sábado, 28 de maio de 2016

Cercado por seguranças, juiz Sérgio Moro diz durante palestra em João Pessoa que "não basta aplicar pena. É preciso recuperar produto do crime".

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato – que apura propina e desvio de recursos da Petrobras, disse, em João Pessoa, na manhã deste sábado (28), que não basta a punição judicial aos condenados nas operações, mas também é preciso a recuperação do produto do crime. “É preciso saber que o crime não pode compensar. Não é somente a punição”, disse ele, ao alertar que no Brasil há uma certa morosidade para se chegar ao julgamento final de um caso, situação que, em muitas situações, prejudica a relação com países que exigem a definição dos casos para repatriação de valores, apesar de considerar que os processos no País são mais complexos.
A declaração do juiz Sérgio Moro foi feita em sua palestra na conferência sobre corrupção, no auditório do TCE. Ele e os professores Marcílio Franca e Andreas Ziegler, falaram de temas relativos a sigilo bancário, ilícitos nos negócios com obras de arte e a cooperação além-fronteiras nas ações de combate aos desvios de recursos públicos. Ziegler, professor da Universidade de Lausanne, da Suíça, falou das transformações existentes naquele país, no que concerne ao sigilo bancário, ressaltando os acordos bilaterais de cooperação, existentes entre os países, que possibilitaram maior transparência e controle financeiro, especialmente para saber a origem dos depósitos bancários.
 
 
O professor Marcílio Franca abordou as relações entre o direito e a arte no campo administrativo, constitucional e penal, este último vinculado aos atos de corrupção e lavagem de dinheiro. Marcílio levantou vários aspectos que interagem por meio da linguagem. Adiante exemplificou a relação com o Poder Público e citou como exemplo uma licitação pública destinada à aquisição de obra de arte para visualização de uma praça, que apesar de regular, formou a vinculação, para no futuro e em outras situações, aparecer entre os atos de corrupção nas justificativas de lavagem de dinheiro.
O juiz Sérgio Moro, antes de iniciar sua fala, vinculou etapas da Operação Lava-Jato aos atos que se relacionam com o tema abordado pelo professor Marcílio, com a mesma natureza, citando os milhões de Reais que estão sendo repatriados com a recuperação de obras de arte, material sequestrado nas operações da Polícia Federal e que se encontram sob a guarda do Museu Oscar Niemeyer.
Sérgio Moro buscou mostrar no tema de sua conferência a trajetória dos dinheiros provenientes de propinas, a partir da origem para os paraísos fiscais, demonstrando a preocupação com o rastreamento, depois das fronteiras. Ele fez um retrospecto de como o esquema de propina oriundo de recursos da Petrobrás, atuava em operações de offshorer, o seja, o dinheiro saia pelos operadores para os paraísos fiscais e voltava para a origem, passando por um labirinto de lavagem em paraísos fiscais.
No final do evento, o Juiz Sérgio Moro foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho – TRT, com a medalha do Mérito Judiciário, e recebeu também, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Arthur Cunha Lima, a medalha Cunha Pedrosa, maior condecoração da Corte à uma personalidade que se destaca no mundo jurídico e administrativo do Estado.
 
O auditório, com capacidade para cerca de 250 pessoas, estava lotado. Moro foi bastante aplaudido e saiu logo após o fim de sua palestra sem dar entrevista. No momento de sua fala, o juiz federal ordenou que gravadores e câmeras de TV fossem desligados. 

Liderança do governo no Senado é incompatível com a presidência da Comissão do Impeachment, diz senador Raimundo Lira.

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) não foi convidado para assumir a liderança do presidente interino Michel Temer no Senado. A especulação circula em Brasília, especialmente no Senado, mas de fato não existe nada. Em conversa por telefone com o senador paraibano, ele disse, inclusive, que a missão na Comissão Especial do Impeachment é totalmente incompatível com a função de líder. 
“Eu estabeleci alguns princípios para conduzir essa comissão: ter um comportamento suprapartidário, ter o máximo de imparcialidade e fazer um esforço no sentido de evitar que a maioria pudesse sufocar a minoria”. Lira, que é presidente da Comissão Especial do Impeachment, disse que vai haver um esforço da comissão para concluir os trabalhos no mês de agosto, para não prejudicar as eleições municipais. “Porque o mês de setembro é o mês que está no auge das eleições municipais, e não seria bom nem para um lado nem para outro ter esse discurso do impeachment na eleição municipal, também levando em consideração que muitos senadores ou a maioria dos senadores vai ter que se deslocar para seu estado de origem para participar e fazer o apoiamento a alguns candidatos às eleições municipais”, disse.
A próxima reunião da Comissão Especial do Impeachment será na quinta-feira (02). Até o dia 1º de junho, segundo o presidente, a comissão deverá receber as alegações da presidente afastada Dilma Rousseff e todos os requerimentos de solicitações de oitivas, apresentação de testemunhas, perícias, que serão definidos na reunião do dia 02 de junho, quando também será votado o cronograma. De acordo com Raimundo Lira, o processo de impeachment está estimado para ser concluído com 81 dias, podendo haver mais um prazo de 10 dias para defesa de Dilma, indo, portanto, a 91 dias. O cronograma é flexível porque vai depender do andamento dos trabalhos. (Aline Lins)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Sob forte esquema de segurança, juiz Sérgio Moro acaba de desembarcar em João Pessoa onde ministra palestra neste sábado em evento do TCE-PB...

Sob forte esquema de segurança da Polícia Federal, o juiz federal Sérgio Moro desembarcou no início da tarde desta sexta-feira (27) no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa. Responsável pelas investigações da operação Lava Jato, o juiz profere a palestra “Cooperação jurídica internacional e corrupção transnacional” neste sábado (28), durante a Conferência Internacional ‘Investimento, Corrupção e o Papel do Estado – um Diálogo Suíço Brasileiro’, que acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), na capital.
O evento teve início na manhã desta sexta-feira (27). Na abertura a saudação foi feita pelo presidente e vice-presidente do TCE-PB, conselheiros Arthur Cunha Lima e André Carlo, respectivamente. Em seguida, falou Andreas Ziegler, em nome da ILA Suíça e da Universidade de Lausanne; e o coodenador geral do evento, procurador do Ministério Público de Contas, Marcílio Franca, pela ILA Brasil e pela UFPB.
A conferência magna de abertura foi feita pelo procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público de Contas do TCU (Tribunal de Contas da União). Também aconteceu nesta sexta a palestra do embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, abordando ‘As condições-quadro para investimentos à luz das relações bilaterais Brasil-Suíça’.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Empresa divulga edital para Concurso Público em Diamante, que oferta 108 vagas.

Foi divulgado pela empresa Educa PB Assessoria Educacional o edital para a realização do Concurso Público que será realizado no município de Diamante, no Vale do Piancó. O edital traz 108 vagas que serão oferecidos para 40 cargos de todos níveis de escolaridade e também para várias áreas do setor administrativo. As provas serão aplicadas no próximo dia 21 de agosto.
Click aqui para ver o edital

Governador Ricardo Coutinho veta Lei que obriga prefeituras a ceder servidores ao Ministério Público

O governador Ricardo Coutinho (PSB) barrou a proposta do Ministério Público da Paraíba (MPPB), aprovada na Assembléia Legislativa, que obrigava os municípios a ceder os servidores compulsoriamente ao órgão sem limite de prazo para devolução. O veto à Lei Complementar, que acrescentava o dispositivo à Lei Orgânica do Ministério Público foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira (26).
Para o governador, a requisição compulsória de servidores municipais é inconstitucional e apenas deveria ser devida em caráter extraordinário, em face do interesse público envolvido. "Não é possível obrigar os municípios a cederem seus servidores para o Ministério Público. Isso há de ser feito de forma consensual e no interesse da Administração, junto ao Chefe do Poder Executivo municipal, sob pena de ofensa ao princípio da independência dos entes federativos, bem como por invadir a competência privativa dos prefeitos de exercer a direção superior da administração e dispor sobre sua organização", completa.
Na justificativa do veto, Ricardo Coutinho afirma que o Ministério Público para tentar manobrar a determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) para que o órgão devolvesse todos os servidores municipais. A decisão foi de outubro de 2015, mas o órgão só começou a devolver os servidores em março desse ano. 

Após fechar hospital em Juazeirinho, o prefeito recomenda:"Quem sentir dor de dente, meta a cabeça na parede que passa"

“Quem estiver com dor de dente, bata a cabeça na parede que a dor passa”, disse o prefeito em programa de Rádio 
O setor da saúde de Juazeirinho, município localizado no Seridó paraibano, vive um verdadeiro caos administrativo. No último domingo (22), o Hospital Municipal local foi palco para cenas de desespero de uma mulher que, por falta de atendimento médico, promoveu um verdadeiro quebra-quebra na unidade hospitalar. 
Diante do descaso do poder público e da não resolução dos inúmeros problemas registrados no Hospital, o antigo diretor renunciou ao cargo cuja vaga foi preenchida nesta quarta-feira (25) e abandonada pelo novo diretor após se manter três horas à frente do comando da casa de saúde. 
O Hospital Municipal de Juazeirinho sofre com falta de médicos, enfermeiros e até de material de necessidade básica como soro, seringa e medicamentos. Diante do quadro gravíssimo da situação o prefeito municipal, Jonilton Fernandes, tomou uma atitude drástica e resolveu fechar a unidade de saúde. Na porta de entrada do local, foi colocado um cartaz avisando: “Por falta de médicos e enfermeiros estamos sem atendimento”. 
A atitude da gestão revoltou os moradores que prometem realizar um grande ato público na cidade em protesto contra a precariedade registrada nos serviços oferecidos aos populares em todas as áreas. “As escolas estão desmoronando, falta merenda, faltam professores e a saúde de Juazeirinho está na UTI, aliás, a administração municipal está num abismo sem volta”, disse um morador do conjunto Frei Damião. 
O Hospital de Juazeirinho já foi referência em atendimento na região, mas, de acordo com denúncias de populares, foi visivelmente sendo abandonado pela atual administração municipal que é comandada por um prefeito que sequer tem visitado a cidade nos últimos dias na tentativa de se esquivar de um encontro com duzentas famílias que foram despejadas de um terreno e que hoje moram na rua pela falta de um diálogo com o gestor. 
“A população de Juazeirinho recebe a informação do fechamento do Hospital Municipal com muita tristeza. Há algum tempo tínhamos o hospital referência da região e hoje sequer temos a quem recorrer. A população está completamente desassistida, necessitada de atendimento e, infelizmente, nenhum médico quer trabalhar em Juazeirinho e ninguém quer assumir a direção da unidade hospitalar. O pior de tudo é ter que ver o sofrimento dos inocentes que não tem culpa dessa briga política do prefeito com a Câmara e, muito menos, das atitudes insanas de Jonilton Fernandes que, mesmo tendo conhecimento da aprovação de uma Lei por parte dos vereadores que autoriza contratação de médicos, se recusa a contratar, ao que parece, apenas para maltratar a população que não aprova sua ‘ingestão’. Lamentável também foi ter ouvido o dito prefeito falar ao povo da cidade através de um programa de rádio sugerindo a quem estivesse com dor de dente, que batesse com a cabeça na parede para passar o sofrimento. Isso é coisa que se diga?”, falou indignada, Juliana Maria, moradora do bairro Salgado.
Fiscalização
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), fiscalizou o Hospital Municipal de Juazeirinho e encaminhou um relatório ao Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O presidente do Coren-PB, Ronaldo Beserra, lamentou profundamente o descaso da atual gestão municipal em relação ao hospital da cidade e indicou que deverá interditar a equipe de enfermagem de exercer suas atividades quando da ausência do profissional médico na casa de saúde, uma vez que a população, revoltada com a situação caótica na qual se encontra a unidade hospitalar, pode se revoltar com mais furor e pôr em risco a vida da equipe de enfermagem e dos próprios usuários em atendimento.
Segundo Ronaldo, mesmo após o Coren-PB ter fiscalizado e informado sobre a situação caótica do Hospital Municipal ao MPPB, nada foi resolvido pela gestão municipal. (Tião Lucena)

Prefeito Audiberg diz que se manteve tranquilo por saber da lisura do concurso e revela suspenção da paralisação das aulas agendada pra começar segunda-feira

Seguro da posição lhe favorável que sairia da reunião desta noite na câmara municipal, quando estava sendo analisado possíveis irregularidades na realização do concurso público, o prefeito Audiberg Alves em conversa mantida com o signatário do blog, logo após a reunião, afirmou estar tranquilo quanto a lisura do processo e que irá homologar o resultado final como desejou, com comprovada correção.
"Trabalhamos sempre com a verdade e o concurso foi realizado com a maior transparência e lisura que se podia esperar. Tanto a comissão está de parabéns, a empresa por ter corrigido de imediato o erro cometido e os próprios candidatos aprovados pelo sucesso. Vamos homologar o mais rápido possível e contratar quem passou por mérito próprio", declarou o gestor.
Contente com essa vitória, ele ainda revelou ao blog que o sindicato municipal da educação decidiu cancelar a paralisação que estava sendo programada para iniciar a partir do próximo dia 30, do corrente. O Sintemi protocolou ontem comunicado no gabinete do prefeito acerca do assunto, devido demora nas promoções funcionais e efetivação do PCCR.
"Nenhum gestor, deu a abertura do diálogo, quanto a atual gestão, para os servidores. É uma marca de nossa gestão", disse. 

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Representante da Contemax esclarece erro ocorrido na divulgação dos aprovados no concurso de Itaporanga aceito pelos vereadores presente à reunião na câmara e certame será homologado para contratação dos futuros servidores municipais

Homologação o mais rápido possível foi o que ficou acertado na reunião desta noite na câmara municipal, quanto aos problemas que foram criados com a modificação na relação de aprovados do concurso público de Itaporanga. A Contemax Consultoria admitiu o 'erro material', segundo a mesma, cometido por uma 'técnica displicente' e oa argumentos foram aceitos pelos vereadores presentes e candidatos aprovados, presentes na platéia.
O plenário ficou lotado de candidatos aprovados no certame, os quais haviam se reunido ontem com o presente Audiberg Alves. O gestor mostrou que o concurso estava dentro da lisura esperada e que houve um erro da empresa, mas que não iria prejudicar ninguém. Inclusive, ele afirmara aqui mesmo no blog que só homologaria o certame se este estivesse com todo o processo correto.
O representante da empresa organizadora do certame, advogado Clodoaldo, fez um detalhamento de como é feito o processo de aferição dos acertos de cada candidato, por cada disciplina e área, no que foi apoiado pelos candidatos aprovados e pelos vereadores. Ele, entretanto, reconheceu o erro cometido e o constrangimento criado na população. "peço desculpas ao povo deste município e aos que fizeram o concurso, pelo que aconteceu. Foi um erro de uma técnica que imediatamente procuramos corrigir sem prejudicar ninguém", disse.
E enfatizou que a mudança ocorrida de uma lista pra outra na divulgação da relação de aprovados se deu unicamente na posição, após o critério de desempate. E que todos que estavam na primeira lista permaneciam na lista final, ressalvando, que alguns em posições diferentes. A secretária Chefe de Gabinete, Aparecida Alves, também falou em nome da prefeitura dizendo que tudo foi feito dentro da transparência e correção.
 
Por sua vez, o vereador Ricardo Pinto (PSDB nada mais fez do que exercer seu papel de fiscalizador, que lhe foi dado pelo povo itaporanguense, mostrando uma atuação presente e competente. Procurado por vários candidatos que se sentiam contrariados com o que acontecera e propôs a realização dessa reunião dirimir as dúvidas e levar o caso à Justiça caso não fossem sanadas. Ele enfatizou que su posição se fez necessária, inclusive, pelo fato da empresa ter admitido que errou.
"Como podemos observar houve sim um erro, admitido pela própria empresa que deve ter mais cuidados para não acontecer novamente. Diversas pessoas foram pegas de surpresas, chegando a ficar desesperadas por algum momento sem saber o que iria acontecer. Exerço meu papel com dignidade e sempre o farei quando for pra esclarecer situações como essa. O povo me colocou aqui pra isso e assim o farei até o último dia de mandato. E como os colegas entendem que não há necessidade de levar o caso ao Ministério Público, então, acompanho a maioria e retiro meu requerimento de pauta", afirmou o vereador.  
De acordo com a secretária, o resultado do concurso deve ser homologado o mais rápido possível e os candidatos aprovados contratados logo em seguida. 

Prefeito Élio Ribeiro comanda reunião com base para planejamento da campanha que visa eleger o vice-prefeito Dedé de Zé Paulo, em Santana dos Garrotes.

O prefeito Élio Ribeiro (PT), do município de Santana dos Garrotes, reuniu a base de situação juntamente com o vice-prefeito José Paulo Filho (PSB), candidato da situação à sucessão de Élio (que não irá disputar a reeleição), para traçar metas pra campanha eleitoral que está batendo à porta. 
Presentes o ex-prefeito Willame Teotônio (PMDB), vereadores da base, que é maioria no legislativo-mirim, à exemplo do presidente, Rênio Macedo (PMDB), presidentes de legendas aliadas, dentre outros. 
Dedé de Zé Paulo, como é mais conhecido o vice, tem conseguido bastante apoios para sua caminhada rumo a prefeitura local. E com essa reunião de planejamento o grupo situacionista mostra forte musculatura para enfrentar mais um embate eleitoral. 
 

Publicada lei que dá isenção de IPVA a motoboys, moto-fretistas e transporte de turismo na Paraíba

Foi publicada a lei que estende a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos motoristas de veículos utilizados por moto-fretistas, motoboys e no transporte de turismo. O texto foi promulgado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (25).  
A nova lei beneficia além dos motoristas de ônibus, micro-ônibus, vans e demais veículos utilizados no transporte de turismo, os condutores de motocicletas de até 150 cilindradas, utilizadas por cooperativas de moto-fretistas ou motoboys nessas atividades, limitadas ao número de cooperativados não beneficiados por esta isenção; ou uma motocicleta, de até l50 cilindradas, por profissional moto-fretista ou motoboy, autônomo ou cooperativado. 
A matéria havia sido vetada pelo governador Ricardo Coutinho, mas os deputados derrubaram o veto por entender que a matéria não era inconstitucional. A lei, conforme o texto publicado no DOE, entra em vigor no primeiro dia do ano fiscal imediatamente seguinte ao da data de sua publicação. O Diário Oficial de hojetraz a lei com os critérios para os beneficiários. 

terça-feira, 24 de maio de 2016

Em Brasília, senador Cássio Cunha Lima articula frente ampla para eleição em JP...

Líder das oposições na Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) trabalha nos bastidores para aglutinar uma aliança ampla para a eleição em João Pessoa, tendo a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) como ponto de convergência.
Cássio começou essa semana mantendo contatos em Brasília, sustentando essa tese, já publicamente defendida pelo presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro. Apesar de difícil, Cássio acha possível atrair o PMDB, do senador José Maranhão e do deputado federal Manoel Júnior, para esse arco de legendas. Ele também inclui na lista o PTB, do pré-candidato a prefeito Wilson Filho, deputado federal.
A coligação ampla apontaria para uma unificação dessas forças (Cássio, Maranhão e Cartaxo) para as eleições de 2018, quando o governador Ricardo Coutinho deve disputar o Senado.

Sindicato comunica paralisação das aulas em Itaporanga e cobra a Audiberg Alves regulamentação das promoções funcionais e efetivação do PCCR...

E o Sintemi (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Itaporanga) acordou! Nesta terça-feira (24), durante Assembleia Geral, o sindicato aprovou paralisação de advertência a partir do próximo dia 30 deste mês de maio, em razão do descumprimento 'sem qualquer justificativa' da prefeitura em relação ao acordo de negociação sobre a regulamentação das promoções funcionais que estava em andamento, entre ambos. Bem como, a não efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), aprovado pela câmara municipal.
O prefeito do município, o professor Audiberg Alves (PSB) vinha mantendo o sindicato 'adormecido', segundo vereadores, através de cargos comissionados na gestão municipal. Um ofício comunicando a paralisação foi protocolado no gabinete do prefeito, na manhã desta terça-feira, ressaltando que os dias parados serão repostos posteriormente. 
No ofício, assinado pela presidente Ana Cláudia Franco, o sindicato diz que o prefeito não apresentou qualquer satisfação à categoria concernente às negociações em curso e aponta uma morosidade da atual gestão municipal. A categoria cobra a efetivação do PCCR, mesmo reconhecendo avanços, e diz que "não podemos concordar sob nenhuma hipótese" com o que podemos entender como desrespeito aos profissionais de educação.

Prestes a ter concurso de Itaporanga anulado, empresa organizadora emite nota reconhecendo irresponsabilidade que chama de 'erro material' e isenta prefeito e comissão de culpa...

Na iminência de ter o concurso público realizado pela prefeitura de Itaporanga anulado, a empresa organizadora do certame Contemax Consultoria acaba de publicar uma nota em que admite o 'erro material' cometido quando da divulgação do resultado final, com a relação dos aprovados, modificada por várias vezes. Nesta quarta-feira (25) haverá uma audiência pública convocada pela câmara municipal, atendendo requerimento do vereador Ricardo Pinto, quando deve ser pedida a anulação ao ministério público.
Ao assumir o tal 'erro material' a Contemax reconhece no mínimo uma irresponsabilidade sem tamanho e que causou transtornos inevitáveis aos concurseiros prejudicados e seus familiares. Na nota, a empresa diz que os 'erros' aconteceram (principalmente) nos cargos de nível médio e na disciplina de língua portuguesa. E como a culpa recaí sempre no pequeno sobrou pro coitado do 'técnico displicente' , que segundo a própria empresa "ao formatar o resultado final alimentou o sistema para os cargos de nível médio com o gabarito final de língua portugesa".
Tarde demais. A confusão foi feita e é enorme. Ainda na nota, a empresa pede desculpas e apressa-se em dizer que "nenhum membro da comissão do concurso ou da administração tiveram qualquer participação" na lambança. Imaginem se tivesse colado essa tentativa de fraude... O Ministério Público deve sim investigar isso rigorosamente para punir os culpados. 

Anulação do concurso público de Itaporanga deve ser pedida nesta quarta-feira ao Ministério Público durante reunião na Câmara Municipal...

A anulação do concurso público realizado pela prefeitura do município de Itaporanga deve ser pedida nesta quarta-feira (25) ao Ministério Público, durante reunião em que foram convidados ainda a prefeitura, a comissão responsável, a empresa organizadora e concurseiros prejudicados com as recentes lambanças praticadas com a mudança na relação de aprovados. 
Isso provocou indignação e revolta por todo lado. A reunião foi requerida pelo vereador Ricardo Pinto que ver fortes indícios de fraude na realização do certame, que visa preencher 140 vagas na administração municipal. "Sendo comprovada uma fraude com essa modificação que tentaram fazer na relação dos aprovados o melhor caminho a ser tomado é  a anulação do concurso", disse ele.
O concurso ainda não foi homologado, mas de uma coisa todos concordam: foi uma lambança sem justificativa querer modificar uma relação de aprovados que já havia sido divulgada. 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tradição marcou a III Cavalgada Vaqueirama 2016 realizada no município de Curral Velho com a presença de diversos vaqueiros e amazonas de toda a região

Fazendo parte de uma tradição antiga, as cavalgadas é um grande momento onde o homem e o cavalo falam a mesma língua e a sintonia se torna perfeita. É como se você estivesse tocando um instrumento e fosse necessário um grupo para acompanhá-lo. E a presença do vaqueiro é, sem dúvidas, um grande avanço nas cavalgadas.
Foi nesse tom que diversos vaqueiros e amazonas da região marcaram presença na III Cavalgada Vaqueirama 2016, promovida ontem na cidade de Curral Velho. Um evento organizado pelo ex-vice-prefeito da cidade, Jota Estrela, Adailson Diniz e Charles. Um festa tipicamente nordestina que ganha corpo a cada ano. Presença do deputado estadual Branco Mendes, que estava acompanhado dos irmãos Agenor e Deca; do ex-deputado Chico Lopes; do prefeito filhinho; do médico e pré-candidato a prefeito Tarciano Carnaúba; o ex-prefeito Luiz Carnaúba; o encerramento se deu na residência de Charamba.
 
 
 
 
Em verdade, todo cidadão é vaqueiro e todo vaqueiro é sertanejo. Aqui todo mundo faz parte de uma família, por isso é só alegria. Na nossa região é preciso que as pessoas reconheçam o quanto é importante valorizar e respeitar as ideias e os costumes de cada um. O momento de interação dos vaqueiros, os cavalos e o meio ambiente, dão um charme à cavalgada.
Quem acompanha o percurso fica encantado com a maneira como os cavaleiros tratam os animais. É uma coisa gratificante, que não pode-se deixar acabar. As cavalgadas são passeios tradicionalíssimos no nordeste. Elas estão enraizadas na cultura sertaneja, tanto que o costume de passear a cavalo passa de geração em geração nas famílias nordestinas. 
Com o passar do tempo, as cavalgadas se transformaram em uma mescla de amizade, aventura, devoção, fé, integração com os animais e muita coragem. Parabéns à todos pela grande festa.

Mulheres que brilham: Andreia Porcino foi homenageada em Itupeva (SP) pelos serviços prestados à comunidade

 
Ex-primeira-dama do município de Itaporanga, a líder sindical Andreia Porcino foi homenageada nesse fim de semana recém-findo, pelo PTB de Itupeva no estado de São Paulo. A homenagem foi concedida, durante o 1 Encontro de Mulheres Brilhantes, pelos destacados trabalhos desenvolvidos na sociedade e que inspiram outras mulheres.
A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Itupeva. Andreia tem um vasto leque de serviços prestados à comunidade local e se viu bastante lisonjeada com a honraria. Ela que também mantém laços familiares e de amizades aqui na Paraíba, mais precisamente na cidade de Itaporanga. Que aprendeu a admirá-la pela sua espontaneidade, firmeza e bravura.

domingo, 22 de maio de 2016

Polícia Militar conclui de forma positiva Operação 'Poeirão 2016'...

A Policia Militar, através do 13º BPM, garantiu com sucesso a segurança dos atletas, árbitros e torcedores que frequentaram o Estádio Zezão, em Itaporanga. Depois de 21 dias de disputas, o campeonato, que teve inicio dia 01 de maio, dia do trabalhador, foi encerrado nesta noite de sábado (21), evento este, que é considerado pelos organizadores, o maior torneio futebolístico amador do mundo.
 
Eventualidade turística da cidade, o "Poeirão" consegue atrair um grande número de pessoas de toda região do Vale do Piancó, motivo pelo qual a Polícia Militar estabeleceu um planejamento prévio a fim de minimizar os conflitos que geralmente surgem, já que nesse período é natural o aumento no fluxo de pessoas e veículos, e consequentemente o consumo de bebidas e drogas.
Conforme a Seção de Comunicação e Marketing do 13º Batalhão, durante o a realização, houve o emprego de aproximadamente 35 PMs/dia, distribuídos em várias modalidades de policiamento, para atender um público médio de 5 mil torcedores.
Veja as ocorrências policias atendidas no local dos jogos:
07/05/2016 20:04 - Embriaguez e Desordem;
08/05/2016 05:43 - Embriaguez e Desordem;
08/05/2016 05:51 - Lesão Corporal (Agressão - Espancamento);
08/05/2016 20:30 - Conflito Interpessoal (Vias de Fato - Briga);
12/05/2016 22:07 - Tráfico de drogas;
13/05/2016 00:07 - Roubo Celular (Recuperado com Prisão dos acusados);
15/05/2016 00:54 - Conflito Interpessoal (Vias de Fato - Briga);
20/05/2016 10:47 - (Furto Veicular), com a Localização do Veículo;
TOTAL - 08 Ocorrências e 10 pessoas conduzidas à Delegacia.
Segundo o Major Guedes, comandante da Unidade Militar; “Mais uma vez a Policia Militar cumpriu de forma eficiente a sua missão preventiva na manutenção da lei e da ordem no torneio, de sorte que não foi registrada qualquer ocorrência de gravidade nos vinte e um dias de disputa; onde trabalhamos deforma árdua sem interrupção das atividades normais de policiamento da cidade, e mais uma vez toda tropa do 13º BPM mostrou profissionalismo, dedicação e comprometimento para com a sociedade do Vale, beneficiária final dos nossos serviços”. (Ascom/13º BPM)

Romário emociona pacientes do Napoleão Laureano com visita ao hospital, em JP.

 Napoleão Laureano
O deputado federal Wilson Filho (PTB)  e o senador e ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) visitaram a ala pediátrica do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. A unidade atende pacientes com câncer. No total são 104 pessoas que estão internados atualmente, sendo que 18 são crianças.
Os pacientes se emocionaram ao ver o ex-jogador Romário, que visitou quartos e conheceu a estrutura da unidade de saúde. Ao saber da presença de Romário, pacientes e familiares, além de funcionários foram até os corredores para tirar fotos e pedir autógrafos.
“O Hospital Napoleão faz um trabalho sério. Nós que integramos a bancada federal paraibana sempre destinamos emendas para a unidade, pois sabemos que o recurso será muito bem aproveitado”, comentou o deputado Wilson Filho.