Dona Terezinha (era nossa vizinha, amiga da família) foi uma das pioneiras na educação que município teve privilégio de ter. Mulher guerreira, trabalhadora, estudiosa, paciente, educada, amigável, merecedora desta justa homenagem, pois sempre lutou por melhorias na educação e na sociedade. Todos que recordam de dona Terezinha lembram de uma professora exemplar, atenciosa, sempre com sorriso no rosto, grandes ideias, motivação e sua verdadeira preocupação com o aprendizado de seus alunos, vem a lembrar de uma mulher exatamente dedicada.
Ela era mãe do nosso dileto vizinho e amigo Loureirinho - que por muito tempo dirigiu a Residência Rodoviária do DER em Itaporanga. Engenheiro de capacidade e competência inconteste. O referido projeto de lei foi um pedido expresso ao deputado Wilson Filho feito pelo ex-prefeito Audiberg Alves, o médico Dr. Azif Lemos e a professora Maria Do Carmo, gerente da 7ª Gerência Regional de Educação - sediada em Itaporanga, ambos deixaram o autógrafo no texto.
Dona Terezinha Brunet Crizanto Loureiro
Sexta de nove filhos do casal João Crizanto da Silva e Alice Brunet Crizanto, nasceu em Misericórdia, hoje Itaporanga, no dia 21 de fevereiro de 1935. Contraiu matrimônio em 1964 com o jornalista Sebastião Loureiro, de cujo elance nasceu o único filho, Manoel Leite Cesar Loureiro Netto. Serviu como auxiliar de escrita no Departamento de Produção da 11ª Zona Agrícola do Estado da Paraíba.
Inclinada para o magistério desde cedo, submeteu-se ao Curso da Escola Normal Monte Carmelo, fundado em Itaporanga pelas Irmãs Missionárias Carmelitas, concluindo-o em dezembro 1954. No mesmo ano foi nomeada professora da rede de Educação do Estado da Paraíba, como exercício no Sítio Malhada Grande, no município de Itaporanga. Em fevereiro de 1960, foi designada para lecionar na Escola Elementar Mista Misericórdia Velha, na sede do município de Itaporanga. Onde permaneceu até junho de 1963, quando foi transferida par o Grupo Escola Simeão Leal, também na sede.
Em janeiro de 1972, foi removida, a pedido, para exercer suas funções na secretaria do Grupo Escola Almirante Tamandaré, no Conjunto Castelo Branco, em João Pessoa. Em 1977, foi designada para o encargo de Administradora Escola do Grupo Escola Lindolfo Ramalho, na sede da cidade de Itaporanga. Em julho de 1978, concluiu o ensino de nível médio de 2º grau, no Colégio Estadual de Itaporanga. Exerceu novamente a função de diretora da Escola Lindolfo Ramalho, no período de maio de 1987 a janeiro de 1989. Depois de mais de 36 anos de serviços prestados à educação pública, aposentou-se em abril de 1990.
Em março de 1989, foi agraciada com o título de Professora Fundadora da Escola Estadual de 1º Grau Professor Lindolfo Ramalho. Faleceu em 08 de dezembro de 2022, em sua cidade de Itaporanga. Portanto, se torna mais que legítimo a nomeação do centro de professores com alguém que arduamente lutou pelo ensino na região de Itaporanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário