Hugo fecha 2022 com chave de ouro ao se firmar como uma das grandes liderança na Paraíba. Transformou o Republicanos, mediano até então, na maior potência eleitoral do Estado com eleição das maiores bancadas na Câmara Federal (três deputados federais) e na Assembleia Legislativa (oito deputados estaduais).
Objetivo: fazer frente ao também poderoso grupo do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressista) que elegeu dois deputados federais (ele próprio reeleito), quatro deputados estaduais, o vice-governador Lucas Ribeiro (sobrinho de Aguinaldo) e, ainda, tem a senadora Daniella Ribeiro (mãe de Lucas). Em João Azevêdo saindo para o Senado, em 2026, Lucas assume e Aguinaldo disputará o Governo.
É este o cenário que leva o Republicanos a brigar pelo comando da ALPB nos próximos quatros anos. Hugo Motta sabe que a disputa por uma vaga no Senado (Serão duas e João é mais forte pra abocanhar a primeira) ou até mesmo o Governo (contra Aguinaldo) fica mais viável comandando o Poder Legislativo (principalmente o financeiro/cargos). Vale destacar que a eleição este ano de Efraim Filho como senador se deve ao apoio de Hugo e do Republicanos.
Hugo vem de uma família com longa tradição na política. O avô, Nabor Wanderley, e o pai, Nabor Wanderley Filho (atual prefeito reeleito, três mandatos de deputado e outros três de prefeito), foram prefeitos de Patos; a avó, Francisca Motta, foi prefeita de Patos (duas vezes) e se elegeu este ano Deputada Estadual (o quinto mandato no currículo), retornando à ALPB.
Mostrando enorme maturidade e sabedoria ao gerir expectativas e ambições de nomes já consagrados da política paraibana, alguns com praticamente dobro da sua idade, Hugo Motta expõe personagem gigante em ascensão. Caso raro de político começou a carreira já como deputado federal consolidando primeiramente o nome em Brasília para depois fazer o mesmo e com êxito aqui na Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário