quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade é aberta em Nova Olinda com caminhada debaixo de chuva

A Paróquia de Nova Olinda celebrou missa que marca a abertura da Campanha da Fraternidade.
A comunidade católica reunida, pouco depois das 16h, iniciou o momento orante no qual o Pe. João Romão dizia que "iniciamos o momento em que somos chamados a refletirmos os quarenta dias nos quais Jesus foi tentado, além de ter apresentado o tema e o lema da CF".
Em seguida uma grande cruz foi apresentada e jovens da paróquia (em grande parte jovens do EJC) a carregaram em toda a caminhada. Na frente do hospital houve uma parada e um momento orante, visto que a Campanha da Fraternidade traz em seu tema 'Fraternidade e Saúde Pública' e assim, esta oração foi feita pelas instituições da saúde, pelos enfermos e pelos profissionais com ela comprometidos.
Após a saída do hospital iniciou-se uma chuva razoavelmente forte, mas mesmo assim os fiéis continuaram em caminhada. Ao passarem pelo PSF localizado à Rua Duque de Caixas houve uma rápida oração, visto que a chuva continuava. Mas cada vez mais a comunidade seguia orante na caminhada, que se dirigiu até a Igreja Matriz onde a missa foi celebrada.
O grupo de jovens da Comunidade Andreza realizou uma apresentação artística onde mostrava as duas realidades da saúde: primeiramente um profissional que realizava um mal atendimento, sem sequer dar atenção ao enfermo; por outro lado, um profissional atendia a todos com a devida atenção e com observância do estado de saúde.
Em suas palavras, o vigário comentando a Liturgia da Palavra dizia que a citação bíblica "rasga o coração e não as vestes" JL 2,13a. Significa que devemos "rasgar" tudo aquilo que nos sufoca, que nos atrapalha e que tal como dizia o salmista, Deus atende nossas súplicas elevadas pela oração. Diante do Santo Evangelho ele destacava dois pontos importantes: quando ajudamos os outros, não devemos espalhar tal notícia, mas Deus que está vendo é o único que precisa saber. 
Dizia ainda o Pe. João que devemos rezar a Deus e sempre mantermos esse contato, fazendo-o de forma contrita e assim, sem alarde, mas no silêncio do seu particular contato com Deus. Refletindo sobre a CF, o padre relembrava casos em que a mídia nacional noticiou em que remédios foram queimados. O mesmo dizia ainda que a mídia mostrou casos bonitos de pessoas que dão atenção à saúde em locais de difícil acesso, mas como ele destacava, a saúde ainda tem muito a melhorar, ainda existem localidades que não a oferecem da forma que todos merecem.
Em seguida, após a oração sobre as cinzas, todos os fiéis as receberam, neste dia a eles dedicado. (com Zé Filho [Pascom]/nsrno.blogspot.com)  

Nenhum comentário: