quarta-feira, 3 de julho de 2024

Mídia nacional aponta Hugo Motta como escolhido em Portugal à sucessão de Arthur Lira

Ganhou reprodução na mídia nacional a informação apontando o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) como sendo nome escolhido para sucessão do presidente Arthur Lira (PP) na Câmara dos Deputados, cuja eleição acontece em 02 de fevereiro do próximo ano. 

Segundo a informação, a escolha se deu nos bastidores do Seminário Internacional liderado (12º Fórum Jurídico de Lisboa) pelo ministro Gilmar Mendes, em Portugal, onde estiveram diversos líderes políticos, inclusive Arthur Lira e o paraibano Aguinado Ribeiro.

Como reação à notícia, Hugo Motta, que é líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, insiste em afirmar que defende o nome do presidente do seu partido, Marcos Pereira, para a presidência da Casa. Entretanto, o nome de Hugo Motta é mais palatável à esquerda e ao Palácio do Planalto, bem como, à Direita e boa parcela do 'bolsonarismo' também. 

Além de Hugo Motta (REP-PB), estiveram em Lisboa outros cinco postulantes à sucessão na Câmara: Antonio Brito (PSD-BA); Doutor Luizinho (PP-RJ); Elmar Nascimento (União Brasil-BA); Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL); e Marcos Pereira (Republicanos-SP). 

O candidato de Arthur Lira é Elmar Nascimento, que não tem conseguir emplacar maioria confortável para alcançar a vitória. Hugo Motta é a 'bola da vez' que conseguiria o consenso para se tornar o próximo presidente da Câmara. 

Eis o teor, na íntegra, da informação:

Sucessão definida

O “Gilmarpalooza” se consolidou como um dos grandes eventos do Brasil no exterior. Se na edição passada, o acordo para preservar a cabeça do presidente da Câmara lá foi selado, desta vez, foi fechado um acordo entre os líderes partidários sobre quem será seu próximo presidente. O jovem deputado Hugo Motta, de apenas 34 anos, foi o escolhido.

Nenhum comentário: