sábado, 6 de maio de 2023

Chico Mendes é recebido festivamente pelo prefeito, ex-prefeitos e todos os vereadores em Serra Grande.

Líder do governo na ALPB, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) foi recebido festivamente ontem (05) na cidade de Serra Grande pelo prefeito Vicente Neto, os ex-prefeitos Jairo Harley, João Bosco e Vidal de Moura, além de todos os vereadores.

“É mais uma responsabilidade designada a mim, e vou trabalhar para cumprir essa missão de representar bem o povo de Serra Grande por ser um município vizinho a São José de Piranhas [sua terra natal] e, de certa forma, muito me alegra em poder ser recebido aqui em festa”, declarou o líder governista.

Chico disse que vai apoiar e ajudar o prefeito nas ações do governo para levar oportunidades e melhorar a vida das pessoas, exatamente onde elas moram. “Pode contar com o nosso trabalho, prefeito, vou colocar o meu mandato em prol dos interesses de Serra Grande”, concluiu.

Por sua vez, o prefeito Vicente Neto agradei e disse que recebe com muita alegria o trabalhado e empenho do parlamentar na defesa dos interesses do município de Serra Grande.

"Se não fosse o Republicanos, hoje ele seria um ex-deputado", diz Adriano sobre Efraim e revela que se reuniu com Romero, a quem convidou pra se filiar ao REP e ser candidato a PMCG.

Reconhecimento e reciprocidade. Essa foi a postura cobrada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), ao senador eleito pelo União Brasil, Efraim Filho. Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação quarta-feira (3), Galdino afirmou que sem o partido, Morais filho não teria sido eleito.

"A Paraíba tem uma história de dizer que o Republicanos foi fundamental na eleição de João. Não. O Republicanos ajudou a eleger a João, mas foi fundamental na eleição de Efraim, ninguém nunca reconhece isso, porquê se a gente tivesse saído da chapa de Efraim hoje ele seria um ex-deputado", afirmou Adriano.

O deputado estadual disse ainda que se reuniu com o deputado federal Romero Rodrigues (PSC) e sentiu "um certo desconforto nele" em sua função na Câmara Federal. Ele citou, de forma indireta, que Romero sente saudades para do Executivo ao deixar em aberto a possibilidade dele disputar a Prefeitura de Campina Grande em 2024.

"Quem já passou pelo Executivo, aquele que manda, faz e executa, tem dificuldades em se acostumar com o Legislativo. Eu acho que ele tem saudades", explicou Galdino.

Daniella cutuca aproximação entre Bruno e Vené, em CG: “Louca para saber como vão ficar os processos de um contra o outro”

“Eu estou louca para saber como vão ficar os processos de um contra o outro; e quando forem resgatadas as falas de um contra o outro? Meu Deus do céu”. A declaração é da senadora Daniella Ribeiro (PSD) ao reagir, com ironia, durante entrevista essa semana, a aproximação política entre o atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e o senador Veneziano (MDB) com vistas as eleições municipais em Campina Grande, no próximo ano.

Daniella também criticou alguns parlamentares campinenses que solicitaram recursos públicos para o hospital materno infantil sem nem mesmo ter um projeto em mãos para justificar a demanda. “Um grupo de vereadores foi ao meu gabinete (no Senado) pedir uma emenda de R$ 50 milhões sem existir sequer um projeto”, reagiu.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

A prestigiada visita do ministro Edson Fachin ao TRE-PB

Foi bastante prestigiada por membros do Poder Judiciário a visita de cortesia que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta sexta-feira (05), em João Pessoa. Ele foi recebido pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente da Corte, desembargadores e juízes do estado.

Fachin chegou à Corte Eleitoral acompanhado da esposa, a desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin, e da sua assessora e chefe de gabinete Desdêmona Tenório de Brito Tolêdo Arruda. Na ocasião, disse que “é uma alegria” estar na Capital da Paraíba. Ele é esperada para uma palestra,  neste sábado (06), no Congresso de Direito Internacional.

No TRE-PB, longe dos holofotes da imprensa, o ministro foi recepcionado por Fátima e apresentado a desembargadores e juízes da Corte Eleitoral, a exemplos da desembargadora Agamenilde Dias, vice-presidente e corregedora do TRE-PB; do juiz federal Bianor Arruda Bezerra Neto, diretor da Escola Judiciária eleitoral da Paraíba; do juiz José Ferreira Ramos Júnior, ouvidor Eleitoral; e do juiz de direito e membro do TRE-PB, Fábio Leandro de Alencar Cunha.

Também participaram do encontro o desembargador João Benedito da Silva, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, e o desembargador Thiago de Oliveira Andrade, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão afirmou estar “lisonjeada” com a visita.

Amanhã, no Centro de Convenções, Caberá a Fachin comandar uma conferência sobre ‘“Jurisdição Constitucional e Direitos Humanos”, na perspectiva do compromisso significativo, em diálogo com a jurisprudência do STF’. Também há previsão de uma sessão de autógrafos com o ministro. (com Agenda Política)

Radomécio Leite, secretário-executivo do Meio Ambiente, dialoga com Armando Monteiro tratando de desenvolvimento

O secretário-executivo do Meio Ambiente da Paraíba, Radomécio Leite, foi visto nesta sexta-feira em encontro com o ex-senador e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro, no escritório da Ilha do Leite, em Recife, avaliando e abordando temas da realidade nacional e regional.

Nas redes sociais ele postou: "Há anos que convivemos com personalidades de Pernambuco, estado com relacionamento histórico com nossa Paraíba. Nesta sexta-feira, estivemos no escritório do ex-senador e ex-presidente da CNI, Armando Monteiro, em conversa super atualizada sobre a conjuntura nacional e regional", comentou.

E concluiu: “Tratamos de reindustrialização, do potencial de energia limpa do Nordeste e a esperança em torno do Governo Lula para retomada do desenvolvimento. Uma verdadeira aula de atualidade”.

Irmãos Galdino querem Romero no Republicanos: "Romero é o candidato que reúne mais apoio popular em Campina Grande", disse Adriano.

O deputado federal Murilo Galdino será o novo presidente do Republicanos em Campina Grande. A missão é organizar a legenda para as eleições de 2024. O parlamentar já chega com o plano de filiar o deputado e ex-prefeito de Campina Grande e atual deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). “Devo assumir a presidência nos próximos dias e vamos conversar com todos para discutir a melhor forma sobre como vamos fazer em 2024”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, confirmou o convite para filiação a Romero, por intermédio do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). O objetivo: puxar o ex-prefeito para a disputa do próximo ano. “A preço de hoje, em Campina Grande, Romero é o candidato que reúne mais apoio popular em Campina Grande. Com ou sem apoio político, Romero é o candidato com mais apoio do povo. Foi um grande prefeito”, disse Galdino.

Romero, em entrevistas recentes, tem dito que está focado no mandato, que vai participar do processo eleitoral da segunda maior cidade do estado, mas sem o nome na urna. Nos últimos dias, é possível perceber a movimentação ao redor de Romero. Primeiro, Tovar afirmou que o vice de Bruno Cunha Lima, em uma eventual chapa a reeleição tem que passar pelo ex-prefeito.

No dia seguinte, o próprio Adriano Galdino deu um palpite: Romero estaria “desconfortável” no Congresso. Por último, o convite. O presidente do Republicanos na Paraíba, deputado Hugo Motta, deu a entender que não apoiará Bruno em Campina.

Pedro Cunha Lima define o vereador Márcio Rodão como novo presidente do PSDB em Itaporanga para somar no projeto de Azif Lemos a prefeito em 2024

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) começa a se movimentar visando a sucessão municipal em Itaporanga, na região do Vale do Piancó. Durante encontro ocorrido ontem, na sede do partido, em João Pessoa, o presidente estadual do 'Tucanato', ex-deputado federal Pedro Cunha Lima definiu pelo nome do vereador Márcio Rodão (hoje no União Brasil) como futuro presidente municipal da legenda na 'Rainha do Vale'. 

Márcio Rodão terá pela frente a missão de organizar o partido para disputa eleitoral vindoura e já avisou que o objetivo será o fortalecimento do grupo de oposição no município. "Vamos assumir o partido e colocá-lo à disposição do médico Azif Lemos, que é um nome que já repercute em nível estadual, bem como, chegamos para fortalecer o projeto de oposição que é eleger Azif Lemos o futuro prefeito contando com o apoio do deputado Taciano, do ex-prefeito Djaci, do vice-prefeito Djaci Júnior, do ex-prefeito Berguinho e de todas as lideranças que compõe a oposição local", disse o vereador em contato com o Blog, na tarde desta sexta-feira (5).

É mais um partido de grande porte que chega para somar no projeto de oposição, que contará com um robusto leque de legendas, aclamado pelo povo do município, em torno do nome do médico Azif Lemos. Márcio prestigiou, ainda, na Capital a posse do ex-prefeito (Conceição) Nilson Lacerda (União Brasil) no mandato de deputado estadual, em virtude do pedido de licença do deputado Taciano Diniz. 

Ao romper com o prefeito Divaldo, vereador Arlington Queiroz é mais um reforço importante para somar na oposição em Itaporanga

Diante dos últimos acontecimentos políticos na efervescência da disputa eleitoral que se avizinha em Itaporanga, é fato que a oposição tem registrado um aumento substancial de reforços em sua tropa para destronar o grupo do prefeito Divaldo (PSB) do poder. O gestor lançou a sobrinha Calina para disputar pela base de situação e desde o ano passado vem tendo perdas de apoios. 

Na âmbito da câmara municipal mais um vereador passou a cerrar fileiras junto à oposição para a guerra de 2024. Trata-se do engenheiro Arlington Queiroz (foto), que rompeu com o prefeito ainda no último domingo. Com isso, a base oposicionista no legislativo-mirim soma agora cinco integrantes e equilibra o jogo lá dentro, já que o presidente só vota em caso de desempate. Mas, em outras matérias haverá embate duro na Casa.

Além de Arlington, a base do prefeito registra a perda do importante apoio do grupo do ex-prefeito Will Rodrigues, que é representado pelo seu neto Zé Armando e tinha Wilka como uma integrante da equipe do atual gestor. Nessa batida o caminho vai ficando pavimentado para a oposição chegar ainda mais forte em 2024, quando haverá uma disputa bastante acirrada.

Não há dúvidas quanto à isso, pois a soma de forças é considerável para o projeto da oposição. Soma junto além das adesões de hoje, as que já aconteceram desde o ano passado com o deputado estadual Taciano Diniz (UB), o ex-prefeito Djaci Brasileiro, o atual vice-prefeito Djaci Júnior e os vereadores Izabelle Mendes e Lucas Moura.

Essa turma toda se junta a grande liderança do ex-prefeito Audiberg Alves, que teve a esposa Naura Ney como candidata em 2020 obtendo 4.280 votos. Outra candidatura da oposição naquela ocasião foi representada pelo empresário Paulinho de Zié, que teve 2.070 votos. As duas obtiveram mais votos que o prefeito, porém divididas. Na oposição, soma-se os vereadores Márcio Rodão e Jailson de Zeca. 

Mantendo-se a união de todo esse agrupamento será muito difícil o prefeito ser beneficiado como foi em 2020 (já que ali não houve união da oposição). Em todo caso, o jogo está sendo jogado e até aqui a oposição é quem vem marcando um gol atrás do outro, para não dizer que não falei (lembrei) das flores - ou melhor do maior torneio de futebol amador do mundo - 'O Poeirão'. 

Após evento do REP e fala de Zé Armando, Divaldo exonera grupo do ex-prefeito Will perde outro vereador e último grande bloco político que ainda restava ao seu lado

Itaporanga segue efervescente no cenário político com o desencadeamento da disputa eleitoral do próximo ano, atiçada pelo acirramento que promete ser esse embate vindouro. 

Depois de fim de semana intenso com o lançamento da pré-candidatura do médico Azif Lemos (pela oposição) e ascensão do jovem Zé Armando (foto) como presidente municipal do Republicanos, o prefeito Divaldo (PSB) após digerir a pancada sofrida acabou por demitir o grupo do ex-prefeito Will Rodrigues. 

Zé Armando afirmou, na ocasião, que o partido terá um nome forte na disputa de 2024 que é Azif Lemos, mesmo externando que o grupo era base do governador João Azevêdo. E no âmbito do estado a batida do bombo é outra. Por enquanto, tudo continuará como está aqui.

A decisão de demitir o grupo de Will foi tomada por Divaldo (foto) e sua sobrinha Calina, atual Chefe de Gabinete, escolhida para disputar a sucessão municipal pela base de situação. Foram exonerados Wilka Rodrigues, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, e Lucivânia Cavalcanti Alves, de uma diretoria na Secretaria Municipal de Saúde, da cota do vereador Arlington Queiroz - que também rompeu com o prefeito. 

Com isso, grupo do ex-prefeito Will traduz-se no último grande agrupamento político que ainda estava  ladeando o prefeito Divaldo que perdeu ano passado importantes apoios como: o deputado estadual Taciano, ex-prefeito Djaci Brasileiro, atual vice-prefeito Djaci Júnior, e os vereadores Izabelle Mendes e Lucas Moura, sem contar vários suplentes de grande potencial eleitoral. 

Essa turma toda se junta à oposição que mantém-se até aqui unida com o propósito e objetivo de vencer a guerra que se aproxima pela prefeitura, em 2024. Como venho escrevendo, o jogo está sendo jogado e até agora quem segue vencendo é a base de oposição, que recebe reforço.  Isso é indiscutível. O prefeito deve perder outros apoios nos próximos dias...

quinta-feira, 4 de maio de 2023

TSE mantém cassação dos três vereadores de Diamante, cassados ano passado pelo TRE-PB...

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram, nesta quinta-feira (05), a cassação de três vereadores do partido Republicanos, de Diamante, no Sertão, por fraude na cota de gênero, nas eleições de 2020.

A Corte manteve a decisão integral do Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com o relator, ministro Sérgio Banhos, a fraude foi confirmada por meio de provas coletadas e houve claro objetivo de burlar a ação afirmativa.

No caso em questão, a candidata Fernanda Mariana Custódio Pereira, apontada como fictícia, obteve votação zerada. Ela é nora da candidata à prefeita pelo mesmo partido.

No processo, há registro fotográfico de Fernanda fazendo campanha para a sogra, apesar de ter afirmado que não realizou atos para si porque teve covid-19. Além disso, não há arrecadação ou gastos, pois ela sequer prestou contas de campanha.

Com isso, foram mantidas a cassação dos vereadores Jailson de Jonas, Cícero Venâncio e Detinho Marrocos; a nulidade dos votos recebidos e a consequente retotalização dos quocientes eleitoral e partidário, bem como a inelegibilidade da candidata envolvida na fraude.

TRE-PB

Em agosto do ano passado, TRE-PB também negou provimento ao recurso dos parlamentares, mantendo a sentença do primeiro grau, que julgou parcialmente procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

O relator, o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, reconheceu a prática de abuso de poder, fraude à cota de gênero, para determinar a cassação dos registros e dos diplomas de todos os três candidatos.

Também aplicou à investigada Fernanda Mariana Custódio Pereira a sanção de inelegibilidade por oito anos.

Fraude em Boa Ventura

No próximo domingo (07), TRE realiza nova eleição para escolher nove vereadores de Boa Ventura. Em julho do ano passado, todos os parlamentares da cidade, membros do partido Republicanos, também foram cassados por fraude na cota de gênero. (com PolêmicaPB)

Prefeita de Bayeux deve lançar esposa do deputado Felipe Leitão à sua sucessão e quer eleger marido vereador na capital

A prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PSD) articula um plano ‘fofinho’ para as eleições municipais do próximo ano. Sem poder disputar o pleito em Bayeux, por não poder tentar uma nova reeleição, o grupo da gestora planeja lançar seu marido, Fofinho, candidato a vereador de João Pessoa.

O detalhe estaria ligado a uma articulação intermunicipal: Luciene (na foto com o marido) daria apoio a esposa do deputado estadual Felipe Leitão (PSD), Tacyana Leitão, na disputa pela Prefeitura de Bayeux e Felipe garantiria apoio para Fofinho na Capital. 

Ex-vereador de João Pessoa, Felipe é filho do atual vereador Mikika Leitão (MDB) que anda insatisfeito com esta articulação. Pai e filho estão com relações abaladas.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Nilson Lacerda assume mandato de deputado estadual e aponta independência

O ex-prefeito de Conceição Nilson Lacerda (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa da Paraíba com a licença de 121 dias do deputado Taciano Diniz. O presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), elogiou Nilson e disse que o ex-prefeito foi um dos que lhe deu a mão quando iniciou a caminhada na política.

Apesar de ter apoiado a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB) em 2022 e o União Brasil ser oposição ao governador João Azevedo, ele informou que adotará postura independente. Ao discursar, Nilson Lacerda agradeceu a Taciano pelo “gesto de grandeza” ao abrir espaço para que ele assumisse o mandato. Uma das pautas é a transposição do Rio São Francisco, mais especificamente o Ramal Piancó.

Agradeceu ainda a Adriano Galdino e ao presidente do União Brasil, senador Efraim Filho, além dos demais deputados da legenda, George Morais e Gilbertinho.

domingo, 30 de abril de 2023

Junior Araújo festeja aniversário de Marizópolis

deputado estadual Júnior Araújo (PSB), representante de Marizópolis na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), saudou a cidade por mais um ano de vida. Neste sábado (29), o município localizado no Sertão paraibano celebrou seu aniversário de 29 anos de fundação.

Com o prefeito Luquinha Brasil, o parlamentar compartilhou a data com lideranças locais e o povo. Expressou seu desejo de que Marizópolis cresça e prosperasse, salientando a parceria da gestão municipal, da atuação na ALPB e do governador João. “Têm sido colhidos bons frutos e esperam-se mais. A cidade vive um momento de destaque”, declarou Júnior Araújo.

O prefeito Luquinha Brasil agradeceu a iniciativa do deputado nJúnior Araújo no municio, afirmando que “Sem distinção entre bandeira A ou B, ele tem se esforçado para melhorar a vida do nosso povo. Como exemplo, as nossas creches, melhorias realizadas nas escolas, a aquisição dos ônibus, isso que faz essa parceria ser fundamental”, afirmou.

Além disso, Júnior Araújo entregou uma emenda no valor de duzentos mil reais para ajudar o desenvolvimento social da cidade. Em comemoração à emancipação política do município, ele prestou homenagem às outras cidades que celebraram o evento neste sábado (29).