domingo, 22 de janeiro de 2012

Eleições 2012: projetando renovação de 60% a disputa por uma vaga de Vereador em Itaporanga será acirradíssima III

Quem passará pelo funil eleitoral?
Pois bem, nestas eleições a disputa porporcional em Itaporanga pode perfeitamente ser dividida em três grupos: o da Morte, o Kamikaze e o  Emergente.
I - o Grupo da Morte em que 09 (nove) candidatos, chamado 'Os Grandes', terão uma luta fraticida por 05 (cinco) vagas, são: Lula da Farmácia, Duvan, Erivaldo Rufino e Zé Queiroz [atuais vereadores], além de Joaquim Salviano [ex-vereador], Ricardo Pinto [secretário Chefe de Gabinete], Isabele Mendes [filha do secretário de Saúde], Márcio Rodão [ex-vereador] e Zé Armando [neto do ex-prefeito Will];
II - o Grupo Kamikaze em que 04 (quatro) candidatos, sendo três novatos, brigarão por três vagas, são: Ubiramar Pita, Zé Porcino, Jailson de Zeca e Hélio do Bar. Isso numa provável coligação entre PMDB e PTB.
O termo 'Kamikaze' é uma referência ao atual vereador Saulo que nessa conjectura inevitalvemente ficaria na terceira suplência do bloco, já que o ex-vereador Antônio Caetano sempre obteve mais de 300 votos em eleições e mesmo assim figura sempre na suplência;
III - o Grupo Emergente onde situa-se um bloco de partidos nanicos tendo como maior expoente o PTN e Cia, contando ainda com a pretensão eleitoral do PSC e PPS, que podem supreender na disputa, quando pretendem conquistar, pelo menos, três vagas. Trata-se de um bloco emergente com bastante influência no tabuleiro eleitoral, devido a militância de base que agrega. No meios políticos, esse bloco é visto como importante peça dentro do jogo, já que o grupo tem o que oferecer - não só na chapa de vereadores, como também na própria disputa majoritária.
É válido reconhecer que um ponto a favor dos grande é que já têm experiência neste campo e sabem se situar dentro do cenário da disputa. Deste grupo o PSDB, partido do prefeito, leva uma ligeira vantagem por conta da conjuntura a que está inserido, entretanto, o destino de algumas lideranças políticas  pode ser nebuloso mesmo apostando suas fichas este ano para não serem extintas de vez da política local.
Esta é realidade da conjectura política que aponta o rumo da eleição municipal que se avizinha. Será, sem dúvidas, a disputa mais acirrada dos últimos tempos na busca por uma vaga na Câmara Municipal de Itaporanga. 

Nenhum comentário: