sábado, 14 de setembro de 2013

Professor Abraão Alves promove feijoada da solidariedade neste domingo na Asfita

O professor itaporanguense Abraão Alves de Carvalho, ex-diretor do Colégio Liceu Paraibano, comandará grande confraternização, neste domingo (15), na Associação dos Filhos de Itaporanga (Asfita), em João Pessoa, na realização de festa de caráter beneficente, denominada de “feijoada da solidariedade”, em prol de um amigo e conterrâneo momentaneamente residindo fora da Paraíba, e que passa por problemas delicados de saúde.
A festa terá início às 11h00, e será animada pela banda Peba na Pimenta, de repertório eminentemente regional, com predominância para o gênero do forró. Natural da cidade de Itaporanga, Abraão espera contar com presença maciça de conterrâneos regionais, isto é, de todo o Vale do Piancó. O vereador pessoense Professor Gabriel, natural de Olho D’Água, já está de senha, em punho, e vai prestigiar o evento, segundo enfatiza, independentemente do fator política.

STF indeferiu liminar pedida pelos advogados de Miguelzinho e partidários de Leonice Lopes farão carreata esta noite em Boa Ventura...

A informação que chega ao Blog dá conta que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria indeferido liminar pedido pelos advogados que defendem o prefeito Miguel Estanislau (PMDB), na última quinta-feira (12), numa tentativa de continuar à frente da Prefeitura de Boa Ventura até que o TSE julgue os embargos de declaração a serem dado entrada na Justiça Eleitoral Superior contra a decisão, tomada terça-feira (10), que impugnou seu registro de candidatura nas eleições municipais do ano passado.
Com isso, os partidários da segunda colocada Leonice Lopes (PSDC) programam uma carreata para começar às 18h deste sábado (14) pelas principais ruas de Boa Ventura, para comemorar a decisão. Pois, Leonice já pode assumir a Prefeitura de Boa Ventura imediatamente, assim que o Acórdão com a decisão que cassou Miguelzinho for publicada.

Médicos estrangeiros são recebidos com flores na Paraíba e começam a trabalhar no dia 23; Cubanos virão para Aguiar, Santana de Mangueira e Serra Grande...

Ao contrário do que aconteceu no Ceará, quando os médicos estrangeiros selecionados pelo programa Mais Médicos do Governo Federal foram recebidos com vaias e agressões verbais, na Paraíba, o cenário foi bem mais amistoso. Os 13 médicos estrangeiros desembarcaram no final da manhã de hoje no Aeroporto Castro Pinto, foram recebidos por uma comitiva formada por autoridades, coordenadores do programa e imprensa e receberam rosas.
Os médicos (nove cubanos, dois espanhóis, um uruguaio e um brasileiro formado na Espanha) estavam em Pernambuco, por onde passaram por um curso e agora ficam mais uma semana em treinamento na Paraíba. Eles devem começar a trabalhar no dia 23. Os municípios de Aguiar, Baraúnas, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí, Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá receberão os médicos cubanos. Já os espanhóis vão para Água Branca e Baía da Traíção; Areia receberia o uruguaio, mas desistiu na última hora do programa e outro município deve ser atendido. Cacimba de Dentro receberá o brasileiro formado na Espanha.

Antônio Pezão posta foto com seu 'novo brinquedo': uma bela Ferrari...

Apesar de vir de derrota para o americano Cain Velásquez no UFC, o peso-pesado brasileiro [com raízes em Itaporanga] Antônio Pezão resolveu se dar um presente de aniversário nada modesto. Em foto publicada em sua página no Facebook, neste sábado (14), o lutador revelou ter realizado um sonho antigo: comprar uma Ferrari. "Obrigado por fazer meu sonho se tornar realidade. Amei meu novo brinquedo. Muito feliz", escreveu o lutador, que dia 7 de dezembro enfrenta Mark Hunt no evento principal do UFC que acontece em Brisbane, na Australia.

Deputado Wilson Braga deve voltar ao trabalho já no início da semana, após ter passado por um cateterismo...

A assessoria do deputado Wilson Braga (PEN) informou que o parlamentar se recupera bem, após receber alta na sexta-feira (13). O ex-governador se submeteu a um cateterismo, na quinta-feira (12), na Unidade de Apoio ao Diagnóstico e Terapia (Cardiocenter), em João Pessoa. Após procedimento, o parlamentar foi transferido para o hospital da Unimed, também na capital, onde passou um dia em observação, mas já se encontra em sua residência.
Apesar de ter passado pela delicada intervenção, sua assessoria garante que Braga deve está de volta às atividades parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda esta semana. O deputado que tem 82 anos de idade passou mal e foi atendido pelo médico Marcelo Queiroga, que decidiu realizar o procedimento.

Cássio silencia sobre desabafo de Ricardo Coutinho e amplia expectativa de rompimento de aliança entre PSB e PSDB

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) preferiu silenciar em relação às declarações do governador Ricardo Coutinho (PSB), ontem, garantindo que está pronto para enfrentar qualquer adversário nas eleições de 2014, incluindo o próprio aliado tucano. Nem Cássio, nem seus assessores diretos comentaram a reação do governador.
O silêncio do senador ampliou a expectativa de rompimento da aliança vitoriosa nas eleições de 2010, entre PSB e PSDB. Mas, as definições ainda dependem de posicionamento oficial de Cássio. Da parte de Ricardo, não há mais o que se questionar. “As cartas estão na mesa. Vamos aguardar agora a movimentação do senador”, disse um aliado de Ricardo.
O jeito mais uma vez é esperar.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Acidente de moto ocorrido no final da tarde em Itaporanga deixa jovens gravemente feridos; Encaminhados à Patos, um deles acaba de falecer por não resistir aos ferimentos e o outro continua em estado grave...

Um grave acidente automobilístico aconteceu por volta das 16h30min na BR-361, a cerca de 2 km de distância da cidade de Itaporanga, próximo à subestação, quando dois jovens perderam controle da motocicleta em que seguia e acabaram se chocando gravemente no asfalto. Ambos foram socorridos para o Hospital Distrital de Itapoanga, mas imediatamente encaminhados para Patos devido a gravidade do TCE- Traumatismo Craniano Encefálico.
Agora à pouco, já por volta das 19h30min o jovem Damião Fernando (na fato ao lado), de apenas 14 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo assim que a ambulância chegava à cidade de Patos. O outro rapaz foi identificado como Felipe, que reside no Conjunto Chagas Soares, também seguiu para Patas em estado grave. O corpo de Fernando, como é mais conhecido, está sendo levado, neste momento, para o IML -Instituto de Medicina Legal e depois será trazido de volta para o velório e enterro. Fernando residia com sua família no Loteamento do Rosarinho, que está completamente abalada como o acontecido. Ele era filho de Paulo Belo e Maria da Conceição, conhecida como Dudzinha, da comunidade Muquém.

Governador Ricardo Coutinho discute convênios do Pacto Social com prefeito de Conceição, durante audiência na Granja Santana...

O governador Ricardo Coutinho e o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, discutiram, nessa quinta-feira (12), a assinatura do convênio do Pacto Social para calçamento de ruas e a reforma e ampliação de uma escola municipal. Somente dentro do Pacto Social 2013, a cidade será beneficiada com R$ 750 mil para obras no conjunto São Geraldo e a reforma da escola Raimunda Leite, que beneficiará 1.300 estudantes.
Durante a audiência da Granja Santana, o prefeito de Conceição esteve acompanhado da vice-prefeita Nena Diniz, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcílio Lacerda, e do ex-prefeito Deon Diniz. Na oportunidade, o prefeito Nilson Lacerda ainda convidou Ricardo para as comemorações de aniversário do município que é no dia 8 de outubro, completa 132 anos de emancipação política.
Confira matéria completa e muitas outras acessando o Portal ASN 

TCE investiga ex-prefeito de Coremas que gastou dinheiro suficiente para dar 249 voltas em torno da Terra...

Ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está investigando o emprego de cifras milionárias no consumo de combustível durante 2010/2011 na gestão do ex-prefeito da cidade de Coremas, Edilson Pereira de Oliveira (foto). Segundo consta no relatório de análise da prestação de contas anual, o ex-prefeito empregou quase R$ 3 milhões para comprar o derivado. Com esse percentual, Edilson daria 249 voltas de carro em torno da Terra.
Confira a matéria completa e muitas outras acessando o Portal ASN 

Veículo da Prefeitura de Itaporanga se envolve em acidente na entrada de João Pessoa deixando motorista e dois secretários feridos...

Um acidente automobilístico foi registrado na manhã desta sexta-feira (13) envolvendo um veículo, Fiat Uno, segundo informações que chegam ao Blog, que é locado à Secretaria Municipal da Educação do município de Itaporanga. O sinistro aconteceu no próximo ao viaduto de Oitizeiro, na entrada de João Pessoa, quando um segundo veículo teria atingido o veículo da Prefeitura de Itaporanga por trás. 
Ficaram feridos no acidente o motorista e dois secretários municipais: Francisco Lemos (da Agricultura) e Josilene Gonçalves (da Educação). Além deles, seguia na viagem também a secretária municipal da Saúde, a fisioterapeuta Maria Aparecida Alves, que se livrou do sinistro porque desceu em Campina Grande para um compromisso. Felizmente todos passam. Enquanto o veículo ficou completamente destruído. Foto: G1

Equipe de Handebol do Colégio Diocesano inicia hoje a fase final dos Jogos Escolares representando a Paraíba...

diocesano
A equipe de Handebol do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' inicia nesta sexta-feira (13) a disputa pela fase final dos Jogos Escolares em sua Etapa Nacional, que estão sendo disputados na cidade de Natal (RN). O time do educandário representa a Paraíba na competição e ao passar pra fase final já está entre os cinco melhores do país. O time do Colégio Diocesano venceu a equipe do Distrito Federal por um placar de 18 X 10. 
A informação, inclusive, foi passada na noite de ontem (12), durante a sessão da Câmara, ao presidente Jacklino Porcino (PMDB) através de contato telefônico feito pela comissão técnica e atletas que estavam assistindo a sessão através da internet. O sorteio, divulgação de tabela e definições de outros detalhes para esta fase aconteceu na noite de ontem mesmo, no Centro de Convenções.
A Paraíba foi representada no sorteio pelo representante da delegação, José Hugo, e demais técnicos de cada categoria, dentre os quais o itaporanguense Pedro Antero, que é treinador da equipe do Diocesano. Portanto, as partidas da fase serão disputadas nesta sexta-feira (13) e o time de Handebol do Diocesano, que representa a Paraíba, enfrenta a equipe do Estado do Maranhão, em partida marcada para às 14h40 no Colégio Maristela.
Confira matéria completa acessando o Portal ASN 

Líder da oposição derruba defesa apresentada pela situação sobre indícios de superfaturamento na Saúde de Itaporanga, diz que houve má conduta em compra de peças e dispara: "Se eu fosse a secretária pedia demissão".

Neste caso da denúncia de indícios de superfaturamento na compra de peças pela Secretaria Municipal da Saúde em Itaporanga, o debate travado durante a sessão desta quinta-feira (12) mostrou preparo, competência e conhecimento da parte do líder da oposição, vereador Ricardo Pinto (PSDB), que sustentou a denúncia e desbaratou por completa a tentativa de defesa que foi feita pelo líder da situação, o vereador Ubiramar (PTB). Em verdade, enquanto a situação ia com o milho a oposição já voltava com o fubá prontinho, tinindo pra ser saboreado.
Ao apresentar cópias de supostos orçamentos que buscariam desmanchar a denúncia apresentada pelo tucano semana passada, o petebista não atentou pra fragilidade das peças nem pra astúcia do líder oposicionista em bater de frente e desbaratar ponto a ponto a defesa feita. "Primeiramente gostaria de parabenizar a secretária por sua banca de advogados/vereador que fizeram sua parte em defender o que não tem defesa. Explicar o inexplicável. Ou seja, tapar o sol com a peneira", disse Ricardo Pinto.
O líder tucano não titubeou e disparou: "Vou provar mais uma vez aqui que houve falta de conduta  daqui em diante quem resolve é o Ministério Público. Não adianta querer tirar o foco pra outra coisa". Continua Ricardo: "Um orçamento que o vereador (Ubiramar) trouxe, da Friauto, nem data tem. Aqui não é nota fiscal. Segundo, no outro orçamento que fizeram que não estava no empenho, não estava junto com a nota fiscal, não veio junto com a prestação de contas pra essa casa. Fala em Ducato. A Secretaria da Saúde tem uma Ducto nova, tem uma outra ambulância e tem ainda as ambulâncias do Samu... e, aqui, não tem placa nenhuma [identificando o veículo]. Isso em todos os três orçamentos [apresentados pela defesa", disse.
 
Acima documentos originais apresentados pelo líder da oposição, datado desta quarta-feira (11) com valores muito inferiores dos mostrados pelo líder da situação, abaixo, datado de fevereiro deste ano com orçamentos nas mesmas lojas, uma delas pertencente a um irmão da própria secretária de Saúde.
 
O líder da oposição se referia ao orçamento da Friauto que não tem data e aos demais por estarem com a data de fevereiro, mas não constarem da prestação de contas. E denuncia que pode ter sido feito uma montagem: "Pra mim isso [os orçamentos] é fictício. Depois que foi falado isso [a denúncia] aí eles [prefeitura] providenciaram esses orçamentos;;;". Pra completar o desbaratamento da defesa feita pelo líder da situação, Ricardo Pinto apresentou orçamentos originais datado desta quarta-feira (11), inclusive, nas mesmas lojas que emitiram orçamentos pra Secretaria da Saúde, um deles da loja pertencente a um irmão da própria secretária, cuja localização em João Pessoa é há menos de 60 metros da loja aonde foi feito a compra de peças e pago R$ 7.990,00 mil, faltando apenas R$ 10,00 pra chegar ao limite imposto pela lei de licitações.
"Mandei fazer um orçamento na casa de peças chamada Soares Autopeças [onde foi feita a compra], de uma Doblô, que era o carro que tinha lá e tava quebrado. Tá aqui: R$ 2.410,00 mil, foi feito ontem esse orçamento, chega tá bem quentinho. No total, a compra não chega a metade do que valor correspondente que foi pago [pela secretária] e está na nota fiscal. E pedi que a pessoa, amigo meu, desse um pulinho, bem pertinho, quase vizinho, na Alvecar, loja que pertencente ao irmão da secretária. O orçamento lá deu R$ 2.100,00 mil, mais barato ainda. Tá aqui o orçamento feito ontem", disparou Ricardo para espanto geral do público. 
Espanto porque as cópias de orçamentos apresentadas pelo líder da situação deixam variadas dúvidas. E porque em dois deles, o valor orçado é o seguinte: Alvecar - R$ 8.755,00 e na Soares Autopeças - R$ 7.990,00, ambos datados de fevereiro deste ano; enquanto os apresentados pelo líder da oposição, originais, datados desta quarta-feira (11) são o seguinte: Alvecar - R$ 2.100,00 e na Soares Autopeças - R$ 2.410,00. Ou seja, derruba por terra a defesa feita pelo líder da situação e compromete mais ainda a situação da secretária que precisa prestar esclarecimentos mais convincentes. "E não venha querer dizer que tapioca mordeu bijú, ou coisa do tipo", ironizou o líder da oposição.
Ainda durante a sua fala, Ricardo Pinto critica a falta de ações da Secretaria da Saúde no município: "A distinta secretária nunca foi numa rádio ou outro meio de comunicação falar dos programas que tem sido feito no município. Não fala aqui de vacinação de idoso nem da pólio. Mas sobre o que se está fazendo para o município. Até agora não mostrou nada. A não ser andar de carro pra cima e pra baixo, com os vidros fechados, cujo aluguel do carro é um absurdo: R$ 3.200,00 mil. Aí (o vereador) vem aqui conversar besteiras e querer uma CPI (da gestão passada). Eu sou contador e não tenho condições de analisar uma cpi de documentos que o TCE já aprovou. Que legitimidade eu tenho pra isso?", indagou.
O líder da situação ainda continuou criticando a falta de ações da Secretaria da Saúde: "Qual a cirurgia que o fundo municipal de saúde já pagou a não ser do sus? Me digam apenas uma? Até hoje ninguém viu nada. Nesses nove meses não se fez nada. Aí acham ruim quando agente vem aqui falar sobre o que tá errado. O que não pode ser escondido", disse. Ricardo Pinto falou sobre as supostas irregularidades apontadas pelo líder da situação, com relação a gestão passada. "Como é que tem irregularidade se ainda ontem o TCE aprovou por unanimidade as contas do terceiro ano da gestão passada? Isso é querer usar de má fé com as pessoas", declarou.
Com relação a prática de nepotismo na gestão passada, levantada pelo líder da situação atual ao mencionar o nome de uma sobrinha do ex-gestor, o líder da oposição acertou em cheio a atual gestão: "Nepotismo tem e muito é hoje na atual gestão. Tem um cunhado dela (a secretária) que trabalha com ela lá na Saúde. Isso é nepotismo? Tem seu irmão (de Ubiramar) também lá na Saúde. Tem um prima legítima do prefeito que tá e Brasília, tem um contrato com a prefeitura em Brasília fazendo o quê? Recebe R$ 2.500,00 mil dizem que é pra acompanhar os projetos lá em Brasília, nos ministérios...", disse Ricardo ao mencionar apenas três casos.
Ao fechar a questão sobre as denúncias de superfaturamento na Secretaria da Saúde o vereador Ricardo Pinto foi incisivo: "Passaram uma semana inteira juntando papel pra tentar explicar o que não tem explicação. Eu sendo a secretária pedia demissão...", disparou o líder da oposição diante das graves denúncias levantadas.

Líder da situação rebate denúncia sobre superfaturamento na Secretaria da Saúde em Itaporanga mas não convence...

É recorrente nas ruas de Itaporanga que a maior oposição que o prefeito Audiberg Alves (PTB) tem está na sua base aliada na Câmara Municipal, pois toda vez que sua liderança tentar atenuar repercussão negativa em alguma atividade suspeita acaba complicando ainda mais a gestão municipal. Foi o que se viu durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12) quando se tentou desmanchar a denúncia feita, semana passada, pelo vereador Ricardo Pinto (PSDB) sobre indícios de superfaturamento na aquisição de peças automotivas pela Secretaria Municipal da Saúde, cuja a gestora é a fisioterapeuta Aparecida Alves.
Usando a tribuna o vereador Ubiramar (PTB) tentou sem sucesso convencer o público com uma defesa fraca do deslize cometido. Ele entregou cópias de documentos, dentre eles três orçamentos feitos em lojas de autopeças particulares que em sua visão poderiam ter peso pra rebater as denúncias levantadas. Um outro orçamento da autorizada Friauto não pode ficar nas mãos dos demais vereadores porque faltou dinheiro para tirar cópias, segundo o próprio líder. O petebista disse que estes tinham valor pro debate por estarem com cnpj e assinados pelas empresas, o que os outros não traziam. As cópias em questão se referem à orçamentos no valores de R$ 8.600,00 {JK Autopeças}, outro de R$ 8.755,00 [Alvecar] e um terceiro de R$ 7.990,00 {Soares Autopeças}.
Semana passada, o tucano denunciou que a Secretaria superfaturou compra de peças ao pagar R$ 7.990,00 mil a empresa Soares Autopeças, que num orçamento apresentado por uma loja autorizada daria cerca de R$ 3.220,00 mil, ou seja, mais de 100%. O líder do prefeito questionou hoje a veracidade do orçamento apresentado pelo líder da oposição devido os documentos terem sido feitos à mão. Porém, a denúncia do vereador oposicionista se agiganta diante da ausência de identificação, tanto na nota de empenho como na nota fiscal, do veículo para o qual se destinou as peças. "Infelizmente a nota não especificou o carro", disse o líder do prefeito.
"Realmente, eu me assustei porque a nota que foi apresentada aqui [na câmara] com falha de uma nota fiscal que tinha sido cancelada. A menina (???) na hora de fazer a prestação de contas e mandar pra aqui mandou a nota errada, pois tinha sido cancelada e substituída...", justificou Ubiramar. Há, tá. Prosseguindo, o líder da situação afirma que os R$ 2 mil gastou apenas com garga de gás e limpeza de ar-condicionado, segundo outra denúncia do tucano semana passada, na realidade teria sido para conserto não só do ar, mas "teve compressor, filtro secador, a válvula de expansão, a carga de gás e a limpeza do ar...", disse ao informar que as peças e os serviços foram para uma Ducato e não uma Doblô, como denunciou o tucano. O problema que desmancha a defesa é que a nota fiscal, neste caso, também não especifica o serviço.
Sem convencer, o líder da situação partiu pra ataque à imprensa devido denúncias de gastos excessivos com diárias pela secretária. "Alguns blog's, tendenciosos, ou um, publicaram aí que a secretária tava consumindo 32 diárias. Eu mesmo achei pouco para as funções que ela exerce. tem encontros que a secretária vai, ela passa a semana, ela viaja pra Brasília em busca de convênios e recursos. Vamos ser realista. Um blog (???) não ter seriedade ou radialista (???) de colocar realmente o que aconteceu e buscar sensacionalismo barato...", pontuou Ubiramar que ao que parece quis acertar numa direção e acabou noutra. Rapaz, nem eu mesmo sabia dessa história de diárias. Mais um caso pra se investigar. Na verdade, isso tudo pode levar a se pedir uma exumação do cadáver: o veículo. E esse documentos aí abaixo, hem? Hum... sei não, pense numa dúvida que pairou sobre todos.
Documentos apresentados pelo líder da situação contendo orçamentos feitos para a compra questionada... O primeiro não tem data e os demais são datados de fevereiro deste ano.
O líder da situação disse ainda que procurou saber se o fato era verídico e se existisse alguma irregularidade não estaria defendendo "fulano ou sicrano". "Se realmente tivesse detectado alguma irregularidade eu me calaria. Mas não conseguiram me calar porque me mostraram provas concretas, convincentes que aquilo [a denúncia] não possou de um fantoche, de uma ilusão, um documento escrito à mão, sem cnpj... Por isso, admiro a preocupação de alguns colegas com a transparência, com o destino do dinheiro público", disse.
Pra fechar sua fala o vereador petebista requenta matéria vencida sobre supostas irregularidades cometidas durante a gestão passada e informou à todos que estava apresentando naquele instante, melhor na próxima sessão [agendada para o dia 26, que na semana que vem não haverá devido feriado municipal] proposta de criação de uma CPI da Saúde para se investigar desde 1º de janeiro de 2009 até os dias atuais. Com base em denúncia formulada em 2011 pelo Sispumi; notas de empenho que demonstra suposta falha de isonomia entre profissionais que desempenham a mesma função, com vencimentos diferentes; notas de empenho referente a pagamento de produtividades; indícios de nepotismo; dentre outras.
Aproveitando a deixa, quanto ao pagamento diferenciado de salários entre funcionários, o presidente Jacklino Porcino (PMDB) pediu ajuda ao vereador Ubiramar para que a secretária equiparasse o salário de sua esposa, que é fisioterapeuta. "Gostaria de pedir a vossa excelência se puder ajudar a minha esposa está passando essa mesma dificuldade salarial, pois a maioria dos fisioterapeutas recebem R$ 2 mil e ela, que é concursada, não recebe isso. Então, peça lá que se equipare o salário. inclusive ela até propôs entrar na justiça para que a atual gestão pague o que é certo", disse Jacklino deixando o líder do prefeito desconcertado.
Enquanto à questão de nepotismo, o próprio vereador líder da oposição deixa [no final da matéria acima] bem claro alguns casos existentes na atual gestão. No resumo, ficou comprovado na própria fala do líder da situação que houve erro sim com relação ao caso denunciado. O resto é conversa fiada!

