sábado, 20 de julho de 2024

Assim como em JP, Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) não atende apelo de João Azevedo para apoiar seus candidatos e decide ficar com Inácio Falcão em CG

Uma intervenção da Executiva Nacional da Federação Brasil Esperança causou desfalque na candidatura do médico Jhony Bezerra (PSB) em Campina Grande. A Federação (PT, PCdoB e PV) decidiu retirar o apoio antes formalizado pelo PV do Sargento Dênis à chapa de Jhony.

A decisão da Executiva Nacional indica que o Partido Verde deve apear do apoio a Jhony e seguir com a candidatura do deputado Inácio Falcão (PCdoB). A decisão mostra que a 'esquerda' nacional decidiu não seguir apelo do governador João Azevêdo (PSB) para ficar com os candidatos, Cícero Lucena em JP e Jhony Bezerra em CG, apoiado por ele. 

O detalhe foi que, na decisão, a Executiva alertou que, “havendo deliberação em convenção sem observância da presente decisão ou das resoluções aprovadas pela Assembleia Geral e pela Comissão Executiva Nacional, o ato poderá ser total ou parcialmente anulado”.

Romero reúne Tovar e vereadores da oposição (PSB, Republicanos, Podemos, PSD, PP, PT e Rede) em CG

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) reuniu, na manhã deste sábado (20/07), vereadores da oposição em Campina Grande para comunicar que até terça-feira (23) estará anunciando a decisão de disputar ou não a Prefeitura. Desde ontem (19) é forte a informação de que o deputado estadual Tovar (PSDB) será o candidato a vice-prefeito em sua chapa, por ser uma alguém de extrema confiança.

Estiveram presentes: Marcos Melo, Olímpio Oliveira e Saulo Germano (ambos do Podemos); Dona Fátima e Pimentel Filho (ambos do PSB);  Napoleão Maracajá (PT); Eva Gouveia (PSD); Rostand Paraíba (PP); Joia Germano (Rede); presidente da Câmara Marinaldo Cardoso (Republicanos); além do próprio deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). 

Romero deu todos os indícios que disputará as eleições em meio ao chamamento popular do seu nome. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito. Romero ressaltou durante o encontro que vive um bom momento em Brasília, mas que não adianta ser líder lá e virar as costas para cidade que lhe deu o mandato de deputado federal. 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Domiciano Cabral confirma pré-candidatura à Prefeitura de Bayeux, substituindo sua esposa Sara Cabral

O ex-deputado federal Domiciano Cabral (MDB) anunciou nesta sexta-feira (19) sua pré-candidatura à prefeitura de Bayeux. Ele entra na disputa em substituição à sua esposa, a ex-prefeita Sara Cabral, que enfrenta pendências judiciais que ainda impedem sua participação na corrida eleitoral.

Líder nas pesquisas de intenção de votos em Bayeux, Sara Cabral foi condenada por improbidade administrativa durante sua gestão à frente do município. Embora tenha obtido uma decisão favorável do Tribunal de Contas da União (TCU), que acatou um recurso de revisão referente à condenação de 2018, ela não conseguiu sucesso na Justiça Federal, onde permanece a condenação por improbidade.

Domiciano Cabral declarou que, apesar de assumir a pré-candidatura, ele e sua equipe jurídica continuarão lutando pela elegibilidade de Sara até o último momento permitido pelo calendário eleitoral.

“Decidimos que chegando o dia da convenção e não sendo julgadas as ações que estão em curso, nós assumiremos a candidatura até o dia 20 de setembro, que é a data máxima para substituição. Havendo a decisão [se for favorável] ela assumirá a condição de candidata a prefeita de Bayeux”, afirmou Domiciano em entrevista à CBN.

Ex-atriz da Globo, Débora Falabella é condenada pelo TJPB a indenizar ex-deputado federal André Amaral Filho

Ex-atriz da TV Globo, Débora Falabella foi condenada a indenizar filho do senador da Paraíba, André Amaral do União Brasil. A decisão é da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba que manteve a condenação da atriz. A ação foi promovida pelo ex-deputado federa André Amaral Filho e tramitou na 5ª Vara Cível da Capital. Ela foi condenada a pagar a quantia de R$ 5 mil ao autor.

André Amaral, que é filho do senador André Amaral, relata que em meados de 2017, o então presidente Michel Temer fora denunciado pelo Procurador Geral da República pelo suposto cometimento do crime de corrupção passiva e que para o trâmite de tal processo perante o STF seria necessária a autorização de 2/3 dos congressistas da Câmara.

Narra ainda que os deputados passaram a ser os verdadeiros alvos da pressão social por parte da população contrária ao governo, para que votassem a favor da acusação, instaurando-se um cenário fervoroso com vários movimentos populares. Entre esses movimentos, destaca-se o de maior influência, o “342 Agora”, impulsionado por dezenas de artistas, que, além de promoverem outras ações, utilizaram-se da internet, notadamente das redes sociais para disseminar o que pensavam e defendiam, pressionando os parlamentares e promovendo apoio à denúncia.

Aduz que diante deste cenário, na noite do dia 18 de julho de 2017, a promovida (Débora Falabella), juntamente com outras figuras públicas, fez uma postagem em sua rede social do Instagram, afirmando aos seus seguidores que André Amaral era acusado por atos ilícitos, tendo sido condenado por improbidade e seria réu em três ações no STF, por corrupção e tentativa de homicídio. Ele afirma que nunca foi acusado, tampouco condenado, jamais tendo cometido ou respondido por qualquer ilicitude, conforme certidões negativas dos tribunais, motivo pelo qual, requereu a condenação da atriz em indenização por danos morais.

A atriz apresentou recurso alegando que após constatar o equívoco da publicação, retirou-a do ar, apresentou suas desculpas e concedeu ao ofendido igual espaço para o exercício do direito de resposta. Afirma que não houve abalo de ordem moral, requerendo a exclusão da condenação, ou alternativamente, a minoração do valor da indenização.

Contudo, a sentença foi mantida pela Terceira Câmara Cível no julgamento da Apelação Cível nº 0833567-11.2020.8.15.2001. O relator foi o juiz convocado Carlos Eduardo Leite Lisboa.

“No caso, a responsabilidade civil da demandada está bem delineada. Para comprovar tal ilação, basta lançar os olhos sobre as provas colacionadas aos autos, em especial, a publicação na rede social instagram da recorrente, onde constam acusações em desfavor do promovente, na condição de condenado e réu em ações no âmbito do STF”, afirmou o relator.

Nilvan recebe apoio de Estefânia Maroja e de 20 pré-candidatos a vereadores(as)

Pré-candidato à Prefeitura de Santa Rita, Nilvan Ferreira (Republicanos) recebeu uma série de adesões nesta quinta-feira (18). Durante encontro com membros do Solidariedade, foi anunciado o apoio da ex-deputada e ex-primeira-dama do município Estefânia Maroja, que fez discurso anunciando que estará nas ruas pela chapa de oposição.

Na ocasião, ainda foi formalizada a adesão de 20 pré-candidatos a vereador do grupo de Pedrito Alves, que retirou a pré-candidatura a prefeito no início da semana para formar aliança com Nilvan.

O comunicador afirmou que o grupo está unido e forte para buscar novos rumos para a cidade. “Recebo o apoio de Estefânia e dos pré-candidatos do Solidariedade com muita alegria, e com a certeza de que temos um time preparado e fortalecido para trabalhar pela cidade. Tenho o compromisso de valorizar esse grupo, que tem somado muito ao nosso projeto”, afirmou.

Estefânia Maroja, que foi deputada e é viúva do ex-prefeito Severino Maroja, garantiu que estará inteiramente presente na campanha, levando a mensagem de uma Santa Rita melhor a cada cidadão. “Vou para a campanha para ajudar o grupo que tem compromisso com a cidade”, declarou.

Pedrito falou mais uma fez sobre o apoio à Nilvan Ferreira. “Queremos fortalecer o grupo de oposição e ampliar ainda mais o projeto de mudança na nossa cidade. Santa Rita vai voltar ao caminho do crescimento e do desenvolvimento”, afirmou.

Ex-prefeito de Conceição, João Deon Diniz morre após sofrer infarto em praça pública no centro de João Pessoa

O ex-prefeito Jean Deon, do município de Conceição, no Sertão do estado, veio a óbito no fim da manhã desta sexta-feira (19) na praça João Pessoa, no centro da capital paraibana. João teria sofrido um mal súbito e não resistiu, vindo a óbito no local. Ele tinha 62 anos.

João Deon Diniz tinha 62 anos e veio a óbito após sofre um infarto fulminante enquanto caminhava nas imediações da Praça dos Três Poderes, no centro de João Pessoa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou que o ex-gestor já estava em óbito.

Ele era casado com a empresária Nena Diniz, que foi vice-prefeita de Conceição por quatro vezes. 

Improbidade administrativa: TCE-PB intima prefeito de Itaporanga para julgamento no dia 1º/08 de denúncia do vereador Arlington Queiroz; parecer do MPC foi pela procedência...

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas (PSB), a comparecer na sessão do pleno, marcada para o dia 1º de agosto de 2024. O julgamento refere-se ao processo TC nº 05213/23, que trata de uma denúncia sobre supostas irregularidades no Pregão Presencial nº 0026/2023, realizado pela Prefeitura Municipal de Itaporanga durante o exercício de 2023.

A denúncia foi apresentada pelo vereador Arlington Araruna de Queiroz (Republicanos) e inclui, além do prefeito Divaldo Dantas, Paulo Ítalo de Oliveira Vilar como interessados. O parecer nº 00477/24 do Ministério Público de Contas destaca que a denúncia foi julgada procedente. 

Segundo o parecer, o TCE-PB recomendou à Administração Municipal de Itaporanga a estrita observância aos princípios e regras aplicáveis à licitação e aos contratos públicos. Além disso, houve uma representação ao Ministério Público Estadual para que sejam adotadas providências diante dos fortes indícios de atos de improbidade administrativa e crimes licitatórios.

Divaldo Dantas impetrou um recurso de reconsideração contra a decisão, mas o órgão auditor emitiu um relatório recomendando a manutenção da decisão original. O Ministério Público de Contas, por meio do procurador Bradson Tibério Luna Camelo, também opinou pelo não provimento do recurso, afirmando que os argumentos apresentados pelo prefeito não foram suficientes para desconstituir a sanção pecuniária ou afastar o julgamento de procedência da denúncia.

O julgamento do recurso está agendado para o início de agosto, e o resultado poderá trazer implicações significativas para a gestão municipal de Itaporanga. A sessão será acompanhada de perto pelos cidadãos e pela imprensa local, que aguardam desdobramentos sobre as acusações e possíveis consequências para o prefeito Divaldo Dantas e sua administração.

Prefeito de Lucena, Léo Bandeira anuncia Netinho de Lando como vice; E Victor Hugo contabiliza mais um apoio para deputado estadual em 2026

O prefeito de Lucena Léo Bandeira (MDB) oficializou durante coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira (18) uma aliança com o empresário Netinho de Lando (Republicanos). Durante o evento, que ocorreu no Hotel Costa Brava, na praia de Fagundes, Bolão anunciou a retirada da sua pré-candidatura a vice-prefeito para dar lugar a Netinho na chapa.

Netinho é empresário e vinha se viabilizando como principal nome da oposição no município. Nas eleições de 2020, ele entregou expressivas votações aos candidatos que tiveram seu apoio na cidade. O evento contou com a presença do presidente estadual do Avante, prefeito Vitor Hugo (Cabedelo), do atual vice-prefeito Bolão, de lideranças e pré-candidatos a vereador.

A presença de Victor Hugo faz parte da pavimentação de sua candidatura à deputado estadual em 2026. Em 2022, (assim como Victor Hugo) o prefeito Léo Bandeira votou no deputado Taciano Diniz (UB), que teve no município 1.370 votos.

Prego batido e ponta virada: após aval do PSDB Nacional, Romero escolhe Tovar como seu vice

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) bateu o martelo sobre sua chapa em Campina Grande, após conseguir convencer o PSDB. Ele será candidato a prefeito e terá como candidato a vice-prefeito uma pessoa de sua estrita confiança: o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB). A informação foi revelada na noite de ontem (18) pelo comunicador Fabiano Gomes. 

Romero deve fazer o anúncio oficial da chapa até domingo (21). Até quarta-feira (17), o PSDB Nacional não havia conseguido (ainda) convencer o PSDB paraibano a marchar junto com ele nas eleições de Campina Grande. Mas a decisão articulada pelo PSDB nacional, deu segurança a Romero para disputar a prefeitura com alguém de sua confiança.

Segundo informações, se o PSDB Nacional não tivesse convencido o PSDB Paraibano a essa decisão, Romero iria compor a chapa com Alcindor Vilarim na vice, por ser homem de confiança dele, ex-chefe de gabinete na prefeitura de Campina Grande, presidente municipal do Podemos.

A decisão de colocar Tovar como vice em sua chapa é motivada pelo fato de Romero tem pretensões de ser candidato a governador em 2026 e para isso precisaria se afastar do cargo em abril de 2026, 1 ano e 4 meses após assumir a prefeitura e quer deixar alguém de sua extrema confiança na prefeitura de Campina Grande.

Romero está em Brasília e deve desembarcar em Campina Grande, nesta sexta-feira (19). Existe informações de bastidores, que o deputado federal, já tinha contratado há 10 dias, o seu QG de campanha, da Ruan Produções, uma produtora de vídeo, muito conhecida da Rainha da Borborema.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Em reunião com Mersinho, João libera PSB no apoio a André Coutinho em Cabedelo; Já Victor Hugo será candidato a deputado estadual em 2026

O PSB anunciou que vai apoiar a candidatura de André Coutinho (Avante) para prefeito de Cabedelo. O que encerra cisma que existia entre o prefeito Victor Hugo, presidente estadual do Avante, com o governo que resultou em rompimento com o governador João Azevêdo (PSB com o apoio do gestor municipal aos candidatos da oposição em 2022: Veneziano, no primeiro turno, e Pedro Cunha Lima, no segundo turno. 

Esse novo cenário foi construído com bastante cuidado pelo deputado federal Mersinho Lucena (PP) que teve uma reunião com o governador na manhã desta quinta-feira (18), quando foi decidido e batido o martelo pelo apoio. André Coutinho, atual presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, terá a advogada Camila Holanda (PP) como candidata a vice-prefeita em sua chapa. Camila é esposa de Mersinho, que foi vice-prefeito de Victor Hugo até dezembro de 2022. 

Essa decisão para Cabedelo pavimenta o projeto de candidatura do hoje prefeito Victor Hugo à Deputado Estadual, nas eleições de 2026. Nas últimas eleições, de 2022, Victor Hugo votou no deputado estadual Taciano Diniz (UB), que teve 4.049 votos. Já Mersinho teve 6.595 votos. 

O PSB até ensaiou uma postulação de Ricardo Barbosa a prefeito da cidade, sem sucesso. A informação sobre a decisão do governador em permitir o apoio do PSB à André Coutinho em Cabedelo foi dada pelo jornalista Luís Tôrres, agora a pouco no Arapuan Verdade. 

Senador André Amaral se reúne com Drª Madalena Abrantes e equipe para tratar de apoio a construção de Econúcleos e sede da DPE

O senador André Amaral realizou visita à sede da Defensoria Pública da Paraíba, nesta quinta-feira (18), tendo participado de reunião institucional para tratar de assuntos de interesse da sociedade paraibana, com o objetivo de aprimorar os equipamentos públicos de atendimento da Defensoria Pública no território estadual.

Foram apresentados projetos de construção de Econucleos em comarcas que não possuem sede administrativa, projeto da construção da sede administrativa da capital, que será construído no local do antigo Hotel Tropicana, assim como, projeto de uma sede no Bairro de Mangabeira para atendimento da região sul de João Pessoa.

O senador foi recepcionado pela Defensora Pública Geral Dra Madalena Abrantes, pelos SubDefensores Públicos Dr Ricardo Barros e Dr Sylvio Porto, pela Defensora Pública Coordenadora de Projetos Dra Josefa Elizabete e pelo Engenheiro Civil da Defensoria Pública Dr Glauco, tendo sido articulada com o senador por meio de contatos feitos por Dr Newton Soares - Assessor Jurídico da Defensoria Pública da Paraíba.

Datavox em Massaranduba: prefeito João Costa lidera disputa com quase 70% das intenções de voto

Eleito prefeito no dia 3 de março deste ano durante eleição suplementar no município de Massaranduba, João Costa (União Brasil) irá encarar sua segunda disputa para chefe do Executivo municipal no ano de 2024. Com base na pesquisa PB Agora/Datavox, divulgada nesta quinta-feira (18), Costa aparece com 69,2% das intenções de votos na modalidade Estimulada.

O pré-candidato Wilson de Doca (PP) surge na segunda colocação com 8%. Alemão (Solidariedade) aparece na disputa com apenas 3,5%. Entre os que responderam à pesquisa PB Agora/Datavox, o número de indecisos é de 14,5%. Brancos e nulos somam 4,8%.

A Pesquisa Datavox, contratada pelo portal de notícias PB Agora foi registrada em 12/07/2024: Protocolo PB 09866/2020 – TSE – TRE. O Datavox ouviu 400 pessoas de 16 anos ou mais, no dia 12 de julho nas zonas rural e urbana do município de Massaranduba.

O que está por trás da saída de Nominando do TCE? Retorno à política com (acordo) vaga certa na ALPB está no radar...

Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Nominando Diniz assumiu na tarde de ontem (17) a interinidade do cargo de prefeito em João Pessoa até a próxima quinta-feira (25), quando Cícero Lucena (PP) retorna de viagem à França, e para não ficar inelegíveis o vice-prefeito Léo Bezerra (PSB) e o presidente da Câmara, vereador Dinho (PSD), também viajaram.

Mas, vem rendendo nos bastidores sobre qual o motivo que estaria por trás da decisão de Nominando de antecipar sua aposentadoria na Corte de Contas. Nominando deve retornar à política, de onde saiu para o tribunal, e um bom horizonte para se descobrir isso nos é mostrado no mais recente ensaio de Júnior Gurgel. Que você confere a seguir:

O que está por trás da saída de Nominando do TCE

A presença diária na mídia, nos últimos meses, destacando a agenda administrativa (rotineira) do conselheiro do TCE Nominando Diniz – com matérias de pouco interesse para o leitor – nos despertou a atenção, para averiguar o que estaria ocorrendo nos bastidores políticos. Qual o interesse dos profissionais da informação da Capital “remodelarem” a imagem de Nominando, criando um perfil de “estadista”?

O prefeito Cícero Lucena inventou uma viagem repentina. Seu vice, e o presidente da Câmara de Vereadores, estão impedidos de assumirem, em função das exigências da legislação eleitoral. Quem assumiria? Na maior Constituição do planeta não existe um artigo, parágrafo ou inciso, que preencha a lacuna desta dúvida. Seria algum secretário ou um desembargador do Tribunal de Justiça? Na dúvida, a ALPB votou uma emenda criando uma nova figura na linha sucessória: o presidente do TCE. Mesmo o TCE sendo um órgão de assessoria da própria ALPB. Por que não escolheram um dos membros da Mesa Diretora da Casa Epitácio Pessoa? Eles não se tornariam inelegíveis.

O disciplinado Nominando Diniz já foi deputado estadual e presidente da ALPB. Conquistou a confiança do governador Cássio Cunha Lima, que o nomeou para o TCE. Cumpriu todos os compromissos com o líder tucano, enquanto ele esteve na vida pública. Sua aposentadoria voluntária – por ele mesmo anunciada recentemente – levou Nominando a se alinhar com o governador João Azevedo. E provavelmente ao projeto do Republicanos, depois do gesto de Adriano Galdino deixá-lo ser prefeito por oito dias de João Pessoa, enriquecendo seu currículo.

Os detalhes deste pacto aos poucos começam a mostrar que “onde há fumaça, há fogo”. Nominando anunciou que antecipará sua aposentadoria do TCE. Para que esta decisão tenha sido materializada e aprazada (até junho de 2026), fica patente que voltará à política. Conhecido como homem “sabido” na hora de negociar, Nominando deve ter arrancado a promessa de uma vaga na Casa Epitácio Pessoa, ou talvez na Câmara dos Deputados. Quem perderá a vaga, não se sabe. Mas, se Nominando realmente antecipar sua aposentadoria, é porque sua eleição estará garantida.

Para João Azevedo, é tudo que ele sonhava. Comandar o TCE, estando ou não com um mandato. João Agripino ocupou este espaço por muito tempo. Em suas mãos, estiveram o destino de muitos prefeitos, ex-prefeitos, secretários de governo, ex-secretários; vereadores, presidentes e ex-presidentes de câmaras municipais. Muitos foram cassados, ficaram inelegíveis por contas rejeitadas, e perderam suas carreiras políticas. Oito anos sem mandato, e impedido de disputar eleições, é fim de linha.

Em dezembro próximo, Arthur Cunha Lima será aposentado pela compulsória. Setembro de 2025, é a vez de Fernando Catão. Junho de 2026, Nominando Diniz. Seus sucessores, serão indicados pelo governador João Azevedo. Mas, passarão pelo crivo da ALPB, com aprovação do presidente Adriano Galdino. Para que tudo ocorra como João deseja, a anuência de Adriano Galdino é imprescindível. O projeto do Republicanos, de compor a chapa majoritária em 2026, avança.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

DPG Madalena Abrantes participa de homenagem póstuma ao defensor Paulo Romero, em Conceição; Depois, é recebida na casa de João Dehon e Nena Diniz

Aconteceu nesta quarta-feira (17), na cidade de Conceição, Vale do Piancó, o descerramento da placa em homenagem ao defensor público Paulo Romero Feitosa Sobra, falecido em 2016, que dará nome à Sala de Atendimento da Defensoria Pública da Paraíba no Fórum de Conceição.  

A solenidade contou com as presenças: da Dr Madalena Abrantes, Defensora Pública Geral da Paraíba; Dr. Coriolando, Defensor Público Corregedor; Dr. Gabriel, Defensor Público Titular de Conceição; Drª Ivete Arruda, Promotora de Justiça; Dr. Tiago, Juiz de Direito da Comarca local; Dr. Levi, Promotor de Justiça da Comarca local; Dr. Newton Soares, Assessor Jurídico da Defensora Pública Estadual; Nena Martins, Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa; Dr. João Dehon, ex-prefeito de Conceição; e Dr. Fábio Arruda, ex-prefeito de Boa Ventura; além dos familiares do Dr. Paulo Romero (homenageado), dentre outros. 

Depois da solenidade, houve uma recepção bastante requintada na residência do casal João Dehon e Nena Diniz que ofereceram um almoço aos convidados. Ex-vice-prefeita (por quatro vezes)/empresária Nena Diniz e João Dehon são sogros do Defensor Público Dr. José Gerardo Rodrigues Júnior. 
Antes do almoço, houve um momento de oração presidido pela promotora de Justiça, Drª Ivete Arruda, intercedendo por graça e bênçãos divina.  
A homenagem póstuma feita pela DPE-PB a Dr. Paulo Romero reconhece os relevantes serviços prestados pelo defensor às pessoas em situação de vulnerabilidade durante a sua trajetória na instituição. “Trata-se de uma trajetória admirável e que merece todo o nosso reconhecimento”, ressalta Drª Madalena Abrantes.

Paulo Romero foi defensor público por 30 anos e atuou nas Comarcas de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Patos, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Conceição, onde atuou nos últimos anos como defensor público.

Ao longo do seu trabalho na Comarca de Conceição, atendeu diversos casos e agiu em defesa da população necessitada da região, tendo, inclusive, recebido a honraria de Cidadão Conceiçãoense pela Câmara de Vereadores do Município. Ele faleceu no dia 30 de setembro de 2016.

Escândalo em São Bento: em conversas vazadas, Jarques Lúcio e tio planejavam mandar matar candidato a prefeito da oposição

O município de São Bento, Sertão, vem sendo palco de um verdadeiro escândalo político desde esta terça-feira (16). Isso porque, prints de conversas de WhatsApp vazadas na manhã de hoje, mostraram que o atual prefeito do município Jarques Lúcio e o seu tio, o ex-vice-prefeito, John Lúcio, planejavam mandar matar o empresário e atual pré-candidato a vice-prefeito pela oposição Rafinha Banana.

Na conversas, Jarques afirma que “está pronto para qualquer coisa” e que “guerra é guerra”. Em seguida, Jhon Lúcio sugere um nome para praticar o ato. “Ricardo resolve. Tem que deixar passar uns dias. Porque ele tá numa guerra de gangues. Fica mais difícil saber de onde saiu”, diz o ex-vice-prefeito.

Rafinha e Jarques eram aliados políticos no município. No entanto, após o rompimento do gestor com o ex-deputado Márcio Roberto no ano passado, Banana também deixou a aliança com Jarques e se tornou um dos principais nomes da oposição em São Bento.

Em entrevista à imprensa na tarde de hoje, o empresário denunciou o caso e solicitou proteção policial ao governador João Azevêdo (PSB).

Assista;


Pedrito desiste de disputa à Prefeitura de Santa Rita e anuncia apoio a Nilvan Ferreira

O pré-candidato Nilvan Ferreira (Republicanos) recebeu um apoio de peso na disputa pela Prefeitura de Santa Rita. Trata-se de Pedrito Gomes (Solidariedade), que anunciou desistência do pleito e adesão ao projeto encabeçado por Nilvan. A articulação foi encabeçada pelo Deputado Estadual Eduardo Carneiro. Pedrito é ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo e já concorreu ao cargo de deputado estadual, recebendo votação expressiva na cidade.
De acordo com a última pesquisa divulgada pelo instituto Datavox, Nilvan lidera 35,6% ante 16,4% de Jackson Alvino (PP). Pedrito aparecia com 8%. Nilvan Ferreira afirmou que a chegada de Pedrito reforça muito o grupo e o projeto de mudança para Santa Rita. “Pedrito tem uma história de trabalho pela cidade e é, assim como nós, alguém que deseja de fato ver Santa Rita se desenvolver e criar as melhores oportunidades para o seu povo. Tenho certeza que, com seu apoio, teremos um trabalho ainda mais forte para o crescimento da cidade”, declarou.

Pedrito esclareceu que viu em Nilvan Ferreira o projeto mais qualificado para o momento de transformação que a cidade precisa. “O nosso maior compromisso é com a construção de uma Santa Rita forte, rica, preparada para dar qualidade de vida aos seus moradores. Neste momento entendemos que a candidatura de Nilvan é o caminho certo para atingirmos este objetivo. Estaremos juntos em uma aliança pela cidade”, explicou.

Prefeito cria duas novas secretarias e Itaporanga passa a contar agora com 16 cargos no 1º escalão do Poder Executivo

O prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas sancionou a Lei Complementar nº 50, de 15 de Julho de 2024, publicada nesta quarta-feira (17), que cria duas novas secretarias na Estrutura Administrativa do Poder Executivo do município: a) Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade [desmembrando da secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente]; e b) Secretaria Municipal de Transportes. 
A partir de janeiro de 2025, os agentes públicos municipais passarão a contar com aumento em seus salários. De acordo com a Lei 1.102, de 09 de Abril de 2024, o valor dos salários destes serão os seguintes:
Prefeito: R$ 20.000,00 mil
Vice-Prefeito: R$ 10.000,00 mil
Secretários Municipais: R$ 8.000,00 mil
Vereadores: R$   9.900,00 mil (a partir de janeiro/25)
                    R$ 10.400,00 mil (a partir de fevereiro/25)
                    R$ 15.600,00 mil (Presidente da Câmara)
Então, a partir de agora, a Prefeitura Municipal de Itaporanga contará com um total de 16 cargos no 1º Escalão do Governo Municipal, sendo 14 Secretários, 01 Procurador Geral e 01 Ouvidor Geral; No total, serão 95 cargos em comissão e mais 22 de funções em comissão.

Confira, a seguir, como ficou a Estrutura Administrativa do 1º Escalão da Prefeitura de Itaporanga:
1. Secretaria de Chefia de Gabinete
2. Secretaria Municipal de Administração (SEAD)
3. Procuradoria Geral do Município
4. Ouvidoria Geral do Município
5. Secretaria do Tesouro Municipal (STM)
6. Secretaria de Controle Interno do Município
7. Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLOG)
8. Secretaria Municipal de Educação (SEDUC)
9. Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
10. Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS)
11. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (SEMDA)
12. Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SEMIU)
13. Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Desportes e Lazer (SEJUD)
14. Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEDET)
15. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS)
16. Secretaria Municipal de Transportes (SEMTRANS)

terça-feira, 16 de julho de 2024

Romero deve anunciar amanhã candidatura em Campina Grande tendo Jhony Bezerra como vice

O deputado Romero Rodrigues (Podemos) deve anunciar nesta quarta-feira (17) que será candidato à Prefeito de Campina Grande tendo como companheiro de chapa, na condição de candidato à Vice-Prefeito, o ex-secretário de Estado da Saúde, médico Jhony Bezerra (PSB). A informação foi revelada na noite de ontem (15) pelo comunicador Fabiano Gomes, durante o Programa “Ô Paraíba Boa”, da 100.5 FM.

Romero, segundo Fabiano, fez contato durante o último final de semana, com Jhony Bezerra (PSB) e que uma pessoa enviada pelo deputado foi até a Granja Santana, ainda na noite passada, levando o recado dele para o governador João Azevêdo (PSB), anunciando que Romero será candidato à prefeito de Campina e deseja compor chapa com Jhony, e querendo reatar o “namoro” com o chefe do executivo estadual.