quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deputado Branco Mendes propõe alteração em jornada de trabalho de motoristas de ônibus

O deputado estadual Branco Mendes (DEM) apresentou projeto de lei para que as empresas permissionárias e/ou concessionárias do sistema de transporte intermunicipal sejam obrigadas a promoverem a escala de dois motoristas para cada viagem com distância igual, ou superior, a 300 quilômetros. A preocupação é com os elevados índices de acidentes graves ocasionados, muitas vezes, pelo cansaço de motoristas obrigados a uma jornada de trabalho excessiva.
Branco Mendes lembrou, para justificar o projeto, de um recente acidente envolvendo um ônibus da Expresso Guanabara, que realizava o trajeto João Pessoa/Cajazeiras. Como saldo do ocorrido houve sete vítimas fatais, entre as quais o próprio motorista, Aderaldo Fernandes da Silva; além de cerca de 15 feridos.
O projeto de Branco Mendes estabelece uma alternativa: “se preferirem, em vez de dois motoristas por viagem, as empresas poderão optar por manter pontos de apoio, ao longo do trajeto de suas viagens, a fim de que o motorista possa descansar, por duas horas, a cada quatro horas consecutivas de trabalho, sendo substituído por outro motorista efetivamente descansado”.

Nenhum comentário: