sábado, 14 de setembro de 2024

Defensoria Pública Itinerante aciona INSS na justiça em caso de homem que há 3,5 anos buscar reativar auxílio ou aposentadoria por invalidez

Acidente de trabalho deixou o Sr. Antônio Gomes da Silva incapacitado para trabalhar e, mesmo assim, está sem receber o benefício desde fevereiro de 2021. E tendo batido em todas as portas do judiciário nos últimos três anos e meio, veio ser acolhido agora pela equipe da Defensoria Pública Itinerante do Estado da Paraíba, que ajuizou uma ação contra o INSS na Comarca de Bayeux. 

A ação busca reativar o Auxílio por Incapacidade Temporária ou Aposentadoria por Invalidez. A equipe que acolheu o caso do Sr. Antônio Gomes e assumiu a responsabilidade de demandar contra o INSS, é formada por: Iranildo Muniz (Assistente Administrativo), Newton Soares de Oliveira Neto e Isabela Navarro Araújo de Barros (Assessores) e Daniel Nogueira da Silva Júnior (Estagiário de Pós). 

Como mostrado antes, após esse período batendo portas sem obter êxito, o caso em tela foi assumido pela DPI quando Newton Soares ao perceber seu desespero, sofrendo fortes dores, exausto e a ponto de desistir de lutar por seus direitos, foi imediatamente acolhido pela equipe, que estudou e se aprofundou no caso em concreto e achou a possibilidade de pedir na justiça a reativação do benefício previdenciário.

De regra a competência para tal demanda é da Defensoria Pública da União, entretanto, após o estudo feito equipe da DPI verificou que entendimento correto para casos de Aposentadoria por Invalidez ocasionadas por Acidente de Trabalho, competência é da Justiça Estadual. Ou seja, assistido já tinha buscado em todas as Defensorias (União e Estadual) por diversas vezes, tendo agora a Defensoria Pública Itinerante assumido a responsabilidade de demandar contra o INSS.

Com fotos Secom/DPE/PB

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Em reunião com base, Ricardo Pinto reforça luta por anseios da população como vereador em Itaporanga

Em um importante passo na sua caminha para eleição ao cargo de Vereador em Itaporanga, o servidor público Ricardo Pinto (PP) reafirmou compromisso em defender demandas de interesse da população na saúde, agricultura, educação, esportes, juventude e lazer, mercado de trabalho, apresentadas durante reunião com lideranças comunitárias, ex-vereadores, ex-secretários e representantes de variados segmentos da sociedade.

Dentre as propostas a serem defendidas por Ricardo, estão: a) gratuidade no corte de terra, melhoria das condições ao homem do campo e investimento para desenvolvimento da agricultura; b) fortalecimento do Fumap e maior atenção às ações de assistência social voltadas às famílias carentes; c) construção de uma policlínica, implantação de prontuário eletrônico e agilidade na realização de consultas/exames que a população tano sofre para conseguir; investimento no fomento de arranjos produtivos, implantação do programa Jovem Valor - visando capacitação dos jovens para o mercado de trabalho - e incentivo para o desenvolvimentos de pequenos negócios e produtores; dentre outras áreas.

"Ricardo fará um trabalho voltado para quem mais necessita, por isso, é opção certa na câmara", disse o comerciante e ex-presidente da câmara Lula da Farmácia, uma das lideranças presentes na reunião. "Só tenho agradecer a confiança de cada um e, sendo eleito, retribuirei trabalhando pelo bem de nossa terra, como já faço mesmo sem ter mandato", assegurou Ricardo. 

Uma reunião com base sólida, coesa, numa demonstração de quem quer verdadeira mudança na câmara, o que difere de grupos que se sustentam em 'cabides de empregos' ou promessas vazias. Visando melhor para Itaporanga esse agrupamento traça as diretrizes para eleger Ricardo Pinto, em 6 de outubro. Base que aumentará com a chegada de Paulinho de Zié, presidente municipal do PSD, no reforço para o êxito dessa caminhada com adesões importantes a se juntarem ao projeto.

Duplicação da BR-230, entre CG e a Praça do Meio do Mundo, passará por fora de São José da Mata

A duplicação do trecho da BR-230, entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo, em Pocinhos, terá uma forte mudança no fluxo da rodovia, quando concluída a obra. A principal alteração será no trecho urbano da comunidade de Lagoa de Dentro e do distrito de São José da Mata.

De acordo com o projeto executivo, a rodovia duplicada não passará mais ‘por dentro’ destas duas localidades. Nos dois sentidos, a BR-230 deixará o atual percurso após o acesso ao presídio do Serrotão, em Campina Grande, e só retorna ao trecho original, a partir da comunidade do 21, no acesso à cidade de Pocinhos.

O atual trecho, que corta a zona urbana de São José da Mata, servirá como uma via local, onde os motoristas poderão optar por trafegar por ele ou seguir pelo novo percurso duplicado. A previsão de conclusão da obra completa é para 2027, segundo o engenheiro responsável pela duplicação, Ilário Neto.

Nesta sexta-feira (13), o ministro dos Transportes, Renan Filho, faz uma inspeção às obras.

Coligação denuncia milícia digital contra Cícero e vai ao STF

O coordenador jurídico da Coligação ‘João Pessoa no Caminho Certo’, advogado Walter Agra, afirmou que o prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena (PP) é alvo de uma “milícia digital”. A denúncia aponta que perfis de pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro estão disseminando fake news contra Cícero, com impulsionamento pago em redes sociais.

