Gilberto desrespeitou a norma aprovada na última sessão da ALPB que regulamenta a volta das atividades presenciais (de maneira híbrida) na Assembleia. Apenas deputados e servidores vacinados contra a Covid-19 podem entrar na Casa de Epitácio Pessoa. Cabo Gilberto, no entanto, se dirigiu à Assembleia, e de posse de um exame negativo contra a Covid-19, entrou no prédio para participar da sessão. O parlamentar ainda não está vacinado contra a doença.
“A presença de vossa excelência no plenário vai sempre gerar esses constrangimentos”, disse Galdino, ao se direcionar a Cabo Gilberto. “Vossa excelência tem o seu direito? Sim, de não tomar a vacina. Mas o seu direito é pequeno em relação ao coletivo. E o seu direito fica menor ainda quando vossa excelência está atingindo o nosso bem maior, está colocando em risco o nosso bem maior, que é o direito à vida”, prosseguiu Galdino. A conduta do parlamentar será analisada pelo Conselho de Ética da Casa.O debate sobre a permissão ou não da presença do deputado Cabo Gilberto durou mais de 2 horas. O deputado Hervázio Bezerra (PSB) levantou questão de ordem para cobrar explicações sobre a presença do Cabo em plenário. Ele ameaçou se retirar da sessão caso Gilberto permanecesse em plenário.
Posteriormente, o deputado Manoel Ludgério (PSD), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, afirmou que já existe em tramitação um processo contra a atitude do deputado Cabo Gilberto. Segundo ele, a matéria deve ser apreciada na próxima semana pelo grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário