O Blog transcreve, a seguir, uma homenagem de Ilma Serafim ao seu companheiro de uma vida César Nitão, falecido semana passada (Veja Aqui), em Itaporanga. Filho ilustre, César foi uma das grandes personalidades da 'Rainha do Vale' sempre ativo e participante das decisões importantes da comunidade. Confira:
Elisario Cesar Nitão
Nascido em 11 de fevereiro de 1922, pai de dois filhos, filho de Elisario César de Albuquerque e Mariquita Nitão (Tia Quita, como era conhecida em Itaporanga).
César, deixa sua mulher, Ilma Serafim, companheira de longos 38 anos de união feliz, de cumplicidade, respeito e muito amor.
De família tradicional da nossa cidade, César, homem destemido e de opinião, sempre participou da vida política da região, principalmente, em Itaporanga, mas nunca quis se candidatar.
César Nitão, como ficou conhecido, nasceu pobre em uma família abastarda, teve uma infância sofrida e desde muito cedo assumiu os cuidados com sua mãe e irmãos, Juraci e Edilton, este falecido ainda muito jovem; seus muitos sobrinhos, sempre tiveram no 'Tio César' todo apoio.
Homem honrado, desde muito jovem teve de enfrentar as adversidades da vida sempre com honestidade e muito suor, atuou em diversas áreas como alfaiataria, onde se destacou pelo capricho dos seus trabalhos. Mas, foi na profissão de caminhoneiro que César desponta para o mundo, viajando por todo o Brasil e adquirindo experiencia e conhecimento torna-se um homem de visão e grande empresário; construiu o Posto Centenário em Campina Grande, onde não mediu esforços em ajudar a todos os jovens, estudantes do interior do estado, bem como, os doentes que iam em busca de tratamento na grande cidade.
Residindo em Campina Grande, César, nunca esqueceu sua amada terra Itaporanga e investiu em terras na região do Vale do Piancó, tornando-se um grande fazendeiro.
Filho ilustre de Itaporanga, foi sócio-fundador do Atlântida Esporte Clube e do Campestre Esporte Clube, presidindo por várias vezes, promoveu grandes festas como o 'São Pedro', vaquejadas, carnavais e bailes de debutantes.
César era um homem de fé inabalável, principalmente, na Virgem da Conceição, padroeira da nossa cidade, à qual fez inúmeras doações; dizia ele que: "tudo o que doasse à casa da Mãe Santíssima ainda era pouco!".
Generoso, contribuiu também com a Capela São Francisco, do Conjunto Chagas Soares, doando a coberta da Capela e um terreno do seu loteamento - que fica ao lado da Capela, para construção do Centro Pastoral. César, homem de pouco estudo, mais de grande sabedoria sempre valorizou a educação como meio para superar a pobreza, e em 2018 doou 1.500 m² de terra para completar o terreno da nova escola técnica Padre José Sinfrônio, em Itaporanga.
Homem de bem e de muitos amigos, sua casa na Fazenda Caravelas recebeu grandes personalidades do nosso estado: desde vereadores, prefeitos, deputados, governadores à senadores, entre outras, autoridades, seus amigos e conterrâneos sempre foram muito bem acolhidos em sua casa.
E neste último momento de despedida não poderia ser diferente, em torno do caixão formou-se uma corrente de amigos, admiradores, doutores e de pessoas muito simples, todos em gestos de reconhecimento e de gratidão. Agradeciam dizendo: "Ele me deu o meu emprego", "salvou a vida do meu pai", "pagou os meus estudos", "deu início ao meu comércio"...", e muitas foram as homenagens, todas merecidamente conquistadas por ele.
Eu, Ilma, "Sua Gatona", como ele gostava de me chamar, fico aqui, com a certeza de que tive uma vida plena cheia de amor, respeito e muita cumplicidade, por todos esses 38 em que estive ao seu lado sempre fui amada por este homem, que conheci ainda menina, que conquistou minha admiração por ser um homem brilhante!
É com pesar e saudade que escrevo esta simples homenagem à este grande homem César Nitão.
Itaporanga, 19 de janeiro de 2020.
Ilma Serafim
Nenhum comentário:
Postar um comentário