Leia também: Vereador aponta indícios de superfaturamento acima de 100% na compra de peças para veículo 'fantasma' pela Secretaria da Saúde em Itaporanga
Após denunciar indícios de superfaturamento em aquisição de peças pra veículo vereador aponta o mesmo quanto a serviço com carga de gás e limpeza de ar em ambulância da Secretaria da Saúde de Itaporanga

Tribunal de Contas arquiva denúncia contra presidente de Câmara de Olho D'água que teve ainda suas contas de 2011 aprovadas pela Corte...

Já um moído criado recentemente na Câmara Municipal de Olho D'água teve seu desfecho determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). É que àquele Égrégio tribunal arquivou uma denúncia que o vereador Amâncio Pires de Almeida havia protocolado contra o presidente da Casa, o vereador Isaac Carvalho (PSDB). Na denúncia, o vereador Amância acusava Isaac da prática de várias irregularidades, dentre as quais: despesas com locação de veículos e gatos excessivos com combustível, no exercício financeiro de 2011.
O presidente Isaac (na foto ao lado), inclusive, teve sua prestação de contas referente ao ano de 2011 aprovada nesta quarta-feira (12) pelo TCE. A corte designou, então, após a denúncia, o conselheiro Júlio Uchoa Cavalcante Neto para proceder com minuciosa auditoria na câmara no local e averiguar a veracidade dos fatos denunciados. Após a auditoria, o conselheiro concluiu que a denúncia era improcedente deixando sem jeito o vereador Amâncio. Diante da decisão foi elaborado um relatório, subscrito pelo Chefe da Divisão da ACP, Marcos Antônio Mendes de Araújo, além do Chefe do Departamento da ACP Plácido César Paiva Martins Júnior. 
Já um moído criado recentemente na Câmara Municipal de Olho D'água teve seu desfecho determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). É que àquele Égrégio tribunal arquivou uma denúncia que o vereador Amâncio Pires de Almeida havia protocolado contra o presidente da Casa, o vereador Isaac Carvalho (PSDB). Na denúncia, o vereador Amância acusava Isaac da prática de várias irregularidades, dentre as quais: despesas com locação de veículos e gatos excessivos com combustível, no exercício financeiro de 2011.
O presidente Isaac, inclusive, teve sua prestação de contas referente ao ano de 2011 aprovada nesta quarta-feira (12) pelo TCE. A corte designou, então, após a denúncia, o conselheiro Júlio Uchoa Cavalcante Neto para proceder com minuciosa auditoria na câmara no local e averiguar a veracidade dos fatos denunciados. Após a auditoria, o conselheiro concluiu que a denúncia era improcedente deixando sem jeito o vereador Amâncio. Diante da decisão foi elaborado um relatório, subscrito pelo Chefe da Divisão da ACP, Marcos Antônio Mendes de Araújo, além do Chefe do Departamento da ACP Plácido César Paiva Martins Júnior.
A final do processo o arquivamento da ação foi determinado já que a denúncia foi considerada improcedente. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico do TCE-PB. Mesmo com a aprovação de contas do presidente da Casa, por unanimidade pelo TCE, o vereador Amâncio Pires continuou insistindo nas denúncias. "Diz-me um algo, existe melhor resposta que esta decisão do Tribunal de Contas sobre o meu trabalho na Câmara de Vereadores de Olho D'água?", indagou Isaac ao falar sobre o assunto. O TCE concedeu-lhe, em verdade, um atestado de idoneidade em relação a sua gestão, na câmara.

Abílio Lima esclarece boataria sobre demissões em Diamante...

Abílio Lima (na foto ao lado com a família) entra em contato com o Blog para pedir publicação de nota onde esclarece pontos acerca de boataria que tomou de conta da cidade de Diamante, concernente a demissão de prestadores de serviço naquele município. Veja o que ele relata na nota: 
"Venho por meio deste meio de comunicação prestar esclarecimento sobre boatos sobre minha pessoa. Várias pessoas na rua estão perguntando quem fez a denúncia sobre os contratos do Município de Diamante. Na verdade, eu não sei se houve e nem quem fez a denúncia, o que eu sei é que tenho minha consciência tranquila. Não fiz denúncia alguma sobre o contrato e quem quiser saber quem fez é simples, só ir no Ministério Público em Itaporanga e se informar melhor. 
Com relação a demissão dos contratados é uma atitude do Tribunal de Contas do Estado, em cima da Lei de Responsabilidade Fiscal, que acaba com contrato e exige concurso público. Foi o caso de Santana de Mangueira, Conceição, Bonito de Santa Fé, Santa Inês, Nova Olinda, Itaporanga e Patos, dentre outras. O que acontece é que estão usando de má fé essa determinação e acusando pessoas que não tem nada a ver com a história. Essas pessoas querem simplesmente tentar manchar o meu nome.
Quero deixar bem claro que a verdade sempre chega, quem deve que pague.
Atenciosamente,

Abílio Lima"

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Jucelino Porcino foi eleito presidente do Sinpospetro em Mato Grosso...

O sindicalista Jucelino Porcino [na foto ao lado do senador Cristovão Buarque] foi eleito esta semana com 94% dos votos válidos Presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sinpospetro-MT). Sua posse está marcada para o próximo dia 09 de outubro. 
Membro da Federação Nacional dos Frentistas, Jucelino é sobrinho do ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino, falecido no mês de maio último, de quem herdou a luta e a guarra para a vida sindical. "Hoje defendemos esta classe que é muito grandiosa no Estado do Mato Grosso, contando com mais de dez mil associados ao Sinpospetro-MT", disse Jucelino durante contato mantido com o Blog. 
E como bom filho que é nunca esqueceu suas raízes e sua terra natal: Itaporanga. "Logo estarei em minha terra natal, local este que nunca tiro da cabeça, com meus amigos irei comemorar esta grande conquista que está somente no começo. Hoje estamos lutando para dar continuidade ao nome daquele que deu a vida pelo sindicato, ao meu tio Antônio Porcino", destacou. Jucelino é irmão do presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e também da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap), o vereador Jacklino Porcino.

Militante político do Cariri Paraibano, Dennis Mayer em visita ao editor...

Quem esteve visitando Itaporanga hoje foi o ativista cultural e militante político Dennis Mayer, lá da cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Dennis é um figura de destaque na radiofonia paraibana. Eles esteve na residência do editor acompanhado do comerciante Virgolino Leite. Bastante extrovertido, Dennis cumprimentou e foi saudado por diversos itaporanguense que sempre o escuta nos variados programas radiofônicos que participa, á nível estadual. Ele acompanhado toda política de Itaporanga através do Blog...

Vigia agradece no PB Notícias ajudas em prol da reforma da Capela de São Francisco e chora por negativa da Prefeitura de Itaporanga...

O vigia municipal Damião Miguel, de 53 anos, esteve nesta quinta-feira (12) participando do PB Notícias, noticioso apresentado pelo editor e Norton Júnior, contando ainda com participação do advogado João Franco Filho, para agradecer as ajudas conseguidas até aqui em prol da reforma da Capela de são Francisco, localizada na comunidade rural Terra Nova, no município de Itaporanga, que está pra ser reinaugurada no próximo dia 04 de outubro vindouro.
Cumprindo promessa e devoção à São Francisco há quase um ano Damião tem andando por toda comunidade pedindo ajuda para esta importante ação ele arrecadou durante todo esse tempo quase R$ 20 mil. Foram diversas doações feitas de diferentes valores, através das rádios e de porta em porta. Porém, mesmo com a ajuda em massa da população Damião diz ter encontrado única negativa de ajuda, ao final da cruzada, da Prefeitura Municipal de Itaporanga.
Há cerca de dois meses, segundo ele, o prefeito Audiberg Alves (PTB) lhe prometera o envio de um trator pra limpar a área externa da capelinha, trabalho que os moradores da comunidade pretende fazer no braço caso a negativa municipal permaneça. Nesse intervalo de tempo, ele sempre que se dirigia à secretaria designada saia de lá com a informação de que a máquina estava quebrada, o que de fato ocorre. Mas, hoje Damião chorou de emoção ao ver o quanto já fez e o quanto a prefeitura deixa de fazer.
"Não recebemos nenhum tipo de ajuda da prefeitura. Já fui várias vezes ao secretário mais ele sempre me diz que a máquina está quebrada, apesar do prefeito ter prometido isso pra nós da comunidade. O tempo está passando e nós parece que vamos ter que fazer o serviço no braço porque a prefeitura não quer ajudar. Prefeito tem piedade de nós, prefeito. Somos pobre e queremos apenas que o senhor ajude agente a limpar apenas a frente da capelinha", disse Damião com os olhos lagrimejados.
A reinaugura da Capela de são Francisco, que foi construída em 1942, será festejada com a celebração de uma missa pelo padre Djaci Brasileiro, já convidado pela comunidade.

PMN realiza encontro estadual próximo sábado em João Pessoa...

O PMN – Partido da Mobilização Nacional, realiza encontro estadual neste sábado (14), reunindo representantes dos municípios, lideranças e filiados, no Hotel Igatu ( AV Cabo Branco n° 1984), a partir das 8h30, para tratar da organização partidária e eleições 2014. Durante o evento serão abonadas as fichas de novos filiados, alguns  pré-candidatos para a s eleições de 2014, e definidos os critérios para renovação das comissões nos municípios.
O evento vai reunir a juventude do PMN, que tem papel fundamental na organização partidária. À tarde serão realizadas palestras com enfoque voltado para a juventude. Com o tema principal: O papel da juventude na política e a participação nos movimentos sociais, o encontro terá duas palestras ministradas por consultores da Fundação Juscelino Kubitschek. Uma voltada para a área de saúde (HPV o vírus silencioso), com Aline Massarollo e outra com o tema “O alinhamento das diferenças para a concretização de metas coletivas”, com Billy Saga, ambos de São Paulo.
De acordo com a presidenta estadual do PMN, Lídia Moura, o encontro começa a movimentar o partido para o objetivo de 2014, que é a eleição de deputados estaduais e federais e serve para estreitar os laços com os vários representantes do partido nos municípios, “buscando melhor rendimento da performance do PMN nas próximas eleições. Já tivemos a experiência bem sucedida das eleições municipais 2012, quando  o partido elegeu 30 vereadores(três deles em Campina Grande), dois prefeitos e um vice-prefeito, agora  vamos repetir a estratégia e trabalhar para resultados satisfatórios nas eleições que se aproximam”, explicou Lídia.

Verba extra já está nas contas das prefeituras e os municípios do Vale do Piancó receberam mais de R$ 130 mil cada...

A primeira parcela do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) foi depositada na manhã desta quinta-feira (12). A verba no valor de R$ 3 bilhões, divididos em duas parcelas, é uma conquista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do movimento municipalista nacional. Durante reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF), na manhã de hoje, a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvati [que amanhã está em João Pessoa comandando encontro com prefeitos paraibanos], anunciou que o depósito já estava nas contas das prefeituras.
O pagamento do primeiro R$ 1,5 bilhão foi feito pelo Banco do Brasil, seguindo os mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com relação aos municípios do Vale do Piancó, os municípios de Conceição, Coremas, Itaporanga e Piancó receberam cada um R$ 132.721,72 mil; enquanto os demais municípios tiveram direito a receber cada um R$ 130.864,59 mil.

Grupo de trabalho na Câmara aprova ampliação de mandatos de cargos eletivos para 5 anos...

Depois de aprovar o fim da reeleição para cargos majoritários, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater a reforma política aprovou nesta quinta-feira proposta que amplia de quatro para cinco anos, a partir de 2018, a duração dos mandatos de presidente da República, governador, prefeito, vereador e deputados federal e estadual. O colegiado também aprovou que a eleição para todos os cargos será feita em um único dia.
Sem consenso e com quórum baixo, o grupo adiou a decisão sobre a duração dos mandatos dos senadores, que hoje é de oito anos. Como o colegiado já havia aprovado a coincidência das eleições, cabe agora definir se os senadores terão mandato de cinco anos, como os demais cargos eletivos, ou de dez anos.
Confira a matéria completa acessando o Portal ASN 

Prefeitura de Itaporanga prepara leilão de diversos veículos e móveis para a segunda quinzena de outubro...

Como o prefeito Audiberg Alves (PTB) havia informado ao Blog, meses atrás, a Prefeitura Municipal de Itaporanga deu início esta semana ao processo de preparação para realização de leilão de veículos, móveis e demais objetos que estão obsoletos nas diversas repartições públicas municipais. O edital para o leilão já está pronto pra ser publicado, faltando apenas acertar a data do leilão que à priori está marcado pra acontecer nos dias 16 e 17 de outubro vindouro. 
Um pregoeiro oficial do Estado está na cidade avaliando os itens que serão leiloados. Serão vários lotes que constarão das ofertas. Segundo informação preliminar somente de veículos e máquinas serão colocados à venda mais de 20 (vinte). Além de outras dezenas de objetos, tais como: mesas, carteiras escolares, birôs, cadeiras, computadores, etc. A atual administração municipal pretende adquirir novo maquinário...  

Advogado Fábio Britto diz que Miguelzinho deve ser afastado assim que for publicado decisão do TSE e Leonice assume imediatamente...

Ainda sobre o caso do prefeito de Boa Ventura, Miguel Estanislau Filho (PMDB) que teve o registro de candidatura negado terça-feira (10) pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE), para o advogado Fábio Britto o prefeito deverá ser afastado do cargo tão logo seja publicado o acórdão. "Na hora em que for publicada a decisão,a  Justiça Eleitoral deve declarar a nulidade do diploma e convocar o segundo colocado nas eleições para assumir a prefeitura", disse. Pleo resultado das eleições de 2012, a segunda colocada Maria Leonice (PSDC), que obteve 31,12% dos votos, assume o cargo imediatamente.

TCE aprova a prestação de contas de 2011 do ex-prefeito Djaci Brasieiro (Itaporanga) restando apenas as de 2012 para serem julgadas...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou ontem mais uma prestação de contas, a terceira, do ex-prefeito Djaci Brasileiro, do município de Itaporanga. Desta vez foi a do exercício de 2011, aprovada por unanimidade pelos membros daquela Corte.
Agora só falta a prestação de contas do exercício de 2012, o último ano de seu mandato, e seguido nessa batida vão deixar seus algozes políticos em situação desconcertante devido as muitas críticas e acusações desferidas contra o ex-gestor.
A prestação de contas de 2010, que já recebeu cinco votos favoráveis pela sua aprovação, foi retirada de pauta durante a sessão passada devido pedido de vistas, mas sua aprovação também é certa. Assim, Djaci Brasileiro chegará ás eleições de 2016 mais forte do que nunca para pleitear [caso queira] um novo mandato de prefeito. O tribunal concede-lhe atestado de que seu governo em Itaporanga foi gerido com correção.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vice-prefeito de Coremas assombrado com onde assaltos na cidade...

A onda de assaltos na cidade de Coremas está assustando até mesmo os gestores locais. Nesta quarta-feira (11), o vice-prefeito Lucrenato Júnior (foto) usou a rede social para externar sua preocupação com os contantes crimes que vêm sendo registrados no município. No último fim de semana, três estabelecimentos comerciais foram assaltados e casas arrombadas nas zonas rurais e urbana. 
"Somos acostumados a sentar nas calçadas à noite para conversar com vizinhos e compartilhar as experiências do dia vivido. Porém, hoje, em Coremas, não se fala de outra coisa a não ser a onde assaltos que vem acontecendo quase que diariamente", destacou o político. 
Confira a matéria completa no Portal ASN 

Advogados pedirão afastamento imediato do prefeito Miguelzinho assim que for publicado o acórdão e Leonice pode assumir logo em seguida...

Chega informação ao Blog que diferentemente do caso da cassação do vereador Clério Alves, o prefeito Miguel Estanislau Filho (PMDB) pode ter de recorrer fora do cargo da decisão do TSE que cassou registro de sua candidatura. Neste caso, a segunda colocada Leonice Lopes (PSDC) assume imediatamente a Prefeitura de Boa Ventura. Advogados que atuam na defesa do prefeito esperam a publicação do acórdão para entrar com embargos de declaração e, assim, postergar a saída do prefeito do cargo.
Por outro lado, os advogados que atuam pela coligação de Leonice como assistente na ação que pediu a impugnação da candidatura do prefeito devem pedir, assim que sair a publicação, o afastamento imediato de Miguelzinho e consequente ascensão de Leonice ao cargo. Neste caso, Miguelzinho continuaria com recursos só que fora do cargo de Prefeito. Leonice, que teve como candidato a vice Antônio Henrique, foi apoiada pelo ex-prefeito Fábio Arruda [ambos na foto ao lado].

TCE julga hoje contas do ex-prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga) e dos atuais Tânia Nitão (Sant' de Mangueira) e Zé Walter (S. J. de Caiana)...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julga daqui à pouco as prestação de contas de 2011 do ex-prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga) e da atual prefeita Tânia Mangueira Nitão Inácio (Santana de Mangueira), além da prestação de contas de 2010 do atual prefeito José Walter Marsicano (São José de Caiana). O TCE também julga a prestação de contas das Câmaras de Coremas, Ibiara e Olho D'água.
Confira a matéria completa no Portal ASN 

Dilma anuncia liberação até sexta-feira de verba extra de R$ 97 milhões para os municípios da PB e outros R$ 19,5 milhões para 51 deles, dentre os quais: Curral Velho, Itaporanga e S. J. de Caiana...

A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem (10) que até a próxima sexta-feira (13) o apoio financeiro - FPM extra - no valor de R$ 3 bilhões será depositado nas contas das prefeituras brasileiras. Do total, R$ 97 milhões vãos ser destinados aos cofres das 223 cidades da Paraíba em duas parcelas de R$ 48,5 milhões. A segunda será em abril de 2014.
Dos R$ 97 milhões, a capital João Pessoa receberá R$ 12,7 milhões, Campina Grande R$ 3,2 milhões, Santa Rita R$ 1,4 milhão, Patos R$ 1,39 milhão, Bayeux R$ 1,3 milhão, enquanto Sousa embolsará R$ 1 milhão. Cabedelo e Cajazeiras, por exemplo, receberão cada R$ 959 mil. A maioria dos municípios do Vale do Piancó estão entre os 136 menores municípios enquadrados no coeficiente de 0.6 do FPM e, por isso, vão receber cada um R$ 261 mil. 
Durante a solenidade, Dilma oficializou a liberação de R$ 19,5 milhões destinados à implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água na Paraíba, que atenderão a seis mil famílias. Os recursos serão aplicados por meio do programa Água para Todos, entre 51 municípios, dentre os quais os seguintes do Vale do Piancó: Curral Velho, Itaporanga e São José de Caiana. Cada sistema custa em média R$ 130 mil e a previsão é que o projeto seja concluído no prazo de 6 meses.
Confira a matéria completa no Portal ASN 

TSE cassa registro de candidatura do prefeito de Miguel Estanislau (Boa Ventura) e Leonice Lopes deve assumir em alguns meses...

O prefeito de Boa Ventura, Miguel Estanislau Filho (PMDB), teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior (TSE) na sessão desta terça-feira (10), por 5 a 2. O TSE considerou que Miguel está inelegível com base na Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010) por não ter recolhido como presidente da Câmara Municipal a contribuição previdenciária patronal de funcionários no ano de 2003.
O resultado prática da decisão é a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em consequência da cassação do diploma. Com isso, a segunda colocada nas eleições municipais do ano passado Leonice Lopes (PSDC) deve assumir a Prefeitura nos próximos meses após a publicação do Acórdão. Pelo resultado das eleições de 2012, a prefeitura deverá ficar sob o comando de Maria Leonice Lopes Vital (PSDC), que obteve 31,12% dos votos. O atual prefeito foi eleito com 42,14% votos. Só haveria uma nova eleição se ele tivesse obtido mais de 50% dos votos. Miguelzinho, como é mais conhecido, no entanto, ainda pretende recorrer da decisão através dos embargos de declaração, no próprio TSE. O que o faz ganhar mais alguns meses no cargo de prefeito.
A coligação Boa Ventura de Todos Nós afirmou no recurso ao TSE contra o candidato eleito que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou a prestação de contas de Miguel, como presidente da câmara, por ausência de recolhimento da contribuição patronal para o regime geral de Previdência Social. O TSE entendeu que a falta de recolhimento de contribuição previdenciária patronal é irregularidade insanável que leva à inelegibilidade prevista na alínea "g" do inciso I do artigo I da Lei de inelegibilidades (Lei nº 64/90), com as alterações feitas pela Lei da Ficha Lima.
A alínea "g" afirma que são inelegíveis, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, aqueles que tiverem suas contas relativas aos exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidades insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário. Relatora do recurso da coligação, a ministra Luciana Lóssio afirmou que "o não recolhimento de verbas previdenciárias ou a ausência de seu repasse à Previdência Social são irregularidades insanáveis que configuram ato doloso de improbidade administrativa, de modo a atrair a inelegibilidade da alínea g".
A Previdência tem a possibilidade de afastar a inelegibilidade da alínea para quem incorreu na irregularidade. Divergiram do voto da relatora, os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes por considerarem que não houve no caso a prática de ato doloso de improbidade administrativa, entre outras razões.

Obs.: Só pra se ter uma ideia do tempo que Miguelzinho ainda pode permanecer no cargo, com o tramite e julgamento dos embargos de declaração, leva-se em cota os seis meses que o ex-vereador boaventurense Clério Alves ficou no mandato. Ele foi cassado em fevereiro e a recontagem de votos só aconteceu mês passado.
Veja; Justiça procede recontagem de votos em Boa Ventura e suplente assume vaga, que pertencia ao ex-vereador Clério Alves, no próximo dia 12...

Governador RC não aguentou repercussão negativa e exonera aliado, gerente do OD/Patos, que atacou Cássio e os cassistas...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) não aguentou a repercussão com o mal estar causado segunda-feira (9) aos cassistas por um aliado e acabou exonerando, nesta terça-feira (11), do cargo e Gerente Regional de Acompanhamento e Formação do Orçamento Democrático da sexta Região o jornalista Wendell Oliveira da Silva. 
Wendell atacou grosseiramente o senador Cássio Cunha Lima, o ex-deputado Dinaldo Wanderley e o seu filho, Dinaldinho, em página no Facebook, comparando-os a "cachorros e urubus". A exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial, através do AG nº 7.895.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Gutemberg assina contrato com a Sanhauá e volta ao rádio paraibano comandando rede com 20 emissoras em todo o estado...

O signatário do Blog, Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira
O jornalista Gutemberg Cardoso assinou nesta terça-feira (10) contrato com a emissora de rádio Sanhauá, em João Pessoa. Acompanhado dos jornalistas Marcelo José e Sales Fernandes, Gutemberg Cardoso foi recebido na emissora pelos diretores Jussara Moreno e Thiago Braga.
Num projeto audacioso, Gutemberg e equipe ocuparão seis horas diárias (6, 12 e 18 horas) na programação da emissora com rádiojornalismo. Também estão no hall de profissionais grandes nomes como os jornalistas Thiago Moraes, Clilson Júnior, Maurílio Batista, Antônio Malvino, Janduhy Mendonça, dentre outros.
A rádio Sanhauá será cabeça de rede num projeto que agregará cerca de 20 emissoras de rádio em todo o Estado, além dos principais portais de notícias da internet. A estréia está prevista para a próxima segunda-feira (16).

Depois de filiar Dunga Jr e Dinaldinho ao PSDB, Cássio prepara, agora, filiação dos deputados Branco Mendes, Edmilson Soares, Zé Aldemir e do ex- Armando Abílio...

Depois de filiar o ex-deputado Dunga Júnior e o médico Dinaldinho, no final de semana recém findo, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) prepara, agora, o terreno para o PSDB receber a filiação de três deputados estaduais e um ex-federal. 
Tratam-se dos deputados Branco Mendes, Edmilson Soares e José Aldemir, ambos {foto} atualmente no PEN, e o ex-deputado federal Armando Abílio, por enquanto filiado ao PTB. As fichas, segundo informação de Luís Tôrres, já foram dadas aos líderes pelo próprio senador, durante visita deles ao escritório de Cássio hoje em João Pessoa. 
É nada mais nada menos do que Cássio organizando o exército pra 2014...

Pela primeira vez, Cássio sinaliza com candidatura em 2014. Ouça...

Vem de Boqueirão a informação mais clara de que o PSDB paraibano terá candidato ao Governo do Estado em 2014. "O partido tem quadros para vencer em 2014 e, modestamente, me incluo nesta relação". A frase acima foi pronunciada pelo senador Cássio Cunha Lima, que praticamente sela o rompimento com o PSB do governador Ricardo Coutinho. 
Continue a leitura sobre o que declarou Cássio a respeito da sucessão governamental do próximo ano. "Vamos continuar fortalecendo a legenda (PSDB) para que ela cresça para que possamos estar sintonizado com o sentimento da sociedade, o sentimento do povo paraibano". Sobre a candidatura, Cássio disse: "Isso é uma decisão que será tomada no ano que vem. O partido tem quadros para ter condições de disputar com chances reais de vitória...". "... Inclusive, eu, modestamente, me incluo nessa relação".
Alguma dúvida? (Marcone Ferreira)

Após 30 anos, Bell Marques anuncia saída do Chiclete com Banana e depois do anúncio lote do Camaleão pro Carnaval 2014 se esgota...

O anúncio da saída de Bell Marques do comando da banda Chiclete com Banana, após mais de 30 anos, feito nesta terça-feira (10), caiu como uma bomba para os chicleteiros de plantão. Prontamente, os fãs da banda correram para a internet e para as lojas, que comercializam abadás dos blocos Camaleão e Nana Banana, para comprar as camisas, já que em 2014 será o último ano de Bell junto com o Chiclete em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador.
"Estou aqui com o meu coração chicleteiro muito angustiado, muito, muito apertado", disse Bell. "Vocês não podem imaginar o quanto está sendo difícil para mim dizer isso a vocês. Sem dúvidas, essa é a fala mais difícil da minha vida profissional", pontua. "Nunca Imaginei que esse dia pudesse chegar", afirmou. "Lutei, me dediquei com todas as minhas forças junto com meus parceiros pra levarmos o Chiclete com Banana ao sucesso que ele chegou", disse Bell que há 30 anos é vocalista do grupo.
Segundo informações da Central do Carnaval, os abadás do lote do Camaleão j´s se esgotaram poucas horas após a decisão do cantor vir a público. As vendas para o tradicional bloco também estão suspensas na internet. Um novo lote deve ser disponibilizado posteriormente para os foliões. Apenas as camisas do bloco alternativo Nana Banana ainda estão à venda, mas devem se esgotar nas próximas horas devido a grande procura. Vale ressaltar que já estava previsto que em 2014, o bloco Voa Voa, o último a sair no carnaval de Salvador, não irá desfilar.
Veja abaixo o vídeo gravado pelo cantor para anunciar sua saída do grupo.

Confira a matéria completa acessando o Portal ASN 

CONAB suspende distribuição de milho nos pólos de Itaporanga, Sousa e Catolé do Rocha e milhares de agricultores ficam prejudicados...

Por determinação do Governo Federal a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) suspendeu as atividades e distribuição de milho nos pólos das cidades de Sousa, Itaporanga e Catolé do Rocha. Com isso, milhares de agricultores ficaram prejudicados com o fechamento dos referidos pólos e, por causa disso, os trabalhos etão suspensos por tempo indeterminado. 
A técnica operacional da CONAB de Sousa, Maria Daguia, disse que a suspensão se deu devido o corte de R$ 10 bilhões que eram encaminhados aos pólos. Ele afirma que somente os deputados e senadores é que podem resolver a questão, que é de orçamento. No Sertão Paraibano, apenas a Unidade Armazenadora da CONAB na cidade de Patos continuará funcionando e os agricultores terão que se deslocar até lá para conseguir o milho.
Confira a matéria completa acessando o Portal ASN 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Confira texto do Dr. Francisco Iasley sobre o desfile do 7 de Setembro...

O Dr. Francisco Iasley, Delegado Regional da PC em Campina Grande, nos envia texto relatando sua emoção ao assistir o desfile do 7 de Setembro, sábado último, em Itaporanga com destaque para a passagem do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata'. Confira, a seguir, o texto:
"Quanta alegria transbordou do mais profundo do meu ser e se disseminou em minhas veias provocando uma erupção de emoção e sentimento no dia de hoje, 7 de setembro de 2013, ao assistir o desfile de comemoração a independência do Brasil.
Arrepios me acometeram ao acompanhar o desfile dos alunos do colégio diocesano Dom João da mata, instituição onde passei grande parte de minha vida estudantil e aprendi as primeiras lições de fraternidade, solidariedade e cidadania.
Abruptamente fiquei extasiado ao ouvir os alunos desse educandário cantarem o hino que fez parte de meu cotidiano e ver todos cantarem com abnegação, em voz alta, as linhas que compõe essa canção em um partitura delineada de alegria, entusiasmo e confiança.
Todos cantavam, inclusive eu, esse ex-aluno que jamais esqueceu o colégio diocesano, apesar de há tempos não mais freqüentá-lo, em uma só voz:
"Itaporanga espera a vitória de seus bons filhos da vida lutar, para elevar o teu nome e tua gloria, este é o ginásio fiel a marchar".
E atualmente vejo como esse hino reflete uma confiança que Itaporanga deposita em seus filhos, regada a uma certa dose de cobrança, mas estruturada para belos banquetes de vitória.
Toda minha trajetória estudantil se deu no sobe e desce da ladeira do alto do madeiro, com o acompanhamento carinhoso e preocupado dos professores e funcionários do diocesano, sob a supervisão presente e inquestionável padre Zé, in memoriam, Ícone da educação itaporanguense e do vale.
Consegui alcançar espaços em minha caminhada profissional em decorrência das valiosas lições que aprendi com minha família e no colégio diocesano.
Por isso, quero dizer aos alunos de minha cidade que todos podem, só bastam querer e estudar para alcançar seus objetivos, respeitando a família e as orientações de seus educadores.
Como diz o hino "... Saberemos seguir o ideal"

Francisco Iasley.

Prefeito João Nildo envia projeto de lei à Câmara que visa aumentar a jornada dos professores de Santa Inês, de 30hs pra 40hs...

O professor Ericleverton Leite, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Inês (Sinsermusi), entra em contato com o Blog para informar que o prefeito João Nildo (PDT) enviou projeto de lei à Câmara Municipal com o objetivo de aumentar a jornada de trabalho do professores municipais de 30hs para 40hs semanais. 
O sindicalista esteve na última sexta-feira (06) presente à sessão ordinária daquela Casa Legislativa, acompanhado de vários colegas professores, e falou o sobre o assunto que estava pra ser apreciado pelos vereadores. Ele diz ter sido bem recebido pelo presidente do Poder Legislativo e esclarece as implicações e consequência com a efetivação da medida e afirma que a categoria jamais foi convidada para discutir ou teve qualquer acesso ao teor do projeto.
1) O PLC Nº 17/13, em resumo, de acordo com seu art. 3º, condiciona o pagamento do piso municipal do magistério à jornada de 40 (quarenta) horas semanal;
2) Em nota anexa e intitulada "mensagem", afirma-se o seguinte: "frise-se que a presente lei foi fruto de discussão com a categoria "(os professores)", e a retroatividade pretendida é fruto de entendimento com a categoria beneficiada". Jamais, o Sinsermusi ou qualquer professor oi convidado para discutir ou teve qualquer acesso a tal projeto de lei complementar;
3) O PLC Nº 17/13, não leva em conta o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração e Salários do Município de Santa Inês, sancionado em fevereiro de 2012, que define a jornada dos professores de 30 (trinta) horas emanais (art. 29º);
4) O PLC Nº 17/13, não leva em conta a "realidade local", conforme afirma, pois o município não dispõe de escolas onde professores poderiam cumprir a dita jornada;
5) O Município de Santa Inês-PB, vem, há oito (8) meses, pagando o piso salarial do magistério de forma integral e, de repente, mudou de procedimento. Por quê? Será que seria porque fizemos requerimentos exigindo o cumprimento de garantias contidas no plano de carreira e salários dos servidores do município?
6) A carga horária máxima para professores com dois vínculos é de 60 horas semanais, sob pena de não poder acumular os dois vínculos ao qual a Constituição Federal garante direito. Com uma carga de 40 horas semanais em Santa Inês e de 30 horas em outro município ou estado somar-se-ia 70 horas e, portanto, configurasse incompatibilidade com consequente obrigação em optar por um dos vínculos. Seria essa a intenção? “isso seria bem antiético e maldoso!”.
Ao final da nota, o sindicalista diz que o Sinsermusi, através de sua diretoria, luta junto à categoria "por nossos justos direitos, sabendo que é muito raro da parte dos que estão no poder reconhecer os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em geral. Contra estes, fica nossos protestos e lamentos por abusar do poder que lhes concedemos".

Deputado Federal Manoel Júnior é mais um peemedebista a defender composição com Cássio em 2014...

O deputado estadual Trocolli Junior (PMDB) não é o único peemedebista a defender a união das oposições em torno do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O deputado federal Manoel Junior (PMDB) também não descartou uma composição com o tucano, apesar de seu partido já ter a pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), a governador nas ruas. “Ele (Cássio), no momento, se posiciona no campo de apoio ao governo. Na hora que ele romper esses laços e se ele romper e vier para o campo das oposições, tudo pode acontecer”, disse ao ser questionado se nesta situação, o senador receberia seu apoio: “Sem nenhuma dúvida”, respondeu o parlamentar.

Após Cássio ser ovacionado em Patos, aliado de RC e coordenador do OD/Patos compara os cassistas a 'cachorros e urubus'...

Em texto levado as redes sociais, um apadrinhado do governador “socialista” Ricardo Coutinho não poupou criticas ao senador Cássio Cunha Lima, comparando os aliados do tucano a “cachorros e urubus”. Chama-se Wendell Oliveira, jornalista e coordenador do Orçamento Democrático da Região de Patos. Surgiu no final de semana após a filiação do médico Dinaldo Wanderley ao PSDB. Cássio e os tucanos Cícero Lucena e Ruy Carneiro estavam presentes. Abaixo o texto:
“Tem besta pra tudo nesse mundo e ainda sobra um pra tocar gaita. Os babões de Cássio aqui da região de Patos poderiam colocar nesses comentários três obras estruturantes de Cássio para a região, só três, digam. Infelizmente na política é preciso entrar no mar de lama da política e se juntar com cachorro e urubu para uma composição. Pergunto quem é Dinaldinho. Ah! É o médico derrotado nas últimas eleições, filho do ficha suja que quase acabou com Patos. Ricardo Coutinho não precisa desses que estão maculando sua administração na saúde de Patos”.