar esse projeto. É um projeto que nasceu e que tenho absoluta certeza que vai prosperar porque é diferente. Quem me conhece sabe o que estou falando. Essa bandeira é do Alto Sertão”, disse o prefeito de São José de Piranhas.

Tovar elogia João por construção de escola no AC e é mais um deputado aliado de Romero com elogios na direção do governador

Em entrevista ontem (8), durante a passagem do governador João Azevêdo por Campina Grande, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), da bancada de oposição, elogiou a atitude do governo do Cidadania.

O ponto principal dos elogios, além dos investimentos anunciados de quase R$ 1 bilhão no segundo maior colégio eleitoral do Estado, o parlamentar tucano destacou a construção de uma escola no Complexo Aluízio Campos.

Observou tinha sido um pleito encaminhado por ele desde 2019. Disse, também, que tinha feito o registro em pronunciamento do alto da tribuna da Assembleia Legislativa, à época.

“O complexo é um dos maiores núcleos habitacionais do Nordeste, com 4.100 unidades. Aguardemos que saia do papel, porque se confirmando antes tarde do que nunca”, comentou que no momento da vista do governador a Campina Grande, estava na casa do ex-prefeito Romero Rodrigues.

Talvez, Tovar não tenha sido apresentado ainda ao governador João Azevêdo. Por isso, estaria cheio de dúvidas. (com Marcone Ferreira)

Já tendo passado por nove governos, Tião Gomes sugere que Veneziano entregue os cargos assim como quem lhe segue: "Que os traíras saiam do governo e João comece a chama pra saber quem é quem"

O decano da Assembleia Legislativo, deputado Tião Gomes já viu muito acontecer na política paraibana e sabe a direção das nuvens... Passou pelos governos Ronaldo Cunha Lima, Maranhão I e II, Cássio Cunha Lima I e II, Maranhão III, Ricardo Coutinho I e II, e, agora, segue no governo João Azevêdo. De poder ele entende, aliás, ele e o deputado João Gonçalves (Podemos). 

Sem papas na língua, o experimentado Tião jogou mais gasolina na fogueira acesa com o eminente rompimento entre João Azevêdo (Cidadania) e o senador Veneziano (MDB). Tião disparou dizendo que o senador começou, que ele chamou de "teatro", o moído desta sexta-feira (8) com o abandono de Ana Cláudia de solenidade comandada pelo governador, indo pro Maranhão ao invés de estar em Campina Grande. 

”Só falta uma coisa. Eles entregarem os cargos. Que os traíras saiam do governo e que o governador comece a chamar outros aliados para colocar os pingos nos is e saber quem é quem. Por ser humilde e paciente, João deixa muita coisa correr e não cobra muito. Mas está na hora de filtrar quem é governo e quem só quer os bônus”, advogou.

Tião não economizou críticas a Veneziano e fez uma comparação: “João é um técnico e cidadão sem maldade. Já Veneziano é um profissional. E está querendo aplicar em João e no governo. A Paraíba conhece cada um”.

Veneziano tem que explicar a Campina Grande – acrescenta Tião – “por que preferiu estar em Imperatriz (MA) e não na sua terra natal e principal base política num evento em que o seu aliado e governador entregava ações e obras ao seu povo”. ”Veneziano quer ser candidato ao governo sem perder as benesses do Palácio. Assim é bom demais”, ironizou Tião. (com Heron Cid)

Depois de Ludgério e Eva, o abraço de João e do prefeito Bruno Cunha Lima pode ser prenúncio do momento a vir com Romero

E Campina não poderia ser Campina se não fosse o centro das atenções na disputa eleitoral paraibana. Grande até nos rompimentos, como no episódio do Clube Campestre décadas atrás com a separação entre o então governador José Maranhão e senador Ronaldo Cunha Lima, agora, parecemos reviver filme idêntico entre o governador João Azevêdo com o senador Veneziano. 

As movimentações em torno de uma aliança com o ex-prefeito Romero Rodrigues, para que este seja o candidato a vice na chapa de reeleição de João, inclusive, com trabalho e torcida de aliados, traz um novo ingrediente com o amistoso encontro entre o governador e o prefeito Bruno Cunha Lima, nos corredores da rádio 101,1 Cariri FM, registrado pelo jornalista Wallison Bezerra.

Algo que mostra civilidade, mas que pode demonstrar muito além. Restará mais adiante apenas a foto principal, com o próprio Romero Rodrigues. 

Veja também: Aliada de Romero, Eva elogia ações de João e é mais uma a indicar chance de aliança

Deputado Manoel Ludgério elogia João e vai a Romero para tratar de aliança entre os dois

Deputado Manoel Ludgério elogia João e vai a Romero para tratar de aliança entre os dois

Autor da ideia de uma aliança entre o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), e o governador João Azevêdo (Cidadania), o deputado estadual Manoel Ludgério (PSD) endossou nesta sexta-feira 8/10 a torcida por uma aproximação entre os dois.

O parlamentar informou que irá se reunir com Romero para tratar de uma aliança com o governador, a quem rasgou elogios pelos investimentos em Campina Grande.

Na mesma linha de discurso do prefeito de João Pessoa, Manoel Ludgério afirmou que Romero não teria dificuldades de relação com o governador.

Aliada de Romero, Eva elogia ações de João e é mais uma a indicar chance de aliança

Vereadora mais votada nas eleições de 2020 em Campina Grande, a ex-deputada Eva GOuveia (PSD) foi mais uma a dar sinal, nesta sexta-feira (8), de que uma possível aliança entre o governador João Azevêdo e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues – que é aliado fiel e partidário de Eva – pode acontecer. A parlamentar fez elogios ao governador, agradeceu e disse que pedirá mais para Campina Grande. 

“Não vou pessoalmente agradecer a João porque tenho uma consulta médica marcada a alguns dias, mas quando eu encontrar com ele vou agradecer e pedir um pouquinho mais. Campina merece”, disse Eva. (com Fabiano Gomes)

Ao construir candidatura junto a Lula, o PT e RC, Veneziano deixou a esposa sem ambiente no governo e agora precisa ter a iniciativa de entregar os cargos

Na passagem anterior por Campina Grande, em 23 de setembro, João Azevêdo já dava a senha afirmando que quem não se identificar com a sua reeleição "é obvio: tem de deixar o governo". "Se tem um projeto próprio faça o seu projeto, mas tem de deixar o governo...", disse o governador.

Os encontros de Veneziano (MDB) com o ex-presidente Lula, com o PT (leia-se agora Ricardo Coutinho) e com ex-prefeito Luciano Cartaxo, vinham sendo monitorado pelo governo.  Ao construir, principalmente permitir aliados lançar seu nome, candidatura para enfrentar João, Veneziano pavimentou o rompimento com o governador.

O episódio desta sexta-feira (8) deixou Ana Cláudia, estava na comitiva como secretária, sem ambiente dentro do governo diante da insubordinação com o chefe do executivo. E o que estava ruim, piorou, e muito. O entendimento geral é claro: o senador Veneziano precisa entregar os cargos que ocupa no governo, a começar pela secretaria ocupada pela esposa.

Esse rompimento vem sendo postergado desde maio passado quando a relação entre Veneziano e João estremeceu. Agora, azedou de vez. Veneziano precisa ter a iniciativa de entregar os cargos até pra saber quem vai lhe acompanhar, entre deputados e prefeitos que hoje se dizem aliados. Uma parada indigesta. 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Ana Cláudia se retira de evento, João estranha atitude e Veneziano classifica como "deselegante" não a ter chamado pra mesa...

A agenda do governador João Azevêdo (Cidadania) na manhã desta sexta-feira (8) foi marcada por um fato político. A secretária de Estado Ana Cláudia Vital, esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), deixou o evento do Governo do Estado em Campina Grande, após não ter sido convidada para a mesa com o governador. 

Na mesa, além do governador, estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o deputado Inácio Falcão, e secretários do Governo para a solenidade de anúncio de projetos. Segundo João, a atitude é preocupante.

"Eu acho que quem pode justificar uma ação como essa é ela própria. Os motivos que levaram ela a sair eu confesso que não sei. Fui apanhado de surpresa. Eu convidei o senador [Veneziano] para estar aqui, mas ele disse que iria para uma agenda em Imperatriz, no Maranhão. Então, isso não é problema meu e eu entendo a agenda dele", disse.

Antes de seguir viagem à Imperatriz, o senador foi consultado pelo programa e classificou o episódio como "desrespeito à família Vital e à Campina Grande". Nos bastidores, a informação é de o Clã Vital já prepara pedido de exoneração de Ana Cláudia sequenciado por anúncio de rompimento.

"O gesto em si, deselegante, desatencioso e desrespeitoso, não foi apenas com a pessoa de Ana Cláudia nem comigo, mas para com todos aqueles milhares de cidadãos, senão todos, que se sentem em Ana e em mim representados em ocasiões como essa", reagiu.

Veja a resposta do governador João Azevêdo sobre a saída de Ana Cláudia Vital do evento:

Com Romero na vice e Aguinaldo pro Senado, João Azevedo dá xeque-mate na eleição de 2022

O blog apurou que já existe uma articulação para que o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), seja o vice na chapa do governador João Azevedo (Cidadania). E tudo com o aval do prefeito Cícero Lucena e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, ambos do Progressistas.

É um casamento estratégico para ambos. Com uma oposição extremamente desorganizada, Romero tem se sentido abandonado, e numa barca furada. E como o governador vai para a sua última eleição ao governo, Romero seria o sucessor natural em 2026.

Para João, a aliança é excelente, pois Romero hoje é a maior liderança política de Campina Grande, o que se traduz em votos. Romero é independente e controla o PSD. Ou seja, vai pra onde achar melhor, independente do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Xeque-mate. (com Allan Kardec)

Deputado Doda de Tião desiste de reeleição e declara apoio a João Paulo Segundo em 2022

Um dos mais votados em 2018 para a Assembleia Legislativa, com 38.685 votos, o deputado estadual Doda de Tião anunciou nesta sexta-feira (08) a desistência de concorrer à  reeleição em 2022 e seu apoio a pré-candidatura a deputado estadual de João Paulo Leal Segundo (de camisa azul na foto ao lado).

“Já estou decidido, não serei mais candidato e irei apoiar João Paulo Segundo nas eleições de 2022,” afirmou. João Paulo Leal Segundo é ex-prefeito de Boqueirão com grande representatividade na região do Cariri paraibano e vem angariando importantes apoios para a sua candidatura a deputado estadual.

R$ 2,4 bilhões: João Azevêdo participa de assinatura de instalação de usinas solares no Sertão onde serão gerados 1.500 empregos

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (7), em Santa Luzia, no Sertão paraibano, da solenidade de Assinatura de Outorga para instalação de usinas fotovoltaicas, com investimentos da ordem de R$ 2,4 bilhões. Com incentivos fiscais do Governo do Estado, serão gerados, ainda, 1.500 empregos, além de benefícios sociais e ambientais.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do Governo do Estado para atrair investimentos privados. “Temos a missão de tornar o ambiente de negócios seguro, como é visto hoje por todos os empresários. Graças a Deus, temos uma relação respeitosa e republicana com todos os empresários que nos procuram, fazendo com que o Governo passe a compartilhar responsabilidade com os projetos apresentados”, disse.

“Nós estamos atendendo a dois segmentos muito importantes: àquele que precisa e àquele que produz, que precisa ter um olhar atento. Ao mesmo tempo, durante a pandemia, em que cuidávamos das pessoas, precisávamos cuidar dos empregos. Fizemos isso, graças a Deus, porque criamos um ambiente de negócios, criamos um ambiente propício”, afirmou, destacando a importância da política de incentivos fiscais na geração de emprego e renda.

Para o deputado federal Efraim Filho, a união entre a iniciativa privada e o Governo do Estado promove muito mais que emprego e renda. “Temos cursos técnicos nas escolas da rede estadual sobre energias renováveis, numa verdadeira simbiose de benefícios. Nós temos um Governo parceiro dessas iniciativas”, comentou.

Por sua vez, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, destacou o potencial dos recursos naturais paraibanos na atração desse tipo de investimento. “Vamos outorgar hoje em Santa Luzia a construção de 12 parques solares, com investimentos de R$ 2,4 bilhões. Esse potencial que o Estado da Paraíba tem – potencial natural rico em ventos -, sol com grande irradiação, está transformando a região, está transformando o Estado”, acrescentou.

O diretor-presidente da Rio Alto Energias Renováveis, Edmond Farhat, disse que a pró-atividade do Governo do Estado é fundamental para atrair investimentos do setor privado. “Essa característica do governador João Azevêdo era visível quando ele era ainda secretário de Estado. Temos um Governo que pensa grande e, por este motivo, estamos investindo esse volume de recursos, que poderão chegar a R$ 4,5 bilhões na finalização”, comentou.

Participaram ainda da solenidade os secretários de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; e do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais; o secretário chefe do Governo, Roberto Paulino, os deputados estaduais João Gonçalves e Ricardo Barbosa; o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre; o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; entre outras lideranças políticas e empresariais da região.

Eduardo Carneiro relembra votação expressiva para deputado estadual em 2018 e projeta: “Essa caminhada não para por aqui”

O ano de 2018 marcou a carreira política do até então vereador Eduardo Carneiro. É que foi naquele ano que ele quadruplicou a votação que teve para a CMJP e se elegeu para a Assembleia Legislativa da Paraíba. Nesta quinta-feira (07) o parlamentar relembrou a data e o reconhecimento da população pelo seu trabalho, detalhou as ações que desde então vem encabeçando na ALPB em prol dos paraibanos e projetou uma caminhada ainda maior.

“Há exatamente três anos nós comemorávamos o reconhecimento de tanto trabalho em João Pessoa, fui eleito para deputado estadual com 17.869 votos. Um número quatro vezes maior do que quando fui eleito para o primeiro mandato como vereador na Capital, foi o início de um trabalho que já tinha andamento em João Pessoa se estendendo para o Estado. Na ALPB, temos com bandeira de luta o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, o incentivo ao turismo, a produção de cachaça, agricultura familiar, direitos para crianças com microcefalia, entre outros. Estamos buscando diariamente mudanças positivas para nosso Estado, já temos muito o que comemorar. Mas também, entendemos que essa caminhada não para por aqui e vamos continuar lutando por uma Paraíba melhor para todos!” declarou.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Roberto Paulino conversa com empresário do ramo da Mineração sobre produção de Scheelita no município de Várzea

Secretário de Governo da Paraíba, Roberto Paulino recebeu em seu gabinete, no Palácio da Redenção, na tarde desta segunda-feira (04), a visita do Empresário Wilson Ribeiro e o ex-prefeito do município de Várzea (Sertão paraibano) Demazinho. 

O empresário que trabalha no ramo da mineração, e vem atuando no município de Várzea, na produção de scheelita, (substância natural) composto quimicamente por tungstato de cálcio, sendo explorada em minérios com vista à obtenção do elemento tungstênio, fez uma explanação sobre o projeto de mineração e a importância da reabertura da empresa em Várzea.

De acordo com Wilson Ribeiro o diálogo com Roberto Paulino foi muito satisfatório e o secretário se mostrou solicito. “Nossa empresa será reaberta e vai gerar emprego e renda naquela região. Estamos aqui para agilizar os incentivos dentro dos critérios que o governo estabelece e o secretário Roberto prontamente já entrou em contato com o pessoal da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM-PB) para agilizar a viabilização do projeto”, finalizou o empresário.

Cícero diz não vê problema em Romero integrar base governista e que Aguinaldo é melhor nome pra o Senado na chapa de João Azevedo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) afirmou na tarde desta quinta-feira (7) que não vê nenhum problema em ter o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD)  na base do governador João Azevêdo  na eleições de 2022.

A resposta do prefeito de João Pessoa foi sobre as informações de que já existem conversas entre o governador João Azevêdo com o ex-prefeito de Campina Grande para que ele possa integrar a sua base política nas eleições do próximo ano. “Política se faz com diálogo e se essa composição vier a acontecer, não farei nenhuma objeção”, garantiu o prefeito durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade.

Cícero enfatizou que a prioridade do Progressistas é a pré-candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro ao Senado Federal, nas eleições de 2022: “A minha posição é clara: o nosso candidato ao Senado é Aguinaldo Ribeiro”. Questionado sobre a possibilidade de outros nomes para a composição de vaga para o Senado, Cícero foi enfático: “Nós temos um candidato na chapa majoritária, que será o deputado Aguinaldo Ribeiro para o Senado”, disse ele.

Candidatura ao Governo da Paraíba em pauta: Veneziano participa de mais uma reunião com Lula

A cúpula do MDB se reuniu ontem (06), durante um jantar, com o ex-presidente Lula (PT). O presidente em exercício do Senado, o senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do partido na Paraíba, participou do encontro em Brasília.

Veneziano afirmou que a reunião serviu para discutir assuntos de relevância no País, mas também para tratar de encaminhamentos visando às próximas eleições. O paraibano se reuniu recentemente com Lula em São Paulo.

Nesta semana o paraibano que também é Primeiro Vice-Presidente do Senado, se reuniu com o presidente estadual do PSB paraibano, o deputado federal Gervásio Maia, diversos prefeitos e lideranças em Brasília, como também recebeu parte da cúpula estadual do PT paraibano, dentre outras lideranças.

A reunião de ontem foi articulada pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), um aliado histórico de Lula. “O ex-presidente Lula, em face ao que ele próprio já expressou como possível competidor, é uma alternativa que se mostra, inegavelmente, muito forte. Basta-nos observar os números que vêm trazidos por alguns institutos científicos”, destacou Veneziano.

‘TERCEIRO MANDAMENTO’: operação cumpre mandados prisão e buscas, oriundos da 2ª Vara Mista de Sousa, contra suspeitos de sonegar R$ 230 milhões na Paraíba

Uma operação com atuação conjunta do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba, composto pela Secretaria de Estado da Fazenda, através da Gerência de Combate à Fraude Fiscal, Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Crimes Contra a Ordem Tributária, Secretaria de Segurança e Defesa Social, pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (7), na Paraíba. A operação tem por objetivo desarticular uma organização criminosa que criava empresas de fachadas.

A operação conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado - GAECO, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A constituição de empresas de fachada tinha finalidade de viabilizar a circulação de mercadorias, sem o recolhimento do ICMS devido ao Estado da Paraíba, haja vista que as notas fiscais de tais mercadorias são emitidas para tais empresas, beneficiando assim, os reais destinatários, grandes empresários do sertão paraibano, que as recebem desacompanhadas da necessária documentação fiscal.

A ORCRIM é dividida em núcleos de atividades, dentre eles, o Gerencial e o de Falsificação e é responsável por possibilitar a circulação e entrada, no Estado da Paraíba, de grande volume de mercadoria, advinda de vários Estados do Brasil, cujos fornecedores participam ativamente do esquema criminoso, assim como, os empresários beneficiários de tal esquema, vez que, comercializam tais produtos sem o pagamento do imposto.

Durante as investigações, foram identificadas aproximadamente 80 empresas de fachada, criadas e utilizadas pelo grupo criminoso para recebimento e emissão de notas fiscais inidôneas, com a finalidade de acobertar a circulação de mercadorias entre as empresas fornecedoras de produtos e beneficiárias do esquema, recaindo o ônus tributário em interpostas pessoas, sem capacidade financeira para o pagamento do tributo, o que resulta na supressão dos tributos e em grave dano à coletividade paraibana.

Em virtude das atividades criminosas desenvolvidas pela ORCRIM,constatou-se que, durante o período investigado, foram emitidas, de forma inidônea, aproximadamente 11 mil notas fiscais de entrada de mercadorias e 45 mil notas fiscais de saída, resultando em um total comercializado de R$ 881 milhões de reais, sem o recolhimento do ICMS devido em tais operações, o que resulta em um prejuízo ao Estado da Paraíba, já comprovado, de R$ 230 milhões.

Neste momento estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais, nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, sendo 25 de busca e Apreensão e 14 de Prisão, todos eles oriundos da 2ª Vara Mista de Sousa. Para tanto, foram mobilizados mais de 250 agentes públicos, dentre Policiais Civis, Militares e Rodoviários Federais, Auditores Fiscais Estaduais,Promotores de Justiça e demais servidores públicos.

Maiores esclarecimentos serão fornecidos por meio de uma entrevista coletiva, a ser concedida na manhã de hoje, às 10:30hs, na Escola de Administração Tributária da SEFAZ, com a presença do Secretário de Estado da Fazenda, do Procurador-Geral de Justiça, do Secretário de Segurança e Defesa Social e do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba.

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Daniella diz que prioridade do PP é Aguinaldo no Senado e alfineta aliados de João: "Minha relação com o governador é melhor do que de alguns aliados".

A senadora Daniella Ribeiro pôs fim às especulações sobre uma eventual pré-candidatura ao Governo em 2022. Deixou claro que a prioridade do Progressistas é a pré-candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro ao Senado. “É o nosso nome de consenso”.

Em entrevista ao programa Correio Debate (98 FM), Daniella alfinetou os adversários: “Estão agoniados com o fortalecimento do Progressista dentro do processo eleitoral”. Criticou ainda a antecipação da campanha eleitoral.

Apesar de o nome da senadora ser constantemente lembrado para a disputa, ela repetiu que integra um grupo, é partido e que o projeto se chama Aguinaldo Ribeiro para o Senado. Disse ainda que esse é um tema superado.

Se essa pré-candidatura será na pretensa chapa à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania), Daniella preferiu não entrar nesse debate ainda. Até porque, como repetiu, ainda é cedo.

“Digo isso para os nossos aliados. Os nosso adversários tentam confundir. Para a tristeza dos que tentam nos desunir”, disparou a senadora ao afirmar que Aguinaldo tem o trabalho reconhecido.

Sobre a relação com João, Daniella alfinetou os aliados do governador. “Minha relação com o governador é melhor do que de alguns aliados”, disse.

Adriano Galdino avisa a João Azevêdo para calcular “quem fica e quem sai” em caso de aliança com Romero Rodrigues

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, aconselhou o governador João Azevêdo (Cidadania), a calcular “quem fica e quem sai” em uma eventual aproximação dele com o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Adriano Galdino, que foi rival de Romero na disputa à Prefeitura de Campina Grande em 2016, disse que João deveria consultar nomes como, além dele, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Inácio Falcão (PCdoB) e o deputado federal Efraim Filho (DEM).

Na ocasião, uma entrevista à Rádio Bandnews FM, na manhã desta quarta-feira (6), Galdino sugeriu, ainda, que Romero deve ser candidato a deputado federal e não a governador, como ele foi lançado.

Efraim Filho integrará executiva nacional como primeiro secretário da União Brasil, nova legenda criada hoje.

Os diretórios nacionais do DEM e do PSL aprovaram por aclamação, nesta quarta-feira (6), a fusão entre as duas legendas. O novo partido, que vai se chamar União Brasil, terá a maior bancada da Câmara, com 82 deputados, além de quatro governadores, oito senadores e as maiores fatias dos fundos eleitoral e partidário. Será a primeira vez, em 20 anos, que a direita reúne tantos parlamentares em uma única agremiação. 

A última vez foi no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, quando o então PFL (atual DEM) elegeu 105 representantes. O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Efraim Filho integrará a executiva nacional da nova legenda na posição de primeiro secretário do partido.

O presidente da nova legenda será o atual presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), e a secretaria-geral ficará com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que hoje comanda o DEM.  Para ser oficializada, a criação do União Brasil ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa dos articuladores da fusão é que o tribunal dê a permissão até fevereiro do ano que vem, antes da abertura da janela partidária para as eleições de 2022.

O deputado federal Efraim Filho foi escolhido por ACM Neto para ser o número dois na hierarquia do Democratas na constituição do novo partido. Ou seja, será Efraim o responsável por responder pelo DEM na ausência de ACM.

Com a fusão das legendas, Efraim Filho, que é pré-candidato ao Senado pela Paraíba em 2022, ganha impulso em direção a seu projeto eleitoral ao integrar o que caminha para ser o maior partido do Brasil. O comando do partido na Paraíba ficará com o deputado federal Julian Lemos. 

Bolsonarismo sofre a primeira derrota na criação do União Brasil, fusão de DEM e PSL, que decidiu ter candidato a Presidência em 2022

O bolsonarismo sofreu a primeira derrota com a criação do União Brasil, fusão entre DEM e PSL. O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), tentou aprovar a liberação de integrantes da nova legenda para apoiarem o presidente Jair Bolsonaro, ou o candidato que quisessem, nas eleições de 2022. Não deu.

O presidente da legenda, Luciano Bivar, negou o pedido. Disse que o União Brasil terá candidato próprio e que as discussões sobre candidaturas e eleições serão feitas em um segundo momento. Os nomes discutidos hoje para disputar a Presidência em 2022 são os do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do jornalista e apresentador da Rede Bandeirantes José Luiz Datena e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Bolsonaro não terá o palanque do partido, agora com a maior bancada na Câmara dos Deputados, 82 Deputados Federais, e com fundo partidário de R$ 160 milhões para 2022.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Aguinaldo critica fracasso de ‘megarreforma’ eleitoral e diz que Congresso “repete os mesmos erros”

O deputado federal paraibano e líder da Maioria no Congresso, Aguinaldo Ribeiro (PP), ao avaliar o fracasso da ofensiva por uma megarreforma eleitoral que, ao final das contas, aprovou apenas mudanças pontuais, afirmou que mesmo com o passar dos tempos, o Congresso continua repetindo os mesmos erros.

Para Aguinaldo a insistência em fazer reformas em cima da hora e sob a pressão de um calendário é prejudicial e impede a realização de reformas estruturantes com vista da produção de efeitos consistentes, inclusive, para o futuro.

“Nós fazemos muitas reformas pontuais, em cima da hora, por causa de um calendário. Eu sempre defendi que nós fizéssemos uma reforma política estruturante, com uma data mais à frente da produção dos seus efeitos. Ou seja, votar agora e pensando no futuro. E fazer uma reforma que modifique a estrutura do sistema partidário e eleitoral do nosso país”, diz. “E isso não é fácil, tanto é que não se fez.”

De acordo com a matéria publicada pela Folha, ficaram pelo caminho algumas das principais medidas aventadas, como a mudança do sistema proporcional para o de voto majoritário, a retomada das coligações e a exigência da impressão do voto eletrônico.

Outras iniciativas travaram no Senado, como o Código Eleitoral, que traz medidas que restringem a divulgação de pesquisas eleitorais, fragilizam a fiscalização de contas partidárias e estipulam quarentena eleitoral para juízes, promotores, policiais e militares.

Segundo os analistas políticos, o efeito prático desses atrasos é que, mesmo que o Senado aprove, alterações que dizem respeito ao processo eleitoral não vão entrar em vigor no próximo pleito.

Após polêmica, Cabo Gilberto promete tomar vacina contra a Covid-19, revela Galdino

A polêmica envolvendo a presença do deputado Cabo Gilberto (PSL), que ainda não se vacinou contra a Covid-19, no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba parece que será encerrada em breve. É que após conseguir entrar no plenário, mesmo a Casa tendo aprovado uma resolução impedindo o acesso de pessoas não vacinadas no prédio-sede, o parlamentar prometeu tomar a vacina para encerrar o impasse.

A informação foi revelada no início da tarde pelo presidente Adriano Galdino, durante participação no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM. Durante a realização da sessão, alguns parlamentares deixaram as dependências do plenário alegando que Cabo Gilberto estaria colocando em risco a saúde dos demais presentes no local.

Adriano Galdino afirma que levará Cabo Gilberto ao Conselho de Ética após entrar na ALPB sem estar vacinado

O deputado estadual líder da oposição Cabo Gilberto (PSL) será acionado pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A informação é do deputado e presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB).

Gilberto desrespeitou a norma aprovada na última sessão da ALPB que regulamenta a volta das atividades presenciais (de maneira híbrida) na Assembleia. Apenas deputados e servidores vacinados contra a Covid-19 podem entrar na Casa de Epitácio Pessoa. Cabo Gilberto, no entanto, se dirigiu à Assembleia, e de posse de um exame negativo contra a Covid-19, entrou no prédio para participar da sessão. O parlamentar ainda não está vacinado contra a doença.

“A presença de vossa excelência no plenário vai sempre gerar esses constrangimentos”, disse Galdino, ao se direcionar a Cabo Gilberto. “Vossa excelência tem o seu direito? Sim, de não tomar a vacina. Mas o seu direito é pequeno em relação ao coletivo. E o seu direito fica menor ainda quando vossa excelência está atingindo o nosso bem maior, está colocando em risco o nosso bem maior, que é o direito à vida”, prosseguiu Galdino. A conduta do parlamentar será analisada pelo Conselho de Ética da Casa.

O debate sobre a permissão ou não da presença do deputado Cabo Gilberto durou mais de 2 horas. O deputado Hervázio Bezerra (PSB) levantou questão de ordem para cobrar explicações sobre a presença do Cabo em plenário. Ele ameaçou se retirar da sessão caso Gilberto permanecesse em plenário.

Posteriormente, o deputado Manoel Ludgério (PSD), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, afirmou que já existe em tramitação um processo contra a atitude do deputado Cabo Gilberto. Segundo ele, a matéria deve ser apreciada na próxima semana pelo grupo.

Em sete meses, médico de Sumé faturou mais de R$ 1 milhão em serviços para prefeitura

De janeiro a julho deste ano, o médico Petrúcio Rogério de Araújo Brito faturou R$ 1.120.572,00 em serviços prestados como clínico geral e obstetra para atender necessidades do Hospital e Maternidade Alice de Almeida, da Prefeitura de Sumé.

As informações foram obtidas pelo ClickPB através da plataforma Sagres, do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Os dados disponibilizados informam que o médico recebeu apenas no mês de maio mais de R$ 200 mil, por exemplo.

Outra informação apurada pelo portal é que a empresa de Petrúcio, a Medsafe BR, funciona em uma sala no centro da cidade. Na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae), o médico informou que a empresa realiza diversos serviços, como: treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; atividades de consultoria em gestão empresarial; atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências; e serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante.

Cartaxo afirma que será candidato ao governo, revela convite para voltar ao PT e critica gestão de Bolsonaro: “governo sem realização”

Em entrevista na noite desta segunda-feira (4), no Programa Frente a Frente com luís Tôrres, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), disse que após grande reflexão tomou a importante decisão de candidatar-se a governador em 2022. 

Disse que vem trabalhando forte neste sentido e frisou que não é tarefa simples, mas que está com disposição para construir e ouvir o povo da Paraíba. “Estamos construindo um debate com diversas forças políticas, dialogando e conversando com o povo”, disse.

Luciano também criticou o governo do presidente Jair Bolsonaro; de acordo com ele, o gestor perdeu a oportunidade de melhorar o país e a vida das pessoas. “Um governo que não tem realizações e resultados na melhoria de vida da população”, disse.

Cartaxo também comentou sobre sua aproximação ao PT, o qual já foi filiado, dizendo que está conversando para entender todos os cenários. Rrevelou que conversou com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e que recebeu um convite para voltar ao partido, mas não avançou para um processo de filiação partidária.

“Fico feliz em ter as portas do PT abertas para uma discussão madura, quando chega um convite como este, não dá para desconsiderar”, afirmou.

Anísio e Charliton mostram sintonia com o PSB ao participarem da filiação Sandra e Humberto a sigla de Gérvásio

O deputado estadual Anísio Maia (PT) e um dos pré-candidatos ao Senado do PT o professor e ex-presidente estadual da sigla Charliton Machado ao participarem ontem (04), da filiação de da ex-integrante do PT e ex-vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos e de Humberto Pontes ex-filiado ao PV, ambos ao PSB, mostraram como está viva a divisão dentro do PT, desde filiação do grupo do ex-governador Ricardo Coutinho ao partido de Lula.

Por meio das suas redes sociais, Anísio que pretende disputar a reeleição ao cargo de deputado estadual, disse que, com a filiação da ex-integrante da legenda e ex-vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), há uma união dos partidos de esquerda. O parlamentar lembrou que na eleição passada, o PSB ficou afastado, mas que agora passa a compor o conjunto de siglas da linha de esquerda.

A solenidade de filiação de Sandra Marrocos aconteceu nesta segunda-feira (04) e contou, com a participação de várias legendas da esquerda. Anísio diz que Sandra Marrocos sai do PT de forma ‘elegante’ e na ‘paz’. “Aqui estavam presentes também, no ato de posse dela, uma representação do PSOL através da sua presidenta municipal, a representação do PCdoB, a companheira Gregória”, comentou.

Conforme Anísio, Sandra Marrocos sai do PT sem nenhum problema. Pelo contrário, sai do PT  em clima de muita paz e elegância. “O PSB agora está ajudando nessa união que antes não estava. Na eleição passada, o PSB ficou só, mas agora já estamos junto, procurando nesse caminho o PSB, PCdoB, PT e o PSOL”, disse. Humberto Pontes foi candidato a vereador nas últimas eleições pelo PV do ex-prefeito Luciano Cartaxo, que também está sendo cotado para se filiar ao PT.

Por meio das suas redes sociais Charliton Machado disse: “Hoje participamos da posse de @marrocossandra (presidente) e @adelaidealvesdias (secretaria geral) na nova direção municipal do PSB. O evento foi prestigiado por lideranças do PT, PC do B, PSB e PSOL”, disse, vale ressaltar que nem Anísio ou Charlinton participaram da filiação do grupo de Ricardo Coutinho ao PT.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Mersinho Lucena confirma filiação ao PP e diz que está pronto para ser vice de João Azevêdo e declinar da disputa pela Câmara Federal ‘se for consenso no grupo’.

Preparado. Foi assim que o vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena, declarou sua posição se for chamado para compor uma candidatura de vice na chapa majoritária ao Governo do Estado nas eleições de 2022, ao lado do governador João Azevêdo (Cidadania). A declaração aconteceu durante o programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (4).

Mersinho, que é pré-candidato a deputado federal e deve se filiar ao Progressistas nos próximos dias, partido que tem lideranças como a senadora Daniella Ribeiro, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o seu pai e prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, entre outros nomes, condicionou a oportunidade de disputar a vice como algo a ser decidido em conjunto e apoiado por todo o grupo político que compõe a base.

“Preparado a gente sempre tem que estar. Eu entrei na vida pública agora aos 40 anos de idade, eu vim da iniciativa privada, no segmento da construção civil, entretenimento, importação. Embora eu entrei na política como vice [Cabedelo], eu tenho que estar preparado para qualquer situação, tanto é que, de vice, estou pleiteando vaga para deputado federal. Da mesma forma digo que estou pronto, se for um consenso e no momento certo, a essa possibilidade de vice, eu estarei a disposição se for algo construído e diante de consenso”, disse.

PP quer a vice de João Azevêdo

“O projeto não é pessoal, é de grupo. Por isso o PP pleiteia uma vaga na chapa majoritária, por acreditar que tem essa força pra isso, tem quadro político. Mas do que isso, não é um jogo de poder, temos quadro pra isso. Prefeito da Capital, prefeito de Santa Rita, três deputados estaduais, diversos prefeitos vitoriosos, enfim, e iremos oferecer no momento certo um nome a chapa majoritária”, afirmou Mersinho.

Confira a íntegra da entrevista concedida ao jornalista Luís Tôrres:

Cícero afirma que prioridade do PP é a eleição de Aguinaldo Ribeiro ao Senado em 2022

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) afirmou nesta segunda-feira (4) em entrevista ao programa Correio Debate da 98FM que a atual prioridade do seu partido é a eleição do deputado federal Aguinaldo Ribeiro para o Senado Federal nas eleições de 2022. “O nosso projeto, a prioridade do partido é a eleição de Aguinaldo Ribeiro para o Senado”, disse Cícero

Sobre um possível rompimento com o governador João Azevêdo (Cidadania), o prefeito afirmou que acredita na concretização da formação de uma chapa majoritária com o Governo. Cícero também falou sobre a gestão de Azevêdo e apoiou sua reeleição. “O governo de João tem sim trabalhado e merece uma chance de ser reeleito para que ele possa concluir os projetos do estado” finalizou o gestor.

Sem puxadores de votos, emedebistas pressionam Veneziano por candidatura ao Governo do Estado

Presidente estadual do MDB, o senador Veneziano Vital do Rêgo tem recebido pressão dos aliados para disputar o Governo do Estado, no próximo ano. A leitura dos emedebistas é que o partido, hoje, não tem puxadores de votos, principalmente, para deputado federal, a exemplo do PP e PL. Por isso, a necessidade da candidatura de Veneziano.

Apesar dos apelos, Veneziano não tem demostrando muito apetite para a disputa. O senador defende o apoio do partido à reeleição de João Azevêdo (Cidadania). Veneziano se reúne nesta quarta-feira (6), com Lula em Brasília e a as eleições de 2022 estarão na pauta das conversas. O petista é um entusiasta da candidatura.

JOÃO FICOU DE FORA Lula reúne governadores do Nordeste para discutir estratégias visando as eleições de 2022

O ex-presidente Lula reuniu governadores nordestinos, na noite deste domingo (dia 3), em Brasília, para discutir estratégias visando as eleições de 2021. Estavam presentes os governadores Camilo Santana (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), Rui Costa (PT-BA), Eliane Aquino (vice-governadora, PT-SE), Paulo Câmara (PSB-PE) e Wellington Dias (PT-PI).

Também participaram o ex-governador Jacques Wagner (PT-BA), o senador Humberto Costa (PT-PE) e a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido. Segundo postagem em redes sociais, Lula explicou que o encontro “foi para  o presente e o futuro do nosso país. Time que luta todos os dias por um Brasil mais justo!” 

Quem leu a postagem, certamente estranhou a ausência do governador João Azevedo, que tem defendido apoio à candidatura de Lula em 2022. Apesar de que, durante recente live por ocasião da filiação de Ricardo Coutinho ao PT, Lula chegou a defender o retorno do ex-governador à cena política para “reconstruir a Paraíba”.

A declaração ensejou revide de João Azevedo, comentando que talvez Lula não esteja devidamente informado sobre a sua gestão à frente do governo do Estado. O caso suscitou dúvidas se Lula estará com João em 2022. Até porque o ex-governador Ricardo Coutinho já defendeu que não aceita ter João no palanque do petista. (Helder Moura)

domingo, 3 de outubro de 2021

“Ele tem um olhar diferenciado”, diz Camila Toscano ao agradecer Veneziano pela destinação de emendas para diversas cidades da PB

As ações de saúde pública nos municípios de Araçagi; Cuitegi; Pilãozinhos; Jacaraú e Guarabira foram contempladas com mais recursos financeiros oriundos do Orçamento Geral da União – OGU para este ano. Tal iniciativa partiu do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Quem anunciou tais conquistas e agradeceu ao parlamentar pelos recursos foi à deputada estadual Camila Toscano (PSDB) que destacou o compromisso do senador independente de questões político-partidárias. “Ele tem um olhar diferenciado”, comentou a deputada.

“Eu agradeço ao senador Veneziano primeiramente pela forma grandiosa que ele tem, pois distingue lados político-partidários. Ele atendeu a meu pedido ajudando diversas cidades da minha base, promovendo uma grande contribuição com essas cidades que estão vivendo momentos muito difíceis fruto da pandemia, onde os prefeitos estão com muitas limitações. Muitos desses gestores nem esperavam esses recursos”, comentou a deputada tucana

Ainda segundo ela, o senador teve a capacidade de enxergar longe e ajudar diversas cidades. “Fica aqui a minha gratidão pública em nome dos prefeitos, pelo olhar diferenciado que Veneziano está tendo pela nossa região e toda a Paraíba”, disse a deputada Camila Toscano, destacando que vai continuar mantendo esse contato com o parlamentar, buscando melhorias para sua região.