O secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado, consultor Radomécio Leite, revelou em pronunciamento na Assembleia Legislativa que o Estado tem arcado com responsabilidades de municípios porque a grande maioria sequer dispõe de estrutura e/ou secretarias para atender às questões ambientais levando a sociedade a temores como os registrados no Rio Grande do Sul por falta de preservação e cuidados ambientais.
“Percorrendo todas as regiões do estado atestamos que dos 223 municípios somente 70 dispõem de secretarias de Meio Ambiente, mesmo assim algumas delas são para atender demandas políticas ao invés de contratação de especialistas ambientais”, declarou. Em face dessa deficiência, o estado acaba sendo forçado a cumprir com responsabilidades que são dos municípios.
A fala se deu nesta quinta-feira (6), durante sessão especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O evento discutiu a responsabilidade humana na poluição e na perda de biodiversidade. A sessão contou com a presença dos deputados Sargento Rui, Taciano Diniz e Dra Paula, do ex-ministro Marcelo Queiroga, do superintendente do Ibama na Paraíba, Geandro Guerreiro, além de ambientalistas e representantes da sociedade civil organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário