sábado, 3 de agosto de 2013

Joaquim Salviano sugere reunião do prefeito Berguim com vereadores para explicar lentidão da gestão em Itaporanga...

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaporanga, o vereador [decano] Joaquim Salviano (PSDB) subiu à tribuna e solicitou ao presidente da Casa, vereador Jacklino Porcino (PMDB), que pedisse ao prefeito Audiberg Alves (PTB) a realização de uma reunião entre o Executivo e o Legislativo-Mirim visando a busca por solução para o andamento das ações por parte da prefeitura que, nas palavras do próprio Joaquim, chega ao oitavo mês com uma gestão "muita lenta".
"É preciso que o prefeito tenha uma reunião com nós pra agente saber o que está acontecendo. Estamos chegando ao oitavo mês de governo e a coisa anda muito lenta. O povo tá sofrendo com a falta de manutenção nas estradas dos sítios. E olhe que já chegou uma retroescavadeira, uma patrol, trator de pneu, mas não sabemos porque tudo anda tão lento. Lá em nós (sítio Cochos), por exemplo, até agora não se viu máquina ajeitando as estradas, temos que pagar pra tapar os buracos...", declarou o vereador.  

Santa Inês está entre 21 municípios paraibanos que receberão parte dos R$ 200 milhões que a Petrobrás está destinando aos atingidos pela seca

Santa Inês, no Vale do Piancó, está entre 21 municípios paraibanos que vão receber parte dos R$ 200 milhões que a Petrobrás está destinando aos estados atingidos pela seca. A ideia da estatal é trabalhar na implantação de um sistema para captação de água da chuva no semiárido nordestino. O dinheiro está programado para chegar aos municípios até 2014. Embora o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, afirme que a Petrobrás "está quebrada e não acredita mais nas promessas da presidente Dilma Rousseff".
Leia a matéria completa no Portal ASN

Catingueira, Conceição e Piancó estão entre primeiros contempladas pelo programa 'Mais Médicos' que enviará profissionais em setembro...

Das 90 cidades paraibanas que aderiram ao 'Mais Médicos', 31 já foram contempladas pelo programa. A relação foi publicada ontem pelo governo federal. Ao todo, 53 profissionais serão enviados para atuar nessas localidades. As cidades que terão a maior quantidade de especialistas serão João Pessoa, que receberá 20 médicos; Areia, que terá três médicos e Bayeux, com dois profissionais.
As outras 29 cidades apresentam a maior vulnerabilidade social. Por conta disso, o governo federal vai enviar um profissional para cada um dos seguintes municípios: Pocinhos, Conceição, Tavares, Caturité, Piancó, Algodão de Jandaíra, Riachão, Cajazeirinhas, Alagoinha, Ingá, Nova Floresta, Belém do Brejo do Cruz, Serra Redonda, Catingueira, Olivedos, Conde, Solânea, Barra de Santana, Quixaba, Bananeiras, Vieirópolis, Triunfo, Juripiranga, Umbuzeiro, São José de Piranhas, Cruz do Espírito Santo, Lucena e Caaporã. Eles deverão começar a atuar nos municípios em setembro.
Os profissionais foram selecionados na primeira fase do programa, que aconteceu no mês passado. No Brasil, foram selecionadas 1.753 vagas em 626 cidades. Destes, 74% foram direcionados para sua primeira opção entre os seis municípios que poderiam escolher por ordem de prioridade.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Governo exonera comissionados e transfere servidores efetivos de Piancó e Conceição para a Coletoria de Itaporanga.

Portaria (de nº 161/GSER) publicada hoje no Diário Oficial remove os servidores que pertenciam às [extintas] Coletorias de Piancó e Conceição para a Coletoria de Itaporanga. Na mesma edição do D.O.E, o Governo estabelece quais municípios farão parte da circunscrição fiscal da Coletoria de Itaporanga que reponderá à 4ª Gerência Regional da Receita, sediada em Patos que terá três coletorias: Patos, Itaporanga e Princesa Isabel.
As cidades de Catingueira e Emas responderão à Coletoria Estadual de Patos. Enquanto a circunscrição fiscal da Coletoria de Itaporanga ficará responsável pelas cidades de: Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana, Serra Grande, Piancó, Aguiar, Igaracy, Nova Olinda, Olho d’Água, Santana dos Garrotes, Conceição, Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira.
Também no D.O.E, deste sábado (3), o Governo fez publicar a extinção completa das coletorias, devido erro na publicação de ontem, cujos cargos extintos no Vale do Piancó foram: Coletor Estadual de Terceira Classe - Conceição para Assessor de Assuntos Tributários; Coletor Estadual de Segunda Classe - Piancó transformado para Gerente Operacional do ITCD; Escrivão de Segunda Classe - Piancó transformado para Assessor da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior; e Escrivão de Terceira Classe - Conceição transformado para Chefe do Posto Fiscal da ECT-Campina Grande.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Governador RC muda estrutura da Receita e fecha 25 Coletorias, dentre as quais as de Piancó e Conceição...

Direto de Campina Grande - A edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial trouxe a publicação do Decreto nº 34.167, assinado pelo governador Ricardo Coutinho, alterando a estrutura da Receita Estadual e fechando 25 Coletoria em diversas cidades e regiões da Paraíba, sem nenhum comunicado prévio. Dentre as coletorias que foram extintas estão as de Piancó e Conceição. Ficando a região do Vale do Piancó apenas com a Coletoria de Itaporanga.
O governador transformou o cargo de Coletor Estadual de Segunda Classe - Piancó para Gerente Operacional do ITCD; o de Escrivão de Segunda Classe = Piancó para Assessor da Gerência Operacional de Fiscalização da Substituição Tributária e Comércio Exterior; e o de Escrivão de Terceira Classe - Conceição para Chefe do Posto Fiscal da ECT - Campina Grande. 
Confira a íntegra do Decreto: Diário Oficial 02.08.2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ausência de Barbosa em solenidade do PAC 2 sinaliza para demissão...

Ricardo com ministro Pepe2
Realmente, causou estranheza a ausência do bi-secretário Ricardo Barbosa na solenidade de hoje no Palácio da Redenção que contou com a presença do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário). É que constava da pauta a entrega de máquinas do PAC 2 Equipamentos, mas curiosamente o único secretário que esteve ausente foi justamente o titular da pasta do PAC, Ricardo Barbosa.
Sua ausência fez reacender, mesmo com os desmentidos, os comentários de que está demissionário da Secretaria Executiva do PAC e da Suplan. Ao ser indagado se estaria saindo do Governo, Ricardo Barbosa jurou ter recebido ligação do governador garantindo sua permanência. Vem se intensificando, nos últimos dias, comentários sobre uma eventual insatisfação de Ricardo Coutinho com o desempenho de Barbosa em sua gestão. 
Nem as obras do PAC, muito menos as da Suplan, estariam se desenvolvendo com a velocidade pretendida pelo governador. Por essa razão, inclusive, houve várias escaramuças entre Ricardo Barbosa e a secretária Aracilba Rocha (Finanças). A ausência de Barbosa nessa solenidade com o ministro fez, portanto, recrudescer os boatos de que estaria realmente demissionário, de acordo inclusive com a mídia oficial do Governo. 
O detalhe, ao final da solenidade, foi que o governador se recusou a conceder a tradicional entrevista coletiva aos jornalistas presentes. Sem qualquer satisfação, o governador encerrou a solenidade e se retirou do local. (com Helder Moura)

Prefeito de Piancó em solenidade no Palácio com governador e ministro que entregaram novas máquinas para agricultura familiar

 
Foi anunciado nesta quinta-feira (1º), durante solenidade no Palácio da Redenção, um pacote de ações do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, pelo ministro Pepee Vargas (do Desenvolvimento Agrário) e pelo governador Ricardo Coutinho que entregaram novas máquinas adquiridas por meio do PAC a 110 municípios paraibanos. Também foi assinado Termo de Cooperação Técnica, com vistas à instalação do Comitê de Articulação Estadual (CAE).
Dentre os presentes na solenidade, registramos a presença do prefeito de Piancó, empresário Sales Lima (DEM), cujo município é um dos beneficiados. O kit semiárido do PAC 2 Equipamentos é composto por um caminhão-caçamba ou uma pá-carregadeira. Serão distribuídos 75 caminhões caçambas e 35 pá-carregadeiras. Do Vale do Piancó, os municípios beneficiados com as máquinas foram: Aguiar, Boa Ventura, Olho D'água, Piancó, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande. 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Presidente Nacional da OAB Marcus Vinicius confirma visita as cidades de Cajazeiras e Patos na sexta-feira dia 02...

Por falar nisso, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado estará visitando a cidade de Cajazeiras na próxima sexta-feira (02). A confirmação foi do presidente da subseção da OAB local, advogado João  de Deus Quirino Filho. Marcus Vinicius se fará acompanhado do presidente estadual da OAB, Odon Bezerra e de outros advogados.
Conforme a programação divulgada, o presidente será recepcionado no aeroporto de Cajazeiras ás 10h30, seguirá para o Fórum para inaugurar a sala do advogado que homenageará o advogado João de Deus Quirino. Logo em seguida, a comitiva seguirá para visitar a sede da OAB onde ocorrerá entrevista coletiva com Marcus Vinicius. 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil tem ramificações no município de Bom Jesus e após cumprir programação em Cajazeiras visitará seus familiares. À noite, Marcus Vinicius estará em Patos inaugurando a reforma e ampliação do prédio sede da Subseção da OAB local, que receberá o nome de Casa do Advogado Romero Nóbrega.

Formado em Direito terá de estagiar em favelas e curso pode passar a ter cinco anos de duração

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, admitiu segunda-feira (29) em Teresina (PI) que o curso de Direito irá sofrer mudanças na grade curricular. Entre as alterações, em debate, está o aumento de disciplinas - podendo aumentar o período de graduação para cinco anos - e estágio obrigatório em comunidades carentes.
Confira essa e outras matérias no Portal ASN

terça-feira, 30 de julho de 2013

TCE julga nesta 4ª-feira contas do prefeito Zé Walter (S. J. de Caiana) e dos ex-prefeitos Adjefferson (Santa Inês) e Vani Braga (Conceição)

foto
Sete contas de Prefeituras e oito de Câmaras Municipais compõem, entre outros, os processos constantes da pauta de julgamento do Tribunal de Contas da Paraíba para esta quarta-feira (31). Na ocasião, o TCE também estará examinando as contas das Secretarias Estaduais da Saúde e do Desenvolvimento Humano, ambas referentes ao exercício de 2011.
Terão suas contas julgadas os prefeitos de São Mamede (Francisco das Chagas Lopes de Sousa), Araruna (Wilma Targino Maranhão), São José de Caiana (José Walter Marinho Marsicano Junior), Sossego (Carlos Antonio Alves da Silva), e Congo (Romualdo Antonio Quirino), as quatro primeiras referentes ao exercício de 2011 e, a última, ao de 2010. Também, os ex-prefeitos de Santa Inês (Adjefferson Kleber Vieira Diniz) e Conceição (Vani Leite Braga de Figueiredo), contas de 2011.
As Câmaras de Vereadores com prestações de contas anuais na pauta do TCE são as de Sapé, Diamante, Gurjão, Alagoa Nova, Gurinhém e Itatuba (exercício de 2011), São José do Sabugi e Várzea (2012). As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão ao vivo pela internet no endereço www.tce.pb.gov.br.

Vale do Piancó terá “Mutirão Dpvat” nas quatro unidades judiciárias

quanto-custa-indenizacao-do-dpvat1O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado autorizou a realização do Mutirão Dpvat (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), no período de 12 a 14 de agosto, em 29 unidades judiciárias localizadas no sertão paraibano. A autorização foi dada através da Resolução nº 16, publicada na edição eletrônica do Diário da Justiça desta segunda-feira (29).
Consta no documento que ficam suspensos, no período de 28 de julho a 14 de agosto deste ano, os prazos dos processos que serão utilizados durante a realização do Mutirão Dpvat. Os magistrados que irão atuar nas audiências concentradas serão designados pela presidência do Tribunal de Justiça.
As audiências concentradas de conciliação envolverão as cidades de Patos, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São José de Espinharas, Quixaba, Passagem, Areia de Baraúna, Cacimba de Areia, Água Branca, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Itaporanga, Malta, Paulista, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São Mamede, Sousa, Taperoá, Teixeira e Uiraúna.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, que tem na diretoria a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, já realizou, este ano, mutirão para julgar ações envolvendo o Dpvat na comarca de João Pessoa, com 80% de conciliações. (com Ascom)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

No PB Notícias: Jacklino diz que vai propor redução do recesso, que não permitirá vereador morar fora e continuar recebendo da Câmara e que muitos só entraram apenas pensando no salário e em benefício próprio...

O vereador Jacklino Porcino (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e da Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap), concedeu entrevista ao PB Notícias nesta segunda-feira (29), noticioso apresentado por Ricardo Pereira e Norton Júnior, e levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM. Jacklino causou polêmica ao falar sobre temas 'tabus' para os políticos e continuou surpreendendo a população com sua determinação em desempenhar um mandato focado na transparência e no compromisso com a correção e a responsabilidade.
Vários assuntos foram colocados na mesa e um a um esmiuçado pelo parlamentar-mirim sem cerimônias e com análise crítica, afirmativa e segura de quem sabe o lugar lhe reservado pelo povo e pela história. "Digo aquilo que penso e não é pra me promover, não. Pois, não devo satisfação à ninguém. Não sou de grupo político algum. Sou independente e meu grupo é o povo", afirmou, logo após fala inicial quando convidou a população para prestigiar o retorno dos trabalhos na Câmara, às 19h da próxima quinta-feira (1º/08).
Comentando à respeito da decisão de se candidatar ao cargo e sua luta pra não ficar refém do "sistema", Jacklino disse que a condicionante pra ser candidato foi manter suas próprias opiniões no exercício do mandato. "Quando meu falecido tio (Antônio Porcino), única pessoa à quem devia satisfação, me convidou pra ser candidato lhe disse que se fosse pra ter minhas próprias opiniões toparia, caso contrário nem queria conversa. Então, ele me escolheu justamente porque sou genioso", revela.
Ele disse que nesses sete meses de mandato já se decepcionou com a atuação de alguns colegas e diz que não tem ambição de comandar qualquer poder se for pra deixar de lado suas convicções. "Não vou servir de palhaço pra ninguém. Não quero ser presidente de câmara ou associação se for pra fazer algo contrário ao que acredito. Muitos dos que hoje são vereadores entraram pensando apenas no salário e em benefício próprio. Jamais em benefício do povo", declarou.
Ao falar sobre as conquistas da Casa, durante sua gestão à frente da Mesa Diretora, Jacklino enumerou várias aquisições e o cumprimento das normas que regem o Poder Legislativo. Nesse ponto falou sobre o caso de um vereador, o qual enviou comunicação para se pronunciar quanto ao fato dele morar em Campina Grande e estar exercendo o mandato de Vereador, que não é permitido legalmente quando colocada em questão a situação salarial.
"Comuniquei ao vereador Ubiramar Pita, gosto de dá nomes ao bois, logo no início do recesso, no final do mês de maio, que o Regimento Interno da Casa diz que ele não pode continuar exercendo o mandato de Vereador morando em Campina Grande, aonde trabalha e tem residência fixa, percebendo assim dois vencimentos, o de Vereador e o de servidor da UEPB, além da incompatibilidade de horários de trabalho. O Vereador deve morar em Itaporanga e ter respeito com o povo. Ele terá que optar por um dos dois salários. Não abro mão de corrigir tal situação pra ninguém, enquanto for presidente. Vamos fazer o que é certo. Então, espero que ele se pronuncie agora na volta do recesso", pontuou.
Ainda falando sobre o recesso parlamentar o presidente revelou que irá propor a seus pares a redução dos atuais quatro meses pra dois. "Se dependesse de mim as férias dos Vereadores seria só de 30 dias, iguais a de todos os demais trabalhadores. temos que ter respeito pelo povo. Acho um absurdo, uma vergonha, um Vereador ter quatro meses de férias enquanto o trabalhador comum tem direito a apenas 30 dias. Sem falar, que a categoria de Vereador já assume entrando de férias por quase 40 dias", disse.

No PB Notícias: Jacklino anuncia concurso, se diz contra reeleição e que reduziu salário porque Vereador ganha bem... "Se dependesse de mim o Vereador receberia apenas um salário mínimo".

Indagado ainda sobre o assunto, Jacklino disse o Vereador deve exercer de maneira correta seu papel na comunidade e fiscalizar. "Cresci trabalhando na roça, com oito anos de idade. Se realmente o Vereador se dedicar ao trabalho seu mandato será bem exercido. Papel de Vereador é representar o povo e fiscalizar os desmandos e não ficar bajulando prefeito, político A ou B", exemplificou. Jacklino ainda falou sobre o desconforto em cortar o salário dos Vereadores logo no início da atual legislatura.
"O vereador ganha bem, pelo menos aqui em Itaporanga. Quando assumi baixei o salário de R$ 5,1 mil pra R$ 4,5 mil e quase arrumo uma briga. Inclusive, numa sessão o líder da situação queixou por essa decisão e disse que iria entrar na justiça. Então, lhe disse:'acho é bonito vossa excelência se queixar da redução do salário de vereador e ser contra reajuste do salário dos servidores municipais'. Então, se dependesse de mim o vereador receberia apenas um salário mínimo", declarou.
Ele anunciou que irá propor aos demais pares aprovação de projeto visando a realização de concurso público para preenchimento de cargos na Câmara Municipal, já para o mês de setembro. "Vou apresentar o projeto para realização de concurso público logo nas primeiras sessões, com o retorno dos trabalhos. Alguns não querem porque vai tirar apadrinhados dos cargos comissionados. Mas, nós temos que acabar com essa politicalha. Eu não sou político, apenas estou político. Não estou preocupado se a maioria vai aprovar ou não, agora, o que é certo é certo e a população quer concurso público".
Questionado quanto a não aceitação do plenário com tal proposta ele disse que apesar das decepções espera a compreensão dos colegas. "Nesses sete meses de mandato já me decepcionei bastante com a fraqueza de alguns colegas. Não trabalho em benefício próprio, como alguns que estão ali. Trabalho em benefício da maioria, que é o povo", disse ao completar que não estaria preocupado com futuro político e se colocou contrário à reeleição tanto pro Executivo quanto pro Legislativo. "Sou contra reeleição tanto pro executivo quanto pro legislativo. Mas não sou hipócrita em dizer que dessa água não beberei. Só digo que não tenho preocupação com isso".
Jacklino ainda anunciou que está fazendo caixa, numa demonstração de saúde financeira da Casa, para a aquisição de um carro pra Câmara. "Estou juntando dinheiro pra comprar um carro pra Câmara e não locar. Já tenho dinheiro em caixa pra isso", disse. Ao comentar também sobre a construção de uma sede própria pra Casa, Jacklino informou ser inviável do ponto de vista econômico sem o suporte da prefeitura. Como uma alternativa ele disse ter sugerido ao prefeito Audiberg Alves a disponibilidade do espaço onde está instalada a agência do Banco do Brasil [que paga aluguel de cerca de R$ 3 mil à Prefeitura], prontamente negado já que, segundo ele, nesse caso o prefeito colocaria li uma livraria.
"A Câmara não tem condições de fazer uma rampa pra deficientes, pois vários engenheiros já analisaram a situação física do prédio. E quanto a construção de uma nova sede isso foge da nossa realidade econômica além de não ter tempo hábil pra isso, durante minha gestão. E pedir um terreno à prefeitura apenas por pedir não o faço, já que o prefeito não atende. A alternativa mais viável seria termos o prédio aonde funciona o Banco do Brasil. Fiz essa sugestão ao prefeito mas ele não concordou, pois nesse caso ele colocaria ali uma livraria", revela.

No PB Notícias: Jacklino diz que se fosse prefeito já teria feito concurso pra acabar "politicalha" e denunciou que secretários tem usado carros locados para ir à festas, hotéis e pizzarias, fora do horário de expediente.

Questionado sobre qual decisão teria tomado ou mudado se prefeito fosse, Jacklino não titubeou: "Se estivesse no lugar de Berguim já teria providenciado a realização de concurso público pra dar vez à todos e acabar com essa politicalha de colocar fulano, tirar beltrano e botar ciclano". E como há uma determinação do Tribunal de Justiça para que a Prefeitura de Itaporanga promova um concurso público, o vereador disse que vai aguardar o fim do prazo pra provocar a justiça. "Vamos aguardar o fim do prazo (setembro) e só então provocar o Ministério Público, em caso de desobediência judicial. Pois somente nos primeiros meses de governo, já foram contratados perto de 400 servidores entre contratados e comissionados", indignou-se.
O presidente ainda denunciou que secretários municipais estariam usando carros locados para usufruto particular fora do horário de expediente, o que é proibido por lei: "Quero avisar aos secretários municipais que tenham mais respeito com o povo e usem os carros locados apenas em horário de expediente. Pois já presencie carros locados em festas, eventos, hotéis e pizzarias, o que é vergonhoso. Inclusive, tenho videos gravados dessa pouca vergonha com o dinheiro público. Vou levar o caso ao prefeito e caso isso continue tomarei as providências, numa denúncia formal ao Ministério Público".
Ao término de uma entrevista impactante e polêmica, o presidente da Câmara de Itaporanga disse que continuará exercendo seu mandato com total transparência. "Ache ruim quem quiser. Meu tio (Zé Porcino) passou cinco mandato na Câmara de Itaporanga e nunca foi pego em safadeza qualquer. Ouço muito ele, mas tomo minhas próprias decisões. Não estou preocupado em agradar quem quer que seja. O que for de interesse do município o prefeito pode enviar que sou o primeiro a abraçar a causa. O que existe é um grupo que tá fora e outro que tá dentro do poder e ambos brigando. Não estou preocupado com isso. Quero desempenhar meu mandato fazendo o que o povo deseja de um político: transparência, seriedade e compromisso com o que é correto", concluiu Jacklino.
Durante o programa diversos ouvintes ligaram para elogiar a coragem do presidente em sua colocações e parabenizá-lo pelos anúncios feitos, a exemplo, das conquistas de sua gestão à frente da Mesa Diretora, da proposta de redução do recesso e realização do concurso público.

Equipe do Globo Rural fez matéria em Santana dos Garrotes sobre arroz vermelho, que vai ao ar na manhã desta terça-feira...

A equipe do Globo Rural (que tem as TVs paraíba e Cabo Branco como afiliadas no estado, da TV Globo) esteve no município de Santana dos Garrotes, durante estes sábado (27) e domingo (28), produzindo reportagem sobre a cultura do cultivo do arroz vermelho, cuja região do Vale do Piancó é referência. 
O município de Santana dos Garrotes é um dos maiores produtores do grão, rico em nutrientes, e nesse ano de 2013 apresenta um aumento nos índices. A equipe entrevistou gravou imagens do plantio e da colheita do grão, no Sítio Aroeiras, e entrevistou a senhora Maria de Fátima Lira que ensinou a fazer um baião de dois, o conhecido "arrubacão".
A reportagem será veiculada às 5h55min desta terça-feira (30) no programa Globo Rural (TV Globo) e foi conduzida pelo jornalista/repórter Hildebrando Neto (TV Cabo Branco). A equipe foi recepcionada e contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Agricultura e dos escritórios regional e local da Emater. (com Ary Ramaho)

 

Professor de Doutorado em faculdade do RS, Júnior de Elman diz no PB Notícias que falta à Itaporanga definir qual a sua prioridade...

O PB Notícias de hoje também teve a grata satisfação de receber em sua bancada o conterrâneo Manoel de Araújo de Sousa Júnior, mais conhecido como Júnior de Elman, que atua como professor de Doutorado na Faculdade de Santa Maria, lá no longínquo Rio Grande do Sul, aonde é encarregado pela Coordenação de Doutorado da Bancada de Processamento Remoto (Desastre Ecológico). Júnior veio à Itaporanga, acompanhado da esposa Silvia Prado, venezuelana Doutora em Desmatamento, para prestigiar casamento de uma irmã e, claro, aproveitar a viagem para rever seus pais [Elman e Carmélia], parentes e amigos.
Ele falou um pouco sobre as dificuldades que enfrentou no começo dos estudos, iniciados na Escola Simeão Leal, passando pelo o vestibular, aprovado para o curso de Engenharia de Minas na UFPB em Campina Grande, até sua ida para o sul do país. Fez prova de Mestrado em três faculdades das mais conceituadas do país: a USP, o ITA e a IMPER, esta última escolhida para concluir o Mestrado. Em seguida, fez Doutorado em Imagem de Radar, pelo ITA e IMPER. "Lá em Santa Maria há cinco paraibanos e os alunos estranham pelo sotaque, que jamais deixarei", revela.
"Todo mundo sabe das dificuldades que há em se formar e vencer na vida, ainda mais sendo filho de um taxista e uma dona de casa. Mas, digo que quando se tem vontade agente consegue o que almeja". Ele diz que há uma busca enorme por profissionais qualificados e que o Brasil, apesar dos investimentos, está atrasado quando comparado aos países de primeiro mundo porque só pensa no curto prazo e nunca num planejamento eficaz de longo prazo. "Falta engenheiro, dentre outros profissionais, porque o Brasil não pensa a longo prazo apenas no curto prazo", diz.
Falando sobre a tragédia que vitimou centenas de estudantes em Santa Maria, Júnior revelou que jamais havia visto algo parecido. "Realmente é uma cena surreal. Parecia coisa de guerra. Era aviões e helicópteros por todos os lados. Perdi alunos naquele incêndio. Tinha recebido um convite pra ir à festa, que é natural em universidades, e acabei não indo por ser muito caseiro. Vejam só...", relata. 
Sobre a perspectiva de Itaporanga ter um desenvolvimento esperado trilhando pelo caminho da educação, Júnior diz que falta à cidade definir se é prioridade ter um campus universitário. "A prioridade de Itaporanga nunca foi ter um campus universitário. Quando isso for prioridade a coisa acontece. Está na hora de Itaporanga começar a se impor e fazer-se ouvir. O clima de uma cidade muda bastante quando se tem uma universidade", pontua.
Para ele falta aos governantes do município a determinação de colocar seu nome na história, assim como fez o monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho. "A maioria dos prefeitos que passaram em Itaporanga só pensaram em executar medidas imediatistas, promover festas e não se preocuparam em ter seu nome colocado na história tendo a educação, por exemplo, como parâmetro. Vejam o caso do padre Zé Sinfrônio que ao construir o Colégio Diocesano fez história exportando talentos para o país e o mundo".
Falando sobre problemas sociais e os programas desenvolvidos pelo governo, Júnior entende que o modus operandi destes é danoso ao brasileiro. E afirma que as frentes de trabalhos do passado, conhecidas como "emergências", executadas em épocas de seca até a década de 80 do século passado eram mais dignas do que as bolsa entregues nos dias atuais. "Você trabalhar sem fazer nada é um desserviço. Receber das emergências, executadas no passado, é mais digno do que essas bolsas porque ali você recebia pelo seu trabalho", disse.

Bertrand Asfora encabeça lista tríplice para procurador-geral do MPE

bertrand
Se o governador Ricardo Coutinho (PSB) decidir pelo critério do mais votado, o próximo chefe do Ministério Público do Estado será o promotor Bertrand Asfora (retratado na foto ao lado). Ele obteve 142 votos na eleição realizada nesta segunda-feira (29) e está na iminência de se transformar no sucessor do atual procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho. Ádrio Nobre (142 votos) e João Geraldo (90 votos) completam a lista tríplice. Agora, os nomes seguem para a avaliação do governador para a escolha do novo procurador-chefe do MPE. 

Justiça rejeita cassação do prefeito de Catingueira, Albino Féix...

O juiz da 32ª Zona Eleitoral, Carlos Gustavo Guimarães, julgou improcedente o pedido de cassação do prefeito de Catingueira, Albino Félix de Sousa Neto (PR). Ele respondeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo Ministério Público Eleitoral. Na ação, o MPE acusava a prefeitura de Catingueira de ter bloqueado os salários dos servidores por pura perseguição política. Em sua decisão, o juiz entendeu que não haviam provas robustas no processo.
"Não ficou comprovado nos autos que o atraso nos salários do funcionalismo dos meses de agosto e setembro de 2012 tiveram finalidade eleitoreira, vez que cargos comissionados também ficaram sem perceber seus vencimentos, o que denota que não houve discriminação, ou seja, que o administrador não escolheu a quem pagar de acordo com a preferência política"., afirmou o magistrado. (com Lenilson Guedes)

Temendo problemas no sepultamento, microempresário constrói o próprio túmulo na cidade de Ibiara...

Manoel Ferreira visitanto o túmulo
Manoel Ferreira visitanto zelando a sepultura
Um microempresário da cidade de Ibiara, no Vale do Piancó, investiu R$ 1 mil na construção do próprio túmulo para quando morrer ter um local para o sepultamento. Foram três dias de trabalho para a sepultura de Manoel Ferreira Neto, 52 anos, ficar pronta e chamar atenção da população local. O espaço exclusivo foi construído para evitar confusão com a família durante o sepultamento. 
Feita em cerâmica, decorada com jarros e objetos em bronze e medindo 1.20m de largura por 2.20m de comprimento, a construção surgiu após Manoel Ferreira ver sua família crescer e temendo problemas no sepultamento. “Minha família é grande. Tenho muitos irmãos, sobrinhos e primos. Temos um túmulo no cemitério da cidade onde meu pai está enterrado, mas se na hora de eu morrer tenha falecido outro parente?”, questiona o microempresário.
Manoel Ferreira, que trabalha na construção e reparos em sepulturas há mais de 15 anos, explicou que o túmulo foi feito ainda em vida porque ele queria que o espaço ficasse exatamente como desejava. “O espaço foi construído do jeito que queria pra quando eu morrer descansar em paz. Estava começando a ficar preocupado para quando minha morte chegar eu ser enterrado em outro cemitério, que não fosse na minha cidade. Aproveitei o terreno abandonado há anos no cemitério municipal e fiz a construção do túmulo”.
Ferreira sempre faz uma visita o local e afirma que contratou uma pessoa para ficar conservando as flores que ornamentam o endereço que vai guardar seus restos mortais. Ele deixou claro que não tem medo da morte e brincou garantindo que deverá viver mais algumas décadas. “Não tenho vício nenhum. Gozo de plena saúde. Ainda vou dar um pouco de trabalho para a morte”, brinca Manoel Ferreira. 
(com IbiaraAgora e fotos do próprio Manoel Ferreira, visitando a sepultura) 

Prefeituras não enviam ao TCE informações geográficas sobre obras e serviços de engenharia e podem ter contas rejeitadas

Na Paraíba, 169 (75%) municípios estão com pendências junto ao Tribunal de Contas do Estado porque não alimentam de forma satisfatória o Sistema de Georreferenciamento de Obras Públicas da Paraíba (GeoPB). Desde março do ano passado, todos os municípios paraibanos estão obrigados a enviar, através desse sistema eletrônico, informações geográficas sobre obras e serviços de engenharia com orçamento superior a R$ 150 mil.
De acordo com a Resolução Normativa 05/2011, do TCE-PB, que dispõe sobre a remessa de informações por meio do GeoPB, o seu descumprimento ocasionará em multa pessoal no valor de R$ 500,00, acrescida de R$ 50,00 por dia de atraso. Também está previsto na legislação que o descumprimento reiterado dos prazos configura obstrução à ação de controle externo, que pode levar a procedimento de auditoria ou inspeção e até a rejeição das contas do gestor.
De acordo com o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, os relatores dos processos de cada município, cada um ao seu modo, estão emitindo alerta aos gestores a fim de que regularizem as pendências. “Isso vem sendo feito nas inspeções especiais de obras, nos relatórios de auditoria e nos processos licitatórios, em que esse é um item obrigatório”, disse. O conselheiro também explicou que existe um prazo, que também depende do entendimento do relator, estabelecido quando da emissão do alerta, para a regularização. Somente após o fim desse prazo, se aplicam as penalidades previstas na RN – TC 05/2011.

Sindicon Vale PB reuniu trabalhadores neste domingo em Itaporanga

O Sindicon Vale PB [Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Indústria de Fios e Tecelagem da Região do Vale do Piancó além das cidades de Princesa Isabel, São José de Princesa, Juru, Água Branca, Manaíra, Imaculada e Tavares] promoveu nete domingo (28) uma reunião, seguida de churrasco e sorteio de brindes, trabalhadores dos municípios de Itaporanga, Piancó, Santana dos Garrotes e Pedra Branca, no Atlântida Esporte Clube. De acordo com o sindicalista Júnior Porcino, presidente da entidade, o sindicato vai lutar pelos direitos de todos os trabalhadores desse ramo na região. Veja algumas imagens da festa.