sábado, 8 de abril de 2023

Chapão da Verdade define Progressistas como primeiro partido para a disputa das eleições de 2024, em Patos,

O presidente do Chapão da Verdade, Gustavo Ramos, confirmou o Progressistas como a primeira legenda que irá abrigar o grupo de candidatos a vereador que vai disputar as eleições de 2024, em Patos. A definição aconteceu após um encontro realizado em Campina Grande, com o vice governador Lucas Ribeiro, que representou a direção estadual do partido presidido pelo ex-prefeito de Campina Grande e seu avô, Enivaldo Ribeiro. 

Gustavo Ramos confirmou também que no dia 28 deste mês, estará ocorrendo o próximo encontro do Chapão da Verdade, ocasião em que deve ser anunciado o segundo partido que irá formar com o grupo de candidatos que disputarão vaga na Câmara Municipal de Patos. Nas duas últimas eleições municipais, o Chapão da verdade elegeu sete vereadores em Patos, sendo quatro em 2016 e três em 2020. A meta para 2024, segundo Gustavo Ramos, é eleger entre 5 e 7 parlamentares.

Jovem Flávio Tavares é nomeado para cargo no governo Lula, indicado por RC; Luiz Couto emplaca outros três aliados...

O governo Lula nomeou essa semana vários paraibanos petistas para cargos na Paraíba. Mas, um deles o jovem Flávio Tavares foi alçado para um cargo estratégico em Brasília. Ele será o novo coordenador-geral de Planos Participativos da nova Secretaria de Política para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Foi uma indicação do ex-governador Ricardo Coutinho. Cuja nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, edição de quinta-feira (6).

Já para cargos na Paraíba, o deputado federal Luiz Couto emplacou o nome de outros três aliados: Cícero Legal, para o cargo de coordenador geral do Desenvolvimento Agrário na Paraíba; Antônio Barbosa, presidente do PT de João Pessoa, que atuará na chefia da Superintendência do Incra; o sindicalista e ex-dirigente da CUT, e Paulo Macedo que ocupará a Superintendência Regional do Trabalho.

Com a filiação de Valdeny Santana e Hilmar Falcão, MDB começa a formar grupo de pré-candidatos a CMCG para 2024

Sob comando do senador Veneziano, o MDB vem se preparando para disputar as eleições do próximo focando na filiação de várias lideranças pelo estado. Em Campina Grande, o partido deverá concentrar-se na chapa proporcional já que definiu pelo apoio à reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima. 

O principal objetivo será fortalecer um grupo bom de candidato a Vereador com perspectivas de eleger no mínimo quatro parlamentares. Os vereadores Waldeny Santana e Hilmar Falcão, além dos suplentes Galego do Leite e Valde, estiveram reunidos com o senador e sua esposa Ana Cláudia, onde definiram planejamento para filiação de novos nomes como o médico Metsuela Agra para a dispuata de 2024.

“Recebemos a incumbência de preparar a legenda para recebermos os vereadores Waldeny Santana e Hilmar Falcão, além de outros parlamentares que já mostraram intenção de comporem a legenda, e vamos conversando sobre essa formação”, disse o presidente municipal do MDB, Galego do Leite.

Waldeny Santana confirmou que a intenção é mesmo filiar-se ao MDB. “Tanto eu como o companheiro Hilmar Falcão já deixamos clara a intenção da filiação ao MDB, o senador Veneziano tem mostrado muita força no fortalecimento da legenda em toda a Paraíba e em Campina Grande não é diferente, vamos formar um grupo forte que possa eleger entre quatro e cinco vereadores”, disse o vereador.

Hilmar Falcão confirmou as conversações e que outros nomes fortes da política campinense irão se juntar ao projeto. “Esse movimento não ficará só comigo e Waldeny, outros vereadores e lideranças já demonstraram interesse em se juntar ao projeto MDB, vamos firme nessa intenção e prontos para 2024”, completou.

Deputado Chico Mendes junto com o prefeito Vicente Neto e ex-prefeito Jairo Halley em busca de ações para Serra Grande

O deputado Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, esteve presente em uma audiência na Secretaria de Administração nesta semana. Na companhia do prefeito Vicente Neto e do ex-prefeito Jairo Halley, o deputado apresentou uma série de pleitos ao secretário Tibério Limeira do município de Serra Grande.

Durante a reunião, o deputado Chico Mendes enfatizou a importância dos pedidos para a cidade e destacou a necessidade de soluções imediatas para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Vicente Neto e o ex-prefeito Jairo Halley também expressaram seu apoio às iniciativas apresentadas.

A audiência na Secretaria de Administração representa uma oportunidade significativa para a cidade de Serra Grande, já que esses pleitos têm o potencial de trazer melhorias importantes para a região. A presença do deputado Chico Mendes, líder do Governo do Estado, certamente ajudará a garantir que esses pedidos sejam considerados com a devida atenção e encaminhados para as áreas relevantes do governo estadual.

São Bento projeta disputa de 'Titãs' em 2024 entre prefeito Jarques Lúcio contra secretário Márcio Roberto e o deputado Galego Souza

A cidade de São Bento - PB já está em clima de eleições municipais, mesmo faltando 18 meses para a data oficial do pleito. Isso se deve ao rompimento do grupo do Prefeito Dr Jarques Lucio com o Grupo do Secretário de Estado da Articulação Politica, ex-deputado Marcio Roberto (Republicanos), o que deu início a uma corrida eleitoral acirrada.

O grupo capitaneado por Marcio Roberto se uniu ao grupo do deputado Galego Souza (Progressistas) que indicou o ex-vereador e empresário Marcos Davi para prefeito em 2024. Além disso, o grupo de Marcio Roberto escolheu o empresário do ramo de apostas esportivas Rafinha Banana para ser o vice.

Por outro lado, o grupo do Prefeito Dr Jarques tem andado com o Empresário Gerfesson Carnauba e Junior Cidalino, que especula-se que sejam candidatos a prefeito e vice, respectivamente. É importante destacar que, em São Bento, é comum que as articulações políticas se intensifiquem durante o período da Semana Santa e das festas juninas.

Durante esses eventos, as visitas e articulações se intensificam, sendo considerados termômetros para testar a aceitação dos candidatos de ambos os lados. Além disso, as festas do Arraia Balançando a Rede também são usadas como termômetros para medir a popularidade dos candidatos.

Com tantos nomes fortes na disputa, a expectativa é que a eleição em São Bento seja acirrada. A população está de olho nas propostas de cada candidato e espera que a escolha do próximo prefeito seja pautada em compromisso e transparência.

Karla Pimentel deve se filiar ao Solidariedade em breve

A prefeita do Conde, Karla Pimentel, deve se filiar ao Solidariedade em breve. A informação é do deputado estadual Eduardo Carneiro. A gestora foi eleita pelo PROS e é candidata natural à reeleição. Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral aceitou o pedido de fusão entre o PROS e o Solidariedade. Sendo que o primeiro deixa de existir. Com isso, Karla Pimentel pode escolher ficar ou deixar a legenda sem prejuízo no mandato.

Outro ponto que deve pesar na escolha de Karla Pimentel é que Solidariedade já iniciou tratativas para uma nova fusão, dessa vez com o PSB do governador João Azevêdo, de quem é aliada. Em entrevista ao Correio Debate (98 FM), o parlamentar disse ter conversado também com a prefeita Adelma Cristovam, de Pitimbu, hoje no PDT. Ela assumiu o mandato em 2021 com a morte do prefeito Jorge Luiz, por complicações da Covid-19.

O Solidariedade já definiu quais cidades serão prioritárias nas eleições municipais de 2024: além de Conde e Pitimbu, João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Em Cabedelo, o deputado anunciou o nome do comunicador Sales Dantas. Deve anunciar pré-candidato em Santa Rita também nos próximos dias.

Em relação a João Pessoa, Eduardo Carneiro não adiantou nomes. Ele se lançou pré-candidato em 2020, mas abriu mão para apoiar o prefeito Cícero Lucena.

Fulvyo é excelente quadro para Itaporanga em 2024 num time com muita gente boa e testada que teremos na disputa por vaga de Vereador

Foi bastante proveitosa conversa que tivemos na noite passada, aqui em João Pessoa, com o amigo Jefson Fulvyo, enfermeiro dos bons, profissional de alta qualidade, sobre o processo eleitoral em Itaporanga para o ano que vem. Fulvyo é excelente quadro em qualquer time que se construa visando a disputa por uma das 11 (onze) vagas de Vereador. E é isso que estamos fazendo junto com outros guerreiros.

Tem pedigree, vem de uma linhagem com história na política local que já teve vários representantes no legislativo-mirim. Um círculo de amizades capaz de lhe dar bom volume de sufrágios, como ano passado. É um nome com boa aceitação e consciente do seu papel na construção de uma comunidade melhor.

Para tanto estamos debatendo os diversos cenários na formatação de uma equipe que possa imprimir diferencial na disputa vindoura. Em 2024 é o momento da transição de gerações na política de Itaporanga e sabendo disso, Fluvyo, vai tendo nome inserido nessa temática. Tem conversado com seu agrupamento política na busca do melhor caminho que será definido com altivez.

Itaporanga terá em 2024 a eleição de novos e competentes nomes para ocupar cadeiras na câmara. Disso não temos dúvidas. Vem gente muito boa e já testada por aí para apresentar-se à população e que terá o respaldo necessário. Muitos nomes novos já em construção com time de primeira. Anotem!

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Em Sousa: Hugo Motta convida Gilbertão para ser candidato pelo Republicanos contra o nome de Tyrone, pelo PSB do governador.

Buscando o fortalecimento, e unidade, as legendas partidárias estão em campo, de olho nos melhores nomes para se filiarem, até por quer, o prazo termina em abril do próximo. O tempo é curto. 

Faltando exatamente, um ano, o Republicanos que na Paraíba é comandado pelo deputado federal Hugo Motta conversa com lideranças de todo o Estado, objetivando suas filiações a Legenda que está de olho em alguns principais redutos, visualizando, tão somente, entretanto, 2026.

Em Sousa, o Republicanos ofereceu a legenda ao pré-candidato a Prefeito, pela oposição, médico Gilberto Gomes Sarmento. O assunto foi intermediado por Lúcio Matos, amigo de Hugo Motta, interessado no assunto. Gilbertão ficou de reavaliar o convite, mas ainda não se decidiu oficialmente filiar-se ou não a legenda.

Por outro lado, em coletiva de imprensa em Sousa, prefeito Fábio Tyrone (PSB) revelou que amigos e aliados, candidatos a Vereador, ou a Prefeito, ou a vice em 2024 devam se filiar no PSB, partido do Governador, João Azevedo, uma forma, certamente de assegurar o Governo no Estado no palanque oficial.

Outro pré-candidato a Prefeito em Sousa, André Gadelha é atualmente filiado ao MDB do senador Veneziano Vital do Rêgo. Há chance de permanecer, entretanto, Andrezão poderá comandar no município, o PODEMOS, partido que se fundiu com o PSC, cujo Presidente no estado é o ex-senador, Marcondes Gadelha. Andrezão deve formar chapa com Gilbertão. 

Agora, a pergunta também se faz nos corredores da política é se o ex-prefeito, João Estrela, contínua com o PDT. O partido que na última eleição municipal, elegeu três Vereadores. Quem estiver pensando que é tarde para pensar em iniciar a pré-campanha municipal de 2024 é por quer ainda não saber o que é de fato fazer política.

Durante entrevista, nesta quarta-feira (5) ao Correio Debate, Hugo Motta  declarou: “É dessa forma que nós vamos buscar agora em 2024 termos uma grande quantidade de prefeitos disputando eleição pela legenda, bem como também de vice-prefeitos e candidatos a vereador, tudo isso buscando esse fortalecimento do partido, para que sigamos trabalhando firme para que a Paraíba possa ser um estado cada vez melhor”. (com Pereira Jr)

Convite de Efraim para filiação ao União Brasil é ‘prioridade’ entre as opções, diz Bruno.

Atualmente filiado ao PSD, mas que deve migrar de legenda para disputar à reeleição em 2024, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, disse que o convite do senador Efraim Filho para s filiar ao União Brasil é uma "prioridade" entre as opções que dispõe. Efraim já definiu à reeleição de Bruno como reciprocidade pelo apoio à sua eleição em 2022.

Bruno Cunha Lima lançou na noite de ontem (5) a programação oficial do Maior São do Mundo, que completa este ano sua 40ª edição e terá na abertura show do sertanejo Gustavo Lima.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Hugo Motta revela desejo de que Republicanos tenha candidatura própria nas principais cidades da Paraíba

O presidente do Republicanos na Paraíba e deputado federal, Hugo Mota falou, nesta quarta-feira (5), sobre os planos da legenda para as eleições municipais de 2024. Mota destacou o desejo do partido em ter candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas principais cidades do estado.

Durante a entrevista, o parlamentar comemorou as vitórias do partido nas eleições de 2022. “Graças a Deus foi assim em 2022 quando o partido obteve pleno êxito elegendo as maiores bancadas tanto da Assembleia, como também a bancada Federal, obteve êxito no apoio ao candidato ao Senado, Efraim Filho e obteve também êxito apoiando a reeleição do governador João Azevêdo”, disse Mota.

Para as eleições de 2024, o Republicanos busca fortalecer sua presença nas principais cidades da Paraíba, tendo candidatos próprios em municípios como João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux, Cabedelo, Sousa, Cajazeiras, entre outras. “É dessa forma que nós vamos buscar agora em 2024, termos uma grande quantidade de prefeitos, disputando a eleição pela legenda, bem como de vice-prefeito, de candidatos a vereadores. Tudo isso buscando esse fortalecimento do partido”, afirmou o parlamentar.

A fala do deputado aconteceu durante entrevista ao programa Correio Debate da 98 FM

Nome do médico Azif Lemos cresce, vence enquete com 54,04% e deixa base de situação atordoada em Itaporanga, tendo que improvisar uma patacoada.

A corrida eleitoral em Itaporanga, Vale do Piancó, está fervilhando. Embate que só acontece daqui um ano e meio ganhou as ruas da cidade. Prefeito Divaldo (fim de mandato) vai apresentar sobrinha Calina Dantas, chefe de Gabinete, como candidata que terá pela frente uma oposição fortalecida (com líderes que deixaram a situação) em torno do nome do médico Dr. Azif Lemos, de grande aceitação popular. 

Para aferir a temperatura dessa disputa, que será uma mudança de ciclo, o portal de notícia Diário do Sertão, baseado em Cajazeiras, dos mais acreditados do estado (5º em acesso com mais de 6 milhões de visualizações/mês) decidiu promover uma enquete entre os dois nomes. Vale ressaltar a credibilidade e respeitabilidade do portal que é incólume à manipulação oficial. 

Dito isto, nas últimas horas seus leitores puderam votar e com direito ao registro de apenas um único IP, atestando a confiabilidade da enquete. O resultado foi frustrante, banho de água fria na base de situação, que se empenhou convidando "espontaneamente" servidores e prestadores a votar, o que não surtiu efeito desejado. Dr. Azif Lemos teve 54,04% e Calina Dantas 45,96%. 

O fato é que a oposição ganha força a cada dia e deve sim apostar no nome do médico para vence em 2024. Até hoje nenhum prefeito foi eleito em Itaporanga sem apoio dos líderes que agora estão na oposição. Divaldo mesmo foi eleito com apoio de Berguinho, em 2016, e com o de Djaci, em 2020, que tem o filho como atual vice-prefeito. Em 2020 se beneficiou de uma oposição dividida (que teve mais voto), milhões em recursos do governo federal pra "combater" a Covid-19, com centenas de empregos pra distribuir à torto e a direito, o que não terá mais em 2024. O cenário será completamente diferente. 

A enquete foi mais um aperitivo do cenário que se desenha. Inclusive, enquanto o aparato oficial corria para vencê-la, o médico operava e atendia tranquilamente seus pacientes, cumprindo seu dever sagrado de servir ao próximo sem distinção.

Atordoada, a situação até ensaiou improvisada patacoada que pudesse cair como uma luva na claque. "Será que dá certo, o povo acredita?", pergunta um. "O nosso acredita", responde Dirceu. Sabe aquele clássico do ícone Bezerra da Silva, né: "malandro é malandro e mané é mané". Não colou, foi uma contraofensiva amarela, vexatória. 

Sobre a enquete

Em tempo, a enquete foi divulgada por volta do meio-dia desta quarta-feira (5) na Rede Diário do Sertão de Rádios, TVs, Blog e Sites. 

Dentre as rádios registramos: Líder 97,1 FM (Sousa), Rádio Diário (Cajazeiras), Rádio Cidade FM (Cajazeiras), Estrela 104,9 FM (Santa Helena), Santana 87,9 FM (Santana dos Garrotes), Nova Bonito 104,9 FM (Bonito de Santa Fé), Nativa 87,9 FM (Piancó), Pedra Branca 87,9 FM (Pedra Branca), Gravatá 87,9 FM (Nova Olinda), Mariana 104,9 FM (Triunfo), Rainha do Vale (Itaporanga), Alagoinha Rádio Centro (Ipaumirim-CE), Quatiara Rádio Center (Cachoeira das Índios). 

O recado de Tibério para a Cícero e o PP sobre 2024: "Nenhum partido é obrigado a tomar uma decisão com tanta antecedência".

Novo presidente do PSB em João Pessoa, o secretário de Estado da Administração Tibério Limeira decidiu não fechar questão sobre a aliança do partido com o prefeito Cícero Lucena (PP), em 2024. Tem sempre colocado um “se”.

“Nenhum partido é obrigado a tomar uma decisão com tanta antecedência”, disse em entrevista ao Correio Debate (98 FM). E mais: “Nenhum partido foi cobrado [em 2022], se apoiaria ou não o governador [João Azevêdo]”.

O recado não é apenas para Cícero, mas uma (in)direta para o Progressistas de Aguinaldo Ribeiro, partido do atual vice-governador Lucas Ribeiro. O PSB está representado na gestão pelo vice-prefeito Leo Bezerra.

Lembrando que Cícero foi um dos primeiros a anunciar apoio à reeleição com cobranças diretas ao Progressistas para que houvesse a aliança. Disse ainda que o momento é de retomada da legenda, embalada pela reeleição de João Azevêdo.

A preço de hoje, Tibério só deu garantias à aliança firmada para 2020. Quer o PSB inserido nos grandes temas que interessam a João Pessoa e voltou a dizer que Cícero é aliado. “A gente só não se sente obrigado a firmar compromisso com tanta antecedência”, repetiu.

“O PSB tem tamanho para apresentar candidatura própria em qualquer cidade do estado”. Tibério analisa que os partidos precisam estar fortes individualmente e não, se “fechar em um pacote” agora.

terça-feira, 4 de abril de 2023

Senador Efraim Filho fecha questão no apoio do UB à Bruno em CG, mas em JP nada está definido

O União Brasil já fechou questão sobre as eleições municipais em Campina Grande: vai apoiar o projeto de reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima. A garantia foi dada pelo senador Efraim Morais, que preside a legenda na Paraíba.

Ele acompanhou a agenda do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, à Rainha da Borborema, na manhã desta terça-feira (4). Segundo Efraim, Bruno apoiou sua candidatura ao Senado. “Tivemos o apoio firme, concreto do prefeito Bruno Cunha Lima e é com ele, nosso compromisso”, deixou claro.

Em João Pessoa, Efraim disse que o partido está “independente”. Ele lembrou que nenhum dos nomes postos até o momento votaram nele para o Senado. Citou Ruy Carneiro, Walber Virgulino, Nilvan Ferreira, Cícero Lucena, Luciano Cartaxo, Ricardo Coutinho e até o Pastor Sérgio Queiroz.

“Isso nos dá uma independência para poder escolher com tempo: ou uma aliança ou uma candidatura própria”, arrematou o líder do União Brasil no Senado.

Traçando planos para 2024, Republicanos atua forte para filiar nome com força pra ser o futuro prefeito de Itaporanga; O convite já foi feito pela cúpula do partido

Em plena tarde de terça-feira (4) da 'Semana Santa' o Republicanos reúne cúpula e traça metas visando fortalecimento do partido para as eleições de 2024. É sabido que trabalha forte  para a eleição do maior número de prefeitos em 2024 (quer 150) mirando 2026 com a eleição de Hugo Motta como Senador. Fruto do sucesso de 2022 quando sagrou-se maior força política do estado com maiores bancadas de deputados: três federais e oito estaduais, além de decisivo para a reeleição do governador João Azevêdo (PSB) e a eleição do senador Efraim Filho (UB). 

Com forte influência e generoso espaço no governo "João II", o partido age para ter os melhores nomes disputando em cidades estratégicas. Uma delas Itaporanga, no Vale do Piancó. Já tem até pessoa certa para "papar" a prefeitura. Nome leve, sem rejeição, agregador, com apoios importantes, que lhe dá certa vantagem na corrida eleitoral por contar com a oposição inteira e parte da situação em torno de si.

Sabendo disso e enxergando o horizonte como uma águia, a cúpula do Republicanos liderada por Hugo Motta e Adriano Galdino não descansa um só minuto. Com Itaporanga no radar, já tiveram uma excelente conversa com àquele que tem melhores perspectivas de ser o futuro Prefeito. Aceitando, o anúncio será apoteótico. "Fiquei, claro, lisonjeado com o convite feito pelo deputado Hugo Motta e combinamos de ajustar alguns pontos antes de anunciar a decisão", comentou ao blog a pessoa convidada pelo partido. 

Pessoa que tem o entusiasmo de toda a cúpula do partido que lhe assegurou suporte necessário pra vencer a eleição de 2024. Inclusive, dentro do próprio governo. Quem vai brigar com o partido na estrutura estadual instalada em Itaporanga? Ninguém. Quando o jogo começar de verdade metade da atual base de situação no município mudará de lado como num "rastro de pólvora". 

Sair agora não tem sentido. Melhor deixar pra daqui um ano. Eleição em Itaporanga sempre foi difícil. O atual prefeito Divaldo foi eleito em 2016, com apoio do ex-prefeito Berguinho, e reeleito em 2020, com o apoio do ex-prefeito Djaci. Vale ressaltar que em 2020 com 47% só venceu por se beneficiar de uma oposição (que teve 53% no total) desunida. O que não vai acontecer em 2024.

Além dos ex-prefeitos, dois vereadores que deixaram a base vão seguir juntos aos da oposição. Pelo menos outros três vereadores também devem deixar a base no momento certo. Sabem que a expectativa de poder estará do outro lado da rua em 2024. Até lá manter as aparência não custa nada num teatro de desconfiança mútua. O jogo está sendo jogado. 

Sérgio Queiroz nega especulações sobre composição de chapa na disputa pela PMJP

Procurador da Fazenda Federal, pastor Sérgio Queiroz reagiu às especulações sobre eventual composição de chapa - na condição de vice - com o deputado federal Ruy Carneiro para a disputa pela prefeitura da Capital, em 2024. Ele enfatizou, através de suas redes sociais, que está feliz e focado em seu ministério pastoral, como líder da Igreja Cidade Viva. E que temas político terá espaço no momento apropriado que é o ano que vem. 

Assim como aconteceu ao disputar o Senado, em 2022, quando teria vaga certa pra deputado federal, ele deve se portar em 2024: ou Prefeito ou nada. Representante do campo conservador, ele venceu em todas as urnas na Capital em 2022. Sabe que é bastante competitivo para Prefeito ano que vem, pelo excelente desempenho ano passado, por isso, vai reagrupar a base evangélica, a escolha de um partido estruturado e um grupo coeso. 

Com isso feito, pastor Sérgio Queiroz terá condições de ponderar que caminho seguir. Uma vez na disputa terá grandes chances de estar no segundo turno. E se as oposições não baterem cabeça novamente, pode bater a parada. Até lá, foco no trabalho e no ministério pastoral. Inclusive, para se blindar de companhias indesejáveis nesse projeto. 

Mostrando força no Cariri: Atendendo convite de João, prefeita Anna Lorena passa a integrar Executiva do PSB na Paraíba

Atendendo convite do governador João Azevedo, a prefeita Anna Lorena (Monteiro) passou a integrar os quadros do PSB na Paraíba e já na condição de quarta-secretária especial da legenda, sendo a única gestora do estado a participar da executiva do partido. Numa demonstração da força política que ele detém na região do Cariri. 

O PSB está passando por processo de reformulação visando o fortalecimento da legenda com vistas, principalmente, às eleições municipais do próximo ano. Anna Lorena agradeceu o convite de João e do deputado federal Gervásio Maia, e revelou que sua missão será fortalecer cada vez mais o partido especialmente na região do Cariri.

“Me sinto grata por ser a única gestora da Paraíba a integrar a executiva do partido, agradeço a confiança de todos, e em especial ao governador João Azevêdo. A partir de agora nossa missão é fortalecer a legenda especialmente na região do Cariri, com vistas nas próximas eleições municipais”, afirmou Anna Lorena.

Sobre o PSB de Monteiro, a prefeita Anna Lorena revelou que já está definindo a comissão executiva municipal juntamente com os vereadores e lideranças locais para definir os nomes que irão compor a direção municipal.

Confira como ficará a nova comissão estadual do PSB na Paraíba:

COMISSÃO ESTADUAL - Gervásio Maia (presidente), Deusdete Queiroga (Secretário de Finanças), Ronaldo Guerra (vice-presidente),  Léo Bezerra (Secretário Geral), Anselmo Castilho (Primeiro Secretário), Chico Mendes (Primeiro Secretário Especial), Pollyanna Dutra (Segunda Secretária Especial), Hervázio Bezerra (Terceiro Secretário Especial) e Anna Lorena (Quarta Secretária Especial).

Membros: Júnior Araújo, João Gonçalves, Rafaela Camaraense, Michele Ribeiro, Maria Luciene e Tião Gomes.

Secretário de Saúde anuncia novo concurso público para várias especialidades na PB e defende programa “Mais Médicos”

Jhony Bezerra, secretário de Estado da Saúde, anunciou, na noite desta segunda-feira (3), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, a realização de um novo concurso para várias especialidades na área de saúde. De acordo com o secretário, existe uma demanda que vem sendo suprida com a convocação de candidatos aprovados na modalidade cadastro de reserva, mas quando esse contingente for se esgotando o Estado terá que promover um novo concurso.

Jhony Bezerra explicou que a PB Saúde já está realizando um levantamento  neste sentido para saber a necessidade de novas vagas, por região. “Deveremos ter um novo concurso, mais amplo, não só para o Edson Ramalho, para todo o estado, até porque novas unidades também serão abertas”, disse. No entanto, não há uma data para que esse concurso possa ser realizado.

Questionado sobre o destino desses funcionários que hoje trabalham no Hospital Edson Ramalho, o secretário garantiu que não haverá demissões. Ele disse que a PB Saúde convocará os concursados e os prestadores de serviço serão relocados para outras unidades, mas que esse substituição acontecerá gradualmente.

Ainda durante a entrevista, ele falou sobre o ”Mais Médicos”. Jhony Bezerra defendeu o programa e se disse “completamente a favor”. "Sou completamente a favor de todo o incentivo de lever os profissionais aos pequenos municípios,  é relevante, acho que o governo acerta em ampliar o Mais Médicos,  não vejo nenhum problema  de vir médico dc Cuba , da Venezuela,  acho que tem que ter pessoa especializada, podemos fazer isso, aprimorar o conhecimento destes profissionais”, explicou.

PF deflagra operação contra fraude processual em nova fase de investigação de compra de votos nas eleições de 2022 na Paraíba

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (04) mais uma operação na Paraíba. Segundo informações divulgadas pela PF operação “Fantasia”, realizada hoje é mais um desdobramento da operação ‘Mercador’,  e tem o objetivo de combater um esquema de fraude processual. Até o momento foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro na cidade de João Pessoa e um em Patos. Na capital, os mandados foram nos bairros de Manaíra, Portal do Sol e Jaguaribe. Já em Patos, a PF esteve no bairro Brasília.

A ‘Mercador’ foi realizada em 14 de outubro de 2022. Ela se deu após mais de R$ 173 mil, em espécie, terem sido apreendidos com material de campanha na véspera do 1º turno das eleições. A apreensão se deu após colisão de um veículo com uma motocicleta, no município de Santa Luzia, em 23/09. Durante a abordagem policial pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal houve tentativa de ocultação do montante em questão.

Durante esta operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, São José do Sabugi e Teixeira com objetivo de saber a origem do dinheiro e sua finalidade. Já em fevereiro, oriunda desta ação, ocorreu a operação ‘Talir’, quando foram realizados quatro mandados de busca e apreensão no município de Campina Grande.

À época, a PF apreendeu quase R$ 900 mil na residência de um coordenador financeiro de campanha política na Paraíba. Também foram apreendidas duas armas, uma pistola .380 e uma espingarda calibre 12. No mês passado, a  operação ‘Transporte Limpo’ além da compra de votos, teve o objetivo de combater um esquema de transporte ilegal de eleitores. (com PolêmicaPB)

Professora na cidade de Tavares pede demissão, após ser convidada a integrar ‘rachadinha’ com seu salário...

Por meio das suas redes sociais, uma educadora municipal da cidade de Tavares, no Alto Sertão da Paraíba, de nome Luanna Medeiros, denunciou que estaria havendo dentro da pasta da educação municipal uma tentativa de rachadinha no seu salário.

De acordo com a professora, ela recebeu o “convite” para devolver parte dos seus rendimentos no momento de fazer a sua renovação. Apesar disso a educadora não revelou o nome da pessoa que realizou o “convite” não foi divulgado na denúncia. Ainda segundo Luanna, o caso foi comunicado ao gestor da pasta, mas nenhuma atitude foi tomada.

A cidade de Tavares tem como prefeito Genildo José da Silva, popularmente conhecido por Coco, e Secretaria de Educação, Eurides Medeiros da Silva.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

2024: Gilbertão, e André Gadelha se encontram para alinhar discurso das oposições em Sousa

Aconteceu sábado (01), o primeiro encontro político entre o ex-prefeito de Sousa, André Gadelha, com o pré-candidato a Prefeito, Dr. Gilberto Gomes Sarmento. A conversa teve primeiro anuência da liderança ex-prefeito João Estrela, que manteve antes um contato com André Gadelha para confirmar que seria de bom alvitre a conversa inicial com Gilbertão sobre alinhamento das lideranças das oposições visando as eleições 2024.

Gilbertão se encontrava no Escritório de João Estrela, quando chegou André Gadelha para o encontro. Houve cumprimentos formais, amigáveis entre André Gadelha, e João Estrela, depois, Gilbertão saiu com o ex-prefeito para a conversa que aconteceu demoradamente em um Restaurante em São Gonçalo. O teor da conversa nivelou em cima da unidade, e, o fortalecimento das oposições sousenses, objetivando construir uma candidatura sólida para prefeito em 2024.

Informações revelam que nos próximos dias, haverá outro encontro, desta feita com as presenças do ex-prefeito, João Estrela, e do ex-deputado federal, Leonardo Gadelha, e outras lideranças para concluir a conversa da aliança ampla que está sendo construída em torno de uma candidatura competitiva que será apresenta para disputar as eleições de prefeito contra a chapa que será apresentada pelo Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone. 

João Estrela, e Gilbertão romperam com o prefeito Fábio Tyrone durante a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores em Sousa que aconteceu em dezembro de 2022, quando foi eleito, Novinho de Carlão para o biênio 2023/2024, presidente da Casa de Otacílio Gomes de Sá, cujo pano de fundo era a pré-candidatura de Gilbertão a Prefeito, que encontrou insatisfação do vice-prefeito, Zenildo Oliveira o qual é o candidato natural do Governo em 2024.

Desde então, existem elos de aproximação política entre o líder da oposição sousense, André Gadelha, com os dissidentes, João Estrela, e Gilbertão.  (com ReporterPB)

Paraíba será compensada em cerca de R$ 400 milhões por perdas com ICMS em 2022

O governo federal deverá ressarcir cerca de R$ 400 milhões, dos R$ 580 milhões que o governo da Paraíba deixou de arrecadar ano passado, de agosto a dezembro, com a redução da alíquota do ICMS sobre os combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes. O serviço da dívida será um terço em 2023 e dois terço em 2024.

Segundo o secretário estadual da fazenda, Marialvo Laureano, afirma ao Conversa Política, o acordo foi firmado na última sexta-feira (31). Apesar da boa notícia, Marialvo destaca que o prejuízo continua para os estados porque as alíquotas foram reduzidas. “Esse ano corrente estamos trabalhando com a alíquota de 18%, tanto para combustíveis, quanto para energia e comunicações”, explicou.

O secretário da Fazenda disse que o acordo com o governo federal prevê a seletividade para a gasolina a partir de 1º de junho. A gasolina passará a ser tributada com alíquota ad rem e não mais ad valorem. Na alíquota ad valorem, até o mês de maio, o percentual é de 18% de alíquota modal sobre o valor da gasolina. Agora passará a ser ad rem, com valor fixo em real, que será de R$ 1,22 a partir de junho.

“Isso será o mesmo valor para todos os estados e será tratado monofásico. Será tributado uma vez na refinaria e distribuído para todos os estados. o acordo foi desenhado dessa forma”, destacou Marialvo.

Com relação as prefeituras, a compensação com o serviço da dívida e ás transferências, ficou acordado com o governo Lula que os 25% serão repassados para as prefeituras. Conforme decreto, em vigor desde agosto do ano passado, o rateio leva em conta a eficiência na área da educação para ter mais acesso ao recurso.

Acordo com os estados

Todos os estados e o Distrito Federal foram contemplados com o acordo para a reposição das perdas resultantes de mudanças estabelecidas no ano passado na cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes. Em decisão unânime, os agentes envolvidos na negociação acertaram em R$ 26,9 bilhões o valor das compensações referentes à renúncia de ICMS pelos estados em 2022..

Zezinho deixará Secretaria de Esporte para retornar à CMJP; Republicanos deve ficar com a pasta que terá Alexandre de Zezé como novo secretário

O vereador Zezinho Botafogo (PSB), atual secretário de Juventude e Esportes do Estado, deve entregar o cargo para retornar ao mandato na Câmara Municipal de João Pessoa. 

A informação foi revelada por pessoas próximas ao vereador. Entretanto, segundo as fontes,  a decisão só será tomada após uma conversa com o governador João Azevêdo (PSB). Zezinho avalia que a licença do mandato está o afastado dos eleitores e tem sido cobrado. Ano que vem já tem eleições e Zezinho pretende está mais próximo da base para tentar renovar o mandato. 

Com a saída de Zezinho o governo encontra o espaço no primeiro escalão para entregar, no caso mais uma pasta, ao Republicanos. E o nome para assumir já está definido: o suplente de deputado estadual Alexandre de Zezé, que vem a ser filho do prefeito Zezé (Santa Luzia), escolhido pelo presidente do partido deputado federal Hugo Motta.

Confusão em Areia de Baraúna: ao ser confrontado durante sessão, vereador abandona plenário e parte pra cima de eleitor; VÍDEO

No último sábado (1º), durante sessão na Câmara Municipal de Areia de Baraúnas, uma confusão envolvendo o vereador Francisco Martins, mais conhecido como Araken, foi registrada. De acordo com vídeo da própria sessão, Araken fazia uso da palavra quando foi confrontado por um popular que estava na plateia, que afirmou que as críticas que ele estava fazendo à gestão municipal eram mentira.

Contrariado, Araken disse que o homem só estava defendendo a gestão por ser “capacho”, tachou o eleitor de “cabra safado” e sem aguentar as críticas retirou o paletó e partiu para cima do homem. Foi necessário que outras pessoas interferissem para que a confusão não fosse maior.

Vale ressaltar que o parlamentar é membro de uma das mais importantes comissões da Casa, a de Justiça e Redação, além de compor a Comissão de Orçamento e Finanças do município.