Descendente de uma linhagem forte, de uma raça admirável, que se orgulha de pertencer à família mais destacada e importante de Itaporanga, que fundaram a Vila de Misericórdia e dela fizeram um município promissor. Eu já tive oportunidade de escrever um pouco sobre dona Ivete Pinto em texto (Veja Aqui) publicado na revista 'Itaporanga 144 Anos de História', editada por mim em janeiro de 2009 (com textos sobre outras personalidades também).
Dona Ivete Pinto e a tia Salomé Pedrosa, cada qual ao seu tempo, são mulheres que tiveram um papel fundamental na construção da história de Itaporanga. A primeira síntese da altivez de todas as mulheres de Misericórdia, enquanto, a segunda com presença e firmeza formou líderes que balizaram a base do desenvolvimento do município para se tornar a pujante cidade que vemos hoje em dia. É imprescindível aos mais jovens saber a história de sua terra, de onde vieram. Um povo sem memória não tem história.
Seu pai, autodidata João Silvino da Fonseca, de arma na mão lutou na Revolução de 1930 defendendo Misericórdia do ataque dos homens do coronel Zé Pereira (de Princesa Isabel), que recuaram. Teve um tio Hormisda Teódulo prefeito, um cunhado Soares Madruga deputado (vários mandatos) e governador, o marido José Moacir Pinto prefeito, o irmão José Silvino prefeito, a filha Kátia Pinto única prefeita que Itaporanga teve, o genro Djaci Brasileiro deputado (quatro vezes) e prefeito, e o neto Djaci Júnior é o atual vice-prefeito do município.
Com todos os destaques recebidos ao longo da sua vida, maiores virtudes que tem os contemporâneos são o seu exemplo de mulher digna, leal, guerreira e justa. Apesar de todo requinte com que foi criada, é de uma simplicidade absurda. Mulher de fibra, de visão e, sobretudo, bem à frente do seu tempo, é também conhecida por ser exímia contadora de histórias, por ser um baú vivo da história de Itaporanga. Mãe, avó e bisavó espetacular, amorosa, protetora. Abaixo, algumas imagens da festa (clique nelas para ampliar)
Soube ser leal mesmo com adversários políticos e guerreira nos momentos decisivos da sua vida. Nunca desejou assumir cargo político, mas isso não a impedia de estar presente e atuante nas questões mais importantes do município que sempre buscou alavancar econômica e politicamente. E aqui estamos nós, abordando os 90 anos de uma mulher que engajou o empoderamento feminino na sociedade para torná-las protagonistas de suas próprias histórias.
Imaginem vocês leitores (mais jovens), desse humilde blog, isso numa sociedade repleta de obstáculos. Dona Ivete Pinto conseguiu se destacar, sobressair, liderar. E hoje as mulheres estão ocupando posições de liderança em diversos setores, incluindo política, negócios e educação, deve-se em muito as mulheres lá de trás que são símbolo da pedra preciosa a irradiar a coroa majestosa da nossa 'Rainha do Vale'.
Parabéns, dona Ivete Pinto. Itaporanga se orgulha e se regozija de sua história em prol desta terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário