Vítima de infarto, na tarde desta quinta-feira (9), um paciente foi transferido da cidade de Itaporanga para João Pessoa em um avião do Corpo de Bombeiros Militar. João Bosco, 59, estava internado no Hospital de Conceição, onde reside, quando foi encaminhado pelo SAMU até o aeródromo Itaporanga.
O resgate aeromédico foi solicitado pela direção da unidade hospitalar de Conceição, e toda a transferência foi acompanhada por médicos e profissionais. O paciente já havia feito procedimento de cateterismo cardíaco, porém, sofreu um infarto na tarde de hoje e precisava ser transferido com urgência.
O voo dura cerca de 1 hora. Ao chegar à capital, João Bosco será avaliado por médicos e deverá passar por nova cirurgia. "Um atendimento rápido é essencial para o tratamento adequado e sobrevida dos pacientes vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)", afirmou o médico capitão Guimarães, que atuou no resgate do paciente.
Como tempo é músculo, é vida, ao receber a demanda a Central de Regulação do Estado prontamente articulou com as equipes do Corpo de Bombeiros e Hospital Metropolitano, a transferência, e toda logística necessária para a viagem começou a ser estabelecida.
O resgate aeromédico por meio do Grame teve início na Paraíba em novembro de 2021. A primeira paciente atendida foi uma idosa de 60 anos que foi trazida de Princesa Isabel ao Metropolitano. No mesmo mês aconteceu ainda o segundo resgate, também de Princesa Isabel, e a repatriação de uma criança paraibana que estava internada em São José do Rio Preto, em São Paulo. Todas as missões foram realizadas com sucesso no Hospital Metropolitano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário