sábado, 1 de abril de 2017

TRT transfere Vara do Trabalho de Monteiro para Campina Grande

Resultado de imagem para vara do trabalho monteiro
O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região publicou nesta sexta-feira (31/03) uma nota, comunicando o encerramento da distribuição de novos processos para a Vara do Trabalho de Monteiro, na região do Cariri, no Sistema PJe-JT. Os casos novos oriundos da vara, que abrange 18 municípios vão ser distribuídos às Varas do Trabalho de Campina Grande.
Por sua vez, os processos da Vara do Trabalho vão para a 6ª Vara de Campina Grande, a partir de 2 de maio próximo, data prevista para a respectiva instalação e início da distribuição na nova unidade. De acordo com o comunicado, funcionará um Posto Avançado na cidade de Monteiro para fins de atendimento presencial e realização de audiências, desde que, quanto a estas, haja opção expressa da parte autora na petição inicial. 

Manifesto cobra providência quanto à reabertura da agência do BB de Conceição

Resultado de imagem para manifesto banco conceição Resultado de imagem para manifesto banco conceição
Vereadores das cidades de Conceição, Ibiara e Santa Inês, organizaram ontem (31/03) um manifesto em frente a agência do Banco do Brasil, de Conceição,para cobrar providências pela reabertura daquela agência que se encontra funcionando de forma precária desde o assalto ocorrido em agosto do ano passado. Professores e diretores de escolas do município, além do pároco local, profissionais liberais, também participaram do manifesto.
A agência ainda é responsável pelo atendimento à população de Santana de Mangueira. Desde agosto do ano passado, após o assalto à agência, os clientes e população em geral precisam se deslocar para Itaporanga ou Bonito de Santa Fé para ter acesso aos serviços bancários prestados pelo banco. De acordo com a superintendência do banco, uma licitação já foi realizada e os serviços de conclusão da reforma do prédio devem acontecer ainda neste mês de abril. (com fotos do VPN)

Publicada sanção da lei que autoriza venda de prédio do antigo Paraiban

O governador Ricardo Coutinho sancionou a lei que autoriza o Estado a alienar através de venda o antigo prédio do Banco do Estado da Paraíba (Paraiban), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro do Estados, em João Pessoa. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (1º/04). Um outro imóvel, localizado em Brasília, pertencente ao espólio do Paraiban também será vendido. 
 De acordo com a decisão, aprovada pela Assembleia Legislativa, o preço mínimo de venda será fixado com base no valor de mercado do imóvel, estabelecido em avaliação feita pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba – SUPLAN ou pela Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Secretários municipais da Saúde do Vale do Piancó debateram o fortalecimento do setor em reunião realizada na cidade de Pedra Branca

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Aconteceu nesta quinta-feira (30), na sede da Prefeitura Municipal de Pedra Branca, a reunião descentralizada da Comissão Intergestores Regional - CIR Sertão Vale do Piancó. A fim de potencializar a região de saúde e fortalecimento da gestão, os municípios presentes discutiram assuntos em pauta tais como: PEC- (Prontuário Eletrônico do cidadão), Ponto Eletrônico, Portaria 788/17 que regulamenta uso de recursos de emendas parlamentares, Relatório de Gestão entre outros.
Estiveram presentes também técnicos da Sétima Gerência de Saúde, apoio Institucional e apoio Cosems/PB. O presidente da referida comissão, Antônio Leite, secretário municipal da Saúde em Piancó, agradeceu a presença dos colegas gestores da Saúde regional, enaltecendo a acolhida da secretária Mônica e do prefeito Allan Bastos. "Acreditamos que o diálogo é a forma mais pertinente ao desenvolvimento da saúde de nossa região", pontuou Antônio Leite.

Decisão do STF que autoriza a União a cobrar Funrural vai impactar negativamente as contas de milhares de produtores rurais

Cobrança do Funrural vai prejudicar milhares  de trabalhadores  rurais
Em votação apertada, por 6 a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (30) que é constitucional a cobrança, por parte da União, da contribuição ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) sobre receita bruta da comercialização da produção dos empregadores rurais, pessoa física. A decisão deixou milhares de produtores rurais apreensivos. Isto porque a decisão vai impactar negativamente nas contas, já que a partir da publicação do acórdão, todos os produtores rurais terão de recolher o imposto (Funrural) de 2,3% sobre a receita. A diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), em nome de seus 1.800 associados, lamentou a decisão do STF.
“Qualquer tributo que incide sobre nossa atividade pesa e, no final das contas e nós já dávamos como certa a suspensão definitiva da cobrança do Funrural, tanto que muitos produtores, amparados em decisões judiciais, não recolhiam o imposto há mais de cinco anos. E agora, além de voltarmos a pagar, ainda teremos de recolher o retroativo dos valores que não foram recolhidos. Isso, certamente, vai impactar a atividade agrícola do país de uma forma muito negativa”, argumenta o presidente da Asplan, Murilo Paraíso. Ele também lamentou o posicionamento da CNA que se colocou publicamente favorável à cobrança do tributo. “Uma entidade que representa os produtores jamais poderia ter se posicionando contra seus representados, mesmo numa situação de favorecimento direto”, reitera o dirigente da Asplan.
O advogado Jeferson Rocha, que acompanha a ação de várias entidades ligadas ao agronegócio, inclusive a Asplan, destaca outra preocupação do setor que é a cobrança retroativa do tributo. “Além da retomada da cobrança do Funrural, daqui para frente haverá o retroativo há mais de cinco anos, período no qual vários setores deixaram de recolher o tributo por força de decisões judiciais. Eu acredito que o Ministério da Fazenda não vai abrir mão desses recursos que agora serão juridicamente considerados em atraso”, reiterou o advogado. Ele lembrou ainda a importância da mobilização do setor, principalmente, para evitar situações paradoxais como a da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que deveria ser um órgão de defesa do produtor, mas, fez um comunicado para que os ministros votassem contra os produtores. “A CNA entende que o Funrural é um tributo ‘bom’. Isso é, no mínimo, um contra senso”, disse Rocha.

Genival Matias apresenta crescimento do PTdoB durante encontro nacional em MG

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé 
O presidente estadual do Partido Trabalhista do Brasil na Paraíba (PTdoB-PB), deputado Genival Matias, participou nesta quinta-feira (30) do encontro nacional da legenda realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento teve como foco a apresentação da situação atual de cada estado, o posicionamento estratégico do partido para as eleições de 2018, o plano para formação e qualificação de candidatos, além da apresentação e discussão de ideias e a mudança de nome do PTdoB.
Diante das principais lideranças do Brasil, Genival Matias apresentou os impressionantes números de crescimento da sigla na Paraíba que, atualmente, está presente em 167 cidades do Estado e, nas eleições do ano passado, conseguiu eleger dois prefeitos, quatro vices e 52 vereadores. “Ganhamos excelentes quadros durante o ano passado e já começamos o ano de 2017 trabalhando firme e agregando nomes importantes ao nosso partido. Nós iremos para 2018, com uma campanha forte em todos os municípios paraibanos, essa é a nossa meta, passar de 167 para 223 municípios com representantes do PTdoB”, destacou o presidente Genival Matias.
O prefeito Bevilacqua Matias, eleito pelo partido, esteve no encontro e destacou a importância de participar. “É um encontro muito importante para troca de ideias com outros prefeitos do PTdoB, porque nós vivemos em uma situação desafiadora. É uma crise profunda que o país vive, que impacta fortemente as finanças públicas e que requer do gestor uma atenção muito grande para que ele possa realizar aquilo que a sociedade espera dele com austeridade, transparência e políticas públicas de qualidade. Não é fácil o desafio, mas é viável”, destacou o gestor.
 
Na ocasião, o fundador do PTdoB, Tibelino Soares, pai do presidente nacional da legenda, deputado federal Luis Tibé, foi homenageado pelos presentes. Também participaram do evento os vereadores pessoenses Humberto Pontes e Chico do Sindicato, além do secretário geral do PTdoB nacional Paco Brito, presidente nacional e deputado federal Luis Tibé, o marqueteiro oficial do PTdoB da Paraíba Walter Dantas, o ex-deputado federal Cândido Vacarezza, dentre outros. (com Ascom)

Carmelita inaugura CAPS em Diamante que atenderá também Boa Ventura e Curral Velho; "A comunidade é quem ganha com essa grande aquisição", disse a prefeita.

A imagem pode conter: 5 pessoas, atividades ao ar livre A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A prefeita de Diamante, Carmelita Mangueira (PSDB) entregou mais um importante equipamento para a prestação de serviço à comunidade. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), inaugurado na manhã desta sexta-feira (31), que além da população de Diamante irá atender também aos habitantes de Curral Velho e Boa Ventura. 
A prefeita de Boa Ventura, Leonice Lopes (PSD), inclusive, esteve presente durante a inauguração e comprovou trabalho de resultados que vem sendo feito pela Gestão Carmelita, através da Secretaria Municipal da Saúde, competentemente comandada por Odoniel Mangueira Júnior. De Curral Velho, esteve presente o secretário municipal da Saúde, já que o prefeito Filhinho (PSDB) não pode comparecer. 
Presente, ainda, na inauguração a vice-prefeita local, Clarice Melo, vereadores, secretários e população em geral. Falando sobre esse momento, Carmelita disse que sua gestão estava entregando mais um sonho realizado para o povo de Diamante. "A comunidade é quem ganha com essa grande aquisição", pontuou. 
O CAPS é um espaço de referência no tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais. O Centro tem como objetivo oferecer atendimento a população em um cuidado intensivo, comunitário, personalizado e formador de vida, realizando acompanhamento clínico, terapêutico e de reinserção social dos usuários através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Romero, Vinicius e vereadores almoçam com apetite para 2018; enquanto isso, no mesmo momento, Cartaxo se reuniu com Rômulo

Depois da agenda oficial à câmara da Capital, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), sua comitiva de vereadores e assessores campinenses, e parlamentares de João Pessoa, capitaneados pelo presidente da Câmara, Marcos Vinicius, saíram da formalidade.
Todos – com direito a presença do deputado estadual e presidente do PRB, Jutahy Meneses, almoçam agora. Entre os presentes no aprazível Restaurante Olho de Lula, em frente para o mar, já deu para ver quem simpatiza com o tucano para 2018.
Bem longe dali, das câmeras e dos repórteres, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD) conversou longamente com o presidente estadual do seu partido, o deputado federal Rômulo Gouveia. para colocar os pingos nos is para 2018. Romero e Cartaxo buscam ser candidato a governador pelas oposições.

Governador inaugura ciclo do ODE 2017 e enaltece democracia participativa na PB; Ricardo disse ainda que está analisando privatização da Cagepa

O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta sexta-feira (31), na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o calendário do ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – 2017.
“A Paraíba escolheu um caminho que é difícil, que é complexo, que é o caminho da democracia participativa. Nós criamos uma rede de interlocução do Governo com a sociedade e essa rede é a responsável direta por todas as inversões de prioridade que forma feitas com os recursos do Estado. Ninguém se iluda, um governador sozinho não teria capacidade de aplicar R$ 11 milhões de reais para uma estrada em Vieirópolis, que eu inaugurei ontem, ou dezenas de outras estradas. Abrimos espaço para a população participar de uma proposta de democracia, não apenas em um momento de votar alguém e dar um cheque branco. Mas que possa participar, escolhendo prioridades, fiscalizando o governo e apontando caminhos”, comentou.
O lançamento do Ciclo 2017 abrirá o calendário das 17 audiências públicas que acontecerão este ano, com a presença do governador, secretariado e toda a equipe de assessores, que percorrerão as 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a participação da população dos 223 municípios paraibanos.
Na oportunidade, apesar do Governo do Estado ainda não ter anunciado um posicionamento sobre a tese de privatização da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o governador afirmou que deve se posicionar nas próximas semanas e destacou que está ‘maturando’ as discussões. “É algo complexo que precisamos maturar bastante, como eu venho fazendo e conversando com muita gente sobre isso”, explicou.

Presidente do TRT-PB, desembargador Eduardo Almeida diz afirma que a Justiça do Trabalho está sob ataque de "parlamentares irresponsáveis"

O Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba (TRT13) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), um ato em defesa da Justiça do Trabalho. Em entrevista à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB, o presidente do TRT, desembargador Eduardo Almeida, afirmou que a Justiça do Trabalho está sob ataque de “parlamentares irresponsáveis”.
Por sua vez, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Paulo Germano, destacou ao MaisPB a importância da Justiça do Trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Veja a entrevista, abaixo:

Ivonete Ludgério defende nome de Romero ao governo do Estado, em 2018.

Resultado de imagem para ivonete e romero na câmara de joão pessoa
A presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), durante visita institucional à Câmara Municipal de João Pessoa, afirmou que, se tivesse que escolher entre Romero Rodrigues (PSDB) e Luciano Cartaxo (PSD) como candidato ao Governo do Estado no ano que vem, escolheria Romero, mesmo que Cartaxo seja do mesmo partido que ela.
“Eu sou aliada de Romero Rodrigues desde que Romero foi vereador com meu marido [Manoel Ludgério, o deputado estadual mais votado da Paraíba em 2014] em Campina Grande. Existe um laço de amizade, além da questão política, e eu sempre disse que o meu apoio principal, no caso de uma pré-candidatura, será a Romero Rodrigues porque é conterrâneo, é um humilde trabalhador. Em termos estaduais, minha primeira opção é Romero Rodrigues”, comentou.
A vereadora acrescentou que Romero tem totais condições de disputar o cargo de governador. "Romero tem musculatura, coragem, determinação, humildade e honestidade. Todos esses requisitos que hoje o povo procura nos políticos Romero reúne. Acredito que quando a população atentar para isso, ele será muito forte", afirmou. 
Ivonete sinalizou ainda, em caso de imposição do PSD para apoiar Cartaxo em detrimento de Romero, deixar a legenda. “O partido é quem toma decisão, por enquanto não vejo necessidade de mudança partidária. Mas se houver imposição, eu terei que tomar o meu rumo que a minha consciência, a minha cidade, onde eu sou vereadora há quatro mandatos, presidente da Câmara, já reeleita para o próximo biênio, então eu tenho que ver e ouvir aqueles que me levaram à Câmara durante esses quatro mandatos”, encerrou.

Em visita à câmara da Capital, Romero ressalta "relação bem resolvida" com Cássio mas admite pensar diferente

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), acompanhado de numerosa comitiva, fez uma visita institucional na manhã desta sexta-feira (31) à Câmara Municipal de João Pessoa, quando foi recebido pelo presidente Marcos Vinicius (PSDB), quem fez o convite ao prefeito campinense, e demais integrantes da Casa. Romero minimizou o atrito que teve com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), após cobrar candidatura própria do PSDB para o Governo do Estado no ano que vem e ouvir Cássio dizer que “não tem mais idade para levar carão público”. Porém, deixou claro que discorda do senador.
“Todo partido tem que compreender, e nós compreendemos, a importância de ter alguém que pense diferente. Imagine se todos pensassem da mesma forma? A minha relação pessoal e política com o senador Cássio, é desde aquele período que ele foi prefeito de Campina, que eu fui vereador, fui secretário, fui secretário dele no Governo. Nós temos uma relação respeitosa, embora, em determinados pontos, é natural, é óbvio que ele pensa às vezes como eu também posso pensar diferente”, comentou.
Já Marcos Vinicius evitou emitir opinião sobre o melhor pré-candidato do grupo composto pelo PSD, PMDB e PSDB para disputar o governo do Estado em 2018. Sobre a polêmica gerada nos últimos dias com a defesa de Romero a uma candidatura própria do PSDB, Vinicius disse que o tempo dirá qual é o melhor candidato do grupo. “O tempo é quem vai dizer, o posicionamento de quem está melhor, o tempo dirá. O importante é que temos bons nomes como Cássio, Romero, Manoel Junior, José Maranhão, Luciano Cartaxo”.
“Todos estão com o mesmo desejo e vontade de continuar com o bloco fechado, que elegeu Cartaxo, em João Pessoa, e Romero, em Campina Grande”, acrescentou. Vinicius também evitou confrontar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), e Romero. “São dois amigos, que pertencem ao mesmo bloco político”, afirmou.
Romero disse ainda que não orientou a Câmara Municipal de Campina Grande a rejeitar voto de aplauso ao Governo do Estado pela obra do Parque do Bodocongó, que será entregue neste sábado (1), mas que concorda com a decisão da Casa. "A Câmara Municipal, está aqui Ivonete [presidente da CMCG] e os vereadores, é uma Câmara bastante autêntica e autônoma. Tem toda a independência. Em um caso como esse, não precisa consultar o prefeito para deliberar. É uma coisa que a Câmara tem toda autonomia para isso. A Câmara deliberou, talvez, sobre uma questão de uma conjuntura de falta de ações, de gestos para com a cidade. Vou citar só um exemplo: estou no 5° ano administrativo e não tem um só convênio firmado entre o Governo da Paraíba com a Prefeitura de Campina. Isso é inadmissível”.
Na comitiva de Romero, estavam além de Ivonete Ludgério, presidente da câmara campinense, os vereadores campinenses Marinaldo, Márcio, Aldo Cabral, Saulo Germano, Alexandre e o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). De João Pessoa, se encontravam os vereadores João Almeida, João Corujinha e Lucas de Brito na comitiva.

quinta-feira, 30 de março de 2017

TCE-PB decide aguardar decisão do STF sobre pagamento de aposentadorias a ex-governadores

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu, nesta quinta-feira (30) aguardar o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal de Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 4562, contra pagamento de pensão de  ex-governadores. A Ação foi impetrada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e questiona a legalidade dessas aposentadorias.
O processo no TCE, também de autoria da OAB, atinge diretamente três ex-governadores: Clóvis Bezerra Cavalcanti, Ronaldo Cunha Lima e José Targino Maranhão. A decisão de sustar a análise de pagamento de aposentadorias foi relator do processo da 1ª Câmara do Tribunal, conselheiro substituto Antônio Gomes Vieira Filho.
Anteriormente, sob a relatoria do conselheiro Marcos Antônio Costa, os membros da Câmara já haviam decidido pela suspensão do processo que questiona a legalidades da aposentadoria do ex-governador Roberto Paulino.
A aposentadoria para os ex-administradores, prevista nas constituições estaduais, existe em 21 unidades da federação. Tramita no STF ações contra o benefício nos estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, Piauí, Sergipe e Paraná. Todas as ações são de autoria da OAB.
Até o ano passado, em todo o país, de acordo com levantamento do jornal o Globo, 157 ex-governadores e ex-primeiras-damas recebem aposentadorias especiais e pensões vitalícias que variam de R$ 10,5 mil a R$ 26,5 mil. São 104 ex-governadores e 53 viúvas.

Coremas, Emas, Nova Olinda e Piancó, estão entre as 42 cidades contempladas com sistema simplificado de abastecimento do DNOCS-PB

O Departamento Nacional de Obras contra Seca na Paraíba (DNOCS-PB), através de articulação do senador José Maranhão (PMDB), vai contemplar dezenas de cidades paraibanas com o sistema simplificado de abastecimento. O objetivo é auxiliar as cidades a enfrentar o período de estiagem prolongada que assola o semiárido nordestino há seis anos.
Os sistemas simplificados de abastecimento compreendem poço, cata-vento, uma pequena adutora, caixas d’água e chafariz com três saídas para atender as comunidades rurais. R$ 4 milhões é o valor do montante a ser investido.
As cidades a serem atendidas são: Cacimba de Dentro, Damião, Picuí, Baraúna, Pedra Lavrada, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Taperoá, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Teixeira, Prata, Serra Branca, Sumé, Nativa, Barra de São Miguel, Monte Horebe, Gurinhém, Fagundes, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Belém, Caiçara, São José do Bonfim, Areia, Coremas, Tacima, São João do Cariri, Emas, Monteiro, Nova Olinda, Jacaraú, Guarabira, Belém, Piancó, Livramento, São José de Piranhas, Parari, Bananeiras e Cubati.

Deputado Zé Paulo acaba de anunciar licença e Cabo Sérgio Rafael assume mandato

Resultado de imagem para cabo sérgio rafael deputado
O deputado estadual Zé Paulo (PSB) anunciou hoje (30) que vai tirar licença de 121 dias para o tratamento de saúde. Assume em seu lugar o suplente Cabo Sérgio Rafael (de óculos na foto com Zé Paulo), do PC do B legenda que abrigada o deputado até junho do ano passado quando ele ingressou no ninho socialista para disputar a prefeitura de Santa Rita [com o apoio do governador Ricardo Coutinho] e acabou derrotado pelo médico Emerson Panta (PSDB).
Em 2014, Cabo Sérgio Rafael obteve 10.606 votos e ficou na primeira suplência da coligação "A Força do Trabalho 4" (PSL / PC do B / PHS / PPL / PV) que elegeu três deputados: Tião Gomes (PSL), com 30.974 votos; Zé Paulo (então PC do B), com 25.341 votos; e João Bosco Carneiro Júnior (PSL), com 13.307 votos.

Maioria dos deputados paraibanos ajuda a rejeitar autorização para cobrança em universidade pública; Faltaram quatro votos para aprovação da PEC...

A maioria dos deputados federais paraibanos votou contra a proposta de Emenda à Constituição que permite que as universidades públicas e institutos federais possam cobrar por cursos de extensão e pós-graduação lato sensu (especializações). A matéria foi apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29). Foram 304 votos favoráveis e 139 contrários, mas eram necessários 308 votos “sim” para aprovar a proposta, que agora será arquivada.
Dentre os paraibanos, apenas Benjamin Maranhão (Solidariedade), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Wilson Filho (PTB) votaram a favor da cobrança. Já os demais, que estavam presentes na sessão votaram contra a proposta: André Amaral (PMDB), Damião Feliciano (PDT), Hugo Motta (PMDB), Luiz Couto (PT), Rômulo Gouveia (PSD), Veneziano Vital (PMDB) e Wellington Roberto (PR). Não estiveram presentes na sessão: Aguinaldo Ribeiro (PP), atual líder do governo, e Efraim Filho (DEM).
O texto tinha sido aprovado em primeiro turno em fevereiro de 2016, com 318 votos favoráveis e 129 contrários. A proposta autorizava a cobrança pelos cursos a critério de cada universidade. Pelo texto, programas de residência e formação de profissionais da área de ensino não poderiam ser cobrados. Algumas universidades públicas já cobram por cursos de especialização, mas a cobrança foi questionada na Justiça com base no princípio constitucional da educação pública gratuita. 
A PEC tinha o objetivo de encerrar a disputa judicial para autorizar as universidades a cobrar pelos cursos de extensão e especialização. Autor da proposta, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) afirmou que o dinheiro arrecadado com os cursos seria investido nas instituições.

Após reunião, João dos Santos e Ermano oficializam apoio à Luciano Cartaxo

IMG-20170329-WA0414
Depois de inda e vindas, o vereador João dos Santos (PR) oficializou no início na noite passada  (29), apoio ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Câmara Municipal de João Pessoa. João e o filho, Emano Santos se reuniram com Cartaxo no gabinete do prefeito. O vereador disse que o trabalho executado pelo prefeito foi o fator decisivo.
O suplente de deputado, Emano Santos (Podemos), também declarou apoio a Cartaxo. Essa é a terceira adesão ao prefeito nesse segundo mandato. Lucas de Brito (PSL) e Chico do Sindicato deixaram a oposição para ingressar na bancada. Agora, Luciano Cartaxo conta com o apoio de 19 parlamentares na CMJP.

Mais de 25 suspeitos de tráfico e homicídios são presos durante mega operação em Patos, deflagrada nesta madrugada...

Mais de 25 suspeitos de tráfico e homicídio são presos durante operação em Patos
Desencadeada nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (30), pelas polícias Civil e Militar, uma mega operação prendeu mais de 25 pessoas, em Patos. O objetivo é desarticular o tráfico de drogas e a prática de homicídios na cidade. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública são cumpridos 60 mandados de busca e apreensão. 
A operação denominada 'Sualk', conta com 250 homens e mulheres das Forças de Segurança. Os presos e material apreendido [entre cocaína, crack, maconha e armas logas] estão sendo levados para 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil, de onde serão encaminhados ainda pela manhã para a Central de Polícia de Patos.
O principal alvo, de acordo com a secretaria, foi preso na cidade de Assú, no Rio Grande do Norte, identificado como Valdenor Chaves de Sousa Júnior - conhecido por 'Júnior dos Remédios'. O nome da operação é uma homenagem ao agente da Polícia Civil morto dentro da delegacia de Patos, em janeiro passado, Se lida de trás pra frente, a palavra 'Sualk' significa Klaus - o nome do agente assassinado por um preso que estava sendo ouvido.

Programa do PMDB mostra Temer como um chefe de Estado empenhado em fazer o País voltar a crescer e diz que ele é "o presidente certo, na hora certa"

O programa televisivo do PMDB que irá ao ar nesta quinta (30), em rede nacional, tem o objetivo de mostrar que o Brasil tem um presidente. “O presidente certo, na hora certa”, como diz o mote dos comerciais que o partido divulga desde a semana passada. “Vamos mostrar o Brasil de Temer. Prestar contas e, ao mesmo tempo, informar aos brasileiros o que está sendo feito por esse governo, os avanços e ganhos sociais já obtidos”, explica Elsinho Mouco, consultor de marketing do presidente Michel Temer, do PMDB e da Fundação Ulysses Guimarães.
Resultado de imagem para temer o presidente gabinete
O programa, que foi produzido pela Pública Comunicação, “mostra que o governo não tem mais que se justificar, não precisa mais explicar como e a que veio”, diz o marqueteiro. “São muitas as realizações em muito pouco tempo, várias com tal complexidade de proposição e aprovação que desencorajaram seus antecessores”. "Vamos falar do presidente que reuniu uma equipe econômica de primeiríssima grandeza e que, com o apoio dado pelo Congresso Nacional, tem aprovado medidas de extrema importância para a retomada do crescimento".
Mouco diz que o programa também mostra um chefe de Estado “que tem enfrentado com equilíbrio todas as dificuldades do momento. Um chefe de Estado totalmente empenhado em fazer o país voltar a crescer”. Embora restrita a algumas imagens, a presença do presidente Temer no programa será sentida o tempo todo, através do trabalho realizado, das conquistas. “Essa é a maneira que ele entende ser a mais adequada, aquela capaz de resgatar a confiança no Brasil, de renovar a esperança dos brasileiros”, diz.
Outro detalhe que chama a atenção é a marcante participação das mulheres do PMDB. Por iniciativa do próprio presidente e do comando do partido, mulheres são maioria no programa. “Um merecido reconhecimento à atuação delas nas conquistas feitas até aqui e à sua capacidade de superar conflitos e promover a harmonia”, justifica o marqueteiro. A grande virtude deste programa é, portanto, mostrar ao Brasil que este homem está definitivamente sentado à cadeira de Presidente da República, para o bem do país, resume. “Não há nada que o assombre. Bora, Temer!”. (com Diário do Poder)

quarta-feira, 29 de março de 2017

Lançado em Santana dos Garrotes o projeto "Agente Ambiental Mirim de Combate à Dengue"

A Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes, em parceria das com as secretarias municipais de Saúde, Educação e do setor de Combate a Endemias, lançou nesta terça-feira (28) no plenário da câmara local, vereador Geraldo Ferreira de Albuquerque, o Projeto “Agente Ambiental Mirim”. O projeto visa à formação de agentes mirins, como multiplicadores das ações de combate à Dengue e preservação do meio ambiente.
 
Para o projeto foi selecionadas crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na faixa etária de 8 a 14 anos, que atuarão nas escolas e distritos onde está inserida. Os alunos nomeados pela escola participaram de um curso de capacitação para levarem aos moradores informações relevantes de controle e combate à Dengue e preservação do meio ambiente.
Apesar de inúmeras campanhas realizadas e a todo o momento os veículos de comunicação informar sobre a situação da Dengue no nosso município, ainda se encontram muitos focos positivos, principalmente dentro de residências e ainda se registram muitos casos da doença no município. Outro aspecto que dificulta o trabalho de combate à Dengue é a recusa de algumas pessoas em atender os agentes.
Com o projeto, espera-se que a sensibilização parta dos alunos e que a comunidade se sinta motivada a participar mais das ações preventivas realizadas pelo setor de controle de endemias, buscando uma mudança na atitude das pessoas com a adoção de condutas saudáveis em seu ambiente.
Cada grupo de agentes será acompanhado por um monitor, que são supervisores de turmas de combate a endemias e já possuem experiência no setor. Segundo a secretária de Educação, Ednalra Gouveia, os agentes mirins receberam todo o material de trabalho, uniforme que ajudará na identificação e certificado de participação do projeto.
O secretário municipal da Saúde, Rênio Macedo, falou da satisfação e orgulho de lançar esse inédito projeto, no Vale do Piancó e na Paraíba. “Além de ser uma forma de combate ao mosquito e a preservação do meio ambiente é sem duvida uma foram de inclusão social dos jovens na nossa sociedade”, ressaltou ele.
Para o prefeito José Paulo Filho, é necessário que toda população continue em alerta e executando as ações que ajudam a manter longe o mosquito transmissor da doença. Ele destaca, entre elas, "manter a caixa d’água bem fechada, encher de areia os pratinhos dos vasos de planta, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, manter bem tampados tonéis e barris d’água, não deixe água de chuva acumular sobre a laje e em recipientes nos quintais", disse.

Governo Federal determina fechamento do campo de experimento da EMBRAPA no município de Patos

O Governo Federal está determinando o fechamento do campo de experimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) da cidade de Patos. A empresa é ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da agricultura no Brasil.
O centro de pesquisa da EMBRAPA em Patos funciona desde 1975, através dos serviços científicos desenvolveu pesquisas ousadas que culminaram com a descoberta do algodão colorido, além de trabalhos com a cultura da mamona, pião manso e do gergelim, dentre outras. Patos agora perde a única unidade de pesquisa agropecuária.
A partir deste mês de março, os pesquisadores estão proibidos de implantar seus experimentos e a fazenda localizada às margens da BR-230, próximo ao Parque Religioso Cruz da Menina, deverá ser vendido. (com Jozivan Antero/Patos Online)

Kassab diz que governo poderá privatizar Correios, se a estatal não voltar ao azul...

Resultado de imagem para kassab fala sobre privatização dos correios
E em meio aos debates polêmicos e complexos sobre a reforma da Previdência, Trabalhista e terceirização, o Governo Federal corre com seu rolo compressor. Quer aproveitar a base ainda coesa e distante das pressões eleitorais. 
Ontem (28), o ministro Gilberto Kassab [Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações] veio à boca do palco e disse ser contra privatizar os Correios, mas afirmou que o governo não dispõe de recursos para injetar na empresa. "Ou vamos cortar gastos, fazer cortes radicais (...) ou vamos rumar para a privatização". A estatal, segundo ele, teve prejuízos de R$ 2,1 bilhões em 2015 e R$ 2 bilhões no ano passado. O ministro disse ainda que o governo não socorrerá a empresa financeiramente. De fato, não dá para “viver” com um rombo desses e nenhum brasileiro quer ficar pagando essa conta permanentemente.
O detalhe: a empresa sempre foi comandada por um político ou indicado de um político. Aliás, a política partidária e seus tentáculos sempre estiveram sugando o trabalho da estatal. O nosso dinheiro que está lá. Em dezembro do ano passado, foi anunciado um plano de demissão voluntária para aliviar os cofres da empresa.
Para o ministro, os Correios sofreram com má gestão e corrupção.“Concordo que houve má gestão. Má gestão é corrupção, é loteamento, é não ter capacidade de encontrar receitas adicionais e não fazer os cortes se não encontra mais receita. A empresa está correndo contra o relógio”.
O ministro esquece que a mudança na gestão pode começar por ele, nomeando gente competente e acompanhando o loteamento que ele e os partidos da base já devem ter feito. Difícil sair do vermelho com tantos sanguessugas. O rombo autofágico é um argumento frágil, afinal a solução depende do próprio governo.

Secretário acredita que o PSD não negará candidatura de Cartaxo ao governo

Resultado de imagem para josival pereira
O secretário de Comunicação de João Pessoa, jornalista Josival Pereira afirmou que a administração do prefeito Luciano Cartaxo o credencia naturalmente pela população a ser candidato ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano, “e esse é o grande trunfo do prefeito”, completou o secretário durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação desta terça-feira (28) .
Josival lembrou que Cartaxo é um prefeito do diálogo e que tem uma gestão limpa. “Ele implantou um estilo novo de fazer política, tem coração, tem sensibilidade e coragem de ir para rua de cabeça erguida e conversar com a população. É um prefeito que trabalha de domingo a domingo”, destacou. Ainda sobre as eleições do próximo ano, o secretário deixou claro que cada partido tem o direito de apresentar seu nome e as suas ideias “ e o prefeito não se apresenta como candidato porque a gestão dele já é um teste e além do mais ele tem de cuidar da gestão que engloba cerca 800 mil habitantes”, completou.
Josival deixou claro que Cartaxo não se ‘arrepia’ com a movimentação de seus aliados pois considera isso um fato natural. O secretário disse não ter dúvidas do apoio do PSD a candidatura de Cartaxo ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano. “Rômulo Gouveia sabe da realidade concreta de seu partido crescer com Luciano Cartaxo como candidato ao Governo do Estado. O prefeito tem quadros e tem nomes para figurar na chapa e por isso não vejo nenhuma possibilidade de o partido negar candidatura a ele”, finalizou o secretário. 

Ex-prefeita Vani Braga é condenada pelo TCU a devolver mais de R$ 300 mil devido falha na prestação de contas do programa 'Quinto Encontro da Cultura Popular'

Resultado de imagem para vani braga
A ex-prefeita de Conceição, Vani Braga foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver aos cofres públicos R$ 304.698,54, além de multa no valor de R$ 30 mil, por não apresentação da "documentação complementar à prestação de contas e de irregularidades na gestão financeira dos recursos do convênio para a realização do projeto 'Quinto Encontro da Cultura Popular'. A ex-gestora pode recorrer da decisão. 

Lígia se capacita nos EUA para assumir governo, mas falta combinar com Ricardo

IMG-20170327-WA0351
A  vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT), está mesmo esperançosa em assumir o Governo do Estado, em abril de 2018, com a possível desincompatibilização do governador Ricardo Coutinho (PSB) para a disputa eleitoral. Para isso, está se capacitando para assumir a missão. Lígia está em Boston, nos Estados Unidos, fazendo um curso de Administração Pública, na Universidade de Harvard.
IMG-20170327-WA0352
O primeiro passo é assumir o posto e depois, se gabaritar para entrar na disputa com o apoio de Ricardo Coutinho. No entanto, as pretensões da vice-governadora se esbarra na desconfiança do governador. Ele teme perder o comando do grupo político ao deixar o Palácio da Redenção. Uma vez sentada na cadeira, RC sabe do poder de articulação dos Felicianos para atrair apoio a uma possível candidatura  ao Governo.
Apesar do esforço e capacitação de Lígia, falta combinar, milimetricamente, com Ricardo Coutinho cada passo rumo ao cargo mais importante do estado. O governador tem dito que deixará o cargo se tiver a segurança que comandará o processo de 2018. Ricardo pode ser um dos coordenadores da campanha de Lula, o que o desobriga de se desincompatibilizar do cargo e põe por terra oa planos de Lígia.

Governo libera R$ 2,9 milhões em emendas do deputado Benjamin Maranhão para 17 municípios, dentre os quais o de Nona Olinda.

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov/PR), autorizou a liberação de R$ 2.925.572,06 em emendas parlamentares de autoria do deputado federal Benjamin Maranhão (SD) para 17 municípios paraibanos. O repasse das verbas acontecerão de acordo com autorização do Ministério da Fazenda.
Os municípios beneficiados com as emendas são: Campo de Santana, Araruna, Cacimba de Dentro, Coremas, Remígio, Nova Olinda, Santa Luzia, Picuí, Barra de Santa Rosa, Tacima, Baraúna, Riachão, São João do Cariri, Borborema, Caldas Brandão, Campina Grande e Riachão do Poço.
De acordo com o deputado, os recursos servirão basicamente para serem aplicados em perfuração de poços ou construção de cisternas, pavimentação de vias urbanas e em compras de equipamentos ou outro tipo de custeio no setor da saúde. As emendas são oriundas dos Ministérios das Cidades, Integração Nacional e Saúde.

TCU manda Lúcia Braga, Gilmar Aureriano e empresas, devolverem R$ 59 milhões desviados do programa do 'Leite da Paraíba'

Resultado de imagem para lúcia braga
O Tribunal de Contas da União decidiu exigir o ressarcimento de R$ 59 milhões aos cofres públicos, desvios e multas, dos envolvidos na “fraude generalizada” do programa “Leite da Paraíba” que era tocado pelo governo estadual. Para o relator do caso, ministro Bruno Dantas, a defesa não foi capaz de explicar irregularidades em 28 casos. Gilmar Aureliano de Lima e Antônia Lúcia Navarro Braga, então gestores da Fundação de Ação Comunitária e empresas enroladas terão de devolver todo esse dinheiro. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Entre os absurdos verificados pelo TCU está a adição de água e até soda cáustica na composição do leite distribuído a crianças e idosos. Os R$ 49,6 milhões a serem devolvidos e os R$ 9,3 milhões em multas se referem aos 28 processos já julgados pelo TCU. Há mais oito na fila. Gilmar Aureliano de Lima foi condenado em todas as 17 ações julgadas essa semana. Lúcia Braga aparece em “apenas” 14 delas. Ex-primeira-dama do Estado, ela já exerceu cargo por várias vezes de deputada estadual e federal.

Justiça eleitoral deixa deputado estadual Lindolfo Pires inelegível por 8 anos

Resultado de imagem para lindolfo pires
O juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral de Sousa, Fabiano L. Graças Costa, julgou procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra o deputado estadual licenciado Lindolfo Pires (Pros) e determinou a sua inelegibilidade, pelo prazo de oito anos. A ação é referente à eleição municipal de 2012, em que ele foi derrotado. Segundo o cartório da 35ª Zona, a condenação não alcança o atual mandato do parlamentar, e cabe recurso.
O advogado Fábio Brito expôs em nota diversos argumentos pontuando e mostrando que houve exagero e equívoco em abordagem sobre decisão em.primeira instância, em Sousa, sobre campanha de anos passados. Ele garante que há estágios de recursos e de que o deputado estadual Lindolfo Pires é Ficha Limpa e com elegibilidade tranquila. Ele vai recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
Lindolfo atualmente exerce cargo de secretário estadual. Uma notícia de que teria havido a cassação de Lindolfo Pires circulou nesta terça-feira nos portais e blogs de notícias da Paraíba. Porém, segundo o chefe de cartório João de Deus, a notícia não procede e foi exagerada. Leia a íntegra da decisão aqui.  

terça-feira, 28 de março de 2017

Cartaxo surpreende e reajusta em 5% salário de professores da rede municipal

Nesta terça-feira (28), o prefeito Luciano Cartaxo surpreendeu os professores da rede municipal de ensino. Chamou os representantes das entidades do magistério ao seu gabinete e, depois de uma longa conversa, anunciou um reajuste salarial de 5%. “Com esse aumento, nossos professores passam a receber salários de 20% acima do piso nacional”, destacou. João Pessoa passa a ser o centro das atenções das capitais brasileiras que paga os melhores salários do país, inclusive um piso maior em comparação a muitas capitais, inclusive a Paraíba. Mostra que a educação no Governo Cartaxo é prioridade de verdade.
Cartaxo tratou do reajuste durante reunião realizada com o Sintem (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa) e a secretária Edilma Ferreira. Tudo medido e pensado, claro. O aumento representará um impacto de R$ 7 milhões ao ano na folha de pagamento. O prefeito esbanjou felicidade: “O reajuste garante mais qualidade no ensino, já que os professores trabalham mais motivados e são mais valorizados, pois recebem 20% acima do piso nacional”, disse o prefeito.

Pedro declara voto contrário à retirada de direitos dos trabalhadores rurais

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) participou de debate nesta segunda-feira (27), sobre a Reforma da Previdência, na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB). Ele disse que não votará a favor de pontos da reforma que retirem direitos garantidos dos trabalhadores brasileiros, principalmente os rurais.
“Meu voto não irá retirar direitos dos trabalhadores. Vivemos em um País extremamente desigual. Desde o início deste debate que eu coloco que Previdência é um instrumento de combate às desigualdades sociais. Para discutir essa reforma, não se pode se render apenas à mera operação matemática”, defendeu.
Durante o debate, Pedro lembrou que foi o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que propôs inserir na Constituição, a época que foi deputado federal, dois artigos importantes para garantir os diretos dos trabalhadores do campo: um trata-se do salário mínimo para o trabalhador rural, que antes era de meio salário mínimo, e a redução da idade mínima para aposentadoria rural, passando de 65 para 60 anos, no caso dos homens, e de 60 para 55 para mulheres.
O presidente da Fegag-PB, Liberalino Lucena, agradeceu a presença de Pedro e o seu compromisso com os trabalhadores. Ele aproveitou e entregou ao deputado e a outros integrantes da bancada paraibana que estavam presentes ao evento, um documento que apresenta cinco pontos fundamentais para a Previdência Social Rural.

Pontos do documento:

1) manter a diferença de idade para a aposentadoria por idade, aos 55 anos, para as mulheres, e 60 anos, para os homens;
2) manter a carência de 15 anos no exercício da atividade para acesso à aposentadoria;
3) manter a contribuição dos agricultores e agricultoras familiares para a previdência social tendo por base a incidência de uma alíquota sobre a venda da produção;
4) manter a possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão por morte;
5) e manter a vinculação dos benefícios previdenciários e assistencial (BPC/LOAS) ao valor do salário mínimo.

Lira defende chapa com Maranhão (governo), Lucélio (vice), ele e Ricardo (senado)

O senador Raimundo Lira  (PMDB) defendeu, na noite desta segunda-feira (27), durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, que uma chapa formada pelo senador José Maranhão (PMDB), o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente municipal do PSD, Lucélio Cartaxo (irmão do prefeito Luciano Cartaxo), além dele, para disputar as eleições de 2018.
Segundo a chapa visionada por Lira, José Maranhão disputaria o governo. Ele e Ricardo Coutinho concorreria as duas vagas no Senado. Já  Lucélio Cartaxo figuraria como vice-governador.

Paraíba ainda tem 200 lixões e UBAM aciona o Ministério Público e TCE

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leo Santana, protocolou no Ministério Público e no Tribunal de Contas do Estado, pedido de apoio das referidas instituições para o trabalho que a entidade vem desenvolvendo junto aos municípios da Paraíba, desde 2013. A intenção é criar consórcios públicos e orientar prefeitos quanto ao cumprimento da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determinando a implantação de aterros sanitários no Brasil em substituição aos lixões a céu aberto como medida de proteção ao meio ambiente, devido aos impactos ambientais causados pelos lixões.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA define impacto ambiental como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população e suas atividades econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.
Sancionada em 2 de agosto de 2010, a Lei determina ações como a extinção dos lixões do país e substituição por aterros sanitários, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios. A lei dava prazo de quatro anos para que as cidades se adequassem à PNR, ou seja, deveriam estar em prática já em 2014.
Leo Santana destacou que a UBAM vem realizando eventos, enviando documentos informativos e de orientação aos gestores públicos municipais, criando consórcios públicos intermunicipais de desenvolvimento sustentável, objetivando resolver um dos maiores problemas que envolvem a saúde e o meio ambiente na Paraíba, já que existem mais de 200 lixões ao céu aberto funcionando no Estado.
Ele informou que municípios de região metropolitana terão até 31 de julho de 2018 para acabar com os lixões, porém não há interesse pra resolver o problema, pois são marcadas reuniões, nas quais não há comparecimento, enquanto o tempo passa, as doenças oriundas do lixo se proliferam e os gestores poderão ser responsabilizados criminalmente se não cumprirem a lei.
O presidente da UBAM disse que o apoio do TCE e MP serão imprescindíveis para fazer com que a Lei seja cumprida, para tanto ele sugeriu a realização de reunião de prefeitos nas micro-regiões do Estado para a conscientização dos prefeitos, envolvendo a Justiça, Funasa e governo federal.  Ele já conta com o apoio de Tota Guedes, presidente da FAMUP,  e do Senador Raimundo Lira.

Piancó: Dono de posto de combustível reage assalto e é assassinado dentro de casa

O empresário Lindoberto Pereira, 36 anos, que era dono de um posto de combustíveis, na cidade Piancó, morreu, na noite desta segunda-feira (27), após reagir a um assalto a sua residência. Segundo informações da polícia, dois homens entraram na casa do empresário por volta das 18h20 e anunciaram o assalto.
O empresário teria reagido e entrado em luta corporal com os suspeitos. No mesmo instante, um dos assaltantes atirou e acertou Lindoberto no abdômen e no tórax.
A esposa do empresário que estava dentro de casa, gritou e pediu socorro. Os gritos de socorro e disparos de arma de fogo, alertaram populares e vizinhos que foram até a sua residência.
Uma equipe do SAMU foi ao local e socorreu Lindoberto para o Hospital de Piancó. Apesar dos esforços médicos, ele morreu em seguida. A polícia militar tenta pistas dos suspeitos. Até o momento ninguém foi preso. (com Vale News PB)

Em visita aos municípios de Igaracy e Aguiar, Wilson Filho reafirmou compromisso com obras e o trabalhador rural

O deputado federal Wilson Filho (PTB) manteve encontro com aliados durante visita que fez aos municípios de Igaracy e Aguiar, quando se encontrou com aliados e recebeu pedidos dos prefeitos Lídio Carneiro e Lourival Lacerda, ambos do PTB. 
Em Aguiar (foto), Wilson Filho se encontrou também com o ex-prefeito Tim Tim e vereadores. Na ocasião, ele firmou compromisso com a defesa dos agricultores perante a ameaça da Reforma da Previdência e voltou a afirmar que votará contra se ela não for modificada em favor dos trabalhadores e principalmente da mulher e do homem campo.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Marcus Vinicius recebe visita de Wilson Filho e o convite para se ingressar no PTB

Marcus Vinicius recebe visita de Wilson Filho e o convite para se ingressar no PTB
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), recebeu nesta segunda-feira (27) em seu gabinete a visita do deputado federal Wilson Filho (PTB). A conversa girou em torno do verdadeiro papel do legislativo, atuação e autonomia dos parlamentares com foco em temas que estão hoje na pauta. 
Wilson Filho aproveitou a ocasião para convidar Marcos Vinícius a se filiar no PTB. Participaram do encontro os vereadores Milanez Neto (PTB), Raissa Lacerda (PSD), Bosquinho (PSC), João Corujinha (PSDC), Helton René (PC do B), além de Eduardo Carneiro (PRTB).
O presidente da Câmara ficou de avaliar o convite do deputado e revelou ter ficado bastante lisonjeado pela lembrança.

Prefeita Carmelita celebra parceria com Superintendência do Patrimônio da União que visa a recuperação do hospital de Diamante

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Sem funcionar há tempos, o Hospital de Diamante, no Vale do Piancó, será revitalizado/recuperado para cumprir com sua função: servir e salvar vidas. Uma grande notícia que a população diamantense recebeu na tarde desta segunda-feira (27). 
A prefeita Carmelita Mangueira (PSDB) esteve na Superintendência do Patrimônio da União, em João Pessoa, e celebrou/assinou parceria junto com o superintendente Clidevaldo Sampaio e a coordenadora do Setor de Próprios Nacional, Raquel. 
Carmelita proporciona à população acesso aos serviços essenciais, como na saúde. Não podia ser diferente, tendo ela ao seu lado um dos mais eficientes profissional da medicina, além de figura humana das mais festejadas, o ex-prefeito Dr. Odoniel Mangueira. 

Ricardo Barbosa lidera turma do “deixa disso” e alivia pressão sobre Gervásio Maia

O clima de insatisfação de grande parte dos deputados na Assembleia Legislativa com o presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), deu uma arrefecida durante o fim de semana. Pelo menos, o tema afastamento do mandatário deixou de ser citado como opção iminente. Entre os aliados, o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), primeiro secretário da Mesa Diretora, apareceu como peça chave na propagação da tese de que não existe um desconforto tão grande assim entre os colegas em relação à gestão do socialista. “Se me procurarem falando em afastamento de Gervásio, digo que estou fora”, disse Barbosa.

Promotor ameaça ir à Justiça se prefeito de Ibiara não pagar salários de servidores comissionados e dá cinco dias de prazo, após pagamento, para comprovar quitação

A Promotoria de Justiça da Comarca de Conceição, no Vale do Piancó, encaminhou recomendação para o prefeito de Ibiara, Nenivaldo Ramalho (PSB), regularizar com urgência o pagamento dos funcionários comissionados do mês de dezembro de 2016. O promotor de Justiça, Osvaldo Lopes Barbosa estabeleceu um prazo de cinco dias, após a realização do pagamento, para o prefeito enviar à promotoria a documentação comprovando o cumprimento das solicitações. 
Nesse prazo, o prefeito Francisco Nenivaldo de Sousa também terá que disponibilizar os dados no Portal da Transparência para que o público tenha acesso. Segundo o promotor de Justiça, em caso de descumprimento da recomendação, “o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar o pagamento dos servidores que prestaram serviço a edilidade, inclusive através de eventual ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa, visando a responsabilização pessoal dos gestores e ordenadores de despesas acima citados”.

Executiva do PMDB decide pela candidatura própria ao governo em 2018

PMDB lança candidatura própria como solução para racha interno
A reunião do PMDB realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede do partido em João Pessoa, serviu para decidir um único sentimento de toda a cúpula partidária de que é preciso que o partido tenha candidatura própria em 2018 e não seja apenas coadjuvante do processo. O nome mais lembrado para disputar o governo foi do presidente estadual da legenda, senador José Maranhão.
Em entrevista a imprensa, Maranhão fez questão de dizer que não foi apenas o seu nome lembrado e que ninguém poderia negar o prestígio do ex-governador Roberto Paulino e de lideranças como o deputado federal Veneziano Vital do Rego e do senador Raimundo Lira. Contudo, ele ressaltou que não quer ter a exclusividade até porque não tem obstinação pelo cargo de governador, uma vez que já exerceu a administração do Estado por três vezes.
“Isso é mais do que eu mereço. Eu não estou reivindicando o cargo como uma obsessão, mas coloco o meu nome à disposição. Da mesma forma em que nas eleições passadas eu tive que aceitar uma candidatura de senador em circunstâncias difíceis, porque o PMDB foi isolado e não tinha aliança”, disse. Com relação à possibilidade do fim da aliança com o PSD, uma vez que, o prefeito Luciano Cartaxo também poderá disputar a sucessão estadual, o senador destacou que por enquanto não há candidatos de fato e de direito.
Maranhão saiu pela tangente dizendo que a imprensa antecipa os fatos no tempo para tirar as conclusões que convém. Ele próprio indagou se o prefeito era candidato e se assim o fosse por que não o PMDB ter também. Para ele, não é o começo e nem o fim da aliança porque o seu partido não tem uma parceria formal com quem quer que seja. “O PMDB está participando do governo de Luciano Cartaxo e não está mais participando do governo de Ricardo Coutinho, porque ele quis impor condições que o PMDB não pode aceitar”, avaliou.
Sobre o apoio dos peemedebistas ao governador Ricardo Coutinho (PSB), o senador resolveu minimizar os fatos e declarou que nada impede a simpatias dessas lideranças, no caso do senador Raimundo Lira e os deputados Veneziano, Hugo Motta, André Amaral, Nabor Wanderley e Jullys Roberto.
“Nada impede porque o PMDB tem a sua democracia interna e admite as suas divergências. Não é por outra razão que o partido é o de maior capilaridade no Brasil e isso não foi conquistado em uma aventura ou em circunstâncias isoladas. O PMDB tem essa capilaridade porque tem história e, desde os tempos da ditadura, organizou as forças democráticas para estabelecer um regime constitucional e democrático”, explicou Maranhão.

Para Lira, chapa ideal teria Ricardo Coutinho ao Senado e Maranhão ao governo

Ascom
Como teses apresentadas na reunião do PMDB, nesta segunda-feira, 27, na sede do partido em João Pessoa, o senador Raimundo Lira defende a união do partido, o respeito das individualidades entre os que estão com as gestões de Luciano Cartaxo (PSD) e Ricardo Coutinho (PSB), e a candidatura própria da legenda em 2018 ao governo do Estado.
Lira disse que o melhor nome para ser o possível candidato do partido ao governo do Estado é o do senador José Maranhão. Ele ressaltou que pretende concorrer a uma vaga ao Senado e diz que a chapa ideal para ele seria com o governador Ricardo Coutinho, também para o Senado.
Com relação a aliança do PMDB com o PSD na gestão municipal de João Pessoa, Lira disse que o vice-prefeito, Manoel Júnior, preferiu não se manifestar a respeito da possível candidatura do partido ao governoo. As informações repercutiram na Rádio Correio FM.

Tovar tem carteira suspensa pelo Detran por infringir Lei Seca e acusa Governo de perseguição: “Isso foi em 2013”

Resultado de imagem para deputado tovar
Uma polêmica marcou a manhã desta segunda (dia 27) na Assembleia, após veiculação em Diário Oficial de uma resolução do Detran, suspendendo, por um ano, a carteira de motorista do deputado Tovar Correia Lima, por infração à Lei Seca. Líder da oposição, na ALPB, Tovar reagiu à publicação, afirmando estar sendo vítima de retaliação, por cobrar do Governo do Estado explicações sobre os gastos com a recente reinauguração da Transposição.
Tovar confirmou ter sido flagrado numa blitz da Lei seca: “Isso ocorreu em 2013. Naquele dia, eu havia tomado uma taça de vinho e tive a péssima ideia de dirigir. Eu fui pego na blitz e, ao ser abordado, fiz o bafômetro, paguei a multa e fui liberado. Então agora, só quatro anos depois, o Detran decide publicar a resolução oficializando a suspensão de minha carteira. É um caso evidente de retaliação.”
E arremata: “E retaliação, por que? Porque, nos últimos dias, várias denúncias da oposição e do Ministério Público Eleitoral vêm questionando os gastos e a campanha antecipada envolvendo a visita de dois ex-presidentes às obras da Transposição, em Monteiro. Nesse fim de semana mesmo, a revista Isto É trouxe reportagem, mostrando a relação entre os fornecedores do evento e os fornecedores que prestam serviço ao Estado. E fica claro o uso da máquina.”
Com a resolução do Detran, assinada pelo presidente Agamenon Vieira em 22 de março, Tovar deverá entregar sua CNH e fazer um curso de reciclagem para reaver o documento.

Após sugerir que os dirigentes peçam sua saída do PSDB, Romero responde Cássio: “Não estou para criar discórdia, estou para criar consenso”

Resultado de imagem para romero na campina fm
Após sugerir que os dirigentes peçam sua saída do PSDB, o prefeito Romero Rodrigues respondeu ao senador Cássio Cunha Lima, um dos principais líderes da legenda na Paraíba, que afirmou “não ter idade para receber recados”. Romero disse que respeita o senador Cássio e não vai ser uma eleição que irá separar os dois.
"O PSDB é mil maravilhas. É um partido fantástico e eu sou precursor do partido. Imagina um partido que não raciocina, um partido que não pensa um pouco diferente? Isso é natural. Relacionamento com os membros do PSDB tenho de muito tempo. O senador Cássio tenho amizade pessoal e particular, carinho, respeito e admiração. Ruy, eu fui deputado com ele. Alguém tem que pensar diferente, mas não é algo que vá nos separar nem nessa e nem em outras eleições", declarou. Romero disse que tenta levar o debate sobre seu nome ao governo do Estado em 2018 para o partido, mas que continua defendendo o nome de Cássio.
O prefeito de Campina afirmou querer consenso e não discórdia entre os tucanos. "É um desafio que estou tentando estabelecer e a discussão dentro do partido. Não posso decidir sozinho, vou decidir com todos eles para, posteriormente, debater com os partidos de oposição. Temos um modelo bom e exitoso aprovado majoritariamente pela população e acho que pode servir para toda a Paraíba. Eu não estou para criar discórdia, estou para criar consenso. Não será uma eleição que vai me separar do senador Cássio. Pelo contrário, ele é o primeiro nome que eu continuo citando para ser candidato a governador. Fiz parte do governo dele e temos uma relação harmônica, assim como o próprio Ruy", ressaltou.
As declarações repercutiram na Rádio Campina FM.

Após cutucada de Romero, Cássio mostra as 'travas das chuteiras': "Não tenho mais idade de ficar levando carão público".

Resultado de imagem para senador cássio entrevista
Menos de 24 horas após o tom elevado nas declarações, dadas neste domingo (26) no município de Matinhas, do prefeito Romero Rodrigues direcionado à cúpula tucana, de que não abre mão de uma candidatura própria e se colocando como opção, provocou uma reação contundente do senador Cássio Cunha Lima que puxou o freio e mostrou as "travas das chuteiras" bem na canela do prefeito campinense. 
Em entrevista concedida à imprensa nesta segunda-feira (27), Cássio foi direto: "O tom do prefeito Romero Rodrigues foi um pouco elevado. A carapuça não me cabe de forma nenhuma, até porque não tenho mais idade de ficar levando carão público, eu não levava carão nem do meu pai", avaliou.
Enquanto isso, o ex-deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual do tucanato, faz ouvido de mercador e mantém ritmo de visitas ao interior junto com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), que está bem na fita para ser o candidato das oposições ao governo. 
Ainda, na entrevista, Cássio completou: “Temos hoje a necessidade de uma conversa no partido para dirimir qualquer dúvida e preservar aquilo que sempre nos uniu, que é o desejo de uma Paraíba melhor”. Apesar da reação as declarações de Romero, Cássio negou a existência de uma crise no PSDB paraibano e defendeu a necessidade de se convocar uma reunião com as lideranças do partido para resolver conflitos internos.
"Não há crise. Há a necessidade de se resolver alguns problemas internos, que não seja através da imprensa. A imprensa tem um papel importante, mas nem sempre é o melhor veículo para resolver divergências ou insatisfações que estejam sendo sentidas", acrescentou Cássio. As declarações do senador foram repercutidas na rádio Arapuan FM.