Agra também informou, em coletiva à imprensa, que vai protocolar uma representação no Supremo Tribunal Federal, dentro do Inquérito das Milícias Digitais, que tem como relator o ministro Alexandre de Moraes. “Estão usando pessoas de fora para espalhar fake news, e não podemos ficar calados”, afirmou Agra.

O advogado Walter Agra informou que, embora ainda não se saiba quem está financiando esses ataques, a Polícia Federal está sendo acionada para investigar. Até o momento, a equipe jurídica identificou cerca de R$ 15 mil investidos em anúncios falsos no YouTube, Facebook e outras plataformas.

Ricardo Pinto reúne parte da base de sua campanha à Vereador em Itaporanga para reafirmar compromisso com demandas de interesse do povo

Em um importante passo na sua caminhada para eleição ao cargo de Vereador em Itaporanga, o servidor público Ricardo Pinto (PP) promoveu reunião promissora com lideranças comunitárias, ex-vereadores e ex-secretários municípios, para reafirmar seu compromisso com as demandas de interesse da população nos mais diversos setores. 

"Só tenho agradecer a confiança de cada um e, sendo eleito, retribuirei trabalhando pelo bem de nossa terra, como sempre faço mesmo sem ter mandato eletivo", disse Ricardo.

Trata-se em verdade de uma reunião com base sólida, bastante coesa, numa demonstração de quem quer uma verdadeira mudança na Câmara de Vereadores. O que difere de grupos que se sustentam em cabides de empregos ou promessas vazias. Imbuídos num conjunto de ideias que visem o melhor para Itaporanga, esse agrupamento está focado para eleger Ricardo Pinto vereador nestas eleições. "Ricardo fará um trabalho voltado para quem mais necessita, por isso, é opção certa na câmara", disse o comerciante e ex-presidente da câmara Lula da Farmácia, uma das lideranças presentes. 

E nos próximos dias esse grupo central da campanha aumentará em cerca de 15 novos integrantes com a chagada do empresário Paulinho de Zié, presidente municipal do PSD. Paulinho chega para reforçar consideravelmente a caminhada para a eleição no dia 06 de outubro vindouro com andanças e visitas em cada amigo, aliado e correligionário que o espera para sacramentar o apoio à Ricardo Pinto. 

Ricardo Pinto está sempre buscando melhorias para as comunidades de Itaporanga. Ele entende as necessidades da população e tem sido incansável em sua missão de transformar a cidade, especialmente em áreas como saúde, infraestrutura, esporte, lazer e social. É uma pessoa que ouve a população e está presente nas demandas dos bairros, lutando sempre por mais qualidade de vida para os moradores.

O encontro foi um marco nessa fase da campanha de Ricardo Pinto, mostrando força entre as lideranças e o apoio de importantes segmentos da comunidade local.

Saiba que muda com novas regras para prestadores de serviços terceirizados em órgãos federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (11) decreto dando mais proteção e melhora as condições de trabalho de profissionais que prestam serviços terceirizados em órgãos da administração pública federal. "Não tem sentido a gente ficar pregando o bem-estar social, as conquistas, e aqui embaixo ter funcionário e funcionária ganhando uma miséria e não sendo tratado com respeito”, afirmou Lula.

Confira: Governo atualiza regras para terceirizados

O decreto estabelece a aplicação de regras trabalhistas para contratos celebrados com órgãos e entidades públicas federais, inclusive nos setores de obras e serviços de engenharia. Exige mecanismos de denúncia contra discriminação, violência e assédio no ambiente de trabalho. As regras serão aplicadas a todos os contratos, seja para aquisição de bens, serviços comuns de obras e de serviços de engenharia que sejam contratados diretamente.

O texto prevê condições mais flexíveis para regimes de trabalho, compensação de horas ou reorganização de escala e possibilita a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário, em alguns casos. O intuito é evitar a sobrecarga diária alinhando a carga horária dos terceirizados com a realidade de órgãos que não funcionam nos fins de semana.

O novo decreto estabelece que os dias de recesso ou com escala diferenciada por motivos de feriados e outras festividades também devem ser considerados para os terceirizados, para evitar a manutenção desnecessária de pessoal em horários com pouca demanda, que pode, inclusive, gerar custos adicionais para a Administração.

Atualmente, há 73 mil pessoas que trabalham como colaboradores do Governo Federal. A ministra Esther Dweck ressaltou uma das mudanças, de permitir o recesso de fim de ano aos trabalhadores. 

Outro avanço com o decreto é a mudança nas licitações para contratos de serviços contínuos. De acordo com o MGI, as empresas ofereciam preços mais baixos nas licitações, muitas vezes à custa de salários reduzidos. Com o decreto, as propostas só serão aceitas se os valores previstos para salário e benefícios estiverem compatíveis com os custos estimados pela Administração, conforme explicitado nos editais de licitação.

A Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI regulamentará as regras estabelecidas no Decreto e editará as normas complementares para as adaptações dos órgãos e entidades. O objetivo é uniformizar o tratamento das garantias trazidas no decreto e diminuir o impacto na gestão contratual.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

O destino de Boa Ventura nas mãos do Ministério Público...

Foi protocolado junto ao Ministério Público pedido de afastamento da prefeita Talita Lopes (REP), do município de Boa Ventura, diante de inúmeras denúncias de malversação do erário e da coisa pública. A peça é assinada pelo vice-prefeito André Lacerda e pelos vereadores Ronaldo Alvarenga e Domiciano Leite de Sousa, ambos que eram aliados da gestora municipal. 

Eles relatam que há uma relação grande de denúncias já feitas ao MP até o momento carecendo de uma ação mais enérgica contra a prefeita, que continua no cargo comandando o que apontam como grupo a "surrupiar" o bem público sem medo da ação ministerial e da justiça. A última dela, inclusive, teve até o cofre da prefeitura arrombando por ordem judicial para averiguar o 'sumiço' de quase R$ 500 mil. 
Na ação, desencadeada em junho passado, a edilidade estava impedindo auditores do TCE-PB fosse até a sala da Secretaria de Finanças e o cofre da Prefeitura, para terem acesso à documentos para subsidiar instrução de um processo na Corte de Contas. A referida inspeção objetivava averiguar valor em espécie de R$ 428 mil existente na prefeitura e disponível no Sistema Sagres. 
O 3º Promotor de Justiça de Itaporanga, Charles Duarte Cassimiro, informou que não obteve êxito, o que motivou a referida ação judicial. Essa é só uma das inúmeras denúncias ajuizadas contra a gestora por atos ilícitos. Na Ação é elencado um total controle dos servidores que assumem cargos em comissão que possuem grau de parentesco com a gestora municipal.
Leonice Lopes - prefeita entre 2013 e 2020; Talita Lopes - secretária na gestão da tia (Leonice); Kamila Lopes - secretária e filha de Leonice; Daniela Lopes - secretária na gestão da tia (Leonice); Tiago Lopes - secretário na gestão da mãe (Leonice); e Renato Martins - secretário na gestão da sogra (Leonice) casado com Kamila. 
Passado esse período, vem a gestão da sobrinha Talita Lopes (2021-2024) mantendo nos cargos de primeiro escalão todos os familiares: Leonice Lopes - ex-prefeita e tia de Talita; Kamila Lopes - secretária, filha de Leonice e prima de Talita; Daniela Lopes - secretária, sobrinha de Leonice e prima de Talita; Tiago Lopes - secretário, filho de Leonice e primo de Talita; e Renato Martins - secretário, genro de Leonice, caso com Kamila (filha de Leonice) também secretária.
Em junho de 2022, auditores do TCE-PB encontraram R$ 307.723,75 dentro de geladeira, na sede da prefeitura (foto 1); já em junho deste ano, auditores do TCE-PB tiveram que arrombar o cofre da edilidade em busca de R$ 500 mil mas só encontraram R$ 0,05 (foto 2). 
Para o TCE há uma ardilosa articulação de todos os citados para impedir as investigações, cuja conduta configura improbidade administrativa com dolo ao erário municipal e, consequente, configuração de enriquecimento ilícito. Diz a ação que a conduta praticada revela "extrema periculosidade e audácia no trato com o erário. O que por si só embasa o pedido de afastamento imediato da prefeita. 

Justiça suspende realização das provas do concurso público da prefeitura de Conceição que iria acontecer neste domingo (15)

A Justiça suspendeu nesta quinta-feira (12), a realização do concurso público da Prefeitura de Conceição, no Vale do Piancó. cujo certame iria acontecer neste domingo (15). A decisão é do juízo da Vara Única do município.

Em caso de descumprimento da decisão, a Justiça estabeleceu multa de R$ 1 mil por dia ao Município. Sobre os candidatos do concurso, foi determinado que o Município e a Fundação Vale do Piauí devolvam o valor da inscrição dos candidatos em 30 dias.

Na decisão, o juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo entendeu estarem presentes os requisitos legais da tutela de urgência. O magistrado também chamou a atenção para o fato de que a fase de convocação dos candidatos para a prova de títulos ocorreria em 4 de outubro de 2024, dois dias antes do primeiro turno das eleições municipais.

A suspensão do concurso atendeu a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A justificativa é de descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Município por conta do elevado número de funcionários contratados e de indícios de irregularidades na contratação da empresa organizadora.

Conforme informado pelo MPPB, o TAC havia estabelecido que o concurso deveria ter sido realizado até abril deste ano, para evitar a aplicação do certame no período de acirramento eleitoral. Além disso, a Prefeitura deveria ter informado ao MPPB sobre todo o trâmite do certame, mas a situação não ocorreu.

O Ministério Público também alegou na ação que foram encontradas inúmeras denúncias relacionadas a fraudes em concursos organizados pela Fundação Vale do Piauí, atrelados a esquemas de corrupção.

Pesquisa Consul em Santa Rita: Jackson Alvino com 48% amplia vantagem sobre Nilvan com 31,8%

Uma pesquisa do Consult/Polêmica da Paraíba publicada nesta quinta-feira (12) revelou os números do segundo levantamento eleitoral para o município de Santa Rita. A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, utilizando uma amostra de 500 entrevistados.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TRE-PB, com o número de identificação: PB-08119/2024

NÚMEROS DA PESQUISA ESTIMULADA

Os números da segunda pesquisa estão trazendo a ampliação da liderança para o Vereador Jackson Alvino que aparece na dianteira ao atingir 48% dos votos. Nilvan aparece na segunda colocação, tendo 31,8%. Os outros quatro candidatos aparecem bem atrás. Luciano Alvino tem 0,8%, Nicola Lomonaco e Jodson Junior aparecem com 0,6% e Biló, atinge 0,2%.

Por fim a pesquisa estimulada mostra que 9,6% afirmam que não sabem em quem irão votar ou preferiram não responder ao questionário e 8,4% disseram que não votarão em ninguém ou que anularão os seus votos.

Outdoors da 'Vai de Bet' são substituídos em João Pessoa por outra bet do paraibano que segue foragido no exterior

Os outdoors da casa de apostas Vai de Bet começaram a ser substituídos esta semana em João Pessoa por material publicitário de outra plataforma de apostas, a ObaBet.

A nova empresa, que faz parte do mesmo grupo, é ligada ao empresário campinense André Rocha, que atualmente se encontra foragido da justiça. Rocha é suspeito de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas de apostas esportivas, alvo da recente Operação Integration.

O cantor Gusttavo Lima também é o garoto propaganda da ObaBet. O artista tem uma relação estreita com André Rocha e Aislla Rocha, também alvo da operação. Eles estiveram juntos na semana passada na Grécia.

A substituição das propagandas uma semana após a Polícia Civil de Pernambuco e outros órgãos de segurança pública realizarem uma série de buscas e apreensões no âmbito da Operação Integration, que investiga uma organização criminosa acusada de usar casas de apostas como ferramenta para lavar dinheiro de origem ilícita. A operação, que aconteceu na última semana, envolveu diversos mandados e culminou em prisões de membros da suposta quadrilha, a exemplo da influenciadora Deolane Bezerra.

Em almoço com líderes, Arthur Lira afirma que vai apoiar Hugo Motta à sua sucessão na Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (11), durante almoço com líderes partidários, que apoiará a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sua sucessão. A informação é do líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG). Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou que Lira apresentou Hugo como “um nome qualificado para a construção da unidade na Casa”.

“Não cabe debater a questão governo versus oposição, mas tão somente garantir a escolha de um nome que assegure o funcionamento harmônico e independente do Poder Legislativo”, disse Odair.

O líder afirmou que vai submeter o nome de Hugo Motta à bancada. “Quanto menos disputas secundárias, melhor será para os interesses do Brasil. O importante é a união em torno da aprovação de projetos relevantes que busquem o desenvolvimento sustentável e beneficiem de forma ampla toda sociedade brasileira”, defendeu.

Uma foto do encontro foi compartilhada nas redes sociais por Hugo Motta, que completa nesta quarta-feira 35 anos de idade. “Recebendo o abraço do presidente Arthur Lira e de amigos líderes no dia do meu aniversário. Relações de confiança, diálogo, lealdade e muitas lutas diárias. Construir amizades e parcerias verdadeiras é um compromisso que tenho, olhar no olho, dialogar em harmonia e em prol do Brasil”, escreveu.

Além de Odair Cunha, participaram do almoço os líderes Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) e Luciano Amaral (PV-AL), além do deputado Tenente Coronel Zucco (PL-RS).

TRE-PB anula decisão da juíza da 33ª Zona Eleitoral e libera candidatura do Delegado Crizanto, ao cargo de Vereador em Itaporanga.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) anulou sem sessão plenária desta quarta-feira (11) a decisão da juíza da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga que havia indeferido a candidatura ao cargo de Vereador de Francisco de Assis Barreiro, conhecido como Delegado Crizanto (PP), às eleições no município de Itaporanga. 

A decisão da primeira instância levou em conta uma suposta "existência de irregularidade na apresentação da certidão criminal da Justiça Federal para fins eleitorais". Em seu recurso à Corte Eleitoral, o candidato comprovou a "extinção de punibilidade em processos criminais".

A Procuradoria Regional Eleitoral pugnou pelo provimento do recurso interposto pelo candidato Delegado Crizanto, para que seja deferido seu registro de candidatura. Em harmonia com o parecer ministerial, o relator desembargador Oswaldo Trigueiro voto pelo provimento do recurso e com Acórdão lido e publicado em Sessão, após trânsito em julgado, determinou retorno dos à 33ª Zona Eleitoral para que proceda com deferimento da referida candidatura.


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Ruy, Cartaxo e Queiroga vão ao TRE e pedem tropas federais em João Pessoa

Os candidatos a prefeito de João Pessoa pela oposição, Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), solicitaram, na manhã desta quarta-feira (11), a presença de tropas federais durante a campanha eleitoral na capital. O pedido acontece um dia após a Polícia Federal deflagrar a Operação Território Livre, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra o “aliciamento violento” de eleitores no Bairro São José. Dentre os alvos está a vereadora Raíssa Lacerda (PSB).

O pedido, segundo Carneiro, foi protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). “Estamos aqui juntos pela nossa cidade, independente do resultado da eleição. Queremos eleição limpa e honesta. Que o cidadão possa ir votar como quiser. A luta continua. Estaremos juntos contra essa situação. Vamos no TRE protocolar o pedido de tropas federais”, anunciou o deputado.

Em entrevista coletiva, mais cedo, eles pediram ainda a quebra do sigilo das operações Mandare e Território Livre, deflagradas pela Polícia Federal na Capital. Os candidatos a vice Amanda Rodrigues, Sérgio Queiroz e Amanda CSI também participaram da coletiva.

Os três unificaram o discurso com denúncias sobre “cerceamento” dos eleitores, que estariam sendo impedidos de exercer o voto livremente. Afirmaram que a coletiva, a primeira a reunir candidatos da oposição, sem se tratar de união partidária, antes do primeiro turno, não se trata de aliança e que cada um fará campanha separadamente.

Cartaxo, que comandou João Pessoa por dois mandatos, afirmou em discurso que João Pessoa não pode virar Rio de Janeiro. Já Ruy Carneiro, criticou o trabalho da Polícia Militar e sugeriu que não estão atuando no combate às facções criminosas. Estas estariam impedindo candidatos de entrar nas comunidades de forma a beneficiar o principal opositor: o prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena.

O gestor não é alvo das duas operações da Polícia Federal, que ainda estão na fase de investigação.

Pesquisa Datavox para Prefeito de Itaporanga: Dr. Azif lidera com 72,5% e Jailma de Zeca tem 9,0%

Uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Datavox em parceria com o portal PB Agora, nos dias 4 e 5 de setembro de 2024 e publicada nesta quarta-feira (11), aponta Dr. Azif como o favorito para vencer a disputa pela Prefeitura de Itaporanga.

Cenário Estimulado

No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Dr. Azif aparece com uma ampla vantagem, conquistando 72,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, Dra. Jailma de Zeca registra 9,0%, enquanto 11,5% dos entrevistados se declararam indecisos. Os votos brancos e nulos somam 7,0%.


Cenário Espontâneo

Quando a pesquisa questiona de forma espontânea — ou seja, sem apresentar os nomes dos candidatos — Dr. Azif também lidera, mas com 64,4% das intenções de voto. Dra. Jailma de Zeca aparece com 7,5%, e Divaldo Dantas, o atual prefeito, tem 0,8%. Nesse cenário, o percentual de eleitores indecisos sobe para 19,8%, e 7,5% optaram por votos brancos ou nulos.


Expectativa de Vitória

Quando questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Itaporanga, independentemente da sua intenção de voto, 81% dos eleitores apostam em uma vitória de Dr. Azif. Apenas 4,0% acreditam que Dra. Jailma de Zeca vencerá, enquanto 15,0% não quiseram opinar.


Dados da Pesquisa

A pesquisa abrangeu diversos bairros e localidades rurais de Itaporanga, são eles: São João, Capim Grosso(Golpes e Matias), Barrocão, Cardoso, Cravoeiro, Jardim Baião/Lagoinha, Lagoa de Pedra, Paraná, Muquém, Vaca Morta, Malhada Grande, Genipapo, Barrocas, Catolé, Pitombeira, Lagoa do Mato, Agrovila, São Pedro, Araçá, Alto do Ginásio, Alto do Madeiro, Alto das Neves, Conjunto Balduíno Carvalho, Bela Vista, Centro, Conjunto Chagas Soares, Conjunto Miguel Morato, Pedra Bonita, Xique-Xique, Assis Leite, Paulos, Vila Mocó e João Silvino.

O levantamento, que ouviu 400 eleitores, apresenta uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. Registrada sob o protocolo PB-07478/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estudo reflete o cenário político atual da cidade e a preferência dos eleitores para as eleições municipais.

Publicado edital da PB Saúde com 4 mil vagas, entre as quais 1.764 para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem; As provas estão marcada para o dia 15/12/2024... Confira

Foi publicado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado o Edital de Concurso Público na PB Saúde com oferta de 4 mil vagas, sendo 1,8 mil para contratação imediata e 2,2 mil para cadastro de reserva. 

Dentre as vagas, são destinadas 1.764 vagas para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem. As provas estão marcadas para o dia 15/12/2024

Acesse o link a seguir e confira o Edital D.O.E 11.09.2024

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Datavox divulga nesta quarta-feira pesquisa para prefeito de Itaporanga, Bananeiras e Puxinanã...

O Instituto Datavox, irá divulgar nesta quarta-feira (11) os números das mais recentes pesquisas de intenção de voto nas cidades de Bananeiras, Itaporanga, Puxinanã. As pesquisas trarão um panorama completo sobre a disputa eleitoral nas quatro cidades, revelando as preferências dos eleitores e a posição dos principais candidatos na corrida pelas prefeituras.

A expectativa é de que os dados ofereçam um retrato claro do favoritismo e das tendências de voto a poucos dias da realização do pleito. As pesquisas foram realizadas respeitando os critérios de amostragem em todas as zonas urbanas e rurais das cidades envolvidas. Os resultados são aguardados com grande expectativa, pois podem influenciar diretamente a reta final das campanhas e movimentar os bastidores políticos.

Os números oficiais, bem como os dados e metodologia adotados em cada pesquisa estarão disponíveis no portal PB Agora já nas primeiras horas da manhã

Reviravolta em Cajazeiras: Após reunião com João, Chico Mendes (impugnado pelo TRE) retira candidatura e Pablo Leitão será o substituto

Após reunião na tarde desta terça-fera (10) com o governador João Azevêdo (PSB), o candidato à prefeitura de Cajazeiras pelo PSB, deputado e líder do governo Chico Mendes, será substituido na cabeça de chapa pelo candidato a vice e médico, Pablo Leitão (PSB). A informação foi divulgada com excluvidade pelo jornalista Rudney Araújo, no programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação.

O comunicado oficial, porém, será feito nas próximas horas pelo governador João Azevêdo. Eles estão reunidos neste momento na granja Santana, onde discutem os detalhes do anúncio. A decisão de substituição ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) impugnar a candidatura de Mendes. Ela acatou recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela Coligação que tem a frente Socorro Delfino (PP), contra a decisão da Justiça Eleitoral na Primeira Instância que havia liberado a candidatura de Chico.

Delfino e a Procuradoria Regional Eleitoral argumentam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato executivo consecutivo, já que o socialista foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, quando renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual.

Na semana passada, o relator, Bruno Teixeira de Paiva, já tinha votado contra o registro de candidatura de Chico. Hoje, o voto do magistrado foi seguido pelo desembargador Oswaldo Trigueira do Vale Filho, pelo juiz Roberto França, pelo juiz Sivanildo Torres Ferreira e pela juíza Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar no processo.

PF faz buscas na casa da vereadora Raíssa Lacerda e apreende R$ 35 mil e contracheques de servidores da prefeitura de João Pessoa

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10), uma operação de combate ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa, em João Pessoa. A denominada Operação Território Livre cumpriu mandados de busca e apreensão no bairro São José e na casa da vereadora (também candidata ao cargo), Raíssa Lacerda (PSB).

Na casa da parlamentar foram apreendidos R$ 35 mil em espécie, aparelhos celulares e contracheques de funcionários da prefeitura de João Pessoa  O conselheiro tutelar Josevaldo Gomes da Silva, coordenador Adjunto da Região Praia de João Pessoa, também foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão cumprido na residência do conselheiro, no bairro dos Estados.

De acordo com a PF, através de controle de território, os investigados podem exercer influência no pleito eleitoral, praticando as condutas de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

Deolane Bezerra tem prisão domiciliar revogada e volta para o presídio após descumprir medidas cautelares

A Justiça revogou, nesta terça-feira (10), a prisão domiciliar da influenciadora digital, empresária e advogada Deolane Bezerra, que vai retornar ao presídio. Ela e a mãe, Solange Bezerra, haviam sido presas na quarta-feira (4), numa operação contra uma quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

Na tarde da segunda-feira, (9), Deolane deixou a Colônia Penal Feminina do Recife, beneficiada por um habeas corpus. Ela foi liberada após colocar uma tornozeleira eletrônica. A influenciadora falou com a imprensa e com fãs que se aglomeravam no local. Em seguida, postou uma foto no Instagram em que aparece com a boca coberta por uma fita, com a inscrição de um "X" no meio.

No início da tarde desta terça, ela foi ao Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, para assinar os termos da prisão domiciliar. No entanto, foi informada que a prisão domiciliar havia sido revogada por descumprimento de uma a ordem da Justiça para não se pronunciar publicamente (leia mais abaixo).

Pelas regras determinadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Deolane não poderia se manifestar por meio de redes sociais, imprensa e outros meios de comunicação. De acordo com a decisão que revogou a prisão domiciliar, Deolane deverá ir para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do estado. 

Segundo o documento, escolha do local tem o objetivo de "contribuir para a estabilidade da situação e para o bom andamento do processo, longe da influência direta e intensa de centros urbanos". Buíque fica a cerca de 280 quilômetros do Recife e a aproximadamente 150 quilômetros de Caruaru, maior cidade da região do Agreste do estado.

Aprovado relatório da senadora Daniella Ribeiro que autoriza empréstimo de R$ 204 milhões para o Governo da Paraíba

Foi aprovado nesta terça-feira (10), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal o relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) que autoriza o empréstimo no valor de € 33 milhões de euros (R$ 204 milhões) para o Governo da Paraíba para financiamento do projeto rede integrada de corredores de transporte público de João Pessoa – ações 1 e 2 BRS-JP. O projeto seguirá agora para votação no plenário do Senado. 

Em seu relatório, a senadora destacou a importância da obra para a mobilidade na capital paraibana, tendo em vista o aumento de veículos e o consequente impacto no trânsito. O relatório autoriza a contratação do empréstimo através de crédito externo com a garantia da República Federativa do Brasil entre o Governo da Paraíba e a Agência Francesa de Desenvolvimento. 

“É um projeto muito importante para o desenvolvimento da capital João Pessoa, que hoje concentra um considerável fluxo de veículos e que necessita de avanços em ações de mobilidade urbana. Destaco não só os investimentos com recursos próprios bem como no que diz respeito a ter as condições que o habilitam do ponto de vista orçamentário e financeiro em razão da gestão extremamente responsável do governador João Azevedo e de toda a sua equipe”, afirmou. 

Secretário de Administração afirma que edital do novo concurso da PBSaúde com 4 mil vagas será publicado na próxima semana

O secretário de Estado da Administração, Tibério Limeira, disse, nesta segunda-feira (9), que o edital do novo concurso da PBSaúde deve ser publicado até o início da próxima semana. Segundo ele, o certame oferecerá 4 mil vagas, sendo 1,8 mil para contratação imediata e 2,2 mil para cadastro de reserva.

A declaração aconteceu durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan.

TRE nega recurso e indefere registro de candidata a Vereadora em Itaporanga por não comprovação de alfabetização

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) negou nesta segunda-feira (9), durante julgamento, pedido de candidatura ao cargo de Vereadora para Maria Helena Mocó (PSOL), em Itaporanga, por não comprovação de alfabetização - não saber ler nem escrever. Ele teve o registro indeferido em primeira instância. 

Com 81 anos de idade, Maria Helena é uma figura popular no município, vendedora de broa e milho assado, representante da Família Zacarias, descente de quilombola, residente na Vila Mocó, localidade da periferia aonde teve início o povoamento que daria origem ao município de Misericórdia

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

TRE nega registro de candidatura de Chico Mendes à Prefeitura de Cajazeiras

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) indeferiu, na tarde desta segunda-feira (09), a candidatura do deputado Chico Mendes à Prefeitura de Cajazeiras pelo PSB. A decisão atende ao recurso do Ministério Público Eleitoral e da coligação encabeçada por Socorro Delfino (PP) contra a decisão da Justiça Eleitoral na Primeira Instância que havia liberado à postulação do parlamentar ao cargo de prefeito.

Delfino e a Procuradoria Regional Eleitoral argumentam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato executivo consecutivo, já que o socialista foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, quando renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual.

Na semana passada, o relator, Bruno Teixeira de Paiva, já tinha votado contra o registro de candidatura de Chico. Hoje, o voto do magistrado foi seguido pelo desembargador Oswaldo Trigueira do Vale Filho, pelo juiz Roberto França, pelo juiz Sivanildo Torres Ferreira e pela juíza Maria Cristina Paiva Santiago. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar no processo.

Ao votar, Trigueira apontou a tentativa de Chico Mendes de construir uma “carreira política” na região polarizada por Cajazeiras, já que se elegeu por duas vezes consecutivas para comandar o Poder Executivo de São José de Piranhas, renunciou ao cargo para disputar vaga na Assembleia Legislativa, posto que foi eleito em 2022 e agora tenta conquistar a gestão municipal cajazeirense.

Governo lança edital com 16 vagas para pesquisadores no projeto do Radiotelescópio Bingo, que vai funcionar no município de Aguiar.

O Governo do Estado lançou, no dia 4 deste mês, um edital para selecionar 16 pesquisadores que vão trabalhar no projeto do Rádiotelescópio Bingo. O equipamento vai funcionar no município de Aguiar e está sendo montado na China antes de vir para a Paraíba. Veja o edital completo clicando aqui.

Em entrevista ao programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara, o governador João Azevêdo (PSB) afirmou que o governo vai investir mais de R$ 300 mil no edital. Os pesquisadores selecionados vão receber bolsas que variam entre R$ 700 e R$ 3 mil.

O edital tem o objetivo de selecionar pesquisadores para a formação de equipes de três subprojetos: aprimoramentos, cursos didáticos, cursos para reeducandos; estudos cocioeconômicos; e divulgação, registros e memórias.

As inscrições começam no dia 9 deste mês e vão até o dia 25, às 18h. Para participar, os candidatos devem efetuar o cadastro no sistema SIGFAPESQ, cumprir os pré-requisitos citados no edital e apresentar a documentação solicitada (RG, CPF, currículo lattes, declaração de matrícula, diploma e outras que devem ser conferidas no edital do projeto).

Podem se inscrever pesquisadores com nível de doutorado, mestrado, graduação e estudantes do ensino superior. As vagas são para profissionais das áreas de Física, Engenharia Elétrica, Computação, História, Ciências Sociais, Geografia, Economia, Mídias Digitais, Design, Arte e Mídia, Comunicação Social, Artes Visuais e áreas afins. Além de estudantes dos cursos de Física ou Astronomia.

Itaporanga perdeu uma de suas reservas morais: Will Rodrigues, homem de fé, íntegro, decente e excelente pai de família.

Itaporanga perdeu neste domingo (08) uma de suas (poucas) reservas morais: Will Rodrigues. Contava com 87 anos, faleceu de madrugada, no hospital da Unimed, onde estava internado com problemas cardíacos e pulmonares. O velório acontece no Parque das Acácias, em João Pessoa, onde também será o sepultamento, às 10 desta segunda-feira (9). 

José Will Rodrigues é referência histórica, íntegro, honesto, decente e excelente pai de família. Teve uma vida dedicada à Itaporanga, com feitos administrativos saudados pelo povo. Homem de fé, católico devoto de Nossa Senhora da Conceição, sempre ladeado pela família tendo à frente a ex-primeira-dama dona Marisa Procópio Rodrigues com quem foi casado por 64 anos numa união alicerçada na 'rocha'. Juntos tiveram prole de: 6 filhos (Wilza, Domingos Sávio, Wilka, Willa, Wilna e Wenner), 9 netos e 10 bisnetos. Criados na residência do casal, no bairro do Miramar, na capital paraibana. Will conviveu com todos ao seu redor, feito raro. 

Forte como sempre foi nessas mais de seis décadas, dona Marisa assim estava ao lado do caixão, do amado. Will e dona Marisa dividiram juntos dificuldades, conquistas e felicidade. Sempre quando de minha estadia em sua residência, toda tarde Will me chamava para ir ao shopping tomar um café e ali a conversa fluía sobre variados assuntos da vida, de Itaporanga, do bem que ele fez ao próximo, vez por outra pausada pelas muitas pessoas que logo vinham cumprimentá-lo. Tinha uma mente invejável, um fidalgo nato. Verdadeiro cavaleiro, Will ao lado de sua elegante dama Marisa formaram um casal da sociedade pessoense, festejado e com muita história a contar. 


Sempre quando de minha estadia em sua residência, toda tarde Will me chamava para ir ao shopping tomar um café e ali a conversa fluía sobre variados assuntos da vida, de Itaporanga, do bem que ele fez ao próximo, vez por outra pausada pelas muitas pessoas que ao vê-lo logo vinham cumprimentá-lo. Tinha uma mente invejável, um fidalgo nato. Verdadeiro cavaleiro, Will ao lado de sua elegante dama Marisa formaram um casal da sociedade pessoense, festejado e com muita história a contar. 

Dona Marisa certa vez me revelou o segredo da longevidade do seu matrimônio: "Para se viver feliz, é preciso conviver com o amor todos os dias e isso eu encontrei no meu casamento", ensinava. Enquanto, ele completava: "Sou muito feliz no meu casamento, Marisa sempre foi uma esposa muito boa, uma mulher dedicada, companheira de toda uma vida", elogiava o ex-prefeito. Tanto na residência de João Pessoa como na de Itaporanga, havia dois bancos estrategicamente colocados ao lado das (respectivas) piscinas para as boas conversas. "Precisamos ser a segurança um do outro", pontuava dona Marisa. 

Will foi um grande ser, homem completo, de postura irretocável, pai, avô e, principalmente, marido presente, que em todo tempo de casado dedicou-se exclusivamente à família, passando sempre lições de honestidade, caráter, dignidade, algo hoje infelizmente em desuso, em função da ganância exacerbada dos homens. Homem devoto de ir todo domingo ao lado de dona Marisa na igreja agradecer à Deus e à Nossa Senhora a família bonita que constituiu. Passaremos sim, porém, nossas lições ficarão registradas e eternizadas nos anais da história. A de Will Rodrigues é uma delas. 

Ele governou Itaporanga por dois mandatos: 1989-1992 e 2001-2004, realizando grandes obras e ações até hoje celebradas, festejado como melhor prefeito que a cidade já teve. Em 1994, foi o candidato a deputado estadual mais votado da cidade cuja votação ainda não foi superada. Sua liderança política era reconhecida por todos os governadores e líderes estaduais.

Já passando o bastão para a nova geração, o que os grandes líderes devem fazer de maneira coesa que atenda os apelos do povo, em 2008, Will teve a filha Wilza eleita vice-prefeita para a gestão 2009-2012; e em 2012, e a neta Taís eleita também vice-prefeita para a gestão 2013-2016; na eleição de 2016; Outra filha, Wilka foi competente diretora do Hospital Regional de Itaporanga. 

E mesmo sem ser prefeito, seus feitos são memoráveis, à exemplo, ter sido responsável em parceria imprescindível com Padre Zé pela garantia da construção do Cristo Redentor, Colégio Diocesano, Casa do Menor, etc. Em sua primeira gestão Itaporanga teve suas principais avenidas cobertas por asfalto (coisa rara na década de 1980) e tantas outras obras que elevaram a autoestima da população. 

São estas, raríssimas e quase extintas figuras humanas, fazem parte de um minguado contingente do que denominamos de reserva moral de um povo, lugar, que são, por assim dizer, os invencíveis combatentes da última trincheira. Àqueles que já deram provas suficientes de probidade, inteligência organizacional e humanitarismo.  Will Rodrigues é uma dessas poucas reservas morais de Itaporanga.

domingo, 8 de setembro de 2024

Idealizado por Newton Soares 'Casamento Comunitário' beneficia população dos bairros de Alto do Mateus e das Indústrias, em João Pessoa.

Importante iniciativa de inclusão social, o casamento comunitário é visto como mais uma garantia de direitos à população. Que não apenas fortalece os laços familiares, mas também promove a cidadania e a igualdade de direitos. E é uma preocupação a dificuldade encontrada por pessoas que já mantinham relação conjugal e pretendiam se casar, mas sem condições financeiras de sacramentar o matrimônio. 

Pensando nisso, o Assessor Jurídico da Defensoria da Paraíba, Newton Soares de Oliveira Neto colocou em prática um projeto pessoal de realizar Casamento Comunitário neste ano de 2024. A ideia surgiu, devido a grande busca de casais em querer a regularização da união perante a justiça, uma vez que muitos casais já possuíam família constituída, com filhos e netos, sem condições de arcar com custos de um casamento civil.

É uma proposta inteligente e surper útil para aqueles casais que não podem investir na realização de um grande sonho. A ideia de Newton Soares tomou corpo, após a busca de parcerias, tendo o 10ª Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do Valentina, através do oficial cartorário Manfredo Goes Vieira de Melo, que encorpou o projeto, a Direção da Associação Mulheres do Bem - AMB, Tassiana Farias, representante do bairro Alto do Mateus, se juntou ao projeto. 

Assim, começou a procura por casais, levantamento de documentos e dia 06 de setembro, 38 casais realizaram o sonho de dizer o SIM e formalizar o casamento perante a justiça e perante Deus em uma grande festa, com a participação do Juiz de Direito Dr. Antônio Carreiro, com benção do Pastor Kerson Brasil, da Igreja Assembleia de Deus Semeando a Palavra, do bairro de Cruz das Armas, e apadrinhado por Lauremilha Lucena (madrinha) e Newton Soares (padrinho). 

O próximo projeto já está em andamento e deverá ser realizado com o Casamento Comunitário na Associação Verde Vida, do bairro das Indústrias, em parceria com o 7ª Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais das Trincheiras, por meio do oficial cartorário Lucas Matheus Gomes de Oliveira, no próximo dia 18 de setembro de 2024, às 15h. 

Um comprometimento em tornar o sonho de muitos numa realidade, especialmente para aqueles que enfrentam barreiras financeiras para formalizar sua união. Resultado da inciativa própria de Newton Soares prestando assessoria voluntária junto às Associações e Serventias de Registro Civil para ser instrumento de Deus na vida de pessoas que não tinham condições de arcar com os custos de um casamento civil.