Presentes (foto) amigos e conselheiros de longas jornadas do ex-governador, à exemplo: do ex-prefeito Fábio Arruda (Boa Ventura), do comunicador/escudeiro Padre Albenir Galdino, o advogado Rui Galdino, o deputado estadual Branco Mendes, o ex-vereador Bruno Gaudencio (CG ), Pererinha, Mangabeira, Victor Braga , Serginho Texeira, Professora Emília, Anjinha e amigos, empresário José Gomes, e Padre José Carlos, que era amigo do casal,
Celebração idêntica e homenagens também acontece em sua terra natal Conceição, no Vale do Piancó. Wilson Braga faleceu no dia 17 de maio de 2020, em João Pessoa, vítima de Covid-19, assim como, Lúcia Braga acometida pela mesma.
Depois de seu falecimento, o ex-governador recebeu homenagens em várias cidades da Paraíba. Em Conceição, por exemplo, ele foi homenageado como o nome na principal avenida da cidade, que antes se chamava Solon de Lucena e passou a ser chamada Avenida Governador Wilson Leite Braga.
Outra homenagem recebida pelo filho mais ilustre da cidade foi o feriado municipal. E na noite desta terça será celebrada uma missão em homenagem aos 2 anos de vida eterna de Wilson Leite Braga. A missa ocorrerá na igreja matriz e será transmitida pelo canal de vídeo do Vale do Piancó Notícias no You Tube e pela emissora de rádio 100.3 FM.
Trajetória
Em 1955, Wilson Braga se elege deputado estadual pela primeira vez. Somente deixa o cargo em 1967, quando é eleito deputado estadual. Permanece na Câmara Federal até 1982. No ano seguinte, assume o Governo do Estado da Paraíba. Como chefe do Executivo Estadual, lança o Projeto Canaã, para resolver o problema da falta d’água em municípios do interior a partir da construção de açudes e barragens. Em 1986, renuncia ao cargo de governador para concorrer ao Senado Federal, mas acaba derrotado nas urnas por Raimundo Lira e Humberto Lucena.
Em 1988, volta à cena política, desta vez como candidato a prefeito de João Pessoa. Vence as eleições, mas renuncia ao cargo em 1990 para disputar às Eleições Estaduais. Apesar de despontar como favorito nas pesquisas, Wilson Braga sofre derrota no segundo turno contra Ronaldo Cunha Lima.
Para não ficar sem mandato, em 1993 Wilson Braga entra para o quadro de vereadores da Capital. A passagem pela Câmara Municipal, no entanto, é curta. Em 1995, ele retorna ao posto de deputado federal, no qual permanece até 2003. Passa quatro anos sem exercer mandato, mas volta ao Parlamento Federal em 2007. Em 2011, assume seu último cargo eletivo, de deputado estadual, que dura até 2015. A partir de então, Wilson Braga não participa mais de eleições paraibanas.
Ao longo de sua trajetória, Wilson Braga teve passagem pelos partidos Arena, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e
Nenhum comentário:
Postar um comentário