quinta-feira, 14 de abril de 2011

7ª Gerência Regional de Saúde realiza reunião com municípios do Vale do Piancó para debater a PPI

A regionalização da assistência aos pacientes, uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi tema de debates, ontem (13), no Plenário da Câmara Municipal de Piancó, durante reunião de secretários municipais da Saúde, trabalhadores e usuários do SUS no Vale do Piancó. O evento foi aberto pelo Gerente da 7ª Regional de Saúde, Antônio Leite (foto), visa conhecer com mais detalhes a Programação Pactuada Integrada (PPI), desenvolvida na região.
As discussões prosseguiram com as apresentações dos serviços prestados pelos municípios de Piancó, Itaporanga e Conceição, sugestões e esclarecimentos de dúvidas sobre os dois programas, reforçando um dos pilares do SUS, o controle social. Na oportunidade a prefeita de Piancó, Flávia Galdino, ressaltou a importância do atendimento regionalizado para a consolidação dos princípios do SUS e lembrou da grande extensão geográfica do Vale do Piancó, com 20 municípios, permeados de diferenças sociais, econêmicas e culturais.
"O trabalho do Estado agora é de integração para desarmar conflitos  interesses entre os municípios, estabelecendo um pacto solidário de atenção à saúde. O fato de um equipamento estar no município não significa que seja de propriedade dos municípes. Estamos com um mamógrafo, um desintometro e vários outros equipamentos, e esses servirão a todos, indistintamente", disse a prefeita. 
Acesso Garantido
O desafio de regionalização, considerado crucial pelo Gerente da 7ª Regional de Saúde, é uma das prioridades da região do governador Ricardo Coutinho, a PPI planeja o destino de recursos federais e estaduais para a execução dos serviços de saúde de média e alta complexidade, desde consultas especializadas até cirurgias, por meio de um pacto solidário entre gestores municipais. O objetivo é melhorar o acesso dos paciente a todos os serviçoes de saúde, e terá um ajuste em maio do ano em curso. A intenção é evitar que os usuários precisem viajar grandes distâncias em busca de atendimento.
Outros Eventos
Até o prazo final para o ajuste da PPI, outras reuniões serão realizadas. Gerentes executivos da Secretaria Estadua de Saúde estarão participando dos próximos encontros, dando o suporte necessário para que as reuniões fluam positivamente. (Ascom)

Nenhum comentário: