quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Itaporanguense Marcos Costa toma posse como novo conselheiro do TCE; Prefeito Audiberg Alves compôs a mesa dos trabalhos junto com autoridades...

BFS_3171
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) se reuniu, em sessão extraordinária presidida pelo conselheiro Arthur Cunha Lima, na tarde desta quarta-feira (16), para a posse solene do mais novo membro, o conselheiro Marcos Antonio da Costa. O evento aconteceu no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, com a presença de servidores, conselheiros, procuradores e convidados, em meio aos quais representantes dos três Poderes, familiares e amigos do empossado.
Conduzido ao plenário para prestar juramento pelo vice-presidente do TCE, André Carlo Torres, e o conselheiro Nominando Diniz, o novo conselheiro destacou em pronunciamento a posição de relevância da Corte paraibana no cenário nacional. Marcos Costa enalteceu companheiros cuja conduta disse tomar como modelo e falou do controle externo sobre o patrimônio e os recursos da sociedade como algo inerente ao processo democrático.
Natural de Itaporanga, o conselheiro Marcos Costa, que já tomara posse administrativa do cargo, em outubro passado na vaga aberta pela aposentadoria de Umberto Porto (ambos advindos dos quadros técnicos do TCE), foi saudado, também, pela procuradora geral Sheyla Barreto Braga de Queiroz (em nome do Ministério Público de Contas), pelo conselheiro substituto Antônio Gomes Vieira (em nome dos conselheiros substitutos), pela auxiliar de contas públicas Marilene de Sousa Rego (em nomes dos servidores do gabinete) e pelo conselheiro aposentado Flávio Sátiro Fernandes (em nome da OAB).
Compondo a Mesa dos trabalhos, prestigiaram a posse, também, o procurador geral do Estado Gilberto Carneiro (representando o governador Ricardo Coutinho); o deputado João Gonçalves (representando a Assembleia Legislativa); o procurador geral de Justiça em exercício Valberto Cosme de Lira; procurador geral do município de João Pessoa Adelmar Azevedo Regis (representando o prefeito Luciano Cartaxo); o presidente da Câmara Municipal da Capital, vereador Durval Ferreira; o empresário Roberto Cavalcanti, diretor- presidente do Sistema Correio de Comunicação; o secretário do TCU na Paraíba, João Germano de Lima; o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves de Carvalho; e o conselheiro José Marques Mariz (representando os conselheiros aposentados do TCE). 
Emocionado, ao término do pronunciamento por ele próprio classificado como “uma simples fala de um sertanejo”, o novo conselheiro lembrou sua terra natal Itaporanga e surpreendeu o público cantando, afinado, trecho da música “Pau de Arara”. E se fez acompanhar, no momento, pelo grupo “Os Gonzagas”, que se apresentou logo em seguida junto com o coral do TCE, encerrando, sob aplausos e descontração, a solenidade de posse.

Dilma começa perdendo no STF tentativa de dificultar impeachment; No voto Fachin impôs derrotas em série para a presidente... sessão continua nesta quinta-feira.

Em seu voto como relator do processo, o ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse considerar nesta quarta-feira (16) que o Senado é obrigado a instaurar o impeachment caso a Câmara autorize a abertura do processo, por 2/3 de seus membros (ao menos 342 dos 513 deputados).
Fachin foi o primeiro dos onze ministros a votar numa ação do PC do B que quer anular a decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que aceitou uma denúncia por crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff no último dia 2 de dezembro. A sessão foi suspensa e será retomada nesta quinta (17).
Em seu voto,  Fachin disse que "inexiste competência do Senado para rejeitar autorização expedida pela Câmara dos Deputados" para instaurar o processo. O trâmite e os prazos foram suspensos desde a aceitação do recurso, mas a expectativa é que tudo seja resolvido na sessão desta quinta-feira. O relator votou pela improcedência do pedido de anulação da eleição que formou a comissão especial do impeachment.
De acordo com Fachin, fica mantido o resultado com a vitória da chapa de oposição eleita na semana passada. "A própria Constituição admite que o poder possa ser exercido de forma secreta", argumenta o ministro. Segundo ele, não compete ao Judiciário interpretar o regimento interno de um poder diverso, no caso o Legislativo.
O ministro negou o afastamento de Cunha e a possibilidade de arquivamento do processo pelo Senado. Fachin foi o único ministro a apresentar seu voto, pois a sessão foi suspensa e será retomada amanhã. A expectativa é de conclusão da apreciação pelo STF até a sexta, último dia antes do recesso das atividades no Judiciário.

O ministro Fachin contrariou as teses esgrimidas pelo autor da ação, o PCdoB, e ecoadas pela Advocacia-Geral da União, que representa a presidente no julgamento. Eis os principais reveses:

1. Defesa prévia: autor da ação sobre o impeachment, o PCdoB e a Advocacia da União sustentavam a tese segundo a qual Eduardo Cunha deveria ter facultado a Dilma o direito de defesa antes de deferir o pedido de impeachment. Fachin deu de ombros. Sustentou que Dilma terá, sim, o direito de se defender. Mas fará isso perante a comissão especial do impeachment, incumbida de elaborar o parecer sobre a admissibilidade do processo.

2. Suspeição de Eduardo Cunha: o PCdoB pede em sua petição que o STF declare a suspeiçãoo do presidente da Câmara, impedindo-o de atuar no processo de impeachment contra Dilma. Fachin indeferiu o pedido. Declarou: “É preciso que se reconheça que processos jurídicos e político-jurídicos resolvem-se em palcos distintos e seguem lógicas próprias’. Considerou que o impeachment é um processo que está sujeito aos humores da política.

3. Voto secreto: PCdoB, Advocacia-Geral da União e, neste caso, também a Procuradoria-Geral da República defendem que seja anulada a votação que resultou na eleição dos membros da comissão especial do impeachment. Alegam que a votação teria de ser aberta, não secreta. Fachin, de novo, discordou. Declarou que “a publicidade é a regra, mas a Constituição, em situações excepcionais, admite que se possa exercer o poder de forma secreta.” Não havendo imposição constitucional, esclareceu Fachin, o Legislativo pode eleger os membros de sua Mesa Diretora e de suas comissões secretamente. O ministro recordou que os próprios tribunais superiores elegem seus presidentes em votações sigilosas. Fachin considerou legal também a eleição de uma chapa avulsa, de maioria oposicionista, composta à revelia das lideranças partidárias.

4. Papel do Senado: Fachin desmontou em seu voto uma tese que o governo enxerga como uma espécie de bala de prata. O ministro posicionou-se contra a hipótese de o Senado recusar a instauração do processo de impeachment caso a Câmara decida que a denúncia formulada contra Dilma é admissível. Para o ministro-relator, uma vez aprovada por 342 deputados, a denúncia contra Dilma terá de ser obrigatoriamente julgada pelo Senado. Se prevalecer esse entendimento, caberá à Mesa do Senado apenas receber a decisão da Câmara e providenciar para que o documento seja lido em plenário. Após a leitura, a presidente será afastada de suas funções por até seis meses, cedendo a poltrona interinamente ao vice-presidente da República. Se for absolvida, volta ao cargo. Condenada, é afastada em definitivo e amarga oito anos de inelegibilidade.

O julgamento foi suspenso logo depois do encerramento da leitura do voto de Fachin. Será retomado nesta quinta-feira. Vai-se saber, então, se os outros dez ministros do STF acompanharão Fachin ou discordarãoi dele. Dilma e seus operadores políticos apostavam todas as suas fichas no voto de Fachin. Eleitor do PT, ele foi indicado para o Supremo por Dilma sob intenso questionamento. Mostrou na sessão desta quareta que não está disposto a agradecer com a preferência da presidente com a toga.
Prevalecendo o voto de Fachin, Dilma terá de aturar Cunha enquanto ele for presidente da Câmara, será obrigada a conviver com uma comissão de impeachment de maioria oposicionista e voltará para casa mais cedo, antes mesmo do julgamento final do processo, se o plenário da Câmara aprovar a admissibilidade da denúncia formulada contra ela.

Para driblar a imprensa, Lula depôs em segredo na Polícia Federal por duas horas...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou um depoimento nesta quarta-feira, 16, em Brasília. A oitiva, de cerca de duas horas, ocorreu durante a manhã no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, ramo do Ministério Público da União que apura crimes militares. O edifício fica no Setor de Embaixadas Norte, local ermo de Brasília. A presença do ex-presidente causou estranheza aos funcionários do órgão, cuja atuação nada tem a ver com investigações em curso envolvendo o nome de Lula ou pessoas de seu entorno.
Lula foi visto no local por empregados do prédio entre 10h e 12h A Diretoria-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça Militar informou à reportagem ter recebido um telefonema do Ministério Público Federal (MPF) na véspera, entre as 19h e 20h, solicitando o uso de uma sala no segundo andar para um "atendimento". Os servidores do órgão informaram que souberam que se tratava de uma oitiva de Lula quando o ex-presidente desceu do carro e se dirigiu à sala.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, autorizou um depoimento de Lula na condição de testemunha em inquérito da Operação Lava Jato que apura formação de quadrilha por políticos. Contudo, a Procuradoria-geral não informou nesta quarta-feira se a oitiva está relacionada com esse caso.
A PF expediu intimação para que o petista deponha nesta quinta-feira, 17, na sede da PF, em Brasília, sobre suposto esquema de compra de medidas provisórias em seu governo. O caso é investigado na Operação Zelotes. Questionada, a Procuradoria da República no DF, no entanto, informou que o depoimento desta quarta não está relacionado a esse caso. O Instituto Lula explicou que Lula ainda não foi notificado e, por isso, "não há previsão" de que ele fale tampouco na data agendada.
O filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, é investigado na Zelotes porque recebeu R$ 2,5 milhões de um lobista suspeito de atuar na "compra" de MPs, como revelou o jornal O Estado de S Paulo em outubro. Os investigadores sustentam que o pagamento pode estar relacionado à edição de normas que concediam incentivos fiscais a montadoras de veículos.
O ex-presidente é investigado pelo MPF em outro inquérito por suposto tráfico de influência em outros países para favorecer a Odebrecht. O órgão, contudo, alega que também não houve depoimento sobre esse caso nesta quarta-feira. Lula foi ouvido a respeito em outubro. Na ocasião, a oitiva também ocorreu em local secreto.
A Procuradoria-Geral da República não se pronunciou. Procurado, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, não retornou aos telefonemas da reportagem. O Instituto Lula informou que não se pronunciaria a respeito. (com Cláudio Humberto)

Após botar a PF pra vasculhar a casa de Cunha, Janot tenta o que o Governo e PT não conseguiram: Tirá-lo do processo de impeachment .

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tenta junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) o que o governo e nem o PT conseguiram até agora: o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e do cargo de deputado federal. Ele prertende espécie de "cassação preventiva" do parlamentar, o que na prática o afastaria de qualquer influência sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Acusado e investigado por malfeitorias variadas, de contas não declaradas no exterior ao recebimento de propinas, Cunha é considerado hoje o maior adversário da presidente Dilma e do PT. O pedido foi feito ao fim da sessão do STF em que o ministro Luiz Edson Fachin negou provimento ao recurso do PCdoB que pedia o afastamento de Cunha, a suspensão do processo de impedimento da presidente Dilma e da eleição da chapa oposicionista para a comissão especial do impeachment.
O pedido foi protocolado no gabinete do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte, e precisa ser analisado em plenário pelos 11 ministros do Tribunal. Janot lista uma série de eventos que indicam suposta prática de "vários crimes de natureza grave" com uso do cargo a favor do deputado, integração de organização criminosa e tentativa de obstrução das investigações criminais.
"O Eduardo Cunha tem adotado, há muito, posicionamentos absolutamente incompatíveis com o devido processo legal, valendo-se de sua prerrogativa de Presidente da Câmara dos Deputados unicamente com o propósito de autoproteção mediante ações espúrias para evitar a apuração de sua condutas, tanto na esfera penal como na esfera política", escreveu Janot na peça de 183 páginas. De acordo com o procurador-geral, o objetivo da medida é garantir a ordem pública para evitar nova prática de crimes e o "regular andamento da instrução e aplicação da lei penal".
Janot cita que o afastamento nem chega a ser a medida mais grave que poderia ser adotada - que seria pedido de prisão preventiva. Segundo a Procuradoria, as ações de Cunha para interferir na investigação e no processo de apuração interna no Conselho de Ética da Casa são "evidentes e incontestáveis". (com Cláudio Humberto)

“Para o bem e para o mal de muitos, eu vou ficar aqui”, diz juiz Antônio Eugênio em confraternização da justiça em Conceição

Duas frases, proferidas pelo juiz Antônio Eugênio (de camisa preta, na foto ao lado), demonstraram o seu verdadeiro objetivo à frente da Comarca de Conceição. A primeira: “Para o bem e para o mal de muitos eu vou ficar aqui” garantiu sua permanência na cidade por um longo período. Na segunda: “Eu só vou sossegar quando colocar o último bandido na cadeia”, ele demonstrou para que veio: para fazer a pena a tradução da palavra justiça. 
As frases foram ditas, durante um breve discurso na festa, que ocorreu na noite desta terça-feira(15), em uma área de lazer local. A primeira frase explica que para o bem das pessoas de bem e para o mal para das pessoas que preferem andar às margens da lei, ele vai continuar trabalhando para Conceição, cidade que segundo ele próprio, ama.
Várias pessoas, ligadas ao poder judiciário, estiveram na festa de confraternização da justiça de Conceição. Entre elas, o promotor de Justiça, Osvaldo Lopes, o delegado Regional Glauber Fontes, o comandante da 2ª Cia/PM Capitão Kleber,  o diretor da cadeia pública de Conceição, Adelmo Kerlhe, advogados, serventuários da justiça e alguns convidados, todos acompanhados de suas famílias.
Mais uma vez o promotor de justiça Osvaldo Lopes Barbosa externou a satisfação de fazer parte da comarca de Conceição. Ele usou da palavra e falou do orgulho e da satisfação de trabalhar ao lado do juiz Antonio Eugênio e que não medirá esforços para buscar a paz no município. A festa teve inicio, por volta das 20h e se estendeu até, por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira(16). Um jantar, que foi organizado pelos próprios serventuários da justiça, foi oferecido a todos presentes. A ornamentação do local ficou por conta da decoradora Makaline Lira.
Além da confraternização, a festa marcou também o fim do período de trabalhos dos serventuários da justiça de Conceição, referente ao ano de 2015, que inclusive foi um dos anos em que todos estiveram mais sobrecarregados de processos, porém, ao encerrar o período, a comarca se destacou pelo excelente andamento dos processos em todas as Varas. Na próxima sexta-feira (18), a comarca entrará no período de recesso e os serventuários somente retornarão no dia 7 de janeiro de 2016.
Tanto o juiz Antonio Eugênio, quanto o promotor Osvaldo Lopes, aproveitaram o evento para desejar a todos os presentes um feliz natal e um venturoso ano novo. (com VPN)

Prefeito Nilson Lacerda entrega 35 toneladas de feijão e massa para o reforço da mesa das famílias carentes de Conceição

Cerca de 35 toneladas de feijão e massa de milho estão sendo entregues pela Prefeitura de Conceição a milhares de pessoas de baixa renda da cidade e da zona rural. A distribuição feita por Nilson Lacerda e Nena Diniz, prefeito e vice respectivamente, começou na manhã desta terça-feira, 15, no Conceição Atlético Clube, centro da cidade.
 
De acordo com informações da Prefeitura, são 3.500 pessoas contempladas, entre beneficiários do Bolsa Família e mães carentes indicadas pelos agentes comunitários de saúde. Em momento de crise, seca e inflação alta, esse apoio nutricional às famílias mais pobres urbanas e rurais chega em boa hora.
Muita gente fez fila para buscar o alimento. Cada mãe de de família, maioria entre os beneficiários, recebe nove quilos de feião e um de farinha de milho. O prefeito Nilson Lacerda, que acompanhou o início da entrega, agradeceu a parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o apoio do deputado estadual Ricardo Barbosa, da vice-prefeita Nena Diniz e do ex-prefeito João Deon.
A outra novidade é para o funcionalismo municipal, que já recebeu novembro e, antes do final do ano, a Prefeitura pagará o 13º salário e o mês de dezembro, o que vai garantir ao servidor municipal um final de 2015 tranquilo financeiramente, uma injeção de recursos que também reflete positivamente no comércio: os três pagamentos ao servidor representam quase 4 milhões de reais circulando na economia local num curto período de tempo. (com Ascom)

Policiais do 13º BPM apreendem mais uma arma durante operação 'Abono Natalino'

Por volta das 12h dessa quarta-feira (16), a guarnição da Força Tática composta pelo Sgt Clériston, CB Deusimar e os Soldados Miguel e Nilton, durante rondas de apoio aos destacamentos na operação “Abono Natalino” apreendeu a segunda arma de fogo em menos de 24h.
João Batista Neto 51 anos, foi abordado pelos militares quando transitava em uma motocicleta pela Rodovia PB-364 que dá acesso a cidade de Igaracy de onde o mesmo é natural, quando foi flagrado portando um Revolver Cal. 38 e seis munições de mesmo calibre intactas; após ser abordado, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Piancó-PB, onde será indiciado pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo, previsto na Lei 10.826/2003 ( Estatuto do Desarmamento).
De acordo com o Major Guedes, “o 13º BPM está intensificando o policiamento nos Destacamentos, durante todo o mês de dezembro em razão do pagamento do abono natalino, tal medida se justifica como sendo mais uma ferramenta preventiva para aumentar a segurança em toda área, devido o maior fluxo de dinheiro movimentado pelas agencias dos Correios; nesta operação, as guarnições são orientadas a efetuar abordagens em veículos e pessoas em atitude suspeita, o que vem surtindo efeito positivo no tocante a apreensão de armas de fogo”. (com 13º BPM)

13º Batalhão de Itaporanga recebeu nesta quarta-feira o reforço de dois Aspirantes

Apresentaram-se na manhã dessa quarta-feira (16) na Sede do 13º BPM, os Aspirantes Aline Rosa e Jadson, os quais foram designados pelo Comandante Geral da Policia Militar da Paraíba, para fazer parte do Corpo de Oficiais da Unidade Militar que abrange o Vale do Piancó Paraibano, sendo responsável pela segurança Pública em 20 municípios.
Os novos Oficias ingressaram na PM em 2013, quando foram aprovados através de concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), e realizaram o curso na Academia Militar do Cabo Branco, na Capital do Estado, de onde foram distribuídos para colocar em prática os ensinamentos aprendidos ao longo dos 3 anos de formação militar.
Os policiais foram recepcionados pelo Comando da Unidade e por toda a tropa, e inicialmente passarão por um período de adaptação geográfica da região, e a após o período probatório de 10 meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente.
A Aspirante Aline Rosa é natural de Brasília-DF, e o Aspirante Jadson é paraibano de Guarabira. O Major Guedes deseja aos pacificadores uma carreira promissora na PM, e que possam difundir maciçamente a filosofia de policia pacificadora. (com 13º BPM)

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Acusado de homicídio na cidade de Piancó é preso pela Polícia Civil de Coremas

A polícia civil da cidade de Coremas prendeu no final da tarde desta segunda-feira (14), Francisco Paulo Gomes, 35 anos, mais conhecido como ‘Paulinho’. A prisão ocorreu, em decorrência de um Mandado de Prisão, oriundo da cidade de Piancó, onde ele é acusado de ter cometido um homicídio no ano de 2014. Com ele a polícia ainda apreendeu um revolver calibre 38 no momento da prisão. 
O crime, que vitimou José Ferreira Vieira, morador do conjunto Mutirão, Piancó, ocorreu no dia 21 de janeiro de 2014. Na ocasião, o criminoso estava em um carro e, ao se aproximar da vítima, que estava sentada em um banco com a esposa, disparou sua arma, fugindo em seguida. José Ferreira Vieira, mais conhecido como ‘Zé Benzita’, ainda recebeu atendimento do Samu, mas não resistiu e morreu no local. Desde então, Paulinho se encontrava foragido da justiça.
De acordo com o delegado Regional do Vale do Piancó, Glauber Fontes, a polícia civil recebeu uma informação de que o acusado estava em uma localidade conhecida como Linha de Ferro e foi até a localidade. Paulinho não esboçou reação no momento em que foi abordado e preso. Paulinho foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Coremas, onde prestou depoimento sobre o crime, para depois ser conduzido para a Cadeia Pública de Piancó, onde ficará à disposição da justiça
“O combate a criminalidade será cada vez mais intenso na região do Vale do Piancó”, destacou Glauber Fontes que assumiu recentemente a Delegacia Regional da Região. (com VPN)

Piancoense é preso portando um revolver calibre 38, na estrada de Igaracy...

Dando prosseguimento a “Operação Abono Natalino”, por volta das 12h dessa terça-feira 15, a guarnição da Força Tática, sob o comando do Sargento Clériston, realizava rondas na rodovia PB 364, próximo a Cidade de Igaracy, no Sertão do Estado, quando se depararam com Tomé Rodrigues de Araújo, de 67 anos, que reside em Piancó-PB, o mesmo conduzia uma motocicleta, quando foi abordado pelos militares, que encontraram na sua posse um Revolver Cal. 38 e seis munições de mesmo calibre intactas.
O acusado foi preso e conduzido a Delegacia de Piancó, onde deverá ser indiciado por Porte Ilegal de Arma de fogo, conforme previsto na Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). De acordo com o Major Guedes, esta é a centésima arma de fogo apreendida até o presente momento neste ano de 2015, contra 75 durante todo o ano de 2014, na área do 13º BPM, o que representa uma evolução de mais de 30% nas apreensões, sendo isto justificado em razão de termos reforçamos as ações de combate à criminalidade nesse final de ano, intensificando as abordagens e aumentado o efetivo nas ruas, a fim de proporcionar maior segurança a população do Vale do Piancó. (com 13º BPM)

Vendaval destrói telhados de residências e derruba árvores e estábulos, na zona rural de Conceição.

Um vendaval destruiu telhados de residências, derrubou árvores e até um estábulo. O vento, que não teve sua velocidade calculada, veio antes de iniciar uma pequena chuva, na tarde deste domingo(13), no sítio Timbaúba, zona rural da cidade de Conceição.
De acordo com um morador do sítio, por pouco algumas pessoas que se encontravam dentro de uma residência não saíram feridas com a queda do telhado. Logo após o vento forte, uma leve chuva caiu na zona urbana e em alguns sítios próximos.
O caso não foi registrado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, que, segundo a meteorologista Marle Bandeira, profissional do órgão, atua de maneira preventiva divulgando casos como esse para que os moradores se protejam.
“A velocidade do vento só poderá ser calculada a partir de dados de superfície, que fornecem números sobre precipitação pluviométrica (quantidade de chuvas) e pressão atmosférica”, disse a meteorologista, afirmando que apuraria e registraria o fato nesta terça-feira (15).
Segundo ela, casos como este em questão são comuns e podem ocorrer em qualquer lugar, independentemente da época do ano, principalmente quando há chuvas. Ela explicou que cada caso deve ser avaliado isoladamente, pois é preciso averiguar as condições climáticas do local onde o vendaval ocorreu, o que pode, inclusive, proporcionar uma maior prevenção em eventos futuros. (com Gilberto Ângelo)

domingo, 13 de dezembro de 2015

Igreja Católica se reconcilia com o padre Cícero, 'santo popular' no Ceará...

Após nove anos o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Ceará seja reabilitado, beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. Leia o resumo da carta do Vaticano à diocese do Crato.
Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católico após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XX. Segundo a crença popular, a hóstia dada por padre Cícero virou sangue na boca de uma beata. Segundo o bispo Dom Joaquim, o "santo popular", interpretou de forma equivocada a teologia e Bíblia. 
Por conta dos "equívocos", ele foi afastado da igreja católica, explica o chanceler. "Com o perdão e reconciliação, fica entendido que padre Cícero na verdade não errou. Todas as punições foram suspensas. A igreja entendeu que a pregação de padre Cícero estava no caminho certo e por isso a devoção a ele continuou crescendo durante todos esses anos", diz o chanceler Armando Lopes. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), utilizou as redes sociais para comemorar a reconciliação de padre Cícero com a Igreja Católica.
Padre Cícero Romão Batista é considerado "santo popular" para muitos católicos nordestinos. Todos os anos, as romarias em homenagem a eles atraem cerca de dois milhões de romeiros, segundo a Secretaria de Romaria e Turismo de Juazeiro do Norte.
O documento assinado pelo secretário de Estado do Vaticano cardeal Pietro Parolin relata que, a carta foi "redigida por expressa vontade de sua santidade o Papa Francisco, na esperança de que vossa excelência reverendíssima não deixará de apresentar à sua diocese e aos romeiros do padre Cícero a autêntica interpretação da mesma, procurando por todos os meios apoiar e promover a unidade de todos na mais autêntica comunhão eclesial e na dinâmica de uma evangelização que dê sempre e de maneira explicita o lugar central a Cristo”.
Armando Lopes Rafael afirma que a íntegra da carta do Vaticano, "um documento muito extenso", vai ser divulgada no domingo (20). Ainda segundo o chanceler da diocese do Crato, muitos fiéis "clamam" pela beatificação de padre Cícero. Com o perdão, o pedido de beatificação passa a ser permitido, mas ainda não é uma prioridade, segundo o chanceler.
"A maior parte dos fiéis adora padre Cícero como um santo popular, independente da posição do Vaticano, então ainda não pensamos em canonização, ainda não é uma prioridade, mas pode vir a ser algum dia", diz. (com G1)

Governo RC tem rombo de meio bilhão nas contas e já há fornecedores com três meses de atraso nos pagamentos

TCE-execução-financeira-nov2015
Há sintomas por toda a parte. O que talvez explique todo afã do governador Ricardo Coutinho em obter, urgentemente, autorização do Governo Federal para contrair mais um empréstimo de R$ 1,2 bilhão. A verdade é que o Estado está com um pequeno rombo em suas contas com fornecedores e demais credores da ordem de R$ 500 milhões. Ou seja, meio bilhão reais.
Até o final de novembro, o Governo Ricardo Coutinho havia empenhado despesas no valor de R$ 8,4 bilhões, mas só havia pago efetivamente R$ 7,9 bilhões, conforme dados constantes do Siaf (Sistema Integrado de Administração Financeira). Resultado: fornecedores do Estado, em sua maioria, estão com até três meses de atraso em seus pagamentos.
Como resultado, há um cenário de obras paralisadas por todo Estado. Neste momento, conforme o relato de um auditor do Tribunal de Contas do Estado, “o Governo está fazendo as contas para pagar a folha de pessoal, porque está sem caixa para pagar os fornecedores”. Mesmo assim, as despesas seguem crescendo: um levantamento obtido pelo Blog indica que, na execução orçamentária, a constatação é de um aumento do déficit orçamentário, em média, com as despesas crescendo em termos nominais de 4,6%, enquanto as receitas, 3,7%. O cenário é sombrio. (com Hélder Moura)

Após capotamento em Aguiar, PM apreende carro furtado em São José de Piranhas.

Apreendido 2
Um veículo furtado da marca Hyundai, Tucson, cor prata foi apreendido por policiais militares da 3ª Companhia de São José de Piranhas, na tarde deste sábado (12), após o Copom receber uma ligação anônima. Segundo informações da Polícia, o carro capotou por volta das 20h00 dessa sexta-feira, no sítio Riacho Verde município de Aguiar.
No início da tarde deste sábado um reboque transportava o veículo parcialmente destruído, quando foi interceptado por uma barreira montada pela Polícia Militar ao passar pelo conjunto Frei Damião, na entrada de São José de Piranhas. O destino era uma oficina na cidade de Cajazeiras.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o shassi e a placa não encontrava-se mais, pois o automóvel era produto de furto. Duas pessoas foram conduzidas até a delegacia para prestar esclarecimentos ao delegado plantonista, Dr Elcenho Engel Leite. Após serem ouvidas, pagaram fiança e foram liberadas. No momento da abordagem eles disseram à Polícia que não conhecem o dono do veículo. (com Radar Sertanejo)

Estudante morre após perder controle de moto e colidir com carro, em Conceição.

O Jovem Airton Siqueira Galdino, 19 anos, mais conhecido como ‘Noca’, que residia na comunidade Vitorino, no Distrito de Mata Grande, município de Conceição, morreu depois que a moto em que ele pilotava colidiu contra um Fiat Uno, placa MNU 3076. O fato aconteceu por volta das 4h da madrugada deste domingo (13), na Rodovia PB-400, a 4 quilômetros do Distrito de Mata Grande.
De acordo com as informações preliminares, o jovem retornava de Conceição quando perdeu o controle da moto, em uma curva, e bateu de frente com o veículo Fiat Uno, que se deslocava no sentido contrário.  Com a pancada, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A Polícia Militar foi acionada no local, isolando a área. O corpo do jovem conceiçoense demorou a ser retirado do local, aguardando a chegada do Gemol para ser levado para o IML da cidade de Patos, onde será periciado e depois liberado para a família fazer o velório e o sepultamento.
Airton era estudante e chegou à cidade de Conceição neste sábado, após ter ido passear em Brasília. (com Vale Piancó Notícias)

Prefeita de Nova Olinda tem suas contas aprovadas pela câmara de vereadores...

A prefeita Maria do Carmo Silva de Nova Olinda teve suas contas de 2013, aprovadas pela câmara de vereadores. A sessão aconteceu na tarde deste sábado(12). A aprovação contou com seis votos favoráveis e apenas três contrários. O Tribunal de Contas do Estado já havia aprovado suas contas. Também durante a sessão foi aprovada por unanimidade a Lei Orçamentária Anual(LOA). Os vereadores de situação e oposição usaram a tribuna e falaram sobre a pauta.
Marcílio Batista assessor jurídico da prefeitura esclareceu alguns assuntos da prestação de contas da gestora. Ele lembrou que, o município ficou em 4º lugar na transparência pública. Ressaltou ainda que, o município aplica mais de 70% dos recursos no FUNDEB, gastos com pessoal permanece dentro da normalidade.
Informou que o município aderiu a coletiva seletivo de lixo, através de uma Lei municipal e tudo isso foi falado e exaltado pelo TC. No final Marcílio Batista fez questão de dizer se o Tribunal de Contas, mais que recomenda, aprova as contas da prefeitura, demonstra que o município cumpre as obrigações necessárias para o bom funcionamento da máquina administrativa.
A prefeita Maria Do Carmo participou da sessão. Descontraída e bastante a vontade, após ter suas contas aprovadas e ainda a LOA. Ela usou a tribuna para agradecer aos parlamentares que votaram a favor de suas contas e confirmou que, continuará trabalhando para o desenvolvimento de Nova Olinda. (com ValeNewsPB)

Hulk antecipa férias e prestigia casamento da sobrinha, celebrado em João Pessoa.

Hulk 2
O atacante da Seleção Brasileira, Hulk, antecipou as férias para estar presente ao casamento da sobrinha, em João Pessoa. A cerimônia, realizada para aproximadamente 400 convidados, aconteceu nessa sexta-feira (11) na Basílica de Nossa Senhora das Neves, na Capital paraibana. O jogador foi um dos padrinhos da noiva.
Todos os anos, Hulk vem a João Pessoa passar férias com os familiares. Dentre os convidados, o prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, prestigiaram a festa.