sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Lula diz que se envolverá "muito pouco" na campanha de Cartaxo pra evitar briga com base e anuncia nomeação de Terezinha como reitora da UFPB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou em entrevista exclusiva à Rede Mais/Rádio POP que sua participação na campanha de Luciano Cartaxo (PT), à prefeitura de João Pessoa, será limitada. Lula explicou que sua decisão de manter uma distância estratégica das eleições municipais visa preservar a integridade de seu governo e evitar possíveis conflitos políticos.

Lula anunciou que as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega serão nomeadas para os cargos de reitora e vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente. A posse das eleitas está prevista para novembro de 2024. “Eu sigo o critério do mais votado, a não ser que a pessoa que ganhou tenha cometido um crime, um delito. Eu sempre vou indicar o primeiro da lista. A professora Terezinha pode ter certeza de que será indicada”, garantiu o presidente.

O presidente assumiu o compromisso de concluir a triplicação da BR-230, na Grande João Pessoa, obra que se arrasta desde o governo Michel Temer. 

Lira disse à Lula (antes de vir à PB) que se Marcos Pereira não desistir em favor de Hugo Motta, nome de consenso pra ser presidente da Câmara, ele anuncia apoio à Elma neste sábado...

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, nos últimos dias aumentou a articulação na Câmara Federal para que o candidato do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a sua sucessão seja o deputado paraibano Hugo Motta, líder da bancada do Republicanos.
O entrave remanescente seria convencer Marcos Pereira (SP), presidente nacional do REP, a abrir mão de concorrer para dar luar a Hugo, que já anunciou seu apoio incondicional à Marcos Pereira. 
Ainda conforme o jornal, se Marcos Pereira não desistir em favor de Hugo, Arthur Lira vai declarar apoio à Elmar Nascimento (União-BA). e não poderá voltar atrás. A expectativa é que o anúncio (por parte de Lira) ocorra neste sábado (31).
O jornal relata que Arthur Lira se reuniu com o presidente Lula (na noite de quarta-feira, 28) para tratar da sucessão. Lula já havia reunido os líderes da Câmara na noite de segunda (26).
E que na conversa foi cogitada "uma contrapartida" para o presidente do Republicanos e para Elmar, se abrirem mão para Hugo ser o candidato de consenso: indicação ao Tribunal de Contas da União (TCU), uma que os deputados terão duas vagas na Corte para preencher nos próximos anos.  

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Lula é recebido por João Azevêdo e Daniella Ribeiro ao desembarcar essa noite em João Pessoa; Lula cumpre extenaa agenda amanhã na Paraíba.

O presidente Lulu desembarcou na noite desta quinta-feira (29/8), no aeroporto Castro Pinto, e foi recebido pelo governador João Azevêdo (PSB) e pela senadora Daniella Ribeiro (PSD).

Lula passará a noite no Oceana Atlântico Hotel, no bairro do Bessa, na orla marítima da capital.

Na manhã desta sexta-feira (30/8), ele concede uma entrevista aos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, da Rede Mais/Rádio POP, para depois seguir para Riachão do Poço, na Mata paraibana, para inauguração do canal Acauã-Araçagi.

À tarde, Lula encerra o seu compromisso na Paraíba, no Centro de Convenções, em João Pessoa, para anunciar novos investimentos do governo federal na Paraíba.

Barrado pelo Republicanos de disputar reeleição, vereador Bispo José Luiz se filia ao Solidariedade e vai apoiar Fábio Carneiro em João Pessoa

O vereador de João Pessoa, bispo (da Igreja Universal) José Luiz, anunciou, nesta quinta-feira (29), filiação ao Solidariedade, durante reunião na sede do diretório estadual do partido em João Pessoa. Na oportunidade, o parlamentar, que não disputará a reeleição este ano, declarou apoio à candidatura a vereador de Fábio Carneiro, na capital.
Bispo José Luiz não teve o nome homologado na ata do Republicanos para disputar as eleições deste ano, por determinação da Igreja Universal, que decidiu apresentar um novo representante na Capital, o bispo Valdir Trindade que é suplente de deputado. 
Com a filiação, o bispo José Luiz  assume também a vice-presidência estadual do partido. Durante uma coletiva de imprensa, o religioso explicou o motivo da saída do partido Republicanos.  “Não existe da minha parte nenhuma mágoa, eu acho que a vida é feita de ciclos e meu ciclo no Republicanos se fechou”, disse.
O deputado estadual e coordenador político do Solidariedade, Eduardo Carneiro, comemorou a filiação do antigo colega de Câmara Municipal ao Solidariedade e ressaltou o trabalho desenvolvido por ele como vereador na capital. Eduardo lembrou que o bispo José Luiz foi 4° mais votado em 2020, com quase 6 mil votos, e a partir de agora terá um papel de destaque na estratégia a ser traçada para as próximas disputas.
“Tive a satisfação de ter o bispo José Luiz como colega de Câmara, conheço a sua história e sua contribuição à nossa cidade, por isso estamos muito felizes com esse importante reforço à nossa legenda”, observou. O suplente de senador Diego Tavares (PP) também participou do evento, representando o prefeito Cícero Lucena (PP).

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Lula reúne líderes e tratar de emendas e sucessão de Lira; A PB tem 5 dos 16 líderes: Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (REP), Gervásio Maia (PSB), Romero Rodrigues (Podemos) e Dr. Damião (União)

O presidente Lula reuniu, na noite desta segunda (26), no Palácio do Planalto, líderes da base governista na Câmara dos Deputados quando tratou sobre as novas regras para execução do Orçamento da União, seguindo decisão do STF, e a sucessão de Arthur Lira (PP) na presidência da Câmara dos Deputados.

A Paraíba, por sinal, vivencia momento ímpar por dispor de 5 dos 16 líderes na Câmara: Hugo Motta (Republicanos), Romero Rodrigues (Podemos), Gervásio Maia (PSB), Damião Feliciano (União Brasil) e Aguinaldo Ribeiro (PP), este último na condição de Líder da Maioria.

Além deles, presença de: José Guimarães (PT-CE, líder do governo na Câmara), André Figueiredo (PDT-CE), Odair Cunha (PT-MG), Doutor Luizinho (PP-RJ), Túlio Gadelha (Rede-PE), Luciano Amaral (PV-AL), Aureo Ribeiro (SD-RJ), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Célia Xacriabá (Psol-MG), Laura Carneiro (PSD-RJ, líder da bancada feminina), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Antônio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Luís Tibé (Avante-MG). 

A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados concentra-se, até o momento, em três pré-candidatos: o atual vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA), esses dois últimos respectivamente os líderes do PSD e União Brasil, que participaram do encontro com Lula. Hugo Motta (líder do Republicanos) é tido como um nome de consenso na Câmara, mas já afirmou que apoia incondicionalmente Marcos Pereira. 

“Agradeci todo o trabalho realizado nesses um ano e oito meses, com aprovações importantes para o governo federal e, principalmente, para o povo brasileiro, que têm garantido crescimento econômico e a volta de programas sociais”, escreveu Lula nas redes sociais. 

Os líderes, por sua vez, disseram a Lula que querem evitar a “criminalização” das emendas parlamentares e defenderam a impositividade, ou seja, a obrigação de pagamento de parte desses recursos. O argumento dos congressistas é que esse dispositivo garante a independência do trabalho do parlamentar do Executivo.

Lula, por sua vez, prometeu que pretende intensificar esses encontros com os líderes e com as bancadas das legendas. Inclusive, sugeriu que as próximas reuniões podem ser na Granja do Torto, residência de lazer da Presidência da República.

Pesquisa DataRanking para PMCG tem Bruno com 34,96%, Jhony Bezerra 16,43% e Inácio Falcão 15,85%

O Instituto Data Ranking divulgou, nesta segunda-feira (26), pesquisa a respeito do cenário eleitoral na cidade de Campina Grande. O levantamento apontou que o prefeito e candidato à reeleição Bruno Cunha Lima (União Brasil) tem 34,96% das intenções de votos contra 16,43% de Jhony Bezerra (PSB).

Inácio Falcão (PcdoB) aparece em terceiro com 15,86%; em quarto vem Artur Bolinha (Novo), com 5,9%; André Ribeiro em quinto com 3,1% e Nelson Júnior com 0,5%. Não souberam ou não responderam aparece com 13,75%, enquanto 9,5% optou por nenhum deles. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PB-09374/2024.

O levantamento ouviu 782 eleitores entre os dias 21 e 24 de agosto dos bairros Acácio Figueiredo, Alto Branco, Araxá, Bela Vista, Bodocongó, Castelo Branco, Catolé, Centenário, Centro, Conceição, Cruzeiro, Dinamérica, Estação Velha, Jardim Paulistano, Jardim Tavares, Jeremias, José Pinheiro, Liberdade, Malvinas, Monte Castelo, Monte Santo, Nova Brasília, Palmeira, Pedregal, Prata, Presidente Médici, Quarenta, Ramadinha I e II, Sandra Cavalcante, Santa Cruz, Santa Rosa, Santo Antônio, São José, Tambor e Três Irmãs. E nos Distritos de Galante e São José da Mata.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.


A pesquisa teve como objetivo fornecer um panorama político e administrativo na cidade de Campina Grande, para avaliação do cenário político visando as eleições de 2024 e gerar informações de domínio público.


A pesquisa foi, preferencialmente, com coleta de dados domiciliar e individual de uma amostra estratificada por sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, conforme dados do Censo 2010 | TSE 2022. O sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa de coleta, onde os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto. A verificação é feita em 20% dos questionários aplicados.


Conheça o Instituto Data Ranking


O Data Ranking é um instituto de pesquisa sediado em Brasília, com larga experiência em pesquisas mercadológicas trabalhando para grandes empresas do Brasil. No ano passado, o Data Ranking criou o setor de inteligência para pesquisas eleitorais e de gestão. O núcleo eleitoral do Data Ranking é formado por ex-funcionários de institutos como IBOPE, SENSUS, PARANÁ PESQUISAS, DATA FOLHA E DATA PODER.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Lucas descarta concorrer à vaga no TCE: "Não existe isso", e joga balde de água fria em quem pensa que ele deixaria de assumir o governo com saída de João

Passadas as eleições municipais de outubro, a Assembleia Legislativa da Paraíba se verá às voltas com outra disputa: a da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do estado, que será aberta em dezembro deste ano com a aposentadoria compulsória de Arthur Cunha Lima, afastado desde 2019. Outras duas vagas serão abertas mais adiante: a do conselheiro Fernando Catão, em outubro de 2025, e a de Nominando Diniz, que anunciou aposentadoria para julho de 2026.

Dentre os deputados estaduais um candidato já está com a bandeiras nos corredores da Casa: Tião Gomes. Mas tem ainda Taciano Diniz e Branco Mendes. Nos últimos dias, especulou-se o nome do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que é candidato natural à reeleição em 2026. O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos, que já está em campanha ao governo, tem incentivado na imprensa essa tese objetivando ser 'governador tampão' e assim disputaria no mandato. 

Em entrevista ao Blog do Bruno Lira, sábado (24), Lucas Ribeiro descartou estar nessa disputa por vaga no TCE. “Não existe isso. Em nenhum momento, houve qualquer discussão interna sobre esse tipo de cenário”, deixou claro. Sobre o processo eleitoral de 2026, repetiu que acredita na condução do processo pelo governador João Azevêdo. “É um governo que tem sido parceiro dos seus aliados, atendido demandas, escutado e a gente precisa reconhecer e tratar isso com o governador”.

Portanto, àqueles que especulam que Lucas Ribeiro deixaria de assumir o governo em troca de uma vaga no TCE-PB podem esquecer essa especulação. Foi o que disse categoricamente.