sábado, 23 de fevereiro de 2019

Corrigindo: Direção da escola Francelino Neves foi indicação do vereador Hélio do Bar através de Cida Ramos e não do deputado Tarciano e prefeito Divaldo

Na manhã deste sábado (23) publicamos que a nomeação de Vanessa Lemos Roque teria sido uma indicação avalizada pelo deputado estadual Tarciano Diniz e pelo prefeito Divaldo Dantas, conforme informação nos passada logo cedo. Agora, à tarde ligação nos relata que a mesma não condiz com a realidade.
Em verdade, a indicação de Vanessa Lemos como nova diretora da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Normal professor Francelino de Alencar Neves, em Itaporanga, foi do vereador Hélio do Bar avalizada pela deputada estadual Cida Ramos, a mais votada na eleição de 2018. 
Ex-presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Hélio do Bar tem prestigiada participação nas indicações de cargos em Itaporanga fazendo jus ao excelente resultado que Cida Ramos obteve na cidade. Vale ressaltar, que o parlamentar-mirim conta também com forte apoio da conterrânea itaporanguense Neide Nunes, atual secretária de Estado do Desenvolvimento Humano.
Assim sendo, ainda não foi desta vez que indicados do deputado foram nomeados o que aumenta consideravelmente as queixas junto ao governo. Essa situação tem acontecido com vários outros deputados que aguardam uma conversa mais prática com o governador João Azevedo.

Famup pede que Estado ajude municípios com repasses e participe do programa pelo fim dos lixões

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, se reuniu, na sexta-feira (22), com o governador, João Azevedo (PSB), para pedir liberação de repasses para municípios e também que o Executivo Estadual seja parceiro do programa para o fim dos lixões.
Durante a audiência, a Famup solicitou uma previsão bimestral do repasse do ICMS e atualização dos repasses aos municípios nos convênios do Samu e da Farmácia Básica, além da parceria para o programa Lixões Zero, iniciativa que a entidade desenvolve juntamente com o Ministério Público.
O governador solicitou que a Federação elaborasse o plano de apoio para o programa Lixão Zero. Já os outros pleitos que envolvem questões financeiras, o gestor socialista vai solicitar aos seus auxiliares um levantamento para saber se é possível atender às demandas.
A reunião foi realizada na Granja do Governador e também contou com a participação do diretor da Famup, Roberto Feliciano; do secretário-executivo da entidade, Pedro Dantas, e do secretário de Relações Institucionais, Normando Paulo.

Ex-prefeito de Imaculada e filho são presos pela Polícia Federal, acusados pelo MPF por desvio de R$ 600 mil...

O ex-prefeito de Imaculada, José Ribamar da Silva, e seu filho André Diogo Firmino, ex-tesoureiro do município, foram presos na manhã deste sábado (23), em operação da Polícia Federal na Paraíba. O ex-prefeito e o ex-tesoureiro foram denunciados pelo Ministério Público Federal em Monteiro por desvio de recursos públicos em benefício próprio, no total de R$ 606.091,03.
A ação resultou no atraso de três meses de salário e 13º de 516 funcionários da Prefeitura de Imaculada. Os valores sacados eram provenientes de diversos recursos federais, como convênios, termos de parceria, Fundeb e Fundo Municipal de Saúde, transferidos para a conta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da prefeitura.

Governo nomeia nova diretora da Escola Francelino Neves em Itaporanga, chefes de RH do Hospital e o do Parque de Exposição em Piancó, dentre outros...

Imagem relacionada
Foi republicada na edição deste sábado (23), havia sido publicada no dia 16, a nomeação de Vanessa Lemos Roque para ocupar o cargo de nova Diretora da Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Normal Professor Francelino de Alencar Neves, em Itaporanga, uma das mais bem equipadas de todo o Vale do Piancó.
Fontes palacianas informaram ao blog, que é uma indicação (assim como foi a direção da Escola Técnica) do professor Josias Tolentino (ex-gerente da 7ª GRE), que contou com aval do deputado Tarciano Diniz e do prefeito Divaldo Dantas.

O governador nomeou também Ana Paula Guilherme como Chefe do Núcleo de Recursos Humanos, do Hospital Wenceslau Lopes, em Piancó, numa indicação da deputada Estela Bezerra. E, ainda, Antônio Ferreira Badú, como Chefe de Manutenção do Parque de Exposição de Piancó.

Foram publicadas, ainda, na edição de hoje as nomeações de: 
Egídio Dias Xavier - Diretor da EEEF João Cavalcante Sula (Boa Ventura)
Suelita de Azevedo de Souza Sabino - Diretor da EEEF Maria Eliza Montenegro de Souza (Piancó)
Edileuza Rufino de Lima - Diretor da EEEM Santo Antônio (Piancó)
José Marcos Avelino - Vice-diretor da EEEM santo Antônio (Piancó)

Vereador patoense Paulinho Lacerda eleito presidente da Federação Paraibana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Paraíba

O vereador patoense Paulinho Lacerda (PV) participou nesta sexta-feira (22), do Congresso Estadual de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que aconteceu em João Pessoa. Paulinho ressaltou que o evento abriu espaço para a discussão sobre as lutas e mobilizações das duas categorias a nível nacional. Um ponto de destaque, segundo informou, foi a palestra do advogado e agente comunitário de saúde do Rio Grande do Norte, Cosmo Mariz, focando no tema da aposentadoria especial.
Após as palestras aconteceram às eleições, sendo que na oportunidade o vereador e agente comunitário de saúde da cidade de Patos, Paulinho Lacerda (PV), foi eleito por unanimidade para ser o novo presidente da Federação Paraibana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Mostrando bastante confiança diante do momento, o parlamentar considerou que sua vitória representa mais uma grande vitória para a cidade de Patos, já que ficará com a sede da federação. Ele ainda comentou que as duas categorias terão mais representação a partir de agora. 
O evento contou ainda com a participação do deputado estadual Érico Djan (PPS), do deputado federal Efraim Filho (DEM), da presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Ilda Angélica, que elogiou a realização do evento, bem como destacou a escolha de um representante de Patos para a presidência da Federação Paraibana dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Ilda ainda comentou que as duas categorias sempre tiveram bastante representação na cidade de Patos, e que deram apoio quando ele precisou em momentos anteriores.

Coordenação da bancada: por que Efraim?

Imagem relacionada
Discreto – focado mais no resultado do que no barulho. Ao seu modo, Efraim Filho (DEM) conquistou, voto a voto, a coordenação da bancada federal paraibana.
No terceiro mandato, apesar da juventude, soube esperar a hora certa: o acúmulo de experiência e relacionamentos com os colegas e o trânsito nos corredores do poder em Brasília.
Por isso, não encontrou resistências quando decidiu dialogar com os pares. Deputados e senadores subscreveram a pretensão.
Além do portfólio pessoal, pesou em soma as presenças de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, dois democratas com quem desfruta de relação pessoal e política próxima, nos comandos da Câmara e Senado, respectivamente.
Essa condição dá uma diferencial na interlocução certamente levado em conta por cada um dos signatários do documento unânime. Efraim Filho é daqueles que sonham alto, mas sem esquecer os “pés no chão”. Essas costumam ir longe e em jornada estável longa e segura. (com Heron Cid)

Nabor revela insatisfação da base com governador e cobra reunião com João

Resultado de imagem para nabor no correio debate
O deputado estadual Nabor Wanderley (PRB), secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, revelou durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM, insatisfação de alguns deputados da base aliada com o governador João Azevêdo (PSB).
Nabor disse que parlamentares ainda não sentaram com o governador para definir as nomeações em suas bases eleitorais. O deputado cobrou uma reunião com João para definir a distribuição dos espaços no governo, sobretudo, no sertão, área de atuação de Wanderley.
“O governo precisa ter uma reunião com a base para definir questões locais. Está tendo muitas rusgas e essa reunião precisa ser pra ontem. Estamos esperando que o governo chame a gente. Essa questão de cargos é muito complexa, mas tem que resolver porque faz parte da política. Queremos que o governo sente e divida os cargos em Patos sem problema”, disse.

Radialista Abrantes Júnior abre casa de apoio em JP pra acolher pacientes com câncer da cidade de Patos

O  radialista Abrantes Júnior abriu na manhã desta sexta-feira (22) em João Pessoa uma Casa de acolhimento dentro do Projeto "Mão Amiga" que visa acolher pacientes com câncer que vem do município de Patos a procura de atendimento médico na Capital. A solenidade contou com a presença do Padre Fabrício Dias, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Taperoá, que veio abençoar o ambiente, além do deputado Dr. Érico Djan (PPS).
Ele explicou que alguns meses atrás perdeu uma pessoa por nome de "Inácia", muita querida, que morou 40 anos com ele e que a tinha com uma mãe. " Eu passei a cuidar dela aqui em João Pessoa e era um sofrimento muito grande porque não tinha onde ficar e ela acabou falecendo", contou o radialista.
Ainda segundo o radialista e depois da partida de dona Inácia ele sentiu- comovido e resolveu abrir essa casa de apoio. " Essa casa vai funcionar a partir das 6 horas aonde as pessoas terão direito de tomar um banho, tomar um café da manhã e seguir para a sua rotina de tratamento ao invés de ficar debaixo de uma árvore", finalizou.

Família de Ronaldo Cunha Lima vai alugar a casa onde o poeta morou em Campina...

IMG-20190222-WA0068
Esta casa, localizada na Rua Agamenon Magalhães, no Alto Branco de Campina, já foi palco de importantes decisões políticas. Nela morou o poeta, prefeito, deputado federal, senador e governador Ronaldo Cunha Lima (pai do também prefeito, deputado federal, senador e governador Cássio; e avô do atual deputado federal Pedro).
Ela simbolizava, como se dizia, o profundo amor que o poeta nutria pela cidade que o criou para o mundo. Mas como tudo tem um fim na vida, a casa do poeta fechou as portas. E mais do que isso, ganhou esta triste placa de “ALUGA-SE”, dispondo-se, desta forma, a abrigar qualquer um que tenha dinheiro para bancar o aluguel.
O amor por Campina durou apenas o tempo de vida do poeta. E este amor virou cinzas bem antes do carnaval começar. (com Tião Lucena)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

TJ julga inconstitucional lei de participação dos municípios na arrecadação do ICMS

O Diário da Justiça eletrônico do Tribunal de Justiça da Paraíba publicou, na edição desta quinta-feira (21), o acórdão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade tendo como alvo a Lei Estadual nº 9.600/2011, que disciplina a participação dos municípios na arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS).
A norma foi considerada inconstitucional, de acordo com o voto do relator da ação, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. O caso foi julgado pelo Pleno do TJPB no final de janeiro de 2019.

Deputado Chió prorroga prazo de divulgação dos selecionados em edital após quase duas mil pessoas se inscreverem

Após o recebimento de mais de 1.900 currículos para concorrer há três vagas de emprego, o deputado estadual Chió (REDE) decidiu prorrogar o prazo limite para a divulgação dos selecionados. A comissão de seleção que vai escolher nomes para os cargos de secretário(a), assessor de imprensa/comunicação e assessor de processos legislativos para o gabinete do deputado após o resultados dos aprovados na primeira seleção, que será divulgado nesta sexta-feira (22). “Estamos surpresos com a grande procura pelo processo de seleção que abrimos..." disse Chió.

Os novos prazos para os inscritos são os seguintes: 

• Divulgação dos selecionados para entrevista: Até sexta-feira (22/03).
• Realização das entrevistas: entre 25 e 27/02.
• Resultado final: dia 28 de fevereiro. 
Todos os resultados estarão disponíveis clicando aqui

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

A reboque de Lindolfo, Jutay já acena para Governo João Azevêdo...

A reboque de Lindolfo, Jutay já acena para Governo João Azevêdo
Apesar de ter disputado a reeleição pela bancada de oposição ao Governo do Estado, o ex-deputado estadual Jutay Meneses (PRB), primeiro suplente de deputado na Assembleia Legislativa da Paraíba, pode estar prestes a voltar ao parlamento, mas, ocupando uma nova bancada - a de situação. Isso acontece porque o ex-deputado Linfolfo Pires (Podemos), segundo suplente, trabalha forte nos bastidores para articular seu retorno à Casa de Epitácio Pessoa, mas, para isso, obrigatoriamente, deve levar consigo o primeiro suplente, Jutay.
O parlamentar foi indagado se chegaria à Assembleia com a mesma postura de oposicionista do ano passado, Meneses não admitiu, e ressaltou que sempre votará a favor dos interesses da Paraíba. Lembrou ainda que votou, no último ano, várias vezes com o Governo do Estado e que, com João Azevêdo, não será diferente. "Eu nunca votei em matérias simplesmente  por ser do governo ou contrária ao governo. Eu votei em matérias que são do interesse do povo da Paraíba. Eu não vou fazer oposição, nunca fiz oposição por oposição, eu fiz oposição com coerência com lucidez  e é isso que eu sempre via na minha vida minha vida, foi sempre assim com muita lucidez", ressaltou.
Com paletó pronto para posse, o pastor adiantou que tem conversado com integrantes da base governista justamente para se colocar pronto para o retorno à Casa. "Já venho conversando com Lindolfo e, mais precisamente ontem me encontrei com Hervásio Bezerra que disse que  poderia se licenciar por questão de compromisso com o deputado Lindolfo, não é nem comigo não é, até porque eu fiz parte do bloco de oposição, eu não votei no governador João Azevado, então pra ele não teria todo esse interesse pra eu retornar para a Assembleia, mas como eu fiquei como primeiro suplente eu só tenho uma opção, ou eu volto para a assembleia, ou eu renuncio", ressaltou.

VOTAR COM O GOVERNO

Jutay disse que se for convocado irá sentar para conversar com o Governo para debater as diretrizes das propostas da gestão. "Evidente que, no momento que houver essa convocação por parte da assembleia para o primeiro suplente assumir, o governo deverá chamar para conversar já com esse intuito de fazer parte do bloco, se não for da base,  que pelo menos eu possa votar em algumas matérias do interesse do governo e aqui eu deixo claro que nunca deixei de votar em matéria do interesse do governo por ser governo, o  interesse da população", ressaltou.

Naldo de Zuca lança pré-candidatura a prefeito de Carrapateira, em 2020.

O popular Naldo de Zuca (PP) anunciou, nesta quarta-feira (20), sua pré-candidatura a prefeito do município de Carrapateira, no Sertão da Paraíba. Ele é mais um nome que manifestou interesse em participar da disputa em 2020. Naldo, que mora em São Paulo, afirmou que, a partir de agora, vai ficar mais perto de Carrapateira e se coloca aberto ao diálogo para as conversações e apresentação do seu plano político tanto com o grupo da situação como também da oposição, para formar sua corrente política visando a eleição municipal.
“Eu estou emprestando meu nome junto a população para assim poder representar de verdade Carrapateira e recompensar os 50 anos de atraso”, destacou. Ele ressaltou que pretende dar direito e oportunidades por igual a todos, formando uma equipe que busque resultado favorável dando a oportunidade de poder sonhar e sair do atraso. Ele afirmou que em seu governo vai lutar para que os pais não precisem deixar a família e sua terra natal em busca de oportunidades em outras regiões do país.
Naldo comentou a oficialização do apoio do PP, capitaneado na região pelo prefeito de Cajazeiras, José Aldemir e a deputada estadual, Dra. Paula Francinete. “Hoje nós temos o apoio desses dois nomes fortes para apoiar nossa futura candidatura”, concluiu.

Tião Gomes pode tirar licença e abrir espaço para Anísio Maia, diz Júnior Araújo.

Resultado de imagem para deputado júnior araújo
É real a articulação para um deputado estadual do Avante – que elegeu quatro parlamentares – ceder espaço para Anísio Maia (PT) na Assembleia Legislativa. O petista é o primeiro suplente da coligação PT/PROS/Avante. O nome seria Tião Gomes (Avante), que será vice-presidente no segundo biênio. O parlamentar tiraria licença para dar lugar ao petista. 
“Está em discussão. Existe o diálogo, no caso seria o deputado Tião Gomes. Ele está tratando especialmente com o deputado Anísio Maia, é diretamente entre eles”, informou Junior Araújo ao Fonte 83. “Mas não sei como é que ficou, isso deve avançar nos próximos dias. Já que houve as definições das comissões hoje e Tião estava aguardando por isso”, completou.

Milagre Sertão realiza ação em Itaporanga, em abril...

Com todo o esforço e empenho do time de voluntários, a ONG Milagre Sertão traça o seu caminho marcando a vida de famílias afetadas pela seca na Paraíba. Por meio de doações de roupas, brinquedos, alimentos, itens de necessidade básica, serviços de apoio à comunidade, como atendimento médico-odontológico, o Projeto faz a diferença na vida da população de comunidades no interior do Estado.
A próxima ação acontece em Itaporanga, de 26 a 28 de abril. Nesta ação, serão 88 famílias beneficiadas e a sociedade pode ajudar buscando informações no endereço:  Rua Antonio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org/ ou pelo número (83) 3021-9891. O Instagram é @milagresertao.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

'Governo quer transformar os Hospitais Regionais em centros de referências para especialidades' afirma secretário Geraldo Medeiros.

O Secretário Executivo de Gestão Hospitalar do Estado; Geraldo Medeiros  afirmou na tarde desta quarta-feira (20) que a intenção do governador João Azevedo é transformar os hospitais regionais em centros de referências para diversas especialidades médicas como já acontece com o Hospital do Bem, em Patos, que é especializado na área de oncologia e o Hospital Metropolitano, em Santa Rita, que atende nas áreas de cardiologia e neurocirurgia.
"Estamos trabalhando para fazer com que os hospitais regionais tornem-se mais resolutivos com plantões presenciais e isso carece de investimentos que já estão sendo providenciados pelo Governo do Estado", garantiu o secretário ao citar como exemplo o Hospital de Patos que tem seis leitos de UTI, três deles ocupados com pacientes portadores de doenças crônicas.
De acordo com Geraldo Medeiros, o objetivo do Governo do Estado, é encurtar a viagem para aqueles pacientes que moram no interior do Estado. "Vamos trabalhar para evitar que um paciente que sofra um acidente automobilístico em Catolé do Rocha tenha que vir buscar atendimento em Campina Grande quando poderia muito bem ser atendido em Patos", destacou.
Ainda sobre o Hospital Metropolitano da Capital, Geraldo Medeiros afirmou que esta unidade de saúde preencheu um vazio assistencial muito grande na área de cardiologia e que há muito tempo existia na Paraíba. "Com relação ao Hospital do Bem em Patos, a situação é muito diferente, porque agora as pessoas portadoras de câncer e que moram no interior do Estado não precisam mais rodar 400 quilômetros até a Capital em busca de atendimento especializado", finalizou o secretário. 

Ricardo Barbosa por Wilson Filho: é a troca de líder do governo na Assembleia...

Circula nos corredores da Assembleia a possível troca de líder da bancada do governo no legislativo estadual, informação noticiada com exclusividade pelo portal ExtraPB. Recém eleito presidente da Comissão de Orçamento, a segunda mais importante do parlamento estadual, Wilson Filho é o nome cogitado para ocupar o espaço de Ricardo Barbosa.
O blog acrescenta que a mudança pode ganhar corpo nos próximos dias, principalmente após informações acerca de insatisfações dentro do grupo governista, entre as quais a deputada Estela Bezerra. O movimento em defesa da troca de líder tende a crescer, devendo desaguar nas próximas horas, ou nos dias que antecedem os festejos do carnaval. (Marcone Ferreira)

Vice-prefeito do PSB se alia a ex-prefeito tucano para tentar eleger o irmão prefeito de Princesa Isabel

Simpatizantes e eleitores do vice-prefeito de Princesa Isabel, Aledson Moura, invadiram as redes sociais, neste final de semana, defendendo uma aliança com o ex-prefeito Dominguinhos (PSDB), em torno de uma chapa encabeçada pelo irmão  do vice e atual vereador, Alan Moura, tendo como candidata a vice-prefeita a ex-suplente de deputada estadual Flora Diniz, esposa do prefeito cassado Sidney Oliveira e filiada ao PSDB de Cássio Cunha Lima.
Paralelamente a essas manifestações, os protagonistas dos boatos não fazem mais questão de esconder essa futura aliança. Tanto é que andam juntos em festas , como aconteceu no último sábado, quando foram juntos, Alan e Dominguinhos, à festa de aniversário do ex-também-prefeito cassado Thiago Pereira, do MDB. (Com Tião Lucena)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Tovar defende quebra de contrato da Prefeitura de Campina Grande com a Aliança...

Fantoche: aliado de Romero defende quebra de contrato PMCG/Aliança
O deputado estadual Tovar (PSDB), aliado e ex-auxiliar do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB), declarou na manhã desta segunda ser favorável à quebra de contrato com a empresa Aliança, que organiza o Maior São João do Mundo, por conta suposto envolvimento da mesma com o esquema de fraudes investigado pela Polícia Federal na Operação Fantoche.
A operação prendeu entre outros o dono da empresa, Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva e o presidente da Fiep, Buega Gadelha. "De fato a prefeitura vem trabalhando com a Aliança durante alguns anos, agora os fatos precisam ser apurados e se por acaso eles forem culpados existem outras inúmeros empresas que trabalham com isso, Campina Grande no passado já fez sem nenhuma empresa, claro que o São João se remodelou, a festa se profissionalizou mas se eles tiverem culpa no cartório defendo que exista o rompimento desse contrato" disse.
Tovar ainda lamentou o envolvimento de Buega, a quem declarou respeito. "Minha palavra inicial é de lamento porque Buega é respeitado na Paraíba toda. Eu não sei até em que ponto a investigação chegou em Buega, mas lamento" concluiu.

Polícia Federal mira Sistema S, prende Buega Gadelha e presidente da CNI; esquema desviou cerca de R$ 400 milhões de recursos públicos...

Resultado de imagem para polícia federal prende presidente da cni
Organizações Não Governamentais (ONG’s) de fachada eram usadas para celebração de convênios com o Ministério do Turismo e com empresas do Sistema S. O esquema de desvio de recursos públicos embolsou cerca de R$ 400 milhões foi desmontado durante a Operação Fantoche, nesta terça-feira (19), deflagrada pela Polícia Federal e Tribunal de Contas da União.
Foram mobilizados 213 policiais e oito auditores para cumprir 10 mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão na Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Alagoas. As medidas foram determinadas pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.
A operação foi executada para desarticular organização criminosa voltada a prática de crimes contra a Administração Pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de dinheiro, em seis estados e Distrito Federal. As investigações apontam que um grupo de empresas, controlado por um mesmo núcleo familiar, atuou desde 2002 executando contratos firmados por convênios com o Ministério do Turismo e entidades paraestatais do intitulado “Sistema S”.
A atuação do grupo consistia na utilização de entidades de direito privado, sem fins lucrativos, para justificar celebração de contratos e convênios diretos com o Ministério e Unidades do Sistema S. Tais contratos, em sua maioria, voltados à execução de eventos culturais e de publicidade eram superfaturados ou executados parcialmente. Os recursos que surgiam desses contratos eram, depois, desviados para o núcleo empresarial, através das empresas de fachada.
O nome Operação Fantoche faz referência ao evento "Sesi - Bonecos do Mundo", que foi um dos eventos que recebeu recursos do esquema investigado. O evento aconteceu em João Pessoa entre 13 e 18 de novembro de 2018.

Trata-se, em verdade, de uma ofensiva de grosso calibre. De uma penada só, alcançou o presidente da poderosa CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Andrade, preso esta manhã, e mais nove pessoas, uma das quais o paraibano Francisco Benevides Buega Gadelha (foto ao lado), presidente da Fiep (Federação das Indústrias da Paraíba).
Presos – Conforme a Policia Federal, são essas as dez pessoas que tiveram a prisão decretada pela operação: Francisco de Assis Benevides Gadelha, Jorge Tavares, José Carlos Lima de Andrade, Lina Vieira da Silva, Luiz Antônio Gomes Vieira, Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, Júlio Ricardo Rodrigues, Pedro Costa Cruz, Ricardo Essinguer e Robson Andrade.

Operação – A Operação Fantoche também investigou o Instituto Origami, a Aliança Comunicação e Cultura, Idea Locação de Estruturas e Iluminação, a Somar Intermediação e Negócios e o Ateliê Produções Artísticas. A operação foi deflagrada por ordem da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que também autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.
A suspeita da força-tarefa é de que tenham sido cometidos crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de dinheiro. São feitas buscas em endereços localizados em Brasília, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Minas Gerais. Há cumprimento de mandados de prisão e também de busca e apreensão.

Alcance – A CNI controla o Sistema S, que inclui o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sesc (Serviço Social do Comércio), o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio).