sábado, 8 de julho de 2023

Adriano Galdino expõe confiança em ida de Romero para o Republicanos e revela palpite: “De 0 a 10, está entre 8 e 9 para ele vir”.

Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos) expôs sua confiança no desembarque de Romero Rodrigues nos quadros do Republicanos e otimista revelou o seu palpite com relação a esta possibilidade.

De acordo com Galdino, durante entrevista à Rede Mais, em uma escala de 0 a 10, a filiação de Romero à sigla ao seu ver, está entre 8 e 9. “Eu fiz o convite a Romero para que viesse para o Republicanos e de 0 a 10 está entre 8 e 9 para ele vir” disse fazendo uma aposta ainda mais alta:

“Para ser candidato em Campina Grande de 0 a 10 está em dez”, asseverou.

Prestigiado e da confiança de Lula, Veneziano se movimenta nos bastidores para substituir Pacheco na Presidência do Senado

Atual vice-presidente do Senado Federal, homem de confiança do atual presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB) começa a se articular, nos bastidores, para para presidir a Casa Legislativa. 

Veneziano assumiu recentemente missão lhe confiada pelo presidente Lula para ser relator da indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF), aprovada por larga vantagem no Senado.

Conta a favor de Veneziano, o partido MDB, a relação pessoal com Rodrigo Pacheco, a simpatia do presidente República, Lula (PT), e o poder de articulação nos bastidores de seu irmão, Vital do Rêgo Filho, ministro do Tribunal de Contas da União. (com Fabiano Gomes)

Marinaldo Cardoso se aproxima de Veneziano e pode se filiar ao MDB para ser indicado vice de Bruno Cunha Lima, em 2024.

Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Marinaldo Cardoso (Republicanos) tem se aproximado muito, nos últimos dias, de nada mais nada menos que o senador Veneziano Vital do Rêgo, que também é o presidente do MDB paraibano e essa proximidade, nos bastidores, tem apontado para uma ‘reviravolta’ partidária. A mudança de legenda por parte do parlamentar.

A troca de sigla é vista como uma articulação para o MDB compor a majoritária ao lado de Bruno Cunha Lima (PSD) em 2024, tendo em vista que o Republicanos, partido o qual Marinaldo é filiado, sinaliza integrar o campo da oposição na cidade, ao lado do PSB, do governador João Azevêdo.

Como, no MDB, a ex-secretária Ana Cláudia já sinalizou sua intenção de não mais participar da disputa, Marinaldo sairia como uma carta na manga do MDB para garantir espaço na chapa. A janela partidária, no entanto, só será aberta ano que vem. Até lá, pode acontecer tudo, inclusive nada.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Protagonismo nacional fez de Aguinaldo Ribeiro o "craque do jogo" na aprovação da RT ao dá uma lição de que políticos e política são passageiros, mas o Brasil precisa andar.

Podem falar do ministro Fernando Haddad, do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, mas o “craque do jogo” na aprovação da PEC da Reforma Tributária foi o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas.

Primeiro, porque nenhum outro parlamentar teve, ou teria, a coragem para colocar a proposta debaixo do braço e aguentar a pressão, da direita e da esquerda. Ou, pelo menos, manifestou interesse. Articular é para poucos e muitos desses não se arriscam a peitar os dissabores que é encarar uma proposta do tamanho da reforma tributária, adiada há 35 anos.

Poderia ter jogado a toalha ainda em 2021, quando apresentou relatório da proposta de reforma tributária e, no mesmo dia, em um rompante, Arthur Lira extinguiu a comissão mista e enterrou o parecer de Aguinaldo. Uma saia justa difícil de esquecer e engolir.

Lira não engoliu o fato de Aguinaldo apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi, do MDB, à presidência da Câmara contra ele. À época, a decisão do presidente da Casa foi entendida como um ato de “vingança”.

Dois anos depois, novo governo, a proposta de reforma volta à discussão e Aguinaldo volta a ser escalado pelo presidente Lula e por Lira. Reconhecem não apenas a qualidade do texto, mas a capacidade de articulação e aglutinação do paraibano. 

Aguinaldo, após encerrada a votação, agradeceu aos parlamentares, aos governadores e prefeitos, aos que contribuíram, a sua equipe e repetiu que essa reforma não tem donos, nem lados, é de país. Deu uma lição de que a política e políticos são passageiros, e que o Brasil tem que andar. Ou seja, alguém tem que fazer. Se não for hoje, será amanhã. 

A foto, de mãos dadas com Baleia Rossi e Arthur Lira, ao final da votação em dois turnos, fala muito sobre engolir os sapos e fazer a coisa andar.

Claro, Aguinaldo não sai de mãos vazias. Consolida o prestígio já destacado em Brasília, no país e fora dele. A reforma tributária, muito do que o discurso de “quem é a favor ou contra o país”, é necessária. 

Se o texto aprovado é o ideal, mais adiante, saberemos. Mas, é preciso esquecer radicalismos, oposição por oposição e reconhecer os avanços e a parte do protagonismo que cabe a Aguinaldo. (com Sony Lacerda)

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Galdino crava rompimento entre Bruno e Romero: “Convivência difícil”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos) cravou, na tarde desta quinta-feira (06/07), em Cajazeiras, o rompimento político entre o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (PSD) e o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). A previsão de Galdino ocorreu após o almoço de Romero com Hugo Motta e Murilo Galdino, em Brasília.

“O rompimento vai acontecer, há uma convivência difícil com Bruno”, afirmou Adriano, em entrevista à Rádio Difusora de Cajazeiras. Galdino ainda disse que acredita na vitória de Romero a prefeito de Campina Grande em 2024. Ainda segundo o deputado, o grupo Cunha Lima está “cheio de fissuras”.

“O grupo [Cunha Lima] está dividido. Está cheio de fissuras. O grupo Cunha Lima não está mais unido, cheio de fissuras e a maior parte das pessoas estarão acompanhando Romero”, emendou Adriano Galdino.

Após o almoço com Hugo e Murilo, Romero se manifestou nas redes sociais e disse que assumiu compromisso com Republicanos para as próximas eleições. O partido deseja que o ex-prefeito concorra novamente ao Poder Executivo Municipal em 2024.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Lula garante pagamento do piso retroativo para enfermagem desde o mês de maio; veja o vídeo

O presidente Lula (PT) disse, nesta quarta-feira (5/7), que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está garantida no cargo. Também afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) pagará o retroativo do piso nacional da enfermagem desde maio deste ano.

Lula discursou na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília e tem como mote a retomada da participação popular na construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Enfermagem não é um trabalho menor”, disse Lula, no evento. “Quem vai limpar as pessoas, quem leva no banheiro, quem dá injeção é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha muito. Por isso tem que ser valorizado. A companheira Nísia tomou a decisão: ela vai pagar o piso, vai pagar o atrasado desde maio, e mais o décimo terceiro”, completou Lula.

Romero baterá martelo sobre filiação ao Republicanos esta semana

Pode estar próximo de chegar ao fim o imbróglio envolvendo a possível filiação do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) ao Republicanos. Nesta quarta-feira (5), o parlamentar revelou que se reunirá ainda esta semana com o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Hugo Motta, e com o deputado federal Murilo Galdino, comandante do partido em Campina Grande, para discutir seu futuro partidário.

A reunião, segundo ele, deve ocorrer em Brasília. “Vamos tentar bater um papo com o deputado Hugo Motta e com o deputado Murilo Galdino essa semana em Brasília. Conversei com Murilo ontem, mas vamos tratar sobre esse tema. Embora, a gente pense em manter um compromisso de aliança para futuro”, pontuou.

De acordo com a janela partidária, Romero tem exatos 15 dias para definição sobre permanência ou troca de agremiação, devido a fusão entre PSC e Podemos. A filiação do parlamentar ao Republicanos pode sacramentar uma possível candidatura à prefeitura de Campina Grande nas eleições de 2024.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

João avaliza nome de Daniella para PMCG em 2024

Caso decida disputar a Prefeitura Municipal de Campina Grande a senadora e presidente estadual do PSD, Daniella Ribeiro, já pode dizer que contará com um importante apoio. É que o governador João Azevêdo, que é do PSB, em entrevista à emissora de rádio de João Pessoa, nesta segunda-feira (3), se mostrou favorável a uma possível candidatura da parlamentar nas eleições de 2024.

Além do âmbito estadual, a parceria PSB/PSD/PP já acontece em João Pessoa e, a partir de agora, passa a não ser descartada a hipótese de que ela possa se repetir na rainha da Borborema. Para João, Daniella Ribeiro é um “nome extremamente importante e que tem uma história vinculada com Campina Grande”, disse.

“É um nome extremamente importante, que tem uma história vinculada a Campina Grande. Estaremos juntos, vamos nessa construção. E preciso fazer essa construção e estamos juntos, sem sombra de dúvidas”, disse o governador. A candidatura de Daniella recebeu no último sábado (1º) o aval do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que esteve em Campina grande a convite da senadora e defendeu o nome da parlamentar para a disputa na Rainha da Borborema.

Em João Pessoa, o PSB tem vaga de vice-prefeito com Léo Bezerra. Será que a sigla buscará repetir o formado em Campina Grande em 2024? Quem seria o nome do PSB a aparecer ao lado de Daniella como candidato a vice-prefeito de CG?

Iniciada hoje, Caravana da Rede Cuidar chega nesta quarta-feira em Itaporanga com atendimento médico especializado em cardiopediatria, pediatria e ortopedia.

Aberta ontem (2), pelo governador João Azevêdo, a Caravana da Rede Cuidar 2023 começou hoje (3) em Monteiro, no Cariri, e segue até o dia 15, levando a 13 municípios com atendimentos médicos especializados em cardiopediatria, pediatria e ortopedia. 

A Caravana estará no dia 4 em Princesa Isabel; dia 5 em ltaporanga; dia 6 em Cajazeiras; dia 7 em Sousa; dia 8 em Catolé do Rocha; dia 9 em Pombal; dia 10 em Patos; dia 11 em Picuí; dia 12 em Esperança; dia 13 em Guarabira; dia 14 em Itabaiana e dia 15 em Mamanguape.

Em Itaporanga, no Vale do Piancó, já está tudo pronto para receber a Caravana na próxima quarta-feira (5). De acordo com a Shirleyanne Brasileiro, diretora geral do Hospital Regional de Itaporanga (HRI), trata-se de importante iniciativa que é essencial para salvar vidas, um momento ímpar para centenas de crianças que precisam de atendiemento especializado.  

"O hospital estará o dia inteiro atendendo, inclusive tivemos recentemente a aquisição de cardiologista para nossa instituição que era uma demanda necessária há tempos. Muita coisa boa está acontecendo em nossa unidade hospitalar. A Caravana da Rede Cuidar é um programa gigantesco, essencial e precisamos fazer com que os municípios entendam a sua relevância", declarou Shirleyanne. 

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, conta com o trabalho de 100 profissionais, a maioria voluntários (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e odontóIogos), sendo 80 da Caravana e 20 locais.

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Arymatheus Reis, destacou a reestruturação das unidades de saúde do estado e a qualificação dos profissionais envolvidos na Rede Cuidar para garantir um atendimento eficiente à população. Já a coordenadora da Rede Cuidar, Juliana Soares, afirmou que a estimativa é de que mais de sete mil procedimentos sejam realizados nos municípios visitados pela Caravana.

Após elogios, Tovar confraternizou com João em camarote no Parque do Povo

A relação amistosa entre o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o governador João Azevêdo (PSB) voltou a chamar a atenção da crônica política na noite do último sábado (01/07), no Parque do Povo, em Campina Grande. 

O parlamentar prestigiou a presença do governador no camarote da senadora Daniella Ribeiro (PSD) no PP. Recentemente, o ex-líder da oposição na ALPB foi manchete depois de elogiar as medidas ecônomicas do Governo do Estado e as ações da gestão João Azevêdo em Campina Grande.

Hugo Motta convida genro do ex-deputado Genival Matias, Maycon Barreiro (tem raízes da cidade de Itaporanga) para concorrer à Câmara Municipal de João Pessoa

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, esteve reunido na última sexta-feira (30) com Maycon Barreiro, empresário, formado em administração de empresas e hospitalar, atualmente filiado ao Avante, e externou o convite para ele disputar as eleições municipais de 2024 e concorrer a uma das vagas da Câmara Municipal de João Pessoa pelo partido do deputado federal.

Hugo Motta conta com a larga experiência do empresário em campanhas políticas, tendo trabalhado nos pleitos de 2010, 2014 e 2018. Maycon é esposo da prefeita de Juazeirinho-PB, Anna Virginia (Avante) e exerceu a função de assessor político do saudoso ex-deputado Genival Matias, falecido em julho de 2020. 

Maycon tem raízes na cidade de Itaporanga, Vale do Piancó, terra de seus pais - que são das famílias Barreiro/Tolentino, tradicionais na política local.

domingo, 2 de julho de 2023

les nouvelles arrivent: Ex-prefeito Berguim se reúne com RP para ultimar detalhes das Novidades e Surpresas que vão Sacudir Itaporanga nesse segundo semestre

Um bom líder precisa ter boa estratégia, valores, princípios e sempre manter bom clima organizacional. Alguém que possui a capacidade de conduzir um grupo de pessoas, em uma equipe motivada, gerando bons resultados. Em se tratando da política de Itaporanga, Vale do Piancó, a real dimensão da sucessão municipal de 2024 pode ser lida diante da coragem e ousadia de se inserir com protagonismo.  

Preparando o terreno para a disputa vindoura, é que o líder político e ex-prefeito Audiberg Alves teve importante conversa com o jornalista e articulador político Ricardo Pereira, na manhã deste domingo (2/7), em João Pessoa, oportunidade que ambos puderam ultimar detalhes de grandes NOVIDADES e SURPRESAS a surgir nos próximos dias que vão SACUDIR o ambiente político em Itaporanga.

Esse encontro hoje de Berguim e Ricardo acontece quase um mês depois do que o deputado estadual Taciano teve com o jornalista visando as articulações e montagem de estratégias para a disputa eleitoral de 2024, e futuras também. "Olhar lá na frente pra o que pode acontecer. É isso que estamos fazendo ao sentar para montar um time forte visando as disputas majoritária e proporcional, em 2024", diz o ex-prefeito. 

Leia também Deputado Taciano diz em conversa com o blog que a oposição terá "time bastante forte para vencer em 2024" e promete surpresas para o segundo semestre em Itaporanga

Ao que tudo indica teremos uma eleição bastante acirrada, com uma campanha que começou mais cedo do que nunca e na qual muita coisa está em jogo. Peças do xadrez político estão sendo movimentadas e como um importante "coringa" nesse jogo Berguim faz lances como mestre que é. Resultado disso são as grandes NOVIDADES e SURPRESAS que começam a serem reveladas nos próximos dias. 

O ex-prefeito e o jornalista veem trabalhando nisso com lupa, sagacidade. Menosprezar não seria um bom conselho. Ora, em 2020 dois conglomerados tiveram quase 6.500 votos superando em quase mil votos a votação do atual prefeito que sagrou-se vencedor por causa da divisão deles na época. "Vamos vencer a disputa pela prefeitura, ano que vem, com foco e humildade. Nos próximos dias anunciaremos as novidades e surpresas que a gente vem trabalhando", enfatiza Berguim.

Nas coxias da política, nos bastidores, almoços e jantares, o foco é arrumar a casa, sentir as ruas e planejar a sucessão municipal sem tirar o olho das aproximações, conchavos, e dança das cadeiras. Vereadores, por exemplo, aguardam ansiosos a formação de grupos. Entre fervilhantes articulações, a escolha de parceiro é fundamental para o sucesso no pleito de 2024, elegendo o próximo prefeito.

Além da representatividade local, Berguim é um líder que sempre buscou o desenvolvimento do Vale como um todo. Tem energia, desprendimento e vontade de trabalhar pelo bem comum.  Fez uma gestão com ousadia, audácia, um legado volumoso de obras, é um homem que se doa pela comunidade. Uma virtude bastante importante e em falta nesses tempos. 

Ou seja, como disse certa vez um eloquente presidente americano: “A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos”. 

les nouvelles arrivent: "Vem novidade por aí".

Tenho dito. Quem viver, verá!