domingo, 21 de novembro de 2010

PB na rota do narcotráfico: Drogas que chegam em Itaporanga, Piancó e Coremas podem ser oriundas da Colômbia e indica elo de ligação com as Farc

Em 11 de junho de 2009 publicamos matéria aqui no blog (que você confere neste link: http://rpscom.blogspot.com/2009/06/pf-investiga-se-droga-que-chega-paraiba.html) sobre as constantes operações policiais que levaram para a prisão dezenas de traficantes, que atuavam principalmente nas cidade de Itaporanga e Coremas. A que rendeu mais manchetes na imprensa estadual foi a Operação "Rede de Arrasto", sob comando do delegado Dr. Cristiano, que prendeu uma quadrilha de 37 traficantes.
Outra operação: a "Conexão do Sertão", também ganhou destaque na imprensa, desencadeada pelas policias Militar e Federal prendeu grupo em Itaporanga que teria ligação com ninguém menos que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), após análise de documentos e depoimentos feito pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
Na época descobriu-se indicativos de até roubos de avião para troca por drogas e armas. Depois da negociação feita a droga era trazida pela fronteira e entrava no Brasil, depois encaminhada para todo o Nordeste e na Paraíba era distribuída em municípios do Sertão como Itaporanga, Piancó, Patos, Coremas e Pombal. O elo de ligação com as Farc seria um detento identificado como 'Rildo', preso no Estado do Maranhão.
Neste domingo (21) excelente matéria (de João Paulo  Medeiros) publicada no Jornal da Paraíba mostra como o tráfico de drogas tem atormentado populações de pequenas e grandes cidades e a Paraíba se transformou em rota e destino para grandes traficantes da Bolívia, Colômbia e Peru. Somente nos últimos três anos, foram mais de 470 quilos de crack e cocaína e mais de uma tonelada de maconha apreendidos pela Polícia Federal na Paraíba. Mas os especialistas acreditam que o número represente apenas uma pequena parcela do entorpecente que circula no Estado.
Um estudo sigiloso feito em conjunto pelas gerências de inteligência dos nove Estados do Nordeste revela os caminhos seguidos pelos narcotraficantes para escoar a droga das fronteiras brasileiras até a Paraíba e os demais estados nordestinos. Drogas como o crack, a cocaína e a pasta base têm como fornecedores traficantes da Bolívia e Colômbia. A pasta base ingressa no país através do Mato Grosso e é deslocada para a Paraíba e estados vizinhos. O Peru, por não possuir condições de refino, fornece a pasta de coca, que entra no Brasil pelo estado do Acre.
No início do mês de agosto deste ano agente federais apreenderam no Bairro de  Bodocongó, em Campina Grande, cerca de 14 quilos de crack, balanças de precisão e armas. A droga estava dividida em tabletes e em cada um deles havia uma marca, que seria um sinal de que ela teria sido produzida em um dos cartéis de droga colombianos.
Confira a íntegra da matéria: http://jornaldaparaiba.globo.com/noticias.php?cat=1

Nenhum comentário: