sábado, 22 de junho de 2013

Deputado federal Wilson Filho fica ferido em acidente de carro na cidade de Campina Grande

Esta é a segunda vez, em uma semana, que o parlamentar é vítima de acidente automobilístico em Campina Grande
O deputado federal Wilson Filho (PMDB) sofreu um acidente na noite dessa sexta-feira (22) em Campina Grande e ficou com sete pontos na testa após o ferimento causado na colisão. O parlamentar se recupera bem e divulgou informações sobre o fato no Facebook. O acidente ocorreu praticamente no mesmo horário de outro que vitimou fatalmente dois jovens na região metropolitana de Campina.
Segundo Wilson Filho, ele dirigia seu veículo nas imediações do Açude Velho quando foi fechado por outro motorista que parecia embriagado. A frente do automóvel do deputado ficou totalmente destruída.
"Ontem fui vítima pela segunda vez de uma acidente automobilístico, desta vez fomos acertados por um rapaz altamente alcoolizado e em alta velocidade, estávamos parados em um semáforo em Campina Grande, quando fomos arrastados", diz ele na rede social. Esta é a segunda vez que o deputado é vítima da imprudência no trânsito em Campina Grande. Há pouco mais de cinco dias, ele relatou nas redes sociais que um motorista embriagado havia batido em seu automóvel.

Tarde de muita chuva neste sábado em Itaporanga...

Chove muito desde às 15h da tarde deste sábado (22) na cidade de Itaporanga. Inclusive, estava agendado um manifesto intitulado "#VemPraRuaVale!", cujo chamamento fora feito por universitários e estudantes de escolas públicas e privadas. A concentração aconteceria na Praça Monsenhor José Sinfrônio - a Praça da Matriz -, entretanto, com a chuva dificilmente deverá haver a caminhada pelas principais avenidas da cidade.

Na dura caminhada para consolidar candidatura ao governo, Veneziano pode “tropeçar” no compromisso assumido com o PR.

O suposto compromisso assumido pelo então prefeito Veneziano Vital com o PR, do deputado federal Wellington Roberto [o mais votado em 2010], pode prejudicar os planos do PMDB para as eleições 2014. Veneziano, pelo que diz Wellington e seu filho, deputado Caio, teria prometido vaga de senador em sua chapa em troca do apoio do PR á médica Tatiana Medeiros [om um filho de WR como vice], que disputou e perdeu a Prefeitura de Campina Grande ano passado com apoio do Cabeludo.
O problema é que a vaga de senador já estaria “apalavrada” pelo próprio Veneziano para o ex-governador e presidente do PMDB, José Maranhão. Restaria apenas a vaga de vice que, por sua vez, estaria sendo oferecida ao PT através de negociação em nível nacional. Se o compromisso realmente existe, tem toda razão o PR de cobrá-lo. Lealdade se paga com lealdade.
Mas, para ceder a vaga de senador ao PR, Veneziano teria que passar por cima do acordo firmado com Maranhão. Além de ex-senador e ex-governador, a “raposa política” de Araruna é também o atual presidente do diretório estadual do PMDB, a quem cabe decidir, em convenção, sobre alianças e chapas. Portanto, não será nada fácil.
O dilema vem queimando os neurônios de Veneziano e torrando a paciência do deputado Wellington Roberto que, como todos sabem, já é bem limitada. É mais um obstáculo na dura caminhada do ex-prefeito de Campina para consolidar sua candidatura a governador em 2014.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CREAS de Itaporanga sensibiliza através de palestras sociedade sobre enfrentamento à violência contra a pessoa idosa...

O Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) do município de Itaporanga promoveu esta semana uma palestra, ministrada por Ana Cibelle (advogada) auxiliada por Roberta Pereira (Orientadora Social),destinada à terceira idade sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, cuja data de luta foi lembrada no último dia 15, do corrente mês. O objetivo do evento foi o de sensibilizar e esclarecer a sociedade sobre a importância das denúncias e do enfrentamento às diversas formas de violência contra os idosos.
Em verdade, a programação contou com serviços de cidadania e de saúde, para esclarecer pessoas idosas e à sociedade sobre as diversa formas em que a violência contra o idoso se expressa, além de informar e facilitar o acesso dos idosos à justiça nos casos de violação dos direitos deles. Uma ação muito importante que visa estimular a comunidade a uma reflexão sobre o tema. O evento, que contou ainda com momento de dinâmica, aconteceu nas dependências do BNB-Clube de Itaporanga.

Estado e prefeituras da Paraíba terão de divulgar em tempo real, a partir de hoje, gasto com publicidade, determina resolução do TCE.

A partir de hoje (21) o Governo do Estado e as prefeituras paraibanas terão de divulgar de forma detalhada os gastos com publicidade. É o que prevê uma Resolução do Tribunal de Contas do Estado publicada hoje no diário eletrônico do órgão. O documento determina a divulgação em tempo real, em sítio na rede mundial de computadores, dessas informações, bem como o uso de ferramenta que possibilite a extração de dados pelo tribunal, para fins de acompanhamento mensal dos gastos.
No modelo atual, nem o governo do Estado nem as prefeituras divulgam com total transparência as informações dos gastos com publicidade. Na esfera federal, o site da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disponibiliza uma ferramenta que traz todas as informações sobre a execução dos contratos com as agências de publicidade. A consulta permite o acesso ao nome da agência, o número do contrato, o nome da empresa de comunicação, o meio de divulgação, o mês de pagamento e o valor pago pela publicidade.
Todas essas informações também terão de ser divulgadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras, conforme determinação expressa da Resolução do Tribunal de Contas. Diz o texto que a disponibilização das informações deverá ser de fácil acesso, com a divulgação do nome da agência de propaganda, do período da execução contratual, o número do contrato, o fornecedor e os valores pagos por cada tipo de serviço.
A medida foi adotada em cumprimento ao que dispõe a lei federal nº 12.232/10, que exige que “as informações sobre a execução do contrato, com os nomes dos fornecedores de serviços especializados e veículos, serão divulgadas em sítio próprio aberto para o contrato na rede mundial de computadores, garantido o livre acesso às informações por quaisquer interessados”.
No governo do Estado, as informações sobre os gastos com publicidade são divulgadas no Sagres, ferramenta do Tribunal de Contas e no Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira. Nos dois sistemas não existe nenhum detalhamento das despesas. As prefeituras também divulgam as informações no Sagres do TCE, mas sem a transparência que a lei exige. (com Lenilson Guedes)

Organizadores dizem que 40 mil marcharam pacificamente em JP, pela Avenida Epitácio Pessoal em direção ao Busto de Tamandaré.

#JoãoPessoa# Aproximadamente 22 mil pessoas :D
Hj a tarde: centro da cidade
A manifestação em João Pessoa, em conjunto com o ato nacional que ocorre em mais de 100 cidades do País, reuniu mais de 40 mil pessoas segundo os organizadores, que atravessaram do centro a praia de Tambaú, tomando as ruas da cidade. No início do protesto, a Polícia Militar estimava um número de 10 mil pessoas, mas ao longo do trajeto mais pessoas foram se juntando à manifestação e segundo o General Francisco, secretário Executivo da PMPB, a contabilidade da Polícia é de aproximadamente 22 mil pessoas participando da mobilização. Os números foram atualizados à 19h35.
Contudo os participantes afirmam que em dado momento a manifestação chegou a ocupar toda a extensão da avenida Epitácio Pessoa, que tem cerca de 16km. A concentração começou em frente ao Lyceu Paraibano, no Centro da cidade, desde as 14h. Por volta das 16h, os manifestantes iniciaram a marcha em direção a Praça dos Três Poderes. No caminho em direção ao Palácio, integrantes de uma facção criminosa avançaram entre os manifestantes e gritaram “Al-Qaeda”, causando correria e medo. Apesar do susto, nenhum to de vandalismo foi registrado pela Polícia Militar.
Da praça, o grupo seguiu de volta para a Lagoa e depois iniciou a caminhada pela Epitácio Pessoa. Descendo a avenida, a manifestação seguia de forma pacífica e até calma, até que um grupo com pedras depredou a vidraça de uma concessionária, a Polícia agiu e os vândalos fugiram. Entre os manifestantes as reivindicações eram muitas. Além de comemorar a baixa da tarifa do ônibus, o movimento LGBT também marcou presença protestando contra a ‘Cura Gay’.
Os manifestantes seguem para o Busto de Tamandaré, onde a manifestação se concluiu com a dispersão dos manifestantes. (com Pedro Callado)

Exemplo para o País: Na Paraíba, comandante da Polícia Militar dá água a manifestantes em frente ao Palácio da Redenção.

veja mais imagensO PRÓPRIO COMANDANTE-GERAL DA PM ESTEVE O TEMPO TODO À FRENTE DA TROPA, DURANTE MANIFESTAÇÃO
Dizem – jornalisticamente – que contra fotos, não há argumentos. Pois bem: a imagem ao lado mostra claramente o próprio comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, distribuindo água para os manifestantes, através de uma caixa inteira, repassada por sobre a grade de ferro que existe nos jardins do Palácio da Redenção, na Praça João Pessoa, representando o sentimento dominante na manifestação registrada ontem na Capital, que foi tratada pelas autoridades, na Internet, pela hastag #PBunidapelapaz.

Cabeça fria de ambos os lados
O bordão repetido exaustivamente pelos porta-vozes – tanto da PM, quanto da Polícia Civil – de que a força pública teria muita parcimônia com os participantes do protesto ordeiro verificado ontem à tarde, em João Pessoa, pode ser representado por este abraço da foto. O major Benevides, pelo lado da PM e o delegado Isaías Gualberto, representando a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, foram figuras importantíssimas nesse processo de conscientização pacifista entre os manifestantes e a tropa envolvida na operação de alto risco.

PSTU é repudiado pelo povão

A insistência do PSTU em levar faixas e bandeiras identificando o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados para a frente do colégio Lyceu Paraibano, rendeu muitas vaias ao líder da sigla, Antônio Radical, repudiado aos gritos de: “Oportunista não!!!”

Baixo quórum no início do ato
Dos 35.899 participantes que haviam “confirmado” suas presenças no evento de ontem, compareceram apenas uns 10 mil, segundo os cálculos oficiais da PM, logo no início da manifestação. Depois, estes números foram refeitos, aumentando para cerca de 22 mil participantes do evento. Tinham sido convidados 223 mil internautas, através do perfil que organizou o movimento, no Facebook.

Avenidas são esvaziadas
As avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro, a partir das 18h00, tornaram-se praticamente ruas-fantasmas, com a quase completa ausência de veículos particulares e transportes coletivos urbanos (entre automóveis, motocicletas e ônibus). Parecia um final de dia de domingo e não um início de noite de quinta-feira.

Polícia dá show no uso da Internet
Os perfis da Polícia Militar nas redes sociais mantidas na Internet, como Twitter e Facebook, não se cansaram de repetir esta frase, durante o protesto: “A população apoia a presença da PM na manifestação. Que o espírito desarmado prevaleça como princípio básico de todo movimento!"

Helicóptero acompanhou passeata
Houve um princípio de apreensão entre os manifestantes, por volta das 18h00, na altura do posto de combustíveis na chamada antiga Free Way (bifurcação das avenidas Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro), devido aos constantes sobrevoos rasantes de um helicóptero não identificado. Após parar no ar, fazer rodopios, piscando suas luzes azuis e vermelhas, iluminando os manifestantes com um canhão de luz branca, a aeronave (cujo prefixo não deu para ser anotado e nem revelou a origem do seu proprietário, se civil ou militar), partiu sem deixar rastros, assim como surgiu, de repente.

Gestos espontâneos de solidariedade

Muitos donos de apartamentos localizados ao longo do percurso dos manifestantes, tanto na concentração em frente ao Lyceu Paraibano, quanto na avenida Epitácio Pessoa, piscaram incessantemente as luzes das suas residências, em sinal de aprovação ao movimento, quanto a passeata passava nas imediações desses edifícios. Lençóis brancos também foram exibidos orgulhosamente para os manifestantes, por parte dos moradores desses mesmos prédios.
FONTE: GIOVANNI MEIRELES COM REDES SOCIAIS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Wilson Braga diz que aliados seus foram exonerados devido voto dado contra a MP-204 e lança Lúcia pra disputar mandato em 2014

Após 50 anos de vida pública, o deputado estadual (ex-deputado federal e também ex-governador) Wilson Braga (PEN) anunciou ontem que vai abandonar a vida pública quando concluir o atual mandato [em fevereiro de 2015]. A sua 'herdeira' política será a esposa, Lúcia Braga [ex-deputada estadual e federal], que concorrerá a uma vaga na Assembléia Legislativa nas eleições do ano que vem. Braga, porém, no mesmo dia que fez o anunciou soube de mais exonerações de aliados seus no âmbito do Governo do Estado, por ter votado contra a MP-204 cujo vetos do governador Ricardo Coutinho foram mantidos ontem em plenário.
A edição de hoje do Diário Oficial trouxe exonerações de aliados do ex-governador. São eles: Ricardo Navarro de Oliveira, do cargo de Assessor de Gabinete do Governador; Ronaldo Alvarenga de Sousa, também do cargo de Assessor de Gabinete do Governador; e Antônio Navarro Ribeiro, do cargo de Gestor do Programa Cidadão Rural, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. O deputado disse que não votou favorável à MP-204 sob argumento de que não poderia dar um voto contra os servidores estaduais.
"Não voto jamais contra o servidor público. Expliquei isso a ele (Hervázio Bezerra, líder na AL), mas o governador não aceitou", afirmou Wilson Braga.

Cássio pede desculpas por comparar autistas com políticos brasileiros

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pediu um aparte durante sessão no Senado Federal ontem à tarde para pedir desculpas públicas a parentes de autistas por compará-los, ao discursar sobre a onda de manifestações no Brasil, aos políticos brasileiros, sobre os quais o tucano criticou à indiferença diante do movimento popular que estou no país inteiro.
“Tenho uma vida toda pautada na defesa dos portadores de necessidades especiais, de doença rara. Portanto a todos os autistas e familiares minhas sinceras desculpas porque não era intenção minha fazer qualquer comparação pejorativa”, destacou. No Facebook, alguns pais de filhos autistas reclamaram diretamente ao senador. (com Luís Tôrres)

Ministério da Saúde autoriza mais uma ambulância de suporte básico do Samu para o município de Piancó

O Ministério da Saúde publicou a Portaria de nº 1.183 de 17 de junho de 2013, assinada pelo ministro Alexandre Padilha, em que habilita mais uma Unidade de Suporte Básico (UBS), destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do município de Piancó, da Central de Regulação das Urgências (CRU), Regional de Piancó, e autoriza a transferência de custeio no valor mensal de R$ 12.500,00. Conquista alcançada pelo prefeito Sales Lima (DEM) e o secretário municipal da Saúde, Rucrenato Gomes. Inclusive, Ruclenato demonstra mais uma vez competência como gestor, já tendo prestados relevantes serviços em Itaporanga e Igaracy.

Senador Cássio diz que para o Brasil explodir só falta quem acenda o fósforo: "Esse País vai explodir".

Senador criticou duramente matéria que retira dinheiro do Estado para beneficiar São Paulo
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) fez um discurso muito contundente contra um Projeto de Lei do Senado que determina novas regras na distribuição do Fundo de Participação dos Estados para 2015/2015. A matéria retira recursos da Paraíba e outros estados nordestinos em benefícios de federações como São Paulo e Minas Gerais.“Como é que o Senado pode admitir que a Paraíba perca FPE em favor de São Paulo. Não é aceitável. Não vamos evoluir. Esse país vai explodir porque se já não bastasse os argumentos que estão lá fora, hoje se essa matéria for aprovada, vamos dar mais um, vamos para a rua protestar”, argumentou Cássio. Antes Cássio começou sua fala comentado sobre os protestos que tomam conta do Brasil e disse que o povo nas ruas demonstra a insatisfação com o atual modelo político do país.
“Vieram para trazer uma insatisfação que se dissemina e não pode ser monetarizada em 20 centavos. É a insatisfação pela falência de um modelo. O Layout do Brasil está errado. Não é possível que sejamos uma elite governante constituída de incompetentes. Será que só tem incompetentes no Brasil? Não adianta apontar para o Governo do PSDB, para o Governo do PT ou do PMDB, porque estão todos no mesmo caldeirão e o fogo está sendo aceso e ninguém percebe isso”, afirmou Cássio acrescentado: “O rastilho de pólvora está espalhado e vai chegar que risque o fósforo”.
Para finalizar, o paraibano disse que o país está cada vez mais atendo e já chegou ao fim de sua tolerância, o que justifica os movimentos nas ruas do país. “Tudo isso que está acontecendo, mais que qualquer outra coisa é um basta em relação a isso tudo. As pessoas estão cansadas de viver em um país que conseguiu a sua democracia, a sua estabilidade econômica, mas que o Brasil não avança e não sai do lugar porque o modelo do país está errado e nós não vamos deixar que isso que já está distorcido se distorça ainda mais”, defendeu.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Coremas, Itaporanga e Santana de Mangueira têm os recursos suspensos pelo Ministério da Saúde

Em quatro meses, o Ministério da Saúde (MS) suspendeu os recursos de 74 equipes de Saúde da Família, 120 equipes de Saúde Bucal e 480 agentes comunitários em 55 municípios da Paraíba, por irregularidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes). Dentre elas, estão casos de duplicidade no cadastro de profissionais ou descumprimento da carga horária. No domingo, o Jornal Correio da Paraíba mostrou que há 247 médicos que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) com jornadas de trabalho fictícias, que ultrapassam as 100 horas semanais e as 28 horas diárias.
Dentre os municípios que tiveram recursos da saúde suspensos, estão: Itaporanga, Santana de Mangueira e Coremas. Segundo a assessoria de imprensa do MS, a transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais, que são responsáveis pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovem que as inadequações foram solucionadas. Metade das equipes consegue regularizar a situação já no mês seguinte à suspensão dos recursos. Ainda de acordo com o MS, a suspensão não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família nessas localidades, pois é feita apenas na equipe irregular e não em todo o serviço.
A ação faz parte das medidas de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde. Este ano, o governo federal repassou R$ 154.872.230,96 para a Atenção Básica e R$ 261.371.785,33 para unidades de saúde de média e alta complexidade.

Animal na pista novamente provoca acidente nas estradas de Conceição

Cada vez mais aumentam os acidentes com animais nas pistas da região. Mais um acidente envolvendo animal na pista foi registrado na noite desta terça feira (18) por volta das 20h, entre uma moto CG 125 que seguia em direção ao Sitio Umbuzeiro município de Conceição e um jumento que se encontrava próximo ao sítio Porções, como o impacto foi tão forte o animal ( cujo proprietário não foi identificado ) morreu na hora deixando os três ocupantes da moto os jovens Fabiano Bispo Mateus, Cassiano Nunes da Silva e Maciano de Almeida com varias escoriações pelo corpo mais sem risco de vida.
É um absurdo, os donos dos animais deveriam ser punidos, a presença de animais na pista é uma das principais causas de acidentes nas estradas da região. Mesmo diante da campanha “Pista não é pasto”, deflagrada pelo governo do Estado da Paraíba, os acidentes provocados por animais nas estradas não param de acontecer, seria necessário um verdadeiro empenho por parte do governo, disponibilizando pessoas capacitadas, para que fossem vistoriadas todas as estradas. Além disso, o trabalho de conscientização teria que ser feito com mais empenho e até mesmo punição para os proprietários que soltam seus animais nas estradas. (com conceiçãoverdade)

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prefeitura de Itaporanga recuperou malha asfáltica e fez a demarcação de pista nas principais avenidas da cidade

Objetivando produzir embelezamento visual e ordenamento do trânsito nas principais avenidas da cidade, a Prefeitura Municipal de Itaporanga finalizou os trabalhos de demarcação de pista com completa sinalização de faixas de pedestres e lombadas. Antes, entretanto, já havia executado trabalhos de recuperação da malha asfáltica. Numa ação que visa garantir mais agilidade e orientação aos motoristas e pedestres, em um fluxo cada vez mais intenso no centro da 'Rainha do Vale'.
Seguindo determinação do prefeito Audiberg Alves (PTB) essas intervenções também englobam a revitalização;pintura dos canteiros centrais, bem como, recuperação do Terminal Rodoviário Municipal 'Lourival Rodrigues' que está recebendo trabalhos de limpeza e pintura em suas instalações. Ações estas sendo executadas dias antes da cidade receber turistas e visitantes, oriundos de todos os recantes do País, para participar dos festejos juninos - tradicional São Pedro de rua.
Os trabalhos de demarcação de pista com faixa e pintura das lombadas foram executados pela DO Sinalização, empresa com sede em Salvador (BA). Ações que foram feitas nas avenidas: Santos Dumont, Deputado Soares Madruga, Getúlio Vargas, Irineu Rodrigues e Elvídio de Figueiredo. Ressaltando que trechos das avenidas por onde percorre a BR-361 foram os que receberam do Dnit-PB as melhorias em sua malha asfáltica, já que estão sob seu domínio.
Em verdade, o serviço de recuperação da malha asfáltica da cidade teve início ainda no final do mês passado, com uma operação tapa-buracos. Já que esse é um dos maiores desafios para qualquer gestão, que passa justamente por suprir a demanda de obras asfáltica. Pois, as vias esburacadas atrapalham o trânsito e a coleta de lixo, por exemplo, principalmente em períodos chuvosos. O asfalto recuperado traz valorização imobiliária, aumenta a autoestima da população e embeleza a cidade. Clique nas imagens para ampliá-las...





Terminal Rodoviário 'Lourival Rodrigues' também está recebendo serviços de pintura e limpeza...

Olho D'água realizou hoje sua 1ª Conferência Municipal da Agricultura

Foi realizada nesta terça-feira (18) a I Conferência Municipal da Agricultura do município de Olho D'água, que contou com a participação do prefeito Francisco Carvalho (PSDB), secretários municipais, sindicatos, presidentes de comunidades rurais, vereadores, além da coordenadora regional da Emater, Roméria Pereira, do assessor regional da Emater, Ernane Diniz, Gericélia Andrade (PNAE) e dos técnicos da empresa: Severino leite, Inaldo e Gorete.
Durante a abertura do evento, o prefeito Chico Carvalho falou sobre a importância da Conferência para o setor rural e dos projetos que podem ser desenvolvidos no município em parceria com a Emater e o Governo do Estado e o Governo Federal. O gestor destacou ainda que o homem do campo precisa de uma maior atenção dos governos estadual e federal e que a reunião é uma boa oportunidade para as discussões sobre as necessidades que o setor precisa.
Na ocasião, foram debatidas melhorias para o campo como o programa Tarifa Verde, as campanhas de combate a Febre Aftosa, o Garantia Safra, o Programa do Leite, as associações rurais, PNAE, o crédito rural entre agricultores e instituições financeiras, dentre outros assuntos. O secretário de administração da cidade, Flávio Leite Minervino disse que o produtor rural investiu no melhoramento do rebanho bovino para a produção leiteira e lamentou que o programa do leite do governo estadual esteja atravessando uma crise que compromete o homem do campo.
Ainda marcaram presença no evento: Bernardino Carvalho, secretário municipal de Finanças; Selma Lúcia bezerra, secretária municipal da Educação; Socorro Rodrigues, coordenadora básica da Saúde; e os vereadores José Barreto e José Simoa. O município de Catingueira enviou seu secretário da Agricultura, José Fernandes, para participar do evento. 
Para a coordenadora regional da Emater, Roméria Pereira a Conferência alcançou sucesso esperado devido a participação dos agricultores e representantes do Poder Municipal. Ela destacou o empenho do prefeito e disse que todas as propostas debatidas no local foram focadas para a sustentabilidade do homem do campo e do setor do agronegócio. Ela ainda afirmou que o Governo do Estado vai incentivar outras reuniões na cidade, desenvolver os projetos apresentados e oferecer suporte técnico através da Emater. (com Ascom)

Governador Ricardo Coutinho designa primo do senador Cássio para o cargo de diretor-superintendente do DER

foto
No Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18), através do Ato Governamental nº 7.014, o primeiro do dia relativo a portarias envolvendo pessoal, o governador Ricardo Coutinho deu mais poderes ao engenheiro Hélio Paredes Cunha Lima, diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), e primo do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
De acordo com o ato do governador, Hélio Paredes Cunha Lima passa a responder cumulativamente pelo cargo de Diretor Superintendente interino, na ausência do titular do DER, Carlos Pereira de Carvalho. Hélio Cunha Lima, 67, é primo do senador Cássio e irmão do conselheiro Arthur Cunha Lima, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Nas gestões de Cássio, assumiu diretorias no próprio DER, do qual é servidor de carreira, e na Cagepa. Sempre preferiu exercer cargos de perfil técnico nos governos.

Caio Roberto pode herdar espólio eleitoral do pai para disputar a Câmara Federal em 2014

Eleito deputado estadual em 2010 quando decidiu disputar pela primeira vez um mandato no legislativo estadual, o deputado paraibano Caio Roberto (PR) pode dá mais um passo a frente e encarar, em 2014, um novo desafio – a disputa federal. A informação foi admitida pelo próprio parlamentar, na manhã desta terça-feira (18), em entrevista a reportagem do PB Agora.
De acordo com Caio Roberto, a disputa a uma vaga na Câmara Federal só será possível caso seu pai, o deputado federal Wellington Roberto (PR), seja efetivado como candidato ao Senado da República na chapa do pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo, em 2014.
A decisão de Caio segue os passos exitosos do hoje ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) e também do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB). Ambos foram deputados estaduais e conseguiram emplacar um mandato na Câmara Federal sem muitas dificuldades.
“Estamos na expectativa da indicação do deputado federal Wellington Roberto para o Senado Federal e logicamente o espólio eleitoral do deputado no que diz respeito à disputa por uma vaga na Câmara ficará órfão, então, é natural que nós herdemos e assumíssemos essa condição de candidato a deputado federal, até mesmo para que nossos prefeitos e nossas bases não fiquem órfãos de um deputado federal em Brasília”, salientou.
Caso a articulação seja feita, Caio Roberto abriria mão da vaga de deputado estadual e iniciaria uma rodada de negociações com lideranças aliadas para firmar uma dobradinha em 2014 com um nome que representasse as bases eleitorais atendidas em todo o Estado pelo Partido Republicano.
Indagado se essa ‘dobradinha’ poderia ser feita com seu irmão, o ex-secretário de Agricultura da Paraíba, Bruno Roberto (PR), Caio descartou a ideia. “Acredito que o projeto de Bruno seja mais focado na cidade de Campina Grande e lamentamos que ele tenha perdido com a não eleição de Tatiana Medeiros em 2012, mas acredito que meu irmão tem um futuro promissor na Rainha da Borborema que ele tanto ama”, ressaltou.

CREDENCIAIS PARA O PR EMPLACAR A SENATÓRIA
O histórico de fidelidade ao PMDB, segundo Caio Roberto, credencia o Partido Republicano a emplacar a única vaga para o Senado na chapa majoritária encabeçada pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Veneziano Vital. “Estivemos com o PMDB desde a derrota de Maranhão em 2010, e também ratificamos nossa fidelidade em 2012 com Tatiana em CG e novamente com Maranhão em João Pessoa na disputa municipal, além de que o deputado Wellington Roberto foi o mais votado nas últimas eleições e já que reúne todas essas credenciais têm condições de pleitear essa vaga”, defendeu Caio.

Reajuste salarial de engenheiros e arquitetos foi tema de assembleia ontem

Representantes do Sindicato dos Engenheiros do Estado da Paraíba (Senge-PB), do Sindicato dos Arquitetos (Sindarq-PB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PB) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU-PB) se reuniram ontem (17) em assembleia para discutir estratégias em busca de um reajuste de salários para a categoria. A medida se faz necessária para cobrir uma defasagem salarial que, em abril, já totalizava 37,6%.
O presidente do Sindarq-PB, Fábio Queiroz, explica que o encontro se deu após diversas tentativas de diálogo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Desde a gestão de Ricardo Coutinho que tentamos uma conversa. Depois de várias tentativas, conseguimos uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo, que ficou de analisar a situação e nos dar retorno em uma semana. O problema é que já se passaram 40 dias”, resumiu.
De acordo com o presidente do Senge-PB, Armando Marinho, a reivindicação dos profissionais é de um reajuste salarial para compensar o atual acúmulo de perdas da categoria. Após a primeira reunião com o prefeito, em abril, foi anunciado um reajuste de 8%, medida que, para Armando, não será suficiente para cumprir com o objetivo dos trabalhadores.
“A perda salarial estava acumulada em 37,6% em abril. Esse percentual caiu para 27,44% após esse reajuste, mas acreditamos que essa atitude não dará o resultado que esperamos. Estamos, insistentemente, tentando retomar o diálogo com o prefeito para fazermos juntos um planejamento de recuperação dessas perdas. Nossa proposta é de reajustes de 6% de agosto a outubro deste ano e de 7% em novembro. Isso já seria suficiente para recuperar as perdas”, explicou.
Agora, se nenhuma reunião sobre o tema for agendada com a prefeitura até o próximo dia 26, os profissionais da área pretendem fazer uma paralisação geral. “Fizemos já a assembleia para discutir essa questão e no dia 26 deveremos fazer uma paralisação, incluindo aí arquitetos, urbanistas, engenheiros e agrônomos”, contou Armando. (com Hellita Avelar)

Após boatos, Bolsa Família retoma cronograma de pagamento...

Um mês depois dos boatos tumultuaram a rotina da clientela do Bolsa família, a Caixa Econômica Federal voltou a liberar os benefícios. Dessa vez, a casa bancária estatal segue o cronograma de pagamentos com rigor. Funcionará assim: nesta segunda (17), fizeram saques os beneficiários cujos números de identificação sejam terminados com o algarismo 1. Nesta terça, sacarão aqueles que tiverem cartões terminados com o número 2. E assim sucessivamente, até o dia 28 de junho. No mês passado, a Caixa antecipara os pagamentos de todas as 13,8 milhões de famílias inscritas no programa. Coisa de R$ 2 bilhões. Sobrevieram os boatos de que o Bolsa Família acabaria. Houve tumulto no Nordeste e no Rio. A Polícia Federal abriu inquérito. O Planalto finge-se de morto.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Deputado Zé Aldemir reúne prefeitos e técnicos do Sertão para elaborar projetos ao Ministério das Cidades

foto
O deputado estadual José Aldemir (PEN) reuniu na manhã desta segunda-feira (17) prefeitos e técnicos de ao menos dez cidades do Sertão paraibano para elaborar projetos a serem entregues ao ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). O encontro aconteceu na casa do parlamentar, no bairro Cabo Branco em João Pessoa. Os projetos serão elaborados atendendo as necessidades das cidades, entre elas, habitação, abastecimento de água, esgotamento sanitário e pavimentação na zona urbana e nos distritos.
Essa foi a primeira reunião marcada pelo deputado para a elaboração desses projetos. No próximo encontro, os prefeitos receberão orientações de como proceder na elaboração de novos projetos, além de serem informados sobre a celebração de convênios e a transferência de recursos federais para os municípios.
Estiveram presentes o prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pire (PSC); a prefeita de Poço José de Moura, Aurileide Moura (DEM) e a prefeita de Bonito de Santa Fé, Aldery Caju (PMDB). As cidades de Cajazeiras, Santa Helena, Triunfo, Bom Jesus, Joca Claudino, São José dos Ramos e Cachoeiras dos Índios, foram representadas por técnicos dos municípios.

Executiva Estadual do PTB decide iniciar por Itaporanga, no dia 06 de julho, encontros regionais do partido...


Será na cidade de Itaporanga, no dia 06 de julho próximo, a abertura do ciclo de encontros regionais que o PTB realizará, em toda a Paraíba, para reforçar o processo de reestruturação político-eleitoral com que o partido pretende atuar, efetivamente, das eleições estaduais programadas para 2014. 
A definição foi tomada em consonância com todos os integrantes da Executiva Estadual da legenda trabalhista, no que se inclui, dentre outros, o próprio prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves de Carvalho. Segundo o presidente regional do PTB, ex-senador Wilson Santiago, esse será apenas o primeiro de uma série de encontros que o partido irá realizar em todas as cidades-pólo da Paraíba, a exemplo de Monteiro, Guarabira, Mamanguape, Cajazeiras, Campina Grande, Sousa, Patos, Princesa Isabel e Pitimbu.
“Nesses encontros, nós vamos traçar estratégias de crescimento eleitoral do PTB para todos os municípios paraibanos, para que possamos chegar a 2014 em plenas condições de competitividade com as demais legendas partidárias que concorrerão ao pleito vindouro”, afirma o ex-senador Wilson Santiago, abrindo perspectivas de aliança com outros partidos políticos, no afã de conquistar grande número de cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Ele não descarta a possibilidade de o partido vir a entrar nas conversações referentes à composição de qualquer das chapas que concorrerão ao pleito majoritário de 2014, ressalvando, porém, que, para tanto, a estratégia de crescimento eleitoral da legenda terá que ser plenamente executado.

Caçamba é incendiada na cidade de Conceição e mistério continua...

Um caminhão caçamba, de placas BGZ-6580, Cajazeiras-PB, pertencente ao senhor Cosmo Izidro foi incendiada ontem (15), por volta da meia-noite, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Conceição. Cosmo estava deitado em sua residência quando ouviu explosões de vidros e um barulho estranho. Ao sair, constatou que se tratava de um incêndio em sua caçamba.
Auxiliado por vizinhos, Cosmo conseguiu apagar o incêndio jogando areia mas a cabine ficou completamente destruída. As chamas, por pouco, não atingiram o motor. Segundo o proprietário do veículo, essa é sua ferramento de sustento da sua família. Ele disse que não tem inimigos e não sabe a quem atribuir o incêndio. 
A Polícia Civil deve investigar as causas do incêndio e elucidar o ocorrido. (com valepiancónotícias e foto de Edomário de Lucena)

Nilson Lacerda expõe retroescavadeira e motoniveladora adquiridas para servir a infraestrutura do município de Conceição

O Prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB) passou toda a manhã do último sábado (15) na feira livre de Conceição, oportunidade em que fez a exposição das máquinas adquiridas recentemente em parceria com o Governo Federal e que serão usadas na recuperação das estradas vicinais do município já a partir de hoje (17).
O município de Conceição foi contemplado com uma Motoniveladora (Patrol) e uma Retroescavadeira. Nilson estava acompanhado do ex-prefeito João Deon, vereadores, secretários e várias lideranças políticas de Conceição. Nilson Lacerda transformou a rua em seu gabinete e atendeu a todos pacientemente, ouvindo, conversando, apertando a mão, numa atitude de um grande democrata.
Amanhã, terça-feira (18), o prefeito estará prestando contas das suas ações nos 6 primeiros meses da sua administração, em entrevista na Rádio Educadora AM. (com conceiçãoverdade)
 

domingo, 16 de junho de 2013

Carlos Dunga diz que vai apoiar um dos filhos pra tentar manter mandato ano que vem e que pra federal irá apoiar o nome de Pedro Cunha Lima

O deputado estadual Carlos Dunga (PTB), que retornou este ano à Assembleia Legislativa, é um dos poucos que já tem como certa a não participação na disputa pelo mesmo cargo. Mas, vai lutar para que a cadeira continue na família. Ele afirmou que irá apoiar a candidatura de um dos três filhos para ser seu sucessor na Assembleia. “Temos ainda que ouvir muita gente, os prefeitos, vereadores, lideranças, bases; e saber em quais posições devemos sair. Já fui suplente de senador, deputado federal e sou deputado estadual. Não sei por qual caminho irei seguir. Já tenho compromisso com deputado federal que é o Pedro Cunha Lima e o deputado estadual será um dos meus filhos. Para governador seguirei a orientação de Cássio Cunha Lima e senador irei esperar pela decisão do meu partido”, afirmou.

Efraim Filho defende internação compulsória com aval de familia para dependentes

O deputado federal Efraim Filho (Democratas) voltou a defender, neste domingo (16), em viagens de contatos com sua base no interior do Estado a internação compulsória de dependentes químicos com o aval da família, conforme texto-base do projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados em que aumenta a pena para chefes de organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas, a nova Lei Antidrogas.
Efraim observou que o projeto prevê a possibilidade de as famílias ou responsáveis legais de usuários de drogas requererem, mesmo sem o consentimento do dependente, a internação em instituição de saúde para tratamento e desintoxicação. Para que haja a internação à revelia, contudo, será necessário o aval de um médico. "A defesa da sociedade é mais importante que vontade individual de alguém que já se encontra privado da sua consciência pelo efeito do vício das drogas", ressalta Efraim. 
Além de prever internações involuntárias e maior rigor nas penas contra grandes traficantes, os deputados criaram novas regras para o acolhimento de dependentes em Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. Conforme o texto, a permanência dos usuários de drogas nesses estabelecimentos de tratamento poderá se dar apenas de forma voluntária. Para ingressar nessas casas. Segundo o projeto, o paciente terá de formalizar por escrito seu desejo de se internar nas comunidades.

12 anos depois, candeeiro gigante criado como protesto contra Governo Zé Maranhão continua atração na comunidade Genipapo em Itaporanga...

A irreverência é a marca registrada de Antônio Modesto, o faz-vende-troca tudo de Itaporanga. Organizador de gincanas, torneios e carreatas em campanhas políticas, Tonho é conhecido pela proeza de sempre, a cada dois anos, chegar com novidades para animar a plateia e os eleitores na 'Rainha do Vale'. Uma de suas criações que deu o que falar, sem dúvidas, é o enorme candeeiro existente lá no sítio Genipapo.
A peça em questão foi criada à época em que o então governador José Maranhão, durante seu segundo mandato, no início dos anos 2000, anunciava em todo o estado que "apagara" o último candeeiro da Paraíba, depois da venda da Saelpa [hoje Energisa], com a implantação de energia elétrica na zona rural paraibana. Peça produzida pela publicidade oficial.
No entanto, a realidade era outra. E durante uma visita do então governador Zé Maranhão à Itaporanga, em junho de 2001, como forma de protestar pela falsa companha publicitária do governo, Antônio Modesto decidiu criar um candeeiro gigante e colocá-lo num poste lá na comunidade Genipapo para que Maranhão e comitiva o visse. A localidade fica na passagem de quem segue para a Fazenda Experimental do Veludo [Emepa], destino do governador na época.
Atração curiosa para quem passa pelo Genipapo o candeeiro gigante, doze anos depois, ainda continua no lugar. Ele tem uma capacidade de armazenamento para 126 litros de gás; com consumo de 2 litros de gás a cada uma hora de fogo; com 12 kg de algodão para pavio; e quando acesso sua claridade ilumina 3.800² de área... uma forma criativa de se fazer um protesto. 

Ana Centro Médico é inaugurado em grande estilo e o Sertão da Paraíba contará a partir de amanhã com o que há de mais moderno no tratamento em dermatologia e patologia da pele

A sociedade patoense recebeu com honra em noite festiva de inauguração, quinta-feira (13), o Ana Centro Médico. Várias personalidades do meio empresarial, político, clientes, amigos e familiares do casal de empreendedores [conterrâneo] Dr. Remígio Segundo e Drª Ana Paula Crispin (na foto ao lado) compareceram à solenidade de inauguração, que foi bastante prestigiada.
A saxofonista Ana Júlia brindou os presentes com sua apresentação durante o coquetel servido aos convidados. Com um projeto arquitetônico arrojado e modernista, o Ana Centro Médico está localizado na Rua Pedro Firmino, no Bairro Brasília, em edifício de três andares numa das áreas mais nobres da cidade de Patos. A obra conta com arquitetura moderna dando ao espaço um ar de aconchego que tira o aspecto de ambiente clínico e remete ao bem estar que surpreende e acolhe. A própria dermatologista Ana Paula Crispin acompanhou cada detalhe de forma primorosa que foi sugerido pelos arquitetos.
Nesta segunda-feira (17), o Sertão da Paraíba, portanto, contará com o que há de mais moderno em tratamento e na prestação de serviços em dermatologia e patologia de pele. No Ana Centro Médico haverá à disposição do público profissionais capacitados para atender com modernos equipamentos tecnológicos em estética como o laser de CO2, que é o melhor laser para tratamento de manchas, acne, estrias e rejuvenescimento.
Além disso, o Ana Centro Médico contará com serviços de manthus para o tratamento de gordura localizada e também com peeling de cristal, de diamante e demais tratamentos em estética. A proposta dos empreendedores é de ampliar os atendimentos para outras áreas médicas com parcerias da Neuro Sono de João Pessoa, na prestação de serviços de polissonografia, dentre outros. (Ascom)


CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS