sábado, 20 de junho de 2015

Instantes antes de ser preso, Marcelo Odebrecht contactou Planalto e disse que se não estivesse solto logo não 'haveria República na segunda-feira'; enquanto o pai, Emílio, dono da Odebrecht ameaçara: "Se prenderem o Marcelo, terão de arrumar mais três celas. Uma pra mim, outra para Lula e outra para Dilma".

Os riscos envolvidos na prisão de Marcelo Odebrecht seriam tão grandes que todo o estrago que a Operação Lava Jato já fez no Legislativo, no Executivo e no mercado da construção pesada virou prefácio. A política experimenta um sentimento inédito de vulnerabilidade. A oposição está preocupada. E o governo está em pânico. Quem consegue dormir bem enquanto todos perdem o sono à sua volta provavelmente está mal informado.
Em sua última edição, a revista Época relata que o presidente da Odebrecht descontrolou-se quando os policiais federais chegaram em sua casa com um mandado de prisão. Antes de ser levado, Marcelo Odebrecht teria feito três ligações. Numa delas, alcançou um amigo com credenciais para contactar Lula e Dilma Rousseff. “É para resolver essa lambança”, teria mandado dizer. “Ou não haverá República na segunda-feira.”
Os destinatários do recado podem até considerar adequado dialogar com o novo hóspede da carceragem da PF em Curitiba. Mas os únicos interlocutores que o mandachuva da Odebrecht terá nos próximos dias, além dos seus advogados, serão os membros da força-tarefa da Lava Jato. E já está entendido que, para esses personagens, Marcelo Odebrecht precisa de interrogatório, não de diálogo.
Emílio Odebrecht, patriarca da família que controla a maior construtora da América Latina, também teve acessos de raiva nos últimos dias, informa a notícia de Época. Seu pavio diminuía na proporção direta do crescimento dos rumores sobre a perspectiva de detenção do filho. Conforme o relato de amigos, Emílio deu para repetir uma ameaça: “Se prenderem o Marcelo, terão de arrumar mais três celas. Uma para mim, outra para o Lula e outra para a Dilma.”
Ainda não sabe para onde a Lava Jato vai levar o Brasil. Mas a operação já surte efeitos extraordinários. Intima o país à reflexão. O caos já começou ou ainda não chegamos ao fundo do Pós-Odebrecht?, eis a pergunta que o brasileiro faz a si mesmo enquanto caminha para o insondável. Se a família Odebrecht cumprisse as ameaças de romper o silêncio, o país talvez eliminasse a fase do caos, caindo direto no pântano. Que é o melhor lugar para começar uma nação inteiramente nova. (Com Josias de Souza)

Sem foro privilegiado, Lula se queixa de Dilma e diz a aliados que será o próximo (preso) alvo do juiz Sérgio Moro

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva disse a aliados, neste sábado (20), que a prisão dos presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação 'Lava Jato'. Lula também reclamou do que chamou de inércia da presidente Dilma Rousseff para contenção dos danos causados pela investigação. 
Ainda segundo seus interlocutores, Lula se queixa da atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que teria convencido Dilma a minimizar o impacto político da operação.
Nas conversas ele se mostra preocupado pelo fato de não ter foro privilegiado, podendo ser chamado a depor a qualquer momento. Por isso, expressa insatisfação que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro. 

Com a prisão ontem dos chefões das maiores empreiteiras do Brasil: Odebrecht e Andrade Gutierrez, já é dada como certo que a próxima será a do ex-presidente Lula.

A Polícia Federal prende os donos e executivos das maiores empreiteiras brasileiras, Odebrecht e Andrade Gutierrez, e com isso atinge o topo da cadeia de comando do esquema de corrupção da Petrobras e está a um passo do ex-presidente Lula, segundo reportagem da revista Veja deste fim de semana.
Mensagens interceptadas pela Polícia Federal entre executivos da construtora OAS, e que constam do processo contra a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, descrevem com detalhes o esquema de lobby e indício de tráfico de influência do ex-presidente Lula em países da África e da América Latina. A 14ª fase da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta sexta-feira (19), resultando na prisão dos executivos Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo.
A troca de mensagens ocorreu em 2013 entre Léo Pinheiro e Cezar Uzeda, presidente e diretor da área internacional da OAS, respectivamente. Nos textos, Lula leva o apelido "carinhoso" de Brahma e é citado nos termos de uma aproximação com o embaixador de Moçambique no Brasil, Murade Isaac Miguigy Murargy.
O facilitador do encontro, segundo as mensagens, é o ex-ministro Franklin Martins. Diz Pinheiro: "Tem o Brahma no meio. Quem marcou (o encontro) foi a Mônica, mulher de Franklin (Martins). Segundo ela, seria uma aproximação para 2014. Ele deve coordenar. Disse-me também que os dois (Odebrecht e AG) estão em pé de guerra. Vou confirmar sua ida. Nesse mesmo horário vou estar com Aécio (Neves)", escreveu o ex-presidente da empreiteira, preso em novembro do ano passado, e que foi liberado após um pedido de habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A mulher de Franklin Martins, Monica, também enviou mensagem a Pinheiro detalhando o perfil do embaixador. "Diz ao Cesar (Uzeda) que estarei com ele. Me encontre na porta da Embaixada. Ele vai falar sobre campanha política e novos projetos. Ele que colocou a Suzano e a Andrade lá no governo. Era o chefe de gabinete do presidente (de Moçambique)", explica.
A troca de mensagens mostra que uma viagem ao Chile, onde Lula palestrou em novembro de 2013, bancada pela OAS, foi ideia do próprio ex-presidente. Na tarde do dia 12 de novembro, Léo Pinheiro questiona Cezar Uzeda sobre as obras da OAS no Chile, afirmando que "o Brahma está procurando saber". Quando o executivo responde listando as obras, a réplica de Pinheiro, às 22h do mesmo dia, detalha a ideia do ex-presidente. "O Brahma quer fazer a Palestra dia 24/25 ou 26/11 em Santiago. Seria uma mesa redonda com 20 a 30 pessoas. Quem poderíamos convidar e onde?", diz Pinheiro.
Segundo o diretor da área internacional, os convites estavam condicionados às eleições presidenciais, em que a vencedora terminou sendo a socialista Michele Bachelet. "Os convidados dependerão do resultado das eleições de domingo próximo. O Chile é um país mais sofisticado. Talvez um almoço com participação de empresários, políticos com orientação mais à esquerda e intelectuais. Submeteríamos os convidados à crítica prévia dele (Lula)", diz Uzeda.
Em outra conversa, os empresários definem que a OAS bancará a viagem de avião, mas temem se é conveniente que a viagem seja na mesma aeronave que a do ex-presidente. "Leo, colocamos o avião à disposição de Lula pra sair amanhã ao meio dia. Seria bom você checar com Paulo Okamoto se é conveniente irmos no mesmo avião. Caso contrário, vamos na quarta feira", afirma o diretor da área internacional.
Em relação ao mesmo evento, os executivos conversam sobre as diferenças entre Dilma e Lula em relação à agenda internacional. "A agenda nem de longe produz os efeitos das anteriores do governo Brahma. No entanto, acho que ajuda a lubrificar as relações. A senhora não leva jeito, discurso fraco, confuso e desarticulado, falta carisma"
O mesmo modelo de visita, patrocinada pela OAS, ocorreu em janeiro de 2014, no Uruguai. Diz Uzeda: "Leo, o formato segue o modelo exato do que foi feito no Chile: pela manhã, grupo seleto de empresários uruguaios ou que atuam por lá. O tema passará sempre por alguma derivada da integração regional. Importante saber se ele gostaria de algum retoque ou mudança na organização. Quanto aos nossos interesses no Uruguai, na pauta está o porto de águas profundas em La Paloma (Odebrecht propôs uma PPP) e um gasoduto para levar gás ao Brasil".
Os executivos também citam contato do então ministro Fernando Pimentel para ajudar nas negociações na Argentina, sobre a construção de uma usina hidrelétrica. "(Julio) De Vido (ministro do Planejamento da Argentina) nos ligou preocupado porque o tema das UHE NK não estaria na pauta da reuniao da Camex (Câmara de Comércio Exterior ligada ao Ministério do Desenvolvimento, pilotado por Pimentel) da próxima terça e a data limite para apresentação pelas empresas brasileiras da carta do BNDES é dia 21/02 , data em que ele abrirá os envelopes de preço. Se não apresentamos a carta em 21/02 , seremos desclassificados e ficaremos mal na Argentina. A Odebrecht não está muito preocupada com isso. Ou acha que perde para nós no preço, ou ja está satisfeita por que ganhou do BNDES um financiamento para outra obra de 1,5 bilhão de dólares na Argentina", diz, Léo Pinheiro.
No mesmo diálogo, o executivo da OAS relata gestões de Pimentel para interceder pela Vale na Argentina. "FP vai para Argentina amanhã, domingo, resolver problema da Vale com o ministro De Vido. O governo da Argentina ameaçou a Vale: 'ou investe no país ou libera a mina de potássio do rio Colorado para a China explorar e sai do país'. Mais uma rateada de Murilinho (Murilo Ferreira, presidente da Vale), e o governo brasileiro se move em peso pra resolver", diz Pinheiro.

Deputado Rômulo Gouveia foi reeleito neste sábado presidente estadual do PSD...

O Partido Social Democrático realizou na manhã deste sábado (20) no auditório do SENAC em Campina Grande a sua convenção estadual. Na oportunidade estavam reunidos os presidentes dos diretórios municipais, vereadores do partido, vice-prefeitos, prefeitos, deputados estaduais e o deputado federal Rômulo Gouveia, que também é vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados.
Rômulo Gouveia agradeceu a presença da representação do partido no estado da Paraíba e chamou a atenção para o fortalecimento do PSD no estado. “Vamos ampliar ano que vem o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores”, destacou o presidente estadual. O vice-presidente estadual, deputado Manoel Ludgerio disse que o PSD vai aumentar o número de prefeitos, pois tinha um presidente atuante e presente no estado. “Temos um presidente acessível e isso facilita a comunicação”.
Também estavam na mesa diretora dos trabalhos na convenção o presidente municipal em Campina Grande, vereador João Dantas, a secretária da assistência social em Campina Grande Eva Gouveia e os prefeitos de Boqueirão João Paulo Segundo, de Matinhas Fátima Silva, de Assunção Rafael Anderson de Farias Oliveira, de Tenório Evilazio Souto, do Junco do Seridó Cosmo Simões de Medeiros e o vereador em Campina Grande Miguel Rodrigues.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

TJPB livrou Estado de ter prejuízo de até R$ 9 mi com bolsa para inativos do Fisco

Uma decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) evitou um prejuízo anual estimado em até R$ 9 milhões para o Estado. O Pleno do TJPB denegou, por unanimidade, o Mandado de Segurança Coletivo nº 2004215-06.2014.815.0000, impetrado pelo Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional dos Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco), para concessão da Bolsa de Desempenho Fiscal para os servidores aposentados, inativos e pensionistas que integram a categoria.
Essa Bolsa de Desempenho, cujo valor vai de R$ 13 mil a R$ 19 mil, e é paga aos ativos em três meses do ano - janeiro, maio e setembro - segue critérios como desempenho, assiduidade e produção, estabelecidos por meio do decreto (Decreto nº 33.674/2013) publicado no Diário Oficial do Estado do dia 25 de janeiro de 2013. Na Paraíba, são 535 inativos. De acordo com a PBPrev, atualmente nenhum aposentado ou pensionista integrante do grupo ocupacional dos servidores fiscais tributários estaduais recebe menos que R$ 16 mil.
O juiz convocado João Batista Barbosa, que atuou como relator do processo, acatou os argumentos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), de que a Bolsa de Desempenho Fiscal é devida apenas aos servidores em atividade, que preenchem critérios objetivos, específicos, aferição de desempenho individual e que alcancem a meta de arrecadação institucional do ICMS. O relator entendeu que a vantagem remuneratória pleiteada pela entidade é destituída de linearidade e generalidade, qualificando-se como verba de natureza "propeter laborem" - ou seja, própria do trabalho, não podendo se estender aos inativos. (com Aline Lins)

Professores da UEPB decidem pela greve após Assembleia Geral, realizada hoje...

Durante Assembleia Geral realiza na manhã desta sexta-feira (19), em Campina Grande, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Com 37 votos a favor da greve, 15 contra e sete abstenções os professores suspenderam as aulas imediatamente, afetando as aulas que aconteceriam à tarde e à noite.
De acordo com a Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (AduePB),  a paralização das atividades afeta mais de 24 mil alunos de todos os campi da instituição instalados pelo Estado nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Catolé do Rocha, Araruna, Guarabira, João Pessoa e Monteiro.  
A categoria exige, além do reajuste salarial de 8%, que deveria ter sido concedido no mês de janeiro, investimentos na infraestrutura das unidades educacionais, assim como melhoria nas condições de trabalho. Além dos professores da UEPB, também estão em greve dos professores da UFPB. Já os docentes da UFCG anunciaram que entram em greve a partir do dia 25 de junho, próxima quinta-feira.

Fundação Carlos Chagas será organizadora para organizar o concurso do TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), a dispensa de licitação da empresa organizadora do seu concurso para técnico-administrativo, cujo edital está previsto para ser lançado ainda neste mês. A empresa organizadora contratada foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Na área administrativa o concurso provavelmente terá duas vagas para analista judiciário e seis para técnico judiciário. Para áreas específicas serão uma para técnico judiciário com especialidade em programação de sistemas e outra técnico judiciário para operação de computadores. Além disso, os salários devem ser R$ 8.863,84 para analista e R$ 5.425,79 para técnico, mais auxílio alimentação no valor de R$ 799,00.
O último concurso foi realizado pelo órgão foi em 2007 e era destinado ao provimento de 45 vagas de técnico­judiciário, e 21 vagas de analista­judiciário. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos e, também, por meio de uma prova discursiva.

Frases de apologia ao crime e ameaça à polícia são pichadas em muros, na cidade de Bonito de Santa Fé.

 
Vários muros, fachadas de residências e estabelecimentos comerciais estão sendo pichados com frases que fazem apologia ao crime e ameaçam a polícia na cidade de Bonito de Santa Fé. A polícia investigado o caso e já tem um suspeito da autoria das pichações.
A ação criminosa ocorreu em vários pontos da cidade, onde o criminoso deixou sua marca –“2K” e a assinatura em rubrica. Em umas das frases fica comprovado a ameaça a polícia: “Artigo 157, vai morrer polícia”. De acordo com o sargento Mamede, a polícia já tem suspeita do suposto autor das ameaças e ele poderá ser preso, a qualquer momento. Vários locais têm frases com os dizeres “Amigo do morador inimigo do estado”, “primeiro Deus 2º nós 3º nós mata-CVRL”, “2K na área, bota pra fuder bucete”, “Artigo 157, vai morrer polícia”.
Algumas das frases nomeiam supostos criminosos destemidos, que cometem homicídios e não têm medo de enfrentar a polícia. O sargento Mamede fotografou os muros pichados e enviou as fotos para a reportagem do portal Vale do Piancó Notícias. "Não queremos propagar o medo, e sim divulgar o fato para que os policiais possam ficar mais atentos, tomar mais cuidado e se prevenir contra possíveis atentados, principalmente nas folgas. Porém, nós já estamos no encalce do autor das pichações e esperando prendê-lo, o mais rápido possível", disse.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cruzeiro de Itaporanga estreia domingo contra o Nacional de Patos na disputa do Campeonato Paraibano Sub-19

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) confirmou para este domingo (21), às 15h30min, a partida entre o Cruzeiro de Itaporanga contra o Nacional de Patos, de estreia pela disputa do Campeonato Paraibano Sub-19. O jogo aconteceria ontem (17), entretanto, a entidade acabou mudando a data que acontece domingo. O Cruzeiro espera um grande público para estrear bem na competição.

Frente Parlamentar na AL propõe tarifa diferenciada para desperdício de água...

Frente Parlamentar propõe tarifa diferenciada para desperdício de água
O deputado estadual Jeová Campos (PSB), presidente da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), propôs ao governador Ricardo Coutinho (PSB) para que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) faça um estudo de desperdício do uso da água, para estabelecer uma tarifação diferenciada para consumidores que desperdicem água ou tenham consumo muito elevado.
A sugestão do parlamentar foi feita durante a solenidade, no teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em que o Governo apresentou o plano de enfrentamento à estiagem na Paraíba. Para estabelecer essa tarifação contra o desperdício de água, Jeová Campos sugeriu a elaboração de um projeto de lei. Outra sugestão do parlamentar foi para que o governo federal reverta aos estados, recursos oriundos da tributação de PIS/COFINS para que, com esses recursos, possam ser feitas campanhas educativas do uso de recursos hídricos, além de outras ações.
O presidente da Frente Parlamentar propôs, ainda, que seja feito um trabalho junto aos municípios para que a liberação de alvarás para construção de futuras edificações públicas, especialmente escolas, esteja condicionada a apresentação de projetos técnicos de captação de águas da chuva. Isso, porque a competência relativa a tal exigência é das prefeituras municipais.
Além disso, Jeová defende que seja incluída na grade curricular das escolas públicas uma disciplina sobre Meio Ambiente, onde a questão do uso racional dos recursos hídricos seria trabalhada com as futuras gerações de paraibanos, visando formar uma consciência crítica sobre esse tema, estimulando as pessoas a terem outras posturas e condutas em relação ao uso da água. 

Milícia de Maduro hostiliza senadores brasileiros mas, 'fracassada', a missão na Venezuela foi um retumbante sucesso...

Um grupo de senadores brasileiros ficou sitiado por três horas no aeroporto de Caracas, impedido de circular na cidade, em razão de ruas bloqueadas, a pretexto da "transferência de um preso". O regime de Nicolás Maduro também destacou suas milícias para "protestar" contra a presença dos senadores.
A hostilidade ocorreu logo depois de os senadores deixarem a base aérea, onde tiveram que "furar" o cerco dos batedores. Segundo o senador Cássio Cunha Lima, ao ingressarem no ônibus, batedores tentaram conduzir o grupo diretamente para o presídio, impedindo desta forma que os parlamentares fossem recebidos pelas esposas dos políticos presos e pela imprensa que aguardava no saguão do aeroporto.
A comitiva pretende chegar ao presídio para tentar visitar Leopoldo López, preso por atuar como líder oposicionista ao governo venezuelano Nicolás Maduro.
Os políticos viajaram a Caracas para visitar os presos políticos venezuelanos, inclusive o prefeito da caital, encarcerados por fazerem oposição aos chavistas. Integram a comitiva de senadores o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), e os colegas Aloysio Nunes (PSDB-SP), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Agripino Maia (DEM-RN) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
O embaixador do Brasil, Ruy Pereira, conseguiu chegar ao aeroporto para recepcionar os senadores, mas saiu rapidamente. A comitiva chegou a deixar o aeroporto em uma van, mas um grupo da milícia chavista, ligada ao governo Maduro, cercou o veículo, esmurrando-o e gritando "fora, fora". O grupo de senadores decidiu retornar ao aeroporto, onde se encontra "sitiado", segundo mensagem do senador Aloysio Nunes. 
O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), atribuiu o bloqueio ao "trânsito difícil" da capital vanezuelana. Ainda segundo Cássio Cunha Lima, ao deixarem a aeronave, eles foram filmados pelos militares. "Tivemos que furar o cerco dos batedores venezuelanos para podermos nos encontrar com as esposas", disse.
Na chegada, Aécio Neves ressaltou que as manifestações não só da região, mas de representantes de entidades de outras partes do mundo, podem "sensibilizar" as autoridades venezuelanas para marcar eleições livres e libertar os presos políticos. Há expectativa de que representantes do Parlamento europeu desembarquem nas próximas semanas em Caracas em defesa da libertação dos presos políticos.
A visita dos parlamentares brasileiros à Venezuela foi considerada pela deputada Maria Corina Machado, oposicionista a Maduro, "um gesto histórico". "O governo da Venezuela não quer que o mundo conheça a nossa realidade de perseguição da imprensa e separação dos poderes", disse. (com Cláudio Humberto)

Eitel Santiago foi reeleito para o Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Dr. Eitel e o ex-prefeito Djaci durante visita feita ao signatário do blog...
Sub-Procurador-Geral da República, o paraibano Eitel Santiago de Brito Pereira foi reeleito, nesta quarta-feira (17), para mandato de dois anos no Conselho Superior do Ministério Público Federal – CSMPF.
Presidido pelo Procurador Geral da República – PGR, o CSMPF é o órgão colegiado de deliberação máxima da instituição, responsável por exercer o poder normativo e votar a proposta orçamentária do MPF; aprovar o nome do Procurador Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC; indicar os integrantes das seis Câmaras de Coordenação e Revisão; elaborar a lista tríplice para o cargo de Corregedor-Geral e decidir sobre promoções, afastamentos e disponibilidades dos mais de 1200 membros do MPF em todo o Brasil.
Aprovado em concurso de provas e títulos, Eitel Santiago ingressou na carreira em 1984 e foi promovido, por merecimento, para a Subprocuradoria-Geral da República no ano de 1996. Já trabalhou perante as turmas criminais e a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, bem como junto à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Entre 2005 e 2007, foi o Corregedor-Geral do MPF. Desde março de 2014, é Vice-Presidente do CSMPF e, nessa condição, poderá tornar-se o Procurador Geral da República na hipótese de vacância do cargo, como prevê a Lei Complementar 75/93.

Câmara de Santana dos Garrotes paga primeira parcela do 13º salário a servidores

A Câmara Municipal de Vereadores de Santana dos Garrotes antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos seus funcionários. Prezando por uma política gestacional de valorização do servidor, o presidente da Câmara de Vereadores de Santana dos Garrotes, Renio Macedo,irá antecipar neste mês de junho, o pagamento de 50% do 13º salário de todos os servidores da Casa.
De acordo com ele, o pagamento antecipado de parte do décimo terceiro tem por objetivo reforçar a renda dos servidores nesta época do ano e ao mesmo tempo, aquecer o comércio local e valorizar o servidor do legislativo municipal”. “Alguns têm mais gastos nesse período, outros têm seus compromissos e este mês é um mês de festa juninas. Enfim, queremos beneficiar os funcionários, pois entendemos que o trabalho que realizam é fundamental para o andamento administrativo desta Casa de Leis”, comentou.
O Presidente da Câmara Municipal argumentou que a antecipação do 13º salário é fruto de uma programação financeira adotada desde o começo do seu mandato a frente da Mesa Diretora. “Fizemos um diagnóstico e um planejamento das finanças da Casa, para reservar dentro de cada duodécimo uma porcentagem a ser destinada ao décimo terceiro, e acredito que todos os servidores farão o bom uso da antecipação de parte do décimo terceiro salário”,essa é mais uma ação da mesa diretora mostrando compromisso e valorização do seus servidores para o bom andamento dos trabalhos da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes,revela o presidente da Câmara.

Deputado Efraim Filho desmascara PT na comissão da maioridade penal: “Quer mais escola, mas cortou dinheiro de FIES, Pronatec, Ciência Sem Fronteiras”

Mencionei no post anterior que o deputado Efraim Filho (DEM-PB) desfez as mentiras de Alessandro Molon e Jandira Feghali e desmascarou o PT no debate que antecedeu a aprovação da redução da maioridade penal na comissão especial da PEC nesta quarta-feira.
Agora, consegui os dois excelentes vídeos de sua participação.
“Uma coisa é o menor carente e a outra é o menor bandido. E é preciso combater a impunidade daqueles que escolhem o caminho do crime" .“Quando o discurso destoa da prática se perde a legitimidade.”
“Eu vejo aqui o governo dizer que é contra a redução da maioridade porque quer mais escola, mas cortou dinheiro do FIES, do Pronatec, do Ciência Sem Fronteiras; o estudante está lá fora sem receber.”
“O governo aqui falo, por exemplo, que os presídios são medievais, mas foi quem contingenciou os recursos para construir os presídios”. “O governo disse que precisa trabalho. Agora pergunta como é que está o PNPE, o programa nacional do primeiro emprego que o governo cancelou.”
“Agora é muito fácil fazer discurso, mas, quando o governo é chamado para fazer a prática, não faz.”
“Quando o menor é abordado pela polícia, ele é o primeiro a dizer: ‘Tire as mãos de mim que eu sou dimenor, eu sou protegido pela lei. E essa blindagem tem transmitido para a sociedade uma mensagem de impunidade. E essa mensagem é tão nociva quanto o próprio crime cometido.”
“Nenhum parlamentar veio dizer que a redução da maioridade penal resolverá todo o problema da violência no Brasil. Ela vem para combater a impunidade na delinquência juvenil. Ela é um elemento de um todo: de várias ações estratégicas que precisam ser tomadas. Passa pelo fechamento das fronteiras, passa pela melhora do sistema carcerário, passa pela Justiça criminal ser mais efetiva… passa por uma série de ações que têm de andar em conjunto e nós estamos tratando de uma delas.”
“Somos todos a favor, sim, de boas condições no sistema carcerário. Agora: para preso ter direito a um bom colchão, antes as nossas creches têm de ter. Para preso ter direito a terapia, esporte e lazer, no lar dos idosos têm de ter.”
“Se a Justiça falha, se a sociedade falha, se a escola falha, ninguém tem o direito de matar. O governo não pode oferecer a impunidade para quem comete crimes”. “Tem muita voz para defender bandido e pouca para defender a sociedade! E é isso que nós estamos fazendo aqui!” (com Lauro Jardim)

ALPB aprova empréstimo de 50 milhões de dólares para o Governo do Estado...

O empréstimo internacional ao Banco Mundial no valor de 50 milhões de dólares para o Projeto Cooperar foi aprovado na tarde desta quarta-feira (17) pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). De acordo com o projeto, a ação visa permitir que o Governo do Estado implemente políticas de desenvolvimento sustentável voltados para o combate à pobreza rural beneficiando 50 mil famílias paraibanas nos próximos seis anos.
Nos últimos quatro anos foram investidos pelo Governo do Estado recursos na ordem de R$ 48,8 milhões, que financiaram obras de infraestrutura, projetos produtivos e projetos sociais. Entre 2011 e 2014, o Cooperar executou 509 convênios em benefício de quase 30 mil famílias na Paraíba.
De acordo com o secretário do Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, a ação permite que o Projeto Cooperar amplie o que já foi feito, com ações direcionadas aos pequenos produtores rurais e à segurança hídrica. "O Cooperar tem como foco as regiões que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e está buscando fortalecer o setor produtivo. Isso gera uma melhoria na qualidade  de vida da população muito forte", afirma. "Em um cenário de crise como esse que nós estamos vivendo, conseguir viabilizar investimentos como esse para a população do campo é uma grande vitória", finaliza.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Diretor da Policia Civil garante que autor de disparos contra delegado será preso a qualquer momento...

“É uma questão apenas de tempo mas vamos prender o autor dos disparos contra o delegado Leonardo Machado”, afirmou ontem (16), o diretor geral da Policia Civil, João Alves (foto), dizendo-se informado de que a operação para localizar e prender o acusado Ivamar de Paiva Barreto terá êxito a qualquer momento. - Estamos com todos os dados monitorados, por isso entendemos ser uma questão de tempo, repito, para prender e autuar o responsável pelos disparos e tentativa de homicídio”, continuou.
De acordo com informações, durante as investigações detectou-se que o acusado Ivamar de Paiva Barreto estaria foragido na residência de seus familiares na cidade de Pilões. Foi montada uma força policial com mais de 50 policiais militares, policiais civis e delegados, como Renato Oliveira, DPC Apodi, Célio Fonseca DPC, Alexandria, André Lucena DPC PB, DIVIPOE, e no comando da PMRN está o capitão Brilhante (comandante da CPM da Área), GTO de Alexandria e destacamento de Pilões. (com Wscom)

Após vitória: Apresentadora de TV fica totalmente nua durante programa ao vivo...

Promessa feita e cumprida. A apresentadora Yuvi Pallares, da Venezuela, disse que ficaria nua a cada vitória de sua seleção na Copa América e, após o triunfo dos venezuelanos sobre a Colômbia, no domingo, por 1 a 0, ela cumpriu a palavra.
Durante o programa “Desnudando la notícia”, conhecido justamente por suas apresentadoras fazerem striptease enquanto dão informação, Pallares tirou a roupa para anunciar os resultados da rodada.
A prática não é novidade para Yuvi Pallares, que já tirou a roupa outras vezes no programa, como quando falava sobre Cristiano Ronaldo, em abril.
As apresentadoras do “Desnudando la notícia”, aliás, já haviam feito campanha – todas nuas – para apoiar a seleção venezuelana na Copa América e também prometeram um novo nu coletivo caso a equipe vinho tinto avance para a próxima fase.

Câmara Federal aprova voto impresso e rejeita cotas para mulheres no Legislativo

Faltaram apenas 15 votos para aprovação da emenda
A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (16) a criação de cotas para mulheres nos legislativos federal, estaduais e municipais. Na mesma sessão, os deputados aprovaram dispositivo que obriga o voto impresso. Eram necessários 308 votos para a aprovação da matéria. Votaram a favor 293 deputados, 101 manifestaram-se contra e 53 se abstiveram. Com isso, a proposta de cotas para mulheres nos legislativos foi rejeitada.
A proposta pretendia criar um sistema progressivo de cotas para representação feminina nas próximas três legislaturas. O texto previa uma espécie de reserva de vagas para mulheres. Na primeira legislatura, 10% das cadeiras seriam ocupadas por mulheres. Na segunda, esse percentual subiria para 12 e para 15% na terceira. De acordo com a emenda rejeitada, seria adotada uma espécie de sistema distritão para definir quais mulheres seriam deputadas federais, estaduais e vereadoras.
No encaminhamento de votação, a maioria dos partidos liberou seus deputados para votarem de acordo com suas convicções. Embora as deputadas pedissem votos pela aprovação da emenda, os deputados argumentaram que, aprovada a cota para mulheres, em pouco tempo haveria pedidos para cotas de outros segmentos da sociedade.
Atualmente, as mulheres, que são mais de 51% da população, têm uma representação de 10% na Câmara dos Deputados.

Voto Impresso

Os deputados aprovaram dispositivo que obriga a impressão do voto, com o objetivo de aumentar o controle do eleitor e possibilitar possíveis auditórias nas urnas eletrônicas. Pelo texto, a urna deverá imprimir o voto, que será conferido pelo eleitor antes de concluir a votação. Esse voto deverá ser depositado automaticamente em local lacrado para consultas. 
O voto impresso faz parte de uma emenda aglutinativa com vários pontos da reforma política constantes da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/07. Além dessa questão, entre os pontos da emenda estão a instituição da fidelidade partidária, os projetos de iniciativa popular e a eleição das mesas da Câmara e do Senado. Foram 433 votos a favor da emenda, 7 contra e 2 abstenções. 
No caso da fidelidade partidária, o texto aprovado determina a perda de mandato daqueles que se desligarem do partido pelo qual foram eleitos, exceto nos casos de grave discriminação pessoal, mudança ou desvio radical do programa partidário. A proposta estabelece que o parlamentar não perderá o mandato no caso de criação, fusão ou incorporação de um partido, conforme o que for definido em lei. 
Em relação aos projetos de iniciativa popular a serem apresentados ao Congresso, o texto estabelece que para esses projetos são necessárias 500 mil assinaturas em cinco unidades da Federação. Hoje, os projetos têm que ser subscritos por, no mínimo, 1 % do eleitorado nacional, distribuídos em cinco estados, com um mínimo de 0,3% dos eleitores de cada um desses estados. 
Também consta da emenda aprovada pelos deputados, dispositivo que prevê que as eleições das mesas da Câmara e do Senado serão feitas no primeiro dia de cada metade da legislatura (cerca de 2,5 anos). Isso, em função do mandato aprovado ser de cinco anos. Continua vedada a reeleição dos membros das mesas da Câmara e do Senado.

Presidente pode sancionar mudanças na aposentadoria; veja quais as alterações

Acaba nesta quarta-feira (17) o prazo para sanção ou veto pela presidente Dilma das mudanças que devem afetar os contribuintes, aprovadas pelo Congresso Nacional, que deve estabelecer modificações no fator previdenciário. Atualmente, os trabalhadores precisam obedecer ao cálculo da aposentadoria, criada em 1999, que estabelece a idade de 60 anos para as mulheres e 65 anos de idade para os homens para que seja concedida a aposentadoria.
Além da idade mínima, os trabalhadores que queiram se aposentar também devem ter o tempo mínimo de contribuição de 30 anos, para as mulheres, e 35 anos para os homens. Caso o trabalhador decida se aposentar sem obedecer às demandas o benefício é reduzido em até 50%.
As novas regras, denominadas como sistema 85/95, vão modificar a maneira de se conceder aposentadorias no Brasil. Se forem sancionadas pela presidente, a aposentadoria vai ser concedida caso os trabalhadores obedeçam às seguintes regras:
- Para mulheres, a aposentadoria deve ser concedida apenas quando a soma da idade e do tempo de contribuição atinja os 85 anos. Com isso, uma mulher que tenha 60 anos de idade deve ter, necessariamente, um tempo mínimo de contribuição de 25 anos para conseguir se aposentar com o benefício mínimo, sem redução.
- Já os homens devem ter, no mínimo, 95 anos somados, entre idade e tempo de contribuição, para conseguirem a aposentadoria. Com isso, um homem de 65 anos deve ter, necessariamente, um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para se aposentar com o benefício mínimo, sem redução.
Segundo o Congresso, a medida visa flexibilizar a concessão da aposentadoria para as pessoas que começaram a contribuir mais cedo para que não sejam obrigadas a esperar a idade mínima para conseguir o benefício.
O fator previdenciário tem como objetivo retardar a aposentadoria antes dos 60 anos para mulheres e 65 para homens; por isso, o governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo. A doutora Tabatha Barbosa, advogada da Associação Nacional de Seguridade e Previdência (ANSP), diz que ficará mais flexível a concessão da aposentadoria para as pessoas que começaram a contribuir mais cedo e que não necessitem esperar a idade mínima para desfrutar do benefício. 
“Vale ressaltar que quem não atender aos critérios estabelecidos na mudança do Fator Previdenciário continuará tendo o benefício da aposentadoria reduzido” esclarece a advogada".

terça-feira, 16 de junho de 2015

Justiça dá 48h para Estado implantar benefícios retirado dos servidores do IPEP...

O juiz Gutemberg Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou que no prazo de 48 horas os dirigentes do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS) e da PBPrev implantem as diferenças salariais nos contracheques dos servidores do extinto IPEP. Na decisão, ele fixou uma multa diária no valor de R$ 1.500,00, em caso de descumprimento.
"É mais um capítulo do tormentoso processo que se iniciou em 2003 e se arrasta há vários anos com o descumprimento das decisões pelo Governo do Estado", afirmou o advogado Roosevelt Vita, que atua no caso. A ação já tramitou em julgado e mesmo assim o Estado vem empurrando com a barriga, utilizando de todos os artifícios para não cumprir a decisão.
Em seu despacho, o juiz faz ver o prejuízo que os servidores estão tendo, com a postura do governo. "O processo nunca ficou parado por culpa dos credores, que cotidianamente, estão em cartórios, clamando pela conclusão da prestação jurisdicional, pois, muitos já partiram para a eternidade e outros acometidos de doenças graves", escreveu o magistrado. 
Mesmo a ação já tendo transitado em julgado, o Estado tentou rediscutir a matéria, por meio de recursos, que foram negados pelo juiz da 3ª Vara. "No caso, falta ao estado da Paraíba, a condição de apelante, porque não está ele enquadrado nos requisitos da admissibilidade dos recursos, pela falta de interesse na matéria", destacou.
As partes envolvidas no processo (IASS e PBPrev) já foram intimadas para cumprir a decisão. De acordo com a chefe de gabinete do IASS, Sandra Lima, a superintendente do órgão, Laura Farias, recebeu a notificação na manhã desta terça-feira (16) e encaminhou o caso para análise da assessoria jurídica. (Hélder Moura) 

Governo do Estado convoca concursados da Polícia Civil; confira a nova relação...

O Governo do Estado fez a nomeação de mais 30 aprovados no último concurso público para ingresso nos quadros da Polícia Civil da Paraíba, realizado em 2008. Os nomes dos convocados foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (13). Ao todo, são 27 novos agentes de investigação e três peritos criminais. 
As nomeações dão sequência a acordo firmado pelo Governo do Estado em audiência pública realizada em fevereiro, na 4ª Vara da Fazenda Pública, do Fórum Cível da Capital. O acordo estabelece que o Estado faça a nomeação de 518 concursados da Polícia Civil por etapas, sendo que de abril a setembro de 2015 180 candidatos aprovados sejam convocados, sendo 30 até o dia 15 de cada mês. No período de outubro de 2015 a março de 2016, serão nomeados, mensalmente, o mínimo de 40 concursados, sempre até o dia 15 de cada mês. 
A partir de outubro de 2015, todas as categorias deverão ser contempladas proporcionalmente, inclusive incluindo motoristas policiais. As nomeações incluem os candidatos que se encontram sub judice, aprovados no Curso de Formação, observada sempre a ordem de classificação e o número de vagas previstos no edital do concurso.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Padre Djacy Brasileiro pede “socorro” por causa da violência na Paraíba...

Djacy Brasileiro
Em uma postagem distribuída nas redes sociais e na imprensa, o Padre Djacy Brasileiro fez um apelo de “socorro” por causa da violência nesta segunda-feira (15):  “Nunca vi um cenário tão macabro, ameaçador, violento”. O sacerdote é conhecido na Paraíba por suas lutas sociais.
“O povo já vive momento de desespero. As medidas de combate a essa onda  assombrosa da violência têm que ser tomadas”, cobrou o padre. Djacy Brasileiro ainda fez quatro questionamentos sobre a segurança:
-Por que nos finais de semana, a Policia não faz blitz nas estradas e cidades, sobretudo nos períodos festivos?
-Por que nesta região, não se faz uso do bafômetro? Cadê a lei do bafômetro? Por que não se aplica por aqui?
-A nível de estado, por que não pensar na volta da operação Manzuá?
-Por que não evitar a politização da violência?

Johnson Abrantes consegue extinguir ação penal promovida pelo MPF contra o ex-prefeito Gildivan Lopes, de São José de Caiana.

O Juiz Federal Dr. Adrian Soares Amorim de Freitas, da 8ª Vara Federal com sede na cidade de Sousa, em decisão publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (15), julgou extinta uma Ação Penal promovida pelo Ministério Público Federal contra Gildvan Lopes da Silva, mais conhecido por “Galego de Caiana”, ex-prefeito do município de São José de Caiana. 
Segundo consta da denúncia do MPF, o denunciado, em 09/11/2002, na qualidade de prefeito municipal, encaminhou projeto de Lei á Câmara de Vereadores, cujo objeto consistia na autorização para a prefeitura parcelar débitos  referentes ao FGTS perante a Caixa Econômica Federal no prazo de 180 meses. Em sua sentença o magistrado reconheceu que “As consequências do delito foram normais e os fatos apurados nos autos não comprovaram prejuízos de grande monta ao erário público” 
A defesa do ex- prefeito Gildivan Lopes Silva foi patrocinada pelo escritório “Johnson Abrantes (foto) - Sociedade de Advogados”. (com Tião Lucena)

Polêmica: Veja vídeo de Brunny, deputada gata do Congresso Nacional, se jogando no funk e fazendo movimentos sensuais...

Deputada Brunny do PTC de Minas Gerais André Coelho / Agência O Globo 
Mais do que por suas ideias e propostas, a deputada federal Bruniele Ferreira Gomes, conhecida como Brunny, 25 anos, chama atenção pelas roupas justas, botas pretas e jaquetas de paetês com que desfila pela Câmara. Nesta semana, também repercutiu a escolha de pintar seu gabinete de roxo. No entanto, o auge de sua fama ainda está por vir. Parlamentar no primeiro mandato, a mineira teve um vídeo divulgado no final do ano passado em que se joga no funk na cidade de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, que repercutiu recentemente nas redes sociais, gerando polêmica.
De sainha azul e com uma blusa preta decotada, a musa da Câmara rebola com outras mulheres ao som dos funks “Sarra Novinha No Grau”, do MC Gw, e “Aquecimento Das Maravilhas”, do Bonde das Maravilhas. Brunny é Presidente Nacional do PTC-Mulher e foi eleita deputada federal com pouco mais de 45 mil votos pelo Partido Trabalhista Cristão. Ela é casada com o deputado estadual Hélio Gomes, do Partido Social Democrático (PSD) e apresenta um programa em uma emissora afiliada do SBT no interior mineiro. Veja no vídeo abaixo:

Cirurgião-dentista Túlio Neves inicia hoje seu Mestrado em Prótese Dentária, na Universidade São Leopoldo Mandic...

Com satisfação registramos que o amigo competente cirurgião-dentista Túlio Neves começa hoje seu Mestrado em Prótese Dentária, na Universidade São Leopoldo Mandic, localizada na cidade de Campinas - São Paulo. De acordo com Túlio, em contato mantido conosco, o objetivo desse mestrado é adquirir cada vez mais conhecimento técnico e embasamento científico para proporcionar um melhor tratamento aos pacientes.
Túlio Neves é um dos mais destacados cirurgiões dentistas de todo o Sertão Paraibano, com clínicas - a Orto Implantes, instaladas em Itaporanga e Patos. Especialista em Cirurgia Buco-Maxilo Facial, bem como, em Implantes Dentários, ele continuará trazendo para Itaporanga e Sertão o que há de mais moderno e eficiente na área. 
Túlio é cirurgião-dentista em toda a acepção da palavra. Referência dentro da Odontologia por ensinar como fazer e, principalmente, por fazer com rebuscado refino tudo aquilo o que ensina, sem restrições, sem omitir detalhes, pelo simples prazer de bem atender e também ensinar.

Campinense recebeu das mãos de Nosman Barreiro troféu de Campeão Paraibano 2015, sábado após partida em que venceu o Treze por 2 a 0.

Festa Campinense, campeão Paraibano 2015 (Foto: João Brandão Neto / GloboEsporte.com)
A festa que começou na última quarta-feira, não parou neste sábado. O Campinense recebeu, após a vitória por 2 a 0 em cima do Treze, no Estádio Amigão, o troféu pelo título do Campeonato Paraibano de 2015 e, o que tinha sido ensaiado durante a semana, com carreatas e comemorações, acabou extravasando na volta olímpica dada por atletas, comissão técnica dirigentes e torcedores raposeiros.
A premiação foi entregue pelo vice-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Nosman Barreiro. Destaque da Raposa na conquista do estadual, Luiz Fernando não perdeu a oportunidade de, após mais uma vitória, provocar o maior rival, que acabou não conseguindo o objetivo de assegurar a vaga nas competições da CBF do próximo ano.
- A gente enterrou o Galo, e agora é comemorar porque a gente mereceu e fez tudo dentro de campo para conseguir esse título. Temos muito o que comemorar porque esse grupo é unido e fez de tudo para conseguir esse título. Nós, hoje, estamos de parabéns - disse o camisa 10 da Raposa.
 
Nosman entregou a premiação, na foto ao lado do presidente do Campinense, Willames e Dorgival, e do Treze, Bebê-lo.
Agora, campeão estadual, o Campinense volta seus trabalhos para a Série D do Campeonato Brasileiro e o primeiro desafio é negociar com o elenco as renovações de contrato para a competição nacional. Dentro de campo, o time só volta a atuar no mês de julho, quando tem o primeiro confronto válido pela quarta divisão, contra o Globo F.C, dentro de casa, no dia 12.

domingo, 14 de junho de 2015

Conceiçãoense realiza sonho e inaugura kartódromo na cidade, único do Sertão...

Através da cidade de Conceição, a região do Vale do Piancó poderá entrar no circuito de competições esportivas de alta velocidade. O fato se dá pela inauguração do kartódromo Jesus Karts, o único na região do Alto Sertão Paraibano, que aconteceu recentemente na cidade. A kartódromo fica localizado na comunidade Maria Soares, na cidade de Conceição.
Com 900 metros de extensão por nove metros de largura, sendo parte constituída em quadra e outra parte que circula uma ‘ilha’ rochosa, o circuito se torna o segundo da Paraíba, ficando atrás somente da estrutura de um circuito, localizado no bairro do Alti Plano, na cidade de João Pessoa. O Kartódromo Jesus Kats oferece as mais variadas opções de traçado, que podem ser utilizados em todos os tipos de competições de kart e em todos os níveis.
De acordo como proprietário do kartódromo, José Ivan Gomes de Lima, mais conhecido como ‘Professor Van’, o local visa trazer "esporte, lazer e integração para todas as classes sociais. “ O nosso objetivo é oferecer esporte e lazer, com integração de todas as classes sociais. A cidade de Conceição e região do Vale do Piancó é carente de opção de esporte e nós estamos buscando diversificar as oportunidades do esporte e entretenimento para essa população, através da realização do nosso sonho”, ressaltou o professor.
Van explicou a origem do sonho de se construir uma pista de karts e disse que tudo começou nos anos 70, quando seu pai, Jesus Lima, trocou o cavalo pelo seu primeiro carro, um fusca. O sonho se alicerçou e começou a tomar forma depois que ele visitou e conheceu uma pista de karts. Depois disso, através de muito esforço e economia, o professor começou a desenhar os primeiros rabiscos do seu projeto, que não teve nenhuma participação ou parceria de nenhum órgão público, seja municipal ou estadual. Para o professor Van, o seu sonho visou tão somente, contribuir com o desenvolvimento da comunidade da Maria Soares, local onde grande parte da sua família reside. Conforme ele próprio explicou, o desenvolvimento de uma comunidade é fruto de uma parceria de todos, governo sociedade.
Veja, abaixo, vídeo da disputa de uma bateria realizada no circuito kartódromo Jesus Karts:
Homenagem - O Kartódromo recebeu o nome de ‘Jesus Kats’, em alusão ao grande patriarca da família Lima, na cidade de Conceição. O empreendimento foi também uma forma do professor expressar o sentimento de amor pelo seu pai e relembrar, na linha do tempo, do fusquinha, que foi adquiro por ele(Jesus) nos anos 70 para levar toda a família para a cidade. 

Por enquanto, só acontecem disputas de baterias no kartódromo. No entanto, posteriormente serão organizados campeonatos nos conformes do regulamento do esporte. O Kartódromo Jesus Karts foi inaugurado no último dia 3 de junho e contou com a participação de centenas de pessoas. Na inauguração, houve a disputa de três baterias, com a participação do advogado Fidel Ferreira, do empresário Nildinho Soares, do vereador Valdemir Berto, entre outras pessoas da sociedade. (com VPN)

Cássio destaca presença de Manoel Jr. na Convenção do PSDB e busca diálogo com o PMDB para JP e demais municípios, visando às eleições de 2016.

A Convenção Estadual do PSDB realizada na manhã deste domingo (14), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), não contou apenas com lideranças dos tucanos em nível estadual. Também esteve presente o deputado federal Manoel Júnior, do PMDB, partido que ultimamente trilha caminhos distintos dos tucanos. 
A presença do deputado peemedebista sinaliza uma possível mudança no panorama político, com o PSDB e o PMDB alinhados em projetos futuros, em especial nas próxima eleição, em 2016. Na oportunidade, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) destacou a presença de Manoel Júnior na convenção e citou a força do PMDB no Estado e no País, atribuindo a legenda a virada de Ricardo Coutinho (PSB) no pleito para governador em 2014.
“A presença de Manoel Júnior na convenção simboliza uma decisão nossa de dialogar com o PMDB. Durante a campanha de 2014 nós conversamos com eles, mas eles escolheram apoiar Ricardo Coutinho no 2° turno e essa decisão do PMDB definiu o pleito, essa é a verdade. Eu ganhei a eleição no primeiro turno para governador, mas quando o PMDB resolveu apoiar a candidatura deles, Ricardo teve um fortalecimento muito grande da candidatura e a eleição foi decidida pela opção do PMDB, então estaremos dialogando com eles em João Pessoa e várias outras cidades”, disse.
Manoel Júnior foi diplomático e reafirmou a sua postura de oposição à Prefeitura Municipal de João Pessoa e ao Governo Estadual, mas sem gerar atrito com sua legenda, que apoia a gestão do governador Ricardo Coutinho. “Estou aqui fazendo aquilo que todo bom político deve fazer com as outras legendas e seus companheiros, que é visitar as convenções e dar o apoio necessário. Essa é a postura que eu adotei, como sendo oposição à gestão da prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado, mas obviamente respeitando o meu partido”, finalizou.