sábado, 25 de maio de 2024

Loja Maçônica 20 de Outubro entrega kits para gestantes de localidades carentes de Itaporanga

Em mais um ano, a Loja Maçônica 20 de Outubro através do seu Venerável Mestre Sieldo juntamente com sua Fraternidade Feminina e com a ajuda de colaboradores, promove a Campanha das Mães Gestantes Carentes, através da doação de Kits,  sorteio de brindes,  distribuição de lanche e palestras com profissionais de saúde. 

Esse ano, foram atendidas 30 gestantes das localidades Conjunto Chagas Soares e Vila Mocó. Cada kit entregue era composto de: banheira, fraldas descartáveis, fralda de tecido, lavanda, pomada anti assadura, lenço umedecido, sabonete, saboneteira, cotonete, mamadeira, roupinha para o bebê e roupa para mãe. 

Foram sorteados entre as presentes: 02 cercadinhos, 1 banheira com suporte e 1 ninho de berço. "Através dessa campanha, conseguimos desempenhar atividades voltadas a promoção de uma gestação saudável e responsável, orientando sobre os primeiros cuidados com o bebê e levar apoio e solidariedade para essas gestantes, nesse momento tão importante de suas vidas", comentou o Veneráve Mestre Sieldo.

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Coordenador do DNOCS-PB, Alberto Gomes assina escrituras de lotes realizando o sonho de mais de 30 anos para 53 famílias no perímetro irrigado Sumé

O Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Paraíba (DNOCS/PB), Alberto Gomes Batista, deu início nesta sexta-feira (24) a concretização de um sonho de mais de 30 anos para 53 famílias do perímetro irrigado Sumé. Ele esteve pessoalmente no cartório de Sumé, na região do Cariri Ocidental, efetivando a assinatura das escrituras dos lotes habitados por essas famílias. 

Em verdade, trata-se de uma grande conquista após 30 anos de luta agora tornando-se realidade com o apoio do presidente Lula, da senadora Daniella Ribeiro, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e do Diretor Geral do DNOCS, Dr. Fernando Leão. Os títulos escriturados garantem a posse legal da terra para os agricultores e comunidades locais, além de oferecer estabilidade para o desenvolvimento agrícola e econômico da região. 

"A concretização deste sonho que estamos realizando é fruto do esforço de todas essas lideranças citadas que atendem o pleito de dezenas de famílias que ali residem. A realização do sonho de toda uma vida para essas famílias. O Dnocs está empenhado em contribuir para o sucesso de iniciativa como esta e continuará à disposição para todas as ações que visem o bem-estar dos paraibanos", comentou Alberto Gomes. 

Os títulos de terra também tem um impacto social positivo, uma vez que contribuem para a redução dos conflitos de terra e proporcionam estabilidade para as famílias que dependem da agricultura como fonte de subsistência. Isso, por sua vez, pode impulsionar o crescimento econômico local e, ainda, melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. 

Mandato de Adriano Galdino é salvo não pelo recuo, mas pela incompetência do PSDB...

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (24) suspender a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionava a eleição antecipada do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos). A demanda judicial havia sido protocolada pelo PSDB, que, no primeiro momento, protagonizou um jogo de empurra. As lideranças locais culparam a executiva nacional. O ato contínuo do partido foi pedir a ineficaz retirada do processo e se desculpas com a alegação de que “foi sem querer querendo”, no melhor estilo do televisivo Chaves.

A história acabou tendo final feliz para Galdino, não pelo recuo do PSDB do ex-deputado Pedro Cunha Lima, mas pela incompetência do partido na elaboração da ação. Me explico melhor: em caso de ADI, não é admissível desistência da ação. Quando ela ocorre, tem apenas aspecto formal, mas não altera o curso do julgamento. Acontece que ao analisar a matéria, o ministro Edson Fachin foi alertado pela defesa de Galdino de erro insanável na inicial da acusação, que contestava um dispositivo legal já revogado. Trata-se da Emenda 16 de 2003, que permitia a antecipação da eleição.

Depois do argumento apresentado pela Procuradoria da Assembleia Legislativa, o ministro extinguiu o processo sem análise do mérito. A Emenda 16 foi substituída pela Emenda 53, que também permitia a antecipação da eleição, porém, ela não foi alvo da ADI proposta de forma atrapalhada pelo PSDB. Com isso, Adriano Galdino continua elegível e pronto para assumir o comando do Legislativo paraibano por mais um biênio.

“A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba peticionou no eDoc 12 comunicando que o ato impugnado na presente ADI (Emenda Constitucional 16/2003 do Estado da Paraíba) está revogado. Juntou certidão oficial da Secretaria da Casa Parlamentar comprovando a revogação da norma pela Emenda Constitucional nº 53/2023. É o resumo do ocorrido no feito. Impõe-se o reconhecimento de que houve perda superveniente de objeto da presente ADI”, diz a decisão.

Apesar da trapalhada, a história teve final feliz para todos os lados, já que os dirigentes do PSDB, pelo menos oficialmente, alegam que não queriam questionar o mandato de Galdino. A trapalhada gerou mágoa na relação entre PSDB e Republicanos, mas o trabalho agora, pelo que foi apurado pelo blog, será de apaziguamento da relação.

Com Suetoni

A partir de segunda-feira a Paraíba estará com todos os seus municípios liberados para ativação da Internet 5G

A partir da próxima segunda-feira (27/05), as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz vão poder solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 236 municípios brasileiros dos quais, pelo menos, 140 são da Paraíba. A Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, divulgou as informações nesta quarta-feira (20), após uma reunião interna na sede da empresa.

A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.

Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5GHz chegará a 4.134, nos quais vivem pouco mais de 189 milhões de brasileiros – aproximadamente 88,6% da população do País.

Com a antecipação desses 236 (duzentos e trinta e seis) municípios, os Estados da Paraíba (PB), Rondônia (RO) e Tocantins (TO) estão totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Com essa liberação são 15 UFs (AL, AP, DF, ES, MA, PB, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados.

João Azevêdo recebe título de ‘Mestre de Obras’ e a "colher de pedreiro, símbolo de Zé Maranhão, entregue pela desembargadora Fátima Maranhão

O governador João Azevêdo (PSB) foi homenageado, nesta quinta-feira (23), com o título de ‘Mestre de Obras’. A honraria, em menção ao ex-governador e ex-senador José Maranhão, foi entregue pela desembargadora Fatima Bezerra, viúva do emedebista.

Das mãos da magistrada, o governador recebeu a “colher de pedreiro” que pertenceu a Maranhão, e quer era símbolo das suas campanhas eleitorais. “É com imensa honra que recebo a transferência do título de mestre de obras, como era conhecido o saudoso governador José Maranhão, que deixou um legado de muito trabalho em toda a Paraíba, e a colher de pedreiro tem toda essa simbologia. Eu agradeço à desembargadora Fátima Bezerra Maranhão pelo gesto que me emociona e aumenta a minha responsabilidade de trabalhar ainda mais pelo nosso estado”, destacou o governador João Azevêdo.

Maranhão faleceu em fevereiro de 2021 em decorrência de complicações da Covid-19. Estava no mandato de senador pela Paraíba.

ASSISTA: Filho do prefeito de Barra de São Miguel viraliza com imitação do governador João Azevedo

Em um vídeo que vem ganhando destaque nas redes sociais, Gabriel Truta, filho do prefeito de Barra de São Miguel, demonstrou seu talento para o humor ao imitar a voz do governador da Paraíba, João Azevedo. Ao lado do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e de outros políticos, Gabriel faz uma paródia cômica em que responde, no lugar do governador, sobre uma possível candidatura ao Senado Federal em 2026.

A performance arrancou gargalhadas tanto de Aguinaldo Ribeiro quanto de outras pessoas presentes. A gravação, postada nesta quinta-feira (23), rapidamente se tornou viral, atraindo comentários e reações de usuários que elogiaram a habilidade humorística de Gabriel. A imitação bem-humorada, que capta com precisão os maneirismos vocais de João Azevedo, destaca-se pela leveza e bom humor em meio ao cenário político, proporcionando um momento de descontração.

O teor da resposta também chamou atenção, sobretudo porque interferirá diretamente nas decisões da família Ribeiro em 2026. Com João permanecendo governador, quem é cotada para a vaga na chapa é a senadora Daniella, que vai para reeleição. Já se João deixar o mandato, quem assume o governo é Lucas Ribeiro, que poderá pleitear uma reeleição.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Natural de Santana dos Garrotes, Janguiê Diniz (com patrimônio de R$ 3,3 bilhões) é único paraibano bilionário no Brasil; Veja os paraibano(a)s na lista das pessoas mais ricas do país...

Janguiê Diniz (Ser Educacional / Ininassau / Faculdade Joaquim Nabuco)

Natural de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional – Que inclui a Faculdade Maurício de Nassau – foi citado recentemente como sendo o único paraibano bilionário em todo o Brasil, seu patrimônio é estimado em R$ 3,3 bilhões. Além do setor da educação, Diniz tem sido bastante ativo em investimentos do setor imobiliário e de startups, ocasionando em uma gradativa ascensão dos fundos.

Eduardo Carlos (Grupo São Braz, TVs Cabo Branco/Paraíba, Braz Motors)

Após a morte de seu pai, José Carlos da Silva Jr, Presidente da São Braz, Eduardo se uniu aos seus dois irmão – Ricardo e Eliane – no conselho da companhia. Em 2023, a empresa faturou cerca de R$ 1,5 bilhão, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. A expectativa da marca, bem como do empresário, é do faturamento chegar a R$ 1,8 bilhão ainda neste ano.

Hulk (Atleta)

Nascido em Campina Grande, o atacante e craque do Atlético-MG também é dono de uma coleção de carros luxuosos e de um jatinho. Na capital João Pessoa, o paraibano possui um empreendimento de hotelaria avaliado em R$ 80 milhões, próximo ao litoral, chamando a atenção de turistas pela classificação de 5 estrelas. Seu patrimônio, no total, é estimado em R$ 600 milhões, fortuna composta não apenas pelos salários do clube, como também de imóveis e investimentos ao longo da carreira.

Roberto Santiago (Manaíra Shopping / Mangabeira Shopping)

Com família natural de João Pessoa, o empresário Roberto Santiago, dono dos dois principais shoppings da capital – Manaíra e Mangabeira – em entrevista concedida na última semana, relatou que iniciou sua trajetória no empreendedorismo ao lado de seu pai no ramo do café. Após anos de tratativas relacionadas a venda de terrenos, construiu uma de suas principais realizações no mundo dos negócios, o Shopping Manaíra, sendo este, um dos 80 mil loteamentos que ele considera ter comercializado na década de 80.

Gkay (Humorista / Influencer Digital)

Natural de Solânea, Gessica Kayane Rocha de Vasconcelos, ou como é popularmente conhecida, Gkay, tem seu conteúdo voltado para o humor e vlog, registrando muitas vezes momentos de sua vida. De acordo com o jornal, O Globo, a paraibana possui um patrimônio que gira em torno de R$ 20 milhões a R$ 50 milhões. Conforme publicação do veículo, a influencer não cobra menos de R$ 40 mil para gravar story em seu Instagram, rede social onde ultrapassou os 20 milhões de seguidores. Sem contar seu faturamento com filmes e séries protagonizados como estrela na distribuidora Netflix.

Juliette Freire (Influencer Digital)

Natural de Campina Grande, a vencedora do BBB21, ganhou, na edição daquele ano, cerca de R$ 1,5 milhão. Porém, na tentativa de elevar ainda mais seu patrimônio, Juliette investiu na área do entretenimento e da música, dando shows por onde passa e ganhando dinheiro como cantora. Nas redes socias, estima-se que a influencer cobre até R$ 400 mil por publicidade, o que resulta em um potencial aumento de seu capital, além de contratos com marcas famosas, como a Samsung.

Moraes ironiza frase de Eduardo Bolsonaro sobre fechar o STF: ‘Cabo, soldado e coronel estão presos’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ironizou nesta quarta-feira uma fala antiga do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de que seriam necessários “um soldado e um cabo” para fechar a Corte. De acordo com Moraes, o “cabo, o soldado, o coronel” estão presos e o STF segue funcionando.

A declaração ocorreu durante seminário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Moraes, sobre inteligência artificial, democracia e eleições. Sem referir-se diretamente a Eduardo, o ministro afirmou que “todos se recordam” da fala, gravada em 2018. Em seguida, fez menção aos ataques golpistas do 8 de janeiro e às investigações que tiveram militares como alvos. As informações são do O Globo.

“Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal. O cabo, o soldado, o coronel, estão todos presos. E o Supremo Tribunal Federal aberto, e funcionando. Mas se disse que bastaria um cabo e um soldado”, declarou Moraes. Para o ministro, o confronto ao Judiciário foi uma das estratégias do que ele chamou de “novo populismo”, e que teria levado ao 8 de janeiro.

“Como não foi um cabo e um soldado, foram milhares de pessoas que destruíram o prédio do Supremo Tribunal Federal. Se foi para o confronto ao Judiciário, para tentar, exatamente, garantir esse novo populismo”.

A fala de Eduardo Bolsonaro ocorreu em julho de 2018, em um curso para interessados em prestar concursos públicos. Após ser questionado sobre uma eventual ação do STF para impedir a posse de seu pai, Jair Bolsonaro, que concorria pela primeira vez à Presidência, o deputado federal respondeu:

“Aí já está encaminhando para um estado de exceção. O STF vai ter que pagar para ver. E aí, quando ele pagar para ver, vai ser ele contra nós”, disse Eduardo, acrescentando depois: “Será que eles vão ter essa força mesmo? O pessoal até brinca lá: se quiser fechar o STF, você sabe o que faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo”.

O vídeo ganhou repercussão a poucos dias do segundo turno das eleições daquele ano. Na época, Eduardo afirmou que citou uma “brincadeira” e disse nunca ter defendido o fechamento do STF.

Relatora do Perse, Daniella Ribeiro participa de sanção do projeto que beneficia 30 setores de eventos com R$ 15 bilhões para benefício fiscal

Relatora do texto do Novo Perse (PL 1026/24), no Senado Federal, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou na tarde desta quarta-feira (22) da sanção da matéria pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O PL, agora, se torna oficialmente lei e garante o teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado para socorrer o setor durante a pandemia de covid-19, até 2026. Na ocasião, Daniella destacou a importância do Perse para a garantia de milhares de empregos em todo o país, por meio dos setores de eventos e entretenimento, além da permanência de hotéis, restaurantes, casas de shows e demais empreendimentos ligados ao setor. Um socorro emergencial e necessário, segundo a senadora.

Os incentivos abrangem quatro impostos federais IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. A isenção total permanece em 2024. O benefício será aplicado para empresas de lucro real ou presumido. Mas as companhias de lucro real terão a cobrança retomada de IRPJ e CSLL, integralmente, em 2025, sobre o lucro. Para essas empresas, o incentivo fiscal que zera os impostos permaneceria apenas sobre cobranças de PIS e COFINS, até 2026. Já para as empresas de lucro presumido, permanece a isenção total, sobre os quatro impostos, também até 2026.

terça-feira, 21 de maio de 2024

Vídeo: Tibério diz que Governo da Paraíba deve anunciar 5 mil vagas em concursos ainda neste ano

O secretário de Administração, Tibério Limeira, anunciou que o Governo da Paraíba deve anunciar mais de 5 mil vagas em concursos públicos para cargos no Estado ainda em 2024. Declarações foram dadas durante entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba, da Rede Pop de Rádios, na tarde desta terça-feira (21).

De acordo com Tibério, o governador João Azevêdo deve lançar os editais dessas vagas até o final deste ano. São concursos para Educação, Polícia e Bombeiro Militar, Polícia Penal, Secretaria de Cultura, setor de obras, Controladoria Geral do Estado, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Confira detalhamento de algumas vagas para concursos públicos na Paraíba:

Educação: 2.000 vagas para professores, assistente social e psicólogo

Polícia Militar e Bombeiros Militar: 1.100 vagas

Setor de obras: 200 vagas

Cagepa: 74 vagas

Secretaria de Cultura: 33 vagas (podendo chegar a 40)

Controladoria Geral do Estado: 12 vagas

Assista:

TJPB publica editais para preencher vagas de desembargador abertas após João sancionar aumento de 19 para 26

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publicou nesta terça-feira (21) sete editais para o provimento de vagas no cargo de desembargador. A medida se dá após a sanção, pelo governador João Azevêdo, da Lei Complementar nº 193, que reestruturou o 2º Grau do TJPB, criando sete novos cargos. Com a sanção, o número de desembargadores no Tribunal passa de 19 para 26.

Os editais, que podem ser acessados no Diário da Justiça Eletrônico, estabelecem os critérios e prazos para inscrição dos magistrados interessados em ocupar as vagas, tanto por antiguidade quanto por merecimento.

Inscrições abertas para magistrados

Magistrados interessados em concorrer às vagas por antiguidade devem se inscrever no prazo de cinco dias a partir da data de publicação dos editais. Já para os que desejam concorrer por merecimento, o prazo é de 15 dias. As inscrições devem ser feitas por meio do sistema ADMEletrônico do TJPB.

MP e OAB também podem indicar candidatos

O Ministério Público da Paraíba e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba, também podem indicar nomes para compor a lista tríplice de candidatos a desembargador. As instituições têm até 30 dias para apresentar suas indicações, que devem ser feitas em lista sêxtupla.

Ampliação do 2º Grau

A criação de novos cargos de desembargador é vista como uma medida importante para fortalecer o 2º Grau do TJPB e reduzir o tempo de tramitação dos processos. A expectativa é que a medida contribua para a celeridade da justiça e a efetividade das decisões judiciais.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Conta de água sofre reajuste e vai ficar mais cara a partir de junho, na Paraíba.

A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou o reajuste de 9,97% na estrutura tarifária da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Essa resolução foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (18). Os novos valores começam a valer a partir de 17 de junho.

Os aumentos atingem as categorias residencial, comercial, industrial e pública. Também foram aprovados reajustes nos valores das multas aplicadas pela Cagepa. Somente os consumidores beneficiados pela tarifa social não serão afetados com o aumento.

A tarifa residencial na faixa de consumo até 10m³ – que envolve a maioria dos clientes – deve sair dos atuais R$ 46,28 para 50,89. Somado ao esgoto que ficará em R$ 40,71, a fatura mínima sairá de R$ 83,30 para R$ 91,60.

Já a tarifa social, que não terá aumento, permanece no total de R$ 11,62. Na faixa comercial a tarifa total para consumo de até 10m³ será R$ 172,52; na industrial, de R$ 208,96; e na pública, de R$ 206,94. O último reajuste adotado pela companhia aconteceu no início de 2023 e foi de 5,10%.

Novos valores da tarifa de água na Paraíba:

Residencial – a partir de R$ 91,60;

Comercial – a partir de R$ 172,52;

Industrial – partir de R$ 208,96;

Pública – partir de R$ 206,24.

domingo, 19 de maio de 2024

Azif Lemos e Ricardo Pinto cumprem agenda intensa de visitas nesse fim de semana colhendo abraços calorosos e apoio do povo de Itaporanga

Esse foi um fim de semana intenso para o pré-candidato a prefeito Azif Lemos (PSB) junto com o pré-candidato a vereador Ricardo Pinto (PP), no município de Itaporanga. Azif segue uma campanha sem sobressaltos para ser o futuro prefeito de Itaporanga, a partir de 2025, bem como, o próprio Ricardo está pavimentando o caminho em busca de uma das 11 vagas na Câmara Municipal. 

Eles cumpriram um roteiro promissor e feito a quatro mãos em residências de eleitores e correligionários de Ricardo Pinto, também é servidor efetivo da prefeitura local. Visitaram uma gama de gente engajada de pessoas coerente, amiga e engajada, que fizeram questão de se portar como proponentes de um projeto em Ricardo a uma cadeira que ele já ocupou, assim como, eleger Azif para comandar destinos do município.

"Sinto-me bastante gratificado com a recepção que tivemos em todas as casas visitadas de gente amiga em buscam de proporcionar um futuro melhor para nossa terra", comentou Ricardo Pinto. Sentimento que é compartilhado por Azif. "Uma satisfação imensa ser bem recebido e colher anseios e conselhos de um povo acolhedor e trabalhador, como os correligionários do amigo Ricardo Pinto", disse o médico.


Em cada residência que chegavam era um abraça amigo, uma saudação calorosa, que ambos recebiam numa demonstração inconteste de identificação com o povo itaporanguense. Ricardo Pinto sempre se portou como um amigos dos amigos, um servidor do povo, está prontificado a sempre ajudar à quem lhe procura numa disposição marcante de prestação de serviço ao povo. 

Dr. Azif Lemos tem usado todo seu jeito humilde e atencioso para construir um projeto que vai ao encontro do que o povo deseja. Essas virtudes o faz ser uma pessoa/certa para governar Itaporanga. Tem agido com presteza para ir à "guerra". Com Ricardo Pinto de volta à Câmara Municipal será uma parceria intrínseca para trabalhar pelo bem de Itaporanga.


Ressalte-se aqui em várias das visitas as presenças da suplente de vereadora Dyana Figueiredo, do ex-presidente da Câmara, Lula da Farmácia, e do sempre importante articulador político professor Geraldo Pedro, Cobal, acompanhado do filho Felipe. 
Azif e Ricardo se fizeram presentes, ao final da andança, no evento em comemoração ao Dia do Gari, organizado pela prefeitura municipal, no qual se fazia presente o prefeito Divaldo Dantas. No local, ambos foram abraçados e saudados por todos os servidores da área.