sábado, 19 de novembro de 2022

Uso de máscaras volta a ser obrigatório a partir de segunda, na Paraíba.

A partir de segunda-feira (21), o uso de máscaras nos ambientes fechados das repartições públicas estaduais volta a ser obrigatório. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (19) e se torna necessária em virtude do aumento no número de casos de Covid-19 registrado em novembro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas nas últimas 24 horas foram confirmados mais 1.871 novos casos da Covid. Até o momento, o percentual de ocupação de leitos de enfermaria é de 43% e de UTI adulto, 27%.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Dra. Paula diz que Daniella será candidata a prefeita de CG, em 2024, e Aguinaldo… ao governo em 2026.

A deputada estadual Drª Paula (Progressistas) revelou a estratégia que o seu partido já tem traçada para as eleições: candidatura da senadora Daniella Ribeiro (PSD) a prefeitura em Campina Grande, em 2024, e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao Governo do Estado, em 2026, quando seu sobrinho Lucas assumir no lugar de João Azevêdo que será candidato ao Senado. 

Drª Paula também lançou a candidatura do marido/prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, para Deputado Federal em 2026. Questionada se seria novamente candidata a deputada estadual, Drª Paula disse que dependerá das composições. 

O Progressistas foi o grupo que teve melhor saldo positivo este ano ao eleger o vice-governador Lucas Ribeiro; 2 Deputado Federais: (reeleito) Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena; 4 estaduais: João Paulo e os reeleitos Drª Paula, Jane Panta e Galego Souza. 

Em verdade, o grupo comandado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro elegeu no geral 8 deputados estaduais: contabilizando Felipe Leitão (PSD); Eduardo Carneiro e Eduardo Brito (pelo SD); e, ainda, Tião Gomes (mesmo tendo sido eleito pelo PSB do governador João).

Nonato Bandeira defende que secretários e ocupantes de cargos do segundo escalão deixem cargos para João montar novo governo

Secretário de Estado da Comunicação, o jornalista Nonato Bandeira defendeu ontem (17) que os atuais secretários e ocupantes de cargos do segundo escalão deixem os cargos em dezembro a fim de deixar o governador João Azevêdo (PSB) à vontade para montar o seu segundo governo, que se inicia em janeiro próximo.

Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, Nonato argumentou que os atuais secretários e ocupantes de cargos do primeiro e segundo escalões da administração estadual fazem parte de uma gestão que está fechando um ciclo, e outro se iniciará em 2023 com mudanças de nomes e composições.

“Por mais que seja o mesmo governador, reeleito para mais um mandato, entendo que a partir de 1ª de janeiro de 2023 se instalará na Paraíba um novo governo para os próximos quatro anos, com um plano de governo aprovado pela população diferente daquele elaborado para as eleições de 2018. Então é natural que se fecha um ciclo e se inicia outro, com mudanças de nomes, concepções, motivações, composições políticas e mentalidade”, afirmou o secretário.

Secretário aconselhou que os colegas de gestão se dispam da vaidade e deixem o governador escolher seus secretários, sem pressão. “Sugiro, modestamente, que a partir de dezembro a gente deixe-o à vontade e absolutamente tranquilo, desprendido de qualquer vaidade ou qualquer tipo de pressão, para que o governador possa montar o seu novo governo de acordo com o perfil que ele achar conveniente”, sugeriu Nonato.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Lucas visita área em CG onde Estado planeja construir ‘Estação da Cidadania’

Há pouco mais de 15 dias do término da campanha, o vice-governador eleito da Paraíba, Lucas Ribeiro, já dá mostras de que será um vice atuante e presente no dia a dia do estado. Nesta quarta-feira (16), acompanhado de vereadores e lideranças, Lucas visitou, em Campina Grande, o local onde o Governo do Estado planeja construir uma ‘Estação da Cidadania’.

Segundo o gestor, trata-se de um equipamento multidisciplinar que contará com campos, quadras, passarelas, dentre outros espaços para beneficiar a população. “O projeto já está pronto, iremos apresentar em breve, e representa mais um grande ganho para a cidade em termos de área de esporte e lazer”, afirmou Lucas.

Para que a licitação seja iniciada e o projeto possa ser executado, a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) aguarda apenas uma documentação que comprova a posse da área, a ser enviada por parte da Prefeitura de Campina Grande. A ‘Estação da Cidadania’ será construída no entorno do Estádio Governador Ernani Sátyro (O Amigão).

Sem contato com WR, Nilvan Ferreira diz que vai conversar com Bolsonaro sobre mudança de partido

O comunicador Nilvan Ferreira (PL), que foi candidato a governador nas ultimas eleições, revelou em entrevista ao Arapuan Verdade que poderá deixar o Partido Liberal (PL) e se filiar a uma nova sigla política, antes das eleições 2024. Nilvan citou como um dos motivos a falta de contato com o presidente do PL na Paraíba, deputado federal reeleito Wellington Roberto.

Nilvan disse que antes da decisão vai consultar Bolsonaro. "[Com Wellington] eu não conversei mais depois da eleição, antes da eleição eu já não tinha um contato com ele em relação a própria campanha e depois também não tive mais contato com ele, com o presidente do partido", detalhou explicando que vai procurar um partido em que esteja "extremamente seguro em relação a 2024".

Candidato ao Governo da Paraíba, em 2022, Nilvan Ferreira obteve 406.604 (18,68%) votos. Ficou em terceiro lugar durante o primeiro turno, atrás de João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB).  

Azevêdo vai trabalhar na formação de um novo governo e na eleição de um presidente aliado na AL da Paraíba

O governador João Azevêdo (PSB) voltou das férias de quase 15 dias e, agora, deve focar, inevitavelmente, na formação do novo governo, para os próximos quatro anos, e na eleição da Assembleia Legislativa. Na primeira tarefa, deve fazer com a cautela que é comum ao seu perfil. Sem estardalhaço, sem rupturas e, talvez, sem mudanças radicais.

De qualquer forma, a expectativa já é grande para alguns grupos de aliados. Entre eles, os derrotados nas urnas que são mais próximos ao gestor e os que só se aproximaram na decisão de apoio do segundo turno. A lista não é pequena. “De cabeça”, Pollyana Dutra (PSB), Ricardo Barbosa (PSB), Lindolfo Pires (PP), Frei Anastácio (PT), Anísio Maia (PSB), Jullian Lemos (UB), Rafaela Camaraense (PSB), Eva Gouveia (PSD), Fernanda Albuquerque (UB), Geraldo Medeiros (PSB)…

Tem ainda os aliados do Republicanos, partido que deu uma boa sustentação a Azevêdo na disputa pela vaga de governador e deve ter um tratamento diferenciado; bem como o Progressistas, partido do vice-governador eleito, Lucas Ribeiro. Na periferia, outros nomes dos partidos que fizeram parte do arco de alianças, PSD, PV, Rede, PC do B, Podemos, Avante, Solidariedade, PMN e Agir 36.

Algumas legendas já estão até contempladas, mas um novo governo, mesmo sendo de continuidade, traz naturalmente um cenário de disputa por espaços. Vamos ver quem tem mais força e influência. 

Assembleia 

A composição do governo passa, inevitavelmente, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a formação de uma base e, primeiramente, a escolha dos presidentes dos dois biênios.

O governo, como sempre, evita dizer que vai interferir na disputa do Parlamento. Jogo de cena. Nos bastidores, corredores, cafés e em reuniões, com boa comida e bebida, apresenta as preferências, desejos e coloca as cartas na mesa. A preço de hoje, do Republicanos, os favoritos para o primeiro biênio são Wilson Filho e Branco Mendes. Os dois já trabalham no objetivo.

Tião Gomes corre por fora pelo PSB. Hervázio Bezerra não é candidato, mas “palpita” e interfere com a experiência de quem já foi articulador em muitas eleições. E rifado em uma delas. Eduardo Carneiro (PSD) se prepara para surpreender, com apoio de opositores. Galdino, atual presidente, tenta garantir, no mínimo, o segundo biênio. Na lista de quem deve interferir no processo tem ainda Felipe Leitão (PSD), que é bom nos bastidores.

Enfim, o governo também não terá uma tarefa simples para agradar todo mundo. Os articuladores terão que ter capacidade de convencimento, que passa, sem dúvida, por licenças programadas, espaços privilegiados nas secretarias e apoio garantido para as próximas eleições municipais. A pressão já começou e João volta como político vencedor, chancelado pelas urnas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Reunião do Consuni da UFPB ocorre a portas fechadas e com presença de policiais militares armados com fuzis

Policiais militares armados com fuzis foram chamados para acompanhar a reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba (Consuni/UFPB) que aconteceu nesta quarta-feira (16) de forma presencial do prédio da Reitoria. A reunião foi realizada sem a participação de estudantes, professores e servidores. Entidades representativas se manifestaram em frente ao prédio.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, uma guarnição foi enviada ao local após receber chamadas vindas da Reitoria alegando que os ânimos no local estariam exaltados. A Polícia Militar ficou no local até a chegada da Polícia Federal.  Apenas os integrantes do Consuni puderam participar da reunião. 

As entidades representativas de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vem reclamando da gestão de Valdiney Gouveia, sobretudo em relação a cobranças consideradas abusivas. 

De acordo com nota à comunidade acadêmica, o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb) foi intimado judicialmente a pagar à UFPB a quantia de R$ 2.287.251,55, referente a “aluguéis atrasados” de sua sede administrativa no Campus. Cobranças semelhantes foram apresentadas à Associação de Docentes da UFPB (Adufpb Seção Sindical do ANDES-SN) e ao Diretório Central de Estudantes (DCE).

As entidades também apontam estranhar o fato da cobrança apresentada pela atual administração central se referir a gestões passadas, uma vez que a ocupação do solo se dava em regime de comodato, acordado com os ex-reitores da UFPB.

Comissão da ALPB aprova aumento (de 68%) no valor das emendas impositivas para 2023; cada deputado(a) terá quase R$ 3 milhões para apresentar até dia 1º de dezembro...

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023 deverá ter um aumento de quase 68% no percentual da reserva para a cobertura de emendas parlamentares, em relação ao ano de 2022. O índice saltou de 0,4% do orçamento para 0,7%. No próximo ano, cada parlamentar poderá ter R$ 2.955.284,00 em emendas. De acordo com o projeto, 50% deste valor que deverá ser destinado a cada parlamentar será utilizado em serviços públicos de saúde.

A o parecer preliminar da LOA-2023 foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (16), pela Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência, da Assembleia Legislativa da Paraíba. No próximo ano o Governo da Paraíba estima a receita e fixa despesa no valor de R$ 17.635.592.015,00 (dezessete bilhões, seiscentos e trinta e cinco milhões, quinhentos e noventa e dois mil e quinze reais). 

A aprovação do Projeto de Lei 4.022/2022, que contém a LOA, foi realizada com os votos dos deputados Branco Mendes, Júnior Araújo, Buba Germano, Ricardo Barbosa, Tovar e Wilson Filho durante a reunião remota da comissão. 

O presidente da Comissão, Branco Mendes, destacou a aprovação por parte do governador João Azevêdo do aumento do índice para emendas impositivas na dotação orçamentária. "Enaltecer o bom entendimento do nosso Governador, que deu um passo importante para que nós pudéssemos instalar a Emenda Impositiva para casa parlamentar; foi fundamental no entendimento, nas conversas. Começamos com 0,4 e já estamos com 0,7% do orçamento destinados para essas emendas”, frisou o parlamentar. 

Após a aprovação do relatório preliminar da LOA 2023, os parlamentares terão de 17 de novembro até 1º de dezembro para apresentação de emendas, antes do Perecer Definitivo. Há a previsão que o orçamento do estado para o próximo ano entrará na pauta da sessão plenária do dia 20 de dezembro.

Confira o vídeo completo da reunião:

VOCÊ PODE GOSTAR

"... Bolsonaro morreu pela boca, feito peixe. Tirou muitas brincadeiras com coisas sérias...", critica deputado Tovar ao apontar motivo da derrota do presidente.

"...O presidente Bolsonaro morreu pela boca, feito peixe. Tirou muitas brincadeiras, muita onda, com coisas sérias...", foi o disse o (eleitor de Bolsonaro) deputado estadual reeleito Tovar Correia Lima (PSDB) em entrevista ao programa Ideia Livre, da Rede Ita (antiga TV Itararé) - que vale a pena conferir. 

Tovar teve 23.577 votos no pleito e conseguiu a terceira vaga do partido na Assembleia Legislativa, desbancando o colega Manoel Ludgério (por apenas 87 votos de diferença) que deixará a casa ao fim deste mandato. Entretanto, é possível que Ludgério continue no mandato após convocação do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) para que Tovar assuma uma secretaria em Campina Grande.

(com Paraibaonline) Confira no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/user/portalparaibaonline

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Paraíba registra mais de mil novos casos e 2 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas e secretária alerta: "Uma nova onda".

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, divulgou um vídeo no início da noite desta segunda-feira (14) onde alerta a população paraibana sobre o atual cenário epidemiológico da Covid-19. Segundo a gestora da pasta, a taxa de reprodução do vírus voltou a subir e ultrapassar a marca de 1%. O panorama indica mais uma onda da pandemia, e a provável circulação da nova subvariante BQ.1 no estado.

“A Secretaria de Estado da Saúde realizou mais um monitoramento referente ao cenário epidemiológico da pandemia e nesse momento conseguimos fazer a confirmação de mais de 130% de casos confirmados da covid-19, alertando mais uma vez para um cenário de uma nova onda que estamos atravessando. A taxa de reprodução do vírus está acima de 1%, o que sinaliza que realmente, possivelmente porque ainda não conseguimos captar, a nova subvariante BQ.1, pelo número de casos e pela expressividade de aumento de casos, certamente já está circulando. É importante que toda a população mediante sintomatologia procure um serviço de saúde para automaticamente a gente consiga também enviar essas amostras para o Lacen e conseguir fazer a captação da nova subvariante”.

Nesta segunda-feira (14), a SES divulgou uma Nota Informativa reforçando as orientações de isolamento e cuidados individuais contra a covid-19. As recomendações têm como base o aumento de notificações de casos e a circulação de duas sublinhagens do vírus (BQ.1* e BA.5.3.1) em outros estados. O uso de máscaras, a higiene das mãos, a vacina em tempo oportuno e o isolamento de pacientes entre 5 e 10 dias são os cuidados apontados no documento de orientação.

De acordo com a secretária Renata Nóbrega, o intuito da SES é reforçar as medidas sanitárias já conhecidas e, sobretudo, as coberturas vacinais contra a covid-19. “Orientamos a população que intensifique a higiene das mãos, seja pela lavagem, ou pelo uso de álcool a 70%, que façam uso de máscara em ambientes fechados, mal ventilados, locais com aglomeração e nos serviços de saúde. Reforçamos ainda que quem está com dose de vacina covid-19 atrasada, ou já está em tempo de receber alguma etapa do esquema vacinal, procure a sala de vacinação mais próxima para atualizar o cartão de vacinas, de acordo com a faixa etária”, ressalta.

Americana FedEx vai instalar nova unidade no município do Conde

O município de Conde, no Litoral Sul paraibano, vai receber a nova unidade da empresa americana de remessas FedEx. A informação foi divulgada na nova edição da revista IstoÉ Dinheiro. Além do Conde, a cidade de Serra no Espírito Santo também receberá uma unidade da empresa.

De acordo com o grupo, a escolha do Conde para receber o empreendimento foi definida, pois o município possui localização estratégica para oferecer os serviços de transporte e logística internacional na região, com sistemas de segurança e automação avançados.

O vice-presidente de operações da FedEx no Brasil afirmou que a empresa está “investindo nas operações brasileiras para empregar modelos semelhantes aos usados nos Estados Unidos e melhor atender aos clientes”.

A Prefeita de Conde, Karla Pimentel reforça a importância da chegada da nova unidade da FedEx no município. “O Conde está recebendo uma empresa conhecida mundialmente e através dela, oportunidades de trabalho para nossa população e desenvolvimento para a cidade que passa a ser um ponto estratégico para os serviços prestado pela FedEx”, pontuou.

Sobre a FedEx

FedEx ou FedEx Corporation é uma empresa americana de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos, oferecendo ainda vários serviços de logística. FedEx é um acrônimo do nome original da empresa, Federal Express.

A operação da FedEx no Brasil começou em 1989 e até 2012 seu fica era direcionado ao transporte internacional de mercadorias. Naquele ano, a companhia concluiu a aquisição da Rapidão Cometa e tornou-se uma empresa completa de transporte e logística com serviços domésticos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Obra de restauração da PB-386, trecho de 55,4 km entre Itaporanga-Conceição, deve ser concluída em janeiro próximo

Os trabalhos de restauração, realizado pelo Governo do Estado através do DER-PB, da rodovia PB-386, trecho que liga Itaporanga/BoaVentura/Diamante/Ibiara/Conceição, com 55,4 km, na região do Vale do Piancó, estão previstos para serem cocluídos em janeiro próximo. Informa a engenheira Marília Mendonça, cuja obra é executada pela construtora J&F Construções e Comércio Ltda. 

O investimento é da ordem de R$ 30 milhões e a obra consiste em serviços de restabilização de base existente com inclusão de revestimento asfáltico e adição de 30% de brita com recicladora. A rodovia terá sinalização vertical com chapas zincadas e sinalização horizontal. Atualmente, 52% das obras foram concluídas, lembrando que a ordem de serviço foi dada em novembro de 2021, mas a empresa só iniciou os serviços em abril de 2022. 

“A importância dessa obra é levar para a região e sua população o desenvolvimento social e econômico, além de usufruir de uma via com segurança e conforto em sua trafegabilidade”, destacou Marília.